11/04/2018

O "Melhor da Disney" (1950-1952): O Início das HQs Disney Publicadas no Brasil pela Editora Abril...

O "Melhor da Disney" já está nas nas bancas e será uma publicação regular trimestral (em formato ECONÔMICO)... Apresentando uma seleção das melhores histórias Disney publicadas no Brasil durante um período pré-determinado!

E na estréia... Teremos várias histórias publicadas nos primórdios da Editora Abril nos anos 1950-1952 em uma edição recheada de matérias especiais situando o leitor no contexto histórico da época!

Confira abaixo:

O "Melhor da Disney"... É uma das 3 NOVAS publicações TRIMESTRAIS da Editora Abril que irão se revezar entre si a cada mês. Em janeiro tivemos: "Lendas Disney" Nº 1 (com a origem do "Superpato"), e em fevereiro: "Disney Saga" Nº 1 (com a nova versão da "História e Glória da Dinastia Pato"). Agora é a vez do "Melhor da Disney", que a cada edição irá cobrir uma seleção de histórias de um determinado período no Brasil, começando pelo início da Editora Abril em seus 3 primeiros anos de atuação com a linha Disney! A edição tem 192 pág, capa-cartão, e custa R$ 29,90!

Em 1950... Surgia nas bancas: "O Pato Donald" Nº 1 (que também foi a imagem escolhida pro Nº 1 do "Melhor"), e a revista trazia um formato diferenciado: Magazine (maior que o formato americano), com as primeiras e últimas pág coloridas e o miolo em P&B, e com a longa HQ: "O Segredo do Castelo" - de Carl Barks (a única com pág coloridas) dividia em 3 partes (ela continuaria depois nos nº 2 e 3 da revista do "Pato"). O miolo tinha histórias curtas e completas em P&B, entre elas 2 histórias que também estão neste encadernado do "Melhor da Disney": A "Selva Mágica" (com o "Mickey" de Bill Wright) e uma HQ do "Lobão" (imagem acima)!

No "Melhor da Disney" todas as histórias são coloridas, é claro... O grande destaque é mesmo: "O Segredo do Castelo", que foi republicada faz pouco na Coleção "Carl Barks" (inclusive, foi a história de capa do encadernado - imagem acima). Não tem jeito: aqui, esse será um REPETÉCO de 32 pág pra quem já tiver a coleção do Barks. Mas é compreensível a importância de se republicar ESSA história numa edição especial sobre o início dos anos 50, já que foi a HQ de estreia da Disney na Abril (só lembrando que antes da Abril, a Disney já era publicada em revistas da EBAL)! 

O "Melhor da Disney" é nostalgia pura... E além das 11 histórias selecionadas, a edição vem recheada de material extra: Textos e imagens sobre os anos 50 (para o leitor se situar no contexto da época e imaginar como era aquela época nos quadrinhos, nas artes, na política, e no mundo em geral: Uma verdadeira viagem pelo "Túnel do Tempo"). Logo abaixo (no final da matéria) postei uma das várias pág de extras da edição (falando sobre os quadrinhos desse período). É inegável que, dessa forma, os anos 1950-1952 acabam sendo - de fato - o centro das atenções deste encadernado (tudo gira em torno da saudosa época em questão)!

Entre as demais histórias da edição, temos também: "O Rei do Carnaval" (uma HQ americana do "Zé Carioca" produzida em 1942 e republicada aqui pela última vez em 2012 no Vol. 1 de "Zé Carioca - 70 Anos"), "Tempos Modernos" (com "Vovó Donalda" e o "Gansolino"), "Mickey - Na Ilha Maldita" (mais um clássico raro de Bill Wright - o mesmo da "Selva Mágica" - publicado no Brasil apenas em 1952 na revista do "Pato Donald" nº 23: capa acima), "Donald Sonâmbulo", "Pobre Donald" (de Jack Hannah), "Ação Entre Amigos" (de Jack Bradbury), "O Complexo de Pluto", e (uma das minhas favoritas):

"Mickey & O Pé-de-Feijão": adaptação do magnífico desenho animado - que saiu espalhado em várias edições do "Pato Donald" e foi republicado tempos depois em: "Almanaque Disney" nº 3 (capa acima) na década de 70! Enfim: Uma edição primorosa da Disney sob vários aspectos: O formato/preço econômico, a seleção de histórias que nos remete à tempos mais divertidos e amenos nos quadrinhos, a grande quantidade de matérias e curiosidades recheando toda a edição, e a sensação indescritível de estarmos embarcando numa viagem à um passado remoto (lendo histórias que nossos pais e avós liam na infância deles): Uma época bem diferente da que vivemos hoje!

Até+

61 comentários:

  1. E aí, Leo, beleza?

    Bah, que bacana esse aí, hein?
    É uma alternativa aos preços megainflacionados de alguns gibis com material (pra quem se dispõe a ler) mais antigo.

    Parece que o foco da Abril tem sido fisgar o colecionador mais antigo, enquanto a Panini tem querido catar a molecada dos filmes e o "nerd ostentação".

    Interessante como os tempos mudam.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Leo, essa vou aproveitar pra conferir ao vivo no FGdQ nesse FDS.
    Achei a ideia excelente e a execução primorosa.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  3. Só pelo material extra já vale!

    ResponderExcluir
  4. Opa, matéria muito boa essa !

    Comprei esse gibi há umas duas semanas. Assim que botei o pé na banca, já fui logo sendo apresentado ao mesmo pelo jornaleiro. Nem hesitei, levei na hora. Mas ainda não abri. E até pensei que o material seria P&B.
    As informações sobre esta publicação, disponibilizadas em outros sites, também foram mínimas. Portanto, Leo, parabéns mais uma vez por trazer mais essas referências todas.

    Essa coleção será fácil, barata e agradável de fazer pois está dentro de tudo que seja razoável. Sem estresse. Quanto aos repetecos, parece que seria inevitável mesmo em se tratando de um trabalho desse tipo.

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Leo!!!!

    Parabéns! Adorei a postagem!!!!

    A matéria ficou bem elucidativa, e para quem estava na dúvida se vale à pena comprar ou não essa edição, agora ficou fácil de se decidir!

    Leo na semana passada eu li "MICKEY NO MUNDO DO AMANHÃ", que integra o "volume 14" da coleção "OS ANOS DE OURO DE MICKEY", e que história EXCELENTE [☆☆☆☆☆]!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a primeira nem será a última dessa fase!

      Excluir
  6. Tudo certo Leo!? Dos três lançamentos de capa cartão que Abril está vendendo, só vou colecionar este. Está muito bom, apesar de eu, num outro blog, ter comentado em tom de crítica que de novo teremos o Segredo do Castelo e ter sido tratado como alguém que estivesse "blasfemando" e sem empatia por novos colecionadores, rsrs, entendo a importância desta estória nesta coleção. Todas as estórias parecem ser muito boas. Fica aqui meu agradecimento pelo seu tratamento neste espaço, sempre atencioso e paciente com pessoas apaixonadas por quadrinhos mas ignorantes quanto a conhecimento "nerd". Valeu.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Léo!
    Estupendo, em todos os aspectos, esse lançamento da Editora Abril. Além de tudo, capa cartão e 192 páginas por volume, reduzem o preço de cada edição, dando oportunidade para que mais pessoas possam adquirir. Certamente, um dos melhores lançamentos de quadrinhos dos últimos anos. A Editora Abril descobriu um filão que as outras editoras insistem em não perceber, ou seja, adultos, saudosistas, com algum poder aquisitivo anseiam por publicações como esta. Vida longa ao "Melhor da Disney - Brasil"!!!

    ResponderExcluir
  8. Fala Leo,blz??

    Post excepcional cara!!!!! Muito massa essa coleção, com hqs raras e clássicas reunidas em uma única edição indispensável!! E olha que essa é apenas a primeira edição né?? O bacana dessa coleção também é ter material extra falando dos anos 50, com capas de edições da época. Nostalgia mesmo!!!!!
    Lembro que na época que saiu a coleção do Essencial Disney em papel off-set, de brinde ganhamos essa primeira edição de O Pato Donald em formato americano... Gibi raro do início dos anos 50 e novinho pra coleção hein??
    Pra mim, o investimento será válido, pois os únicos repetécos que vc citou e que eu tenho é a hq do ZC O Rei do Carnaval e a primeira edição do PD. Agora, tomara que ela apareça nas bancas por aqui. Aguardo ansiosamente!!!!
    Abs.

    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
  9. Essas três novas séries da Abril estão todas muito legais. Começaram com o pé direito com a fase clássica do Superpato (disparado a melhor até hoje), em histórias totalmente hilárias e que não envelheceram nada. Depois trouxeram uma bela novidade com a Nova História e Glória da Dinastia Pato (diferente do que consta no post, é uma continuação da saga clássica, no futuro), uma dessas sagas longas italianas para aqueles que gostam de uma história mais bem elaborada e complexa, tipo Mickey Mystery ou A Espada de Gelo. E por último, esse O Melhor da Disney, com esses extras "túnel do tempo" tem tudo para agradar qualquer um que seja ligado nesses personagens há décadas, como a maioria absoluta dos leitores.

    Parece que a própria Abril se rendeu aos anseios dos leitores por publicações mais em conta que os encadernados que a editora vinha lançando já há algum tempo. De fato, embora os encadernados sejam lindos na estante, esses volumes mais finos e com capa cartão são bem melhores para ler. Vou colecionar todos.

    ResponderExcluir
  10. E aí, Léo, beleza?

    Que lançamento bacana! O mais incrível é que são histórias atemporais. Passam-se as décadas e o nível de entrenenimento oferecido por elas não diminui. Muito pelo contrário.

    Em certos momentos fico a imaginar se as coleções do Carl Barks, a do Don Rosa e a do Gottfredson poderiam ter sido lançadas de duas formas.

    Uma versão luxuosa para quem tem o $$$; e outra, um tanto mais simples, sem capa-dura, mas que pelo menos mantivesse a mesma qualidade do papel usado na versão homóloga de luxo em seu interior.

    Seria uma alternativa mais econômica que atenderia os leitores que não podem ou não têm como investir tanto em quadrinhos.

    O meu sonho é que um dia (espero estar vivo até lá) a editora Abril relance esses materiais de forma mais econômica. Exatamente de acordo com o padrão de qualidade da edição mostrada na postagem.

    Preço, qualidade do papel (para mim, esse papel é perfeito para histórias clássicas) e formato excelente. O melhor de tudo é que uma versão simplificada - mas de boa qualidade -, ainda possuiria a primazia de atender às expectativas do maior número possível de leitores.

    Já poderiam ter feito isso, não é mesmo?

    Até a próxima, companheiro.

    Michel

    ResponderExcluir
  11. Olha eu não coleciono as HQ da Disney, mesmo elas tendo feito parte da minha infancia. Mas esse preço é bem convidativo além de ter inumeros clássicos que o moldam. Se tiver na Cameron é quase certo que comprarei

    ResponderExcluir
  12. "Parece que o foco da Abril tem sido fisgar o colecionador mais antigo, enquanto a Panini tem querido catar a molecada dos filmes e o "nerd ostentação"


    E aí, Lierson... blz?

    Pois é, a Abril demorou mais de 10 ANOS pra perceber o mesmo público de "livraria" q a Panini já tinha captado e vinha atendendo há anos com encadernados de luxo e material clássico (mais de acordo com a faixa etária desse público mais velho e saudosista)!

    Assim, faz pouco tempo q a Abril vem investindo mais pesado em atender esse leitor q tava sendo ignorado pela editora... E agora ela engrenou uma série de coleções temáticas por artista (Barks, Gottfredson, e Don Rosa) e ao mesmo tempo parece ter sacado q mesmo esse perfil de leitor tendo mais poder aquisitivo q o moleque de banca, ainda é preciso lançar umas edições mais econômicas E com conteúdo direcionado (q nem o "Melhor da Disney")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Achei a ideia excelente e a execução primorosa."


    E aí, VAM... blz?

    Ficou uma edição mto bem feita mesmo... na qual os extras não estão ali pra encher linguiça (como na maioria dos casos) e sim, pra fazer o leitor embarcar no espírito da época em q as histórias foram publicadas!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Só pelo material extra já vale!"


    Sem dúvida, Andrécio...

    Quem dera q outras publicações tbm viessem assim: Recheadas de material extra aproveitável!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "As informações sobre esta publicação, disponibilizadas em outros sites, também foram mínimas. Portanto, Leo, parabéns mais uma vez por trazer mais essas referências todas."


    E aí, Antonio... blz?

    Essa edição foi uma grata surpresa mesmo... Eu já imaginava q seria boa por trazer material clássico dessa época (a década de 50 foi um ótimo momento pros quadrinhos Disney), mas a quantidade de material extra foi mais um ponto positivo q merece destaque (além do preço acessível, é claro)!

    Qto à outros sites... O "Planeta Gibi" chegou a fazer uma matéria bem mais completa q esta minha, mas eles tbm participaram da produção e pesquisa do material extra da própria edição (e fizeram um ótimo trabalho, diga-se de passagem)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O "Planeta Gibi" chegou a fazer uma matéria bem mais completa q esta minha".

      Permita-me discordar da sua modéstia.
      Antes de ler sua matéria eu já tinha lido o que o Planeta Gibi disse a respeito. Há muita boa informação TÉCNICA lá sobre essa publicação. O que não é de surpreender pois a equipe deles esteve diretamente envolvida na elaboração desse projeto. Alguns dos critérios utilizados para a consecução desse projeto, e revelados naquelas informações, são de âmbito muito pessoais e dificilmente serão realmente considerados pela maior parte dos leitores (como a de que algumas matérias sobre aquela época relacionadas às histórias selecionadas poderiam permitir situar-nos nos contextos abrangido pelo período em questão). Que nada!

      Aqui no blog vc foi logo tratando de aspectos PRÁTICOS, de interesse imediato, que determinam se devemos ou não arriscar embarcar em mais uma coleção (o formato da publicação ser econômico; a questão dos repetecos, quais são eles e onde foram publicados originalmente, etc).

      Entre a "encheção de linguiça" em causa própria do Planeta Gibi e a sua contribuição aqui no blog (e a dos amigos do "Submundo") acredito que o que lermos aqui terá muito mais valor para a tomada de nossas decisões. Aliás, como já se tornou praxe do Submundo (vide o caso do Tex, que teve vários entusiastas conquistados pelo Submundo, eu inclusive).

      Abraço !!!

      Excluir
    2. Valeu mesmo pela consideração, Antonio...

      De uns tempos pra cá, eu tenho tido mais cuidados em pesquisar ONDE e QDO saíram determinadas histórias... justamente pra situar melhor o leitor diante de inúmeros REPETÉCOS (termo q acabou se popularizando por aqui, rs):

      Pois vejo q é preciso atender às necessidades mais imediatas de informação pros leitores: Já q tem sido cada vez mais comum a gente comprar um encadernado (mtas vezes caro) e descobrir q nele tem histórias repetidas q já temos em outras versões. E isso pode acabar reduzindo a vantagem sobre o custo-benefício de uma aquisição. Comecei a me ligar mais em fazer isso devido aos sucessivos repetécos de histórias entre "Panini X Salvat" e "Panini X Eaglemoss" (e mtas vezes repetécos dentro das próprias editoras)! Com a Abril não tem sido diferente, e tem MTO material Disney q se repete de tempos em tempos!

      Abs!

      Excluir
  16. "Leo na semana passada eu li "MICKEY NO MUNDO DO AMANHÃ", que integra o "volume 14" da coleção "OS ANOS DE OURO DE MICKEY", e que história EXCELENTE [☆☆☆☆☆]!"


    E aí, MARCIO... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido a postagem... E ainda bem q vc não se arrependeu de ter seguido minha sugestão e adquirido essa edição do "Melhor da Disney" (viu só? eu falei q tava valendo, rs)!

    E como te falei, cansei de esperar essa distribuição cagada da Abril aqui pro sul e acabei mandando vir os Vol. 13 e 14 dos "Anos de Ouro do Mickey" pela Amazon mesmo (a previsão de chegada é amanhã aqui em casa - tomara q venha tudo certo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Não é a primeira nem será a última dessa fase!"


    Oi, Hunter... Tdo bem?

    Por acaso vc saberia me dizer até q número essa coleção do "Mickey" valerá a pena? Digo, até q Vol. teríamos ainda as histórias mais longas do Gottfredson? E a fase em q ele passou a fazer apenas as tirinhas curtas foi tão fraquinha assim?

    Pergunto, pq a coleção é mto extensa e eu queria ter pelo menos o FILÉ dessa fase (caso eu tenha q abandonar o barco depois)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda falta. Depois que o Esquálidus for embora é que você tem que se preocupar...

      Excluir
    2. Valeu, Hunter...

      Sei q o "Esquálidus" deve aparecer em seguida (por volta do Vol. 17) e ficará um tempo como coadjuvante de luxo do Mickey!

      Abs!

      Excluir
    3. Depois dele, o Gottfredson vai ter mais um ou dois volumes de longas e então são só tiras. O último volume de longas deve ter umas tiras, então você pode avaliar se curte ou não.

      Excluir
    4. Pergunta pertinente para certos interessados.
      Eu não comprei nada dessa coleção do Gottfredson por considerar extensa demais, embora elogiável a iniciativa. Mas a do Esquálidos é algo que também estou aguardando com expectativa. Li essa história num Disney Especial (Os Astronautas) e considero uma das melhores histórias em quadrinhos que li até hoje. Ano passado, comprei uma reedição desta revista só por causa dessa história.
      E quando tal coleção terminar, seria bom poder dispor de uma informação precisa sobre em quais vols. estão os "filés" do Gottfredson realmente.

      Valeu !

      Excluir
    5. "Depois dele, o Gottfredson vai ter mais um ou dois volumes de longas e então são só tiras."


      Valeu mesmo, Hunter...

      Pelo visto, então, vou até o Vol. 20 da coleção... e depois decido com calma se continuo ou paro (sei q meu lado VERME vai querer seguir adiante, enquanto meu lado racional vai achar melhor parar, rs)!

      Abs!

      Excluir
    6. "Li essa história num Disney Especial (Os Astronautas) e considero uma das melhores histórias em quadrinhos que li até hoje."


      E aí, Antonio... blz?

      A 1º aparição do "Esquálidus" (q deve sair agora no Vol. 17 da coleção do Mickey de Gottfredson) havia saído antes no "Disney Especial - Os Inesquecíveis" (uma edição raríssima por ter sido lançada em 1973 e NUNCA mais foi republicada)! No LINK abaixo tem o conteúdo completo dessa edição:

      https://inducks.org/issue.php?c=br/DE++++6

      Já o "Disney Especial - Os Astronautas"... Se vc tá se referindo à versão clássica (de 1974), sim: ela trazia uma outra HQ excelente com o "Esquálidus": "Viagem à Lua" (de Gottfredson), q saiu aqui pela última vez em 1991 no "Disney Superespecial"! Conteúdo da edição clássica no LINK abaixo:

      https://inducks.org/issue.php?c=br/DE+++12

      Agora, vale ressaltar... q o "Disney Especial" q saiu no ano passado ou retrasado dedicado aos "Astronautas": NÃO trazia nenhuma história clássica ou do Gottfredson no mix (a NOVA versão do "Disney Especial" não é uma republicação direta do material clássico)!

      Abs!

      Excluir
    7. Valeu mesmo, Leo !

      Informação vale mais que o Mjolnir !
      E eu achando que a 1° aparição do Esquálidos tinha sido esta da história que mencionei !

      Sim, eu li essa aventura num Disney Especial antigo quando era moleque (era a história mais longa da edição). Apesar de ter lido só uma única vez, me amarrei tanto que nunca esqueci o título em que ela foi publicada.
      Muito tempo depois, fui caçar essa edição pra comprar e havia disponível também uma edição mais recente e melhor preservada (Disney Especial 11, reedição com 18 histórias - 6 a menos que a edição original). Foi essa que adquiri.

      Agora que sei que a 1° aparição do Esquálidos ainda não se deu nessa história, fiquei mais interessado. E tomara que ambas integrem a coleção do Gottfredson - que só irei comprar, selecionando o supra-sumo, quando começar a fase "final de carreira", com o material dispensável.

      Ignorava que havia sido lançada uma nova versão do Disney Especial, com o mesmo título mas SEM o conteúdo da versão original d'Os Astronautas.
      Tô fora ! É como comprar um disco do Led Zeppelin e, chegando em casa, descobrir que quem tá tocando aquilo, na verdade, são uns caras que nasceram e cresceram no bairro do Fubá.

      Excluir
    8. P.S.: eu quis dizer "ESQUÁLIDUS" !!!!!!

      Excluir
    9. E aí, Antonio... blz?

      O NOVO "Disney Especial" tá nas bancas e sai todos os meses... Eles repetem os mesmos temas e CAPAS das edições antigas, PORÉM: o conteúdo é diferente e tem foco em histórias mais atuais (dos anos 90 pra cá)!

      Até hj eu só peguei 2 edições dessa fase nova: "Os Bandidos" e "Os Vizinhos" (q trouxeram uma boa seleção pro meu gosto)!

      Abs!

      Excluir
  18. "Está muito bom, apesar de eu, num outro blog, ter comentado em tom de crítica que de novo teremos o Segredo do Castelo e ter sido tratado como alguém que estivesse "blasfemando" e sem empatia por novos colecionadores, rsrs"


    E aí, Wesley... blz?

    Eu leio de vez em qdo (sempre q sobra um tempinho) os comentários da galera em outros blogs... e vejo q é cada vez mais raro termos espaços onde a boa educação e o respeito mútuo entre os participantes prevaleçam no final das contas, rs!

    E te confesso q eu (particularmente) tbm não gosto de ter repetécos na coleção... Não fiquei mto feliz em ter desperdiçadas nessa edição 32 pág com uma história (O Segredo do Castelo) q eu já tinha na coleção do Barks (q tô fazendo religiosamente). Fiquei menos feliz ainda ao fazer as contas e perceber q pelo menos METADE dessa edição do "Melhor da Disney" eu já tinha em outras versões (a maioria delas em formatinhos lançados nos últimos anos)!

    Mas ainda assim, achei q valeu a pena a edição pela outra METADE de clássicos q eu não tinha... e pelas matérias de extras (bem legais)! Eu entendo a necessidade do repetéco do "Segredo do Castelo" por ter sido a 1º HQ Disney publicada pela Abril, só q mesmo assim a gente não gosta de ter coisa repetida na coleção, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Vida longa ao "Melhor da Disney - Brasil"!!!


    E aí, Tadeu... blz?

    Faço votos às suas palavras tbm, rs... E concordo q este foi um dos melhores lançamentos da Abril nos últimos anos!

    O formato e preço econômico aliados à boa qualidade e acabamento do material (bem selecionado e com vários extras legais)... Já me deixaram ansioso pelo próximo Vol. (q não sei se seguirá uma ordem sequencial de época ou se irá pular pra outras décadas)? Seja como for, se mantiver o alto nível desta 1º edição, já estará valendo!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léo; acredito que a coleção deverá seguir a ordem cronológica de lançamentos da Editora Abril; a começar do ano de 1950 em diante. Na medida em que o número de lançamentos, por ano, for maior, a abrangência deverá ser restrita a um único ano. Assim espero, pois os anos 50 e 60 foram prolíficos para as aventuras Disney.

      Excluir
    2. Verdade...

      Qdo eu era moleque, lembro q nos anos 70 e início dos 80 a variedade de títulos Disney era mto grande e seria uma tarefa ingrata terem q selecionar material de 3 anos pra uma única edição: Assim, tbm espero q as próximas edições possam abordar até mesmo um único ano se precisar!

      Abs!

      Excluir
  20. "Uma matéria só sobre Disney? Gostou mesmo do especial, hein?"


    E aí, Fabiano... blz?

    Sim, dessa edição eu gostei mesmo (é a minha cara, rs)... E te confesso q só não tenho feito mais postagens individuais sobre edições Disney, pq as CAPAS dos encadernados não tem sido disponibilizados em linha RETA (a Abril tem tirado umas fotos escrotas com os encadernados de lado - o q dificulta pra eu postar na diagramação q adotei aqui no blog)! Se eu tivesse um scanner seria mais fácil, e eu mesmo escanearia as capas em linha reta!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tranquilo, Fabiano...

      Mesmo assim, eu acho importante justificar algumas coisas, até pra q outros leitores do blog vejam o tipo de problema e dificuldade técnica q a gente passa mtas vezes pra fazer uma postagem bonitinha, com todas as capinhas em linha reta e tal, hehe!

      Abs!

      Excluir
  21. Continua sendo caro. Preço bom seria de 20R$ para baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, kromak...

      Se pensar bem, uma edição econômica média da Panini (CHM ou Lendas) fica na faixa dos 25 pila... e embora tenha um pouco menos pág (164 a 180) q essa da Abril (quase 200) o formato americano é maior q o adotado pela Abril (acho q se empatasse num 25 pelo menos já seria mais justo)!

      Abs!

      Excluir
  22. "E olha que essa é apenas a primeira edição né??"


    E aí, Leo... blz?

    Pois é, eu torço mto pra q essa coleção tenha vida longa e siga em ordem (ano a ano) as seleções de materiais Disney através do tempo... Só as décadas de 50, 60, e 70: Já me deixarão bem empolgado, pois é o AUGE da Disney no Brasil (na minha opinião)!

    Já o Fac-símile do "Pato Donald" nº 1 saiu junto com o Vol. 1 de "Clássicos da Literatura" (em 2010 se não me engano)... Inclusive, eu comprei mais por causa dessa réplica do pato nº 1, hehe! A tal coleção do "Essencial" teve outra boa sacada: O nº 1 trazia junto o nº 2 de brinde (mesma estratégia usada tbm na coleção anterior do "Pateta Faz História" - tbm em off-set)!

    E os repetécos pra mim foram mais o "Segredo do Castelo" (q tenho na coleção do Barks), as 2 histórias desse fac-símile do "pato" ("Selva Mágica" e "Lobão"), o "Zé Carioca - Rei do Carnaval" (q tenho especial de 70 anos do papagaio), e o "Pé-de-Feijão" (q saiu num "Almanaque do Mickey" faz uns 2 ou 3 anos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Parece que a própria Abril se rendeu aos anseios dos leitores por publicações mais em conta que os encadernados que a editora vinha lançando já há algum tempo."


    E aí... blz?

    Eu tbm prefiro mais o formato econômico pras publicações Disney (capa-cartão já tá bom demais pra mim)... E comprei o Vol. 1 de "Lendas" (Superpato), pulei a "Nova Dinastia Pato" (não curto mto as HQs mais novas), e agora embarquei nesse "Melhor da Disney" (q devo seguir adiante)!

    Este mês vai sair o encadernado capa-dura do "Peninha"... Esse é um q eu acho q teria ficado perfeito nesse formato mais econômico, né?

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "O meu sonho é que um dia (espero estar vivo até lá) a editora Abril relance esses materiais de forma mais econômica. Exatamente de acordo com o padrão de qualidade da edição mostrada na postagem."


    E aí, Michel... blz?

    De fato, o mais legal nos gibis Disney... é o efeito atemporal q as histórias possuem: Elas continuam boas e divertidas pra adultos e crianças q forem lê-las hj em dia (aliás, mtas delas parece q até melhoraram com o passar do tempo: q nem um bom vinho, rs)!

    E concordo com vc... Acho q as editoras deveriam investir mais em publicar o mesmo material em 2 formatos (econômico e luxuoso): pro leitor escolher o q melhor couber no seu bolso!

    Eu mesmo, acho q terei q abrir mão do encadernado do "Peninha" este mês (q não vai caber no meu orçamento)... Saiu em capa-dura por 70 reais. Fico imaginando se tivesse saído numa versão mais econômica (aí eu poderia encarar neste mês de aperto, rs)!

    Em tempo... A Abril até poderia alegar q já publicou uma coleção integral do Barks em capa-cartão (e q teve 41 Vol): Só q isso foi há quase 15 ANOS atrás!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "Se tiver na Cameron é quase certo que comprarei"


    E aí, Marcelo... blz?

    Se não tiver na Cameron, é pq já esgotou, rs... Vi algumas expostas lá no começo da semana (comprei a minha na segunda, só q foi na Cultura)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. Muito bom,Leo. Essa eu já comprei e li. É o título que mais gostei desses 3 novos trimestrais. Fiz um post sobre ele no meu blog tb.

    http://hqmaishq.blogspot.com.br/2018/04/review-o-melhor-da-disney-1-1950-1952.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, José Sérgio... blz?

      Parabéns pela excelente matéria q vc fez tbm sobre essa edição: Ficou bem completa e recheada de FOTOS (pra quem quiser conferir MAIS imagens dessa edição, sua postagem ficou mto show mesmo!

      Abs!

      Excluir
  27. Está mais ou menos respondido, mas como perguntar não ofende e a preocupação com a qualidade asiou a compra do Superpato eu pergunto.

    Essa edição ta caprichada ou é o padrão (pra não dizer "podrão) Abril de qualidade para as bancas, com papel vagabundo e páginas amarrotadas que despencam com o tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, SEMI... blz?

      O papel é off-set... e a qualidade tá um tanto acima do "padrão normal" da Abril (a impressão tá melhor q a do "Superpato", pra vc ter uma ideia)!

      Enfim... No geral eu achei mto bom! E por 30 pila não dá pra esperar exatamente um padrão "FIFA/Fantagraphics", né? hehe!

      Abs!

      Excluir
  28. Parabéns pela matéria, Leo! Parece realmente muito bom. E não e só nostalgia Barks é genial. E não tem jeito é repeteco pra todo lado: Tex, Marvel, DC, Disney. Nesse "O melhor" tenho algumas mas tô quase comprando. Haha. Verme. Abraços, Leo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, joao... blz?

      Brigadão por ter curtido a postagem, rs (amanhã já tem atualização NOVA no blog)!

      E o lance dos repetécos mereceria uma matéria só sobre isso: pois nunca se viu esse fenômeno assim anteriormente no nosso mercado... Já chegamos ao cúmulo de termos a MESMA história repetida no MESMO MÊS pela MESMA editora em revistas diferentes: E inúmeras repetições esporádicas todos os meses com curta janela de tempo entre uma publicação e outra! Mas um bom VERME não liga pra repetécos, hahaha!

      Abs!

      Excluir
    2. São coleções diferentes para públicos diferentes. Por exemplo, eu NUNCA compraria essa coleção por anos porque considero que os editores da Disney da Abril no século passado eram péssimos, obcecados por Paul Murry e deixaram de publicar boa parte dos clássicos dos quadrinhos Disney em favor de lixo código S.

      Excluir
    3. Vai se preparando, Hunter...

      Pois já confirmaram q vai ter uma "Coleção Paul Murry" em breve, hehe!

      Mas vc tem razão: Os editores de hj estão oferecendo propostas melhores de recuperação de clássicos (antes tarde do q nunca) com coleções temáticas por autor/artista! Considero q estamos no melhor momento pra se colecionar Disney!

      Abs!

      Excluir
  29. Oi tudo bem amigo? Que postagem legal sempre gostei desses personagens da Disney, principalmente do pato donald tive muitos gibis desse personagem também não só de super-heróis Marvel e DC.falando nisso queria perguntar se você tem alguma postagem do superman? sinto falta desse grande personagem da dc que é o superman! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem... Tbm sempre fui fanzaço do Donald, rs! E segue abaixo alguns LINKS de matérias aqui do blog sobre o "Superman" (tenho certeza q vc vai curtir estas - depois diga aí o q achou):

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2013/07/superman-75-anos-parte-1-retrospectiva.html

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2013/07/superman-75-anos-parte-2-as-maiores.html

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2016/11/top-10-superman-as-dicas-de-leitura-do.html

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2015/11/o-colecionador-fantasma-apresenta.html

      Abs!

      Excluir
  30. Será que um dia a salvat vai lançar uma coleção da Disney ? Eu queria ver da creepy e eerie , seria uma que eu faria inteira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Da Disney eu já acho difícil sair qq coisa pela Salvat... Mas uma da "Creepy/Eerie" eu já acharia mais possível ("SE" tiver algo do tipo q tenha saído na Europa, é claro)!

      Abs!

      Excluir
  31. Ainda aproveitando esta excelente matéria, a Editora Abril já deveria ter aumentado o número de páginas das mensais PD,MK e ZC há muito tempo. Faz (se não me engano) aproximadamente dez anos ou mais que teve o aumento de 34 páginas para 50 e parou por aí. Só estão aumentando os preços pelo visto. Nem Tio Patinhas que naquela época custava $4,90 não vinha com esse número de páginas e sim com 80, igual aos almanaques da linha até bem pouco tempo. Sei que as mensais são boas e baratas, mas as pouquíssimas 50 páginas mostra que a Abril relaxou com os formatinhos da linha infelizmente.

    Abs.
    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que isso não acontecerá nunca (não sem um vultoso aumento de preço)

      Excluir
    2. E aí, xará... blz?

      O "Tio Patinhas" hj continua tendo 80 pág (R$ 6,90): A diferença, é q perdeu aquela "lombada quadrada" q tinha e passou a ser com grampo q nem as demais mensais (q aí tem 50 pág e custam R$ 4,90)!

      Se bem q agora temos tbm o "Almanaque Disney" entre as mensais... e ele tem 100 pág (R$ 9,90) só q com grampo (diferente da versão clássica do almanaque, q era lombada quadrada e tinha mais pág)!

      Seja como for... Tbm acho q 50 pág é mto pouco pra uma revista mensal (o cara lê isso numa tacada só no BUSÃO, rs)!

      Abs!

      Excluir
  32. Legal leo, muito legal mesmo que eu não tenha mais gibis da Disney posso dizer que li o suficiente além de outras coisas
    Como gibis de terror e muito mais.abs!

    ResponderExcluir
  33. Então a nata da coleção do Floyd vai até a vigésima edição? Parabéns atrasado pelo mlk, Léo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Valeu mesmo pelas felicitações, Artur... rs!

      E pelo q o Hunter falou, parece q sim: O AUGE da fase Gottfredson (com histórias mais longas) parece ir até o Vol. 20 (mais ou menos)! Qdo chegar lá, ficarei mais atento pra ver se continuará valendo a pena seguir adiante (ou não)!

      Abs!

      Excluir
  34. Algumas dessas estorias já são velhas conhecidas. Gostei do formato. Recomendo pra gosta de Disney

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...