18/12/2021

"Retrospectiva 2021": Os Fatos e Lançamentos Que Marcaram o Ano...

2021: O ano em que o mundo lambeu suas feridas depois do auge de uma pandemia em escala global... E mesmo com o país atravessando uma crise econômica (acentuada pelos efeitos da pandemia) o mercado de quadrinhos ainda encontra seu público (cada vez mais segmentado) em meio à reajustes abusivos de preço e a redução de lançamentos pelas editoras de menor porte! 

Foram diversos lançamentos em quadrinhos ao longo destes últimos 12 meses... E nesta "Retrospectiva 2021", listei os 50 fatos e HQs mais importantes E/OU polêmicos do ano (claro que teve muito mais coisas além disso, mas elaborei a lista com base nos assuntos mais comentados aqui no "Submundo" e em outras redes)!

Confira abaixo, e Feliz 2022 pra todos os leitores do "Submundo", rs:

1) A "Coleção Clássica Marvel" (CCM) estreia no Brasil, trazendo as primeiras histórias da Marvel nos anos 60 em ordem cronológica (tivemos 18 Vol. lançados até o momento e 60 já confirmados - com possibilidade de EXTENSÃO: lá fora, a coleção passou da marca de 250 Vol)!  
2) "Sonja - A Balada da Deusa Ruiva": Uma bela Graphic Novel desenhada por Esteban Maroto!
3) "Visão & A Feiticeira Escarlate" (Marvel Vintage): Republica o Casamento dos 2 Vingadores e vem no embalo da série de TV: "Wandavisão"!
4) "4F - OMNIBUS" (de John BYRNE): Começa o ano com o status de maior e mais caro gibi já publicado no Brasil (R$ 349,90 - recorde já superado poucos meses depois, rs)!
5) "Miracleman" (de Alan Moore): É encadernado em 3 Vol. pela Panini!
6) "Demolidor - Amor em Vão" (Marvel Vintage): Reúne 9 HQs raras do "demo" assinadas por: Denny O'Neil, Frank Miller, e David Mazzucchelli!
7) "Homem-Aranha: As Tiras" Vol. 1-2: As clássicas tiras de jornal de Lee/Romita dos anos 70 retornam agora em nova coleção deluxe!
8) O "TEX" comemora 50 ANOS de sua principal revista mensal no Brasil ("Tex" nº 1 da Vecchi, de 1971): E ganha um especial comemorativo (além de vários outros lançamentos)!
9) As "Pinturas Fantásticas de Frazetta": É um álbum de luxo que resgata o melhor da arte de fantasia no estilo: "espada/bruxaria", pelo mestre Frazetta!
10) "Marvel Essenciais": Novo selo de encadernados deluxe da Panini, começa com a republicação de "Guerra Civil"!
11) O "Fantasma": Revista mensal (fininha, com grampo) é cancelada pra reformulação no ano que vem (deve voltar com mais pág e lombada quadrada), mas as "Crônicas do Fantasma" (com as tiras clássicas de jornal) continua intacta e sem alterações!
12) Os "Novos Titãs" (Lendas DC) são retomados a partir do Vol. 12 continuando a fase escrita por Marv Wolfman (fechando o ano no Vol. 20 - a previsão é de ir até o Vol. 23)! 
13) Os "Eternos" (de Jack Kirby): Ganham um OMNIBUS pela Panini (e um FILME tosco pra cinema com visual de novela da Record, rs)!
14) "Marta Washington" (de Frank Miller): Em Edição Integral pela Devir!
15) "OMAC" (de Jack Kirby): Material INÉDITO no Brasil sai em edição única de "Lendas DC"!
16) "Popeye": Homem ao Mar (bela graphic novel da Skript)!
17) O "Colecionador" (de Toppi): É um lançamento da Editora Figura e reúne os 5 álbuns do personagem numa única edição!
18) "Patrulha Estelar" (mangá): O Couraçado Espacial Yamato parte rumo ao espaço como a última esperança da humanidade! 
19) "Conan - OMNIBUS" (da Mythos): TIJOLO com o início da fase Dark Horse!
20) "Stan Lee - Sr. Maravilha" e "Arquivos Secretos da RGE" (2 LIVROS teóricos imperdíveis de Roberto Guedes)!
21) "4F - Grand Design": Retrospectiva de toda a cronologia do "quarteto" em narrativa impressionante de 25 quadros por pág! 
22) A "Saga do "Superman": Republica a fase BYRNE dos anos 80!
23) A "Saga do Batman": O melhor do morcego anos 80 em ordem cronológica (fechou o ano com a "Morte de Robin")!
24) "Conan - O Bárbaro" (OMNIBUS Vol. 2 - Panini): Uma das melhores edições do ano - Um TIJOLO com material clássico de Roy Thomas & John Buscema (em cores)!
25) "Cap. América - 80 ANOS": O Sentinela da Liberdade comemora seu aniversário com vários lançamentos, entre eles: Uma "ANTOLOGIA", Um OMNIBUS de Jack Kirby (A Bomba da Loucura), e A Saga do "Agente Americano" (em 2 Vol. do selo Marvel Vintage)! 
26) "X-Men" (As Maiores Sagas): Novo selo mutante estreia com: "A Canção do Carrasco" e segue com a "Aliança Falange"! 
27) "Star Wars" e "Darth Vader": 2 NOVAS séries (muito boas) da franquia "Guerra nas Estrelas" (ambas com 2 Vol. cada este ano)!
28) "Berserk" (mangá): Morre Kentaro Miura, criador da série (e coleção é republicada pela Panini)!
29) "Krazy Kat": As Tiras de 1916-1918 são encadernadas em versão de luxo (a campanha no Catarse incluía entre os brindes, uma camiseta azul clara igual à usada por Samuel Jackson em: "Pulp Fiction")!
30) "Homem-Aranha": OMNIBUS (de Todd McFarlane) Vol. 1-2!  
31) "STORM": A clássica HQ de sci-fi retorna ao Brasil em nova coleção pela Editora Tundra (que logo iniciará campanha no Catarse pro Vol. 2)!
32) "Juíz Dredd - A Guerra do Apocalipse": Na estreia do selo "Essencial" do Dredd (que no Vol. 2 trará outra saga obrigatória do personagem: "América")!
33) "Ken Parker": Uma das melhores HQs de todos os tempos, em nova coleção deluxe pela Mythos (já teve 3 Vol. publicados e mais 2 anunciados pra breve: Serão 50 ao todo)!
34) "Hulk - A Encruzilhada": Saga anos 80 (muito pedida pelos leitores) é encadernada pelo selo "Marvel Vintage"! 
35) "OTA": R.I.P. (morre um dos autores mais icônicos da "MAD" brasileira)!
36) "A Arte Marvel de Conan" (Panini) entra pra História como o lançamento mais caro de todos os tempos no Brasil: R$ 1.499,90 (por trazer junto uma estátua exclusiva do Bárbaro, rs)!
37) "Esquadrão Suicida": Estreia o selo "DC Vintage" (pra encadernados deluxe) com a fase clássica de Ostrander (no embalo do sucesso do 2º FILME da equipe nos cinemas)!
38) "Asterix e a Transitálica": Marca a volta do gaulês invocado às bancas (em HQ inédita pela Record)!
39) "Sláine - O Matador de Demônios": Sequência de "O Deus Guerreiro" (uma das minhas HQs favoritas) sai encadernada pela Mythos (era INÉDITA no Brasil)!
40) O "Prisioneiro" (de Jack Kirby): Uma HQ perdida do REI (baseada na cultuada e surreal série de TV dos anos 60) pela Skript!
41) "Demolidor - ECO": Encadernado com material da fase Quesada e David Mack (incluindo uma saga INÉDITA estrelada pela "Eco" - personagem que voltou a ganhar os holofotes por aparecer na série de TV do "Gavião Arqueiro")!
42) "Mickey - E o Oceano Perdido": Belíssima Graphic Novel (capa abaixo) com desenhos super-detalhistas!
43) "Vóltar" (de Alfredo Alcala): Encadernado desse "Conan Genérico" com arte deslumbrante de Alcala!
44) "Rorschach" (de Tom King): Ganha série própria em 2 Vol. (o 2º já entrou em pré-venda)!
45) "Moby Dick" (de Bill Sienkiewicz): Projeto no Catarse desse "Clássico Ilustrado" dos anos 90!  
46) "TOP 10" (de Alan Moore): Edição Definitiva pela Panini (em breve: Matéria especial aqui no "Submundo" - Aguardem: vale a pena conferir depois, rs)!     
47) "Wolverine: Preto, Branco, e Sangue" (Especial estilo "Sin City")!
48) "Homem-Aranha": NOVO filme do aracnídeo quebra recordes na estreia pelo mundo (e reúne os 3 atores dos FILMES: Um épico)!
49) "Superman & He-Man": Crossover entre os 2 heróis é republicado pela Panini (em breve, estará no próximo "REVIEW" aqui do blog)!
50) "Patrulha do Destino" (de Grant Morrison): Vem completo em um OMNIBUS de 1.288 pág (R$ 449,90)! 

Até+

68 comentários:

  1. "Os "Eternos" (de Jack Kirby): Ganham um OMNIBUS pela Panini (e um FILME tosco pra cinema com visual de novela da Record, rs)!"

    Finalmente alguém teve a coragem de falar isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas pior q parece mesmo, rs... Minha mãe q assiste as novelas da Record, vou mandar pra ela a cópia dos "Eternos" (q eu não consegui assistir de tão ruim, kkk)!

      Abs!

      Excluir
    2. "...vou mandar pra ela a cópia dos "Eternos" (q eu não consegui assistir de tão ruim,"

      Taí o diferencial do Submundo, acho que foi o único local que frequento na internet onde não passaram pano pra Shang chi ou pro filme dos Eternos. Parece que as pessoas foram contamindas por um surto, onde ninguém pode falar que a qualidade dos filmes da Marvel tem caído drasticamente ou que são ruins mesmo.

      Excluir
    3. Sério, L?

      Eu não tenho lido ultimamente mtos locais informativos por aí (me afastei um pouco dos sites e blogs e canais de youtube eu quase não assisto)... Mas no grupo do "Submundo" no face, a maioria do pessoal parece ter detestado esses 2 filmes tbm (Shang-Xixi e Eternos): Ambos são mto ruins, e só quem defende (acredito eu) é pq quer "dar uma força" pra agenda de lacração q os "eternos" (principalmente) tentam passar ao público. Esse é o único motivo q eu vejo pra alguém defender esse filme: q é péssimo em todos os sentidos (personagens chatos e sem carisma nenhum, cenas de ação q não empolgam, piadinhas na hora errada, atores insossos, desconstrução dos personagens originais, etc). Tentei, mas não consegui terminar de ver essa tranqueira, kkk!

      E o "MFK" é a "MULAN" da Marvel... PQP, hahaha!

      Abs!

      Excluir
  2. Grande Leo, tudo blz?

    Primeiramente, desejo um feliz Natal e um próspero Ano Novo para vc e sua família.

    2021 foi o ano que me marcou negativamente pela interrupção da minha coleção de quadrinhos pela segunda vez (a outra foi em 98), em decorrência dos 3 fatores: baixa qualidade do material atual + preço absurdo do material clássico + redução da minha renda familiar.

    O lance é reler as coisas boas e só comprar às vezes, quando valer muito a pena. Ontem terminei a releitura de RASL do Jeff Smith, material bem bacana que acho que é inédito no Brasil, e comecei hoje a reler Tex Platinum 22 (dica aqui do blog).

    Independente de tudo, continuarei fiel ao Submundo HQ e ficarei de olho em suas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Feliz Natal e Boas Festas pra vc e sua família tbm, amigo... q 22 seja um ano mais próspero pra todos nós!

      2021 foi um ano de mtas complicações financeiras pra mim tbm, pois eu senti no bolso o impacto de 2 anos de pandemia (q tbm reduziram drasticamente a minha renda familiar: Sendo q eu priorizo em 1º lugar o bem estar da minha família e só depois - com o q sobrar no mês - eu gasto comigo em gibis)!

      Pra 22, por exemplo... Já me preparo pra mais cortes de gasto em gibis: Já q vai entrar na minha conta a escola do meu filho (e o material escolar, é claro: q não é nada barato). Já tô até pensando nas coleções q irei cortar agora, rs ("Titãs" é uma, q devo parar na ed. 20)!

      E pô, o "Tex Platinum 22" vc vai se amarrar... é aquele dos mexicanos, né? Foi uma grata surpresa, pois qdo comprei esse gibi eu tbm não conhecia essa história (q tinha saído num "Almanaque do Tex"). Depois diz aí o q achou, blz?

      E mto obrigado por continuar acompanhando o "Submundo"... Vou seguir mantendo o blog, mesmo reduzindo minhas compras daqui pra frente, pois consigo continuar minhas leituras em scans (pra fazer avaliações por aqui). Só vou investir num tablet pra facilitar as leituras (já q na tela do PC é inviável pra mim - já ando com problemas sérios de vista, coisas da idade, kkk)!

      Abs!

      Excluir
    2. Grande Leo,

      Comprei esse Tex Platinum 22 numa banca no meu bairro que vende encadernados encalhados por R$ 9,90 (acho que já comentei sobre por aqui). Eu achei a capa meio sem graça, mas na hora procurei aqui se havia comentário seu sobre essa edição e como vc elogiou bastante, comprei confiando na dica... E valeu muito a pena, é uma trama excelente sobre os abusos dos poderosos (a infame família Montoya) combinada com o amor do toureiro pela moça para enfrentar eles, fora as reviravoltas, tipo a revelação da identidade do pai do rapaz. Essa história com certeza está na minha lista de top 10 do Tex.

      Com meu corte de gastos pretendo focar minhas eventuais compras nos encalhes dessa banca ou outras promoções na Internet.

      E também voltei a me valer dos scans... Estou justamente usando o tablet que era só para trabalhar/estudar, porque minha coluna não aguenta mais ficar muito tempo sentado no computador... "Estamos ficando velhos, Magneto" hehe Como ele é meio velho e tem pouca memória,estou optando por ler gibis via sites ou pelo aplicativo do Kindle que tenho nele instalado, como assino o Prime, vire e mexe surge algo bacana de graça para baixar ou pegar emprestado.

      Excluir
    3. Oi, Guilherme... blz?

      Fico feliz mesmo q tenha apreciado a minha dica pra esse "Platinum 22"... A arte super-detalhista tbm me chamou bastante a atenção (pô, pro artista deve ser trabalhoso desenhar aquelas roupas de toureiro cheias de detalhes e em vários quadros da história)!

      E nem me fale sobre ficar velho... Já vou pra 50 este ano, hahaha!

      Já começo a sentir os efeitos da idade... tbm não consigo ficar mais tanto tempo na cadeira do computador digitando (motivo pelo qual tenho demorado um pouco mais pra atualizar o blog). Qdo me folgar um pouco mais de grana, precisarei urgente de uma cadeira nova e mais confortável pro PC e um tablet pra ler scans deitado na rede, hehe!

      Abs!

      Excluir
  3. Só lembrando que o OTA não era só um autor, mas principalmente o editor da Mad na Vechhi e na Record, responsável direta e indiretamente por toda a produção nacional da revista por decadas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, certamente... O OTA tbm foi editor e trabalhou em diversos gibis (incluindo "O Chacal" - faroeste anos 80), mas sempre será mais lembrado pelos seus impagáveis "Relatórios OTA" na revista "MAD" (eram divertidíssimos, rs)!

      Abs!

      Excluir
  4. blz Leo?

    primeiramente feliz natal pra sua família, o Victor está bem? já tem quantos anos?

    1 da CCM vou comprar as edições do quarteto e as do homem aranha a partir da ASM 41, foi uma boa alternativa pra CHM, foda é o preço.

    4 omnibus to fora, alem de caro pra caralho é uma merda pra ler

    5 desta vez estou comprando miracleman, só a primeira edição por enquanto

    6 apesar de ser muito bom só tenho comprado material inédito, já tenho estas edições em formatinho

    9 me presenteei com esta edição do Frazetta neste natal, tirei do plástico hoje, PQP, que edição foda

    34 até gostaria de ter esta edição só que no formato da extinta CHM e acabei relendo os formatinhos e desisti desta edição

    38 um dia ainda pretendo fazer a coleção completa do asterix

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo... blz?

      Um Feliz Natal e Boas Festas pra vc e sua família tbm, amigo... Feliz 22 pra todos nós!

      O Victor tá com 3 anos, mas já vai pro colégio mês q vem... É marvetinho e fã do Deadpool, Aranha, e Cap. América (nessa ordem). Na DC, ele gosta mais do "Coringa" (vai entender, rs)!

      As "CCM" não tem jeito, eu vou fazer todas e passar adiante o q eu tiver repetido em outras versões (Bibliotecas, CHM, etc)... Paro com todas as demais coleções se precisar: menos essa, hehe!

      "4F OMNIBUS" eu tbm pulei... queria ter a fase BYRNE completa, mas o preço alto e o formato q me desagrada bastante me afastaram. Só compro um OMNIBUS se for um caso mto extremo (tipo os do "Conan" da panini, capitão ou qq outra coisa do Kirby, etc)!

      "Miracleman" eu fechei as 3... nunca comprei a versão avulsa com grampo, então valeu mto a pena pra mim!

      O "Frazetta" foi uma das melhores edições do ano, sem dúvida... e fiquei sabendo q deve sair uma sequência com mais artes dele em breve!

      "Asterix" eu pretendo fazer só depois q relançarem o Vol. 1 de novo, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. "O "Frazetta" foi uma das melhores edições do ano, sem dúvida... e fiquei sabendo q deve sair uma sequência com mais artes dele em breve!"

      Meu bolso chora 😭😭. Acabei de comprar o importado The Marvel Art of Conan. Dane-se a Panini e aquela porcaria de estátua

      Excluir
    3. Hahaha, foda-se aquela estátua mesmo... prefiro mil vezes o meu "Conan" escala eaglemoss customizado (ficou mto mais fiel)!

      E lamento não conseguir mandar importar o "Marvel Art"... me pegou justo na fase de cortes radicais de gastos, kkk!

      Abs!

      Excluir
    4. "E lamento não conseguir mandar importar o "Marvel Art"... me pegou justo na fase de cortes radicais de gastos, kkk!"

      Rapaz, eu estou solteiro e ganho razoavelmente bem. Meu azar é que não tenho o mimo de morar com a mamãe. Mas mesmo assim, tá pesado, pesquisar e comprar muito material antigo do Batman que deixei passar também não ajudou. Um alívio pra mim, é que hoje só tenho pego material do Batman, da marvel, pouquíssimas publicaçoes me interessam, até algumas que são boas como Imortal Hulk, tenho deixado passar sem peso na consciência. O Justiceiro inclusive, já teve a caveira estragada porque o símbolo começou a ficar associado a policiais e grupos extremistas. Tanto em hq, quanto em filmes e séries, quase tudo que Marvel faz hoje, acho medíocre, salvo raras exceções.

      Enfim, feliz 2022 para você e sua família, Léo.

      Excluir
    5. Feliz 22 pra vc e sua família tbm, amigo!

      E nem me fale... Eu tbm ganho relativamente bem: Digo "relativo", pq mesmo nos melhores meses de faturamento das minhas academias, as minhas despesas são tantas, q parece q qto mais eu ganho: maiores os meus gastos tbm. Fiz um empréstimo gigante há pouco tempo e a grana simplesmente evaporou só pagando dívidas pendentes e juros/multas de bancos e acordões. Realmente, o meu advogado já mandou a letra pra mim: "Tu vai viver e morrer pagando conta" (acho q ele tá certo, kkk)!

      Bem, pelo menos o meu interesse na Marvel e DC modernas é ZERO... Detesto lacrações, agendas mimizêntas, e todo o monte de lixo e merda q tá acabando com o cinema atual (o Tarantino mesmo já disse estar de saco cheio e já sentiu a merda q virou a indústria toda do entretenimento). Eu tô FORA: não sou o público-alvo da Marvel e DC atuais (nem quero ser)! Vou viver só de material clássico das 2 editoras e/ou materiais q não tentem me empurrar ideologias baratas goela abaixo!

      Abs!

      Excluir
    6. "Bem, pelo menos o meu interesse na Marvel e DC modernas é ZERO... Detesto lacrações, agendas mimizêntas, e todo o monte de lixo e merda q tá acabando com o cinema atual (o Tarantino mesmo já disse estar de saco cheio e já sentiu a merda q virou a indústria toda do entretenimento). "


      Eu acho bom. Deixar passar material ruim e caro não pesa na consciência. Rsrs.

      Fico imaginando o povo no futuro, desesperado pra vender esse material meia-boca da Nova Marvel. Creio que uma nova bolha está se formando graças a esses gibitubers e o gado que compra qualquer bagaceira elogiada por eles. Os caras não conseguem mais nem esconder que não lêem os omnibus, pelo menos alguns que não são tão caras-de-pau

      Excluir
    7. Hahaha... bem nessas, L!

      Assisto raríssimos vídeos no youtube (gosto mais dos vídeos de cassetadas, kkk)... mas já notei q a tara de alguns gibitubers em geral é mais ostentar os BUSÕES na estante do q se prestar a lê-los, rs!

      Tá certo q eu tbm tenho acumulado mta coisa q eu compro e nem tiro do plástico... MAS a diferença é q eu ao menos PRETENDO ler tudo q eu compro (um dia), rs!

      Qto aos "gibis-lacração" da Marvel e DC... Boa sorte pra quem tentar vender isso um dia (e não estou rogando praga, só sendo realista mesmo)!

      Abs!

      Excluir
  5. "36) "A Arte Marvel de Conan" (Panini) entra pra História como o lançamento mais caro de todos os tempos no Brasil: R$ 1.499,90 (por trazer junto uma estátua exclusiva do Bárbaro, rs)!"

    Pior que ainda não pude comprar a versão gringa, meu medo é que esgote ou o valor (que já não é barato) aumente.
    Vóltar chegou, comprei ma pré-venda. E meu amigo, que arte deslumbrante, Alcala merece a fama que tem, e apesar de não gostar do pessoal do Pipoca e Nanquim, os caras deram um tratamento primoroso á publicação.
    1
    Falando em hq cara, Shamballa do dr Estranho entrou na pré-venda e está custando 149,90 fucking reais por apenas 90 fucking páginas.

    Saiu também um omnibus da X-force por módicos R$ 374,90, ora, vejam só, panini foi muito generosa em não cobrar 375 bonoros...
    Graças a Deus que as histórias atuais tão ruins, porque não há dor na consciência em deixar passar lançamento ruim e caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, L... blz?

      É, meu amigo... tá OSSO continuar sendo colecionador de gibis com esse mercado cada vez mais elitizado e fechado numa bolha de preços cada vez mais altos pra um público cada vez mais seleto e restrito!

      Eu sou um q aos poucos tô caindo fora dessa engrenagem... pois em 22, já começarei o ano tendo como gastos extras o colégio do meu filho (q passa a ser prioridade pra mim). Isso vai significar uma redução drástica nas minhas compras de gibis e afins! É possível q eu fique apenas com coleções econômicas daqui pra frente (e eventualmente um encadernado ou outro q eu consiga parcelar)!

      Tbm não simpatizo mto com o pessoal da P&N (por divergências de opinião e pq não sigo a mesma linha ideológica deles), mas reconheço o ótimo trabalho q fazem em algumas edições, a exemplo do "Vóltar" (q eu já recebi tbm e recomendo: Ficou deslumbrante pra quem curte a arte do Alcala)!

      E putz, essa da "Shamballa" eu não tinha visto o preço ainda... PQP, forçaram demais a barra nessa, hein? Tá lôco, rs! Ainda bem q eu já peguei aquela edição anterior q tbm era capa-dura e q saiu faz uns 2 anos!

      Qto a "X-Force"... podia ser pior: Podia ser R$ 374,99 (com 9 centavos a menos já ajuda, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  6. "50) "Patrulha do Destino" (de Grant Morrison): Vem completo em um OMNIBUS de 1.288 pág (R$ 449,90)! "

    Não dou nem 10 centavos. Aliás, tá saindo filme novo da Matrix, que na minha opinião é um gasto de tempo bem mais divertido e econômico do que financiar essas viagens lisérgicas do Morrison.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, L... Bem, não assisti ainda, mas vi q o novo "Matrix" já tem dividido opiniões (e meus camaradas q viram: detestaram, hehe)!

      Eu vou ver qdo passar na TV (numa HBO da vida)... Mas já vou sem expectativa nenhuma (na real, só gostei do 1º filme até agora e de um desenho animado estilo anime q fizeram)!

      Abs!

      Excluir
  7. Poxa sério que titãs para na 23 com praga titanica?? Na edição seguinte já podia começar a caçada da sociedade gnu podiam ir até o 26 com a final da saga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, beagle... blz?

      Bem, isso foi o q falaram numa live da panini mesmo (dando a entender q a coleção iria até o 23)... mas não ficou mto claro se seria em definitivo ou se a coleção "daria um tempo" (só o futuro nos dirá ao certo, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  8. Oi Léo Um feliz Natal e um próspero ano novo para você e toda sua família e todos que frequento esse blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo, Jaspion...

      E pra vc tbm, amigo: Boas Festas e um Feliz e próspero 22 pra vc e sua família!

      Abs!

      Excluir
  9. Oi Leo!

    Parabéns pela matérira da retrospectiva 2021!

    Esta sua coluna com o resumo dos principais lançamentos do ano que me inspirou a fazer o "Visões de...", minha idéia inicial era fazer bem resumido, com no máximo duas linhas para cada título, mas como sou prolixo fica difícil fazer desta forma por mais que eu queira.Ademais, como ela se estabelece em trinta anos no passado, muitos não viveram este tempo e outros querem recordar de forma mais intensa, por isso é necessário um resumo das edições um pouco maior e mais abrangente em muitos casos!

    2021 foi um ano de "ressaca" pra mim, perdi muita renda, e o preço das publicações subiram muito, não que eu não tenha comprado muita coisa bacana, e até caras como alguns omnibus, mas tive de "empurrar" mais para frente várias publicações, como por exemplo as edições de capa-cartão que eram para ser as mais baratas, mas no custo benefício estão saindo muito caras porque estão na média de preço de R$ 40,00, e os descontos em cima delas são muito baixos se comprados por exemplo às edições de luxo que à vezes você consegue um desconto de R$ 30,00 a R$ 50,00 e parcelamento!

    Mantive rigorosamente as edições do Superman do Byrne, a coleção da ESC, e as CCM do Homem de Ferro, e Capitão América, e começarei a do Demolidor a partir da edição nº 03!Como estas edições saem espaçadas dá mais tempo pro bolso respirar!!

    As edições da "Liguinha" e "Novos Titãs", eu estou pegando aos poucos quando há boas promoções em que elas caem para a casa dos R$ 20,00 e poucos, valor que considero justo para este tipo de publicação!

    Já pensando no futuro, mais precisamente daqui há quatro meses entra na lista dos imprescindíveis do ano "A Saga do Demolidor" da Nocenti, momento em que espero estar com o bolso respirando um pouco melhor!

    Já percebeu que estas pré-vendas da Panini para daqui três, quatro meses parece fazer o ano passar mais rápido? Não que eu esteja reclamando, porque dá tempo de se programar, mas você fica no aguardo de determinada edição, e quando ela chegar já estaremos tendo vislumbre de edições do final do ano!!

    De qualquer forma 2021 foi um ano amargo que felizmente passou muito rápido, e ano que vem vai passar mais rápido ainda com Copa do Mundo e eleições gerais!

    Recebi meu Storm anteontem e a edição está sensacional, e agora irei financiar a edição de nº02 quando começar a campanha!

    Espero que a campanha bem sucedida de "Krazy Cat" abra oportunidade para "Modesty Blaze", que é a HQ que o John Travolta está lendo no banheiro quando é fuzilado pelo Bruce Willis em Pulp Fiction!

    De qualquer forma, apesar de ter sido um ano ruim no geral, para os colecionadores de HQs não foi, porque o que teve de lançamento este ano "não está no gibi", e muita, muita coisa boa mesmo!!

    já em relção ao cinema e TV, assisti ao "Snyder Cut" (três vezes), e já comecei o ano mais animado em relação às superproduções, mas me decepcionei com a "Viúva Negra", mas gostei muito das séries da Marvel da Disney que na minha opinião são melhores que muitos longa metragens de heróis do Estúdio, curti bastante "O Esquadrão Suicida", passei raiva com "Shang Chi", boicotei "Eternos", e infelizmente não curti tanto "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa", porque nunca curti este Homem Aranha da Marvel do Tom Holland cheio de lacração,piadas excessivas e Tia May gostosa! Nada contra a Marisa Tomei, que é uma mulher linda, mas eu sou muito conservador em relação às HQs, e em relação por exemplo ao Homem Aranha eu sempre prefiro fidelidade máxima ao material original!

    Mas foi bom ver o Tobey Maguire de volta como Homem Aranha!!Foi injusto o que fizeram com ele na época, encerrando a franquia do nada e rebootando-a depois daquele medonho filme de 2007, sem dar uma chance a ele e ao Sam Raimi de redenção!!

    No aguardo das suas matérias com as "melhores" e "piores capas do ano"!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Brigadão por ter curtido a postagem, brother!

      E pô, eu não sabia q tinha sido esta coluna q inspirou a das "Visões", rs... Não sei se vc lembra, mas eu demorei um tempo até achar o melhor formato pra "retrospectiva": De início, a coluna era em forma de texto (com 6 parágrafos), mas de uns anos pra cá eu adotei este formato de "LISTÃO" e estabeleci 50 itens no máximo (tipo 1 pra cada semana do ano). É claro q acontecem várias outras notícias importantes além das listadas entre 50 no ano, mas "retrospectiva" é assim mesmo em qq lugar: É pra ser um "resumão" de alguns fatos importantes ao longo de 1 ano (mta coisa sempre fica de fora, rs)!

      Sobre 2021... Tenho exatamente a mesma sensação q vc relatou acima: Foi um ano de "ressaca" pra mim tbm, já q minha renda igualmente diminuiu no período de pandemia (com as restrições ao nº de pessoas nas academias) e minhas dívidas aumentaram nos bancos (por eu ter pedalado mtos empréstimos q fiz e q geraram uma bola de neve de dívidas). Meu advogado tem me ajudado bastante a fazer "acordões" com os bancos, mas eu tbm tenho q manter ele bem pago (e não é barato, hehe)!

      Pra 22, vou ter como despesa extra (q nunca tive até então) a escola do meu filho e o material escolar (q faz o preço dos GIBIS parecer um "troco de pão", kkk)... Assim, serei obrigado a reduzir meus gastos com quadrinhos na marra: Minha ideia é encerrar algumas coleções (tipo "Titãs" na 20 e "Liguinha" na 15), evitar ao máximo os OMNIBUS e Vintages/deluxes com preços mais elevados: Vou priorizar a "CCM" e demais edições capa-cartão (tipo a "Saga do Demolidor")e finalmente vou botar à venda boa parte da minha coleção (vou aproveitar esse período de férias do pessoal e tirar fotos da minha coleção pra restabelecer a coluna de "CLASSIFICADOS" por aqui - q atrasou este ano pq não tive tempo de fazer a triagem trabalhando quase 10 horas por dia e tendo pouco tempo pra descanso e cuidar do pequeno "Von Doom", rs)!

      O "STORM" eu não recebi ainda... Tô ansioso por essa edição, mas vou esperar recebê-la primeiro pra depois apoiar o Vol. 2 (e se deus quiser: as demais edições pra completar a série)!

      O "Krazy Kat" eu (infelizmente) não consegui apoiar... me desmotivou ter perdido o fac-símile q era um dos brindes q eu queria: E perdi por bobeira minha (tive um cartão recusado na hora de fazer o apoio e na raiva, esqueci de garantir o meu brinde fazendo um boleto, kkk)!

      Qto aos FILMES e SÉRIES... Ainda tenho q instalar o app da "HBO MAX" na minha TV: Feito isso, a 1º coisa q farei é botar em dia os filmes da DC ("LIGA do Snyder", "MM 1984", e "Esquadrão Suicida" - vou maratonar os 3 logo de cara)!

      Da Marvel... Concordo contigo: Gostei bem mais das séries (Wanda, Falcão e Loki) do q dos filmes: A "Viúva" eu achei mediano (assistível), mas "MKF" e "Eternos" eu não consegui ver inteiros de tão ruins (insuportáveis pra quem conheceu os personagens em "HTV" e SAM"). O "Miranha" eu ainda não vi, mas espero q seja melhor do q essas 2 últimas merdas q a Marvel produziu (sei q será, hehe)!

      E já entrei no processo de "triagem" das "melhores" e "Piores" capas do ano (vou postar as 2 juntas no findi, rs)!

      Abs!

      Excluir
  10. Desses 50 lançamentos que vc elencou, eu adquiri os 18 volumes da Coleção Clássica Marvel, As Crônicas do Fantasma, As Tiras do Homem-Aranha(os dois volumes) e Krazy Kat. Foi um ano bom para os quadrinhos, à despeito da crise econômica que estamos vivendo.
    Feliz Ano Novo pra vc e sua família. Forte abraço, Léo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Feliz Ano-Novo pra vc e sua família tbm, amigo... Q 22 seja um ano melhor e mais próspero pra todos nós!

      Eu tbm fechei todas as "CCM" do ano (sendo q aqui pro sul a última q chegou foi a 17, mas sei q a 18 já saiu em outros estados)... As "Crônicas do Fantasma" eu adorei esse Vol. 8 (terminei de ler há poucos dias), As "Tiras do Aranha" eu tô esperando o Vol. 2 (q atrasou e vai sair em janeiro), e o "Krazy" eu acabei perdendo (infelizmente)!

      Abs!

      Excluir
  11. Realmente 2021 teve grandes publicações. Em época de crise a Panini resolveu atender aos pedidos, principalmente de leitores mais velhos, e publicou clássicos da época da editora Abril. Espero que continue assim em 2022.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Pois é, demorou pra Panini perceber qual é o público q realmente sustenta o mercado, né? Perderam mto tempo tentando formar um suposto "novo leitor" (com perfil jovem e fã dos filmes de super-heróis)... qdo na verdade, era só continuar mantendo o tiozão VINTAGE q segue mantendo seu hobby de colecionador há décadas!

      Foi preciso mudar quase toda a equipe editorial da Panini pra perceberem o óbvio, rs...

      Abs!

      Excluir
  12. E aí, Leo, beleza?

    Um feliz Natal (atrasado) e ano novo pra ti e pra família. 2021 tive compras diversas de quadrinhos, mas mesmo lendo os clássicos e os materiais BONS (como Dredd, Marshal law, Moonshadow, Miracleman e outros), não tenho mais tido tanto tesão em quadrinhos.
    Espero que em 2022 tenha mais coisa interessante.

    Grande abraço e siga com o Submundo em 2022!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      Feliz Ano-Novo e Boas Festas pra vc e sua família tbm, brother (cheguei atrasado pro natal aqui no blog, kkk)!

      Te confesso q atualmente eu ando mais empolgado em colecionar e mandar customizar peças de "Falcon", do q colecionar quadrinhos tbm... Até pq, minha rotina atual (de trabalho, cuidar do Victor, e reuniões intermináveis de negócios) já nem me permite mais ler tanta coisa assim (o q tem atrasado em mto os "Reviews" aqui no "subs"). Em 22 serei obrigado a cortar gastos com gibis (pra poder bancar o colégio do Von Doom), mas continuarei com o blog sim: Afinal, ainda restam os scans pra me ajudar a manter este espaço atualizado, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  13. Léo:
    Vou ser o chato de plantão: tem coisas na sua lista que são promessas, mais do que realidade, tipo Krazy Cat e Moby Dick (salvo engano). E, do jeito que alguns projetos do Catarse atrasam, é capaz de serem lançamentos de 2023...
    O que eu mais recebi nesse final de ano foi mensagem de editoras que anunciam no Catarse justificando (segundo eles) os atrasos, tipo Graphite, Saicã, Red Dragon, e prometendo um 2022 melhor. Como já paguei, só me resta rezar e esperar.
    Alvaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alvaro... Tdo bem?

      Nem me fale... Mtos dos projetos do Catarse q eu apoiei este ano eu ainda não recebi tbm:

      "Efeito Placebo" (da Editora picareta Universo Fantástico: q não cumpre prazos de entrega e fica só enrolando os clientes com desculpas furadas)... e "O Prisioneiro" (da Skript - outra com fama de enroladora)!

      "Storm" eu não recebi ainda, mas pelo menos esse a editora tá cumprindo o prazo e mandando a edição aos poucos pra vários apoiadores (ponto positivo pra Tundra)!

      Mesmo assim, considerei válidos como lançamentos deste ano esses projetos do Catarse: Já q os financiamentos atingiram as respectivas metas (o q - teoricamente - já deveria ser a garantia de publicação pro leitor, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  14. Fala, Léo!

    Retrospectiva bem abrangente e ainda com muita coisa(boa) de fora, como as edições "Absolute" (sempre pela DC: MP do Moore / Asilo Arkham e a vindoura "A Piada Mortal")!
    Felizmente tenho os 3 materiais em formatos acessíveis.
    Mas é inegável que a edição do MP ficou maravilhosa!

    Destaque para o pontapé inicial da CCM, que "é o que afinada CHM deveria ter sido"!
    Creio numa maturação do mercado para os Omnibus, com periodicidade regular e abrangendo fases específicas.
    Mas confesso que prefiro formatos como as definitivas do Aranha, como limite máximo para o manuseio. Apesar de ter comprado os 02 volumes do 4F (Byrne), por gostar muito do mwterial.

    Fato muito marcante neste ano (excetuando-se a nova realidade de preços/custos, para tudo praticamente), foi a guinada editorial da Panini em relação aos materiais mais clássicos, atendendo portanto uma demanda/público, importantes para o negócio!

    Pessoalmente marcante, assim como em 2020, foi um maior critério e "freio" para novas compras e principalmente um maior aproveitamento e desfrute da própria coleção! Para (re)ler alguns materiais excelentes como os 02 volumes da BHM do Surfista Prateado!

    obs; esta Art Book do Frazetta ficou demais!

    No mais, votos de um ótimo ano para você e seus familiares, além de energia e paciência para continuar a nos brindar com este grande trabalho aqui no blog!

    Saúde e Paz, Léo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Tbm não sou nem um pouco fã do formato OMNIBUS (q eu acho mto desconfortável pra ler e manusear)... E acho q o formato ideal pra um gibi deva ser de até um máximo de 500 pág (tipo as "Ed. Definitivas" do aranha)!

      Tenho evitado comprar nesse formato, salvo raras exceções tipo os "Conan" (da Marvel)... Mas fora isso, se não for algo realmente imprescindível pra mim, eu evito!

      Seja como for, os OMNIBUS parecem ter vindo pra ficar... e já atingiram uma periodicidade média de mais ou menos 1 edição por mês (revezando entre Marvel e DC). Fora outras editoras, tipo a Mythos, q agora vai lançar até um "OMNIBUS do TEX", rs!

      Pra 22, vou puxar o "FREIO" tbm... já q minhas despesas vão aumentar significativamente (com o ingresso do meu filho no colégio) e serei obrigado a reduzir meus gastos com GIBIS. Terei de ser mais seletivo do q nunca agora, hehe!

      Feliz Ano-Novo pra vc e sua família tbm, amigo... E um 22 mais próspero pra todos nós!

      Abs!

      Excluir
  15. Fala Léo, feliz natal pra todos aí da sua família, seu Victor é que deve estar aproveitando, a criançada é que se diverte mesmo nessas festas, e feliz natal pra todos os que acompanham o Submundo. No ramo que eu trabalho, a pandemia teve um reflexo contrário, trabalhamos muito e conseguimos muitos bônus, o que me permitiu comprar muitas hqs, 2021 não foi muito diferente, consegui pegar muito material bacana, inclusive os antigos, um dos que eu consegui resgatar foi a Espada Selvagem de Conan em cores, da Abril, as 13 edições, em perfeito estado, só esse já me valeu o ano, outros que nem imaginei que ia conseguir foram os omninbus, do Conan volume 2( melhor do ano na minha opinião ), Capitão América do Kirby, Homem Animal( quase pego o do Batman, mas eu nunca li toda a saga do HA, optei por esse ),segundo omninbus do Conan da Dark Horse, todos com ótimos descontos, dessas listadas, a CCM, A Saga do Batman e do Super Homem, foram ótimos acertos da Panini, são um prazer de ler e colecionar, como estou me preparando pra reduzir bastante os gastos com hqs, essas vou dar prosseguimento, ao menos a do Batman e Super, vou até o fim, ainda estão no meu radar, A Encruzilhada, a do Cap vs Cap e Voltar, há e Batman Acossado também, enfim, no mais vou acompanhar as novidades no Submundo, e estou aguardando a coluna do Élcio, " Visões " pra voltar ao ano de 1992. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Feliz 2022 e Boas Festas pra vc e sua família tbm, amigo... O Victor teve um natal recheado de presentes mesmo (vantagens de se ser filho único e o foco de atenção da família toda, hehe)! Eu, já tive uma ressaca violenta pós-natal e uma dor de cabeça fortíssima (motivo pelo qual eu demorei mais q o normal pra responder os comentários e atualizar o blog - eu não conseguia olhar pra tela do PC sem sentir tonturas, coisa de louco, kkk)!

      Em 22, minha meta é reduzir gastos com HQs tbm... E logo de cara, já devo encerrar algumas coleções tipo: "Titãs" e "Liguinha" (e as sagas de "Super" e "Batman" eu devo encerrar no Vol. 12 ou 15)!

      Encadernados... eu devo comprar mto esporadicamente agora (vai ter q ser o FILÉ mesmo)! Mas sigo firme com a "CCM" (essa eu não paro de jeito nenhum)!

      "Batman Acossado" tá no meu radar tbm... Assim como o "Esquadrão Supremo" da Marvel (q vai ganhar um TIJOLO Vintage)!

      E continue ligado aqui no blog, pois neste findi vai ter a tradicional coluna das "Melhores" e "Piores" capas do ano, uma matéria sobre "TOP 10" do Alan Moore, e a coluna de "Visões" do Elcio tá simplesmente GIGANTE e espetacular (mas deve ir ao ar em março - logo depois do carnaval: q é o começo "oficial" do ano mesmo, hehe)!

      Abs!

      Excluir

  16. Que bela retrospectiva Comandante Leo!

    Depois de percorrer essa extensa listagem dos destaques de 2021, cheguei a conclusão de que as prevsisões feitas pela mídia de quadrinhos em geral de que seria uma ano de pouca oferta de material, foram totalmente desmentidas. Apesar da crise causada pela pandêmia do Corona, parece que os produtores e o público leitor acharam por bem não tirar o pé nem da quantidade de laçamentos nem do consumo das publicações.

    Pra mim os destaques foram:

    - A Coleção Clássica Marvel. Essa vou fazer completa já que abandonei as mensais e estou muito seletivo com os encadernados. Da Marvel só peguei o Imortal Hulk e o Demolidor do Chip Zdarsky.

    - Marvel Vintage. Peguei alguns, não todos porque como estão as coisas temos de ser seletivos. Assim semdo cofrei, Demolidor - Amor em Vão, Hulk na Encruzilhada, Justiceiro - Zona de Guerra e X-Men - Guerras Asgardianas.

    - A chegada dos Ominibus. Cofrei os dois volumes do Quarteto do Byrne e os dois primeiros do Conan. Estou na espera de promoções pra pegar os dois do "rei" Kirby o do Capitão América e o dos Eternos. E vai ser cofre também o da Mulher-Hulk do Byrne.

    - Quanto as Lendas da Liguinha e dos Titãs estou fazendo completa, já peguei todas até agora então não dá pra largar agora que tá perto do fim.

    - Em relação ao material oriundo do Catarse, peguei bastante coisa destacando o material da Script e principalmente o grande lançamento da plataforma que pra mim é Storm que estou esperando chegar.

    - E outra grande novidade muito bem vinda, foram as Sagas do Batman e do Superman. Esse último trazendo a fase muito pedida do gênio John Byrne aí é o quê? Cofre!!

    - E por último teve o grande destaque do ano pra mim que foi a publicação decente e a altura do que merece a obra prima dos autores Berardi e Millazzo. Ken Parker veio pra fazer justiça a um material impar, que a muito os apreciadores de quadrinhos de qualidade pediam e aguardavam. É claro que vou cofrar a coleção completa.

    Então é isso mestre Léo! Os meus votos de um ano de 2022 muito próspero cheio de saúde, realizações profissionais e muitos quadrinhos de qualidade pra e sua família. E estendo o mesmo a todos os amigos do SubmundoHQ.

    Um abraço, e até o próximo post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Valeu por ter curtido a postagem, brother... Neste findi vai ao ar uma DOSE DUPLA por aqui: As "Melhores" e "Piores" capas do ano, kkk!

      E, de fato, amigo... Foi um ano recheado de lançamentos e estreias importantes no mercado de HQs: Mto longe de ser um ano insosso pro ramo. O q aconteceu foi isso mesmo q vc falou: As editoras preferiram manter o fluxo de lançamentos e reduziram as tiragens (o q elevou os preços tbm). Mantiveram o mercado aquecido e cheio de lançamentos, MAS segmentaram ainda mais o nicho de leitores (um paradoxo q poderá ter efeitos negativos à médio prazo)!

      A "CCM" eu vou fazer completa tbm... e passar adiante o q eu tiver de repetéco em outros formatos (Bibliotecas, CHM, etc)!

      "Marvel Vintage" eu só peguei alguns tbm... o formato deluxe me afastou de algumas edições q eu queria. Mas dessa linha eu tô de olho do "Esquadrão Supremo" (q deve sair em breve)!

      Os OMNIBUS... Eu não gosto do formato, mas peguei os 2 do "Conan" (Marvel), e os 2 do Kirby (Capitão e Eternos)! Devo encarar tbm o 3º do "Conan" e o do "TEX" (q vai sair pela Mythos)!

      "Titãs" eu devo parar na 20... Sei q falta pouco, mas não vou conseguir avançar mais (e não posso abrir mão das "CCM" e sagas do "Super" e "Batman")!

      "STORM" eu tô esperando chegar tbm... Já começaram as entregas e a loja daqui já recebeu, mas a minha edição ainda não foi enviada (seja como for, vou apoiar o Vol. 2 tbm)!

      "Ken Parker" foi a mais grata surpresa q tive este ano... Nunca tinha lido o material e simplesmente adorei: Virei fã instantaneamente, hehe! Mas o formato q eu mais tô gostando vc sabe bem qual é, né? hehe (em formatinho fica bem melhor de ler e colecionar, rs)!

      Um Feliz 2022 pra vc e sua família tbm, amigo... Faço votos pra q o ano-novo q começa hj seja bastante próspero e cheio de saúde pra vc, pra mim, e pra todos os demais frequentadores do "Submundo" (q segue firme e forte em 22, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  17. Nunca lí nada d CONAN fora da Marvel. Esse Omnibus Dark Horse vale a pena? há muita diferença entre as histórias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse conan da Dark horse é uma das melhores coisas já feitas com o personagem, muito elogiada pela crítica e pelo público. Recebeu inúmeros prêmios incluindo de melhor quadrinho, muitos especialistas em Howard dizem que o clima é mais fiel que as histórias da Marvel.

      Excluir
    2. É legal, como o Beagle comentou, mas o Conan da Marvel é insuperável, principalmente com o Time Thomas/Buscema/Alcala/Zunigã,a adaptação da Dark Horse é mais fiél sim, mas não tem o " espírito Marvel dos anos setenta", da Gloriosa, Espada Selvagem de Conan.

      Excluir
    3. Amigos,

      Particularmente, sou mais o "Conan" da Marvel mesmo (Roy Thomas, Barry Smith, e Buscema)... Esse é (e provavelmente sempre será) insuperável!

      Mas o da Dark Horse tbm adaptou basicamente as mesmas histórias (criadas por Robert Howard nos anos 30), tirando uma ou outra NOVA (criada pros gibis)... Ou seja: Mto do material Dark Horse será um remake do mesmo material q consagrou a fase da Marvel nos anos 70 e 80!

      Eu confesso q só não peguei os 2 OMNIBUS da Mythos (com o início da fase Dark Horse) pq o meu orçamento não comportou... mas não descarto pegar esse material mais pra frente um dia!

      Abs!

      Excluir
    4. Na minha modesta opinião, o Omnibus do Consn pela Mythos tem o formato perfeito, sem extras em excesso, número de páginas, capa que facilitam o manuseio na hora da leitura E o conteúdo, excelente A Panini prefere inovar o produto para lucrar mais no final.

      Excluir
    5. Concordo com vc, Calvin...

      O formato de OMNIBUS da Mythos é o ideal mesmo: capa-cartão, sem extras desnecessários, e preço na faixa dos 120-150 pila (melhor do q os 300 a 500 dos capa-dura da panini)!

      Abs!

      Excluir
  18. cara, esse conan da dark horse nunca me interessou...li umas 2 ediçoes quando lancaram...se nao me engano era o kurt busiek que escrevia...e era mais ou menos só...li alguns especiais da fase do timothy truman e gostei bastante...ja esse conan integrado no universo marvel, meu deus do céu...é horrivel cara...li a ediçao da coroa da serpente e é de chorar...toda hora inventam uma desculpa pra ele nao matar alguem..."ainnn, nao mata esses bandidos porque sao só capangas".... " esses fracotes nem valem meu esforço"...uma coisa sem o menor sentido em se tratando de conan...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse "Conan" produzido AGORA pela Marvel é LIXO puro mesmo... é tudo, MENOS um "Conan" de verdade!

      Estamos numa época mimizênta e choraminguenta, em q personagens macho-alfa q nem "Conan", "Tex", "007", e "Rambo"... passaram a ser quase vilões pra essa geração merda e afetada pra qual: "palavras machucam"!

      Um "Conan" da vida fica completamente deslocado nos dias de hj... (q CROM ajude à série de TV q a Lacroflix vai produzir com o bárbaro)!

      Abs!

      Excluir
  19. "Wolverine: Preto, Branco, e Sangue e o mais recente volume Carnificina fecham o ano aqui,fraco a nível de Marvel da g-floy e dc mas forte em bd image e manga,a Levoir fecha o ano sem editar dc.
    Bom ano novo para todos com bastante bds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz 22 pra vc tbm, Optimus...

      Vou deixar essas edições do "Wolverine" e do "Carnificina" (deve ser uma caríssima q a Panini anunciou por aqui)!

      Abs!

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eles mandam um email com a lista dos produtos comprados sim. Ele chega com o assunto 'Seu pedido de compra' mais o código do pedido.

      Excluir
    2. Vou verificar novamente os e-mails. Obrigado

      Excluir
    3. "Cara, eles mandam um email com a lista dos produtos comprados sim. Ele chega com o assunto 'Seu pedido de compra' mais o código do pedido."

      verifiquei os e-mails e a sua informação procede. Porém, fiz essa verificação agora. Quando deveria ter feito na hora da compra, erro meu. Acredito que eles tenham me enviado outro produto de outra compra que fiz (foram várias) e registrado como envio da Coleção Clássica do Thor vol 2. Eu nunca que vou conseguir adivinhar qual produto veio no lugar. Só me resta agora lamentar e aceitar. Podia ser pior.

      Excluir
  21. Amigos, apaguei o comentário anterior, por medo de ser processado, mesmo estando certo. Não gostei do atendimento que a Panini me deu. E acredito que o site deles tenha trocado um dos produtos que fiz no meu pedido. Posso estar errado, mas é a 2a vez que isso acontece. Não ando achando 40 reais á toa na rua pra estar desatento nas compras que faço, fora o fato de que nunca tive problemas em outros sites (sebo pacobello, rika, amazon etc). Recomendo a todos darem print screen em suas compras no site da panini, já que os mesmos não me enviaram e-mail com a lista de produtos do pedido. Entrei em contato com o atendimento que me informou que comprei 2 vezes o mesmo produto. Vou verificar novamente essas compras e entrar em contato novamente com a empresa pra tentar resolver esse imbróglio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, L... Tdo bem?

      Acabei não lendo o comentário q vc apagou... Mas dificilmente vc seria processado pela panini por qq coisa q seja (eles tem um jurídico fraquíssimo, q no máximo consegue remover do ar alguns sites de scans - e isso só com a ajuda do google ainda por cima, kkk)!

      No mais... trocar e confundir (mandar errado) produtos comprados no site é uma prática comum na panini: Uma vez comprei umas figurinhas do álbum da Marvel e me mandaram tudo errado, foi um parto pra conseguir q me mandassem o q eu pedi: Tive q acionar o "Reclame Aqui" (só faltou eu ter q chamar o Celso Russomano, hahaha)!

      Abs!

      Excluir
  22. Fala, Leo! Tudo em paz??


    Belíssima matéria!!! Parabéns!!

    O mercado de HQs segue com força e, infelizmente, cada vez mais gourmetizado, apesar da crise... A Era dos Omnibus chegou e parece que ainda vai se prolongar por mais um tempo enquanto houver público pra isso!rs Ano que vem já vai sair um tijolão do Tex, imagine o preço!

    De fato, houve um "resgate" de histórias clássicas por parte da Panini este ano! Algumas histórias que saíram nas BHM, picotadas na Abril ou nas CHMs agora estão sendo republicadas num formato mais acessível e em ordem cronológica de publicação! Isso é uma ótima oportunidade para colecionadores relerem e/ou conhecerem mais sobre alguns personagens! Eu espero mesmo que essas CCM durem muito por aqui! Apesar de não estar pegando todas as edições até o momento, estou garimpando aquelas que me despertam o interesse, afinal, não dá pra pegar tudo! Kkk

    O "Super" do Byrne estou pegando todas mesmo! O vol.8 chegou na banca daqui, porém só veio 1 exemplar... Essa publicação está vendendo bem por aqui! Vamos ver como vai ficar com o reajuste em 2022! Já a do Batman, eu confesso que não estou conseguindo acompanhar, não!rs Peguei só o 2! Tem a questão dos famigerados repetécos tbm, pois ja saiu muita coisa do Morcegão, principalmente do Jim Aparo...

    Fantasma da Egmont foi muito bom!! Quando retornar, certeza que irei pegar!

    Hulk Encruzilhada ainda não consegui adquirir, fica pra próxima oportunidade! Pra quem veio do embalo das CHMs do verdão, esse será cofre!

    No mais, desejo um feliz Ano-Novo repleto de paz, muita saúde e muitas conquistas para você e a todos os colegas do Blog!! Deus abençoe!!

    Forte abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      Brigadão por ter curtido a postagem, xará... E um Feliz Ano-Novo pra vc tbm, amigo: Mta saúde, paz, e prosperidade pra vc e todos os frequentadores do "Submundo" (q Deus nos abençoe à todos)!

      E o mercado deve seguir nesse ritmo mesmo daqui pra frente... Mtos lançamentos, mas com tiragens reduzidas e preços nas alturas (atendendo somente à um pequeno e cada vez mais restrito nicho de leitores e colecionadores)!

      Os OMNIBUS vieram pra ficar, pelo visto... Já temos alguns engatilhados pra esse começo de ano: "FLASH" do Geoff Johns, "Conan 3" (Panini), "Darth Vader", e "TEX" (esse deve ser um talagaço $$$ pela Mythos, hehe)!

      A "CCM" é a minha coleção favorita entre todas... Dessa eu não abro mão! Sempre sonhei em acompanhar as HQs clássicas da Marvel em ordem cronológica, e se a coleção tem um único defeito, é a falta de alguns heróis mais restolhos (Cap. Marvel, Namor, Fury, Formiga, etc)!

      O "Super" eu soube q vai continuar após o run do BYRNE... Mas eu devo parar assim q encerrar a fase do canadense invocado, rs!

      O "Batman" eu devo parar junto com a do "Super" (quero encerrar ambas as coleções no mesmo número: 12 ou 15)!

      "Fantasma" eu tô ansioso pela volta dele... tô louco pra ver como será a nova revista q irá substituir a fininha com grampo!

      "Hulk Encruzilhada" eu não consegui pegar tbm... Essa já era pra mim (este ano não tem repescagem: o q eu perdi, perdi e já era, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  23. Leo, feliz 2022!
    Muita saúde e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Feliz e próspero 22 pra vc tbm, Roberto!

      Mtas felicidades, saúde, e GIBIS, hehe!

      Abs!

      Excluir
  24. Leo
    Tudo bem? Antes Feliz Ano 2022!!!
    Agora, este ano de 2022 vai ser ano de cortes infelizmente, já ano de 2021 ja dei uma "cortada". Fora o inflação, há outras obrigações que vem batendo a porta. Mas devo continuar comprando algumas HQ interessantes nos saldões da vida como Coleção Classica Marvel do Quarteto,Thor e talvez do Hulk, MArvel Vintage e Saga do Demolidor e Superman. Ken Parker somente com descontão... Estes Mega encadernados somente comprei Conan vol 2 o que me interessa, Capitao America e Eterno tb adquirir mas fico com estes mesmos. Vou limitar o teto de gastos em R$ 500 durante ano de 2022. Acho que esta de bom tamanho.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celso... Tdo bem?

      Um Feliz 22 pra vc tbm, amigo... Pelo menos na área de quadrinhos, deve ser outro ano bastante produtivo e cheio de lançamentos importantes (logo já teremos o 1º "Plantão" 2022 aqui no blog, hehe)!

      Mas, infelizmente, apesar da oferta de lançamentos no mercado... Mtas coisas eu irei apenas noticiar por aqui, mas não poderei comprar, já q vou ter q adotar um padrão de cortes radicais em GIBIS daqui pra frente (pra poder priorizar uma boa escola pro meu filho)!

      Meu teto de gastos de gastos por mês, talvez nem chegue à 500 reais... a não ser q mtos encadernados eu acabe parcelando em até 10 vezes, hehe!

      Sigo firme com a "CCM" tbm... mas devo encerrar em seguida: As sagas do "Super" e "Batman" (q irei até o vol. 12 ou 15), "Titãs" e "Liguinha" (q talvez eu encerre antes de serem concluídas pela panini). Pra facilitar a minha vida, a Mythos vai reduzir um pouco o ritmo das minhas revistas favoritas do "Tex" ("OURO" e "Ed. Histórica" - o q me fará economizar bastante em "TEX", rs)!

      De qq forma... continuarei mantendo o blog sempre atualizado, pois o q eu não puder comprar: Eu vou baixar em scan!

      Abs!

      Excluir
  25. Para os que gostam de desconto Livrariasfamiliacrista. Nesse site tem uma seção Geek com HQs da Panini. Lendas do Universo DC Novos Titãs, Marvel Vintage Capitão vs Capitão, A Saga do Batman e Superman. Edições recentes com 30% de desconto. Estou sempre de olho pra pegar os lançamentos por lá. Fica a dica.
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica mesmo, Roberto...

      Eu tenho acompanhado algumas ofertas dessa Livraria Cristã e realmente: Os descontos são esses mesmos até em encadernados de lançamento... Acho q eles vieram com bastante competitividade pra agitar o mercado, rs. Algumas atrasadas eu pretendo pegar com eles tbm!

      Abs!

      Excluir
    2. Leo, 30% de descontos em lançamentos é barbada certa. rs
      Peguei "Capitão vs Capitão" e LUDC Novos Titãs # 20. No aguardo de aparecer por lá a edição definitiva do Homem-Aranha Volume 6.
      Tenha uma boa semana.

      Excluir
    3. Boa semana pra vc tbm, Roberto... E obrigado por compartilhar essas dicas de barbadas por aqui!

      Vou aproveitar nessa loja tbm numa das minhas próximas compras virtuais, rs!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...