24/04/2014

"X-Men - Programa de Extermínio": O Holocausto Mutante....

"X-Men - Programa de Extermínio".... A saga completa (em edição única) finalmente está prestes a chegar às bancas após um longo atraso (já se encontra em pré-venda)!!!

Nesta matéria (especial) você irá conferir as capas originais e o conteúdo completo deste encadernado... Além de uma sinopse que situa o leitor no meio de uma intrincada fase da cronologia mutante!!!

Confira abaixo todos os detalhes:

"X-Men - Programa de Extermínio".... Prometido pro checklist de janeiro, somente agora este encadernado entrou em pré-venda (com previsão de chegar às bancas a partir de maio). Serão 332 pág. (R$ 29,90) contendo as seguintes ed. originais: Os "Fabulosos X-Men" Nº 235-238 e 270-272, "Novos Mutantes" Nº 95-97, e "X-Factor" Nº 60-62!!!

Com roteiros de Chris Claremont e arte de Jim Lee & Rob Liefeld (sim, o "mestre" Liefeld - pra matar a saudade dos fãs, rs).... A trama se passa em "Genosha": uma ilha construída com base no trabalho escravo mutante - uma espécie de "campo de concentração mutante" (com referências ao holocausto da 2º Guerra Mundial e ao livro: "A Ilha do Dr. Moreau" de H.G. Wells)!!!

O sequestro de "Tempestade" e 3 integrantes dos "Novos Mutantes" dá início ao "Programa de Extermínio" (liderado pelo vilão cibernético "Cameron Hodge"). Os "X-Men", "Cable", e o "X-Factor" partem pro resgate (com intermináveis cenas de ação e algumas mortes dramáticas pelo caminho)!!!

A saga divide opiniões entre os leitores.... Alguns a consideram um dos eventos mais importantes por sintetizar a principal mensagem que as revistas dos "X-Men" tenta passar (contra a segregação racial), enquanto outros veem nela o início de uma derrocada nos títulos "X" (pois a partir deste ponto a qualidade dos roteiros entraria em declínio, as fórmulas básicas passariam a saturar, e a cronologia ficaria mais confusa do que nunca com uma infinidade de personagens mutantes e a proliferação de títulos dessa linha)!!!

"Programa de Extermínio".... Já foi publicada em formatinho pela Editora Abril em 1994 (na revista mensal dos "X-Men") e cronologicamente se passa logo após os eventos da saga: "Inferno" (que deverá ser lançada pela Panini futuramente)!!!

Particularmente.... Eu achei esta uma boa saga mutante, embora pareça confusa em alguns momentos (por misturar vários personagens e fazer referências o tempo todo à histórias anteriores) tem boas cenas de ação e várias situações polêmicas: entre as quais a discutível cena do abuso sofrido pela "Vampira" pelos guardas de "Genosha" e o beijo entre "Wolverine & Jean" (todas cenas de grande repercussão entre os leitores)!!!

Até+

PS: E a Panini andou se embolando com tantos encadernados ao mesmo tempo.... Esta edição do "Programa de Extermínio" acabou saindo antes do Vol. 2 de "Gênese Mutante" (não existe relação entre as 2, a não ser o fato de ambas trazerem a arte de Jim Lee e serem relativamente da mesma época)!!!

92 comentários:

  1. Não li essa saga na época, mas parece ser bem interessante, mas atualmente tô com um certo trauma de ler x-men, acho que de tanto ler nos anos 90 durante a adolescência dei uma enjoada...

    ResponderExcluir
  2. "Não li essa saga na época, mas parece ser bem interessante"


    Oi, Thiago.... eu tbm não li ela inteira na época (apenas ed. salteadas):

    mas agora baixei os arquivos (digitais) pra ver se valia a pena comprar o encadernado..... e gostei de ter lido a trama toda na sequência (simpatizei mais agora por essa saga do q na época). Pretendo comprar certo essa edição!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. É nesta saga que o Wolverine da uns amassos com a Jean numa cela certo, essa foi a primeira vez que li algo sobre os X-Men, me lembro de ter comprado esta edição que tem o Fera na capa, incrível que só agora vou ler a saga completa, isso vai ser uma viagem no tempo.

    ResponderExcluir
  4. X-men pra mim,`e entre 1975 e 1982.Dizem que essa atual fase `e legal,mesmo assim,prefiro ficar no passado.Rssss.

    ResponderExcluir
  5. "me lembro de ter comprado esta edição que tem o Fera na capa"


    Oi, Fábio..... tdo bem?

    Por coincidência esse gibi com o "Fera" na capa.... foi justamente o meu 1º gibi dos "X-Men" desde q eu voltei a ler quadrinhos em 1994 (e voltei devido à empolgação do desenho animado dos XM q passava na TV)!!!

    Só q como eu tava caindo de pára-quedas nesse mundinho de gibis (após 10 anos de reclusão).... essa saga foi mto confusa pra mim na época (até pq essa ed. já é mais pro meio da saga e eu tinha perdido todo o começo). Pra mim vai ser bom poder reler esse material na ordem correta (pois até os scans q eu baixei agora eu li de forma aleatória, rs)!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. "X-men pra mim,`e entre 1975 e 1982."


    Oi, Renato.... acho q nunca vai ter comparação mesmo: jamais vão conseguir superar essa fase de 75-82!!!

    Nem teria como.... já q foi nessa fase em q estabeleceram as melhores sagas e histórias (Fênix Negra, Dias de um Futuro, Morte do Pássaro Trovejante, etc). Tudo q veio depois não passa nem perto dessa explosão de criatividade e genialidade!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léo, será que a Panini tem planos de republicar esta fase de 75-82??? To esperando faz tempo pra ter em mãos os trabalhos da dupla Claremont/Byrne...

      Excluir
  7. Até que enfim a Panini estar soltando os encadernados que foram prometido, será que vão lançar o Dias de um Futuro Esquecido?

    Agora sobre esse encadernado ele não e tão confuso igual o Gêneses Mutante não né? com historias aleatórias né?
    Porque peguei ele ontem mais vou ter que deixar pra ler no FDS em casa mais tranquilo para pode entender. rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Essa eu vou dar uma olhada e decidir ainda...

    ResponderExcluir
  9. LEO, você diria que esse declínio do roteiro perdurou até pouco tempo atrás, até que o Morrison assumiu os roteiros? E continuou depois, até a entrada do Bendis com Marvel now?

    ResponderExcluir
  10. Programa de Extermínio foi a primeira grande saga que eu tive contato na época com relação aos X-Men. Foi nessa saga que boa parte da equipe voltou a se reencontrar após os eventos da saga a Queda dos Mutantes e a famigerada Inferno. Mas há um erro que vc falou ai Leo: Vampira não estava com os X-MEN nesta saga, pois ela estava com o Magneto na terra Selvagem da Antártida no mesmo período. Ela somente voltaria a se reencontrar com eles na saga X-MEM VS Rei das Sombras na Ilha Muir.

    ResponderExcluir
  11. Anos 90 passo longe.

    ResponderExcluir
  12. Leo quais os integrantes do X-Factor nesta época?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciclope, Fera, Jean, Arcanjo e Homem de Gelo.

      Excluir
  13. Como eles abusaram da Vampira se ninguém pode tocar nela?

    ResponderExcluir
  14. Parece ser uma boa saga. Não tenho muito conhecimento de sagas antigas dos personagens, por isso, sempre tento ver as opiniões sobre os materiais que estão sendo lançados em encadernados pelas editoras. Concerteza, vou adquirir! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  15. Lembro da morte do PÁSSARO TROVEJANTE o povo era tão criativo na época q ao invés de trazer ele de volta(hábito comum no mundo dos quadrinhos) mandaram o irmão dele com mesmo uniforme e fazendo parte dos inimigos e buscando vingança assustando a todos pela semelhança.Tempos q não voltam mais nos quadrinhos.

    ResponderExcluir
  16. Boa Noite Leo!!

    Nada haver com o post, mas queria saber se A Última Caçada de Kraven daSalvat já saiu pela distribuição mais recente. Pq ainda estava na livraria da cidade Cap. Tempo Esgotado...

    Valeu!

    Bruno...

    ResponderExcluir
  17. Vou comprar este encadernado e os geneses mutantes 1 e 2.
    Leo, sabe me dizer se vale a pena aquele encadernado injustiça?
    Valeu!

    ResponderExcluir
  18. "será que a Panini tem planos de republicar esta fase de 75-82??? "


    Oi, Rafa..... tdo bem?

    Sim, essa fase vai sair aos pedaços e salteada aqui em edições tipo a "Coleção Histórica dos XM" q estreia no final deste mês (o Vol. 2 trará justamente o começo dessa fase).... e tbm no encadernado: "Dias d eum Futuro Esquecido" (q deve sair junto com o FILME)!!!

    Ah, e a Salvat deve lançar a "Fênix Negra" (numa das próximas ed. da coleção)....

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Até que enfim a Panini estar soltando os encadernados que foram prometido, será que vão lançar o Dias de um Futuro Esquecido?"


    Oi, Marcelo..... tdo bem?

    A informação quentinha q me repassaram hj.... é q o encadernado "Dias de um Futuro" tá previsto pra sair próximo do FILME (em breve devem liberar aí a capa oficial e o conteúdo completo)!!!

    As histórias aqui são meio confusas sim.... mas isso é normal nos gibis mutantes dessa época: pelo menos aqui tentaram reunir o máximo de histórias interligadas com a trama (inclusive umas mais antigas q se passavam na ilha de Genosha - pra ajudar o leitor a entender melhor o funcionamento da tal ilha)!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mais antigas as quais vc se refere são aquelas desenhadas pelo Rick Leonardi, o mesmo desenhista do Homem Aranha 2099 :) ?????

      Excluir
  20. "Essa eu vou dar uma olhada e decidir ainda..."


    Oi, Thiago.... tdo bem?

    Na dúvida, eu já baixei os arquivos digitais pra ver se valia a pena.... acabei curtindo e decidi comprar essa ed. sim (não é nenhuma maravilha, mas diverte e tem boas cenas de ação)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "você diria que esse declínio do roteiro perdurou até pouco tempo atrás, até que o Morrison assumiu os roteiros? "


    Oi, Miltão..... blz?

    Sim, eu diria exatamente isso, rs.... Eu até gostei do "Programa de Extermínio", mas concordo com os leitores q afirmam q houve um declínio após essa saga (teve uma época entre os anos 90 e 2000 q tava mto ruim acompanhar os gibis mutantes)!!!

    O Morrison deu uma renovada no universo mutante.... limando o excesso de personagens dispensáveis (matando milhões de mutantes) e focando essa linha nos mais carismáticos (q é basicamente o q tem sido feito no cinema tbm). Com a saído do Morrison, voltou aquela guerrinha chata de egos entre roteiristas e acabaram com algumas das melhores ideias q o Morrison tinha estabelecido (voltando toda a merda de novo: mortes, ressurreições, repetição de ideias, etc). Atualmente eu nem leio mais as mensais mutantes (até onde vi, voltou a mesmice de sempre)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. Oi, LEO, tudo bem?

    Assim como você, eu também fiquei afastado das HQs por anos e anos. A diferença é que você ainda lia a Mad, como você mesmo disse, e eu, nem isso, rs!
    A última coisa que li dos X-Men foi aquela fase clássica que saiu na SAM com todas aquelas histórias inesquecíveis como a saga do Proteus, Clube do Inferno, Arcade, etc. Perdi coisa pra cacete, mas por outro lado, acho que eu não iria gostar muito desse material mais recente.
    Pô, não sei se com você é assim, mas às vezes, me sinto como um dinossauro meio deslocado, rs!

    Abraço e até!

    ResponderExcluir
  23. "Mas há um erro que vc falou ai Leo: Vampira não estava com os X-MEN nesta saga, pois ela estava com o Magneto na terra Selvagem"


    Oi, Marcelo..... pior q não houve erro não, rs:

    o q acontece é q essa edição publicou histórias bem anteriores à saga principal do "Programa de Extermínio" (todas as capas q eu postei acima são de histórias deste encadernado). As 4 primeiras histórias trazem o arco onde o "Wolverine" e a "Vampira" são capturados e aprisionados em Genosha (ed. 235-238 de "X-Men"). Aí rola um salto de uns 3 anos e já começa o "extermínio" (nas ed. 270-272 e nos demais títulos: "Novos Mutantes" e "X-Factor").... e sem a "vampira" mesmo (por ela estar na Terra Selvagem nessa ocasião)!!!

    é uma salada mesmo a gente tentar botar em ordem essas leituras, hehe.... pra vc ter uma ideia, se fôssemos botar à risca a ordem correta, teríamos q ler ao mesmo tempo do "Programa de Extermínio" a "Gênese Mutante" (pois as 2 edições meio q se intercalam num certo momento)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "quais os integrantes do X-Factor nesta época?"


    E aí.... blz?

    Difícil responder essa com exatidão.... pois a revista "X-Factor" começou a trazer mtas participações especiais. Mas na última capa q eu postei acima tem todos os personagens da equipe q aparecem nesta saga (o cara no meio é o "Destrutor")!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "Como eles abusaram da Vampira se ninguém pode tocar nela?"


    Os soldados de Genosha usam uma tecnologia q anula os poderes mutantes.....

    Assim, ela tava sem poderes qdo foi aprisionada!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "Parece ser uma boa saga. Não tenho muito conhecimento de sagas antigas dos personagens"


    E aí, Gabrihel..... tdo bem?

    Eu tbm tem mta coisa antiga q eu não acompanhei na época..... e somente agora com os encadernados de sagas completas é q tenho conseguido ler na íntegra sagas como: "Queda de Mutantes" e essa aí do "Programa de Extermínio" (q eu li em scans pra ver se era boa: e gostei.... decidi comprar essa edição tbm)!!!

    Tbm sempre costumo ler opiniões de leitores e críticas em outros blogs (sempre me cuidando pra não pegar mtos "spoilers" é claro, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "Lembro da morte do PÁSSARO TROVEJANTE o povo era tão criativo na época q ao invés de trazer ele de volta(hábito comum no mundo dos quadrinhos) mandaram o irmão dele"


    Pois é, AnAteus..... essa é uma das minhas histórias favoritas dos XM: e se fosse hj teriam ressuscitado o cara com alguma desculpa esfarrapada qualquer, rs!!!

    Uma pena mesmo q a Marvel tenha perdido completamente a noção do ridículo.... e banalizaram as mortes e retornos de personagens de forma q já virou PIADA qdo acontece isso: e jamais irão recuperar novamente o IMPACTO q uma morte tinha nos gibis. A nossa geração teve sorte em ter vivenciado mortes como as de: Gwen Stacy, Elektra, Pássaro Trovejante, Fênix, Rainha da Costa Negra, e tantas outras q chocavam os leitores e mantinham a dramaticidade dos gibis.... hj a falta de noção das grandes editoras fez com q tudo isso se perdesse (provavelmente pra sempre)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "queria saber se A Última Caçada de Kraven daSalvat já saiu pela distribuição mais recente."


    Oi, Bruno.... tdo bem?

    A Salvat já avisou no face q essa ed. saiu sim (no dia 21 deste mês)..... mas ainda não veio aqui pro sul (e creio q demore mais uns dias em outros estados tbm)!!!

    Fique ligado pra não perder essa.... pois essa é uma das ed. mais procuradas da coleção até hj (e deve gerar uma "corrida do ouro" nas bancas, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "sabe me dizer se vale a pena aquele encadernado injustiça?"


    Oi, Adriano..... tdo bem?

    Olha, pra ser sincero com vc.... eu baixei esse "Injustiça" e achei tão RUIM, q mal consegui passar da metade, rs!!!

    é um gibi do mesmo naipe daquele "He-Man", saca? com roteiro pífio, desenhos feitos nas coxas (com uma tremenda má-vontade), e aquela sensação de q estamos perdendo um tempo q poderia ser melhor aproveitado com outra leitura, hehe!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q loucura! No goodreads deram 4,1 estrelas de 5.
      Achei q era bom, vou baixar scan tbm, ler um pouco antes de comprar!
      mas esses americanos gostam de qlqr coisa mesmo.. até aquela porcaria de SM Terra 1 q lá esgotou (paguei ainda 50 conto por tá fora de catálogo, depois de 5 meses).
      ou tlvz nao tenha gostado tanto pq tbm pendo pro lado da MARVEL heheh.
      Valeu!

      Excluir
  30. "Pô, não sei se com você é assim, mas às vezes, me sinto como um dinossauro meio deslocado, rs!"


    Oi, Alexandre..... tdo bem?

    Mas comigo é exatamente assim tbm, rs.... em matéria de gibis o meu lance mesmo é velharia da pesada: Era de Ouro, Era de Prata, Kirby, Ditko, Steranko, Roy Thomas, Buscema, anos 80, etc (e isso vale pra Marvel, DC, Disney, Tex, e MAD). O material atual eu leio mais pra poder atualizar o blog mesmo, pois te confesso q se não fosse pelo blog, eu nem me daria o trabalho de ler coisas da "Nova Marvel" e dos "Novos 52"!!!

    Se eu tivesse mais grana, por exemplo.... eu já tinha chutado de vez essas editoras nacionais pra escanteio: e passaria a comprar SÓ material importado q presta: "4º Mundo" (Kirby), "Bibliotecas" (Masterworks), "DC Archives", e por aí vai.... imagina se com alguns milhares no bolso eu já não teria cofrado todas as 200 bibliotecas q saíram lá fora? hahaha: meu apê seria um museu do gibi, rs!!!

    Com toda certeza eu tô fora da minha época.... sou 100% um leitor jurássico!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. Valeu Leo,mas vou ficar com os meus formatinhos mesmo!!
    X-men 68-70 ... acho que essa saga(apesar de confusa!) e alguns momentos da era do apocalipse,foram os últimos bons momentos dos x-men nos anos 90 que o fétido do Scott Lobdell só conseguiu piorar.

    Mesmo sabendo um pouco da salada que vai ser cada encadernado ... o que quero mesmo é a coleção histórica!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa horrorosa era aquele mutante que tinha aqueles vermes mecanicos.

      Excluir
  32. "Mesmo sabendo um pouco da salada que vai ser cada encadernado ... o que quero mesmo é a coleção histórica!!"


    Oi, andre..... blz?

    Essa do "Extermínio" eu nem tenho mais em formatinho.... eu tive só uns 2 gibis salteados na época (um deles com essa capa onde aparece o "Fera") mas como já me livrei deles, esse encadernado agora será totalmente "novidade" na estante, rs!

    qto à "CHM"..... bem, a 1º ed. eu vou pular com certeza (pois é só repetéco das 2 primeiras "Bibliotecas"). Já a 2º é COFRE certo (vai ser a 1º vez q a fase anos 70 sairá aqui em formato americano)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. "Que coisa horrorosa era aquele mutante que tinha aqueles vermes mecanicos."


    Não lembro desse, Renato....

    mas chegou num ponto em q esses gibis tinham mutantes demais pro meu gosto (a maioria bizarros/esquisitões ou sem o menor carisma)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. O Larval é realmente "medonho", típico visual exagerado anos90!!
    Ele,a doutora Cecília Reyes e a clone-macho-fêmea-ossuda-do-wolwerine chamada de Medula,foi um trio criado para incrementar as histórias dos x-men,mas que não acrescentou em nada na mitologia dos mutantes.

    ResponderExcluir
  35. "O Larval é realmente "medonho", típico visual exagerado anos90!!"


    "Larval".... putz, agora q vc falou o nome eu lembrei dessa tosqueira:

    o tempo realmente tinha apagado essa figura da minha lembrança..... junto com essa "Medula" (outra personagem escrotíssima q não sei como a Marvel achou q fosse emplacar, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. Leo e ai beleza, você já viu um programa chamado bat in the sun onde temos lutas inusitadas como Wolverine vs Batman ou Superman vs Thor e por ai vai, olha ai neste link e depois procure por outros no youtube é muito legal pois são atores reais mesmos olha só e depois me fala ai o que achou, até: https://www.youtube.com/watch?v=UuKQ3Oc97Wk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica, Fábio.....

      eu não conhecia esse programa não, mas achei legal esse aí do link.... apesar desse "Wolverine" do vídeo não parecer mto ágil (e nem mto esperto, rs). Vou assistir outros videos desses sim. Valeu!!!

      Abs!

      Excluir
    2. Depois veja a da apresentadora Marisha Ray lavando o Batmovel de biquíni, muito bom também rsrs.

      Excluir
    3. "Wolverine" do vídeo não parecer mto ágil (e nem mto esperto, rs)


      Talvez por estar em um lugar fechado, mas acho que o Batman não perderia para o Wolverine, e você?
      Veja os outros é bem legal sim o melhor é o do Scorpion contra o Ranger branco (sim o mesmo do seriado, e repare que é o mesmo ator pois ele é lutador de MMA).

      Excluir
  37. Léo bom dia.

    Em um post acima você fala que algumas historias antigas 75-82 vão sair na Coleção Histórica dos XM, certo?
    Mais aqui essa coleção não vai trazer as historias contida em Gêneses Mutante não né?

    Porque se me não me falha a memoria você diz uma vez que as historias do GM já saiu em outros encadernados né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo..... Sim, a CHM vai trazer material no máximo até o começo dos anos 80. A GM é anos 90. são coleções diferentes e não vão repetir histórias entre si!!!

      Abs!

      Excluir
  38. Vou adquirir por nunca ter lido essa saga completa, apenas pedaços e o valor até que não está salgado por mais de 300 páginas e Leo pode não acreditar mas eu curtir dimais "Injustiça: Deuses entre nós" faz tempo que não me empolgava com algo da DC, inclusive já estou acompanhando Ano II...hehe

    ResponderExcluir
  39. quantas edições Liefeld desenha?
    se forem muitas nem compro

    ResponderExcluir
  40. "Q loucura! No goodreads deram 4,1 estrelas de 5."


    Oi, Adriano..... tdo bem?

    Eu acho q sei o q aconteceu nesse caso.... mtos fãs do vídeo-game devem ter votado nessa enquete sem nem ao menos terem lido o gibi. Já vi isso acontecer em outras ocasiões por motivos semelhantes (sucesso nos games ou no cinema faz disparar as avaliações sobre qq porcaria relacionada em outros formatos)!!!

    Eu te confesso q acho o jogo "Injustiça" realmente mto bom (a DC tem mandado mto bem nos games: a exemplo do tbm ótimo: "Arkham City"). Mas as adaptações pra gibis baseadas nesses jogos sempre ficam abaixo da crítica. Eu tbm pessoalmente falando: sou marvetinho, mas costumo ser bastante imparcial nas avaliações q faço, pois tbm simpatizo pela DC (em fases melhores q a editora já teve). Atualmente eu considero ambas (Marvel e DC) em fase bem ruim (mto aquém do q já ofereceram aos leitores num passado distante)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  41. "Vou adquirir por nunca ter lido essa saga completa, apenas pedaços e o valor até que não está salgado por mais de 300 páginas"


    E aí, V@ndix.... blz?

    O preço do "extermínio" tá mto bom mesmo, considerando a grande quantidade de pág, hein? Não é sempre q um "tijolão" com + de 300 pág aparece abaixo de 30 reais. E é outra coisa poder ler essas sagas mais extensas completas e na ordem correta.... a minha avaliação pessoal dessas sagas costuma ser mais alta agora do q qdo eu as lia em formatinho (a diferença é gritante mesmo)!!!

    qto à "Injustiça"..... a história em si eu até admito q é melhor q a media dos "52", mas o tipo de arte (apressada, nas coxas) botou tudo abaixo, rs. Chega a ser irônico até, mas a sensação q eu tive foi de q a "arte" do vídeo-game é melhor.... e eu preferia q tivessem usado frames do jogo nesse gibi: como se fosse uma fotonovela (ficaria bacana, hehe)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li ainda esse injustiça, mas tem que pegar leve com o artista! O gibi saia semanal lá nos EUA e o cara teve prazos apertadissimos.
      Tava afim de comprar o surfista prateado parabola, mas bobeie dançei, esgotou em tudo que é lugar! Vo te que compra na comix!
      Lembra que um tempo atrás te pedi umas dicas pra começar a ler tex? chegou a lança de fogo ( acho que o nome é esse rs) e nao me animei mto em comprar! Mas tava pensando em comprar no ML o tex em cores do 1 ao 12 mais tex 300 por 90 reais! O preço ta bom né? To sem dinheiro e sem tempo pros quadrinhos, mas continuo comprando tudo!!! Vlw

      Excluir
  42. "quantas edições Liefeld desenha?"


    Oi, miguel.... não se preocupe, o Liefeld desenha só umas 2 ou 3:

    são as dos "Novos Mutantes" (sendo q na última ele só faz a capa).... ainda tem mais 10 histórias nesse encadernado SEM a assinatura do "mestre"!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. "As mais antigas as quais vc se refere são aquelas desenhadas pelo Rick Leonardi, o mesmo desenhista do Homem Aranha 2099 :) ?????"


    Sim.... ele desenha umas 2 histórias desse 1º arco da Vampira em Genosha!

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. Olha ai i link da Marisha Ray: https://www.youtube.com/watch?v=srnvMmBMICU

    ResponderExcluir
  45. Pô, o mais louco é que com esse monte de encadernado dos x-men sendo lançados, nenhum deles é da série que, para mim, foi uma das mais legais dessa última fase do Claremont: a caçada ao Wolverine (não sei se é esse o nome). Acho que fica entre Uncanny X-Men # 244 e #255. É nessa série que os X-men tão escondidos no deserto, e é quando aparece a Jubileu. Depois disso, parei de comprar X-men. Será que algum dia relançam essa série??

    ResponderExcluir
  46. "mas acho que o Batman não perderia para o Wolverine, e você?"


    Oi, Fábio..... tdo bem?

    Eu acho q o "Wolverine" ganharia fácil do "Batman" sim.... a agilidade do wolverine é mto maior (e ele tem garras e esqueleto de adamantium: além de um fator de cura q o faria durar mais tempo numa briga - por mais ferimentos q o batman lhe causasse). Sei q o morcego tem fãs q discordariam disso, e sei tbm q nesse lance de brigas entre Marvel X DC: as "torcidas organizadas" de ambas as editoras defendem seus favoritos mesmo indo contra qq lógica.... já vi gente dizendo q o Batman venceria até o Hulk num combate, rs!!

    Mas falando de forma bem imparcial..... vejo o Batman como um "humano" normal: bem treinado, cheio de equipamentos e tal.... mas ainda assim uma pessoa normal (e não um super-herói invencível). Nesse vídeo aí, por exemplo: ele jamais teria enganado o faro do Wolverine e pego ele de surpresa do jeito q mostraram... mas enfim!!

    Verei os demais vídeos sim, pode deixar (gostei desse).... e tbm gostei da lavagem do "Batmóvel", rs!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  47. "Lembra que um tempo atrás te pedi umas dicas pra começar a ler tex? "


    Oi, lipe..... tdo bem?

    Lembro sim, e acho q será um ótimo negócio essas edições aí por esse preço.... pois cada "Tex em Cores" costuma custar em média 30 reais (sendo q os primeiros já são bem difíceis de achar). Se for um vendedor de confiança e se estiver tudo em bom estado, com certeza valerá a pena: pois essa fase inicial do Tex foi mto boa (qq coisa, pode contar comigo se precisar de outras dicas sobre Tex: te confesso q entre tudo q leio, os gibis do Tex são a minha leitura preferida) !!!

    Qto à "Parábola"..... por incrível q pareça, foi um sucesso bem acima do esperado: esgotando rapidamente em qq lugar onde apareceu: Aqui em POA, não durou nem 1 semana na loja q eu frequento (Tutatis) e sumiu das grandes livrarias tbm. E eu até comentei na matéria q fiz sobre essa edição, q achava q ela não fosse atrair uma grande parcela de leitores por fugir mto do estilo d egibi convencional da Marvel (a frase: "Sabe de nada, inocente" - ficou perfeita pra mim nesse caso, rs)!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  48. "Pô, o mais louco é que com esse monte de encadernado dos x-men sendo lançados, nenhum deles é da série que, para mim, foi uma das mais legais dessa última fase do Claremont: a caçada ao Wolverine"


    Oi, Fernando.... tdo bem?

    Eu pesquisei essas histórias q vc falou.... e realmente, elas se passam depois de "Inferno" e antes do "Extermínio": lembro delas no formatinho e da capa clássica do Wolverine crucificado no deserto - cena "copiada" ou fazendo "homenagem" à "Conan - Os Lobos do Deserto" (publicada em "ESC 5")!!!

    Infelizmente tbm não tenho essas histórias.... e nem sinal de q possam ser republicadas tão cedo (chance até existe, já q em pouco tempo a Panini terá esgotado a publicação dos encadernados + famosos dos XM.... mas pode demorar ainda, pois ainda falta sair aqui: CHM dos XM 1-4, Gênese Mutante 2, Dias de Futuro, e Inferno)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  49. Oi Fernando! Cara, te admiro muito por tua dedicação! Fico assustado cada vez q vejo q vc responde todos os comentarios! Incrível, Parabéns! Tb nao acompanhei esta saga totalmente, mas lembro bem. Mas ainda acho q os encadernados podiam usar sagas mais emblemáticas, como as Guerras Asgardianas, Inferno ou mesmo a já batida Saga de Fênix. Um abraço!

    ResponderExcluir
  50. Olá Leo,
    Estava para te perguntar faz tempo, e como você mencionou a morte da Elektra em uma resposta acima, dá para explicar como foi a ressurreição dela?
    Lembro que na Graphic Album "Elektra Vive" da Abril ela morre no final (se não me engano o Mercenário também morre). Essa história foi totalmente desconsiderada na cronologia Marvel? Porque depois a Elektra aparece nas revistas Marvel 97 (se não me engano). Você saberia dizer quando ela volta a aparecer e qual a explicação dada na época?
    Abs., Carlos - São Paulo,

    ResponderExcluir
  51. Pior q no lance de combate entre heróis o BATMAN ja venceu o HULK ele dá um golpe no pescoço onde presumivelmente tem um ponto fraco q leva qualquer um (até o HULK.... hahahahhahahahha) a desmaiar,sem levar em consideração a pele de aço do gigante esmeralda,da-lhe BATMAN fóda-do-caralho.

    ResponderExcluir
  52. So vou compra por causa do mestre Rob Liefeld vez parte desse arco, pq o cara é demais ele me da um esperança de trabalhar em uma grande editora pq ele provou que nao precisa saber desenhar pra fazer quadrinhos.

    ResponderExcluir
  53. Leo, acompanho o blog faz um tempao, mas é a primeira vez que comento, parabens, e adoro a sessão de drop de noticias e essas materias sobre ediçoes especiais.

    Lembro que a panini ia publicar tbm a atraçoes fatais, vc temn alguma noticia sobre isso ??

    ResponderExcluir
  54. Acha ótimo esses lançamentos dos x-men ,eu coleciono quadrinhos a pouco tempo e sou muito fã dos x-men e quero ver mais historias antigas deles.

    ResponderExcluir
  55. "ainda acho q os encadernados podiam usar sagas mais emblemáticas, como as Guerras Asgardianas, Inferno ou mesmo a já batida Saga de Fênix."


    Oi, Allex.... tdo bem?

    Vc deve ter me confundido com algum "Fernando" de outro blog, hehe.... mas aqui eu tbm me assusto com a quantidade de comentários q consigo responder diariamente (e olha q eu não sou de economizar em TEXTO nas respostas, rs). Qdo me dou conta, já digitei várias linhas a perder de vista nas respostas. Hj em dia a quantidade de comentários postados pela galera q participa daqui já se equipara ao fluxo de um fórum de médio porte (o q não é nada mal pra um blog pessoal e sem patrocinadores). Sendo assim, só tenho a agradecer à galera q comenta aqui diariamente.... e o mínimo q posso fazer é responder a todos mesmo (sem economizar palavras, rs)!!!

    qto às sagas q vc mencionou.... "Inferno" deve sair no final do ano (ou no começo do próximo), e a "Fênix" é um dos futuros lançamentos da "Salvat". Já as "Guerras Asgardianas" faz parte de uma coleção de encadernados dos "Vingadores" lá nos EUA (a Panini tá rateando em não lançar essas edições aqui, q tbm incluem vários outros clássicos da equipe: "Korvac", "Madona Celestial", "Mestres do Terror", e "Coroa da Serpente")!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK Desculpe Léo, eu que errei o nome, na hora de digitar! Mas me referia a admiração por vc mesmo! Qto a Guerras Asgardianas... nao entendi o porque de fazer parte de uma coleção dos Vingadores, sendo que é centralizada nos X-men e Novos Mutantes, mas sei lá né! Uma pena q nao seja lançada aqui! Parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho no blog! Sou fã!

      Excluir
  56. Oi, Carlos.... tdo bem?

    Essa história é meio complicada mesmo. Acredito q o Miller tenha se inspirado no sucesso dos filmes de "NINJAS" no começo dos anos 80 (uma febre na época).... os ninjas morriam e ressuscitavam com certa facilidade nos filmes (a exemplo de: "Ninja 3 - A Dominação" - no qual o espírito de um ninja encarna no corpo de uma mocinha sexy, rs)!!!

    Com a "Elektra" foi basicamente a mesma coisa.... ela voltou da morte numa espécie de "sessão espírita" feita pelo grupo de ninjas conhecido como "Tentáculo" (se não me falha a memória isso foi mostrado numa ed. de "SAM" lá por volta do nº 165 - antes da fase nova dela estrear em "Marvel 98" pelo Deodato). Já o "Mercenário" nunca chegou a morrer.... mas ficou numa cadeira de rodas após a vingança do "Demolidor" pela morte da Elektra!!!

    Tudo isso ficou "valendo" pra cronologia oficial sim.... (com uns ajustes aqui e ali, é claro)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  57. "Pior q no lance de combate entre heróis o BATMAN ja venceu o HULK "


    Pois é, AnAteus.... eu lembro vagamente disso ter acontecido:

    qdo eu era moleque eu tive um gibi da Ebal (em formatão) mostrando o cross entre: "Batman X Hulk"..... eu já achava isso ridículo na época, pq numa das cenas o Batman dava um chute na barriga do Hulk e fazia ele se curvar, rs. Pra quem quiser ver a tal cena, encontrei essa pág aqui no LINK abaixo:

    http://static.comicvine.com/uploads/original/0/2532/2431543-batsbeatshulk.png

    essas lutinhas feitas em parceria entre as 2 editoras sempre foram fajutas.... e produzidas sempre de forma pra agradar os fãs dos heróis mais populares (ou deixar a briga num "empate" amistoso pra agradar à todos, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ridiculo, o Hulk tem a força para destruir o mundo com um unico soco, um chute do batman nem faria cocegas seria como chutar um muro ou pior, todas os embates que eu vi entre as duas editoras também achei bem fajutas e sem roteiro também, poderiam fazer algo mais serio e realista e dane-se quem é mais famoso, rsrs, até.

      Excluir
  58. "ele me da um esperança de trabalhar em uma grande editora pq ele provou que nao precisa saber desenhar pra fazer quadrinhos."


    Oi, Vinicius..... blz? O mestre Liefeld é fóda mesmo.... pois mesmo sem saber desenhar ele é disputado pelas 2 maiores editoras (Marvel e DC):

    Na Marvel ele fez recentemente: "Deadpool Corps".... na DC: "Rapina e Columba" (entre vários outros trabalhos). Enquanto tem milhares de artistas mais talentosos esperando uma chance de trabalhar numa dessas editoras graúdas. Será q o mestre fez algum pacto com "Mefisto"? rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So pode kkk, mais vou compra esse encadernado pq eu so compro encadernado parei de compra revistas mensais, pq eu gastava dinheiro pakas rsrsrs, eu sou estudante entao so vou compra encadernado é resvista mensais quando trabalhar, la pra dois eu anos eu compro kkkk

      Excluir
  59. "Lembro que a panini ia publicar tbm a atraçoes fatais, vc temn alguma noticia sobre isso ??"


    Oi, Gimel..... tdo bem?

    Brigadão por estar acompanhando o blog, e esteja convidado a participar mais vezes, blz? (já tô juntando material e capas pro próximo "Drops", e farei matérias especiais q nem esta pra vários dos próximos lançamentos: "Coleção Histórica dos XM", "Monstro do Pântano", "Hellblazer, "Invisíveis", e "Kirby Gênese")!!!

    qto à "Atrações Fatais".... não se preocupe q ele vai sair sim (sei q já foi traduzido ao menos), mas sofreu o mesmo tipo de atraso q este "Extermínio" (ainda tá sem previsão pra sair, pois não entrou em pré-venda). Esses atrasos vão ser mais comuns daqui pra frente..... pois mtos desses encadernados estão sendo impressos no exterior (Indonésia) e passam por vários processos burocráticos (alfândega, transporte fluvial, etc) até chegarem aqui, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  60. "Acha ótimo esses lançamentos dos x-men ,eu coleciono quadrinhos a pouco tempo e sou muito fã dos x-men e quero ver mais historias antigas deles."


    Com certeza, amigo.... esses lançamentos de sagas completas são ótimos tanto pra novos leitores qto pra leitores veteranos:

    eu tenho gostado mto de poder ler essas sagas inteiras na íntegra e na ordem correta (bem melhor do q na época q saíam nos mixes das revistas mensais )!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  61. "so compro encadernado parei de compra revistas mensais"


    Eu tbm.... revistas mensais pra mim já eram: tô só nos encadernados de uns anos pra cá (bem melhor pra ler e guardar)!!!

    Até+

    ResponderExcluir
  62. Olá Leo, terminei de ler Coleção Tex 300, n° 353, Tex Especial de Férias 11 e SuperAlmanaque 1 (com Almanaque Tex 40, 42-44. São histórias muito boas mesmo! Obrigado por ter me recomendado! Fiquei muito contente ao ver que traziam as edições comemorativas italianas numero 100, 300 e 400! Por acaso você saberia dizer onde foi publicado no Brasil a Tex italiana 200? srrs. Fiquei viciado em boas histórias.

    Bem, falta apenas eu ler o Tex Edição de Ouro 61 e 70. Grato por fazer mais um fã de TEX na terra brasilis!

    ResponderExcluir
  63. "Por acaso você saberia dizer onde foi publicado no Brasil a Tex italiana 200? srrs."


    Oi, Alexandro..... tdo bem?

    Fico feliz por vc ter curtido essas histórias.... e seja bem-vindo ao seleto grupo de leitores fãs das histórias do Tex, hehe (é assim q o Tex atravessa gerações e gerações de leitores: o material é da mais alta qualidade e o q é bom é repassado em forma de dicas e sugestões entre os leitores)!!!

    Qto à sua dúvida.... o "Tex 200" (italiano) saiu aqui na revista: "Tex Coleção Nº 252" e traz a história: "O Ídolo de Cristal" (q eu já tive tbm num álbum gigante em capa-dura da Vecchi). A capa da revista (altamente recomendada tbm) é esta aqui do LINK abaixo:

    http://bicodepena.loja2.com.br/img/6d758c3f38ac4addc923e79353dfbdd0.jpg

    Procure essa ed, q vale a pena.... narrativa tensa e nervosa do começo ao fim, rs!!! E se precisar de mais dicas sobre Tex é só mandar aí q eu ajudo no q puder, blz? (e espero q vc tbm curta essas ed. de ouro 61 e 70)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  64. "Qto a Guerras Asgardianas... nao entendi o porque de fazer parte de uma coleção dos Vingadores, sendo que é centralizada nos X-men e Novos Mutantes"


    Oi, Allex..... eu é q peço desculpas, pois fui eu q me atrapalhei todo agora, rs: Confundi: "Guerras Asgardianas"..... com a "Batalha no Olimpo" (essa sim, é q faz parte da coleção dos "Vingadores"). Deve ter sido a ressaca deste domingão, rs!!!

    Seja como for, infelizmente nenhuma dessas 2 sagas tem qq previsão de ser relançada aqui..... e olha q ambas teriam bastante apelo de público e certamente agradariam em cheio os fãs das 2 equipes (XM e Vingadores)!!!

    Valeu mesmo por continuar curtindo o blog (ainda hj tem postagem nova no ar: nas próximas horas, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Léo, agora entendi... pensei,a unica ligação das Guerras Asgardianas com os Vingadores era o Loki ser irmão do Thor... kkk ! Porque nem o Deus do Trovão estava em Asgard durante a saga!Uma pena q esteja esquecida pq é uma das minhas sagas preferidas ! Acho q os Novos Mutantes nunca foram tão bem aproveitados como neste roteiro!

      Excluir
    2. Olha só o q eu achei.... a CAPA e sinopse do encadernado americano das "Guerras Asgardianas":

      http://www.mycomicshop.com/search?TID=19588394

      Parece ser uma boa pedida mesmo, hein? tem até a "Tropa Alfa" no mix.... tinham q publicar isso aqui mesmo!!

      Abs!

      Excluir
    3. Bem, eu sou suspeito pra falar , pq adoro esta saga! A primeira fase era centrada nos X-men e Tropa Alfa, formação original com Heather na liderança, numa parceria incrivel... até a chatonilda da Aurora está legal na historia ... é a primeira vez q Madelyne Prior tem uma participação significativa, inclusive chamando o Deus da Mentira "na chincha" hehehe! Talvez venha daí meu respeito pela personagem! Mas tá... a Segunda Parte é centralizada nos Novos Mutantes, numa história bem amarrada, onde cada um deles tem uma aventura individual em Asgard. Enfim, se vc não viu, vale a pena! Tenho digitalizado o formatinho da abril , posso te enviar se quiser. Um abraço!

      Excluir
  65. Fala, Léo! Por favor não subestime o trabalho desta postagem, pois para os dinossauros, nada como ter a sensação de flashback ao visualizar as capas da RGE (apesar das limitações da época, esta editora foi uma grande formadora de leitores!) e da Bloch (sempre com cores "alucinógenas"!).
    Grande postagem!
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor..... blz?

      Essa nova postagem q eu fiz com fotos de gibis raros.... era pra ser algo mais específico só sobre isso: mas no fim das contas acabou se tornando uma postagem até bastante trabalhosa (já q eu teria q tirar montes de gibis dos plásticos e fotografar e tal). Mas ainda não desisti de fazer algo melhor com essa ideia, rs.... mais pra frente qdo eu for arrumar todas as minhas estantes eu pretendo fotografar uma por uma dessas raridades e organizar melhor uma nova coluna baseada em gibis raros!!!

      e de fato.... apesar das tosqueiras e limitações dessas editoras, esses gibis antigos ainda nos remetem à um tremendo saudosismo, rs!

      Abs!

      Excluir
  66. "Qto à "Parábola"..... por incrível q pareça, foi um sucesso bem acima do esperado: esgotando rapidamente em qq lugar onde apareceu: Aqui em POA, não durou nem 1 semana na loja q eu frequento (Tutatis) e sumiu das grandes livrarias tbm. "

    Acabei de ver na LigaHq, acho q eles ainda tem alguns exemplares, com desconto e frete quase zero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica, Fernando..... pra quem perdeu e tiver interesse, um frete quase zero sempre ajuda em qq compra virtual, rs!!

      Valeu mesmo por compartilhar essa dica aqui....

      Abs!

      Excluir
  67. "Ridiculo, o Hulk tem a força para destruir o mundo com um unico soco, um chute do batman nem faria cocegas seria como chutar um muro"


    Pois é, Fábio..... essas editoras perdem completamente a noção dos níveis de força dos próprios personagens:

    daqui a pouco o "Batman" vai estar dando um pau até no "Galactus", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  68. "a Segunda Parte é centralizada nos Novos Mutantes, numa história bem amarrada, onde cada um deles tem uma aventura individual em Asgard. "


    Oi, Allex..... blz?

    Valeu mesmos.... mas eu já anotei essa saga das "Guerras Asgardianas" pra ver se eu acho o TP gringo pra baixar: já q ele foi relançado há pouco, pode ser q já tenham escaneado direto do TP (eu tenho pego esses arquivos no "kickass torrents")!!!

    e os "Novos Mutantes" é outra coisa q uma hora dessas eu tento baixar inteiro.... pois só fui me enturmar melhor com essa equipe agora lendo a "queda de mutantes"!

    Abs!

    ResponderExcluir
  69. Eu comprei essa saga em 1994, quando ela saiu pela Editora Abril. Acho que foi a última grande história dos X-Men. Na minha opinião a melhor foi a saga Inferno, que saiu aqui no Brasil, em 1992 se eu não me engano. Espero que ela também seja publicada pela Panini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, rodrigo.... tdo bem?

      Eu comprei esse encadernado agora, pois não tinha os formatinhos q saíram pela Abril.... acabou valendo mto a pena por ser tudo material q eu não tinha na coleção (e achei bem legal essa saga: realmente, acho q foi a última das "grandes sagas" boas dessa época)!

      qto ao "Inferno"..... existem planos pra relançar essa saga sim: pelo q me disseram, a ideia seria lançar até o começo do ano q vem (e provavelmente será dividida em 2 encadernados)!

      Abs!

      Excluir
  70. Leo, eu simplesmente fiquei de cara com o seu blog!
    Muito, muito, muito, muito bom!!! Tirou muitas dúvidas minhas em relação a diversos encadernados.
    Cara, pq vc não cria uma página no Facebook? Acho que todo mundo aqui curtiria, você continua com o blog, mas posta os links na página, acho que rola hein? Pensa com carinho.
    Um grande abraço e obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí..... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido o blog, e espero q vc continue por aqui acompanhando as próximas atualizações, rs. Qto à pág do facebook já existe uma pro blog (exatamente assim: apenas com os LINKS de todas as postagens daqui), saca só:

      https://www.facebook.com/SubmundoHQ

      Claro q até hj eu ainda não coloquei um botão aqui no blog pra ligá-lo diretamente ao face... foi falha minha, mas pretendo fazer isso ainda. Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir
    2. Já curti a página. Valeu cara!!!
      Sigo acompanhando as reviews. Abração!

      Excluir
    3. Opa, brigadão mesmo por ter curtido a pág....

      Eu apareço pouco no face, mas sempre q eu atualizo o blog, eu posto lá o link das matérias no face!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...