18/02/2012

Motoqueiro Fantasma: O "Espírito da Vingança" (No Cinema e nas HQ's)!!!

Nesta matéria especial.... saiba tudo (q é preciso saber) sobre o "Motoqueiro Fantasma" - O "Espírito da Vingança":

Desde sua 1º versão no Velho Oeste (em gibis dos anos 50).... passando pela reformulação dos anos 70 na Marvel, as histórias publicadas no Brasil, e a estréia do 2º FILME do Motoqueiro nos cinemas!!!

Confira abaixo a cronologia, as fotos, as capas dos gibis clássicos.... e várias outras curiosidades sobre essa cria do capeta:
Depois de um decepcionante 1º filme..... o "Motoqueiro Fantasma" é reformulado no cinema e ganha uma nova sequência q promete corrigir as principais falhas do filme anterior (q era bem "Sessão da Tarde" e com um roteiro fraco q não soube desenvolver melhor os personagens). Agora, até o visual do motoqueiro mudou: adotando uma aparência + aterrorizante (com a caveira, a moto e as roupas calcinadas pelas chamas)!!!

Nicolas Cage volta ao papel de Johnny Blaze.... tentando encontrar uma cura pra maldição demoníaca q o transforma no Motoqueiro Fantasma (um espírito vingativo do inferno q precisa de um corpo humano como hospedeiro). Só q ele acaba recrutado por um culto q requisita sua ajuda pra enfrentar o próprio Diabo em pessoa!!!

O Demônio tentará encarnar no corpo do jovem Danny Ketch (q nos gibis dos anos 90 assumiu a identidade do motoqueiro no lugar de Blaze - q havia se livrado da maldição). E caberá ao motoqueiro impedir a possessão demoníaca pra salvar Danny. O Filme já tá em cartaz.... e desta vez promete!!!

Aproveitando o embalo do filme.... a Panini lança 2 ed. especiais nas bancas: o encadernado "Estrada pra Danação" e uma ed. da revista "Marvel + Aventura" (q custa apenas R$ 1,99)!!!

"Motoqueiro Fantasma: Estrada pra Danação", encaderna o arco em 6 partes publicado aqui na revista "Marvel MAX". Escrita por Garth Ennis (de "Preacher" e "Justiceiro"), a série mostra o motoqueiro fugindo do inferno e se envolvendo numa guerra entre anjos e demônios. Com ação incessante, vilões pra lá de bizarros, e uma perseguição extremamente violenta (a série é do selo "MAX" - pra maiores) pelas estradas dos EUA, esta é disparada a melhor saga do motoqueiro produzida nos últimos anos e q chega às bancas agora no embalo do novo filme q estréia este mês!!! Altamente recomendado (é uma saga fechada com início, meio e fim)!!!

Já a história de 1,99..... é perfeita pra novos leitores por ser completa, baratinha, e q traz um rápido panorama sobre o personagem e seu passado (narrado em breves flashbacks)!!! Acima vc confere as capas dessas 2 ed. da Panini, além de uma bela capa interna de "Estrada pra Perdição", e uma mini-série q ficou inédita no Brasil do selo "Marvel Knights" (produzida há 10 anos atrás)!!! 


No Brasil.... o Motoqueiro já foi publicado por várias editoras. Teve uma breve série mensal pela Bloch e histórias soltas onde interagia com outros heróis pela RGE... até fazer sua estréia na Abril no nº 6 de "Heróis da TV" (capa acima).

Essa ed. de HTV trazia "A Origem do Motoqueiro Fantasma".... e nela, foi mostrado o pacto q Johnny Blaze fez com o demônio "Mefisto" pra ajudar a salvar a vida de seu pai adotivo (q mesmo tendo seu câncer curado pelo ser satânico, acabou morrendo em seguida num acidente). Decepcionado e se sentindo traído pelo demônio, Blaze foi obrigado a carregar a maldição do "Espírito da Vingança": uma entidade demoníaca q incorporava nele à noite pra fazer justiça (levando algumas almas de pecadores pro inferno)!!!

Fazendo bastante sucesso entre os leitores.... o Motoqueiro era regularmente publicado no mix da revista HTV (além de ter uma história ou outra saindo tbm em outras revistas de linha - tipo "Cap. América"). Ele tbm integrou a equipe chmada: "Os Campeões" (junto com Hércules, Viúva Negra, Anjo, e Homem de Gelo). Nos anos 90, foi reformulado totalmente: tendo o protagonista Johnny Blaze substituído pelo adolescente Danny Ketch.... essa fase (q eu particularmente não gosto) foi publicada aqui na revista "Marvel Force" (da Globo) e tbm em "Superaventuras Marvel" (a partir do nº 127)... até ser transferida pro mix do gibi do "Hulk" (numa bagunçada salada editorial)!!!

Curiosidade.... o Motoqueiro q conhecemos (pilotando uma moto e com a caveira flamejante) foi criado em 1972. Porém, foi "inspirado" (entre aspas) num antigo personagem dos anos 50 de mesmo nome: "Ghost Rider" (só q este era um cowboy do Velho Oeste q se vestia todo de branco). O termo "Rider" serve tanto pra "Motoqueiro" qto pra "Cavaleiro", e é claro q a versão do Velho Oeste andava à cavalo (ao invés de moto - veja a capa acima).

Esse "Cavaleiro Fantasma" como é chamado atualmente no Brasil.... foi re-integrado à cronologia Marvel,  e participa de vez em qdo de histórias q se passam no oeste selvagem. Apareceu na série dos "Vingadores da Costa Oeste" (de J. Byrne) onde foi acusado de ter abusado sexualmente da heroína "Hárpia" (esposa do "Gavião Arqueiro" na época) numa trama onde ela voltava ao passado. Recentemente teve um arco de histórias publicado na revista "Marvel MAX" (escrito pelo Garth Ennis - o mesmo autor de "Estrada pra Danação"): q contava sua origem no velho oeste.... ele seria (na versão MAX) um ex-escravo morto por racistas após ter sua liberdade garantida pelas leis abolicionistas da época.... é claro q ele voltou do inferno em busca de vingança (numa excelente trama de western misturando elementos de terror e suspense)!!!

Assim.... ficam aí as dicas dos 2 gibis q a Panini lançou nas bancas (e q valem mto a pena), além do 2º filme q tá em cartaz (e q eu torço pra seja realmente mto fóda - pois o personagem merece um filmaço q finalmente faça jus às ótimas histórias q teve em quadrinhos)!!!

Até+

PS: O "Cavaleiro Fantasma" tbm apareceu no 1º filme (só q nele era um coveiro q ajudava o herói e cavalgava um cavalo do inferno)....

PS: Numa das capas acima, aparece um vilão cuja cabeça é um globo ocular.... esse é o "Olho do Mal" (e na verdade é só um capacete q ele usa em formato de olho, rs)!!!

12 comentários:

  1. Oi, BLZ? Eu me interessei pelo Motoqueiro Fantasma desde que anunciaram o primeiro filme e nem sabia que ele fazia parte do time da Marvel. Mas, quando vi o filme, achei uma coisa tão surreal que doeu a mente assimilar tanta bobagem mal feita. Fiquei na minha.
    Agora que eu vi o anúncio do segundo e que você está falando que a produção do filme está melhor, de repente pode me encorajar a olhar de novo para esse personagem.
    Sua matéria é bem explicativa e pacientemente elaborada. Deve estar levando um trabalhão.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  2. Ae, Fabiano... blz??

    finalmente terminei de escrever o texto (levei a manhã toda catando as imagens e pesquisando as datas certas, rs)!!!

    mas dá uma lida nesse último parágrafo... q explica melhor o lance do "Cavaleiro Fantasma" do velho oeste (esse apareceu no 1º filme e foi criado nos anos 50 pros gibis)!!!

    olha, de todas as críticas q li sobre o 2º filme... todo mundo garante q tá beeeeeeeeeeem melhor q o 1º (q eu achei uma bosta tbm)!!!

    parece q finalmente esses executivos cagados da Fox entenderam q o motoca não é um personagem pra "Sessão da Tarde", coisa q esses putos engravatados precisaram de um fracasso de público e crítica pra entenderem o ÓBVIO!!!

    mas agora corrigiram o erro... e dizem q fizeram um filme mto fóda. Tô louco pra ver, mas devo esperar em DVD (pois não vou mais à cinema)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. "Esse "Cavaleiro Fantasma" como é chamado atualmente no Brasil.... foi re-integrado à cronologia Marvel, e participa de vez em qdo de histórias q se passam no oeste selvagem. Apareceu na série dos "Vingadores da Costa Oeste" (de J. Byrne) onde foi acusado de ter abusado sexualmente da heroína "Hárpia" (esposa do "Gavião Arqueiro" na época) numa trama onde ela voltava ao passado."

    Ah, ah, ah, ah... estou conhecendo esse universo de heróis e personagens amaldiçoados agora, mas eu "chapo" toda vez que me deparo com essas "curiosidades humanas nada corretas". É um pegando pegando o outro que já esteve com um outro...
    Estranho que os personagens da DC tem os podrinhos um pouco mais escondidos. rsrsrsrs....

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  4. Ótima matéria Leo. eu ia fazer algo parecido mas o Motoqueiro nunca foi um personagem que eu acompanhei nos quadrinhos então não teria muito o que falar. Amanhã, quando fizer o post sobre o novo filme (Sim!Claro que vou assistir) vou linkar seu post.
    Sobre o 1º filme do Motoca, não acho ele essa droga tão grande que todo mundo diz. Claro que não se compara aos quadrinhos mas é uma aventura descompromissada(fraquinha, mas ainda assim assistível)

    ResponderExcluir
  5. "É um pegando pegando o outro que já esteve com um outro..."


    Bah, essa lance do "Cavaleiro Fantasma" deu o q falar nesses gibis dos vingadores.... ele foi bem mau-caráter mesmo e a Hárpia tava meio sob efeito de uma droga (feitiço indígena ou algo assim) na hora q ele resolveu tirar uma casquinha dela!!!

    ela o acusou de estupro... e ele se defendeu dizendo q ela consentiu (só q tava drogada)!!

    qdo ela voltou pra época atual (numa viagem no tempo), contou pro marido q tinha transado com o cavaleiro... e o "Gavião Arqueiro" (q estará no novo filme dos vingadores) achou q foi simplesmente chifrado pela esposa!!!

    aí ela armou o maior barraco acusando ele de machismo (por achar q abuso agora era traição)....

    esse debate do casal foi longe.... nem sei como terminou, pq qdo o encadenrado (isso rolou em "Maiores Clássicos dos Vingadores vol. 2" da panini) chegou ao fim, os 2 ainda tavam brigados!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  6. "Amanhã, quando fizer o post sobre o novo filme (Sim!Claro que vou assistir) vou linkar seu post."


    Valeu, Mac!!!

    só quero ver o q vc vai achar do filme.... espero q seja realmente bom!!!

    as tuas dicas tem sido ótimas... adorei o seriado "Dead Set" (o Big Brother com zumbis) e o "Assassino do Alfabeto" (q assisti no canal space há 2 semanas)!!!

    e tbm comprei aquele livro q vc me recomnedou da Aghata: "O caso os 10 Negrinhos" (q saiu em pocket pela Globo de Bolso) - mas ainda não li!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. "...esse debate do casal foi longe.... nem sei como terminou, pq qdo o encadenrado (isso rolou em "Maiores Clássicos dos Vingadores vol. 2" da panini) chegou ao fim, os 2 ainda tavam brigados!!!"

    Ainda bem que não teve um Pedro Bial pra interferir nessa história toda com um novo paredão.

    uhuahauaauauhauhauha...

    ResponderExcluir
  8. Fala Leo!

    Passei na banca e vi a edição especial do Motoqueiro Fantasma, acho que a Marvel +Aventura com ele chega logo por aqui.
    Assim, tu viu o rolo que tá correndo com o criador do Motoqueiro Fantasma e a Marvel?

    Dá uma olhada aqui:
    http://www.multiversodc.com/v2/2012/02/caso-motoqueiro-fantasma-pode-destruir-a-industria-como-a-conhecemos/

    E aqui:
    http://www.steveniles.com/gary.html

    Foda o negócio.
    No mais, ótimo post Leo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. ''Apareceu na série dos "Vingadores da Costa Oeste" (de J. Byrne) onde foi acusado de ter abusado sexualmente da heroína "Hárpia" (esposa do "Gavião Arqueiro" na época)''

    Porra Léo,o Byrne deu uma chupada descarada em Watchmen.Suas matérias são muito legais,comprei a Marvel + Aventura,lembro de uma estória do Motoca enfrentando um lobisomem,nem lembro a edição,mas sei q gostei muito,quanto ao livro de Agatha,vc ficara mais agradecido ao cara q te indicou depois de ler,é muito bom,a mulher é genial,ela leva dez pessoas pra uma ilha,mata todas elas,uma delas é a assassina e isso não é um spoiler por q não é o assassino q morre por ultimo,ela fecha o livro e nas ultimas cinco páginas ela te explica como brincou com sua mente,o filme chamado ''Identidade'' com Ray Liotta é livremente baseado no livro.

    ResponderExcluir
  10. "Assim, tu viu o rolo que tá correndo com o criador do Motoqueiro Fantasma e a Marvel? "


    Caramba, Fool... realmente a coisa tá bem + feia do q eu imaginava!!!

    a Marvel não devia ter processado o artista, pois ao fazer isso: tá levando de graça uma puta propaganda negativa por parte dos leitores!!!

    valeu pelos links, vou acompanhar de perto as repercussões dessa batalha judicial.... pois a chapa promete esquentar mesmo (daqui a pouco aparece o Alan Moore se manifestando contra a Marvel tbm, hehe)!!!

    brigadão mesmo!!!

    ResponderExcluir
  11. "Porra Léo,o Byrne deu uma chupada descarada em Watchmen."


    pois é, AnAteus...

    existem fortes "influências" de Watchmen na fase dos Vingadores do Byrne!!!

    algumas q podem ser notadas:

    a "Feiticeira Escarlate" ganhou + destaque e sua personalidade forte (e independência) lembram mto a MESMA mudança pela qual passou a "Espectral" de Watchmen (depois q se separou do marido).

    aliás, falando nisso... o "Visão" (marido da Feiticeira) tbm ganhou um aspecto visual bem semelhante ao do "Dr. Manhattan" (marido da Espectral): o Visão do Byrne era todo branco (da mesma forma q o Dr. é todo azul) e ele ficou com sentimentos mais "frios" com relação ao q era antes (mto + próximo do Dr. de watchmen)!!!

    e a inclusão do "Agente Americano" na equipe dos vingadores, hein?? Sentiste a semelhança dele com o "Comediante"???

    pois é.... pelo visto o Byrne era fanzasso de watchmen mesmo, rs!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  12. "quanto ao livro de Agatha,vc ficara mais agradecido ao cara q te indicou depois de ler,é muito bom,"


    imagino q seja sim... pois eu lembro vagamente do filme "O Caso dos 10 Negrinhos" qdo o vi há décadas atrás (o Vincent Price era o vilão).

    E minha memória (mesmo fraca após tantos anos) indica q era um bom filme mesmo... e pra um filme ser bom, o livro deve ser melhor ainda, rs!!!

    esse livro eu comprei agora com o título "E Não Sobrou Nenhum" (mas eles avisam na capa q é a mesma obra de antes só q com outro nome)!!!

    ah, pra quem tbm se interessar.... eu comprei por 17 pila na saraiva (eu adoro esses pockets pq sempre custam baratinho)!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...