12/01/2022

"Revirando a Lixeira": As PIORES Capas de 2021...

"Revirando a Lixeira" é - literalmente - a PIOR coluna aqui do blog.... E nem teria como ser diferente, pois ela traz nada menos do que as 10 piores capas de gibis do ano!

Capas feias, com excesso de poluição visual, mal-desenhadas, feitas nas coxas, com erros grotescos de anatomia e proporção.... Estão selecionadas aqui: Direto da lixeira do "Submundo", rs!

Confira abaixo (e selecione as suas "favoritas" também):

E lá vamos nós (de novo) com o "melhor do pior" (ou o "pior do pior" - se preferirem)... Esta coluna já virou tradição aqui no blog na virada do ano e traz uma seleção PESSOAL minha (é gosto pessoal, nada contra quem achar alguma dessas capas "maravilhosas", rs) das PIORES capas do ano que passou. Meus critérios são bastante variados, e teremos aqui capas que eu considerei mal-desenhadas (com erros de anatomia e proporção), cenas e poses manjadas/clichês, escolhas decepcionantes por parte da editora (quando haveriam opções melhores), poluição visual, chamadas cretinas, ou mesmo a simples tosqueira do conjunto todo, kkk! Começamos com o "Homem-Aranha" nº 22 (o super-herói do ANO nas bilheterias mundiais, hehe), que ganhou essa capa medonha (escolhida pra abrir esta postagem). E dizer que já tivemos o privilégio de ver o aranha enfrentando esse monstrengo numa HQ clássica desenhada pelo saudoso Gil Kane (é de chorar mesmo)!
 
Seguimos em frente... Agora com uma cagada editorial da Panini na capa de "Titãs 13": Enviada porcamente pra gráfica com o logo original da revista americana transparecendo por baixo do logo traduzido (e ainda com o selo do "Comics Code" que o "gênio da diagramação" esqueceu de apagar também: Servicinho de merda feito bem nas coxas mesmo, rs - E ainda tiveram a cara-de-pau de arrumar esses defeitos na imagem disponível no site agora)! Ainda na DC, vamos de "Death Metal" ("Prontos para o BIS")? A saga (que se desenrolou por diversas edições) é uma das maiores aberrações produzidas pela DC atual (preferível ouvir um pagodão do que ler esse gibi)! A capinha do crossover com a Hanna-Barbera trouxe um "Manda-Chuva" do CAPETA (bisonho), e o "Batman/Fortnite" traz tudo o que não presta nesses crossovers mais caça-níqueis entre mídias diferentes: Universos "nada a ver" (que não devem agradar nem aos fãs do morcego e nem do tal jogo)!

Pra encerrar o assunto "crossover" (capa abaixo): A verdadeira "Injustiça" foi tudo que fizeram com o "He-Man" no ano que passou (uma série na "Lacroflix" onde ele era coadjuvante da Teela, e essa capa mal-desenhada aí, com erros de anatomia - sacanearam o brutamontes de cabelinho chanel, rs)! Na Marvel, um COMBO TRIPLO de tosquices: "Rei das Trevas" (todo mundo fazendo "pose" épica pra imagem de capa: manjada pra caralho), "Motóca Cósmico" (continuaram insistindo com essa ideia), e "X-Men" (com o "Wolverine" cerrando os dentes e encarando nariz-com-nariz um oponente: clichêzaço brabo, hehe)! Por FIM)... "Zagor Origens" nº 1: Causou furor ao ser criticada (com razão) no site "UHQ", e defendida de forma nada convincente pela Mythos. A editora tem sérias dificuldades pra assumir seus erros (sempre foi assim), mas é evidente que aquela "borda branca" (emoldurando a capa) não deveria estar ali (a edição importada não tem isso). A Mythos bateu o pézinho e manteve a tal "borda" nas edições seguintes também, rs!

Até+

51 comentários:

  1. A do Zagor também achei ok. Mas pro padrão de qualidade dos fumetti, ficou bem fraquinha mesmo. De resto, é o crème de la crème do mau gosto. Saudades de Toriko nessas posições kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, L... O "Toriko" (ou "Furiko") vai deixar saudades mesmo (pelo menos nesta coluna, hahaha)!

      Abs!

      Excluir
  2. Eu juro quando eu vi eu não entendi o que que a do zagor esta na lista mas depois que vi a sua explicação concordo que ficou meio estranho mesmo essa borda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de estranho, causou uma puta treta nas redes sociais... pois a Mythos (através daquela menina: garota-propaganda e militante radical a favor da editora) não arredou o pé e defendeu a cagada com unhas e dentes (e manteve a borda branca nas demais edições tbm)!

      A loja daqui recebe material importado da Itália tbm... e eu vi ao vivo a capa original (a Mythos faz as merdas dela mas depois não quer limpar o próprio rabo, kkk)!

      Abs!

      Excluir
    2. Rapaz, fico imaginando como a mythos ainda consegue se manter no mercado. Os caras já publicam títulos de nicho e ainda aprontam dessas. Enquanto isso a dona da editora Mino fez um video arrasada porque houve um erro de 1 (uma) página dum trabalho do Paul Pope, acho que o nome da obra é Heavy Liquid, em que a página em questão foi impressa com os diálogos em inglês.

      Excluir
    3. A Mythos é um caso inexplicável mesmo, hehe...

      Ela tem um dos melhores catálogos de quadrinhos entre todas as editoras, mas é uma das piores em logística, trato com o leitor, e trapalhadas editoriais (e uma das mais impopulares tbm)!

      Abs!

      Excluir
  3. Dessas capas toscas peguei Zagor e LUDC Novos Titãs. Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa leva de tosquices, só fiquei com a dos "Titãs" mesmo, rs...

      Abs!

      Excluir
  4. Essa capa com o He-man "cachinhos dourados" está um luxo. Kkkk ... mais bombado que personagem da Image desenhado pelo Rob Liefeld. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "He-man" nesses crossovers tá toda hora peitando até o Superômi... não lembro dele ser tão forte assim nos desenhos, kkk!

      Peguei ontem aquele crossover clássico dele lutando com o "super" (é anos 80)!

      Abs!

      Excluir
  5. cara, nao sei se é desse ano, mas aquela do batman criatura da noite, do selo dc teens, me aborreceu pra caceta...nao tive coragem de comprar aquilo...e olha que peguei 80 por cento dessa lista aí .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse "Criaturas da Noite" já figurou entre as PIORES de 2020 aqui nesta coluna, hahaha:

      http://submundo-hq.blogspot.com/2021/01/revirando-lixeira-as-piores-capas-de.html

      É medonha mesmo, e pior q o NOVO filme do "Batman" parece ter se inspirado nisso, com o Robert Pattinson e esse cabelinho de EMO, rs!

      Abs!

      Excluir
  6. Grande Leo, blz?

    Só capa bizarra mesmo, todas péssimas. Pior que, tirando o gibi dos Novos Titãs, aposto que o conteúdo delas consegue ser tão ruim ou pior que as capas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Acho q em matéria de conteúdo, o "Zagor" tbm deve se salvar desse massacre, hehe (não li, mas o pessoal fala bem: Até tentei, mas não consigo ser fã do cara da machadinha, kkk)!

      Abs!

      Excluir
    2. Grende Leo, por isso que sou fã do Submundo e sigo suas dicas. Também nunca consegui curtir Zagor. As histórias que li eram bem medianas, mas o que mais me irritava era o parceiro mexicano gordinho, que não encaixa no universo, dava um ar de besteirol e não era nada engraçado. Talvez sem esse mala até daria para ler esse "Tex dos pobres"... Sinceramente, não sei como o gibi dele ainda é publicado.

      Então mantenho que só acho que dessa lista os gibi dos Titãs que salva hehe

      Excluir
    3. Valeu mesmo, Guilherme... Obrigado por curtir e acompanhar o "subs", rs!

      O "Zagor" é um mistério mesmo... do q eu li dele até hj, admito q não achei ruim (tem umas histórias até legais), mas não sei explicar: parece q falta uma "empatia" no personagem, um carisma necessário pra fazer o leitor ter VONTADE de seguir lendo e comprando. Eu juro q tentei, mas não rolou essa "comunicação" ente eu e o personagem, rs!

      Abs!

      Excluir
  7. He-man com cabelinho de fandangos. Rsrsrs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Leo!

    Capas toscas mesmo! O pior que desde que parei de frequentar bancas, vou direto naquilo que me interessa e deixo de apreciar " as pérolas" que saem durante o ano, passando muita coisa por mim despercebida!

    Engraçado que no nosso tempo de criança só tinha capa bacana tanto da RGE como da Abril, marcando nossa memória! Hoje, com desenhistas com habilidade duvidosa sai estas tosquices!! É a herança da era Image!!

    Toriko merece um descanso, até porque é hors concours, e todo ano aparecer na lista fica até sem graça,sendo melhor deixar a lista para dar chance a outros lixos que apareceram durante o ano!!

    Se a capa é o principal chamariz para vender uma edição, estas iam encalhar feio!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... blz?

      Eu já acho divertido ver umas tosqueiras nas prateleiras das bancas, rs... Não adianta, desde os bons tempos dos FILMES da Band (Força Total, Sexta Sexy, Cine Trash) eu adoro remexer numa lata de LIXO, kkk!

      Ah, e tu falaste tudo agora... Se estivéssemos nos anos 70 e 80 agora (com internet) esta coluna provavelmente nem existiria, hehe. Até podia ter umas capinhas feias aqui e ali, mas nada tão repugnante q merecesse uma coluna todo ano, rs!

      O "Toriko" eu acho q foi cancelado... não teve nenhuma edição dele em 21 pra abrilhantar esta coluna, hahaha!

      Abs!

      Excluir
  9. Pela aberração da capa nos Novos Titãs você imagina os erros que eles produzem dentro da revista. 40 paus para pegar um produto que não inspira nenhuma confiança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Carlos... blz?

      O pior vc não sabe... A Panini ainda teve a cara-de-pau de "consertar" essa capa dos "Titãs" 13 lá no site deles, hahaha: PQP (saca só):

      https://img.assinaja.com/assets/tZ/004/img/275917_900x900.jpg

      Abs!

      Excluir
    2. Aí já é má fé. O cara que for comprar online tem o direito de saber que está comprando um produto com a capa zoada.

      Excluir
    3. "Aí já é má fé. O cara que for comprar online tem o direito de saber que está comprando um produto com a capa zoada."

      Editora safada, já instalei um app pra gravar a tela do computador quando fizer minha próxima compra, tenho quase certeza que o site deles trocou 2 encadernados do pedido que fiz por outros em 2 compras distintas. Da próxima vez que me mandarem o produto errado , vão ganhar um processinho nas costas.

      Excluir
    4. "Aí já é má fé"...


      Sim, com toda certeza, amigos... kkk!

      Abs!

      Excluir
  10. Se fossem só as capas, ainda vai.
    Pior que o conteúdo da maioria delas é tão ruim quanto elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Tadeu...

      A maioria dessas tranqueiras eu até tentei ler em scans... mas não consegui avançar mto de tão ruins (nem fazendo leitura dinâmica, rs)!

      Abs!

      Excluir
  11. A capa do death metal até que achei bonita, não fossem as cores berrantes de fundo e da chamada, além das "asinhas" luminosas atrãs da Mulher-Maravilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa do "Death Metal" entrou mais nessa lista (tomando o lugar de uma edição da linha "Teen") por causa da chamadinha cretina: "Prontos para o BIS"?

      Putz, qdo vi isso na loja (na época q saiu) chegou a bater aquela vergonha alheia... hehe!

      Abs!

      Excluir
    2. Rapaz, peguei justamente só essa edição da série metal que tá no post kkkkkk. É insuportável ler os trabalhos do Snyder. Fico imaginando como o cara que escreveu "Espelho Sombrio" se perdeu e começou a escrever só porcaria. E o pior é que ele tem ideias boas, mas que são porcamente desenvolvidas.

      Excluir
    3. Oi, L... concordo contigo nessa:

      O Snyder começou a carreira como uma grande promessa entre a nova geração de roteiristas... Lembro de um blog (exagerado) dizendo q ele seria o "NOVO Grant Morrison" do mercado, hahaha!

      Longe disso, aliás... a estrelinha dele já parou de brilhar!

      Abs!

      Excluir
  12. 90% das capas da hq regular do Homem-Aranha estão um horror. Não bastam histórias ruins e lacradoras ao extremo, nem as capas se salvam! Bons tempos dos anos1960 até o Santos 1980 onde as capas do Aranha ( e as histórias) eram um primor. Mas vou firme e forte aguentando pelo meu amor pelo Aranha desde os anos 1970 e nunca deixando de adquirir um só material lançado até então. Vai para o túmulo comigo. Mas hoje me sinto envergonhado por ter esse amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu sou fanzasso do "aranha" desde pequeno... foi o 1º super-herói do qual eu fui fã (através do desenho animado dos anos 60: Aquele da musiquinha legal)!

      Tbm gostei de todos os FILMES dele (os do "Tóba", do "Garfield", e do "Tom Rôla")... não assisti o último ainda, mas sei q vou adorar (ainda mais por ter os 3 juntos)!

      Mas os gibis atuais... não tem condições: Joguei a toalha, kkk!

      Abs!

      Excluir
    2. "Olha, eu sou fanzasso do "aranha" desde pequeno... foi o 1º super-herói do qual eu fui fã (através do desenho animado dos anos 60: Aquele da musiquinha legal)!"

      Rapaz, o dos anos 90 pra mim é insuperável. Felicia Hardy e Mary Jane Watson são verdadeiros aviões nele.

      Excluir
  13. E aí, Leo, beleza?
    O mundo dos quadrinhos raramente consegue fazer capas interessantes ou atraentes, algumas são só o protagonista posando, tipo foto pra Instagram. Sem contar designs muito pobres, não trabalham direito com logotipo. Há pouca ousadia.
    Saudade de gente como Brian Bolland, Adam Hughes, John Cassaday, Dave Johnson e outros grandes. O Alex Ross ainda tá aí, mas só faz Hulk, Homem de Ferro e Capitão América. E agora um que eu acho muito bom é o Mark Brooks, mas só pega gibi bomba (X-Men, Defensores, etc).
    E pior que normalmente, a CAPA é que é pra ser o chamariz, mas se a capa já for ruim, imagina a arte interna. Os mangás em geral (há exceções, claro) possuem capas bem interessantes.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      Verdade, amigo... A capa sempre foi pra ser o principal chamariz e atrativo pros gibis, e parece q as editoras nacionais de antigamente entendiam melhor esse conceito do q as atuais!

      O pior são aquelas capas onde a gente vê q faltou o mínimo de criatividade... Tipo aquelas com personagens fazendo cara de brabinho e rangendo os dentes (puta babaquice q já era ridicularizada na década de 90)!

      No mais... o Ross é um ótimo capista (ele vai estar presente na matéria das "Melhores Capas" tbm, rs)!

      Abs!

      Excluir
  14. Respostas
    1. Mas foi por pouco...

      Cheguei a selecionar 3 capas de mangás pra esta coluna, mas na triagem final perderam espaço pras "finalistas" postadas aqui, rs!

      Abs!

      Excluir
  15. Fala, Léo!
    Parabéns por reunir "tanta merda" junto! (com todo o respeito, é claro!)
    Esta seção, assim como a vindoura, das melhoras capas, já se tornaram clássicos do Submundo.

    Sempre me vem a cabeça, quando o assunto é capa, a inesquecível capa de Silver Surfer 04 (aqui no Brasil, em HTV 07), com a imagem do milionésimo de segundo que antecede o choque do Thor X Surfista, magistralmente desenhado pelo Big John Buscema a arte finalizada pelo seu irmão, Sal Buscema!
    Das antigas, considero o Gil Kane, Kirby, Sal e Jonh Buscema e o Romita Sr, os melhores capistas!

    Felizmente hoje, temos os trabalhos de Alex Ross, cujas capas são verdadeiras obras de arte.

    Essa capa do Aranha, parece o estilo do antigo gibi dos "Trapalhões".

    Imagino como o término desta pesquisa tem o potencial de "aprofundar ressacas" gastronômicas e etílicas!

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Brigadão por ter curtido esta latrina de coluna, kkk!

      Tive uns problemas de saúde semana passada e atrasou a postagem das "Melhores Capas", mas daqui a pouco eu já lanço no ar e tento reduzir a janela de atraso nas postagens do blog, rs!

      Essa capa de HTV 7 é uma das minhas favoritas de todos os tempos... tão impactante e emblemática, q é impossível de ser esquecida depois de vista pela 1º vez!

      O Ross é fóda, e mereceu o meu investimento na edição importada de "Marvelocity" (uma das melhores aquisições gringas q já fiz)!

      E nem me fale... levei uma madrugada inteira pra selecionar as "piores capas" (e isso pq eu já havia feito uma pré-seleção ao longo dos últimos meses - só pra esta coluna, hehe): E foi uma madrugada de horrores e náuseas (pior do q qdo assisti a "Centopéia Humana 2", kkk)!

      Abs!

      Excluir
  16. E aí comandante!!

    Uma das colunas mais aguardadas do SubmundoHQ, pelo menos pra mim é essa das piores capas do ano. Esse ano a quantidade foi grande. E teve representante de variados personagens e editoras, indo de Marvel e DC, passando por Hanna-Barbera, Bonelli e um representante de crossover entre super-herói e videogames.

    Comentando os exemplares em si, essa dos Titãs não é propriamente ruim, o que estragou a cena foi a cagada da Panini em não apagar o título original por trás do traduzido, aí não tem como não ficar zoado. Também não se pode deixar de falar da burrada da Mythos de tacar uma borda branca na Origem de Zagor, e não há justificativa que convença já que no original italiano não tem essa bizarrice.

    Valeu por mais essa seleção apurada. Obrigado e até a próxima postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Brigadão mesmo por curtir esta coluna (q tbm confesso ser uma das mais divertidamente bizarras de produzir aqui pro blog, kkk)!

      Mesmo sem a mascote desta coluna (o mangá Toriko" - já cancelado)... até q ficou bem eclética no final das contas (na pré-seleção chegou a ter umas capas de projetos do Catarse tbm, mas q perderam o posto na seleção final, hehe)!

      A capa em si dos "Titãs" é mto bonita mesmo, mas só veio parar aqui justamente pela cagada paninesca, kkk... Saca só como ela fica bacana a capa SEM os erros grotescos:

      https://img.assinaja.com/assets/tZ/004/img/275917_900x900.jpg

      A capa do "Zagor" tbm foi mto criticada num podcast do "UHQ" (e com razão, diga-se de passagem)!

      Abs!

      Excluir
  17. Fala, Leo!


    Dessas, fico com a dos Titãs!! Pra mim, foi a pior de todas com esse desleixo por parte da editora! A impressão que se tem é que eles fazem o serviço de qualquer jeito e não estão nem aí!rs

    Não sabia da polêmica da revista do Zagor! Só agora me dei conta dessa borda branca na revista... Ficou estranho pra caramba! Kkkk

    E essa do Aranha ficou escrota mesmo!kkkkk Deveriam chamar o Chechetto pra desenhar essas capas ou então Rick Leonard, Rivera, Fabok!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      A capa dos "Titãs" deu raiva mesmo pelo desleixo da editora na época (foi no AUGE daquelas cagadas diárias de revisão)... Teve um amigo meu q ficou tão puto com essa capa dos "Titãs", q até abandonou a coleção e surtou lá no fêisse, mandando a panini pra todos os lugares q vc possa imaginar, kkk!

      Mas agora a editora teve a cara-de-pau de arrumar a capa no site deles, olha aqui:

      https://img.assinaja.com/assets/tZ/004/img/275917_900x900.jpg

      Abs!

      Excluir
  18. É hora do " Freak Show ", parece que ano após ano se superam, até o tal de Toriko que é mais feio que bater na mãe nem apareceu, essa do He-man é vergonha alheia total. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francisco... blz?

      O "Toriko" vai deixar saudades nesta coluna, hehe... Mas no ano passado não tivemos nenhuma edição dele (acho q a série já acabou)!

      Um dia desses eu faço uma matéria em homenagem ao "Toriko" pra gente matar a saudade, hahaha...

      Abs!

      Excluir
  19. Olá, LEO!
    Pessoas são pagas por isso! E nós ralando na vida... Me lembrei agora dos "jornalistas" de portais como Terra, Bol etc., que traduzem notícias pelo tradutor de página e publicam sem revisar!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Neófito... blz?

      Verdade, amigo... o q tem de "profissionais" bem pagos pra fazer MERDA em todas as áreas do entretenimento (e notícias) é algo q "não tá no gibi", rs!

      Abs!

      Excluir
  20. "Homem-Aranha" nº 22 chegou aqui em Dezembro e em doze tripla junto com a carga de Outubro atrasada.E não.nãogostei estive quase para comprar mas passei a frente.
    Quanto ao He-man a serie da Netflix não e Tão má para quem já viu As Novas Aventuras de He-Man e o filme de 1985.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Optimus... blz?

      Eu acabei vendo só o 1º episódio do novo "He-Man" na Netflix... mas desisti de seguir adiante (embora reconheça q é melhor sim do q esses q vc citou, rs)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...