15/04/2018

"O Que Aconteceria Se..." (Parte 1): A Salvat (Capa-Preta) Publica Antologia da Série...

A Salvat (capa-preta) em sua fase de clássicos Marvel, publica uma compilação de histórias da saudosa série: "O Que Aconteceria Se"... (sucesso absoluto entre toda uma geração de leitores dos anos 80)!   

O "Submundo" aproveita o embalo deste lançamento, e prepara um COMBO TRIPLO de matérias sobre a série aqui no blog... E nesta 1º parte, vamos destrinchar o encadernado da Salvat (já nas postagens seguintes: Veremos as demais HQs da série - As melhores e as que ficaram inéditas no Brasil)!

Confira abaixo:

A série: "O Que Aconteceria Se..." surgiu nos EUA em 1977, e logo em seguida (no início dos anos 80) já emplacou no Brasil tanto pela RGE quanto pela Editora Abril: fazendo grande sucesso entre os leitores da época! As histórias eram sempre narradas pelo "Vigia", que observava diversos eventos do Universo Marvel sob vários pontos de vista em realidades paralelas nas quais um simples desvio de percurso já mudava todo o rumo da vida e do destino dos personagens em questão! Esta edição da Salvat traz uma compilação de algumas das melhores histórias da 1º fase da revista "What If" (a fase mais clássica da série):

1) "O Que Aconteceria Se... O Homem-Aranha Tivesse Se Unido ao 4F"? (Whif Nº 1 - Publicada em: "Almanaque Premiere Marvel" Nº 1, da RGE)!
2) "O Que Aconteceria Se... Os Vingadores Nunca Tivessem Existido"? (Whif nº 3 - INÉDITO no Brasil: Arte de Gil Kane)!
3) "O Que Aconteceria Se... O Dr. Estranho Fosse Discípulo de Dormammu"? (Whif nº 18 - INÉDITO no Brasil)!
4) "O Que Aconteceria Se... Os Vingadores Tivessem Lutado a Guerra Kree-Skrull Sem Rick Jones"? (Whif nº 20 - INÉDITO no Brasil)!
5) "O Que Aconteceria Se... Jarella Não Tivesse Morrido"? (Whif nº 23 - Publicada em "Hulk" nº 34, da Abril: Arte de Herb Trimpe)!
6) "O Que Aconteceria Se... Gwen Stacy Tivesse Sobrevivido"? (Whif nº 24 - Publicada em "Homem-Aranha" nº 10, da Abril: Arte de Gil Kane)!   

A edição da Salvat também traz algumas tiradas cômicas da série (publicadas originalmente em "Whif" nº 34 - e no Brasil em: "Grandes Heróis Marvel" nº 11, da Abril) tipo... "O Que Aconteceria Se... O Thor Tivesse Sotaque Sueco"? (na versão da Abril era: "Sotaque Nordestino"), E se os "Raios de Cíclope Saíssem de suas Orelhas"? E se o "Demolidor Fosse Surdo em Vez de Cego"? E se o "Dr. Destino Tivesse Senso de Humor"? entre outras bobagens e gracinhas, rs! E a seguir aqui no "Submundo": A "Parte 2" e "Parte 3" desta matéria, com MAIS histórias e curiosidades sobre: "O Que Aconteceria Se..." (não percam)!

Até+

PS: Recomendo também à todos os leitores do blog... Uma EXCELENTE matéria feita pelo VAM (com a qual tive o prazer de colaborar com algumas sugestões) pra "BATDEIRA", neste: "LINK"! Já pensaram então: "O Que Aconteceria Se... Uma CHM Dessa Série Fosse Real"? (não custa sonhar, rs)!

77 comentários:

  1. Ansioso pela matéria!!!

    ResponderExcluir
  2. E aí, Leo, beleza?

    Esse material deve estar bom, mas não deve cobrir nem metade do amplo acervo de histórias alternativas que esse título lançou.

    Até hoje minhas preferidas são O Que Aconteceria se Elektra não tivesse morrido e se o Demolidor fosse agente da SHIELD(ambas do Frank Miller), Quarteto Fantástico nunca ganhou superpoderes (Byrne) e o Demolidor tivesse matado o Rei do Crime, sem contar as ótimas do Conan no tempo presente.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. "Ansioso pela matéria!!!"


    Opa... Já tá na mão (demorei um pouco pra ajustar as imagens) e durante a madruga vou trabalhar nas Partes 2 e 3: q serão mais recheadas de informações!

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. "Esse material deve estar bom, mas não deve cobrir nem metade do amplo acervo de histórias alternativas que esse título lançou."


    E aí, Lierson... blz?

    De fato, essa ed. ficou mto boa, mas não chega nem perto de cobrir sequer o "básico" da série toda, hehe... Pra vc ter uma ideia, só a 1º fase da revista "What If" teve 47 números (dos quais apenas 7 estão nesta ed. da Salvat - contando com as "tiradas engraçadinhas" q saíram do nº 34)!

    Fora isso, a revista teve uma 2º fase (pouco tempo depois do cancelamento da 1º - ainda nos anos 80) q durou 114 números (!) Aliás, foi dessa 2º fase q saiu essa história q vc citou: "Se o Demolidor Matasse o Rei do Crime" (SAM nº 106)!

    Por isso, eu aproveitei a empolgação e resolvi fazer mais 2 postagens pra cobrir um pouco mais dessas 2 fases da revista!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Leo!

    Uma das edições mais aguardadas da coleção de capa preta da Salvat, pena que é só um aperitivo da série toda!

    Seria bom se a Panini abraçasse esta causa e lançasse uma CHM voltada somente para este título, assim como ela faz com o título do Drácula. Creio que venderá bem!

    Este da Gwen Stacy eu tenho da época em que saiu pela Abril, e creio que é o "O que aconteceria se..." mais emblemático de todos dado o impacto e importância da morte dela até hoje nos quadrinhos! Este do Aranha no Quarteto eu já li, saiu pela RGE no início dos anos 80, e o da Jarella li emprestado de um amigo na infância que colecionava revistas do Hulk.

    Dos clássicos faltou o da Elektra escrito por Frank Miller, que está ausente na coleção dedicada ao escritor seja da Elektra ou do Demolidor! E é bom saber que este humorísticos sairão na forma verdadeira publicados por aqui, sem aquelas costumeiras "alterações' feitas pela Abril na época!

    Tem um destes humorísticos que é o da Tia May picada pela aranha radioativa em vez de Peter Parker, que chega ser mais bizarro que cômico. O curioso é que ele saiu na mesma edição desta do "Hulk Bárbaro"!

    Pena qua a fase clássica da coleção de capa preta da Salvat está chegando ao fim, tivemos um revival muito bom, principalmente a partir das edições dedicadas aos Anos 70, já que tinha muita coisa perdida no tempo sem ver a luz do dia (melhor dizendo:republicação) há decádas!

    Na possível nova extensão a única coisa interessante para mim, mesmo sendo de caráter duvidoso é a do Capitão América do Romitinha, o resto já saiu pela Panini ou sairá em breve como "Pecado Original' já registrado nos ISBN, junto com Vingadores vs. X-Men!

    Leo, vou fazer uma pergunta fora do contexto: Quantos serão os volumes de ALIAS que a Panini lançará encadernado?

    O número dois já está registrado nos ISBN e sairá este ano! Acontece que tem um encadernado lançado pela Panini em 2005 intitulado "Púrpura" que traz as cinco edições finais do título, indo do nº 24 ao nº 28, e sendo assim não pretendo comprá-lo novamente pois ele já se encontra encadernado, ainda que em capa mole e papel jornal mas tá valendo. Caso sejam três encadernados comprarei apenas dois, já que uma economia sempre é bem vinda!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Por coincidência, essa tbm era uma das edições mais esperadas por mim nessa extensão de clássicos, pois sempre fui fã confesso dessa série (q me impressionava mto qdo moleque - e aguçava minha imaginação: eu ficava bolando minhas próprias combinações de histórias alternativas, rs)!

      Seria uma maravilha mesmo se a Panini lançasse uma CHM dessa série em ordem cronológica e com pelo menos umas 8 ed. garantidas logo de cara (q nem fizeram com "MKF" e "Hulk")!

      Comprei essa ed. da Salvat... Mas eu já tinha TODAS as desse encadernado q saíram no Brasil (desde o "Premiere" nº 1 da RGE): Porém, valeu mto a pena pelas INÉDITAS (q já cobrem metade da revista) e tbm por ter as demais em formato americano (formatinho hj em dia é cú de rola, rs)!

      O da "Elektra" é mto bom mesmo (tenho essa em "SAM" nº 27 - se não me engano) e lamento q não tenha saído nas encadernações da panini dedicadas ao Miller!

      E tbm já tô com saudades dessa extensão de clássicos da capa-preta, hehe... Falta só mais uma ed. de clássicos pra sair: "A Saga de Korvac" (q tá à venda no site mas ainda não vi ao vivo) e vai ser uma fase da Salvat q vai deixar saudades (se bem q ainda tem alguma coisa boa na capa-vermelha e na coleção do "Aranha" pra suprir um pouco os clássicos)!

      Qto à sua dúvida em relação à "ALIAS"... Serão apenas 3 Vol. (já peguei o 1º e recomendo: foi uma das séries mais legais da "Marvel MAX")! Ou seja: O "Púrpura" deve repetir no Vol. 3, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Não é a ultima não Leo... a última é a 120, com o Demolidor Marcado para Morrer (as histórias desenhadas pelo Miller e escritas por Roger McKenzie).

      Excluir
    3. Opa, valeu mesmo, Lierson...

      Tinha esquecido dessa... É q eu tava considerando ser o "Korvac" a última pra mim, já q essa do Miller eu tenho pela Panini, rs!

      Abs!

      Excluir
    4. Oi Leo!

      Valeu pela resposta sobre ALIAS! Comprarei somente o segundo volume e ficarei com o encadernado de 2005 de "Púrpura" que já será o suficiente. Ademais, a Panini pode enfiar alguma outra história como por exemplo o Casamento de Jessica e Luke Cage para formar o número padrão de páginas de cada encadernado interando dez histórias por edição, e até o nascimento da filha deles!

      Será que a nova fase do Bendis no título não será lançada em capa dura para padronizar a coleção, algo que ela já fez com os lançamentos integrados ao Sandman?
      Assim ela pode cobra mais caro, algo que virou praxe na editora!

      Ah, lembrei de outro "O Que Aconteceria SE..." que virou realidade: O Aranha membro do Quarteto Fantástico na fase de Jonathan Hickman publicada anos atrás na revista Universo Marvel!

      Abraços!

      Excluir
    5. E aí, Elcio... blz?

      Eu vou acabar pegando a "Alias" completa em capa-dura mesmo... pois minha ideia futuramente será vender a coleção inteira da revista "Marvel MAX" (tão logo saia o "Justiceiro MAX" do Ennis tbm) e o cara q for comprar minha coleção da MAX vai querer ter o "Púrpura" tbm (creio eu)!

      O tal "casamento" da Jessica seria legal se fosse incluído no Vol. 3 tbm (não tenho essa história impressa)... E imagino q a fase nova do Bendis tbm saia em capa-dura (faria mais sentido diante do relançamento da 1º fase de "Alias" em formato deluxe)!

      Abs!

      Excluir
  6. Esta série merecia mais um volume na coleção da Salvat! Me lembro de quando estas histórias saíram por aqui na antiga "Almanaque Premiere Marvel", da RGE e em edições de "Capitão América" e "Heróis da TV", da Abril: E Se... Dr. Destino tivesse se tornado um herói, Outra pessoa recebesse os poderes de Nova, Uma mulher erguesse o martelo Mjolir, Matt Murdock fosse um agente da SHIELD, O clone do Homem-Aranha tivesse sobrevivido, e tantas outras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ø-Drix... blz?

      Eu ainda tenho todas essas q vc citou nos formatinhos da RGE e Abril... e eu adorava qdo saía uma dessas histórias (a molecada no colégio tbm comentava pelo inusitado da coisa toda - Lembro q tinha um molequinho meio lesado da minha turma q não conseguia entender o q era uma "realidade alternativa" e até chorava achando q as histórias eram verdadeiras e terminavam daquele jeito - geralmente com finais trágicos, rs)!

      E essa do "Murdock Agente da Shield" se não me engano saiu pela Panini na coleção do "Demolidor" (Miller)!

      Abs!

      Excluir
    2. Sobre estes finais geralmente trágicos dos "O Que Aconteceria se...", muitos anos atrás, melhor dizendo mais de 25 anos atrás; eu tive uma namorada de juventude que eu gostei muito, mas o namoro terminou, e por um tempo eu fiquei muito chateado porque na época eu gostava muito dela. Nesta época recebi a visita de uma velho amigo de infância que também colecionava HQS na infância, e que não morava mais na minha cidade.

      Contando a história do namoro, o término e meu inconformismo, ele me fez uma pergunta:

      "-Lembra daquelas histórias de "O Que Aconteceria se...?"

      Respondi: "-Sim, sempre terminavam com finais trágicos!"

      Ele me disse: "É porque o que tinha acontecido na cronologia oficial por pior que fosse era o mais correto para o herói, e as história de "O Que Aconteceria Se..." estavam ali para mostrar que se as coisas fossem diferentes seriam muito pior para ele"!

      Por mais bobo que seja esta metáfora, eu nunca me esqueci dela, e de certa forma carreguei este pensamento para muitos momentos e experiências de vida principalmente naqueles momentos de infortúnio.Hoje a antiga namorada é apenas uma mera lembrança do passado, e vejo que foi melhor as coisas terem sido do jeito que foram, apesar do inconformismo da situação na época!

      Para quem critica HQs, não sabe o quanto às vezes ela pode transceder o campo ficcional dos colantes coloridos e entrar em outros campos, e servindo para reflexão para muitos fatos da vida real!

      Abraços!

      Excluir
    3. Interessante mesmo essa metáfora, Elcio...

      E curiosa tbm, já q te confesso q eu pensava da mesma forma sempre q terminava um relacionamento (vivi solteiro e sem mta perspectiva de relacionamentos duradouros até os 35 anos - hj tô casado fazem 10 anos): Eu ficava imaginando "O Q Aconteceria Se" eu tivesse me casado mais cedo com fulana ou beltrana? E se eu tivesse tido filhos mais cedo (ao invés de agora aos 45 anos)? E se eu tivesse permanecido solteiro até hj? (será q minha vida teria tido um rumo diferente)? São milhares de perguntas e possibilidades variáveis mesmo, rs!

      No fim das contas... Me sinto seguro e com a convicção de q fiz as escolhas certas na vida. Por outro lado, tenho amigos com a minha idade q nunca casaram ou tiveram filhos mas q TBM são felizes do jeito deles (e continuam fazendo suas festas e indo nos bares e "inferninhos" da vida, rs)!

      "O Q Aconteceria Se"... é praticamente uma pergunta universal q faz o mundo inteiro refletir sobre o destino e o sentido da vida!

      Abs!

      Excluir
  7. Aeh, Léo! Outro golaço. Pra quem colecionava do final dos anos 1970, início do 1980 essa série é especial. Na verdade nunca se sabia o que poderia ser abordado. E teve duas séries. Uns dizem que a segunda não era tão boa. Mas levando em conta aquela fase da Marvel... Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, joao... blz?

      Show de bola essa edição mesmo, hein? Mas discordo de quem diz q a 2º fase da revista não era tão boa... Aliás, na minha opinião (pessoal) as MELHORES histórias da série toda estão justamente na 2º fase de "What If"!

      O q acontece, é q a 2º fase foi mto extensa (114 edições)... E apenas a 1º metade dela ainda mantinha uma boa qualidade por ter começado em 1989 e aproveitado uma época em q a Marvel ainda não tava tão decadente qto estava no final dos anos 90. Assim, do meio pro fim, a revista ficou uma bosta (ruim demais da conta, mas de acordo com o nível de ruindade do resto dos gibis Marvel "pós-Saga do Clone", rs)!

      Abs!

      Excluir
  8. Caro Léo: esse livro "O que aconteceria se ... " já chegou aqui na Paraíba há algum tempo. Inclusive, já chegou também o próximo volume dos clássicos que é o "Grandes Encontros Marvel". Comprei os dois e guardei-os para ler futuramente (algum dia, quando eu me aposentar ... ) O que mais gostei nesses livros foram os desenhos.

    Todos são bem trabalhados, bem coloridos. Não há aquela preocupação que vemos nos desenhos recentes em fazer muitas sombras para tentar esconder a falta de talento dos desenhistas.

    Essa coleção de clássicos deveria ser ampliada. Assunto é o que não falta para novos volumes. Eis aqui algumas sugestões (que são livros que já saíram nos EUA):
    1) Quarteto Fantástico: À procura de Galactus (Fantastic Four 204 a 214)
    2) Capitão América e Falcão: Nomad (Cap. America 177 a 186)
    3) Vingadores: A coroa da serpente (Avengers 141-144, 147-149)
    4) Vingadores: A guerra privada do Dr. Destino (Avengers 150 a 156, Annual 6, Super Villain Team-Up 9)
    5) Thor: Ragnarok (Thor 272 a 278)
    6) Thor: A busca por Odin (Thor 255 a 2660
    7) Thor: Se Asgard perecesse (Thor 242 a 253)
    ... etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Lenimar a Ragnarok do Buscema foi publicada no Brasil em Herois da tv 96 a 99 da Abril em 1987
      Abç
      Rodrigo 1176

      Excluir
    2. Oi, Lenimar... Tdo bem?

      Tbm consegui um exemplar desse "O Q Aconteceria"... q chegou na Livraria Cultura aqui do sul. Adorei essa edição, pois foi a 1º vez q vi essas histórias em formato americano (e metade delas ainda estavam INÉDITAS no Brasil)!

      Em tempo: Sensacionais as suas sugestões de títulos (essa do "Nômade" é uma q nunca li - nem em scans e sempre tive curiosidade em conhecer)... Já a "Coroa da Serpente" saiu em 2015 pela Panini na "CHM dos Vingadores" (foi a 1º vez q li essa excelente saga):

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2015/06/colecao-historica-marvel-os-vingadores_15.html#more

      Abs!

      Excluir
  9. Ragnarok já foi publicada recentemente pela Salvat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "Thor: Ragnarok" a que me referi em mensagem anterior NUNCA foi publicada no Brasil. Foi pulada até pela Editora Abril que tinha uns editores que se achavam muito conhecedores do assunto. Essa sequência de histórias é de Roy Thomas e John Buscema -- um escritor e um desenhista de verdade.

      A "Raganarok" que foi publicada no Brasil há pouco tempo, no volume XIII dos Clássicos, é da autoria de Stan Lee e Jack Kirby. Essa todos conhecem e é totalmente diferente da que eu citei.

      Excluir
    2. Esse "Ragnarok" do Buscema eu não tenho então...

      Sei q existiu, mas só tenho a versão do Kirby mesmo (q saiu pela Salvat) e uma "iminência" de Ragnarok (tbm do Kirby) q saiu num "HTV" 9!

      Abs!

      Excluir
    3. Oi Leo a Ragnarok do Buscema saiu em HTV 96 a 99
      Abç
      Rodrigo 1176

      Excluir
    4. Valeu mesmo, Rodrigo...

      Mas não tenho essas edições na coleção... Meus "HTV" vão do nº 1 ao 78 e depois pula direto pro 100 e acabou, rs!

      Abs!

      Excluir
    5. "Meus "HTV" vão do nº 1 ao 78 e depois pula direto pro 100 e acabou, rs!"

      Bem, agora conseguiu deixar um leitor de seu blog babando!

      Excluir
    6. E o mais incrível de tudo é q (modéstia à parte) a minha coleção tá tão bem conservada, q parece q acabei de comprar os gibis na banca, hehe... Saca só umas FOTOS q postei aqui lá nos primórdios do blog:

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/07/fotos-da-minha-colecao-raridades-dos.html

      Dê um zoom na capa desse "Heróis da TV" nº 1...

      Abs!

      Excluir
  10. Fala,Léo!

    Já esperava por uma postagem especial sobre esta edição! Muito boa.
    Já tinha lido as histórias publicadas anteriormente(pela Abril/RGE), mas a oportunidade de releitura, com as inéditas, tornaram este volume ainda melhor!

    Bem que poderia sair mais, numa CHM, por exemplo.

    Considero esta expansão Clássica da Salvat, uma das melhores coisas já publicadas no país. Se gostam tanto de expansão, fica a oportunidade!

    Tenho a curiosidade sobre os resultados comerciais desta fase. Será que proporcionalmente, os clássicos tem vendas melhores que as edições "regulares"? Ou se no Brasil, o público respondeu melhor(ou pior) aos clássicos?

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Eu fui mto previsível nessa mesmo, hein? hehe... Claro q eu não ia deixar passar um tesouro desses aqui no blog, rs!

      E concordo com vc: Essa extensão da Salvat focada em clássicos, acabou se tornando ainda mais interessante do q todo o resto da coleção preta (até pq, o material "tradicional" da preta era relativamente comum e já conhecido pelas edições da Panini - diferente dos "clássicos", q foram uma novidade pra mtos leitores - lembrando q boa parte desses clássicos não saíram nas "CHM" da Panini e apresentaram materiais mto raros no Brasil: "Howard, o Pato", "Deathlok", "Korvac", etc)!

      Qto aos resultados comerciais... Dificilmente teremos acesso aos gráficos de vendas, e duvido q algum representante da Salvat se manifeste publicamente sobre esses resultados. Mas pelo q se vê nas bancas, a procura parece ser grande pra alguns clássicos (só a ed. de "X-Men: 2º Gênese" esgotou em pouco tempo no site da editora e nem cheguei a ver ao vivo)!

      Imagino (palpite) q o sucesso dessa fase de clássicos... é q tenha incentivado a Salvat em investir nessas mini-coleções tipo: O "Thor" do Simonson, por exemplo!

      Abs!

      Excluir
  11. Na época não levava essas histórias muito a sério, mas revendo hoje, percebo que os roteiristas aproveitavam o fato que as tramas não pertenciam a cronologia oficial da editora e aproveitavam para criar histórias bem criativas. Uma bem interessante foi em que Peter não foi picado pela aranha radioativa mas sim Flash Thompson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Essas histórias eram tratadas pela Marvel como sendo: "exercícios de imaginação" pra autores já consagrados... E/OU "oficina de talentos" pra novos roteiristas/artistas!

      Era uma boa forma de "testar" novos nomes pro mercado... e um exemplo disso foi o Kurt Busiek, q escreveu várias histórias da série nos anos 90 antes de alçar voos mais altos, rs!

      Abs!

      Excluir
  12. Já li umas reclamações num fórum de que traduziram ao pé da letra o What if do Thor, ou seja: nada de sotaque nordestino nessa edição. Baixei o scan do Grandes Heróis Marvel pra dar uma conferida no Thor com sotaque nordestino. A curiosidade é grande, pois sou nordestino rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, L... blz?

      A Salvat preferiu traduzir com mais fidelidade ao original mesmo (q seria o "Thor com Sotaque Suéco")... Mas segue abaixo a versão da Abril, com sotaque nordestino (pra quem tiver curiosidade em ver):

      https://3.bp.blogspot.com/_a3Fn7bkEJ9A/TQV8O83UMYI/AAAAAAAAGKU/g6jCwptiMFg/s1600/TG6.jpg

      Abs!

      Excluir
  13. Detalhe para a participação especial do Clark na splash page do final. Inclusive, bem sacado o texto do recordatório:

    "E existem dúvidas quanto ao fato do espetacular confronto do Homem-Aranha com um certo alienígena colorido ter ocorrido neste continuum temporal ou em outro."

    Dado o contexto dessa cena, até poderia ter rendido um "O que Aconteceria se o Super-Homem Tivesse Matado o Homem-Aranha?".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria um confronto entre dois azulões coloridos!

      "O Que Aconteceria Se..." é uma ideia que não conhece barreira contextual. Logo, essa proposta pode se extender ao infinito dentro do Universo Marvelesco.
      Há um paradoxo neste Universo. E consiste no fato de que tudo isso se trata de um mero caça-níqueis, mas de caráter bem original e com potencial pra arrebatar milhões...de admiradores!

      Vovô Stan ri à toa nessas horas. Afinal, tudo aconteceu por causa dele.

      Economizarei uns trocados dessa vez !

      Gibivoyager

      Excluir
    2. E aí, doggma... blz?

      Hahahaha: Putz, pior q eu postei essa imagem e nem tinha reparado na referência, rs... Sensacional mesmo!

      Já pensou na gama de opções q essa série poderia ter "SE a Marvel e a DC tivessem mantido uma parceria"? (eita, já tô bolando mentalmente umas alternativas do tipo tbm, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  14. Blz Leo?

    Edição bem nostálgica. Não acompanhei o que saiu pela RGE, mas lembro de ler várias histórias dessa série em edições da Abril: Se Justiceiro matasse o Demolidor ; a Fênix não tivesse morrido; o Homem-Aranha não se livrasse do uniforme negro e etc.

    Um tempo atrás a panini lançou dois compilados de histórias mais recentes dessa linha nas edições 4 e 16 de marvel especial. Seria bom se a panini continuasse com essa iniciativa nas coleções históricas marvel.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, francisco... blz?

      Na RGE só saíram 6 histórias da série na revista: "Premiere" (nº 1-6)... Mas a Abril se esbaldou publicando "What If" no mix de todas as suas revistas Marvel (e ainda assim, pulou bastante coisa q permanece inédita até hj)!

      A Panini lançou mesmo uns especiais da linha... mas eram uma espécie de "3º série" com histórias avulsas (como se fossem especiais individuais ao invés de uma revista contínua). Infelizmente, a qualidade média dessas HQs mais modernas era mto sofrível e não vingou a ideia de uma "ressurreição" da série!

      Abs!

      Excluir
  15. Fala, Leo! Blz?

    Por falta de grana e espaço, não estou comprando nenhum desses encadernados, salvo raríssimas exceções, meu último foi o Sentinela da capa vermelha. Por isso, vou deixar passar essa (com dor no coração).

    Como sugestão para a próximàs partes, acho que não pode faltar as edições que saíram aqui no Brasil de forma esparsa nos gibis no final dos anos 80 e início dos 90, que é a melhor fase do "O que aconteceria se...?" em minhà humilde opinião, tipo Justiceiro matando o Demolidor, Wolverine se tornando o Senhor dos Vampiros, Wolverine versus Conan, Namor entrando para o Quarteto Fantástico...

    De inedito, gosto muito da de comédia que publicaram em 2000 e pouco com a nata dos escritores da época (Bendis, Millar, Morrison etc), o nome é "Wha... Huh?". Já começa com o Vigia espiando da janela de uma casa uma mulher se trocando, com uma mão suspeita na frente do corpo encoberta por uma moita... E digno de nota também é um "O que aconteceria se existisse Internet em 19XX?" com os fãs de diversos períodos reclamando de mudanças, tipo que o uniforme vermelho do Demolidor era um desrespeito com o clássico vermelho e amarelo (parece até os coroas de hoje reclamando, me identifiquei... hehe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Essa ed. do "Sentinela" eu ainda não comprei, mas tô tentando conseguir pra incluir no próximo "Review" do blog (eu tenho só a mini-série da Mythos, mas sei q a ed. da Salvat é mais completa e quero reler esse material)!

      E obrigado pelas sugestões... Pois ainda tô finalizando as "Partes" 2 e 3 pra deixá-las o mais completas possível (acho q vc vai curtir - a parte 2 eu vou agilizar pra ver se boto no ar ainda hj na madruga)!

      A capa de "Wolverine Vs. Conan" (q saiu aqui num "GHM" da Abril) eu postei recentemente numa matéria q fiz sobre o "Conan" ter voltado pra Marvel (e não pretendo repetí-la pq já tem capas legais demais pra eu escolher nessas próximas postagens, hehe): Mas é claro, q não poderei deixar de ao menos citar essa edição (q é uma das minhas favoritas da linha)!

      E essa "Wha... Huh"? é ESPETACULAR mesmo... Tenho ela importada até, e tem cenas memoráveis mesmo de tão engraçadas (vou ver se consigo o scan dela pra postar aqui no blog uma hora dessas, rs)!

      Abs!

      Excluir
  16. Oi Leo!

    Lembrei que teve alguns "O que Aconteceria se..." que viraram realidade na cronologia Marvel como "o do clone do Aranha sobrevivido", "O Casamento com Mary Jane nunca ter sido realizado", "Rick Jones tivesse se tornado o Hulk", "Se o mundo soubesse que o Demolidor é cego", "Se o Martelo de Thor fosse encontrado por Jane Foster", "A Fênix não tivesse morrido","Elektra não tivesse morrido" "General Ross tivesse se tornado o Hulk"!

    Percebe-se que muitos escritores se isnpiraram nestas histórias "alternativas" para criar histórias no universo regular da Marvel, porém a maioria com qualidade sofrível!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Elcio...

      Só com essas q vc citou, já renderia uma bela postagem aqui pro blog... pois realmente: MUITAS dessas histórias alternativas serviram mesmo de "inspiração" pra cronologia OFICIAL da Marvel!

      Essa do "Martelo de Thor Ser Encontrado por uma Mulher" então... Foi uma cópia tão descarada, q até a identidade da Jane Foster foi reutilizada na versão moderna, rs!

      Abs!

      Excluir
  17. Giulianno de Lima Liberalli17/04/2018, 09:33

    Oi, Léo, tranquilo? Cara, da Salvat compro somente títulos que despertam muito o interesse e esse é um deles, sempre gostei dessa série que "brinca" com as possibilidades em cima de eventos marcantes da Marvel, uma das melhores que eles criaram. Acredito que vale a pena ter na coleção, ainda mais por trazer a edição com situações cômicas em cima dos personagens. No ano passado escrevi um breve texto sobre o aniversário de 40 anos da série: http://planetamarveldc.blogspot.com.br/2017/02/colaboradores-do-planeta-o-que.html falando rapidamente sobre sua origem e importância na editora. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Giulianno... blz?

      Parabéns pela matéria no LINK acima (mto boa a pesquisa sobre a série)... E eu nem tinha me ligado q no ano passado a série tava comemorando 40 anos, rs!

      Eu acompanho esses "What If" desde q estrearam no Brasil, na verdade: Na revista do "Cap. América" (com uma história do "Motoqueiro Fantasma" sendo aliado de Satã) ANTES da RGE lançar a série no "Alm. Premiere" nº 1 (era uma bagunça ter as 2 editoras publicando a mesma série ao mesmo tempo, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. Giulianno de Lima Liberalli17/04/2018, 23:56

      Obrigado pelo cumprimento, Léo. Rapaz, nem lembra dessa bagunça de editoras nessa época. Ainda bem que isso é passado agora.

      Excluir
  18. Era de fato muito divertido ler essas histórias antigamente, quando cada personagem da Marvel tinha vida própria, cada um em seu próprio mundo, com raras ou poucas exceções (um crossover aqui, uma saga ali). Assim, dava para os escritores viajarem á vontade e imaginarem todo tipo de situação que, naquela época, era realmente impossível de acontecer.

    Porém, com a ZONA que virou a Marvel na última década e meia, com nenhum personagem praticamente mais tendo vida e história separadas dos demais (todos sempre envolvidos em algum "evento" que se liga a outros "eventos" em uma cadeia interminável) e com os roteiristas cada vez mais com MENOS ideias originais para desenvolver, a Marvel inteira hoje é praticamente um WHAT IF...? em escala gigantesca. Cada título virou uma verdadeira coleção de "E se...?" "Por que não...?", "Já é hora de...?" e "Como será que o público vai reagir a...?" Isso principalmente porque como as mudanças têm pouca consistência e quase nenhuma consequência (afinal, tudo pode ser corrigido a qualquer hora por um novo "evento"), hoje o leitor não precisa se espantar nem ficar curioso por histórias, digamos, com títulos como "O que aconteceria se o herói X fosse gay?", "O que aconteceria se Thor fosse uma mulher?", "O que aconteceria se todos os heróis morressem num dia e ressuscitassem no outro?", etc. Pois não existe nenhuma ideia, e nenhuma mudança, que já não haja sido tentada pela Marvel nos últimos anos.

    Enfim, bons tempos que não voltam mais, especialmente quando só o título dessa edição já me faz lembrar de uma revista que eu gostava muito quando adolescente, a saudosa Heróis na TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Sabe, vc tem toda a razão nessa análise geral da situação... Realmente, nos dias de hj, NADA mais seria uma "surpresa" em termos de fantasia e imaginação envolvendo os heróis marvel, pois já sabemos "O Q Aconteceria Se Fulano ou Beltrano Morresse"... Ou se "Fulano ou Beltrano tivessem matado alguém ou ressuscitado"!

      Seria difícil bolar um tema HOJE q se tornasse interessante pra essa série... quase tudo já foi testado e imaginado em algum momento pra quase todos os heróis e vilões da marvel!

      A graça dessa série... era mesmo nos anos 70 até meados dos 90: qdo ainda haviam "novidades" a serem exploradas na vida de cada personagem!

      Abs!

      Excluir
  19. Fala, Leo !

    Muito curiosa essa coleção.
    A DC fez algo parecido quando lançou aquela história do Alan Moore, "O que Aconteceu com O Homem de Aço", e aquela outra intitulada "Entre a Foice e o Martelo".
    Pra mim, isso já foi o suficiente - sacadas inteligentes e bem originais.
    A Marvel faz - e desfaz - o que quer com os seus personagens, e justamente por isso que dificilmente compro algo recente da Casa das Idéias. Excessão foi pros recentes encadernados do Demolidor.
    Essa coleção eu vou dispensar. E por falar em Moore, o que aconteceu com o vol. 2 de "Providence" ?

    Abs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Antonio... blz?

      Essas histórias da DC são posteriores à essas da Marvel, e a DC tbm se utilizou da mesma proposta ao criar a série: "Túnel do Tempo" (Elseworlds)!

      E os Vol. 2 E 3 de "Providence" foram prometidos pra este ano (fechando a série)!

      Abs!

      Excluir

  20. Caro Léo: parece que essas histórias imaginárias fazem muito sucesso entre os leitores do blog, não?

    Só que esse tipo de história é algo bem antigo. Desde a década de 50 que elas vem aparecendo esporadicamente. A Marvel copiou essa ideia da DC. A DC publicou inúmeras histórias imaginárias, praticamente envolvendo todos os seus personagens: "E se o Super-Homem voltasse ao seu planeta natal?", "E se o Super-Homem fosse casado e tivesse filhos?", "E se o Super-Homem tivesse morrido?", "E se Batman morresse?", "E se Jimmy Olsen se casasse com a Supermoça?", "E se Super-Homem e Batman fossem irmãos?", e assim por diante.

    Em janeiro de 1966, a Detective Comics 347 publicou uma história imaginária de Batman intitulada "A estranha morte de Batman". Essa história foi publicada no Brasil pela EBAL no Almanaque Batman 1972. O curioso nessa história é que no meio dela, o próprio autor Gardner Fox faz uma pausa para se apresentar em uma página inteira.
    " --- Meu nome é Gardner Fox. Sou um dos autores das histórias de Batman ... " Ele diz que toda vez que escrevia uma história, ele se retirava para uma sala ao lado para meditar sobre o que havia escrito. Ele chamava essa sala de "o quarto do 'se' ": " --- Que teria acontecido se não tivesse feito as coisas para que tudo acabasse bem?", dizia ele.

    A DC publicou recentemente (em 2005 e em 2010) dois encadernados envolvendo só histórias imaginárias clássicas. O primeiro volume de "DC's Greatest Imaginary Stories" envolve vários personagens e o segundo é só sobre Batman e Robin. Cada um desses encadernados tem umas 190 páginas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lenimar... Tdo bem?

      Imagino q essas histórias despertem nos leitores aqui do blog uma certa memória afetiva de tempos em q liam essas aventuras nos formatinhos da RGE e Abril (a faixa etária média do pessoal aqui regula entre os 30 e poucos a 50 e tantos - eu mesmo, me enquadro entre os leitores de 45 anos - e quase todos já conheciam essa série de fases melhores dos gibis Marvel, rs)!

      Mas vc tem razão... Realmente, a DC parece ter sido pioneira nessas ideias de realidades alternativas, embora a popularidade das versões Marvel sejam inegáveis. Tbm acho q a DC foi igualmente bem sucedida posteriormente, ao retomar o estilo no selo: "Túnel do Tempo" (em geral com HQs mto boas e de alto nível)!

      E mto obrigado pela dica desses TPs de clássicos DC do gênero... não sabia q tinham saído essas compilações, mas já me interessei numa próxima formada de importadas, hehe! Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir
    2. Na minha opinião, a média da Elseworlds era mais alta que a de What If, em geral. Acho que era mais pelo formato editorial mesmo. A 1ª era tratada quase como graphic novel one-shot, sem a regularidade e deadlines da 2ª. Marvel, malandra que só, soube vender melhor a ideia lançada pela DC...

      ...que, por sua vez, deveria pagar royalties à CBS, proprietária de The Twilight Zone, a fonte primordial de tudo isso aí. Inclusive, no início dos episódios, o próprio criador Rod Serling fazia o papel de narrador assumido por Gardner Fox/Uatu.

      Excluir
    3. Bem nessas, doggma...

      A própria ideia de ter um narrador apresentando as histórias... já era manjada mesmo no mundo dos gibis, com as veteranas revistas de terror q conhecemos (Criptas e afins)!

      As Elseworlds e What Ifs são aquelas velhas ideias recicladas... mas q sempre divertem, rs!

      Abs!

      Excluir
    4. As "histórias imaginárias" da DC eram publicadas nas mensais regulares, às vezes sem aviso (ou com aviso no final!). Devia ser bastante irritante para os leitores...

      Excluir
    5. Sim, mesmo pros padrões "Era de Prata"... Imagino q a falta de aviso ou aviso no final fosse mto irritante pros leitores da época!

      Abs!

      Excluir
  21. Era engraçado pra época, hoje não vejo mais graça.

    ResponderExcluir
  22. Ao mesmo tempo que essas histórias são sensacionais são também de um enorme potencial desperdiçado.

    Algumas poderiam ter um maior desenvolvimento, deixando os roteiristas se divertirem sem a preocupação com a cronologia.

    Se bem que, dada a qualidade dos what if recentes, é melhor deixar quieto.

    Aproveito para registrar a minha favorita: "o que aconteceria se os x-men fossem derrotados em Inferno". Tomara que saia nos futuros encadernados da Panini.

    Ah! Alguém lembra do Spider-man do PSOne? Tinha um código que habilitava o modo what if e o jogo transcorria de forma diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, SEMI... blz?

      Pior q é bem nessas: Tem histórias e conceitos aí, q poderiam perfeitamente render uma mini-série própria... Aliás, fizeram algo parecido com: "Terra X" (q não deixa de ser um "What If" tamanho FAMÍLIA, rs)!

      Essa do "Inferno" eu tenho em scans... e olha, achei até melhor q a série principal, hehe! No mais, não conheço essas "manhas" pro tal jogo do aranha, mas já achei interessante a ideia!

      Abs!

      Excluir
  23. Renato França18/04/2018, 00:47

    A primeira What If que eu li foi "O Que Aconteceria Se O Fera Tivesse Se Transformado Em Uma Fera". Eu não sei,se a Abril retalhou essa história. Só achei que poderia ser mais bestial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Renato... blz?

      Essa história do "Fera" é curtinha mesmo... e saiu numa edição junto com mais 2 histórias alternativas (uma do "Surfista" voltando a ser Norrin Radd e outra do "Coisa" se transformando em algo mais monstruoso ainda):

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/675787.jpg

      Abs!

      Excluir
  24. Nossa Leo,

    Esse era um post que eu estava ansioso, parabens pela competência de sempre!

    Adorei a postagem do VAM tb. Já quero essa CHM!

    Ei, já que sonhar é de graça, que tal fazermos campanha por uma CHM do Nova? Com capas inspiradas no saudoso e eterno Almanaque Marvel da RGE! (A capa vermelha da salvat sacaneou o Nova com aquela porcaria da Aniquilaçao...pq não fizeram igual ao 4F que foi 100% clássico?)

    Aquele abraço,

    Teo,
    O Colecionador de Indaiatuba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Teo... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido esta 1º parte da postagem (a 2º era pra ir ao ar nesta madrugada, mas vai atrasar mais um pouco pq decidi refazer o formato todo da matéria - vou deixar mais parecida com esta: com LISTA de histórias ao invés de texto tipo crônica)!

      E uma "CHM do NOVA" seria magnífica mesmo: Ele já chegou a ser um dos meus 3 personagens favoritos na infância (qdo saía pela RGE): Junto com "Aranha" e "Surfista"... Pena q a ed. da Salvat vermelha ficou cagada mesmo ao misturarem a fase clássica com a "aniquilação" (essas ed. "híbridas" de clássicos com HQs modernas me desagradam bastante: prefiro q sejam 100% uma coisa ou outra)!

      Abs!

      Excluir
    2. Essa CHM do Nova, já fizeram Teo.

      Lembra que me mandou uma vez, que fora publicada no Face, Leo? Penso que você deve ter guardado.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. Opa, bem lembrado, VAM...

      Acho q foi o Robbie Prado q fez umas capas alternativas pra uma "CHM do NOVA"... ficaram bem legais mesmo!

      Abs!

      Excluir
  25. Blz Leo? Excelente, excelente matéria e também a do Vam.........parabéns aos dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roni... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido estas postagens (a minha e a do VAM)... E espero q vc aprecie tbm as outras 2 partes q tô providenciando pra fechar meu COMBO TRIPLO sobre a série (atrasou um pouco e a 2º parte deve ir ao ar hj à noite: pq tive q refazer o texto todo pra deixar numa padronização mais próxima desta 1º parte, rs)! No fim das contas, acho q valerá a espera, pois deixarei a postagem mais "simplificada" e com leitura mais prática/objetiva, hehe!

      Abs!

      Excluir
    2. Valeu Roni, foi divertido imaginar essa CHM.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  26. tô procurando a edição em que o Duende verde pega a manopla do infinito. meio infinito meio reinado sombrio. pra postar lá no grupo do thanos. nem em inglês eu achei. essas edições são difíceis de achar até em scan.

    ass: LUIZGARCIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso vc tá falando desta aqui?

      https://vignette.wikia.nocookie.net/marveldatabase/images/6/68/What_If_Infinity_-_Dark_Reign_Vol_1_1.jpg/revision/latest?cb=20151023004805

      Abs!

      Excluir
    2. essa aí mesmo. fiquei intrigado em como seria o plot dessa história.

      Excluir
  27. carlosaobraz24/04/2018, 08:24

    Olá Leo

    Muito bacana essa coleção, já lí muito sobre ela, mas as revistas/histórias acabei nunca tendo a oportunidade de ler.
    Quero adquirir essa edição (mas já com a decepção de ser uma porção muito pequena da série)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, carlos... blz?

      Pois é, o ideal seria a Panini lançar uma CHM pra cobrir uma boa parte da série - mesmo q fosse uma "seleção" das melhores!

      O problema, é q mesmo nos EUA... Só achei TPs referentes à fase clássica (de 47 números)! Essa 2º fase, até onde sei, não chegou a ser compilada em TPs lá fora (e só garimpando em sebos mesmo, rs)!

      Abs!

      Excluir

  28. Todo mundo lembra de Grandes Heróis Marvel 11 com o material divertido de What If 34 mas se esquece/desconhece que grande parte dessa edição saiu também na mesma época em Homem-Aranha 35 da Abril! Lá também tem algumas páginas republicadas pela Salvat.:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcos... blz?

      Na minha coleção eu tenho apenas o "GHM" 11 mesmo... mas sei q saiu mais desse "material divertido" no Aranha 35 (q eu - infelizmente - não tenho)!

      Só a nível de curiosidade... O nº 34 parece ser o número da ZUEIRA pra série "What If", hehe: Pois o nº 34 da 2º série da revista (q tá INÉDITO no Brasil) TBM é dedicado apenas à piadas e tiração de sarro, rs! Abaixo as CAPAS das 2 edições de nº 34 da 1º e 2º fases da revista:

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/795457.jpg

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/730965.jpg

      Abs!

      Excluir
    2. Eu tneho o What If 34 original, mas não o da segunda série. Nem sabia que existia!

      A Marvel na época criou uma série exclusiva de humor chamada What The...? que tinha material BEM legal! O Byrne desenhou um bom punhado de histórias, por exemplo.

      Excluir
    3. E aí, Hunter... blz?

      Esse Whif 34 da 2º série eu tbm não tenho e nunca li (nem em scans)... Mas parece ser no mesmo estilo do 1º (segue sinopse abaixo):

      Humor issue. Lots of short stiprs and one-panel cartoons pondering such questions as "What If Thanos Changed Galactus into a Human Being" (who happens to look like Elvis Presley), "What If Doctor Doom Was a Pediatrician," "What If the Punisher Was a Hall Monitor," "What If Storm Was an Air Traffic Controller?" and many more. Scripts by Scott Gimple, Darren Auck, and others; art by Tom Morgan, Aaron Lopresti, Ian Akin, Sam DeLa Rosa, and others. John Romita Sr. cover. Cover price $1.25

      Por 1 dólar, acho q eu vou mandar vir essa na minha próxima leva de importadas (sabe deus qdo, rs)!

      Já essa outra série q vc citou eu só conhecia de nome... nunca tive acesso à maiores detalhes (vou pesquisar melhor): Valeu pela dica!

      Abs!

      Excluir
  29. Fala Leo,belezinha??

    Apesar da minha ausência por uns dias, não deixo de acompanhar o blog,hehehe. A edição da Salvat "O Que Aconteceria Se..?" Será cofre certo quando chegar por aqui meu amigo; sempre curti muito histórias que envolvem realidades paralelas. Te confesso que ainda não tive a chance de ler uma dessas edições.Oportunidade única entao!!
    Só é uma pena mesmo que estes clássicos estejam chegando ao fim,a Salvat bem que poderia ter pensado numa possível expansão para essas edições, pois, por intermédio dessa editora, tivemos sagas e arcos que nunca haviam sido republicados pela Panini e nem sequer sabemos se irá republicar algum dia.Ainda deve ter muito material clássico que merecia entrar numa coleção dessas não é?? Pelo menos os clássicos dão de 1000 em cima de muitas porcarias que existem por aí. Passei a conhecer os clássicos e grandes sagas por meio da coleção preta da Salvat.Desde quando eu li a clássica historia A Última Caçada de Kraven( e que história hein? Putz, que HQ sinistra!E o que falar da Queda de Murdock?Sensacional!!), o meu interesse por HQs mais antigas só aumentou.São minha prioridade a cada aquisição.
    Adquiri Warlock parte 1(maldita setorização,rs) e já li; muito boa, e já estou na espectativa pela parte 2. Falando nisso, essas duas partes de Warlock junto com as duas do Capitão Marvel compilam boa parte da Saga de Thanos não é?
    Chegou também Homem Aranha A Vingança do Sexteto Sinistro, diz aí Léo, vale a pena?? Dessa coleção, eu peguei apenas a Saga do Clone( Anos 70),Percepções,Tormento,A Morte de Jean Dewolff e o Fator Mutante(adoro a arte do Todd McFarlane).Falando no cabeça de teia,Grandes Encontros Marvel da Salvat já deve ter chegado por aí e em algumas cidades não? Essa edição já saiu na CHM da Panini?? Eu lembro de ter visto duas edições do Aranha "Team Up" na banca uma certa vez.

    ABS.
    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, xará... blz?

      Brigadão mesmo por continuar acompanhando o blog, apesar dos meus atrasos de atualizações, hehe (me enredei um pouco lendo um novo LOTE de gibis pra poder escrever o próximo "Review" e somente hj mais tarde devo conseguir postar uma nova matéria no ar)!

      Espero q vc consiga essa ed. da Salvat (What If), pois tá bem divertida e tá vendendo rápido aqui (a cultura recebeu bastante e já foi quase tudo)... E a extensão de CLÁSSICOS vai deixar saudade mesmo, já q tá chegando ao fim e nem tem como esticar mais (já q a numeração romana colou na numeração do início da capa-preta e a arte da lombada tbm tá chegando no limite)! Mas bem q a Salvat podia lançar uma NOVA coleção SÓ de clássicos, né? Material é o q não falta: Só nos EUA foram mais 200 "Bibliotecas" (Masterworks) q são mais encorpadas q uma ed. da Salvat (se desmembradas, poderiam render até 300 edições na Salvat)!

      E sim, a "Saga de Thanos" original, pode ser bem resumida nas 2 ed. salvatianas do "Cap. Marvel" e mais as 2 do "Warlock" (q fecham toda a fase clássica do Starlin): Depois disso, o "Thanos" só voltaria a aparecer no "Desafio Infinito" (e seu prelúdio na mensal do "Surfista" no0s anos 90)!

      "A Vingança do Sexteto" eu tenho em formatinho (saiu em "GHM" 49 da Abril)... e achei uma BOA aventura sim (tem bastante ação e o ritmo é cinematográfico): Mas vou manter meu formatinho mesmo (q já tá bem novinho e satisfatório)!

      Qto aos "Grandes Encontros" do Aranha... Essa ainda não apareceu por aqui, mas uma BOA parte do conteúdo (tirando uns 3 ou 4 histórias) já saiu pela Panini sim, na "CHM do Aranha" Vol. 12 (se eu for pegar a da Salvat, terei q passar adiante a CHM, pois a quantidade de repetéco é grande)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...