21/02/2012

O "Planeta dos Macacos": Os Filmes, A Origem, os Quadrinhos.....

O "Planeta dos Macacos".... além de ser um clássico da ficção científica, é tbm uma das franquias + rentáveis da história do cinema, da literatura, e tbm dos quadrinhos!!!

Recentemente assisti "A Origem" (o filme do ano passado q relata como tudo começou).... mas achei melhor relembrar a série toda nesta matéria: desde o 1º filme (de 1968), suas várias sequências, o seriado da TV, o desenho animado, os livros, os gibis.... até chegar à "Origem"!!!

Confira abaixo essa retrospectiva - repleta de imagens e cartazes raros - de uma série q atravessou gerações (e ainda vai longe pelo visto).....    
Assisti faz poucos dias (em DVD) ao último filme da série: "A Origem"..... e achei sensacional. Mto acima das minhas expectativas, já q depois daquela xaropada q foi o remake de Tim Burton (feito há alguns anos atrás) eu confesso q tava bem desanimado com essa nova tentativa. Mas pra minha grata surpresa, "A Origem" acabou sendo uma obra-prima moderna da FC (mantendo o mesmo nível do clássico de 1968)!!!

Com um roteiro bem construído.... o filme amarra perfeitamente as bases de sustentação dos filmes clássicos (foram 5 filmes produzidos entre o final dos anos 60 e início dos 70) ao contar a história de César - o 1º macaco a liderar a rebelião contra a humanidade (e q era reverenciado pelos demais macacos como um grande líder nos filmes antigos da série). Agora é mostrado como ele adquiriu uma inteligência acima da média e como surgiu sua revolta pela raça humana (q usava um grupo de macacos pra experiências genéticas em laboratório).

Em uma das cenas, por exemplo, aparece num noticiário de TV um foguete rumando pra Marte (no q seria a 1º viagem tripulada ao planeta) e dias depois uma manchete de jornal anunciando q os astronautas estavam "Perdidos no Espaço" - Isso é uma referência aos personagens do 1º filme q acabam indo parar no futuro.  Além disso, todas as explicações são dadas ao espectador de como os macacos ficaram inteligentes e o principal: como a humanidade se auto-destruiu!!! Tudo isso é explicado na "Origem", q depois de assistido dá uma tremenda vontade de rever todos os clássicos de novo.... NOTA 10!!!

Em "O Planeta dos Macacos" (de 1968).... um grupo de astronautas cai num planeta aparentemente desconhecido dominado por macacos inteligentes e onde os humanos são escravos. O personagem principal (Charlton Heston) consegue escapar do cativeiro pra descobrir no final q não estava em outro planeta, mas sim na própria Terra séculos no futuro (ele tinha viajado no tempo sem saber). Curiosidade: A capa do DVD (na imagem q abre esta matéria) já dá um puta SPOLIER do final do filme, rs!!!

Na sequência: "De Volta ao Planeta dos Macacos" (1970).... q era uma alegoria sobre a Guerra do Vietnã (e um manifesto contra a mesma), é mostrado q os macacos nesse futuro apocalíptico tem em seu poder uma antiga bomba atômica criada pelo homem - q é claro, acaba sendo detonada no final do filme e explodindo tudo e todos!!!

Já no 3º filme da série: "Fuga do Planeta dos Macacos" (1971).... um foguete cai na Terra no nosso presente, e dele saem 3 macacos sobreviventes ao holocausto nuclear do filme anterior. A Dr. Zira e seu marido são 2 desses sobreviventes q agora viram celebridade na mídia - pelo menos até o governo passar a considerá-los uma ameaça e decidir se livrar deles!!! Um dos melhores filmes de toda a série!!!

A "Conquista do Planeta dos Macacos" (1972) agora mostra o filho (César) do casal de macacos (do filme anterior) liderando a rebelião q será o estopim pro fim da humanidade!!! Pra finalizar a fase clássica de produções pro cinema: "A Batalha no Planeta dos Macacos" (1973) é o 5º e mais fraco filme da série, com um roteiro praticamente nulo (mas com bastante ação), acabou sendo apenas um mero caça-níquel pra faturar em cima da febre q foi essa série na época!!!

O sucesso dos filmes no cinema.... alavancou uma porrada de outros produtos derivados: nos anos 70 mesmo foi produzido um seriado pra TV (de curta duração), um desenho animado (q eu achava mto legal na época), e um monte de gibis publicados aqui pela Bloch (em 17 ed.)!!!

Os gibis da Bloch traziam as adaptações dos 5 filmes da série (espalhadas por várias ed.).... além de histórias complementares mostrando eventos q no cinema foram apenas brevemente mencionados!!!

É importante lembrar tbm q o 1º filme foi adaptado a partir de uma obra literária. O livro (de Pierre Boulle - veja a capa acima) foi publicado em 1963, e apresenta inúmeras diferenças com relação ao filme. Entre elas, o fato de a sociedade futurista dos macacos ser mto mais avançada cientificamente do q a q vimos nos filmes (lembrando tbm q o 1º filme foi feito quase 10 anos antes de "Star Wars" e q os efeitos especiais da época não eram tão avançados pra permitirem mtas extravagâncias nas telas)!!!

No livro, um grupo de astronautas franceses viaja até a constelação de Órion.... onde encontram um planeta semelhante à Terra dominado por macacos evoluídos q usam os humanos como cobaias em experiências científicas.

O final do livro é diferente do filme, porém é bem menos impactante do q a versão cinematográfica (sim, algumas coisas no filme ficaram melhores q no livro - especialmente o final)!!!

Outro livro interessante é "Qdo os Macacos Dominavam a Terra" (esse eu li emprestado há uns 10 anos atrás).... publicado aqui pela extinta Ópera Graphica, a obra traz inúmeras curiosidades sobre a série, os aspectos de crítica social embutidos nos filmes, fotos de bastidores, entrevistas com atores, guias de episódios, e mto mais (vale uma lida pra quem curte a série, só q é dificílimo de se achar hj em dia)!!!

Até+

16 comentários:

  1. "Assisti faz poucos dias (em DVD) ao último filme da série: "A Origem"..... e achei sensacional. Mto acima das minhas expectativas, já q depois daquela xaropada q foi o remake de Tim Burton..."

    Eu gostei desse filme do Tim Burton. Aliás, sou fã do Tim Burton.

    ResponderExcluir
  2. "Na sequência: "De Volta ao Planeta dos Macacos" (1970).... q era uma alegoria sobre a Guerra do Vietnã (e um manifesto contra a mesma), é mostrado q os macacos nesse futuro apocalíptico tem em seu poder uma antiga bomba atômica criada pelo homem - q é claro, acaba sendo detonada no final do filme e explodindo tudo e todos!!!"

    Ou seja, tiveram tanto poder quanto o homem, tanta tirania quanto o homem e um fim teoricamente igual ao que alguns ainda afirmam ser o do homem.

    ResponderExcluir
  3. Já no 3º filme da série: "Fuga do "Planeta dos Macacos" (1971).... um foguete cai na Terra no nosso presente, e dele saem 3 macacos sobreviventes ao holocausto nuclear do filme anterior. A Dr. Zira e seu marido são 2 desses sobreviventes q agora viram celebridade na mídia - pelo menos até o governo passar a considerá-los uma ameaça e decidir se livrar deles!!! Um dos melhores filmes de toda a série!!!"

    Deve ser mesmo. Mas pode ser ainda melhor se for visto junto com os dois anteriores. Trilogia interessante essa.

    ResponderExcluir
  4. "A "Conquista do Planeta dos Macacos" (1972) é o 4º filme.... q agora mostra o filho (César) do casal de macacos (assassinados no final do 3º)"

    Ah, ah, ah, ah, ah!
    Obrigado por contar o final!!!

    ResponderExcluir
  5. "A Batalha no Planeta dos Macacos" (1973) é o 5º e mais fraco filme da série, com um roteiro praticamente nulo (mas com bastante ação), acabou sendo apenas um mero caça-níquel pra faturar em cima da febre q foi essa série na época!!!"

    Na falta de argumento convincente, basta por muita ação e tensão. Enfim, toda série de megaproduções clássicas passa por isso. É normal e não tira em nada o brilho da franquia, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia os gibis e desenhos. Sabia da série porque eu me lembro do SBT já ter passado uma vez. Acho que era essa série pra TV. Eu assistia, gostava, mas infelizmente tenho vagas lembranças. Deviam passar de novo, essa molecada jovem de hoje em dia ia gostar e também teria um grande filão dos "tios" como nós.

    Parabéns pela matéria! Você tem caprichado cada vez mais com suas postagens aqui no seu blog. Isso mostra que gosta está curtindo o que faz.

    Quem diria que há pouco tempo você teria dúvidas se seria bom ter um espaço como este, hein?

    Que bom que parece estar curtindo, espero que isso dure muito e muito tempo!!!

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  7. Ae, Fabiano.... blz???

    desculpe pelo Spoiler do 3º filme, rs... eu até pensei em não revelar o final, mas isso é a base pro 4º filme (e ao falar do 4, tive q mencionar o final do 3)!!!

    porém... aí é q tá a grande sacada da série: tudo nela é um imenso círculo vicioso... não existem spoilers de fato, pois já sabemos de antemão o rumo q a trama seguirá em cada um dos filmes!!!

    tipo... desde o 1º filme q sabemos q "César" é o macaco q começará a rebelião. Assim, no 3 já percebemos de cara q qdo a Zira tá grávida o filho dela será o César e q a morte dela será inevitável!!!

    mas vale a pena assistir cada um desses clássicos.... eu tbm já sabia o final de cada um (menos do 1º) qdo os vi (nos tempos idos da "sessão de gala") e mesmo assim o q vale é a forma como as coisas acontecem!!!

    além do mais... essa é uma série q já começa (ironicamente) pelo final, e cada sequência (exceto a 2º) se passa antes do 1º filme (coisa louca, né???)

    ResponderExcluir
  8. "Quem diria que há pouco tempo você teria dúvidas se seria bom ter um espaço como este, hein?"


    pois é...

    demorei mto tempo pra criar um blog próprio: e fiz isso justo qdo o hype dos blogs parece estar diminuindo aos poucos, rs!!!

    mas tô curtindo sim.... e pretendo continuar por um bom tempo mantendo este blog (q serve até como banco de dados pessoal pra armazenamento de pesquisas e imagens).

    Eu já tenho dezenas de matérias prontas e escritas... suficiente pra abastecer este blog até o fim do ano!!!

    é... eu vou armazendo texto pra garantir a longevidade do blog, rs (meu único trabalho agora é sair catando as imagens a cada matéria q posto)!!!

    pelo menos assunto não faltará tão cedo.... rs!!!


    PS: esta matéria por exemplo, eu criei toda agora (na empolgação de ter visto o filme), mas tenho várias "quebra-galho" já prontas pra qdo eu tiver pouco tempo de escrever!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  9. Editei o spoiler do 3º filme....

    achei melhor reescrever o texto omitindo o final do 3 (vá q alguém se incomode caso resolva mesmo seguir as recomendações da matéria e assistir os clássicos)!!!

    enfim... não acho q isso interfira, pois como já mencionei, eu tbm sabia do final qdo assisti o filme na época e a diversão foi até maior tentando saber os "comos" e "porquês"!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Leo, o primeiro filme da série eu acho superior aos demais porque os macacos estão violentos demais. Toda a série é legal. Nunca vi destes gibis, fiquei curioso. Suas matérias são sempe ótimas e seu gosto e crítica é apurado. Isto quer dizer que é muito bom ler seu blog. Os blogs estão mais calmos agora, existem outras facetas midiáticas que a galera fica por aí twitando, etc... O importante é a gente fazer o que gosta. Abs. e parabéns pela matéria. Paulo.

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post. e que bom que gostou do Planeta dos Macacos a Origem.como sei que gosta da série original estava curioso em saber sua opinião. Ele ganhou o título de melhor filme que vi ano passado no cinema (não que esse título valha muita coisa XD)

    Sobre os outros filmes, também considero o primeiro uma obra prima.o resto da franquia oscilou um pouco mas no geral continua sendo muito boa num contexto geral.

    ResponderExcluir
  12. "enfim... não acho q isso interfira, pois como já mencionei, eu tbm sabia do final qdo assisti o filme na época e a diversão foi até maior tentando saber os "comos" e "porquês"!!!"

    Blz? Não precisava ter mudado o texto e tirado o spoiller... eu achei muito engraçado. Já fiz isso também e acho que não tem nada demais. Mas foi engraçado me sentir como um leitor e ler coisas que eu também escreveria.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  13. "Toda a série é legal. Nunca vi destes gibis, fiquei curioso. "


    Brigadão mesmo, Paulo!!!

    eu não curto essas novas redes sociais (twitter, face, etc)... continuo preferindo o orkut e agora os blogs em 1º lugar, é claro, rs!!!

    e fica ligado semana q vem.... qdo eu postarei a prévia e o links pra baixar desses gibis clássicos dos macacos da Bloch:

    acho q vc vai curtir pra caramba, já q as 4 primeiras ed. do gibi trazem a adaptação do 1º filme pros quadrinhos (é mto bacana mesmo)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  14. "Ele ganhou o título de melhor filme que vi ano passado no cinema"


    Ae, Macgaren... blz???

    olha, eu só assisti "origem" agora, mas certamente coloco ele entre os melhores filmes de 2011!!!

    é fácil um dos meus TOP 5 do ano passado...

    junto com: "XM 1º Classe", "Cap. América", "Kick Ass" e "À Prova de Morte" (do Tarantino)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. ""Qdo os Macacos Dominavam a Terra" achei por 10 reais perto do metro da carioca aqui no RJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa... q barbada, hein?

      Nunca vi esse livro por aqui... Mas deve ser interessante a leitura, ainda mais q o o "planeta" voltou a ficar popular com os novos filmes!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...