18/12/2021

"Quarteto Fantástico - 60 ANOS": A Trajetória da 1º Família Fantástica da Marvel...

O "4F" comemora 60 ANOS de existência... Tendo sido a série que deu início à "Nova Era Marvel" em 1961 (quando Stan Lee & Jack Kirby criaram todo um universo de "maravilhas"). Com histórias mais voltadas à linha sci-fi, a equipe de heróis permanece na ativa em HQs inéditas e relançamentos de clássicos! 

Nesta matéria especial, veremos um pouco da trajetória da 1º família no mercado brasileiro, suas principais sagas e aventuras, E acompanharemos alguns lançamentos recentes nesta data comemorativa: "4F - ANTOLOGIA", "4F - Antítese", e "Coleção Clássica Marvel 18 - 4F"!

Confira abaixo:

O "4F" foi criado em 1961, por Lee & Kirby, sendo a 1º HQ da chamada: "Nova Era Marvel" (que deu início à todos os demais heróis Marvel na Era de Prata)... A série, que trazia a alcunha de: "O Melhor Gibi do Mundo", foi também a mais longa produção da dupla Lee/Kirby, com 102 edições regulares + 6 "Anuais". E cada história ou saga era uma explosão criativa, pois o leitor viu estrear na revista alguns dos heróis e vilões mais marcantes da Marvel em geral: "Dr. Destino", "Skrulls", "Namor" (resgatado da Era de Ouro pra se tornar um dos antagonistas do "Quarteto"), "Homem-Molecular", "Surfista Prateado", "Galactus", "Pantera Negra", "Inumanos", "4 Terrível", "Aniquilador", e muito mais! Com a saída de Kirby do título, Lee ainda continuou mais um pouco com John Buscema e depois, a revista seguiu adiante até chegar em 2º fase mais emblemática: A fase "BYRNE" (compilada em 2 OMNIBUS pela Panini). Byrne também teve um longo período à frente do título, marcando os anos 80 com uma sequência de ótimas HQs (acima, a capa dos "Maiores Clássicos" Vol. 1 do Byrne E uma edição importada de "Visionaries"). A década de 90 já não foi das melhores pro "4F", que se perdeu em equipes não muito criativas e a revista teve seu fatídico: "Último Número" na edição 416 (de 1996). Com numeração zerada, o título reiniciava na fase: "Heróis Renascem" (de Jim Lee) e "Heróis Retornam" (a partir daí, os artistas variavam bastante: Alan Davis, Salvador Larroca, Carlos Pacheco, etc)!
 
A Panini lança agora 3 edições que representam bem estas 6 décadas de "4F"... Na "ANTOLOGIA" (com bela capa de Alex Ross, reproduzindo a icônica capa de "Fantastic Four" nº 1), temos uma boa seleção de HQs estreladas pelo "Sr. Fantástico", "Tocha Humana", "Coisa", e "Mulher-Invisível" (R$ 144,90). São HQs publicadas em: "Fantastic Four" (1961), 1, 112, 200, 232, 245, 262, 587; "FF Annual" (1963) 2 e 6; Fantastic Four (1998) 1, 60 (tem de tudo um pouco aí: Kirby, Byrne, e até a "Origem Secreta do Dr. Destino": INÉDITA no Brasil há mais de meio-século)! Em "4F - Antítese" (HQ nova e inédita: R$ 52,90) temos uma aventura produzida por Mark Waid & Neal Adams (Batman). Um meteoro de origem desconhecida emerge do hiperespaço e tem como destino final a ilha de Manhattan, e se o Quarteto não conseguir impedir que atinja a Terra, milhões morrerão. Mas o pior ainda está por vir: Galactus desapareceu, e apenas ele teria o poder para derrotar seu equivalente da Zona Negativa: "Antítese" (não li, mas parece interessante)!   
 
E em breve deve chegas às bancas: A "Coleção Clássica Marvel 18 - 4F" (capa acima, com a "Ameaça na Lua")... Esta edição será muito nostálgica pro leitor brasileiro, já que trará as edições nº 11-15 de "Fantastic Four". Pra quem não sabe, uma dessas histórias foi a escolhida pra estreia da revista: "Quarteto Fantástico" Nº 1 da EBAL (capa acima, com a 1º aparição do "Fantasma Vermelho" e do "Vigia"). A nível de curiosidade, essa edição da EBAL é, também, a revista mais antiga da minha coleção (datando de 1971, rs). Outros destaques deste Vol. 18 da "CCM" são: A 1º aparição do "Homem-Impossível" e do "Pensador Louco", além do 1º confronto entre: "HULK X COISA" (uma edição histórica mesmo)! Pra fechar esta postagem comemorativa, selecionei algumas capas de edições nacionais essenciais pro "4F": A "CHM do 4F" Vol. 1 (com a saga: "O Dia do Juízo Final" - em que o "Destino" rouba a prancha e os poderes do "Surfista"), Os "4 Fantásticos" da RGE (revista que durou 14 números com 2 histórias cada - cobrindo a reta final da fase Lee/Kirby), "GHM 12" (da Abril - com um arco que trouxe desenhos do Byrne e foi republicado no 1º OMNIBUS), e "HULK" nº 5 (capa abaixo): que trazia a última saga escrita por Stan Lee (com arte de Buscema)! Vida longa ao "Melhor Gibi do Mundo", rs!
 
Até+   

35 comentários:

  1. Falando em Alex Ross, ele está escrevendo e desenhando uma graphic novel do Quarteto (fantastic four - full circle) prevista pra sair nos EUA em agosto do ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, L... blz?

      Pois é, eu fiquei sabendo e achei mto bonita a arte dessa GN do "4F"... Pra quem ainda não viu, aí vai uma prévia (show de bola):

      https://terrigen-cdn-dev.marvel.com/content/prod/1x/fantasticfourfullcircle.jpg

      https://cdn1-www.superherohype.com/assets/uploads/2021/12/alex-ross-full-circle-page.jpg

      Abs!

      Excluir
  2. Bom dia, grande Leo. Blz?

    Muito bom ler um excelente post do seu blog saindo quentinho de manhã igual pão francês, como falamos aqui no Rj.

    Quando eu era guri, os X-Men eram grupo mais querido pela molecada, graças ao Jim Lee e ao desenho. E acredito que hoje sejam os Vingadores por causa dos filmes e séries. Mas, no meu caso, o Quarteto é e sempre foi meu grupo de heróis favoritos, por isso esse tipo de post me pega em cheio.

    Eu comecei a ler no finalzinho da fase Byrne e gostava bastante do que veio depois também, pena que quando o Walt Simonson saiu, o nível foi caindo bastante até o fatídico Massacre.

    Como parei de ler gibis nessa época, as únicas fases novas que acompanhei foi a do Mark Waid mesmo e o início da do Dan Slot, que era até passável, só que essa parei assim que começou a fazer parte de sagas, que não tenho paciência de ler.

    E também o início do quarteto Ultimate também foi bacana, vale a pena.

    Enfim, hoje em dia só nos resta ler e reler as fases Lee/Kirby e Byrne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Q coincidência, amigo... Eu postei esta matéria no ar bem cedinho mesmo e fui correndo pro supermercado às 8 da manhã fazer as compras da semana: Justamente, pq gosto de comprar o pão bem quentinho na 1º fornada do dia, kkk!

      Obrigado por ter curtido a postagem... Já tô trabalhando na próxima, q deve ir ao ar depois de amanhã e vai ser um especial "aracnídeo" (no embalo do novo FILME - q tá bombando e cujas 1º impressões do público foram mto positivas)!

      E eu tbm tenho o "4F" como sendo minha equipe favorita de super-heróis... Pois eu já era fã deles antes de conhecer os gibis, graças ao desenho animado da Hanna-Barbera q eu adorava qdo moleque. Qdo migrei pros gibis, caí logo na fase Lee/Kirby pela RGE e virei mais fã ainda dos "4 Fantásticos", rs!

      A fase Simonson eu conheço pouco: tenho apenas um arco q saiu na "SAM"... e era uma saga onde eles enfrentavam umas distorções temporais (se não me engano era a mesma "TVA": q apareceu na série de TV do "LOKI" - não tenho bem certeza)!

      Eu continuei acompanhando o "4F" nos gibis da Abril... comprava o "aranha" e "wolverine" (durante um tempo o "4F" saía no mix do nanico: nada a ver, coisas da Abril, hehe) até aquelas tranqueiras de "Heróis Renascem" e "Retornam". A última coisa regular q li do "4F" foi a revista mensal da fase Carlos Pacheco (q trazia o filho do "Cap. Marvel" no mix). Ah, e claro: recentemente tbm comprei o "GRAND DESIGN" do 4F (q eu recomendo mto)!

      Abs!

      Excluir
    2. Grande Leo,

      Essa fase do Walt Simonson que vc leu realmente tem a participação da ATV que aparece no seriado Loki. Até onde sei, ele criou esses personagens na época do gibi do Thor, numa história meio sem pé nem cabeça, a única fraca dessa época, mas acho que no Quarteto que esse tipo de enredo encaixou bem. Se der, procura esse material, pois acho a conclusão excelente, com uma batalha épica entre o Reed e o Dr. Destino, a melhor que li entre os dois.

      Falando em fases lamentáveis do Quarteto nos anos 90, vc chegou a ler o finalzinho pré-Massacre com a Sue andando por aí de maio decotado? Cara, essa fase é muito ruim. Por causa dela que passei a ter um ódio pelo coitado do desenhista Paul Ryan... Só a pouco tempo com o Fantasma que voltei a gostar do cara... Meu ódio durou quase 20 anos... hehe

      Falando em desenhos, como eu sou um pouco mais novo, o que eu acompanhava na TV era um do Coisa, em que ele se transformava com uns anéis mágicos! Lembro que quando comecei a ler gibis, achava o drama dele em não ser humano meio chato justamente por isso... Pensava: "Porque o Ben fica choramingando por aí e não usa os anéis logo? Será que ele perdeu?" Hehe Curtia muito quando era guri, não sei se vc chegou a ver.

      E vou tentar pegar esse Grand Design que vc indicou. Deixei passar achando que era um caça níquel, mas vou dar uma chance ao material.

      Excluir
    3. E aí, Guilherme... blz?

      Eu vou dar uma chance pra fase Simonson, com certeza... Mas vou esperar mais um pouco, pois fiquei sabendo de uns boatos q ela pode estar nos planos pra um encadernado da Panini (agora q o novo FILME do "4F" tá vindo aí e a "TVA" se popularizou com o seriado do "LOKI"). Chuto q essa fase possa sair num futuro "Vintage" da vida, rs!

      E a fase da "Sue Tiazona de maiô" foi mto chata e arrastada mesmo... Parecia q a lenga-lenga não acabava nunca, rs. Lá pelas tantas, o "Coisa" tem o rosto deformado pelas garras do "Wolverine" e passa a usar um capacete durante várias histórias (o tal capacete era até uma homenagem à um q ele usou bem no comecinho da fase Lee/Kirby) mas por causa disso o "Coisa" ficava mais amargurado e depressivo (já não fazia mais o leitor rir de suas tragédias, rs)!

      Não bastasse tudo isso... O "Reed" desaparece e lá se vão uns bons MESES (talvez uns 2 anos) com a "Sue" procurando por ele e o "Namor" ciscando na volta querendo tirar uma lasquinha dela (o q dava mais ódio ainda do "Namor" por ser um fura-olho, kkk)! E nem vou falar no namorico pueril do "Tocha" com a Lyja (q resultou até no nascimento de um "OVO" de Skrull - valha-me deus, rs)!

      Mas o Paul Ryan tá perdoado justamente pelo seu trabalho no "Fantasma" (q tava mto bom, hehe)!

      E sim, eu lembro desse desenho animado do "Coisa"... q era um molequinho q se transformava nele (eu até q gostava, hahaha)!

      O "Grand Design" vale a pena sim... Pois é uma retrospectiva bem completa de todas essas 6 décadas de "4F" e os desenhos são bem legais tbm. Aliás, essa edição chama a atenção por ser diferenciada e ter em média 25 quadros por pág (chega a dar dor de cabeça de TANTA coisa pra ler, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  3. Fala, Léo!

    Acompanhei o Quarteto, no início dos anos 70, publicado na Revista Estréia da EBAL. Foram espetaculares 22 edições. Terei o prazer de reler essas aventuras agora, na Coleção Clássica Marvel que estou colecionando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Essa revista da EBAL eu tenho completinha na coleção tbm... E pela 1º vez em quase meio-século, teremos todos o privilégio de acompanhar uma republicação desse material q começa agora na "Coleção Clássica Marvel"!

      Lembrando, q após o cancelamento da revista... A EBAL jogou o "4F" no mix do "Aranha" (continuando de onde havia parado a fase Lee/Kirby)!

      Abs!

      Excluir
  4. Caro Leo
    Tudo bem? Palpitando... Quarteto Fantástico de raiz é a fase Lee/Kirby/Buscema e Quarteto Fantástico atualizado é do Byrne o que veio depois não conta. Só com estas histórias tem ideia para minisséries, longa mentragem, livros de ficção científica, livros fisica, filosofia etc. Marvel poderia viver somente com estas histórias, é uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Sou obrigado a concordar plenamente com vc, amigo... hehe!

      De fato, eu divido o "4F" em apenas 2 grandes fases nesses 60 anos: A fase Lee/Kirby (1961-1970) E a fase BYRNE (1979-1986)... Essas são as ESSENCIAIS, hehe!

      Abs!

      Excluir
  5. Li boa parte da fase Lee e Kirby, mas gosto mesmo é da fase do John Byrne no Quarteto Fantástico. Foi quando comecei a ler e a que considero definitiva na minha "cronologia pessoal". É uma mistura de memória afetiva com arte e roteiro que me agradam bastante. Feliz da vida por ter podido comprar os Omnibus. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Q sorte a sua ter conseguido esses OMNIBUS do "4F"... Eu acabei perdendo os 2, pois qdo fui comprar o 1º na época em q saiu, meu cartão foi recusado na hora (tava sem limite de crédito). O tempo passou até eu recuperar meus créditos (tive q esperar virar o mês e adiantar a fatura) e qdo voltou, já haviam outras prioridades mais urgentes na FILA e acabei não tendo novamente outra oportunidade pra isso (acontece, infelizmente: e vai acontecer cada vez mais daqui pra frente, hehe)!

      Atualmente, sigo com as minhas 4 edições dos "Maiores Clássicos do 4F" (q cobrem pouco menos do 1º OMNIBUS)!

      Abs!

      Excluir
  6. Fala aí comandante!

    Aniversário da primeira família dos super-heróis é motivo de festa. Estou gostando bastante da chance de conhecer os primórdios do grupo com a Coleção Clássica Marvel. Essa fase quando saiu pela Ebal e depois pela RGE, ainda era um quase bebê e não tinha contato com a leitura. E confesso que a explosão criativa dos gênios Lee & Kirby é o que chama atenção.

    Mas pra mim o Quarteto definitivo é o do "gênio indomável" que é título de livro sobre o artista das polêmicas o grande John Byrne. Na sua passagem pelo grupo o nível foi realmente nos limites do cosmo, pra mim tamanha qualidade não foi mais alcançada. Se bem que não acompanhei quase nada das fases mais modernas, então temos de dar ao material moderno o benefício da dúvida.

    Obrigado pela divulgação dos materiais lançados em comemoração desta data tão festiva. Valeu amigo Léo, um abraço e até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Q bom q vc e todos os demais leitores estamos tendo a oportunidade de finalmente conhecer a gênese do "4F" na íntegra E na ordem correta de leitura... Nunca tivemos essa chance no Brasil, pois a EBAL pulou todos os "ANUAIS", q traziam histórias importantes e q até hj estão INÉDITAS por aqui, tipo: A Origem Secreta do "Dr. Destino" (essa tá na "Antologia" e mostra uma versão estendida da origem do vilão: q havia sido contada em poucos quadros na 1º aparição dele em "FF" nº 5), A volta do "Tocha Humana Original" da Era de Ouro, A 1º aparição do "Homem-Psíquico" e do "Aniquilador", e o "Nascimento de Franklin Richards" (somente agora na "CCM" é q poderemos ler tudo isso na sequência correta e sem pulos/cortes)!

      Entre a EBAL e a RGE ainda tivemos a BLOCH... Mas ela apenas republicou material da EBAL (as 10 primeiras HQs do "4F") com aquelas "cores psicodélicas" dela (kkk) e incluiu histórias solo do "Tocha Humana" (na revista q levava o nome dele mesmo): Uma revista bem tacanha, diga-se de passagem!

      O material "moderno" eu li pelo menos até meados dos anos 2000 e pouco, na fase Pacheco (e um tanto além, em histórias q saíam no mix da revista do "HULK")... Até onde li, nada q veio depois do BYRNE superou ou sequer se igualou a ele, hehe!

      Brigadão por ter curtido a postagem... Tentei mesclar um pouco da passagem do "4F" pelas bancas brasileiras E comentar os 3 principais lançamentos comemorativos do mês (Antologia, Antítese, e a CCM 18). Amanhã já deve ter atualização nova por aqui, numa postagem 100% aracnídea, rs!

      Abs!

      Excluir
  7. Oi Leo!

    Parabéns pela matéria! 60 anos, como o tempo passou rápido!! difícil acreditar que os personagens que marcaram nossas infâncias já são sexagenários!

    E ano que vem o Aranha atinge esta idade!!

    Eu não tive muito contato com o Quarteto Fantástico na infância, tirando o desenho animado da Hanna Barbera, e algumas histórias clássicas nas revistas do Aranha! A fase do Buscema no grupo pra mim é totalmente desconhecida!!

    Porém, eu era louco na infância para ter um action figure da Sue! Sonhava com a possibilidade de que tivesse uma versão dela da Gulliver importada como diziam! Coisa de criança!!


    Na adolescência as coisas mudaram, li muitas histórias do grupo na fase do Byrne na revista do Aranha! Quando o grupo mudou para a SAM eu li pouquíssimas histórias, pois eu quase não comprava a publicação na época!

    Apesar que li algumas recentemente, as histórias apesar de boas, já demonstravam um pequeno declínio se comparadas à fase do Byrne, e depois vai para ladeira abaixo até desembocar em Heróis Renascem!

    Eu tenho algumas histórias clássicas do grupo nas edições do Aranha, Salvat, Origens do Super Heróis Marvel (lembra dessa publicação? Em 2024 iremos recordá-la!!), na Salvat (algumas histórias mais novas), e Quarteto 1234!

    Meu sonho de consumo é os dois omnibus da Panini, e ano que vem pretendo comprá-los!

    Essa antologia, não me interessou!

    Falando em antologias..., comprei a do Capitão América no Black Friday da Panini, já nas últimas horas!

    A Panini deu R$ 50,00 de desconto na Black Friday, e se fizesse uma compra acima de R$ 200,00 ia tendo desconto progressivo e frete grátis!

    Então peguei a antologia, duas ESC, Lady Snowblood #03, e CCM# 02 do Homem de Ferro (que nunca chegava na Amazon), e ganhei mais de R$ 70,00 de desconto saindo a edição de Lady Snowblood e a CCM grátis, isso fora as ESC que estava com R$2,00 de desconto em cada edição!!

    Acho que valeu a pena! Mas infelizmente, minha antologia do Capitão veio com quatro páginas repetidas em duas histórias!As histórias estão completas, mas com quatro páginas repetidas no meio destas duas histórias!!

    Fiquei chateado, mas pra trocar é uma burocracia danada que resolvi desistir e ficar com esta edição mesmo! Vai que eu troco e vem uma agora "faltando" páginas!!

    Mais vale uma com oito páginas a mais do que uma faltando 16! Sabe que da Panini não podemos duvidar de nada!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elcio,
      Minha edição de "V de Vingança" veio com uma caderno a mais. Nem pensei em trocar. Azar foi de quem pegou a edição com um caderno a menos. :)

      Excluir
    2. Oi Roberto Xavier!

      É triste pagarmos um valor considerável por estes encadernados e eles virem com defeito! Eu imagino que estes encadernados que estão com páginas a mais trazem as páginas que faltam em outros, até porque a Panini deve ter uma tiragem "X" da publicação e o erro da gráfica deve refletir na tiragem total, sendo que o que tem a mais em um tem de menos em outro!

      Eu fiquei chateado pacas com o fato da minha edição ter vindo com defeito, mas creio que deixar quieto é melhor, pois além da burocracia para trocar, a coisa sempre pode piorar e posso pegar uma outra edição com defeito, agora faltando páginas da história, de cabeça pra baixo, etc.

      Abraços!

      Excluir
    3. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Brigadão mesmo por ter curtido a postagem... e, de fato, o tempo passou rápido pro "4F": Parece q foi ontem q eu assistia o desenho animado da Hanna-Barbera na TV e comprei na banca o nº 1 dos "4 Fantásticos" da RGE (q me surpreendeu logo de cara por mostrar a equipe enfrentando outros heróis Marvel (Aranha, Thor, Demolidor, e Surfista): Um SHOW de ação e empolgação, rs!

      E em 22 é a vez do "Aranha" mesmo (bem lembrado, amigo)... Até acho q deviam ter esperado pra lançar o FILME dele no ano q vem como parte das comemorações, né? A próxima postagem aqui no blog (q deve ir ao ar amanhã) será toda dedicada à lançamentos do "Aranha")!

      O desenho da Hanna-Barbera até q adaptou bem algumas HQs clássicas da fase Lee/Kirby... Já ajudava a quebrar o galho pra quem não tinha acesso aos gibis (eu mesmo, não conhecia essas histórias mais clássicas, pq comecei a ler "4F" já na RGE - q cobria a reta final do Kirby): Assim, o desenho da HB me ajudou mto a conhecer as principais histórias antigas!

      Falando em action figure da "Sue"... Na coleção de miniaturas da eaglemoss eu tenho uma versão customizada dela (totalmente transparente: como se estivesse invisível, rs - Genial a sacada do artista)!

      A fase BYRNE eu perdi quase toda na época (foi bem durante o meu afastamento dos quadrinhos)... Mas recuperei alguma coisa ou outra em sebos nos anos 90. Já o material q saía nos mixes da abril nos anos 90 era ruim demais: Eu até gostava da arte do Paul Ryan (com a "Sue" tiazona de maiô, kkk) mas as histórias eram chatas e sofríveis (o namorico do "Tocha" e a Srkull "Lyja" era um porre), da mesma forma q ver o "Coisa" amargurado demais e com o rosto deformado depois de uma briga com o "Wolverine")!

      "Origens do Super Heróis Marvel (lembra dessa publicação? Em 2024 iremos recordá-la!!"

      Lembro sim, amigo... Eu adorava essas edições de "Origens": Cobriram algumas lacunas importantes, foi ali q li pela 1º vez o "Casamento de Reed & Sue" (Pulado pela EBAL)! Vai ser ótimo rever essa revista nas futuras "Visões", rs!

      E tirando o defeito na "Antologia do capitão" (q pelo menos não veio "faltando" pág - eu manteria assim mesmo)... Até q vc aproveitou bem a Black Friday, hein? Mtos descontos legais nessas compras! A minha BF já foi mais "magrinha" (digamos assim), pois de gibis comprei apenas o "TOP 10" do Alan Moore (com 50 pila de desconto). Eu acabei priorizando esse dia pra comprar uma bicicleta pro meu filho e uma geladeira nova pra minha mãe (nessas compras "maiores" eu peguei ótimos descontos, rs)!

      Abs!

      Excluir
  8. E aí, Lierson... blz?

    Eu já sou fã do "4F" desde q me conheço por gente, rs... De início, eu conheci a equipe e virei fã deles pelo desenho animado da Hanna-Barbera (era um dos meus favoritos). Em seguida, passei pros GIBIS: desde o nº 1 da RGE (a fase da EBAL eu só fui comprar e conhecer em 1995, qdo retomei minhas coleções de HQs e saí a garimpar nos sebos)!

    Até q vc tem algumas edições bem legais do "4F"... Adoro essa saga do Morrison/Jae Lee (tenho ela na "Paladinos" e tbm num encadernado fininho da panini!

    E realmente, o Neal Adams já não é mais o mesmo... Detestei a "Odisséia", mas não descarto a "antítese" (se rolar algum desconto ou outra oportunidade)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. "Detestei a "Odisséia", mas não descarto a "antítese" (se rolar algum desconto ou outra oportunidade)!"

    Eu acho que o problema dessa série é que ela tem poucos momentos engraçados. Mas a perspectiva usada na introduçao de cada capítulo (pelo menos da parte 1) achei bem legal. Fora o fato da Talia Al Ghul estar bem sexy em alguns momentos. Quanto á arte, no começo achei estranha, mas depois me acostumei, não é o Neal adams nk auge. Mas acho que o cara mandou muito bem, diferente de desenhistas que ao chegarem em idade avançada perderam drasticamente a qualidadde do desenho como o Miller e o Romitinha

    ResponderExcluir
  10. Pretendo comprar essa coleção com eles até quando aparecer pela primeira vez Galactus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Ainda vai demorar um pouquinho pra chegada do "Galactus" (q ocorrerá nos nº 48-50 da revista original - atualmente estamos nos nº 11-15)!

      Mas vou te dizer q a série do "4F" até melhora depois dessa saga... Tente reconsiderar mais pra frente e "se possível" tentar fechar a fase Lee/Kirby, blz?

      Abs!

      Excluir
  11. Verdade, L...

    Meu problema com a "Odisséia" não foi a arte do Neal Adams (q mesmo já não sendo mais da fase áurea dele, ainda tá boa - na minha opinião), mas a história em si eu realmente não gostei (li em scans pra ver se valeria a pena comprar as 2 edições da Eaglemoss - e desisti da compra, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. Bela postagem Leo. O Quarteto tem grandes histórias. Após a fase do Byrne, só gostei da fase do Pacheco que eu achava um arroz com feijão bem feito. Após essa fase do Pacheco nada mais me interessou. Vez ou outra baixo uns scans para ver como andam as histórias das minhas antigas equipes favoritas (X-Men e Quarteto), mas é só decepção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Zarko... blz?

      Obrigado por ter curtido a postagem (uma breve homenagem ao níver do "4F" - pra não passar em branco, rs)!

      O Pacheco é bem isso aí q vc falou mesmo: Um "arroz-com-feijão", kkk (bom, mas nada demais)... Faltou criar e trazer elementos NOVOS pra cronologia da equipe: Ele resgatou mta coisa das fases Kirby/Byrne (até o "Magnata Gideon" e o "El Diablo"), só q tava mais pra um "remake atualizado" do q pra um desenvolvimento mais elaborado desses personagens. Faltou uma "identidade própria" pra fase Pacheco!

      Abs!

      Excluir
  13. "mas a história em si eu realmente não gostei (li em scans pra ver se valeria a pena comprar as 2 edições da Eaglemoss - e desisti da compra,"

    É chatinha mesmo, mas pra mim a arte e alguns momentos bizarros a salvam de ser um desastre completo. Por enquanto só li a parte 1. Tou esperando a parte 2 ficar por um preço razoavel.

    ResponderExcluir
  14. Para quem for comprar no site da Panini até amanhã (17/12) o cupom BGSDIGITAL aplica mais 15% de desconto. Logo, os 20% de desconto lá no site mais esse cupom resulta em 32%. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... Dica valiosa mesmo essa, Roberto!

      Brigadão mesmo: Vou ver se consigo botar uns capa-dura atrasados então... (belo desconto, rs)!

      Abs!

      Excluir
  15. As "bizarrices" q vc fala eu até q gostei, hehe... Pois elas são uma mistura de homenagem E zoação àquelas HQs "chapadaças" da Era de Prata, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. Sobre a A Era de Ouro dos Quadrinhos, da Mythos, ele ´é aparentemente a tradução do King of the Comics: One Hundred Years of King Features Syndicate . Se for isso mesmo vai ter páginas coloridas e petro e brancas, dependendo da história. Achei estranho ter 20 páginas a mesnos que a edição americana. Também já ficou na dúvida se algum dia teremos um segundo número.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Carlos... blz?

      Obrigado pela informação, eu não sabia qual a fonte original dessa edição... A questão das pág P&B e coloridas deve ser pq a edição siga o padrão das tiras da época (onde as tiras diárias eram P&B e as dominicais em cores)!

      Seja como for, vou encarar essa "Era de Ouro" assim q chegar por aqui...

      Abs!

      Excluir
  17. opa...cara, essa fase do capacete do coisa era uma porcaria imensa...lembro de um gibi da abril, o retorno de reed richards...acho que fechava essa "saga"... meu deus, era muito ruim aquilo...a fase do claremont que saia na ghm premium tambem era chata pra cacete...ja a fase do aguirre que vai sair de novo no marvel essencials é ate bem legal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Eu tenho esse especial do "Retorno de Reed"... era bem chatinha mesmo essa saga (e demorou demais pra concluir: Aqui no Brasil até nem tanto, já q a Abril acelerou a trama botando 2 histórias de cada vez na revista do "Wolverine" e esse "Especial" aí q compilava umas 8 histórias)!

      Abs!

      Excluir
  18. Respostas
    1. E meu tbm... ainda hj: Sou fanzasso do "4F"!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...