23/02/2012

ATARI: Capas Clássicas de Vídeo-Games (Parte 1).....

Nova série de matérias estreando aqui no "Submundo"..... com capas clássicas de jogos de ATARI. Sim, resolvi matar a saudade dos bons tempos (anos 80 em estado bruto) pq tenho jogado mto essas velharias nos emuladores do PS2. E ando meio viciado em passar madrugadas inteiras procurando capas desses jogos antigos (saudosismo em níveis alarmantes, rs)!!!

Assim, relembraremos nesta 1º matéria: "Pitfall", "River Raid", "Pac-Man", "Enduro", "Space Invaders", "Battlezone", "Adventure".... e mto mais!!!

Confiram abaixo as capas (algumas bacanas, outras bizarras), as curiosidades, e um pouco mais sobre cada um desses jogos....
A gente sabe q tá ficando velho pelo modelo do 1º vídeo-game q teve.... no meu caso, foi um ATARI 2600 (q era a sensação do momento no início dos anos 80). Lembro q ele vinha com 1 cartucho de brinde: um chatíssimo jogo chamado "Adventure" - q eu não sabia jogar por ser confuso e paradão d+ (anos depois fiquei sabendo q essa bosta era um dos precursores do "RPG": gênero q nunca foi minha praia mesmo)!!!

Os cartuchos eram caros.... e eu só podia comprar um q outro lá de vez em qdo. Foi nesse período q surgiram as primeiras locadoras de vídeo-games no país (chamadas inicialmente de "vídeo-clubes"). Toda semana eu ia lá trocar de jogo pra poder testar todos os disponíveis. "Pitfall" era um dos meus preferidos: o nível de dificuldade era alto e os desafios + variados do q a média dos outros jogos (cada tela tinha um desafio pra enfrentar: um lago com jacarés, escorpiões, labirintos, etc)!!!

Já alguns dos + populares do grande público ("Pac-Man", "Space Invaders", "Asteroids") não me agradavam mto.... pois sempre achei esses 3 em especial bastante repetitivos (mesmo pra um console tão limitado). Sei lá, esses jogos eram um puta sucesso de público e tal, mas sempre achei q tinha coisa bem melhor e + interessante pra jogar do q esses aí q não mudavam praticamente nada em momento algum!!!

"River Raid".... taí uma das melhores jogabilidades de todos os tempos (ainda hj é difícil achar um jogo tão fóda em matéria de exigir tamanha habilidade e reflexos rápidos do jogador). É apenas um avião sobrevoando um rio, mas é preciso desviar de inúmeros obstáculos (além de não poder encostar nas margens), atirar em navios, helicópteros e destruir pontes, ao mesmo tempo em q tbm é preciso recarregar o combustível do avião. Absolutamente viciante!!!

"Enduro".... visualmente um dos jogos de corrida q + impressionava na época (por ser raríssimo um jogo mudar as condições climáticas e fases do dia). Pilotando o carro, o jogador encarava tempo bom, chuva, neve, noite, neblina, e ainda apreciava um bonito pôr-do-sol. Pode parecer extremamente banal hj em dia.... mas era uma revolução visual pros consoles caseiros (acostumados apenas com fundo preto e poucas variações de cenário e cores)!!!

Parece meio esquisito usar o potencial de um "Playstation 2" pra jogar essas velharias clássicas, né?? Mas matar a saudade é bom de vez em qdo (ainda mais pra quem viveu intensamente esse período arcaico dos consoles caseiros).... e confesso q eu comprei um PS2 só pra jogar antiguidades mesmo (já q não curto mto o estilo dos jogos modernos - acho q a genialidade mesmo tava na simplicidade da jogabilidade e da engenhosidade dos programadores em usarem os poucos recursos disponíveis pra criar jogos q são lembrados ainda hj: passados + de 30 anos de sua criação!!!

Até+

14 comentários:

  1. Meu irmão tem um PS2 e um X BOX. não sabia que dava para jogar esse joguinhos no PS2! Já tentei colocar aqui no meu PC, mas não é a mesma coisa.

    Meu primeiro videogame foi um "Supergame" da CCE - que na verdade era a mesma coisa do Atari porque jogávamos exatamente os mesmos cartuchos. Quando meu Supergame queimou, finalmente conheci o Atari em uma de suas versões mais sofisticadas, pois não haviam alavanquinhas e, sim, botões onde só de apertar já era possível executar o comando de colocar um jogo, mudar de nível de dificuldade etc.

    Gostava muito do Pac-Man, do River Raid e do Pitfull. Depois, passei a gostar mais ainda de um jogo muito parecido com Pitfull só que ela um pouco mais incrementado.

    Enduro veio com o Atari, quando ganhei, e eu odiei. Achava sem graça demais.

    Enfim... bons tempos!

    Será que tu vais chegar à fase Master System com o famoso "Castle Of Ilusion"? Espero que sim.

    Abraços. Parabéns!!!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive esse da CCE
      Tempo bom demais...
      Meu pai comprou usado e durou anos...

      Excluir
  2. É "Pitfall" e não Pitfull...kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Ótimo tema pra matéria.Meu primeiro Videogame também foi um atari mas qdo o ganhei já existia o Master System . Não sou muito chegado em jogos atuais (salvo algumas exceções) e passo horas jogando esses joguinhos nos emuladores da vida.

    ResponderExcluir
  4. "não sabia que dava para jogar esse joguinhos no PS2!"


    Ae, Fabiano... blz??

    sim, além de emuladores (extra-oficiais) tbm existem pro PS2 coletâneas com dezenas de clássicos de praticamente todos os consoles caseiros das antigas (atari, master, mega, Snes, etc)!!!

    eu tenho tbm alguns CDs com seleções por empresas, tipo: "Capcom" (q traz jogos famosos dela do fliperama: "Out Run", "Golden Axe", "Columns", etc)!!!

    esse emulador do Atari, por exemplo.... tem TODOS os jogos do console (são + de 500 num único CD)!!!

    pra quem curte esses clássicos... o PS2 é uma excelente pedida!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  5. "Será que tu vais chegar à fase Master System com o famoso "Castle Of Ilusion"? Espero que sim."


    sem dúvida q sim, rs....

    eu curtia mto o "castle of illusion" (mas esse eu tinha no Mega), só q eu achava mto fácil (virei ele em 1 semana sem precisar de "manhas").

    Difícil mesmo era o "Fantasia" com o Mickey, putz, esse era fóda: nunca terminei e até hj é um dos TOP 5 em dificuldade q já vi)!!!

    como eu tenho jogado bastante e relembrado o tempo em q eu era viciadinho em games... pretendo fazer matérias regulares do tipo (algumas só com capas, outras com screens de tela)!!!

    só do ATARI estão previstas 3 matérias... sendo q até os jogos pornôs vão entrar na roda, hahaha - pois faziam mto sucesso com a molecada na época (esses eu vou deixar pro final)!!!

    depois do atari... passarei pros consoles seguintes!!!

    valeu!!

    ResponderExcluir
  6. "Não sou muito chegado em jogos atuais (salvo algumas exceções) e passo horas jogando esses joguinhos nos emuladores da vida." [2]


    faço minhas as suas palavras...

    prefiro ficar fuçando um CD com 500 jogos de atari (alguns q eu nunca tinha visto na época)... do q com esses atuais q eu acho um porre e necessitam ficar salvando em memory cards e o caralho a 4!!!

    pra mim, em matéria de games vale a máxima: "panela velha é q faz comida boa"!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que o Fantasia tinha virado jogo!! Vi bem poucos jogos Disney e o "Castle" só vi porque anunciava constantemente no SBT, então, não tinha como não saber, naquela época.

    ResponderExcluir
  8. "Não sabia que o Fantasia tinha virado jogo!! "


    na verdade teve vários jogos da Disney pra master, mega e Snes:

    o sucesso do castle of illusion (q bombou na época).... gerou filhotes:

    -Fantasia (no mesmo estilo, só q beeeem + difícil)!!!

    -Pateta (esse não emplacou, mas era legalzinho)!!!

    -Quack Shot (outro mega-sucesso só q com o pato)!!!

    -Mickey Mania (pro Snes... esse era mto fóda: os cenários eram mto bonitos e na mesma linha do castle - com ótima jogabilidade tbm)!!

    depois disso a Disney decaiu feio... e não emplacou nada q prestasse pros consoles seguintes!!!

    ResponderExcluir
  9. Bah, dá até uma saudade das noites jogando River Raid e Enduro...
    Até hoje eu ainda acho o velho Joystick de "alavanca" muito mais ágil do que os botões em cruz...
    Mas claro, deve ser a velhice.hehe

    ResponderExcluir
  10. "Até hoje eu ainda acho o velho Joystick de "alavanca" muito mais ágil do que os botões em cruz... "


    idem aqui...

    eu sou do tempo do "Dynastick", lembra?? era o supra-sumo dos controles do tipo!!!

    mas eles tinham só 1 botão (como as coisas eram mais simples, rs)... hj em dia um controle médio tem pelo menos uns 8 (ou mais) botões!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu odiava aqueles controles de alavanca. Quebravam fácil. kkkk...

    ResponderExcluir
  12. Fala, grande Leo! Sobre River Raid você escreveu:"taí uma das melhores jogabilidades de todos os tempos (ainda hj é difícil achar um jogo tão fóda em matéria de exigir tamanha habilidade e reflexos rápidos do jogador)"

    Experimente jogar "VVVVVV" de um designer genial chamado
    Terry Cavanagh. É um jogo pago, se bem que é baratinho.

    Mas se quiser experimentar um pouco da genialidade do Terry sem pagar nada, jogue "Don´t look back" (não é pirataria, esse ele disponibilizou de graça mesmo). Segue o link:

    https://terrycavanaghgames.com/dontlookback/

    Se preferir baixar o jogo ao invés de jogar no browser:

    https://www.distractionware.com/games/flash/dontlookback/offline/

    Os jogos dele exigem bastante habilidade e reflexos mas são extremamente satisfatórios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alessandro... blz?

      Pô, brigadão mesmo pela dica... eu não conhecia esse jogo, mas acabei de ver um vídeo dele e vou mandar baixar sim, pareceu bem legal mesmo!

      Gosto de jogos simples, sem mtas frescuras nos gráficos, mas q tenham boa jogabilidade e sejam criativos... "River Raid" é a melhor tradução desse conceito pra mim, embora eu tbm curta vários outros classicões dessa época áurea dos games, rs!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...