31/05/2015

SALVAT: Editora Faz Pronunciamento Sobre Erros de Revisão....

A FOTO acima (apresentando 10 erros grotescos de revisão na edição do "Cap. América" capa-vermelha da SALVAT).... Foi tirada pelo Vítor (que também produz as "SOBRECAPAS" da coleção) e publicada em 1º mão aqui no "Submundo" (nos comentários da postagem anterior)!!!

Pois bem, essa FOTO foi amplamente divulgada no facebook (e em outras redes).... Gerando CENTENAS de manifestações de leitores revoltados com tanto desleixo por parte da editora. Assim, a SALVAT fez um pronunciamento oficial a respeito de mais essa polêmica:

Confira abaixo a resposta da editora (e NOVAS imagens de falhas - nas lombadas e no interior das edições):

A SALVAT lançou recentemente a edição do "Cap. América" (capa-vermelha) com a excelente fase de Roger Stern & John Byrne.... Um encadernado já recomendado aqui no "Submundo" (na última coluna de "Papo de Gibi"). Porém, ninguém imaginaria que essa edição viesse com um festival de erros grotescos de revisão (que vocês podem comprovar na 1º FOTO desta matéria - tirada pelo Vítor: que identificou e fotografou essa sucessão de falhas). "Captão" (sem o "i"), "maios" (ao invés de "mais"), "foçados" (faltou um "r"), citação ao vilão "Cobra" (que nem aparece nas histórias), e até um "FANK Miller". Tudo resultado da falta total de revisão e maiores cuidados por parte da editora!!!

A divulgação dessa FOTO no Facebook.... Ganhou proporções gigantescas em vários grupos e gerou (literalmente) centenas de reclamações diante de um serviço porco e feito nas coxas pra uma coleção desse porte (com 60 encadernados de LUXO em capa-dura): O que (obviamente) mereceria da Salvat um tratamento de 1º linha. Diante de tantas manifestações negativas (a chapa esquentou na pág. da editora), a Salvat fez um pronunciamento oficial sobre o assunto (imagem acima): Pedindo desculpas e Comprometendo-se a evitar que o mesmo volte a ocorrer nas próximas edições (será? Esperamos sinceramente que SIM - Embora isso só o tempo dirá)!!!

Paralelamente.... Outra polêmica tomou forma nos últimos dias, agora na coleção capa-preta: Com a divulgação de uma FOTO (acima) de novos problemas na LOMBADA (reparem no rosto formado pelas ed. 56-57: Apelidaram a moça de "Cerveró" - que maldade, rs). A Salvat alegou que uma diferença de até 1,5 milímetros na lombada seria "aceitável" (então tá, né)? Ironicamente, uma clássica "porquice" da editora: O "Wolverine Perna-de-Pau" foi corrigido em outros países (FOTO enviada por Paulo Langer dos "Quadrinhólatras"). E por fim (abaixo): Uma pág interna do Vol. 1 da capa-vermelha (onde a Salvat "escreveu por cima" do texto em inglês)!!!

Até+

PS: O "Submundo" ultrapassou agora há pouco a marca de 3 MILHÕES de VISITAS.... E agradece à TODOS os leitores do blog pela audiência (sempre crescente - graças à vocês): Obrigado mesmo (e vamos juntos em frente: rumo aos próximos milhões, rs)!!!

103 comentários:

  1. Mada a ver com o assimto, mas... Sua cara

    http://youtu.be/LihEdvaVnNU

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo!

    A Salvat revolucionou o mercado de publicação de histórias em quadrinhos no Brasil com sua ousada investida em encadernados de luxo a preços "módicos"!

    Graças a ela a principal editora do país em publicações de histórias em quadrinhos: A Panini começou a se movimentar e trazer mais publicações e republicações de materiais, onde muitos destes se encontram inseridos na coleção!

    Eu faço as duas coleções, não sou rico, compro duas edições por mês até com certo aperto, já que coleciono outros materiais como miniaturas, duas mensais, os encadernados da Panini na casa dos R$ 20,00 (nem todos), e como já disse anteriormente compro um exemplar da Vermelha por mês para antecipar a coleção antes dela ser distribuída nacionalmente, programando assim melhor os futuros gastos.

    Fazer estas coleções pode se considerar por dois motivos: Consumismo ou ampliar mais a coleção!

    Consumismo seria a compra da mesma por causa também da lombada que fica muito bacana na biblioteca particular dos colecionadores, já que é muito difícil um colecionador não ter algum material inserido nestas coleções; ou comprar apenas as edições que lhe interessam e assim completar seu acervo de HQs, ou qualquer outro motivo pessoal.

    O fato, é que vale a pena colecionar estes encadernados, pois, tem muito material ali que sequer será republicado ou sequer foi publicado por aqui,e isto vale para as duas coleções!

    Porém, este desleixo da Salvat com relação aos erros de português e impressão estão beirando o absurdo; pois, se já não bastasse o erro nas lombadas das quatro primeiras edições lançadas, mais esta do "nariz" da Kitty Pride que realidade foi um erro de corte no desenho da lombada, pois, na coleção lá fora o nariz dela fica quase inteiro na edição #56 e só a pontinha da outra narina na edição # 57:http://4.bp.blogspot.com/-QyKJ-uuLKCY/UhyqcB6mWXI/AAAAAAAAiXc/4y72NOENUZ4/s1600/colecao-marvel.png

    Sobre a 'perneta do Wolverine" foi um caso de má vontade por parte da editora em não corrigir tal absurdo. Se existe esta imagem com a perna "normal" do herói, então era só procurar e corrigir a impressão da capa como na Grécia.

    Eu tenho as quatro primeiras edições da coleção Vermelha, embora eu ainda não tenha tido tempo de ler a do Hulk, mel lembro que na do Aranha a n302 tem bastante erro de português, embora não tão absurdos como na do Capitão América!

    O certo seria a Salvat fazer o recolhimento deste material, seja em bancas ou dos leitores que compraram e substituir por um corrigido.

    Nenhum livro está livre de erros, tenho códigos e livros de Direito que possuem algum erro de português, mas, geralmente é um só, inclusive meu livro "Inferno" do Dan Brown possui um, mas, não lembro mais em que página. Ás vezes isto acontece, e é perdoável, mas, no caso da Salvat está sendo reiterado a cada edição e até começando pela capa.

    Torço para que a Eaglemoss esteja ciente destes problemas, e quando lançar a sua coleção da DC, não faça como a concorrente está fazendo, se bem que esta eu literalmente vou pagar para ver!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que a Eaglemoss lançará mesmo as Graphic Novels, lá no facebook perguntei 3 vezes quando lançarão e nada de responderem, talvez seja a dona Panini barrando ou arregaram, pois comprar os da capa preta e vermelha da Salvat tá foda!!

      Excluir
    2. Zé do Caixão01/06/2015, 23:52

      COM CERTEZA a eaglemoss vai ter problemas

      Excluir
  3. Era melhor nem terem se pronunciado. A desculpa não cola. Falta de zelo, puramente isso.

    ResponderExcluir
  4. "http://youtu.be/LihEdvaVnNU"


    E aí, gustavo.... blz?

    Sensacional esse vídeo.... Kung-Fu "Podreira" de 1º, hahaha (altamente recomendável - ASSISTAM, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. "O certo seria a Salvat fazer o recolhimento deste material, seja em bancas ou dos leitores que compraram e substituir por um corrigido."


    Oi, Elcio.... Tdo bem?

    Realmente.... é inegável a importância da Salvat no atual cenário do mercado nacional: A chegada dela mudou TUDO na forma de se publicar e republicar material clássico e/ou sagas importantes. Graças à competitividade, a Panini se viu obrigada a rever sua política de republicação de materiais esgotados (essa onda toda de relançamentos de encadernados em novas tiragens, foi graças ao sucesso da Salvat: com materiais que há muito vinham sendo pedidos pelos leitores)!

    Mas a editora não parece ter entendido algumas coisas ÓBVIAS ainda.... A começar pelo fato de q o colecionador q se propõe a comprar 60 encadernados de LUXO (em capa-dura) É um consumidor - acima de tudo - EXIGENTE (e tem razão pra tal, afinal: estamos falando de coleções q mesmo custando individualmente um valor acessível: num TODO são um investimento ALTO - basta somar o valor das 60 ed. e o tempo desperdiçado pra se completar uma coleção desse porte, e temos algo a ser respeitado por parte da editora: O investimento e a dedicação de cada leitor pra completá-la)!

    Dito isso.... A Salvat deveria SIM ter mais respeito pelo público q a escolheu (entre tantas outras opções interessantes no mercado) e ser EXTREMAMENTE cuidadosa com detalhes essenciais como: LOMBADAS e REVISÃO de textos! Pois um serviço de baixa qualidade afastará (por consequência) um leitor q poderia tentar completar as 60 edições (e q agora - após tantas cagadas - pensará 2 vezes em seguir adiante). Essas não são apenas meras "conjecturas", e sim: comentários de leitores do face q já andam falando em abandonar essas coleções (pela falta de cuidado demonstrada até então pela editora)!

    Eu gostaria mto de ver a Salvat publicando gibis de qualidade IMPECÁVEL... Pois me interessam mto as futuras ed. da capa-vermelha e a "EXTENSÃO" da capa-preta: Mas não vou comprar um encadernado porcamente editado e mal-revisado. Assim, mais do q ninguém, torço mto pra q a editora pare de fazer esses gibis nas coxas (como se lidasse com um público imbecilizado e analfabeto) e comece a respeitar mais os leitores q lhe deram votos de confiança (ainda há tempo - creio eu - de fazer as coisas DIREITO)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. "Era melhor nem terem se pronunciado. A desculpa não cola. Falta de zelo, puramente isso."


    Oi, Kleiton.... Essa desculpa tá de amargar mesmo, hein?

    "Por um problema de editoração eletrônica houve falha na impressão".... Difícil de acreditar, ainda mais diante do relaxamento mostrado na última FOTO deste post (com um texto em português porcamente sobreposto ao original em inglês - o q já demonstra q a editora vinha fazendo um servicinho bem "fundo de quintal" desde o começo)! Resta saber agora se vão mesmo se esforçar daqui pra frente (como prometeram) ou se vão continuar limpando o rabo com essa coleção?

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. O que me dói é que o pessoal compra isso e deixa a coleção de Star Wars da Planeta de Agostini nas bancas...

    Nem vou falar na Dredd Megazine para não ficar deprimido!

    ResponderExcluir
  8. blz leo?

    fico ate meio surpreso com a quantidade de reclamação, pois o brasileiro é muito acomodado e geralmente não reclama (com veemência) de nada, o país ta uma bosta e ta todo mundo so ranhetando sem tomar nenhuma atitude realmente significativa.
    será que o brasileiro está mudando?
    espero que sim, nosso país merece ser melhor tratado.
    o Brasil é ótimo, o problema é que tem muito brasileiro!!!!!!!

    abraço

    ResponderExcluir
  9. Por sorte eu tenho esse costume de desconfiar e esperar pra ver as coisas acontecerem com o tempo...

    Quando a Salvat surgiu, já fiquei cabreiro e nem me arrisquei a comprar esses encadernados.

    Depois de ver esses erros bizonhos, aí que nunca vou comprar nada dessa editora mesmo.

    Por sorte ainda temos a Panini e a Mythos.

    ResponderExcluir
  10. E a coleção parece estar vendendo muito bem, até prova em contrário, não existe motivo de qualquer descaso ou falta de capricho com este material já que está dando retorno... Já prevejo inclusive a Hachette lançando na Inglaterra uma extensão da coleção vermelha ou outra (azul, amarela,verde ou ocre alaranjado) no mesmo estilo, focando nos vilões em cada número... (seria ótimo o do Nefária que, com certeza, veríamos a saga contra os Vingadores que temos comentado aqui no Blog... hehehehe...)

    Cesar Leal

    ResponderExcluir
  11. Pior do que oferecer um produto mal acabado e ofender a inteligência alheia com esses "pronunciamentos oficiais".

    No caso da lombada preta, ainda que tenham tomado medidas satisfatórias para resolver o problema, demoraram a assumir o erro. E daí em diante a credibilidade foi para o espaço.

    E como continuam errando, são muito burros, incompetentes ou gananciosos mesmo.

    Nada que um processo não resolva caso eles insistam em simplesmente tentar varrer a sujeira para debaixo do tapete contando com a nossa compreensão.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia
    Na coleção preta, as lombadas das edições 21 e 22 são idêntica. Como não estou colecionando todas, não me importo com o mosaico, mas provavelmente vai ter mais coisa não encaixando quando chegar ao fim.
    Seria legal fazer o antes (com a imagem do material promocional) e o depois (com uma foto de como ficou de fato a coleção).
    Abs.

    ResponderExcluir
  13. Fala Leo,

    Parabéns pela marca de visitas aqui no Submundo,espero que o espaço continue conquistando novos leitores.

    Sobre a matéria não tem mt o que dizer,a Salvat é uma fanfarrona msm.

    No mais,nesse fim de semana li o "Cavaleiro da Lua" de Bendis/Maleev, e o "Aquaman" de Johns/Reis,e gostei de ambos,só tive a impressão que o "Cavaleiro da Lua" tem um final meio rápido,já o "Aquaman" o Johns mostra o lance do personagem ser visto como uma piada msm salvando o dia,é uma abordagem interessante e parece caminhar para uma história maior,li "O Trono de Atlântida" qd saiu no mix da liga e é mt bom tb,espero que a Panini não deixe de lançar a Mulher Maravilha,que eu li por scan e é bem acima dos demais.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  14. oi
    da salvat já bastava o infindável problema das lombadas. A falta de um revisor de texto indica que não é uma empresa muito preocupada com os consumidores.
    Enfim, coisas de Brasil. E o pior é que do jeito que o consumidor brasileiro é isso não afetará as vendas.

    Abç

    ResponderExcluir
  15. Preço e qualidade são medidas inversamente proporcionais para a Salvat: o preço aumentou e a qualidade diminuiu.
    Panini tá competitiva agora, mas quando a coleção acabar não duvido nada que volte com o desleixo costumeiro e não republicar materiais importantes e requisitados pelos fãs.
    Eaglemoss pelo jeito vai arregar, pois parece que toda editora quer lançar coleção de luxo, eu compro só as da Salvat (as que mais gosto) e raramente os encadernados da Panini e o meu bolso já sofre com isso, sorte a minha não gostar de Star Wars, nem de Asterix.

    ResponderExcluir
  16. Grande Leo.

    Também li muita coisa sobre esses problemas e, como colecionador das "capas-preta", fico muito incomodado com isso.

    Trabalho na área de qualidade e uma das coisas que mais prezo é essa característica. Fazer bem feito é algo que o consumidor espera quando paga, mesmo que sejam preços mais acessíveis. Sei que a comparação é esdrúxula, mas um desvio de 1,5mm em cada uma das lombadas faria com que o selo com o rosto do personagem na parte de cima da lombada da edição 1 estivesse quase embaixo da lombada da edição 60... (60 X 1,5mm = 90mm = 9cm)

    Erros de português então é algo absurdo de se ver. Já não basta a cultura e o nível educacional tão ruim que temos no nosso país, ainda somos obrigados a aceitar pedidos de desculpa graças a algum analfabeto que ganhou seu salário (pago pelos consumidores que adquirem as publicações) e produziu um trabalho tão asqueroso como esse encadernado do Capitão.

    Não comecei a coleção das capas vermelhas porque estou esperançoso sobre a ampliação da coleção das Graphic Novels. Já tem lugar anunciando que teremos 120 edições, apesar de nenhuma notícia oficial. Quero continuar, mas desse jeito fica cada vez mais difícil.

    Somando o desenho do Wolverine, distribuição bagunçada, a polêmica dos preços que subiram mais uma vez (e não me venham com aquela história de letras miúdas porque no primeiro anúncio não tinha nada disso), dentre outras aberrações, fico feliz que sou um "colecionador de desculpas"!

    Grande abraço e parabéns pelos 3MM!

    ResponderExcluir
  17. É nessas horas que bate a vontade de comprar só material importado ou digital em inglês... (ou apelar para os salvadores scans) nossa senhora que desleixo...já bastam as traduções péssimas...agora erros deste nível.

    ResponderExcluir
  18. Fala, Léo!
    Considero estas falhas como desleixo total, e sinto um tratamento aos clientes, como se estes fossem consumidores de 2ª classe (daquele tipo que engole tudo e não se liga nos "detalhes", como tentativas homicidas à língua portuguesa!).

    Acredito que estas empresas deveriam realizar mais pesquisas qualitativas em relação ao seu público alvo.
    Felizmente, em relação a esta edição, não passei raiva pois tenho os MC da Panini em ótimo estado.

    Por último, gostaria de te recomendar uma coluna do "Guedes Manifesto", sobre as 50 melhores histórias do Aranha! Tem imagens raras, como uma luta entre o Cabeça de Teia e o Shang Chi (com seu kimono clássico), no lápis do Ross Andru!
    abs.

    ResponderExcluir
  19. depois dessa parei ,perdi o tesão,140 reais por mês é melhor investir na Panini Marvel e DC deluxe,ediçoes definitivas e nas Coleção Histórica Marvel.Valeu Leo pelo desabafo acima. Ai Leo fala pro x9 passar a lista das Marvel e Dc deluxe para este ano.

    ResponderExcluir
  20. Claudio Gustavo01/06/2015, 18:06

    Beleza Léo :
    Eu fui um que elogiei muito a Salvat, por ter feito o preço de encadernados de luxo cair drasticamente. Porém o maior erro em minha opinião, porque estará em todos os volumes, é esta imagem que é formada. Para quem está começando ainda passa, mas quem tem uma coleção maior gosta de passar o olho pelas lombadas, lendo e rememorando os títulos, o que neste caso fica impossível. E quando a pessoa quiser ler uma história e não lembrar em que coleção está ? Todo colecionador que se preze separa seus encadernados por personagem, ou artista, ou escritor, ou época. Raros, acho, separam por coleção, ainda mais se for grande.
    E agora além disso estes erros gravíssimos de revisão e de imagem desencontrada. A Panini deve estar feliz da vida.
    Abçs

    ResponderExcluir
  21. Leo depois de todos esses erros grosseiros de diagramação de texto e da arte de capa e das lombadas... eu DEFINITIVAMENTE PAREI de comprar encadernados da Salvat!!!!!

    E só pra constar hoje pela manhã eu JOGUEI NO LIXO os encadernados da Salvat que eu estava colecionando.

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. EDUARDO CESAR01/06/2015, 20:45

    Léo! Parabéns pelos mais de 3 Milhões de visualizações do SubmundoHq. Pelo nível das matérias e também dos comentários, vislumbro muitos Milhões a mais! Abs.

    ResponderExcluir
  23. "Será que a Eaglemoss lançará mesmo as Graphic Novels, lá no facebook perguntei 3 vezes quando lançarão e nada de responderem"


    Bem, isso eles só vão responder.... Qdo tiverem uma resposta concreta (DATA de lançamento)!

    Até lá, vão fingir q não leram as perguntas.... Eles fazem assim tbm com as miniaturas (nunca admitiram q o "Galactus" ia sair mesmo em seguida, e qdo todo mundo viu: saiu de repente naquele link secreto)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara, tomara principalmente porque desejo muito adquirir os encadernados escritos pelo Mark Waid, principalmente "Legado das Estrelas" e "O Retorno de Barry Allen"

      Abs!

      Excluir
  24. Parabéns Leo, o blog merece os milhões. sucesso, saúde e sabedoria.

    ResponderExcluir
  25. "O que me dói é que o pessoal compra isso e deixa a coleção de Star Wars da Planeta de Agostini nas bancas..."


    Oi, Hunter.... Não sei como tá sendo em outros estados/regiões, mas aqui no sul pelo menos, a coleção de "Star Wars" parece estar indo bem (as ed. q chegam não ficam mto tempo nas bancas - e Livraria Cultura recebe bastante estoque, mas a saída pra essa coleção tem um ritmo intenso. As coleções da Salvat até podem se sair melhor, mas SW não tá fazendo feio não (e a proximidade do novo filme deve dar um "UP" a mais na coleção - creio eu)!

    Já o "Dredd" é diferente.... A revista parece vender bem em alguns pontos específicos (a loja q eu frequento e as grandes livrarias) e em outros não (bancas do centro, por exemplo). É como se o público do "Dredd" por aqui fosse mais a galera fixa da loja (comic-shop) e o público médio das grandes livrarias. Não sei se esse fenômeno se repete tbm em outras cidades/regiões: Mas é um caso totalmente contrário ao "TEX" (q já vende melhor nas bancas comuns, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "fico ate meio surpreso com a quantidade de reclamação, pois o brasileiro é muito acomodado e geralmente não reclama (com veemência) de nada"


    E aí, gustavo..... blz?

    Bem, pelo menos de GIBIS o povo reclama bastante sim, hehe.... A pág da Salvat do face sempre chove de reclamação (a cada nova falha ou desleixo da editora). E o pessoal desce a lenha pra valer mesmo (mtas vezes até com baixarias/palavrões, ameaças de processo, e denúncias no "Reclame Aqui". Às vezes resolve (e em outras: fica o dito pelo não dito, rs)!

    Já pra questões políticas.... O povo sai às ruas em protestos e manifestações, mas já tá ficando meio repetitivo isso e sem eficiência nenhuma (até agora, pouco ou nada adiantaram todos os protestos - a bosta parece só aumentar). Pra vc ter uma ideia, semana passada rolou outra manifestação por aqui (com greves e paralisações): Mas no máximo, o pessoal trancou algumas ruas e parou o trânsito (não vai mto além disso)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "Por sorte eu tenho esse costume de desconfiar e esperar pra ver as coisas acontecerem com o tempo..."


    E aí, Snoopy..... blz?

    Olha, vou te confessar q no caso da Salvat agora.... Pode ser q eu adote esse sistema tbm: "Esperar pra ver"!

    Tem algumas ed. q me interessam (mais pra frente).... Mas como a Livraria Cultura daqui recebe estoques de atrasadas tempos depois, acho q sou capaz de esperar tbm pra ver se vai correr tudo bem daqui pra frente (uma coisa é a editora prometer tomar maiores cuidados, outra bem diferente é cumprir a promessa, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "Já prevejo inclusive a Hachette lançando na Inglaterra uma extensão da coleção vermelha ou outra (azul, amarela,verde ou ocre alaranjado)"


    E aí, Cesar.... blz?

    Sabe q eu tbm já imaginei a mesma coisa pra uma extensão dessa Capa-vermelha? Mudarem as cores e as temáticas: Tipo: Capa-azul pros vilões, Capa-verde pros artistas (Kirby, Byrne, Steranko, etc) e assim por diante. Não podemos descartar a ideia de q essas coleções da Salvat ainda podem ir longe mesmo (ainda mais q é inegável o sucesso de vendas q tem sido até o momento)!

    O q, aliás... Seria mais um motivo pra editora ser mais cuidadosa e caprichosa daqui pra frente!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "No caso da lombada preta, ainda que tenham tomado medidas satisfatórias para resolver o problema, demoraram a assumir o erro. E daí em diante a credibilidade foi para o espaço."


    E aí, SEMI.... blz?

    Pois é, pra cada situação q a Salvat "conserta".... Logo em seguida ela apronta outra. Eles demoraram mto pra resolver a treta das lombadas de capa-preta (tentaram até uns infames ADESIVOS: q descolavam, rs): Mas por fim: Passaram a efetuar a troca das ed. por outras com as lombadas perfeitas!

    Porém.... Agora veio essa outra falha na lombada (com a Kitty Pryde), os erros de revisão, a tradução por cima dos textos originais, etc. Mesmo q ela venha a resolver esses tbm (nunca se sabe) o desgaste pra empresa em si e pros leitores é inevitável!

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. "O pedido de desculpa da editora é 'risível'. Dizer que a relação com os leitores é "interessante" soa ofensivo. Interessante é a palavra que usamos como eufemismo quando não queremos admitir que uma coisa é ruim (quando não admitimos que uma pessoa é feia ou quando uma decoração ficou horrível."


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Nem precisa se desculpar pelo tom utilizado no comentário.... Pois o "pronunciamento" parece meio q um "deboche" mesmo, rs: Além da justificativa ser pra lá de furada e incoerente (pelas razões técnicas q vc explicou), a escolha de palavras e expressões q eles usaram TBM foi (ironicamente): "Interessante", hehe!

    O mais correto (falando como publicitário agora).... Teria sido assumirem logo a cagada: "Olha pessoal, a gente errou feio mesmo e relaxou na revisão: Vamos fazer uma nova tiragem dessa ed. corrigida e efetuar a troca pra vocês, ok?".... Pronto: Isso seria um 1º passo mais digno até pra recuperar o NOME e a credibilidade da empresa (q já não anda mto bem das pernas com tudo isso)!

    A verdade.... É q essas empresas parecem não se ligar de q o leitor hoje em dia TEM OPÇÕES de escolha: E se um gibi sai porcamente editado, é só esperar q futuramente sai outra versão melhor (pela concorrência)! Nessas horas, o leitor tbm não pode ser mto afobado (e tem q saber esperar a hora certa pra comprar a melhor versão do gibi q se quer)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. "Seria legal fazer o antes (com a imagem do material promocional) e o depois (com uma foto de como ficou de fato a coleção)."


    Oi, Thiago.... Tdo bem?

    Sua ideia é ótima mesmo.... Obrigado pela sugestão!

    Não estou fazendo a coleção toda, mas tenho amigos e leitores aqui do blog q estão.... e qdo a coleção terminar, posso promover um "mutirão" aqui pra q a galera envie FOTOS das lombadas (pra gente comparar com as imagens promocionais)! Não faltará mto tempo pra isso, já q a capa-preta termina no final do ano! Valeu mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando quiser imagens, é só falar. A coleção vermelha já está mais torta que a perna do Garrincha.

      Excluir
  32. "No mais,nesse fim de semana li o "Cavaleiro da Lua" de Bendis/Maleev, e o "Aquaman" de Johns/Reis,e gostei de ambos"


    E aí, bruno.... blz?

    Brigadão mesmo pelos votos de longevidade aqui pro blog.... Se não inventarem um novo formato nos próximos anos q substitua os blogs, acho q o "Submundo" vai continuar existindo enquanto eu for vivo, rs!

    Qto ao "Cav. da Lua".... Tbm tive a mesma impressão q vc (da série acabar meio ás pressas): Mas não sei se a fase do Warren Ellis continua daí, ou se desconsidera ou evita falar no assunto, hehe! Já o "Aquaman", terei q reler pra formar uma opinião sobre a história (eu li em scans antes dos 52 estrearem no Brasil) e só lembro q pelo menos da arte eu gostei!!!

    E não se preocupe.... Vão encadernar a "MM" tbm (da mesma forma q a "Liga" e o "Esquadrão Suicida")!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. "da salvat já bastava o infindável problema das lombadas. A falta de um revisor de texto indica que não é uma empresa muito preocupada com os consumidores."


    Oi, Scant.... Tdo bem?

    Tem empresas e editoras (Eaglemoss e Salvat).... q só percebem as merdas q fazem qdo o pessoal reclama em MASSA (reclamações isoladas, geralmente eles ignoram e fazem de conta q não é com eles). Mas esses grandes escândalos e polêmicas (resina, lombadas, revisão, etc) acabam ganhando repercussão de centenas de pessoas nas redes sociais: Só aí, eles entendem q precisam ser mais cuidadosos com os produtos q vendem (mas são coisas tão óbvias, q nem precisariam deixar chegar nesses pontos extremos pra tomarem as devidas providências, né)?

    Eu sei q mtos leitores acabam reclamando E comprando assim mesmo.... Mas eu não compro gibi se eu souber de antemão q está feito nas coxas (prefiro esperar uma futura versão revisada - ou mesmo comprar importado ou ficar com os scans)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. "Preço e qualidade são medidas inversamente proporcionais para a Salvat: o preço aumentou e a qualidade diminuiu."


    Oi, "L".... Tdo bem?

    Nesse caso, acho q podemos dizer exatamente o mesmo da Eaglemoss, hehe.... Pois eles aumentaram o preço dos "Especiais" (pra 75 reais) e vieram com essas peças de resina na DC, rs!

    A coleção de encadernados DC deve acabar rolando sim.... Pelo q me disseram, a Eaglemoss tá esperando um momento "estrategicamente" melhor pra lançar a coleção no mercado (a crise econômica atual e a concorrência excessiva de coleções no mercado, tem sido elementos pra barrar esse projeto por enquanto)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. "Também li muita coisa sobre esses problemas e, como colecionador das "capas-preta", fico muito incomodado com isso."


    E aí, Merh@j.... blz?

    Bem, como eu não faço nenhuma dessas coleções completas.... Os problemas de lombada acabam nem me afetando (ainda mais q eu utilizo nas ed. as sensacionais "SOBRECAPAS" do Vítor, hehe)!

    Porém, erros de revisão (nessa proporção absurda).... É algo inaceitável pra mim (ainda mais q eu já trabalhei revisando trabalhas acadêmicos e acho q não tem desculpa q justifique uma sucessão de cagadas desse tipo na mesma edição: Mais de 10 erros GRAVES num gibi é dose pra leão)!

    Pelo menos na capa-preta ainda não rolou uma merda assim.... E espero q nem venha a rolar, já q tô colecionando: "Vingadores Eternamente" e ainda não li o Vol. 1 (e me falta comprar o 2) - espero q esses estejam impecáveis! Já da capa-vermelha, as ed. q mais me interessam ainda estão pra sair: Tomara q até lá a Salvat tenha contratado um revisor, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. Infelizmente aqui em Aracaju-SE Star Wars da Planeta deAgostini estar começando a encalhar nas bancas.

    ResponderExcluir
  37. "É nessas horas que bate a vontade de comprar só material importado ou digital em inglês... (ou apelar para os salvadores scans)"


    E aí, Fábio.... blz?

    Vou te dizer.... Se eu soubesse q um dia aprenderia a ler em inglês, acho q eu teria começado a comprar TPs importados desde cedo, hehe!

    Mas qdo vi, já tinha trocentos gibis nacionais.... e pra padronizar a coleção, segui comprando os gibis brazucas mesmo! Se fosse hj, caso eu tivesse de recomeçar tudo da estaca zero: Não tenho dúvidas de q partiria pras importações (só não faço isso imediatamente pq o investimento seria pesado demais nessas alturas do campeonato)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  38. "Considero estas falhas como desleixo total, e sinto um tratamento aos clientes, como se estes fossem consumidores de 2ª classe "


    E aí, Victor.... blz?

    Pior q é bem por aí mesmo.... Lembra q no ano passado eu até comentei aqui no blog a minha decepção com o "Street Fighter Alpha" (da New Pop)? Sim, eu comprei o Vol. 1 e posso dizer q é uma ed. REPUGNANTE de tantos erros (não só de revisão qto de ortografia mesmo): Depois dessa, eu vi q essa editora não edita gibis pra um público mais exigente (e alfabetizado)!

    Outras devem pensar a mesma coisa.... "Esses leitores devem ser uma molecada q só posta merdas e idiotices na internet, nem devem perceber se passar uns errinhos aqui e ali"!

    Aquela última FOTO q eu postei acima (com a tradução escrita sobre o texto em inglês) é um belo exemplo disso.... Q editora disposta a fazer um serviço DECENTE permitiria uma merda dessas? E justo num Vol. 1 ainda por cima? (q deveria ser perfeito até pra atrair novos colecionadores pros próximos)! Se a Salvat mandou uma dessas no Vol. 1, é pq já menosprezava os níveis de exigência de seus leitores! (Ah, e valeu pela dica, vou conferir sim essa matéria do "Aranha" depois)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  39. "depois dessa parei ,perdi o tesão,140 reais por mês é melhor investir na Panini Marvel e DC deluxe,ediçoes definitivas e nas Coleção Histórica Marvel."


    E aí..... blz?

    Esse investimento sai pesado mesmo se for por um produto mal-acabado, né? Depois dessa, tbm ficarei mto mais antenado pras próximas ed. da Salvat (pois gibi feito tão nas coxas assim eu não compro)!

    Qto às ed. "Deluxe" da Panini.... Por se tratarem de republicações (de material JÁ traduzido), elas acabam saindo um pouco do alcance do "X-9" (q tem ligação direta com edições q ainda não haviam sido editadas pela Panini, rs). Mas entre as próximas "Deluxe" já sabemos q teremos: "Poderosos Vingadores", "Cap. América", "Demolidor - Revelado", e algumas republicações (entre essas: Os 2 primeiros do "Thor")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. "Para quem está começando ainda passa, mas quem tem uma coleção maior gosta de passar o olho pelas lombadas, lendo e rememorando os títulos, o que neste caso fica impossível."


    E aí, Claudio.... blz?

    Eu me incluo tbm nessa categoria de colecionador.... Pois tenho milhares de gibis na estante (uns 3 a 4 mil), e encontrar aquilo q se procura numa coleção desse porte é algo q deveria ser fácil, rs!

    Por essa razão.... Nas ed. da Salvat q comprei até agora, tenho utilizado as "SOBRECAPAS" do Vítor (q deixam as lombadas com os respectivos nomes das sagas e histórias! Até entendo, é claro: Os leitores q colecionam pela ARTE na lombada (fica bonito na estante tbm): Porém, em termos de "praticidade": Eu (falando por mim) tbm prefiro encadernados com nomes nas lombadas!

    Abs!

    ResponderExcluir
  41. "Leo depois de todos esses erros grosseiros de diagramação de texto e da arte de capa e das lombadas... eu DEFINITIVAMENTE PAREI de comprar encadernados da Salvat!!!!!"


    Oi, Diana.... Tdo bem?

    É revoltante mesmo a gente investir uma grana numa coleção.... E perceber q ela NÃO é feita com os devidos cuidados e revisões q deveria ter pros nossos padrões de exigência (e pros padrões de qq leitor q seja "minimamente exigente" tbm, rs)! Duvido mto q exista algum leitor q veja esses erros todos e não se importe com isso: q aceite na boa ter pago por um gibi assim e sinta-se feliz e satisfeito com a compra.... Acho q isso não existe, hehe!

    Mas sobre jogar a coleção no lixo.... Foi uma metáfora, né? Afinal, ainda seria possível recuperar "parte" do investimento se vendesse ela no Mercado Livre, rs (lá tem gente vendendo edições da coleção por preços acima da média)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo NÃO foi uma metáfora NÃO! Joguei no lotão de lixo mesmo!

      Afinal lugar de LIXO é no lixo mesmo!!!!

      NÃO compro mais nenhum produto dessa editora que produzem PORCAMENTE" esses encadernados!

      Abs!

      Excluir
  42. Boa noite Leo, galera do Submundo!!!

    Cara não tenho nem o que dizer em relação a Salvat, me sinto mal desde a Fênix Negra. Tbm não tenho problemas com as lombadas, já que tbm pego edições avulsas. Mas espero tbm que não venham erros na extensão, nem nas futuras edições da capa-vermelha que me interessam, como a dos X-men que deixei passar "Deus ama, o homem mata", para comprar o da Salvat que vem acompanhado de Dias de futuro...
    Ainda no mesmo assunto, mas puxando para a Panini, alguém teve algum problema desse tipo com as Coleções Históricas? O vol.6 do homem-aranha (do Rei do Crime) e vol.4 ultron dos Vingadores vieram um pouco mais largas que as outras e não permitiam dobrar a lombada para fechar a caixa. E nas caixas, nenhuma delas consegui colocar os 4 volumes!! Só cabem 3 e sobra um espaço fino que completei de uma delas com Homem-aranha tormento, hehehe!!
    Se colocar 4, a caixa fica estufada. A do Rei do Crime e Ultron ficaram de fora.
    Mas essa do Dr. Doom veio sensacional!!

    Valeu!!

    Bruno...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, também tive problema com a largura da edição do Ultron. Pensei que fui só eu. Acabei dando pro meu irmão, já que coube melhor na caixa dele e até hoje tô pra comprar uma outra. Mas se isso foi generalizado, já me preocupa. Quanto à espessura da revista, não tive problema.

      Excluir
    2. Eu tive problema em um das caixas, acho que foi no volume 2 do Aranha.

      As outras estão bem, mas junto com a nova dos Vingadores no momento estão guardadas as duas primeiras do Marvel Terror e não fechou perfeitamente não.

      Excluir
  43. "Léo! Parabéns pelos mais de 3 Milhões de visualizações do SubmundoHq. Pelo nível das matérias e também dos comentários, vislumbro muitos Milhões a mais! "


    Valeu mesmo, EDUARDO....

    Muito obrigado por curtir o blog e espero q as próximas postagens aqui tbm façam jus à toda essa boa receptividade dos leitores, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. "Tomara, tomara principalmente porque desejo muito adquirir os encadernados escritos pelo Mark Waid, principalmente "Legado das Estrelas" e "O Retorno de Barry Allen"


    Nesse caso.... Acho q a melhor chance desse material ser republicado aqui, será mesmo pela Eaglemoss (falo isso, pq até agora a Panini não lançou mta coisa de relevante com o "Flash" - mesmo com um seriado bombando na TV)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  45. "Parabéns Leo, o blog merece os milhões. sucesso, saúde e sabedoria."


    Brigadão mesmo, Wesley.....

    Mas eu é q agradeço à todos os leitores q acompanham o blog (este espaço não existiria se não fossem vcs, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  46. "Infelizmente aqui em Aracaju-SE Star Wars da Planeta deAgostini estar começando a encalhar nas bancas."


    É uma pena mesmo.... Pois essa coleção tá mto boa e ainda vai render pano pra manga nas futuras edições! Até entendo q a periodicidade semanal possa ter afastado parte do público (já q pesará em mtos bolsos). Mas pra quem puder continuar: Vale a pena!

    Abs!

    ResponderExcluir
  47. "Leo NÃO foi uma metáfora NÃO! Joguei no lotão de lixo mesmo!"


    Oi, Diana.... Pior q eu te entendo perfeitamente tbm:

    Já q eu, pelo menos, teria até vergonha de vender pra alguém uma edição com tantos erros grotescos, rs.... Se vender, a gente pode até se sentir desonesto (como se estivesse vendendo uma TV estragada pra alguém): e se fizer uma doação, quem receber pode se sentir ofendido pelo "presente de grego", hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  48. "Se colocar 4, a caixa fica estufada. A do Rei do Crime e Ultron ficaram de fora."


    Oi, Bruno.... Tdo bem?

    Olha, pra te falar a verdade.... Eu nunca coloquei essas "CHM" nas caixas, rs: Pois eu sigo usando o meu sistema de ensacar todos os gibis em plásticos. Assim, acabo usando essas caixas das "CHM" como proteção contra o SOL nos andares das minhas estantes, hehe (as caixas são mais bonitas do q as cartolinas brancas q eu utilizava)! Mas já vi reclamações de leitores aqui do blog mesmo (e em outras redes) sobre o fato dessas caixas não serem exatamente na medida das 4 ed!!!

    Qto à ed. dos "XM" (capa-vermelha).... Essa eu vou passar pq já tenho as ed. em separado da Panini (comprei os encadernados de "Deus Ama" e "Dias de Futuro" logo q saíram). Mas espero q essa ed. da Salvat venha sem problemas pra vc qdo for lançada (pelas histórias em si, é um material q valeria a pena ter - mas desde q bem revisado, é claro, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  49. "também tive problema com a largura da edição do Ultron. Pensei que fui só eu."


    Oi, Marc.... Víxi: pelo visto foi geral, hein?

    Eu nem tentei, pois segui usando os plásticos nelas.... E olha q dizem q a limitação de apenas 164 pág dessas "CHM" seria (em parte) pra facilitar nas dimensões das caixas, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha veio no tamanho certo, Marc, portanto vale comparar na banca e pegar uma menor.
      Alex Leão

      Excluir
  50. "Como perdi meu Maiores Clássicos do Capitas, vou ver se acho um em bom estado na Estante Virtual."


    Oi, ZÉ Carlos.... Com essa treta toda rolando (e se espalhando rapidamente pela internet): Te aconselho a procurar rápido essa ed. de "MC", antes q os "scalpers" comecem a superfaturar o preço, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Carlos, se não me engano eu tenho uma lacrada pra vender. Se tiver afim, podemos negociar.

      Excluir
    2. Olha aí, ZÉ Carlos.... Uma boa oportunidade pra vc descolar essa ed. SEM erros, hehe!

      Rafael, se vc quiser manter a privacidade do seu mail, pode me mandar como comentário mesmo q eu anoto e repasso pro zé carlos, blz?

      Abs!

      Excluir
  51. "o Ellis dá uma de Garth Ennis no Justiceiro e faz o link com a fase do Bendis com um comentário, sem dar muita importância (felizmente...)."


    Valeu mesmo, ZÉ Carlos..... Até imaginei q ele faria isso sim:

    Afinal, tem sido um hábito frequente um escritor bem conceituado já chegar numa série passando por cima do q havia sido feito, rs. Nada contra, por um lado é até melhor assim (pro cara trabalhar uma boa história sem matas amarras)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  52. Desculpe o atraso, mas não dá pra não parabenizar pelos 3 milhões de acesso.
    Que vitória! E o fôlego continua (hehehe).
    Alex Leão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo, Alex....

      E no mês q vem, o "Submundo" comemora tbm seus 4 anos de vida (passou rápido: Pra mim, parece q foi ontem q eu botei o blog no ar achando q não ia durar nem 1 mês, rs)! Qto ao "fôlego", acho q isso tá relacionado tbm com o próprio excesso de lançamentos e novidades no mercado nacional (além das tretas e polêmicas, é claro): A sensação é a de q o blog nunca tem uma folga ou tempo pra descanso (tá sempre rolando alguma coisa pra ser noticiada, rs)!

      Abs!

      Excluir
  53. BoM dia Leonardo, e aí amigão tudo beleza? :-)

    Leo ainda bem que eu PAREI de comprar encadernados da Salvat há um bom tempo!
    A gota d'água que me fez parar foi a arte com o Wolverine "perna de pau" na edição A Saga da Fênix Negra!

    Eu estava até cogitando comprar essa edição do CAPITÃO AMÉRICA pelo fato do conteúdo apresentar material clássico dos anos 80 que eu particularmente curto muito!

    O erro na palavra "CAPTÃO" eu até que relevei... mas ERROS GRAMATICAIS INTERNOS eu NÃO TOLERO!!!!!

    Portanto de hoje para frente eu NÃO COMPRO mais nem um encadernado ou produto com a marca Salvat!!!!

    Estou com inveja da "Diana Costa" (*ver comentários acima) por NÃO ter mais nenhum encadernado da Salvat para também ter o PRAZER DE JOGAR NO LIXO!

    Pois como ela mesmo disse: "Lugar de porcaria é no latão de lixo"!

    A única pena que eu tenho é de quem está comprando toda esta coleção de encadernados da Salvat (tanto á de capa "PRETA"quanto à de capa "VERMELHA") e está achando que no futuro terão algud valor de mercado... infelizmente essas pessoas estão fazendo um alto investimento para nada, pois no futuro quem terá essa coleção de encadernados da Salvat serão motivo de "CHACOTAS"!!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Motivo de chacota tenho minhas dúvidas, mas, não dá para trocar uma edição deluxe da Panini por uma "econômica" da Salvat. Por exemplo, Arma X, Planeta Hulk, Surpreendentes X-Men, Bem vindo de volta Frank, tenho nas versões da Panini e saíram muito mais em conta no preço e qualidade do que o material Salvat. Realmente o que compensou na coleção foram poucos títulos como Marvels, A queda de Murdock e Velho Logan. Quanto a valorização da coleção só mesmo num futuro bem distante. Daqui a pouco estarão desovadas em sebos por valores ridículos. Prejuízo certo pra quem precisar vender daqui a pouco.

      Excluir
  54. Oi Leo, parabéns pela marca de 3 milhões de visitas. O Submundo HQ é uma referência e fonte de pesquisas para muitos leitores, fãs e colecionadores, inclusive eu,rs.

    Quanto aos erros da Salvat, eles cobram o preço que querem, e a obrigação é oferecer um produto com a máxima qualidade. Pedir desculpas não é suficiente, neste caso. Abraços, e mais uma vez, parabéns pelo sucesso.

    ResponderExcluir
  55. Olá amigos do Submundo. Parabéns pelo sucesso. Quanto aos erros, também peguei alguns balões com texto repetido, ou seja, dois balões seguidos, com o mesmo texto. Mas não lembro agora em qual das edições da Salvat que eu vi isso. Poxa. Vejo todo mundo indignado nos comentários, e não é pra meno. Lamentável mesmo. Comparo com as antigas edições da Ebal, mas quais faziam questão de fazer os textos com um português empolado, com conjugação verbal corretíssima. E isso nos anos 1970, 1980 ou seja, não era português arcaico nã, era português correto mesmo. Que diferença, hein. E eu também leio scans, e em muitos deles, vejo uma qualidade impecável, de nível profissional mesmo. Como exemplo, cito os scans produzidos pela equipe Impossíveis, que tem um zelo caprichado nas traduções deles. Eu aqui, só estou colecionando a capa preta, e já vou parar assim que acabar, e não vou nem para a extensão e nem para a capa vermelha. Muito mais por motivos financeiros, mas a questão da qualidade teve um peso também. Sucesso aí, amigos.

    ResponderExcluir
  56. Pelo que percebi...a maioria dos erros parece ser nos textos produzidos pela SALVAT (ou traduzidos)...o corpo da história (que deve ter vindo da Panini)...não parece estar tão comprometido...fato que preocupa...imagina se a Salvat for publicar edições que dependam quase que exclusivamente de tradução e edição da mesma.

    ResponderExcluir
  57. Sabe uma coisa que nao me interessa muito nas coleções da salvat é esse lance da "desenho de lombada". vejo isso como uma estrategia de marketing incrivel. O cara se vendo obrigado a comprar edições ruins ou de pouco interesse por causa de como vai ficar na estante. Eu particularmente só compro as que me interessam. Aí os perfeccionistas de plantão vão reclamar que vai ficar feio, etc . Tem varias saidas. O amigo Vitor vende sobrecapas. Ok nao quero para mais em sobrecapas. Achei outra alternativa. Adesivos para lombadas. O cara do canal "Arquivo Nerd" mostrou como fazer. Fiz no Publisher, que é um programa bem facil de usal. Imprimi em papel adesivo numa gráfica, por 3,50 a folha A4, que dá pra fazer uns 12 a 15 adesivos. Fica perfeito. Entre a coleção capa preta e a capa vermelha, vejo uma incrível queda na qualidade nessa vermelha..

    Danielsam

    ResponderExcluir
  58. Concordo que pelo investimento (e mesmo que custasse centavos) tem que ter qualidade. É muita válida a iniciativa da Salvat e já tenho essa do Capitão (então pode zoar quem nao comprou rs) MAS eles publicam em parceria com a Panini então ela também tem culpa porque é o mesmo material e os mesmos profisisonais. Abraços e parabens Leo! Que a força...

    ResponderExcluir
  59. Realmente Leo, e o bom é isso, não tem feriado, final de semana, carnaval, sempre tem novidades e nós claro agradecemos vc por todo esse empenho. Comentei uma vez com o Marcelo do blog Marcelo antologias que vc era uma máquina de informação, e fico imaginando qual a hora que vc para o descanso noturno. Vc é fera cara, e continue assim firme e forte. Abraços.

    ResponderExcluir
  60. "A gota d'água que me fez parar foi a arte com o Wolverine "perna de pau" na edição A Saga da Fênix Negra!"


    Oi, Marcio.... Tdo bem?

    Sobre a "perneta" do Wolverine.... A Panini deve relançar em breve uma ed. de luxo da "Fênix Negra" (fique ligado: a previsão já é pro mês q vem). E falando nessa "perneta": Hahaha, em outros países tiveram a manha de "arrumar" essa tosqueira, rs!

    E concordo com vc, amigo: Tbm não tolero erros gramaticais em livros ou gibis... Até 1 ou 2 erros ("SE" não forem graves) ainda passa: Estaria dentro de um certo nível de tolerância.... Mas 10 erros (ou MAIS - todos GRAVES) num mesmo gibi: Já vira palhaçada (e a meu ver, seria motivo suficiente pra um recall)!

    No mais (ou "no maios" - como diria a Salvat).... Minha ideia daqui pra frente será priorizar encadernados q estejam bem revisados e livres desse tipo de desleixo. Tem mta coisa clássica da Salvat q me interessa, mas só irei comprar se eu tiver certeza de estarem impecáveis (caso contrário: mandarei importar, ou esperarei algum repetéco na Panini)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  61. "Quanto aos erros da Salvat, eles cobram o preço que querem, e a obrigação é oferecer um produto com a máxima qualidade. Pedir desculpas não é suficiente, neste caso."


    Oi, Paulo.... Tdo bem?

    Brigadão mesmo.... E saiba q o seu blog (Colecionando Quadrinhos) tbm é uma referência pra mim e mtos leitores, tanto é, q há uns 2 dias atrás eu LINKEI aqui uma postagem sua - Respondendo a dúvida de um leitor sobre o lançamento do Vol. 18 da "Coleção Star Wars" (como eu vi q vc tinha comprado e fotografado essa ed: Postei aqui o LINK pra comprovar q essa ed. já havia saído nas bancas). Ou seja: Vc faz um excelente trabalho informativo tbm, sempre nos mantendo a par dos últimos lançamentos do momento nas bancas)! Valeu mesmo, Paulo!!!

    Sobre os erros da Salvat.... Concordo com vc: Eles tem a obrigação de oferecer um produto com a máxima qualidade - Ainda mais q não estamos falando de "edições isoladas", e SIM de coleções (preta e vermelha) compostas por 60 encadernados (imagine o leitor q tá fazendo a coleção INTEIRA: não poderá nem ao menos pular as ed. mal-feitas e mal-revisadas)!

    Sendo assim.... A editora tem a "obrigação" de oferecer um serviço decente ao leitor: Que por sua vez, tem todo o direito de exigir um produto de qualidade (pelo qual está pagando). E aos nossos blogs (e pág do face) cabe a responsabilidade de manter os leitores bem informados qto aos problemas E soluções apresentadas nesses casos!

    Abs!

    ResponderExcluir
  62. "você já deu uma conferida na sua CHM Vingadores 5? O pessoal está dizendo que tem erros de revisão também..."


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Eu comprei essa ed, mas ainda não li.... E infelizmente, nem poderei ler tão cedo: Pois já tive de ler recentemente os scans dessas histórias (pra fazer a postagem sobre ela) e com a falta de tempo tornando-se cada vez mais um transtorno na minha vida (com dezenas de matérias atrasadas aqui no blog - incluindo a "CHM 6, q vai ao ar nas próximas horas): Joguei essa ed. de "CHM 5" pro fim da pilha (seja o q deus quiser agora se um dia eu pegar essa ed. e descobrir q ela tá cheia de erros tbm, rs)!

    Porém.... Se algum leitor for conferir essa ed e quiser compartilhar aqui os erros encontrados: agradecemos desde já, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  63. "Quanto aos erros, também peguei alguns balões com texto repetido, ou seja, dois balões seguidos, com o mesmo texto. "


    Oi, Celso.... Tdo bem?

    Obrigado mesmo por estar curtindo o blog.... E caramba, hein? Esse erro q vc relatou aí de "balões repetidos" tbm é gravíssimo: Se vc lembrar em q ed. rolou isso, avise aí depois, blz? A última q comprei da Salvat foi a parte 1 de "Vingadores Eternamente" (espero q não tenha sido nessa, hehe)!!!

    E vc tem razão.... Na Ebal havia um cuidado com os gibis similar ao dos LIVROS: com um português bem revisado e linguagem culta (como se os tradutores e revisores fossem até professores de português, rs)! Q diferença pros dias de hj, hein?

    Abs!

    ResponderExcluir
  64. "Pelo que percebi...a maioria dos erros parece ser nos textos produzidos pela SALVAT (ou traduzidos)..."


    Oi, Fábio.... Tdo bem?

    Te confesso q não entendo a razão desses erros.... Pois sempre achei q as HQs já publicadas pela Panini já estivessem totalmente PRONTAS pra Salvat (traduzidas, diagramadas, e revisadas). Foi uma surpresa pra mim o q aconteceu com esse "Cap. América": Pensei q fosse apenas reeditar o mesmo material q havia saído em "Maiores Clássicos" da Panini!

    Pra quem gosta de "teorias da conspiração".... Há quem ande falando em grupos do face até em SABOTAGEM na Salvat, rs. Eu (particularmente) não acredito nesses boatos (pois nesse caso, a sabotagem já viria ocorrendo há tempos - com tantos erros e falhas já registrados). Mas nunca se sabe, né? Tem cada sujeira q rola por baixo dos panos q nada mais me surpreenderia, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  65. "O cara se vendo obrigado a comprar edições ruins ou de pouco interesse por causa de como vai ficar na estante. "


    E aí, Daniel.... blz?

    A grande sacada (comercial) das lombadas.... É justamente fazer o colecionador ir até o fim pra completar o painel. A ideia não é nova, diga-se de passagem: A Abril já fazia isso nos anos 70 e 80 (em coleções da Disney) - Mas não sei exatamente de onde veio essa ideia (só sei q tomou forma recentemente com força total pela Europa e agora no Brasil)!

    E valeu pela dica dos adesivos.... Vou continuar com as "sobrecapas" mesmo (ainda mais agora q estão vindo em versões alternativas) mas essa dos adesivos parece ser uma boa opção tbm pros leitores q compram ed. avulsas (com certeza será melhor do q deixar as lombadas sem nada, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  66. "MAS eles publicam em parceria com a Panini então ela também tem culpa porque é o mesmo material e os mesmos profisisonais. "


    E aí, João Renato.... blz?

    Bem lembrado, amigo.... Existe uma estreita relação entre "Panini & Salvat" na produção desses encadernados, e embora ainda sejam editoras/empresas diferentes (e concorrentes) os profissionais envolvidos são quase todos figurinhas repetidas, rs!

    Vamos ver agora como a situação se desenrolará daqui pra frente.... Temos uma promessa da Salvat de evitar q erros assim se repitam, mas não se sabe ainda se farão um recall dessa ed. do "captão", ou até se vão cumprir mesmo e honrar as promessas (aguardemos as cenas dos próximos capítulos, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  67. "Realmente Leo, e o bom é isso, não tem feriado, final de semana, carnaval, sempre tem novidades e nós claro agradecemos vc por todo esse empenho."


    E aí, Marcilio..... blz?

    Brigadão mesmo, brother.... Mas eu é q tenho de agradecer o empenho dos leitores do blog ao ajudarem a manter a audiência em alta (e consequentemente: sendo o maior incentivo pra manutenção e longevidade deste espaço, rs)!

    Meu tempo pra descanso é curto (ou praticamente não existe, rs).... Durmo umas 5 ou 6 horas por dia (geralmente de manhã), passo a madrugada toda aqui no blog (pesquisando informações, respondendo comentários, redigindo matérias, selecionando imagens, divulgando o blog em outras redes, e conversando com o "X-9" - q faz todo o serviço de investigação e fofocagens dos bastidores da Panini, rs). Fora isso, nas "horas vagas" eu agito meus trampos, me dedico à patroa (é claro, rs) e tento (qdo posso) assistir um pouco de TV. Vidinha agitada mesmo, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  68. "Por exemplo, Arma X, Planeta Hulk, Surpreendentes X-Men, Bem vindo de volta Frank, tenho nas versões da Panini e saíram muito mais em conta no preço e qualidade do que o material Salvat. "


    E aí, Roberto.... blz?

    Vc tem razão: Essas ed. q vc citou saíram mesmo com qualidade e até preço mais em conta q as da Salvat.... Pois as luxuosas entravam em promoção nas lojas (paguei menos de 30 reais em "Arma X" da Panini numa black friday e o "Planeta Hulk" tinha gente comprando por 60 reais - sendo q ele é até mais completo q as 2 ed. da Salvat)!

    Por outro lado.... Uma "Queda de Murdock" da Salvat custava a metade do preço da versão Panini (o mesmo vale pra "Guerra Civil" e "Invasão Secreta"). O bom nisso tudo é q o leitor fica livre pra escolher a versão q achar melhor (eu, particularmente, sempre vou priorizar a qualidade gráfica mais do q o preço: Mas tbm entendo quem preferir o contrário)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  69. Uma coisa q me incomoda um pouco é a falta de padronizaçao nos encadernados da panini. Eu tenho supremos ed definitiva, wacthman, de um tamanho. DeuS ama, homem mata de outro tamanho, e os novos da dc e marvel deluxe com outra medida. Isso me incomoda um pouco. Chegou hje meu aquaman, e em termos de qualidade grafica, simplesmente primoroso. Bm superior aos da salvat. Pena q nas mensais continuam insistindo naquele papel vagabundo, e forçando nuns mixes nada a ver. Peguei os herois mais poderosos numero 1, e bha, porque, porque, nao uma revista solo do hulk. Puta sacanagem.

    Danielsam

    ResponderExcluir
  70. "Uma coisa q me incomoda um pouco é a falta de padronizaçao nos encadernados da panini."


    E aí, Daniel.... blz?

    Isso tbm me incomoda um pouco: Ainda mais q eu gosto de organizar meus gibis numa certa ordem na estante (o q nem sempre é possível graças às mudanças de formato - Às vezes até numa mesma série)! No caso de "Deus Ama", não tinha mesmo o q fazer, já q o formato original dessa HQ é mesmo o magazine (maior q o americano), mas em vários outros casos as mudanças são desnecessárias mesmo (tipo: no "Dias de Futuro" - q saiu maior q o americano tbm, mas menor q um magazine)!

    O pior nem é isso.... Mas sim, qdo a Panini erra na visualização das lombadas (tem vezes q o texto tá de cima pra baixo e em outras invertido: ao enfileirar as ed. na estante, é q a gente percebe o qto isso é irritante, rs)! Qto às mensais... o papel usado (pisa-brite) parece cada vez mais vagabundo e xexelênto mesmo (comprei esse nº 1 dos "Vingadores" e tem pág q ficaram mto "esbranquiçadas")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  71. O pessoal foca nos erros mais grotescos...mas sempre rolam os erros de concordância...estes eu acho os piores...Meu Deus !!! fora as escolhas infelizes de tradução. O número dois da coleção de Star Wars apresenta alguns destes erros de concordância...alguém sabe se em outros números isto também aparece ??? Acho que o pessoal da Abril fazia um trabalho melhor, apesar do picote, talvez seja um sinal dos tempos...parece-me que a lingua portuguesa era melhor tratada naquela época

    ResponderExcluir
  72. Eu queria fazer as duas coleções inteiras. Não pela lombada, mas porque, diferente de vários por aqui, fiquei afastado dos quadrinhos de heróis por um bom tempo...então a maioria do material é inédita para mim (não tenho nenhum número em capa dura ou encadernado para vcs terem uma idéia...apenas a mini da Marvels e a mini da Caçada de Kraven da época da ABRIL) e como sempre gostei e continuarei gostando de quadrinhos, estas coleções serviriam para que eu tivesse um panorama de algumas de suas principais sagas e da evolução da Marvel ao longos dos anos. Não sou colecionador, apenas um fã de quadrinhos que redescobriu recentemente sua paixão pela mídia ...não estou nem aí para a lombada...mas para mim seria legal ter elas completinhas...como se fosse uma fonte para consulta de alguns dos grandes personagens ou ótimos momentos da Marvel....mas com essa queda de qualidade....acho que pelo jeito vou desviar meu $$$ pros mangas, quadrinhos europeus, Tex, Dark Horse etc etc...afinal opções não faltam hj em dia

    ResponderExcluir
  73. "O pessoal foca nos erros mais grotescos...mas sempre rolam os erros de concordância...estes eu acho os piores"


    E aí, Fábio.... blz?

    Todos esses erros são terríveis (e nenhum deles deveria ocorrer se os gibis tivessem uma boa revisão).... Mas esses de concordância chegam a dor na alma às vezes, rs: E o pior, é q esses não são tão visíveis numa rápida folheada (diferente dos "grotescos" - q a gente vê de longe)!

    Eu não tenho o nº 2 de "SW" (só comprei as q traziam adaptações dos filmes clássicos): Nas q eu tenho, pelo menos, não constatei nenhum problema grave (se bem q ainda falta eu ler o Vol. 9)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  74. "mas com essa queda de qualidade....acho que pelo jeito vou desviar meu $$$ pros mangas, quadrinhos europeus, Tex, Dark Horse etc etc...afinal opções não faltam hj em dia"


    Oi, Fábio.... Mesmo assim é preciso tomar mto cuidado, viu?

    Conforme eu comentei aqui há poucos dias, tive uma decepção feia com a New Pop (no mangá: "Street Figther Aplha") - Sério mesmo, essa ed. faria até a Salvat ficar vermelha de vergonha, rs. Ou seja: Acho q todo o mercado pode ser um "campo minado" de erros e problemas do tipo!

    É preciso o leitor ficar sempre atento e o mais importante: Compartilhar nas redes os problemas constatados (pra avisar os demais leitores e ajudar na cobrança por uma melhor qualidade técnica por parte das editoras - não só a Salvat, mas as demais q cometerem erros absurdos q nem esses)!

    Só espero q essas situações não te desmotivem a seguir lendo gibis, rs.... Basta ficarmos todos atentos e selecionarmos apenas os materiais q forem bem editados e q nos oferecerem um ótimo custo-benefício!

    Abs!

    ResponderExcluir
  75. José Carlos, te passei um email com as informações. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  76. Essa foto, bem como o apelido "Cerveró" ( ;) ) foi eu quem postou no Facebook.

    Tá assim na minha coleção, reclamei num post da Salvat e pediram para mandar a foto. Mandei e recebi o tal e-mail que publiquei com a resposta deles de que diferenças de 1,5 mm são aceitáveis.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Oliver.... blz?

      Valeu mesmo por ter tirado essa foto.... Vc fez bem, pois esses erros (sejam de revisão ou diagramação - nos textos e na lombada dos encadernados) precisar ser compartilhados entre todos os leitores - Pra q possamos cobrar um maior cuidado (e soluções) por parte da editora!

      A repercussão dessa foto (adorei tbm o apelido dado à ela, rs).... Foi bastante ampla em vários grupos do face (e até na própria pág da Salvat) e tão compartilhada e repassada qto essa outra com os erros de revisão. Mas as desculpas da editora NÃO COLAM em nenhuma das 2 situações: Pois 1,5 mm é mais q o suficiente pra estragar um painel formado numa lombada e tá longe de ser algo "aceitável"!

      No final.... Pegou mto mal pra Salvat: Q diante de todos esses problemas (e das desculpas esfarrapadas) perdeu a reputação, credibilidade, e confiança dos leitores. Recuperar tudo isso agora será difícil: foi um passo mto errado pra editora!

      Abs!

      Excluir
    2. Eu só vou terminar essa coleção "capa preta" pq faltam 14 volumes.
      Reclamei MUITO com a Salvat, em TODO post, sobre as 4 primeiras edições que vieram com aqueles erros grotescos.

      E não aceitei em momento algum os malditos adesivos. Até pq os mesmos descolam depois de um certo tempo. Vi isso em mais de uma coleção e postei na página deles no Facebook.

      Já a coleção "capa vermelha" não me interessou. Comprei o 1° volume e já vi os erros ali : legendas em português sobre em inglês, recordatórios com asteriscos que não remetiam a nada (nem a edição em que os fatos ocorreram ou outra explicação), além de achar os títulos desinteressantes. Foi uma coleção lançada sem planejamento no país e com muitos erros, além do que fazer duas coleções quinzenais pesam no orçamento.
      Uma lástima essa edição do "Capitas". Te juro que se fosse só o probçema do "CaPTão" eu ia reclamar mas provavelmente fosse comprar, pois é , pra mim, uma das melhores fases dele.
      Mas, vendo tudo o que a Salvat vem fazendo e tendo em vista estes erros grosseiros acho que ela presta um maior desserviço à fé cristão que a graphic do Penadinho MSP. ;)

      Excluir
  77. "Eu só vou terminar essa coleção "capa preta" pq faltam 14 volumes.
    Reclamei MUITO com a Salvat, em TODO post, sobre as 4 primeiras edições que vieram com aqueles erros grotescos."


    E aí, Oliver.... blz?

    Eu acompanhei tbm a repercussão (negativa) dos problemas na lombada.... E sempre achei ridícula a "solução" dos adesivos: Sendo q somente há pouco tempo é q eu ainda fui descobrir q eles descolavam (ou deixavam "bolhas" na lombada). Como eu não faço a coleção inteira (compro apenas ed. esporádicas q sejam do meu interesse), esses problemas das lombadas nunca me afetaram diretamente - porém, nunca deixei de achar um desrespeito aos colecionadores!

    Só q agora, esses erros de revisão passaram a ser um motivo a mais pra eu desconfiar do tratamento dado à essas coleções.... Acho inadmissível o q aconteceu com o "CaPTão", e me preocupa a possibilidade de voltar a ocorrer algo assim (pois foi uma demonstração de desleixo total por parte da editora - algo q já desconfiávamos q viesse acontecendo devido aos demais problemas apontados: lombadas, textos sobre textos em inglês, etc)!

    Até agora, eu comprei apenas uma meia-dúzia de ed. da Salvat.... Mas me interessaria mto os clássicos q estarão na "EXTENSÃO" da capa-preta e tbm algumas ed. q ainda estão por vir na vermelha (coleção da qual só tenho o Vol. 1 por enquanto)! Vamos ver o q o futuro nos reserva em relação à Salvat (se ela veio pra ficar ou pra ser esquecida)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  78. "Quando quiser imagens, é só falar. A coleção vermelha já está mais torta que a perna do Garrincha."


    E aí, SEMI.... blz?

    Qdo puder então: Pode mandar aí as fotos, hehe.... Pelo menos a vermelha será mais fácil montar pelo fato de já estar saindo na ordem numérica correta, né?

    Fico no aguardo então.... (pode mandar pro meu mail se preferir, ou em algum link por aqui - Te agradeço desde já)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mando sim. Inclusive a medida que novos volumes forem saindo, posso ir te atualizando, já que estou fazendo as três coleções (preta, vermelha e Star Wars).

      Por incrível que pareça, a melhor lombada é a Salvat preta. A Kitty Pryde incomoda mais pelo corte mesmo do que pelo desalinhamento, mas só vista de perto.

      Star Wars eu já tinha comentado que alguns volumes são mais pretos que os outros (ou "sombrios" para sermos politicamente corretos). Porém nas últimas edições, notei que está ficando um pequeno vão entre algumas das edições na composição da lombada. Como a arte é mais simples, não sei como vai ficar o resultado final, mas já é um incômodo.

      Quanto a vermelha, sem comentários. O problema não é apenas o desalinhamento e sim a proporção dos desenhos de uma edição para a outra.

      Imagens em breve...

      Excluir
    2. Eu tb estou fazendo as três coleções e notei esses mesmos problemas, mas na preta não tenho nenhum porém com a lombada (depois da troca das edições iniciais feita pela Salvat) por sorte não comprei nenhuma edição com problemas no desenho... Mas acho que na vermelha existem problemas devido a mudança da ordem dos títulos aqui no Brasil, que me parece ser devido a priorizar os arquivos prontos que a Panini teria em prol de edições sem tradução efetuada... Tudo na correria de se anteceipar a coleção DC da Eaglemoss me parece...

      Cesar Leal

      Excluir
  79. "Eu tive problema em um das caixas, acho que foi no volume 2 do Aranha."


    Pois é, SEMI.... Eu lembro q vc já chegou a comentar aqui no blog (faz tempos) q teve problemas com essas caixas:

    Mas por incrível q pareça: ainda não testei nenhuma, hehe.... Já mando essas caixas abertas direto pra estante (como "guarda-sol" pra proteger as revistas, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  80. "Mando sim. Inclusive a medida que novos volumes forem saindo, posso ir te atualizando, já que estou fazendo as três coleções (preta, vermelha e Star Wars)."


    Opa.... Brigadão mesmo, SEMI:

    Ficarei no aguardo das imagens então, rs.... E imagino o qto deve estar sendo puxado pra vc encarar essas 3 coleções juntas, hein?

    Afinal, acabam sendo 8 encadernados por mês (só pra essas 3 séries, hehe)....

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parcelamento, desconto e programa de pontos do cartão Saraiva ajudam um pouco.

      E por questões pessoais, tenho saído muito pouco. Então essas coleções tem sido o lazer que estou me permitindo. (rs)

      Excluir
  81. "Mas acho que na vermelha existem problemas devido a mudança da ordem dos títulos aqui no Brasil"


    Bem lembrado, Cesar....

    Aqui no Brasil inverteram a ordem das ed. lançadas lá fora.... Mas mantiveram a lombada seguindo uma sequência numérica: Ou seja, espera-se q isso nãoa cabe afetando o enquadramento da lombada se ed. com MAIS pág saírem no lugar de ed. com MENOS pág (e vice-versa)!

    Enfim.... só o tempo dirá o qto isso afetará (ou não) o painel, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  82. "E por questões pessoais, tenho saído muito pouco. Então essas coleções tem sido o lazer que estou me permitindo. (rs)"


    Sei bem como é isso, SEMI....

    Os gibis tbm preenchem um papel importante no meu dia-a-dia.... Saio pouco de casa (por ter operado a coluna ano passado) e ler um bom gibi todo dia passou a ser um "ritual sagrado" pra mim, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  83. Sei que é assunto antigo, mas hoje, lendo a minha Salvat Vingadores Eternamente Parte 1, me deparei com esse erro, parece que eles iam aumentar o tamanho do balão, para poder acomodar melhor as letras, mas esqueceram, ai ficou uma #osta. Mais um para a coleção, hein Salvat...

    http://goo.gl/MfuWZe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celso.... Tdo bem?

      Obrigado mesmo por compartilhar aqui mais esse defeito da Salvat.... E putz, q decepção pra mim: Pois tbm comprei essa ed. e tava na PILHA pra ser lida em seguida!!!

      Na hora, eu folhei rapidamente a ed. e pior q essa falha aí do balão me passou completamente despercebida, rs.... É triste mesmo ver o qto essa coleção toda parece feita com poucos cuidados editoriais (já são muitos os erros nas lombadas E no conteúdo das ed. tbm)! Só espero não ter mais nenhuma surpresinha desagradável qdo chegar a hora de ler essa ed (e tbm a 2º parte dela, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  84. Podre isso. Mas o brasileiro continua comprando. Nós merecemos. Tem gente que ainda defende a Salvat. Nós merecemos. Podem jogar o que quiserem para nós. A gente compra e no máximo faz uma reclamaçãozinha pequena, porém como somos subservientes podem colocar sem pena e sem cuidado que a gente suporta. Faz isso nos USA ou em algum país CIVILIZADO da Europa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, na verdade... acho q mta gente parou com a Salvat depois dessa ed. do "CAPTÃO". A repercussão negativa foi tanta, q choveram centenas (literalmente) de reclamações e críticas na pág da Salvat no face (e nos comentários de várias redes: blogs, canais de youtube, etc)!

      Se fosse nos EUA (ou na Europa), uma ed. porcamente revisada q nem essa já teria sido recolhida e reimpressa sem erros.... Pois era caso pra RECALL sim!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...