25/02/2012

"Watchmen" (Matéria Especial): Quem Vigia os Vigilantes???

"Watchmen" (de Alan Moore).... é um dos quadrinhos + importantes de todos os tempos. São apenas 12 edições, mas q revolucionaram a indústria de HQ's ao usarem uma abordagem mais adulta/madura dos super-heróis: q agora eram inseridos dentro de um contexto sócio-econômico e político bastante realista. Suas ações tinham reflexos imediatos no mundo e na política....exatamente como deveria ocorrer caso esses super-seres e vigilantes uniformizados existissem de verdade!!!

Essa é a idéia básica por trás de "Watchmen".... mostrar acima de tudo: as consequências da existência dos super-heróis!!!

Confira abaixo uma matéria especial sobre essa fantástica série..... além, é claro: das novas edições q a DC está produzindo:
Produzida em 1986.... a máxi-série "Watchmen" (em 12 ed.) já começa com o assassinato de um de seus principais personagens: o "Comediante"!!! Em torno desse crime misterioso é q se desenvolve toda a trama da série: e o leitor passa a acompanhar a investigação do detetive/vigilante "Rorschach" pra descobrir o assassino e desvendar a conspiração secreta por trás de tudo (q acaba sendo uma revelação bombástica no final)!!!

Em flashbacks.... vemos como era o passado do "Comediante" e os serviços sujos q fazia pro governo norte-americano (entre os quais: ele teria sido o verdadeiro assassino de JFK). Mas a investigação da morte do Comediante irá revelar mto mais do q uma mera queima de arquivo, qdo os principais suspeitos passam a ser justamente os ex-integrantes da equipe de super-heróis da qual fazia parte: 

"Dr. Manhattan" (é o + poderoso dos heróis: com o poder de manipular a matéria, viajar pelo espaço, e se multiplicar ocupando vários lugares ao mesmo tempo), "Coruja" (um vigilante urbano com vários equipamentos tecnológicos pra combater o crime), "Espectral" (mulher do Dr. Manhattan, acaba ficando insatisfeita sexualmente no casamento e passa a ter um caso extra-conjugal com o Coruja), e "Ozymandias" (um bilionário excêntrico e considerado o homem + inteligente do mundo)!!!

É importante tbm contextualizar a trama dentro do panorama político no qual está inserida.... pois sendo o + realista possível, a série mostra como seria o mundo se existisse mesmo um "Dr. Manhattan" (com os poderes de um semi-deus). No mundo de Watchmen, os EUA ganharam a Guerra do Vietnã (o q garantiu 3 mandatos de sucesso pro Presidente Nixon), pois com um super-ser ao seu lado foi fácil derrotar o exército vietnamita!!! A existência de um super-herói assim a serviço de uma nação  (EUA) mudaria mesmo todo o cenário sócio-político e econômico mundial!!!

No decorrer da trama principal.....uma história de piratas é lida por um menino numa banca de revistas. "Contos do Cargueiro Negro": narra a história de um náufrago q teve seu navio atacado e afundado por piratas. O sobrevivente acaba amarrando os corpos de seus amigos mortos e fazendo com eles uma balsa pra escapar da ilha (os cadáveres ficam inchados fazendo a balsa flutuar no mar).... Só q a bizarra embarcação acaba atraindo abutres  e tubarões (qdo os corpos começam a se decompor em pleno mar)!!!

Aparentemente o leitor se pergunta q diabos essa história de piratas tem a ver com o resto da série.... mas existe um paralelo sim, q só poderá ser compreendido depois do final: é aí q o leitor + atento perceberá uma ligação entre o náufrago e as motivações do verdadeiro vilão da série (q eu não vou revelar aqui pra não estragar a surpresa de quem ainda não leu, rs)!!!

As 8 capas acima.... são parte de uma retomada da série Watchmen com novas histórias (e novos escritores, é claro: já q Alan Moore repudia a idéia e tem criticado a DC de forma ferrenha desde q anunciaram essa retomada). A maioria dos fãs da série original (entre os quais eu me incluo), apóia as críticas de Moore, pois Watchmen era uma série fechada (com início, meio e fim) e esse novo material nada mais é do q um mero caça-níquel.

É claro q eu ainda não li (essas histórias novas não foram lançadas até o presente momento).... mas independente da qualidade q possam vir a ter (de repente até pode ser bom), a idéia em si é absolutamente desnecessária devido ao fato de q o original foi concebido até mesmo como uma crítica aos gibis intermináveis de super-heróis. E tudo é tão perfeitamente "amarrado" na trama, q fazer uma sequência (no caso um "prequel", já q essas novas hqs se passam antes) se torna algo no mínimo redundante.

Enfim.... assim q esse material estiver disponível, eu posto uma prévia aqui no "Submundo", podem apostar!!!

No Brasil.... "Watchmen" foi publicado na época em formato de mini-série (em 6 ed. com 2 histórias cada). Anos depois, a Abril relançou em 12 ed. (aproveitando todas as capas originais). Aí veio a editora Via Lettera e publicou em encadernados (só q com uma péssima impressão e acabamento gráfico: pág. borradas e fora de foco: uma bosta, resumindo). Por fim, a Panini lançou um encadernadão em formato luxuoso com a série completa (e excelente acabamento gráfico). Era uma paulada: + de 100 R$ (mas vale a pena, pois se existe um gibi q merece uma encadernação luxuosa, é esse)!!!

O Filme.... eu não podia encerrar esta matéria sem comentar o filme (de 2009). É uma super-produção do mesmo diretor de "300". Com quase 4 horas de duração, o filme é bastante fiel ao gibi em história, cenários, visual, e diálogos. Mas não agradou aos espectadores (foi um tremendo fracasso de bilheteria - até pela alta duração e censura 18 anos: fatores q costumam afastar o grande público).

Eu gostei do filme (especialmente pela trilha sonora), mas é claro q o gibi ainda é infinitamente melhor e + completo (os balões de pensamento de "Rorschach" narrando passo-a-passo a investigação q estava fazendo do assassinato do "Comediante" ficou de fora da linguagem cinematográfica - tem coisas q não se consegue adaptar tão fielmente de uma mídia pra outra). Mas quem ainda não viu, recomendo q assista e tire suas próprias conclusões (a sequência dos piratas foi feita em desenho animado pro filme)!!!

Até+

21 comentários:

  1. Oi, LEO! Estava justamente pensando se você tinha assistido ao filme quando li que você já escreveu sobre ele. Mas ele tem censura 18 anos e passa direto na FOX??? Sim. se for o mesmo filme, ele tem passado direto na FOX.

    Quanto à tal Balsa com cadáveres dos amigo,s achei muito sinistro e o resultado não podia mesmo ser outro.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  2. Ae, blz??

    bem, como eu só tenho o pacote + básico da Net, não sei o q anda passando nos canais.... mas será q não é na Warner q passa?? é q o filme é da Warner!!!

    seja como for, esse eu tenho em DVD (ganhei num amigo secreto ano retrasado)!!!

    vale a pena uma conferida, Fabiano...

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. ah, muito legal, Leo. Finalmente falou sobre um dos maiores gibis (senão o maior) de todos os tempos. Vale ressaltar que BEFORE WATCHMEN sairá com edições "saltadas" no mesmo estilo de Sete Soldados. Resta saber se vai prestar e se vai sair tudo em dia, visto que os autores contratados são atrasildos de marca maior. Enfim, valeu!

    ResponderExcluir
  4. "Resta saber se vai prestar e se vai sair tudo em dia, visto que os autores contratados são atrasildos de marca maior."


    pior do q atrasar... é o "Stragazinski" largar tudo pela metade ou sem final como costuma fazer!!!

    taí o "Esquadrão Supremo" e a fase dele no "Thor".... uma tá esperando a conclusão até hj (e sabemos q não virá) e a outra teve q ser concluída por outro escritor!!!

    e um "profissional" de merda desses ainda tem seu peso em ouro no mercado, rs...

    Abs!!

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto bastante de Watchmen mas confesso que li muito tarde(só quando lançou o filme)merece ser chamada de obra prima.
    Não sei vc mas preferi o final do filme ao dos quadrinhos. acho que no mundo proposto por Watchmen faz bem mais sentido

    ResponderExcluir
  6. Ah! e me recuso a comentar ou ao menos citar o nome desse senhor de nome impronunciável aí...

    ResponderExcluir
  7. Blz, LEO! Passou na FOX, sim, algumas vezes. Está passando em outros canais também. Eu já vi na programação do Universal Channel também há poucos dias.

    Se for o mesmo filme, passou na última terça-feira na FOX, antes de The Walking Dead. Espero não estar fazendo confusão.

    Já vi outros filmes da Warner no canal da FOX e da Universal Channel. Por que isso acontece? Vai saber...

    ResponderExcluir
  8. "Não sei vc mas preferi o final do filme ao dos quadrinhos."


    gostei dos 2, mas o do filme ficou + realista....

    digo, uma ameaça alienígena ou de outra dimensão poderia parecer mto "fantasiosa" no cinema (pro filme ficou melhor a solução q deram mesmo)!!!

    seja como for, sempre recomendo ambos: o gibi e o filme!!!

    PS: tbm não vou com a cara do tal "impronunciável" q eu citei acima... sei bem o tamanho do estrago q ele fez em gibis da Marvel principalmente, rs!!!

    ResponderExcluir
  9. "Espero não estar fazendo confusão."


    bem, na próxcima vez q passar então... tente assistir, pois tenho certeza q irá gostar!!!

    só não esqueça q é um filme qde quase 4 horas, rs...

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a matéria sobre Watchmen, não assisti o filme ou HQ. No sebo aqui perto tem essas duas edições da Panini em capa cartonada por um preço bem em conta, vale a pena comprar elas ou melhor encadernado? Estão as duas por 30 reais.

    ResponderExcluir
  11. "Estão as duas por 30 reais."


    olha, por esse preço (bem em conta)... acho q vale a pena pegar essas 2 mesmo!!!

    a versão capa-dura custa 110 reais... e mesmo com descontos na internet vai ser dicícil achar por menos de 80!!!

    de diferença entre as 2 versões.... é só o material extra mesmo (q nessa em 2 ed. não tem). Mas se vc não curte mto extras (entrevistas, etc) nem vale a pena pagar mais só porisso!!!

    qto ao acabamento... essa em 2 ed. usa o mesmo papel das mensais, enquanto o capa-dura usa o papel couché (o mesmo das Bibliotecas)!!!

    a história em si tá completa em ambas as versões....

    qq dúvida é só perguntar aí, blz??

    valeu!!!

    PS: se tu comprar essas 2 ed... recomendo q leia elas antes de assistir o filme (é melhor ler o gibi antes do filme)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  12. Fala, Leo. Beleza?

    Mais um post bacana.

    Sobre o filme, eu não gostei. Achei que o Snyder tava mais afim de tirar uma com a cara do Moore do que contar a história. A cena em que o Dreiberg e a Espectral fazem sexo poderia ser brilhante, mas colocar "Hallelujah" de fundo, beirou o rídiculo. Imagine a mesma cena com uma música a lá Vangelis pra ver como poderia ter ficado foda.
    Também não gostei do final. O original era mais condizente com o clima de Guerra Fria, que se passava na época da história.
    O fim escolhido pelo Snyder acabou descaracterizando o vilão da série, que passou a ser visto como cruel e mau-cárater.

    Quanto a malfadada Watchmen 2, sou radicalmente contra. Concordo com tudo que foi dito, a história é fechada e tudo que é relevante para a trama foi dito nos flashbacks e nos textos adicionais.
    Acredito que estes prequels foram criados apenas para, futuramente, serem aproveitados em novos filmes (já que ultimamente os estúdios estão investindo em prequels, vide Hannibal - a Origem do Mal, Planeta dos Macacos - a Origem e X-Men: Origens)

    Não sei se vai valer a pena, mas pelo time de artistas, dá vontade de comprar. É esperar pra ver...

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Valeu, Luiz!!!

    realmente, o filme divide opiniões... a 1º vez q eu assisti, eu detestei (pq vi comparando com o gibi, q é bem superior). Já a 2º vez, eu comecei a simpatizar mais com o filme, pq consegui vê-lo sem comparar tanto com a HQ (aí eu pude curtir mais tranquilo o visual e a trilha sonora - q tirando essa "Hallelujah" as demais ficaram bem condizentes com as sequências (como a q toca durante a cena de abertura com os flashbacks do passado)!!!

    Alguns atores tbm ficaram ótimos nos papéis... especialmente a Sally Júpiter (Carla Gugino) - virei fanzasso dela no filme, rs!!!

    e tbm sou contra as novas HQs... como eu disse na matéria, acho desnecessárias e bem caça-níqueis mesmo. Por mim, a obra original permaneceria única!!!

    só acho difícil fazerem um novo filme de watchmen... pois esse já foi um tremendo fracasso de bilheteria (custou caro demais pra warner e não rendeu o esperado). Assim, acho q vai ficar só nesses novos gibis mesmo!!!

    e a modinha dos prequels ainda vai longe.... já andam falando até num filme do nick fury nos anos 70, haha!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  14. Depois que li essa materia, dei uma procurada na sky para ver quando iria passar esse filme, para minha sorte no mesmo dia ia passar e eu assisti.

    O filme é muito bom, a sena do funeral e enterro do comediante com aquela trilha sonora da arrepio.

    Nao sei pq eu gostei muito do Rorschach.

    A unica coisa que achei estranha foi o Coruja, uma mistura de batman com super-homem.

    ResponderExcluir
  15. "Depois que li essa materia, dei uma procurada na sky para ver quando iria passar esse filme, para minha sorte no mesmo dia ia passar e eu assisti."


    Eu tbm gostei do filme... apesar de mtos fãs da HQ terem criticado o filme.

    Tbm sou fã da HQ, mas achei o filme igualmente muito bom... gostei do visual e da trilha sonora!!!

    Só q achei melhor ainda assistir a "Versão do Diretor" (directo's cut) q tem quase 4 horas de duração e inclui aquele desenho animado dos piratas no meio do filme (mto show)!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  16. Watchmen é umas das jóias dos quadrinhos e responsável por muita gente hoje em dia levar a sério este tipo de leitura, ela etá em um nível literário mesmo, roteiro e arte impecáveis! Recomendo além da edição definitiva da Panini o livro Bastidores de Watchmen escrito por Dave Gibbons, que conta de maneira leve e bem humorada a criação da HQ.
    Felipe RC

    ResponderExcluir
  17. "Recomendo além da edição definitiva da Panini o livro Bastidores de Watchmen escrito por Dave Gibbons"


    Esse livro é ótimo mesmo... eu tenho ele em scans, e pra quem curte a HQ é uma leitura e tanto (cheia de curiosidades e detalhes interessantes)!!

    ainda tô no aguado de maiores informações sobre "Before Watchmen" pela panini... assim q souber o formato e data da publicação, com certeza farei uam cobertura compelta aqui no blog!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  18. Eae Léo. Qual a melhor versão do filme pra ver ? Tem três versões, eu normalmente vou sempre na mais longa, mas o diretor disse que o director's cut é a melhor versão do filme e daí fiquei na dúvida. essa versão de 3h30m é desnecessariamente longa ou é tipo a versão REDUX de Apocalypse Now que é sensacional? Um grande abraço. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Olha, eu (particularmente) prefiro a versão mais longa por trazer o máximo de cenas adaptadas da HQ! Tem quem prefira a versão do diretor mesmo, mas sou mais a versão estendida (q tbm traz o conto do "cargueiro" incluso no filme)!

      Abs!

      Excluir
  19. E se vc tiver um link sobre esse livro citado acima: Bastidores de Watchmen me indica aí porque não achei aqui, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, agora complicou um pouco, pois andaram derrubando vários sites de scans e torrents q eu tinha entre meus favoritos e nos q eu tenho agora eu procurei o livro e não achei!

      Se vc quiser tentar em outros sites, o nome em inglês desse livro é: "Watching The Watchmen" (mas já te adianto q a procura será difícil e "pode ser" mais fácil achar no "DC++")!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...