15/04/2018

"O Que Aconteceria Se..." (Parte 2): A Série Clássica dos Contos do Vigia...

Nesta 2º Parte do COMBO TRIPLO de postagens sobre a série: "O Que Aconteceria Se"... Vamos relembrar as demais histórias da fase clássica das realidades alternativas da Marvel (depois de termos conhecido na matéria anterior o conteúdo da edição especial da Salvat Capa-Preta)!

O "HULK" com a inteligência de Bruce Banner; Os diferentes poderes do "4F"; Os "Vingadores" dos Anos 50; O Martelo de "Thor" nas mãos de Jane Foster; "Conan - O Bárbaro" nos dias de hoje; O "Cap. América" é eleito Presidente dos EUA; e infinitas outras possibilidades que poderiam (ou não) ter acontecido...

Confira abaixo:

Na 1º Parte desta matéria, vimos o conteúdo completo do encadernado da Salvat (Capa-Preta) dedicado à série: "O Que Aconteceria Se"... Não vou repetir aqui as mesmas histórias já comentadas na 1º Parte da postagem, pois teremos pela frente várias outras HQs pra abordar ainda na fase clássica da revista: "What If". A série estreou em 1977, e em sua 1º fase teve 47 edições: Das quais, a edição especial da Salvat publicou 7, e iremos relembrar aqui ALGUMAS (só as mais relevantes) das outras 40 histórias que marcaram época no Brasil (e também as que ficaram INÉDITAS por aqui):

-"O Que Aconteceria Se... O HULK Tivesse o Cérebro de Bruce Banner"? (É a 2º edição da revista "Whif", de Roy Thomas & Herb Trimpe: Permanece INÉDITA no Brasil - e curiosamente, apresenta uma situação que realmente aconteceu na cronologia OFICIAL da Marvel)!
-"O Que Aconteceria Se... Os Invasores Tivessem Permanecido Juntos Após a 2º Guerra Mundial"? (Publicada em: "Cap. América" 77 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O Cap. América Não Tivesse Sido Congelado"? (Publicada em: "Cap. América" 27 da Abril - CAPA que abre esta matéria)!
-"O Que Aconteceria Se... O 4F Tivesse Poderes Diferentes"? (INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O Mundo Descobrisse que o Demolidor é Cego"? (INÉDITA no Brasil)! 
-"O Que Aconteceria Se... Os Vingadores Tivessem Combatido o Mal nos Anos 50"? (Essa HQ apresenta uma formação pra equipe que inclui o "Homem 3-D" e foi reaproveitada na saga: "Vingadores Eternamente" - e permanece INÉDITA no Brasil)!  
-"O Que Aconteceria Se...O Martelo de THOR Fosse Encontrado por uma Mulher"? (Publicada em "Heróis da TV" 28 - e curiosamente serviu de "inspiração" pras HQs modernas em que Jane Foster se torna a "Thor-Mulher")!

-"O Que Aconteceria Se... A Redação Marvel Se Tornasse o 4F"? (Stan Lee vira o "Sr. Fantástico" e Jack Kirby se torna: O "Coisa" (!) - No mínimo: BIZARRA... e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... Rick Jones Tivesse se Tornado o HULK"? (Publicada em: "Almanaque Premiere" 3 da RGE)! 
-"O Que Aconteceria Se... Conan - O Bárbaro Viesse para os Nossos Dias"? (Publicada em: "HTV" 43 - CAPA acima)!
-"O Que Aconteceria Se... Outras Pessoas Tivessem se Tornado o NOVA"? (Publicada em: "Almanaque Premiere" 2 da RGE)!
-"O Que Aconteceria Se... O "Mestre do Kung Fu Fosse um Fora-da-Lei"? (Publicada em: "HTV" 27)!
-"O Que Aconteceria Se... O Motoqueiro Fantasma, a Mulher-Aranha, e o Cap. Marvel Fossem Vilões"? (3 histórias curtas: A do Motóca saiu em "Cap. América" 28 da Abril e foi a 1º história da série "What If" a ser publicada no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O Homem-Aranha Nunca Tivesse se Tornado um Combatente do Crime"? (INÉDITA no Brasil)!

-"O Que Aconteceria Se... A Mulher-Invisível Tivesse se Casado com Namor - O Príncipe Submarino"? (INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O Dr. Destino Fosse um Herói"? (Publicada em: "Almanaque Premiere" 4 da RGE)!
-"O Que Aconteceria Se... THOR Tivesse Lutado com ODIN por Jane Foster"? (Publicada em: "Cap. América" 134 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O Cap. América Fosse Eleito Presidente dos EUA"? (Publicada em: "Cap. América" 78 e "Cap. América Ed. Extra - Comemorativa de 50 Anos" da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... A "Fênix" Não Tivesse Morrido"? (Publicada em: "SAM" 37 e "Marvel Especial 8" da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... Matt Murdock Fosse um Agente da Shield"? (de Frank Miller, Publicada em: "Hulk" 16 da Abril, "Os Maiores Clássicos do Demolidor" 4, e "Demolidor de Frank Miller" Vol. 3 da Panini)!
-"O Que Aconteceria Se... O CLONE do Homem-Aranha Tivesse Sobrevivido"? (Publicada em: "Almanaque Premiere" 6 da RGE - E curiosamente, essa HQ acabou "inspirando" a famigerada: "Saga do Clone" dos anos 90, rs)!

-"O Que Aconteceria Se... Wolverine Tivesse Matado o HULK"? (Publicada em: "Hulk" 22 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... Elektra Não Tivesse Morrido"? (de Frank Miller, Publicada em: "SAM" 27 da Abril)!   
-"O Que Aconteceria Se... O 4F Não Tivesse Ganhado Seus Poderes"? (de John BYRNE, Publicada em: "SAM" 95 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O Fera Realmente Tivesse se Tornado uma Fera"? (Publicada em: "Hulk" 37 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... THOR Enfrentasse Conan - O Bárbaro"? (Publicada em: "Grandes Heróis Marvel" 5 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... Conan - O Bárbaro Ficasse Preso no Século 20"? (a famosa história do "Conan Gigolô", rs - Publicada em: "Cap. América" 130 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O Cap. América Fosse Descongelado no Mundo de Hoje"? (Publicada em: "Cap. América" 66 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O Tio Ben Estivesse Vivo"? (INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... Loki Tivesse Encontrado o Martelo de Thor"? (ÚLTIMO número da 1º fase da revista - INÉDITA no Brasil)!

E é isso, pessoal... Por enquanto, é claro: Já que a 1º fase da série se encerrou na edição nº 47 (CAPA abaixo) em 1984, MAS alguns anos depois (no final da década de 80) a revista ressurgiria das cinzas em uma NOVA fase que duraria 114 edições (mais que o DOBRO da 1º série). Só que isso será assunto pra "Parte 3" desta matéria, rs! Nesta 1º fase, eu diria que o saldo final foi bastante positivo: A grande maioria das histórias mantinha uma boa qualidade em linhas gerais, tornando-se uma leitura marcante e empolgante pra época (e gerando bastante repercussão entre os leitores). Vale a pena uma garimpada nos sebos em busca dos formatinhos listados acima!

Até+

PS: Na 3º e ÚLTIMA Parte desta matéria, vermos então o conteúdo da 2º fase da revista: "O Que Aconteceria Se"... que após o cancelamento da série clássica no nº 47, ressurgiria 5 anos depois (em 1989) com mais 114 edições de contos alternativos! 

34 comentários:

  1. Oi Leo!

    Parabéns pela matéria sensacional!

    Percebe-se que as editoras (RGE e principalmente a Abril) usavam estas histórias como "tapa buraco"(dado o número de histórias inéditas do título no Brasil), não dando o devido valor a este material tão emblemático que marcou uma geração inteira principalmente para aqueles que acompanharam a primeira fase da revista!

    Pena que esta edição da Salvat é apenas um "tira gosto" porque tem tantas histórias inéditas que mereciam uma chance por aqui! Esta do que aconteceria se o Tio Ben nunca tivesse morrido? Ao meu ver era essencial de ter sido publicada por aqui como a da Gwen Stacy que felizmente foi publicada!

    Das que eu li desta primeira fase da revista a da Elektra é a única com "final feliz" (algo inédito na série), e a do Matt Murdock - Agente da SHIELD a mais fraquinha!

    A do "Conan gigolô" é interessante, e coerente com a personalidade do personagem caso ele viesse mesmo para o Século XX. A partir do ano que vem caso a Panini tenha interesse estas histórias podem ser republicadas, com o retorno dos direitos do herói para a Marvel.

    Este revival ainda que parcial dos anos 70 e 80 está sendo muito prazeroso; as CHM, Lendas DC, os clássicos das edições da Salvat e Eaglemoss, edições clássicas da Creepy, dentre outras estão fazendo a alegria dos leitores veteranos!

    Falando em clássicos..., ontem consegui a miniatura da Cristal, uma das mais aguardadas por mim que infelizmente estava atrasada! Olhando a revista que acompanha a peça senti a nostalgia contagiante da época da revista solo da personagem, inclusive dela enfrentando o Hulk que era uma espécie de ritual de passagem para qualquer personagem da editora-enfrentar o Hulk!

    Pretendo futuramente comprar o TP dela publicado lá fora em dois volumes. Curiosamente tenho interesse também em ter\ler o obscuro material da Enfermeira Noturna de 1972\1973!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ótima postagem Léo! Parabéns! Lembro que a editora Abril colocava vários what IF nas revistas...a que achei mais sinistra foi a que retratava OS X-Men caso tivessem fracassado na saga Inferno. E aproveitando em SP já saiu a Saga de Korvak pela Salvat, 240 páginas, material muito bom com várias histórias que saíram por aqui em Heróis da TV. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
  3. Beleza, Leo?

    Bacana, essa postagem tem mais material que eu já li e que hoje é emblemático (já que impulsionou muitas das tramas que viriam).
    Aliás, alguém postou anteriormente e eu concordo; com tanta bagunça que se tem hoje, o conceito de "o que aconteceria se" ficou desnecessário, já que nada mais é "tabu". Antes Thor ser substituído ou pessoas conhecidas do Aranha consideradas mortas estarem vivas já virou lugar comum.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. A série foi tão boa que serviu de inspiração para a cronologia oficial da editora. Tenho muito interesse por essa edição. Só aguardando.

    ResponderExcluir
  5. Com tantos reboots e linhas alternativas ...DC e Marvel são na verdade um O que Aconteceria Se eterno rs

    ResponderExcluir
  6. Salve, Léo e leitores do Submundo!

    Andei ausente devido um baque na saúde e internação, e agora me recuperando envio o mais atrasado dos parabéns à vc, Léo, e sua esposa pela chegada do Victor. Desculpe o atraso!!!

    Não sei se lhe interessa mas tenho em cbr gringo td de What If, se quiser, é só falar que coloco à disposição. Outra coisa: tb creio que tenho td em cbr gringo do Mestre do Kung Fu, caso precise imagens tb, me informe como posso ajudar. Tenho HTV 01 a 112 (acho que esse é o último número, não?) todos os SAM's e CA's, ainda assim gostaria de td do Shang Shi em formato americano (tem quem não queira...), principalmente a fase do Gulacy...

    Viu que já está à venda o Thor do Simonson? Que facada, hein? Mulher-Hulk do Byrne pela Salvat Vermelha nas bancas aqui em Sampa, mas ainda não vi Korvac!


    Abraxx, meu caro!

    Cal ZILLIG

    ResponderExcluir
  7. Fala Leo, que excelente levantamento. Bem que poderia sair mesmo uma coleção CHM com essas histórias, achei essas bem mais interessantes do que a da edição da Salvat que sinceramente acho que vou passar.

    Conforme comentário do Elcio é interessante que a maioria das "E Se ..." realmente tem uma final meio triste ou melancólico como se os editores quisessem dizer "Ainda bem que isso não aconteceu"

    Só mudando um pouco de assunto: qual é a fase que tu se refere que o Banner controlou a mente do Hulk?

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Fala, Leo. Excelente ideia que vc. teve em fazer esse momento "direto do túnel do tempo" em 3 partes sobre essas histórias de realidades paralelas que todos os marvetes adoram.

    Garimpei aqui na internet e vi que a Marvel chegou a lançar essa primeira fase em encadernados lá no início dos anos 2000, pena que eu nem tinha internet, quanto mais dinheiro nessa época, para comprar. Se sai algo assim hoje em dia com certeza não deixaria passar! Bem que a Panini podia ter furado o olho da Salvat e lançado uno formato Coleção Histórica...

    ResponderExcluir
  9. Tá tudo muito...mas muito caro. Essa do Thor é demais...mas o preço muito proibitivo.

    ResponderExcluir
  10. "A do "Conan gigolô" é interessante, e coerente com a personalidade do personagem caso ele viesse mesmo para o Século XX. A partir do ano que vem caso a Panini tenha interesse estas histórias podem ser republicadas, com o retorno dos direitos do herói para a Marvel."


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Valeu mesmo por ter curtido esta série de postagens: Pra mim, particularmente, tá sendo uma satisfação imensa poder trabalhar nestas matérias sobre uma das minhas séries favoritas dos anos 70/80... Neste findi, vai ao ar a 3º e última parte, q tá sendo justamente a maior e mais trabalhosa de fazer (devido aos 114 números da 2º fase da revista): Mas tô curtindo mto a "trabalheira", rs!

    Qto ao tratamento de "tapa-buraco"... Até q pensando bem, a RGE e Abril publicaram bastante coisa da série (diante de outras revistas q eles retalhavam sem dó): Mas ainda assim, MTA coisa foi pulada e de fato, a Abril só publicava alguma coisa de What If "SE" tivesse um espacinho sobrando em algum mix. de resto, a Abril tava naquelas de "botar a cronologia oficial em dia" e priorizava mais as HQs "relevantes" (cronologicamente falando)!

    E com o "CONAN" é bem nessas... ficou perfeita a abordagem de torná-lo um gigolô rodeado de prostitutas: é típico do perfil dele ao ter q "se adaptar" à nossa época, hehe!

    Qto à miniatura da "Cristal"... Acabei pulando ela, pois fazia parte de um projeto eu mandar customizá-la com base na "Rocha Lunar" (q é mais "encorpada" - se é q vc me entende, rs): Mas no fim das contas, acho q esse projeto não vai rolar mais (ainda não sei: o cara q ia fazer a peça pra mim anda sem tempo)!

    E a "Enfermeira Noturna" me interessa tbm... nunca li esse material, mas tem uma aura de mistério nessa personagem q me agrada bastante!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gigolô não, cafetão!

      Excluir
    2. Tens razão, Hunter...

      Embora o gigolô tbm viva da exploração sexual própria e de terceiros, mtas vezes fazendo o papel de cafetão ou aliciador (vide o livro: "Memórias de um Gigolô")... O termo: "Cafetão" (q vive às custas da prostituição alheia) é mais específico pro papel desempenhado pelo "Conan" nessa história, rs!

      Abs!

      Excluir
  11. "a que achei mais sinistra foi a que retratava OS X-Men caso tivessem fracassado na saga Inferno."


    E aí, Roberto... blz?

    Bah, essa é uma história q eu sempre quis ler: mas não tenho a edição em q saiu no Brasil - foi em "X-Men" 51 da Abril (e é difícil achar scans dessa 2º fase de What If)!

    E valeu por ter avisado q a "Saga de Korvac" já tá na área... Essa eu vou pegar certo (240 pág por 40 pila tá valendo mto a pena - ainda mais pra uma saga q saiu toda retalhada pela Abril na época)! Vai ser COFRASSO, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. "Aliás, alguém postou anteriormente e eu concordo; com tanta bagunça que se tem hoje, o conceito de "o que aconteceria se" ficou desnecessário,"


    E aí, Lierson... blz?

    Eu tbm concordo plenamente com esse comentário (q rolou na 1º parte com a ed. da Salvat)... Realmente, a série "What If" foi inovadora e ousada numa época em q essas situações eram todas "NOVIDADE" (por assim dizer)!

    Hj em dia, quase todos os heróis e vilões já morreram e ressuscitaram (o q já "mataria" mais da metade dos plots e ideias pra uma NOVA versão da série, rs)... E vários personagens já viraram mulher (Thor, Aranha, Homem de Ferro, etc) ou se casaram/separaram: Ou seja, a GRAÇA da série original hj em dia já não teria mais impacto nenhum!

    Mas claro, ainda acho a série "What If" SENSACIONAL... Se lida dentro do CONTEXTO da época e pra matar a saudade de tempos melhores pras HQs Marvel!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "A série foi tão boa que serviu de inspiração para a cronologia oficial da editora."


    E aí, Marcelo... blz?

    Pois é, já tivemos várias histórias da série mesmo q acabaram "inspirando" as OFICIAIS... A mais evidente de todas é a da Jane Foster virando A "THOR" (algo q foi tratado pela Marvel atual como se fosse uma "grande novidade", mas q já tava "manjada" por quem conhecia a versão original de What If!

    E a Livraria Cultura aqui de POA já tem essa ed. da Salvat... receberam bastante até!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Com tantos reboots e linhas alternativas ...DC e Marvel são na verdade um O que Aconteceria Se eterno rs"


    E aí, Fábio... blz?

    Falou tudo, rs... Hj em dia vivemos nas 2 editoras situações do tipo: "Fulaninho morreu", "Fulaninho Ressuscitou", "Fulaninho Agora é mulher", "Fulaninho tem um substituto mais jovem", "Fulaninho fez um pacto com o demônio pra se separar da esposa"... e por aí vai, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "Não sei se lhe interessa mas tenho em cbr gringo td de What If, se quiser, é só falar que coloco à disposição."


    Oi, Cal... Tdo bem?

    Puxa, espero q não tenha acontecido nada de grave com vc e q esteja se recuperando bem... Sei como é isso, pois já fiz 2 cirurgias (apêndice e coluna) e é um porre ficar internado e cheio de restrições e cuidados depois: Melhoras pra vc e mta saúde, viu?

    E obrigado tbm pelas felicitações... Meu pequeno ditador (Victor Von Doom) tá na 2º semana de vida e já escravizou todo mundo aqui em casa (não deixa ninguém dormir e exige ser atendido imediatamente SEMPRE, rs)!

    Qto à sua oferta... Olha, me interessa sim: Ter todos os arquivos "What If" é OURO puro (tenho apenas alguns)! Se quiser, te passo meu mail pra gente combinar melhor: leoradd@gmail.com!

    E sim, "HTV" foi até o nº 112... Em seguida, foi "substituída" pela revista solo dos "X-Men" da Abril!

    Qto ao "Thor do Simonson"... Ainda não vi o preço, mas já decidi ficar com minhas edições da panini mesmo, hehe! Já a "Mulher-Hulk" do BYRNE será COFRE certo (da mesma forma q o "Korvac")! Valeu mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. Acho que não fazem uma "o que aconteceria se..." atual com receio (bem justificado) de cada edição sair melhor que as de linha, se é que me entende.

    ResponderExcluir
  17. "Só mudando um pouco de assunto: qual é a fase que tu se refere que o Banner controlou a mente do Hulk?"


    E aí, Vinícius... blz?

    A fase q eu me referia é a do Peter David... q lá pelas tantas teve um "Hulk" com a mente e inteligência do Banner (particularmente, não gosto mto dessa fase: prefiro o estilo "Hulk Esmaga" mesmo, rs)!

    E é verdade... na maioria dos What If ficava aquela impressão de q os autores queriam dizer q as realidades alternativas eram PIORES q a cronologia oficial. Foram raros os "finais felizes" na série!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Garimpei aqui na internet e vi que a Marvel chegou a lançar essa primeira fase em encadernados lá no início dos anos 2000"


    E aí, Guilherme... blz?

    A fase clássica de "What If" saiu toda em TPs (foram 7 Vol. no total - e pularam apenas as ed. relacionadas com "Conan" e "Mestre do Kung Fu", devido às tretas envolvendo direitos autorais)... No LINK abaixo tem as capas e conteúdo dos 7 TPs gringos (lançados entre 2004 e 2011):

    https://www.mycomicshop.com/search?TID=686711

    E concordo com vc... Eu tbm gostaria q a Panini furasse os olhos da Salvat nesse caso e lançasse uma CHM toda dedicada à série!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Tá tudo muito...mas muito caro. Essa do Thor é demais...mas o preço muito proibitivo."


    E aí, Fábio... blz?

    Eita porra: Agora q eu vi o preço do "Thor" da Salvat (Simonson)... R$ 99,90 por edição é BUCHA (vou manter os meus da pirinini mesmo, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não pode parcelar. Ou tu compra à vista ou não compra.

      Excluir
    2. Pelo jeito o FF do Byrne vai bater quase R$ 120!

      Acho que é bom a gente parar de sonhar com essa coleção... :(

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. Por esse valor cobrado pela Salvat prefiro o omnibus do Thor pelo Simonson. Roberto Xavier.

      Excluir
    4. "E não pode parcelar. Ou tu compra à vista ou não compra."


      Oi, Lierson... blz?

      A Salvat é "corajosa" (entre aspas) em negar parcelamento com a crise q tá nos dias de hj... QQ empresa de médio e grande porte (como é a Salvat) geralmente tem recursos e meios pra facilitar os parcelamentos E com isso vender (e faturar) MAIS em quantidade!

      Não consigo imaginar uma empresa SEM parcelar seus produtos em tempos de instabilidade econômica... (ou os caras tão "por cima da carne seca" $$$ e cagando pras vendas, ou tão perdendo rios de dinheiro pela burrice, rs)!

      Abs!

      Excluir
    5. Então, Leo, vejo essa como sendo a principal reclamação, na página da Salvat (Facebook); um bocado de gente que quer ter a coleção mas não vai pagar quase 300 pila no osso.

      Capaz dessa coleção minguar no início e elers saírem liquidando depois como a Eaglemoss fez.

      O lado ruim disso? Já não dá segurança a eles de lançarem mais coleções desse tipo.

      Excluir
    6. Verdade, Lierson...

      A tendência é venderem MENOS diante de um aumento considerável em relação à coleção anterior (a dos "Vingadores" custava 80 pila e parcelavam em 3 vezes - A caixa e o frete vinham de "brinde" pra quem fizesse o pacote)... e vendendo menos, é aquela coisa: meio-caminho andado pro cancelamento total da linha, rs!

      É uma pena, mas desse jeito: Pode ser q esse formato não vingue (se continuar com esse "precinho")!

      Abs!

      Excluir
  20. "com receio (bem justificado) de cada edição sair melhor que as de linha, se é que me entende."


    É possível, gustavo...

    Eu não duvidaria nem um pouco disso, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. cara vou acabar catando essas revistas e fazer o meu próprio encadernado kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é má ideia, rs...

      Só vai ser meio trabalhosa a garimpagem nos sebos, hehe!

      Abs!

      Excluir
  22. Fala Leo,tudo blz?

    Meus parabéns pela matéria sensacional!! Nossa!!Quantas edições hein?? Só despertou minha vontade de ler estes formatinhos,especialmente o do Homem Aranha e Demolidor que são os meus preferidos,fiquei curioso pra ler o Matt Murdock como agente da SHIELD,não sabia que havia saído no vol.3 do DD da Panini.Pena que eu não consegui comprar.Gostaria de ler também a do Wolverine,Thor,Quarteto,Vingadores(falando na equipe, Vingadores Eternamente eu realmente achei muito bom,pelo fato de misturar passado,presente e futuro com viagens no tempo/espaço e tudo mais que envolva mundos paralelos;apesar de muitos por aí dizerem que essa HQ é difícil de compreender, eu a entendi perfeitamente;li numa tacada só)seria bem interessante ler essa do mal dos anos 50 e, claro,todas as outras edições também. O problema é achar tudo isso em sebos....vale a pena procurar!!
    E a Salvat nos deixou com um gostinho de quero mais hein?? Putz,7 edições apenas? Dava pra ela ter colocado umas 12 edições igual como fez com a do Hulk no Coração do Atomo, aí sim,seria mais um tijolão pra estante,rs.

    ABS.
    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      Brigadão por ter curtido a matéria (essa me tomou um tempinho e tanto pra escrever e ler/reler os materiais, hehe)! E Tem história alternativa pra caramba mesmo, hein?

      Pena q vc não conseguiu essa do "Murdock - Agente da Shield", ainda mais q ela costuma ser incluída nas coletâneas do Frank Miller... Aliás, essa história saiu tbm nos "Maiores Clássicos do Demo" (capa-cartão) e na versão capa-dura da fase Miller (num dos 3 Vol. da Panini)!

      E "Vingadores Eternamente" é um deleite mesmo pra quem curte a intrincada cronologia Marvel (em seus bons tempos)... Mas tbm, né? Foi escrita pelo Busiek (q é "O" cara em matéria de cronologia, hehe)! Na minha opinião, essa é uma das melhores sagas de vingadores de todos os tempos!

      E já q vc citou essa saga... Realmente, nela aparece a equipe dos "Anos 50" (q tem o "Homem 3-D") e q havia aparecido nessa HQ clássica do "Q Aconteceria Se"! Não achei nada confusa a trama do "Eternamente", ela só envolve bastante personagens e mtos deles de realidades paralelas (mas nada q exija mto conhecimento prévio de histórias passadas - a narrativa do Busiek já explica mta coisa em flashbacks)!

      Qto à edição da Salvat... Sim, 7 histórias é pouco mesmo, mas elas tem mais pág q uma história normal (a média é umas 30 e poucas pág pra cada "What If"): Se bem q pelo menos um 2º ou 3º Vol. poderia ter rolado na Salvat, né? rs!

      Abs!

      Excluir
  23. Tem 2 histórias dessas que não merecem ser lembradas: e se Wolverine tivesse enfrentado Conan(considerada por muitos, inclusive eu, o pior momento dos 2 personagens) e se Wolverine tivesse sido o senhor dos vampiros, por possuir uma grande mancada ilógica, tipo o esqueleto de adamantium de Wolverine e os tentáculos mecânicos do Dr. Octopus virarem cinzas sendo que metal não vira cinza e no caso do Wolvie, o adamantium é indestrutível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Barak... blz?

      Bem lembrado... Essas histórias eram todas cheias de furos q descaracterizavam mtos personagens. Como se fossem escritas por pessoas q não conheciam os poderes e perfis dos heróis!

      Um outro exemplo do tipo é "O Q Aconteceria se o Wolverine Tivesse Matado o Hulk"?... Na história, o Wolverine degola o Hulk com as garras e sabemos q não seria tão fácil assim matar o hulk "degolado", né?

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...