29/02/2012

ATARI: Capas Clássicas de Vídeo-Games (Parte 2).....

Mais uma fornada de capas clássicas do ATARI: tanto dos modelos 2600, 5200, e 7800.... pois o q vale aqui é a arte das capas desenvolvidas pra esses verdadeiros clássicos!!!

"Moon Patrol", "Pole Position", "Atlantis", "Galaxian", "Phoenix", "Spider-Man" (Homem-Aranha),  "River Raid 2", "Super Breakout", "Q'Bert", e "Xevious" (ou "Colúmbia").....

Confira abaixo as capas pra matar a saudade (ao menos pra quem viveu nessa época, rs):
"Moon Patrol".... já era um velho conhecido meu dos fliperamas, e até hj é um dos jogos q maior atenção exige do jogador. Em linha reta, comandamos um veículo lunar com perigos por todos os lados: além do terreno cheio de crateras (as quais temos q pular), é preciso atirar em rochedos q bloqueiam o caminho, naves espaciais q atacam por cima, minas terrestres, e ataques traiçoeiros de mísseis q vem por trás. É claro q a versão do ATARI era bem pobrinha em relação à do fliper, pois a baixa capacidade gráfica não permitia nem os cenários de fundo (q no fliperama contava com as ruínas de uma civilização perdida na Lua)!!! Ainda assim, era um tremendo desafio de qq forma....

Outros jogos de tiro q eu achava interessantes eram: "Phoenix", "Galaxian", "Atlantis", e "River Raid 2".... sendo q os 2 primeiros seguiam o estilo de "Space Invaders" (com algumas melhorias, é claro) e "Atlantis" se diferenciava do tipo pq o jogador controlava apenas 2 canhões nos cantos extremos da tela atirando contra naves q atacavam a lendária cidade de Atlântida. Já "River Raid 2" trazia poucas diferenças pro 1º.... mas pra quem era viciado nesse clássico, uma sequência caça-níquel era bem-vinda ao menos por trazer leves mudanças no trajeto do rio, rs!!!

"Pole Position"..... era o + popular jogo de corrida do ATARI (e um grande sucesso nos fliperamas). Junto com "Enduro", era meio q obrigatório pra quem curtia o gênero. Esse eu achava mais legal no fliperama, pois na época era simplesmente o máximo entrar na cabine e pilotar um carro usando um volante de verdade: acreditem, era uma puta inovação e a gente se sentia no "futuro" diante de tanta tecnologia à nossa frente, hahaha!!!

"Spider-Man"..... esse jogo era uma merda (xarope e de péssima jogabilidade), mas o "Homem-Aranha" esbanjava popularidade na época devido ao sucesso do desenho animado (aquele dos anos 60 mas q ainda bombava na TV) e dos gibis - q passavam pela sua melhor fase em todos os tempos. Assim, era justificável q a empresa tentasse faturar em cima de qq jeito (mesmo com um jogo elaborado nas coxas). E o servicinho de tradução porco feito no Brasil tbm não ajudava em nada: na contra-capa do cartucho o vilão "Duende Verde" era erroneamente chamado de "Diabo Verde", rs!!!

"Q'Bert" era um jogo bizarro.... mas fez um relativo sucesso devido à falsa sensação de 3-D q passava. A capa acima já descreve como era o jogo (pular nos quadrados evitando-se os obstáculos). Eu gostava mais do "Super Breakout", q mesmo sendo graficamente um dos jogos + simples do ATARI, tinha uma jogabilidade viciante. Num sistema com poucos recursos, a jogabilidade era + importante e valiosa do q gráficos bonitinhos ou inovadores!!!

"Xevious"..... mais conhecido pela máquina de fliperama rebatizada aqui de: "Colúmbia". É até hj um dos meus favoritos de nave, devido à excelente jogabilidade e gráficos com efeitos metalizados (na época era um dos raros jogos onde as naves eram metalizadas, sendo q o comum eram naves com cores primárias). Fez um tremendo sucesso tbm devido ao ônibus espacial "Colúmbia" - q na época fazia o povão sonhar com viagens espaciais: a gente achava q em poucos anos estaríamos passeando pelas estrelas - hahaha (q tempos ingênuos)!!!

Até+

18 comentários:

  1. Olá, blz? Eu já joguei todos esses jogos. Os que mais gostei foram todos esses de espaço que você citou, mais River Raid 2 e também gostei muito do Homem-Aranha.

    Muitos joguinhos despretensiosos do Atari eu gostava bastante. Um exemplo são os jogos Frostbite e Os Smurfs.

    Legal sua matéria e a sinceridade. É bem por aí.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom legal ver essas capas que mostravam como a criançada precisava ter imaginação pra curtir esses joguinhos...hoje reclamam quando os jogos não são perfeitos...

    Sobre o jogo do Aranha, não vou falar nada..........Hoje,mas passa pelo Clarim Semana que vem XD

    ResponderExcluir
  3. "Um exemplo são os jogos Frostbite e Os Smurfs."


    pior q eu tinha esses 2 tbm...

    frostbite era bacana: tinha q pular uns icebergs e desviar de uns patos e focas, né??

    na verdade era mto "inspirado" no Frogger... mas era divertido assim mesmo (ah, a capa desse jogo é tão ruim, q futuramente vai figuar numa matéria sobre as piores capas de games de todos os tempos - fiz uma seleção fóda das piores, hehe)!!!

    e os smurfs eu achava uma bosta... mas ganhei de presente pq uma tia minha achou os gráficos bonitinhos (é fóda, rs - mas a cavalo dado não se olham os dentes)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  4. "Sobre o jogo do Aranha, não vou falar nada..........Hoje,mas passa pelo Clarim Semana que vem XD"


    o Aranha tem história pra ser contada em games, né???

    começando por essa bomba do Atari... até aquela versão esquisitona do fliperama (onde ele era todo mangolão e meio corcunda até)!!!

    esse jogo do fliper era bizarro... fácil demais, e era possível virar ele com apenas 1 ficha (deve ser porissoq nunca lançaram numa versão caseira - esse jogo foi um equívoco)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Leo, ainda Jogo Atari aqui em casa, se bem que o meu é um "clone" Memory Game que contém 128 jogos na memória. Também gosto de jogar por emuladores na internet e é possível matar a saudade de todos estes jogos. Cada época tem seu charme, mas, pra mim que sou quarentão Atari é o melhor. Space Invaders e H.E.R.O. sempre foram meus favoritos mas muitos outros são demais também. Ótima postagem. Abs. Paulo.

    ResponderExcluir
  6. "frostbite era bacana: tinha q pular uns icebergs e desviar de uns patos e focas, né??"

    Esse mesmo! Joguei muuuito ele e achava o máximo ir formando aquela iglu lá em cima!

    Eu vi numa loja daqui o console Master System Blue em oferta por R$ 180,00 e já vinha com 132 jogos. Só não comprei porque não tive como ir lá e a oferta era de um dia só. Também confesso que fiquei meio com receio, pois, uma vez, comprei um tal game da Dynacom que era ao mesmo estilo desse novo Master e disse que vinha com mais de cem jogos incluindo muitos clássicos e tal., mas, na verdade, só tinha uma meia dúzia de jogos realmente conhecidos e o resto era muito ruim e muito chato. Achei que esse esquema do Master fosse igual, por isso não tive uma força maior de vontade em ir até lá.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  7. "Memory Game que contém 128 jogos na memória."


    já ouvi falar desse, Paulo... mas nunca vi esse console pra vender (é interessante a idéia de algo assim q já venha com vários jogos)!!!

    o emulador de ATARI q eu uso no PS2 tem vérios jogos tbm...

    dia desses eu tava jogando justamente o HERO... nem me lembrava o qto era difícil controlar o boneco sem deixar ele bater nas paredes do cenário (qq coisinha ele morria, rs)!!!

    já peguei a capinha do HERO pra próxima postagem....

    Valeu, Paulo!!!

    ResponderExcluir
  8. "Eu vi numa loja daqui o console Master System Blue em oferta por R$ 180,00 e já vinha com 132 jogos. "


    Fabiano,

    sendo bem sincero: eu achei caro esse aí!!!

    pois pensa bem: um PS2 custa na faixa de 250 (isso se não for menos hj em dia).... e os jogos de PS2 se consegue de graça (é só baixar e gravar em DVD)!!!

    esse emulador de ATARI q eu falei, por exemplo: já vem com uns 500 jogos num único disco... sem falar todos os outros emuladores q vc pode conseguir por apenas um pouco mais de $$$ de diferença entre esse Master e um PS2!!!

    botando esses 2 na balança.... é de se pensar, né??

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Hummm... não sabia que já era possível baixar um PS2 da rede prum CD. E pega normal no console ou tem que baixar emulador separado?

    O problema desses games de hoje em dia, incluindo o PS2 é que tem que comprar um tal de Memory Card para salvar o que você já jogou senão você fica horas e horas em um jogo mais moderno e, quando sai, perde-se tudo o que foi feito. Como o PS2 já saiu de linha, não é todo lugar que vende esse memory card aqui.

    Você pode me falar um pouco mais sobre isso??? Até mais!!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  10. Fabiano,

    Uma das minhas comunidades do orkut é do PS2... ali o pessoal posta os links pra baixar alguns jogos (o formato é ISO aí é só extrair o arquivo e gravar em DVD)!!!

    rodam perfeitamente...

    o memory card é só pra jogos novos, eu até tenho um, mas raramente uso já q costumo jogar só as velharias mesmo!!!

    aqui no sul ainda se acha fácil o PS2 e todos os seus acessórios em lojas específicas de vídeo-games (q foi onde comprei o meu) e em galerias daquelas q vendem produtos importados made in china, rs!!!

    eu basicamente só gastei com o console e o memory mesmo... pois os jogos eu baixo e gravo!!!

    vale a pena!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  11. Vou procurar essa comunidade.
    Uma dúvida: o PS3, Wii ou X BOX tb não suportam essas coisas???

    ResponderExcluir
  12. "Uma dúvida: o PS3, Wii ou X BOX tb não suportam essas coisas??? "


    eu não manjo mto desses consoles + modernos... mas q eu saiba, o PS3 não tem como gravar jogo baixado!!!

    o XBox parece q tem como fazer sim... pelo menos um camarada meu usa esse e usa até um HD externo pras centenas de jogos q ele tem!!!

    mas a vantagem do PS2 (e o motivo principal q me fez comprá-lo) é o preço: na época q eu comprei custava 300 reais... sendo q o Xbox era mais q o dobro disso!!! (não sei como estão os preços hj em dia, só sei q o PS2 baixou ainda mais e tá na faixa dos 250 no máximo)!!!

    qto à comunidade do PS2... eu tenho só 10 comunidades no orkut, e essa é a única de PS2 q eu tenho!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. Post muito bom, Leo.

    Como diz o "velho deitado": recordar é viver!!
    O Atari fez parte da minha infância (apesar de que o meu pai ficava mais tempo jogando River Raid do que eu!!)
    é sem dúvida um clássico. Até o joguinho tosco do Aranha, eu jogava (embora o do Superman fosse bem melhor, rsrs).

    Leo, já que você curte capas, dá uma olhada neste site aqui:

    http://www.comic-covers.com/

    Abs.

    ResponderExcluir
  14. "Como diz o "velho deitado": recordar é viver!!"


    nem me fale, Luiz...

    eu tive q passar 2 dias sem atualizar o blog pq fiquei com a vista prejudicada depois de uma madrugada inteira revendo essas capas de atari, rs!!!

    a próxima materia sobre o atari... trará o famoso joguinho do "X-man" (o 1º jogo erótico pra um console caseiro)!!!

    e esse do "superman" q vc mencionou... bem, esse vai estrear uma nova coluna aqui no "Submundo" (sobre as PIORES capas de jogos)... hahaha, sabia q a capa original desse jogo apresentava um desenho q em nada lembrava o "superman"?? pois é, graças a isso, é considera uma das piores capas da história, rs!!! (e será postada aqui nessa nova série de matérias - q vai ao ar após essa 3º do atari)!!!

    e brigadão mesmo por esse link... logo de cara já vi q passarei outra madrugada em claro recordando e salvando os clássicos do passado, rs!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  15. "e brigadão mesmo por esse link... logo de cara já vi q passarei outra madrugada em claro recordando e salvando os clássicos do passado, rs!!"

    Tranquilo, Leo.

    Descobri este site por acaso, quando estava procurando capas da EC comics pra um projeto da faculdade.
    Já até selecionei algumas para pendurar na parede(entre elas a de Crime Suspenstories 22, que foi alvo do maluco Fredrich Wertham em seu livro a Sedução dos Inocentes).

    Ainda tem umas tosqueiras, como uma tal de "Gay Comics" (nome sugestivo, rsrs)

    Abs.

    ResponderExcluir
  16. As capas da EC eram ótimas mesmo....

    algumas eram exageradamente doentias e insanas... e devem ter tirado o sono dos malucos q nem esse Wertham, rs!!!

    lembro de uma onde mostrava uma serra elétrica cortando um rosto de forma explícita (numa q foi considerada uma das 10 capas + violentas de todos so tempos segundo uma antiga ed. da Wizard americana)!!!

    não lembro de q revista era essa capa... mas a imagem era perturbadora (tinha outras da EC nesse top 10 tbm)!!

    se for um artigo q vc tá escrevendo... manda o link aí depois q tiver pronto, blz??

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  17. Não sabia desse River Raid 2, caramba, pra mim é o melhor jogo do Atari, quanto à logo do jogo Galaxian parece que foi feita pelo artista Roger Dean (ele fazia as capas de uma banda de Prog chamada Yes),lembra muito, cara não tive o Atari original mas um clone da CCE, os anos 80 foram minha infância também!
    Felipe RC

    ResponderExcluir
  18. "Não sabia desse River Raid 2, caramba, pra mim é o melhor jogo do Atari,"


    Pra mim tbm, Felipe... é impressionante como a jogabilidade desse game continua viciante mesmo hj em dia (de vez em qdo eu jogo ele no meu emulador de atari do PS2)!!!

    esse River 2 consegue ser ainda mais difícil q o 1º... são mais obstáculos, inimigos e o rio ficou mais sinuoso (tem uns trechos tão estreitos q são praticamente o tamanho exato do avião, e se bater na parede já era, rs)!!!

    e obrigado pela informação sobre o artista da capa do galaxian... vou pesquisar melhor pra ver se acho mais imagens dele, já q curto mto esse estilo d earte (q tbm me lembra algumas capas da revista "Heavy Metal")!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...