20/11/2014

"Livros Teóricos de Quadrinhos": Dicas e Sugestões de Leitura....

"LIVROS Teóricos de Quadrinhos".... Existem aos montes por aí, mas quais são os melhores? Os mais relevantes? Os que possuem uma leitura mais acessível e descontraída? Resolvi listar aqui no blog alguns dos livros que eu já li ao longo da vida (seja por interesse próprio ou por "obrigação" em trabalhos acadêmicos):

"A Era de Bronze dos Super-Heróis", "Enciclopédia dos Quadrinhos", "A Guerra dos Gibis", "Quando Surgem os Super-Heróis", "Desvendando os Quadrinhos", "Para Ler o Pato Donald", "A Saga dos Super-Heróis Brasileiros", e Mais!!!

Confira abaixo essa pequena lista de dicas e sugestões pra quem busca mais informações teóricas sobre HQs:

Muitos leitores de quadrinhos já tiveram vontade de escrever sobre quadrinhos em monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, ou mesmo produzirem seus próprios livros sobre o assunto (com suas impressões pessoais). Mas pra isso é preciso ter boas referências bibliográficas (até pra elevar o conceito de seu trabalho perante uma banca de avaliação) e pra isso, é fundamental ter uma certa bagagem literária: Ou seja: Ter lido vários livros (de preferência os mais importantes e relevantes a respeito do tema)!!!

Assim, pegando o embalo da Feira do Livro aqui em POA/RS (que já acabou no fim de semana - sim, esta postagem atrasou, rs).... Resolvi listar alguns dos livros que já li e usei como referência em trabalhos acadêmicos (sou publicitário com mestrado em comunicação, e sempre procurei utilizar os quadrinhos como objeto de estudo na faculdade). Pra começar, é sempre bom ter por perto (pra consultas básicas) a "Enciclopédia dos Quadrinhos", que teve uma reedição revisada e ampliada pela L&PM (capa acima):  São mais de 500 pág. reunindo alguns dos mais significativos autores e artistas de HQs. Claro, que muita gente importante ficou de fora (enquanto outros menos famosos acabaram entrando na lista), mas seria impossível mesmo incluir todo mundo (pelo menos numa edição só)!!!

Pra quem gosta de garimpar em sebos... E quiser incluir algumas raridades na bibliografia (pra impressionar uma banca, hehe), recomendo os clássicos (todos com capas abaixo): "O Mundo dos Super-Heróis" (1971), "O Mundo dos Quadrinhos" (1977), e "História da História em Quadrinhos" (1996). Inclusive, consegui o 1º deles (com o "Cap. América" na capa) em arquivo digital pra quem quiser fazer um download: Neste "LINK"!!!

"A Era de Bronze dos Super-Heróis" (2008), "Quando Surgem os Super-Heróis" (2004), e "A Saga dos Super-Heróis Brasileiros" (2005).... Diferente da narrativa didática (e por vezes maçante) de outros livros teóricos, esses 3 possuem um tom mais descontraído e sem deixar de lado a pesquisa histórica sobre os referidos temas. O melhor deles é o 1º (Era de Bronze - capa que abre esta matéria): A leitura é um deleite pra quem aprecia a fase dos anos 70 até a 1º metade dos anos 80. É ricamente ilustrado e possui um formato grande (excelente acabamento da HQM)! Os outros 2 são mais difíceis de achar (ambos saíram pela Ópera Graphica), mas pra quem tiver a sorte, recomendo também em especial o dos "Super-Heróis Brasileiros": Mesmo pra quem não gosta de heróis brazucas, a leitura em si é bastante interessante (com personagens tipo: "Capitão 7", "Garra Cinzenta", "Raio Negro", "Velta", "Judoka", "Homem-Lua", "Mulher-Estupenda", e muito mais)!!!

"A Guerra dos Gibis".... Foi muito comentado nas 2 matérias que escrevi aqui (semana passada) sobre a EBAL, pois narra a trajetória dos quadrinhos ao Brasil a partir dos anos 30 e as disputas de mercado entre as editoras e jornais da época. São cerca de 450 pág. com uma rica pesquisa e resgate histórico dentro do contexto sócio-econômico e político do período abordado (passando pelas crises econômicas e censura imposta aos quadrinhos). O livro foi transformado em um documentário! Já "Desvendando os Quadrinhos" (de Scott McCloud).... É simplesmente obrigatório por utilizar a própria linguagem das HQs pra explicar o processo de formação de uma história em quadrinhos (é genial - e foge completamente do estilo didático de outros livros). Altamente indicado até pra quem pretende trabalhar na área (roteiristas e artistas).

E por fim.... "Para Ler o Pato Donald" - É polêmica pura, quando os autores analisam a comunicação de massa atacando a indústria capitalista (cujo símbolo maior era Walt Disney). É um manifesto panfletário e unilateral de esquerda (escrito há mais de 40 anos no Chile - e portanto, dentro de um contexto político muito específico). Vai dividir opiniões e será uma leitura desprezível pra muitos fãs da Disney (eu incluso), mas não deixa de ser um livro bastante útil pra levantar debates inflamados em qualquer trabalho acadêmico, rs. Leiam uma análise (bastante negativa) desse livro neste: "LINK"!!!

Até+

PS: E semana que vem aqui no "Submundo".... O "Mestre dos Bonecos" da vida real: Um colecionador (camarada meu) com uma coleção de mais de 600 figuras de ação (das mais variadas séries). Fotografei uma boa parte delas (e compartilharei aqui no blog, é claro)!!!

77 comentários:

  1. Existem aqueles livros como 1001 filmes para ver antes de morrer. Bem que poderiam fazer isso com relacionado as HQ.

    ResponderExcluir
  2. "Existem aqueles livros como 1001 filmes para ver antes de morrer."


    Pior q já fizeram um desses pra gibis... Só q não saiu aqui no Brasil (tem até o "Juíz Dredd" na capa) - Saca só:

    http://2.bp.blogspot.com/-d99ybY4BX5g/T3TRHrGG_VI/AAAAAAAAA1g/eLxrESwbVMU/s1600/1001+Comics+%284%29.jpg

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se naquelas coletâneas tipo "as 50 maiores Hqs" da Mundo Estranho já tem porcarias imagina nesse 1001.

      Excluir
    2. Essa série de 1001 coisas é legal, mas para um tema de público mais restrito como quadrinhos, tenho receio do que vai sair.

      O 1001 Games chega a dar raiva! rs

      Excluir
  3. Martin Fernando20/11/2014, 21:44

    Dos livros citados, e que eu já tive a oportunidade de ler, meu favorito é o "Desvendando os Quadrinhos", de Scott McCloud. Ele faz uma reflexão sobre a linguagem dos quadrinhos de forma metalinguística, ou seja, através de uma HQ e não de texto corrido.

    O "Era de Bronze dos Super-Heróis" eu não conhecia, mas já entrou para a minha lista de futuras aquisições, porque é um dos meus (e de muitos colegas aqui do blog) períodos favoritos.

    Tratando do mesmo tema, mas que não apareceram na lista, gosto bastante do "Homens do Amanhã - Geeks, Gângsteres e o Nascimento dos Gibis", de Gerad Jones, que trata da passagem dos pulp fictions para os quadrinhos e do início da DC e da Marvel.

    Na área acadêmica, acho muito elucidativo o ensaio de Umberto Eco chamado "O mito de Superman", que analisa a narrativa e a construção dos personagens de quadrinhos (sua análise só contempla as histórias fechadas, no estilo clássico, como as da Disney são até hoje).

    MF

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem Leo
    Legal ver que gostou dos livros do Roberto Guedes, grande profissional, grande pessoa. Escreve ótimos artigos na Mundo dos Super-Heróis. Vale também uma espiada no blog Guedes Manifesto (não é um Submundo HQ, mas até aí...nenhum é rsrsrs).
    Alex Leão

    ResponderExcluir
  5. "Dos livros citados, e que eu já tive a oportunidade de ler, meu favorito é o "Desvendando os Quadrinhos", de Scott McCloud. "


    Esse livro é excelente mesmo.... Eu diria q da lista acima, é o meu 2º favorito (depois da "Era de Bronze" - q eu recomendo tbm). Aliás, pra fins de curiosidade: A 1º vez q ouvi falar no livro do McCloud, foi através de uma prévia nua revista "Wizard" nacional (publicaram partes do livro durante meses - como se fosse uma coluna fixa)!!!

    O da "Era de Bronze" eu comprei pq tbm sou fissurado nesse período (anos 70/80).... "O Mito do Superman" eu tenho em arquivo PDF (usei ele como referência algumas vezes): É leitura essencial tbm (principalmente pra fins acadêmicos). Já esses outros q vc mencionou eu ainda não li, mas já anotei na minha lista, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. "Legal ver que gostou dos livros do Roberto Guedes, grande profissional, grande pessoa."


    Oi, Alex.... Tdo bem?

    Eu gostei mesmo da narrativa dos livros dele.... 1º eu comprei e li o da "Era de Bronze", aí eu curti e fui atrás dos outros 2 da ópera (q tbm achei ótima leitura, em especial o dos heróis brasileiros: q tava repleto de curiosidades sobre personagens q eu pouco conhecia). Sei q saiu tbm um livro dele sobre o Stan Lee (q eu já noticiei aqui no blog, mas nunca cheguei a encontrar ao vivo nas livrarias)!!!

    Eu gosto de narrativas assim em livros: Mais descontraídas.... e escritas como se fossem matérias de um blog, rs: Aliás, valeu pela sugestão (não conhecia o blog do manifesto - parece uma boa pedida tbm). Brigadão mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Excelente post meu caro amigo Leo,
    Cara, tou adorando essas postagens "fora do mainstream" aqui do submundo, é uma ótima diversão dedicar um tempo para lê-las, e você está a cada dia trazendo uma materia melhor que a outra, Parabéns pelo ótimo trabalho no blog.
    Aproveitando, viu que a eaglemoss lançou o executor ? Vai adquirir esse ?
    Abs !
    Felipe L.

    ResponderExcluir
  8. "Aproveitando, viu que a eaglemoss lançou o executor ? Vai adquirir esse ?"


    Oi, Felipe..... tdo bem?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem dos livros.... essa era uma q eu tava devendo desde o começo do blog (há 3 anos atrás, rs)! E espero q vc goste tbm das novidades q eu tô preparando pra esta reta final de ano aqui no blog: A estreia do "TOP 100" (de melhores HQs de todos os tempos) ainda promete render assunto por aqui, rs!

    E sobre o "Skurge/Executor".... Essa eu vou ter q pular (infelizmente), pois minha verba agora tá toda guardadinha pra "Do Inferno" e outros encadernados pendentes (Tumba de Drácula, Mandróide, Demolidor do Miller, etc): Vai ser doloroso, mas terei q "executar" essa figura da minha lista, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Eu já tive esse Historia das histórias em quadrinhos.

    Até sei com quem ficou mas ele nem deve ter mais.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo Post,mas,apesar de dele visar recomendações, senti falta de uma breve análise do "Seduction of the Innocent", pois foi muito importante contextualmente nas histórias em quadrinhos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Leo tudo bem, olha eu tenho "A Era de Bronze dos Super-Heróis , "Quando Surgem os Super-Heróis e "A Saga dos Super-Heróis Brasileiros, e realmente são muito bons, uma leitura agradável e com grande curiosidades sobre os surgimento dos heróis e o Roberto Guedes é fera. Não sei se você sabe mais ele tem mais um livro e este eu tenho também e conta a trajetória do grande Stan Lee no livro "Stan Lee o Reinventor dos Super-Heróis, um livro Excelente. São 162 paginas de muita informação com muitas fotos do próprio Stan durante toda sua brilhante carreira e claro muitas capas de gibis da era de ouro, prata e bronze. O livro se resume a uma palavra "Fantástico".

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leo, muito interessante essa lista de livros sobre HQs. Comprei o Marvel - História Secreta, mas ainda não tive tempo de ler. Acho que vou comprar esse do Scott McCloud. Um amigo meu já me mostrou o volume Desenhando Quadrinhos e me pareceu muito maneiro mesmo. Acho que vou atrás desses 3 volumes dele, ver se encontro um bom desconto na Black Friday, já que são livros bem carinhos.

    Gostaria de deixar uma recomendação aqui também. Não é estritamente ligado à HQs, mas recomendo fortemente o livro O Herói de Mil Faces do Joseph Campbell. O Joseph Campbell foi quem criou a teoria da Jornada do Herói e nesse livro explica as etapas que a maioria dos heróis (leia protagonista, no caso) passa, trabalhando a teoria do monomito.

    Tem um outro livro chamado O Poder do Mito que é uma transcrição de uma entrevista que o Joseph Campbell deu, explicando a Jornada do Herói. É quase a mesma coisa que o Herói de Mil Faces, mas mais "mastigado", mais fácil de ler. Se não estiver com tempo ou paciência pra ler o anterior, que é mais denso, recomendo esse. É muito interessante, mostra o que vários heróis têm em comum, desde o Luke Skywalker, Homem-Aranha até Harry Potter, por exemplo.

    Star Wars, o episódio IV, foi praticamente todo calcado nessa teoria da Jornada do Herói, até porque o George Lucas era amigo do Joseph Campbell.

    Por isso que digo que não é estritamente relacionado a HQs, mas serve pra filmes e livros também. Enfim, fica aí minha recomendação.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. "Se naquelas coletâneas tipo "as 50 maiores Hqs" da Mundo Estranho já tem porcarias imagina nesse 1001."


    Pois é, gustavo.....

    Eu já tô tendo dificuldade pra fechar um "TOP 100" só com gibis excelentes (nível: "Obra-Prima").... q dirá juntar MIL (e UM), rs!

    Certamente deve ter coisa até do Rob Liefeld nessa lista, hehe...

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. E ae, Leo.

    Puta postagem bacana, cara! Como gosto muito de desenhar, meu forte são os Artbooks e Sketchbooks(que vão de Boris Vallejo a Roger Cruz). As biografias de artistas também são leituras bacanas.

    Não dá pra imaginar alguém escrevendo uma monografia sem beber das fontes que você cita aqui.

    Já pensou em publicar algo impresso, Leo? Mete um Catarse, meu velho!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. "Eu já tive esse Historia das histórias em quadrinhos."


    Esse livro eu só mencionei meio por alto aqui.... Pq li ele na época da minha monografia (e não tenho na minha estante: Tive q pegar na biblioteca da PUC pra "engordar" minha lista de referências)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Ótimo Post,mas,apesar de dele visar recomendações, senti falta de uma breve análise do "Seduction of the Innocent"


    Valeu mesmo....

    Não tenho dúvidas de q esse livro (mesmo sendo hediondo) teve sua importância pro contexto histórico na trajetória das HQs.... Mas preferi focar apenas nos livros q li inteiros (e "Sedução do Inocente" eu li apenas alguns trechos em inglês). Porém, não descarto a ideia de voltar a fazer uma 2º postagem sobre livros teóricos (dependendo da repercussão desta): Pois faltou vários outros interessantes pra serem comentados tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Não sei se você sabe mais ele tem mais um livro e este eu tenho também e conta a trajetória do grande Stan Lee no livro "Stan Lee o Reinventor dos Super-Heróis"


    Oi, Marcilio.... tdo bem?

    Sim, eu já noticiei a existência desse livro sobre o "Stan Lee" aqui no blog na época do lançamento (ano passado - se não me engano).... Mas nunca cheguei a ver esse livro ao vivo (não foi distribuído nas livrarias daqui)!!!

    Bom saber q trata-se de um livro excelente tbm.... Se algum dia aparecer por aqui (ou for reeditado), pretendo cofrar sim!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. Fala, Léo!
    Muito interessante a matéria, e gostaria de duas humildes sugestões: "A História Secreta da Marvel Comics" e "Como desenhar quadrinhos no estilo Marvel" do Stan Lee / J. Buscema! (ótimos esboços, desenhos evoluindo do croqui para a arte final, muito lápis do Buscema entre outras lendas...e comentários leves e bem humorados do Stan Lee!)

    Tens alguma informação sobre "Superdeuses" do G. Morrison? Li comentários positivos sobre esta obra, e fiquei interessado...

    Fugindo um pouco do tópico, recebi a miniatura especial do "Crocodilo", e achei simplesmente fantástica! Gostei também do "Sinestro" e do "Luke Cage". Na verdade, dá vontade de ter todas, mas há limitações como espaço/verba!
    Abs.

    ResponderExcluir
  19. "Gostaria de deixar uma recomendação aqui também. Não é estritamente ligado à HQs, mas recomendo fortemente o livro O Herói de Mil Faces do Joseph Campbell. "


    Oi, vitor.... tdo bem?

    Brigadão mesmo pela dica.... Nunca li esse livro, mas conheço a fama dele (pelas mesmas razões q vc mencionou): E já anotei na minha lista:

    Pesquisei pra ver se encontrava (tem na Livraria Cultura, e sendo vendido junto com o "Poder do Mito" por R$ 128 - Argh, facada nos rins, hehe). Sozinho ele custa 50 reais e o do "Mito" custa 80 (achei bem caro mesmo: Mas a Black Friday tá vindo aí tbm e vou ver se de repente rola um desconto melhor se eu comprar pelo site e mandar entregar na loja física daqui). Valeu mesmo!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "Já pensou em publicar algo impresso, Leo? Mete um Catarse, meu velho!"


    E aí, Marcio.... blz?

    Eu não só já pensei nisso, como estou atualmente trabalhando num livro (q é sobre HQs tbm, mas será bem diferente de todos esses outros).... A ideia q eu tive (q seria fazer uma espécie de "Livro-revista") entusiasmou uma editora e estamos em negociações (porém, não descarto apelar pro Catarse se as coisas não saírem do jeito q eu quero: sem muita interferência externa.... e já tentaram me convencer a excluir algumas imagens eróticas da "Druuna" q eu faço questão de botar no livro, hehe). Vamos ver, o livro ainda tá em "fase inicial" e pode levar um bom tempo pra ser concluído (só sei q o meu plano é fazer um livro realmente FÓDA - Recheado de curiosidades, imagens raras, polêmicas, bizarrices, e análise crítica: nada de só despejar informações e pesquisa de forma monótona e didática)!

    E realmente.... qq um q fizer um trabalho acadêmico sobre HQs terá (obrigatoriamente) q ler pelo menos a metade dos livros q listei acima (se quiser apresentar um trabalho bem conceituado, é claro)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ae sim, Leo!

      Espero em breve ter mais notícias sobre esse seu projeto - que não tenho dúvidas que será f0d@!.

      Boa sorte!

      Excluir
  21. "Tens alguma informação sobre "Superdeuses" do G. Morrison? Li comentários positivos sobre esta obra, e fiquei interessado..."


    E aí, Victor.... blz?

    Quem pode te falar mais a respeito desses "Superdeuses" (do Morrison) é o Zé Carlos.... q leu o livro e é fanzaço da obra, rs! (esse eu ainda não li, mas pelo q ele fala parece ser excelente mesmo). Já esses outros 2 q vc citou: "A História Secreta da Marvel" e "Como desenhar no estilo Marvel" eu só deixei de fora desta postagem pq comentei os 2 não faz mto tempo aqui no blog (em colunas de "Notícias")... Mas são 2 ótimas pedidas sim!!!

    E sobre as miniaturas.... acabei pulando essas 3 q vc falou: "Crocodilo", "Sinestro" e "Cage": Achei as 3 excelentes, mas precisei cortar gastos e elas acabaram rodando por conta de outras prioridades q tive (em especial as últimas peças q me faltavam pro "Star Wars Xadrez" - e q em breve postarei as fotos aqui no blog). Gastei os tubos com essas peças, mas valeu a pena: agora de SW só me falta conseguir um "Andador AT-AT", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. E aí Léo, beleza??
    Off topic, mas não poderia deixar de compartilhar: estou com minha "Do Inferno" em mãos... Cara, que coisa linda! O tamanho, capa, papel, os extras. Grande trabalho da Veneta e um investimento que vale muito a pena.
    Abraços!!

    Daniel

    ResponderExcluir
  23. "estou com minha "Do Inferno" em mãos... Cara, que coisa linda! "


    E aí, Daniel.... blz?

    Brigadão mesmo pelo aviso de q essa ed. já saiu.... Cara, vou ficar ligado pra ver se ela chega aqui na semana q vem a tempo de eu conseguir pegar ela na Black Friday, hehe! Mal posso esperar, pois de todos os lançamentos do mês, "Do Inferno" é o TOP de linha pra mim!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. Desvirtuando um pouco do tema, mas ainda falando de quadrinhos.

    Leo, não sei se você viu, mas a Panini anunciou no seu hotsite da Vertigo a publicação dos volumes 5 e 6 de Preacher. Agora, não sei se vai ser um lançamento simultâneo ou apenas uma previsão de longo prazo.

    Bem, qualquer informação é útil pois finalmente vou poder ter essa coleção (uma das minhas preferidas da linha Vertigo) completinha na minha estante.

    ResponderExcluir
  25. blz leo?

    alem deste que vc citou eu tenho um livro teórico bem legal: almanaque dos quadrinhos - 100 anos de uma mídia popular da ediouro, por carlos patati e flávio braga.
    fala sobre quadrinhos de maneira geral (sobre vários estilos) do mundo todo, ricamente ilustrado, bem legal.

    abraço

    ResponderExcluir
  26. Ei Lèo tem um livro teorico sobre quadrinhos escrito pelo Alan Moore (livro este que è pouco citado como exemplo de livro sobre quadrinhos),o nome do livro è "writing for comics" e neste livro o Moore descreve os processos utilizados na criação de personagens e universos das historias em quadrinhos,o livro è bastante interessante e a narrativa do Moore è muito boa,porém este livro nunca foi traduzido para a lingua portuguesa(assim como muitas ou tras obras sobre o mercado de HQs), além deste livro do Moore há um outro livro tambem pouco comentado, porém muito bom que è a biografia do Will Eisner o livro além de falar sobre o Eisner fala tambem sobre o mercado de quadrinhos em cada época que è mostrada no livro, e também fala um pouco sobre outros grandes autores de quadrinhos.

    ResponderExcluir
  27. Muito boa a matéria, Leo.

    De minha parte de Aspite (Assessor de Palpite como diz o Ziraldo) menciono outros 6 livros que considero muito bons:

    1) Angelo Agostini a Imprensa Ilustrada da Corte a Capital Federal 1864-1910 de Gilberto Maringoni, sobre o pai das Hqs brasileiras e possivelmente antecessor do próprio Yellow Kid e as Hqs Americanas...

    2) Homens do Amanhã de Gerard Jones sobre a gênese das Hqs de super heróis, principalmente da DC Comics, (junto com Guerra dos Gibis considero os melhores livros sobre os primórdios das Hqs).

    3) Super Homem e seus amigos do peito de Ariel Dorfman e Manuel Jofré uma continuação de "Para ler o Pato Donald" voltado ao escopo mais abrangente de HQs fora do eixo Disney. Como o anterior bem tendencioso, mas interessante.

    4) Shazam de Alvaro de Moya.

    5) La historieta Salvaje de Judith Gociol e José Maria Gutierrez, este é um livro Argentino sobre a produção de HQs lá (muito mais diversificada e independente do que a nossa) e a visão do início da produção do humor em HQs em um tempo que o "politicamente correto" não existia.

    e claro...

    6) Quadrinhos e Arte Sequencial do mestre Will Eisner - uma verdadeira aula de roteiro e produção de HQs.

    Mas sendo um fã do caubói fiquei surpreso de vc não mencionar o Tex, o mocinho do Brasil do Gonçalo Junior, apesar de não ser tão abrangente como Guerra dos Gibis ou O grilo ele fala da gênese e do sucesso da publicação de Tex em nosso país há tantos anos ininterruptamente.

    Cesar Leal.

    ResponderExcluir
  28. "Leo, não sei se você viu, mas a Panini anunciou no seu hotsite da Vertigo a publicação dos volumes 5 e 6 de Preacher. "


    E aí.... blz?

    Sim, eu vou falar mais dessas 2 ed. de "Preacher" na próxima postagem de "notícias" (só tô esperando juntar mais alguns lançamentos pra comentar vários de uma vez).... Mas já te adianto q embora a Panini tenha anunciado essas 2 ed. pra novembro, eu duvido mto q elas saiam até o final deste ano: Pois nem entraram em pré-venda ainda!!!

    Isso me parece ser um daqueles anúncios antecipados q de vez em qdo a Panini divulga sem ter uma previsão real pro lançamento.... Um exemplo desse tipo de coisa é o "Demolidor" (do Frank Miller) q chegou até a ter a capa oficial divulgada no meio do ano e q até agora não saiu. Mas de qq forma, é bom ao menos termos uma confirmação da editora de q "Preacher" 5 e 6 vai sair (uma hora dessas, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "alem deste que vc citou eu tenho um livro teórico bem legal: almanaque dos quadrinhos - 100 anos de uma mídia popular da ediouro"


    E aí, gustavo.... blz?

    Esse livro eu já cheguei a ter, mas vendi (consignado na loja daqui).... Tbm achei legal, mas achei q tinha mais ilustrações do q texto (era a impressão q passava qdo rolava até 4 ou 5 pág seguidas só com desenhos, rs). Mas valeu a pena ter lido assim mesmo (embora eu tenha me livrado dele mais por falta de espaço)!!!

    Os livros teóricos q eu tenho.... já ocupam bastante espaço na estante, e de tempos em tempos eu acabo selecionando alguns pra passar adiante (esse acabou entrando na panela, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhei esse "Almanaque dos Quadrinhos" de presente. Tanto a pessoa que me deu como eu mesmo achamos que era algo na linha do "Almanaque dos Anos 80", e realmente pelo formato e título, tentou pegar carona no sucesso desses livros-almanaques. Na minha avaliação, não foi bem sucedido em nenhum aspecto.

      Excluir
  30. "tem um livro teorico sobre quadrinhos escrito pelo Alan Moore (livro este que è pouco citado como exemplo de livro sobre quadrinhos),o nome do livro è "writing for comics"


    E aí, Pixelboy.... blz?

    Valeu mesmo pela dica.... Esse livro do Moore eu não conhecia (mas já anotei pra procurar). E por falar nele, eu ando atrás de um livrão (capa-dura) da Mythos sobre o Alan Moore ("O Mago das Histórias"), mas nunca achei esse com desconto (e o preço de capa é mais de 100 reais): Mesmo assim, já sumiu das livrarias daqui (e é bem difícil de achar em lojas físicas - em último caso, terei q apelar pra internet mesmo)!

    Já esse com a biografia do Will Eisner.... eu comentei aqui no blog (num "Drops de Notícias" na época do lançamento): É outro q eu acabei não comprando (ainda) por falta de verba ($$$), hehe! Mas acredito q seja uma leitura mto interessante e tá na minha lista tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. "SUPERDEUSES (2012) é uma obra onde Grant Morrison traça um levantamento detalhado da evolução histórica do conceito de Super-Heroi"


    Valeu mesmo, Zé Carlos.... Pela sinopse mais detalhada desse livro do Morrison (Eu sabia q vc era a pessoa mais indicada pra falar dessa obra do q eu, rs)!

    Parece ser uma leitura magnífica mesmo.... e rica em referências históricas, filosóficas, e mitológicas. O Morrison pode até ser meio irregular nos gibis q escreve, mas sem dúvida é um escritor com alto nível cultural e conhecimento da área (esta semana eu li "Os Invisíveis 3" - e achei sensacional: Já considero essa a sua melhor obra em HQs) !!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "É isso aí Amigo, chega de trolls, haters e falta de conteúdo!!!"


    Valeu mesmo, Zé Carlos....

    Por ter curtido mais esta postagem e pela consideração q vc tem por este ambiente (q eu procuro sempre manter afastado mesmo da presença de trolls e haters em geral): Cada blog (fórum, ou comunidade) é responsável por atrair e formar seu próprio público.... Aqui, eu optei por incentivar os debates mais produtivos (respondendo cada comentário sem economia de palavras e tentando sempre auxiliar os leitores com dúvidas e sugestões de HQs): É um trabalho q foi sendo construído aos poucos (com base na teoria de q se um leitor com uma dúvida tiver uma resposta satisfatória pro seu comentário, ele voltará e participará mais vezes - de forma sempre produtiva)!!!

    E te recomendo mto esses 2 livros: "Era de Bronze" e "Desvendando os Quadrinhos" (q junto com "Guerra dos Gibis", formam uma espécie de trindade dos melhores entre os 10 q eu selecionei nesta postagem)! Fica aí a dica então!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. "Mas sendo um fã do caubói fiquei surpreso de vc não mencionar o Tex, o mocinho do Brasil do Gonçalo Junior"


    Oi, Cesar.... tdo bem?

    Esse livro sobre o "Tex" eu não tenho (e nunca li).... O q aconteceu foi q eu perdi de comprar essa ed. na época em q saiu: Foi bem na fase em q eu tava recomeçando a colecionar "Tex", e cada centavo q eu juntava era direcionado à gibis do ranger (embora eu tenha comprado tbm um outro livro sobre o "Tex" escrito pelo G.G. Carsan - o maior fã q eu conheço do personagem: Esse livro do GG eu guardei pra comentar futuramente numa eventual 2º parte desta matéria, rs)!

    E mto obrigado mesmo por essas valiosas dicas q vc postou.... Desses 6 aí, eu tenho apenas o "Shazam" (q comprei pra ajudar na minha monografia em 2001): Já os demais eu anotei pra procurar com calma. Me interessei principalmente por esses: "Homens do Amanhã" e "Arte Sequencial" (do Eisner) - certamente deverei cofrá-los numa próxima oportunidade. Valeu mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. "estou adorando as indicações de livros, suas e dos colegas (já viu professor que não gosta de livro? Rsss)."


    Verdade, Zé Carlos.....

    Os comentários da galera aqui renderam excelentes sugestões de leitura.... Suficientes pra gerar uma futura matéria sobre livros só com base nessas dicas (vou ver se consigo comprar ou ler alguns desses pra produzir outro post q nem este lá pro ano q vem)!

    E valeu tbm pelo LINK do documentário (esse eu ainda não assisti, mas já salvei o link, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. Leo,
    Moya é uma eterna referência.
    Penso que o livro do Goida ficou meio "inócuo" após as toneladas de informações que encontramos na internet.
    Desvendando os Quadrinhos e A Guerra dos Gibis estão na minha lista de futuras aquisições há tempos!
    Também ponho em destaque o livro Homens do Amanhã!!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  36. Fala Leo. Tudo beleza? Ótimo post como sempre!!! Pretendo adquirir algum desses livros, para conhecer mais sobre o nosso querido "universo".

    Fiquei feliz com sua notícia dizendo que está preparando um livro. Tenho certeza que vai ser demais!!!!

    Só para avisar para você e para o pessoal que já recebi meu exemplar do "Do inferno", e pra quem tava com alguma dúvida quanto a qualidade do material, podem ficar tranquilos.......material de ótima qualidade. Recomendo a todos!!! E outra coisa........para quem não sabe a Amazon.com.br. está vendendo comics importadas com um preço bem camarada em comparação com a livraria cultura, book depository, amazon.com e etc......Além disso, estão com serviço de qualidade da amazon americana. Do dia que efetuei a compra até o dia que recebi não passou de 10 dias. O esquema é olhar todo dia no site e procurar por comics que te agradam, pois geralmente eles recebem poucas unidades, logo acaba rápido. Acabei de comprar o encadernado "Infinity war" por 55,00 reais. Fica a dica aí para a galera!!!!. Abraços.

    ResponderExcluir
  37. Eai Leo blz?
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta, esta semana fazendo uma ronda de banca em banca aqui na minha cidade encontrei uma revista chamada os maiores clássicos do 4F vol.2 (ed.239 ao 247) do John Byrne, gostaria de saber se será está fase a abordada numa possivel CHM 4F? Pq fiquei com vontade de pega-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Guilherme.
      Compra sim, porque os MC sairam mais completos que as CHM. Qualquer coisa com certeza vc consegue revender.
      Alex Leão

      Excluir
  38. Concordo plenamente. O Submundo é um dos poucos lugares na internet em que os comentários são tão importantes quanto a matéria principal!

    ResponderExcluir
  39. Eai Leo blz?
    Tenho procurado Monstro do Pântano (Alan Moore) e não tenho encontrado, você saberia me dizer se seu amigo X-9 indica alguma possibilidade de republicarem?
    Acho q valeria a pena esgotou tão rápido.

    Vlw

    ResponderExcluir
  40. "Concordo plenamente. O Submundo é um dos poucos lugares na internet em que os comentários são tão importantes quanto a matéria principal!"


    Valeu mesmo, Martin....

    Eu diria até q os comentários aqui do blog são mais importantes q as matérias em si.... Pois são eles q refletem a opinião dos leitores sobre as notícias q movem o mercado atual de HQs. Sem falar nas dicas e sugestões dos leitores (q sempre compartilham várias informações relacionadas com as notícias e promoções e ofertas nas lojas). Tudo isso torna o ambiente em geral bem frequentado e bastante participativo (pois aqui os leitores ajudam e colaboram pra manter as coisas assim, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  41. "Penso que o livro do Goida ficou meio "inócuo" após as toneladas de informações que encontramos na internet."


    Oi, Kleiton.... blz?

    O livro do Goida fica meio deslocado mesmo por ter surgido numa época em q não tinha internet (tendo como objetivo facilitar pro leitor consultas rápidas sobre HQs - antes da existência da Wikipédia). Mas pra quem for fazer algum trabalho acadêmico, é bom ter por perto pra usar como referência (sendo q possui um peso maior q a Wikipédia no conceito dos avaliadores)!

    E tenho certeza q vc vai curtir estes 2: "Desvendando os Quadrinhos" e "A Guerra dos Gibis" (q estão entre meus 3 favoritos da lista acima). Aliás, só me falta assistir o documentário da "Guerra dos Gibis" (q sigo procurando pra baixar)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando encontrar um meio de baixar o doc, nos avisa!!!
      Abraços!

      Excluir
  42. "Só para avisar para você e para o pessoal que já recebi meu exemplar do "Do inferno", e pra quem tava com alguma dúvida quanto a qualidade do material, podem ficar tranquilos.......material de ótima qualidade. Recomendo a todos!!! "


    E aí, Daniel.... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem.... e espero q essas dicas de livros tenham te ajudado a selecionar os melhores (de repente é uma boa aproveitar a "Black Friday" pra tentar descolar alguns desses com desconto). Já o livro no qual estou trabalhando ainda vai demorar alguns anos, rs.... Mas como pretendo manter o "Submundo" até o fim da vida, não faltará oportunidade até pra sortear uns exemplares aqui no blog mesmo, hehe!

    E te agradeço tbm pelas informações sobre "Do Inferno".... Essa ed. ainda não apareceu por aqui, mas já fico feliz em saber q posso esperar uma ótima qualidade gráfica desse material (q era o maior receio meu e de outros leitores). Torço pra q essa ed. chegue aqui a tempo dos descontos da próxima sexta (aí vai pro cofre com gosto, rs). E ótimas as suas dicas sobre a "Amazon" tbm: De repente pode ser q eu aproveite pra pegar umas importadas por aí tbm: quem sabe até o "Miracleman" - q eu ando bem inclinado a importar um TP mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. "maiores clássicos do 4F vol.2 (ed.239 ao 247) do John Byrne, gostaria de saber se será está fase a abordada numa possivel CHM 4F?"


    Oi, Guilherme.... tdo bem?

    A informação q eu tenho, é de q a "CHM do 4F" (q estreia ano q vem) trará material da fase Kirby e Byrne.... Mas ainda não sei quais histórias serão - considerando q essas 2 fases foram muito extensas e tiveram vários encadernados lá fora!

    Pra vc ter uma ideia, a fase Kirby (anos 60) foi publicada nas 10 primeiras "Bibliotecas" do 4F lá fora (aqui no Brasil saiu só a 1º). Já essa fase do Byrne (Maiores Clássicos) a Panini publicou as 4 primeiras ed. (de uma série prevista pra ter 10 Vol. no Brasil). Ou seja, não vai caber tudo isso nas "CHM", e acredito q elas sejam seleções temáticas dessas fases.... Assim, eu recomendaria essas 4 ed. de "MC" q saíram pela Panini (se vc encontrar as demais ed. da coleção). Vale mto a pena esse material (pois tanto a fase Kirby qto Byrne são excelentes)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. "rápido parentesis, acabei de ler um scan de Academia Umbrella - a comitiva do apocalipse (não confundir com Resident Evil)"


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Eu nunca li esse material, mas já q vc falou tão bem a respeito.... vou incluir na minha lista pra dar uma conferida. Valeu mesmo pela dica!

    Essa série saiu no Brasil sim.... a Devir publicou 2 encadernados (em 2009-2011): "Suíte do Apocalipse" e "Dallas". As ed. custavam na faixa de 35 reais cada (capa-cartão) e a editora optou por usar o título original: "The Umbrella Academy"!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Suíte do Apocalipse" tem na loja do Seu Saraiva.

      Excluir
  45. "Tenho procurado Monstro do Pântano (Alan Moore) e não tenho encontrado"


    E aí, Guilherme.... blz?

    Olha, o q eu sei é q essa ed. já foi republicada e relançada nas bancas pouco antes do Vol. 2 ter chegado.... Tanto é, q vários leitores aqui no blog comentaram ter visto o Vol. 1 nas bancas de suas cidades (e poucos dias depois veio o Vol. 2)!

    Claro q agora (passadas umas 2 semanas).... Ambas as ed. parecem esgotadas de novo (ou bem difíceis de se achar): Mas não sei se vai rolar uma 3º reimpressão do Vol. 1 tão cedo (tente procurar nas lojas e livrarias, q de repente pode ser q ainda tenha na Cultura, Fnac, ou lojas de gibis)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no RJ o número 2 saiu praticamente junto com um novo lote do número 1 e estava cheio nas bancas. Agora dei uma olhada na fonte (site da Panini) e tá esgotado de novo. Acho que agora só no "facada livre".

      E aproveitando: Li o volume 1 e fiquei sem entender porque falam tanto dessa série. Até que li o segundo volume... Sensacional!

      Excluir
  46. Bom dia pessoal !
    Não sei se aqui é o melhor lugar pra isso...mas por acaso algum de vocês gosta de Spawn ? Tenho uma coleção de mais de 100 números em perfeito estado de conservação (junto também tenho a maldição de Spawn) e gostaria de vender...
    Por favor se alguem se interessar é só mandar email para frossit@gmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  47. "por acaso algum de vocês gosta de Spawn ?"


    Oi, Fábio.... tdo bem?

    Sei q o "Spawn" tem mtos leitores aqui do blog entre seus fãs, e sendo assim.... deixo aí o seu e-mail pra contato pros interessados então, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  48. Oi Leo, li o "Para Ler o Pato Donald" e muita coisa que se diz ali, tem certo sentido, naquela época em que as histórias eram criadas nos E.U.A. e serviam mesmo para espalhar o sonho e modo de vida americanos. Hoje em dia está tudo globalizado. Já a "Enciclopédia dos Quadrinhos" é boa para como referência geral, pena que os textos são curtos. Os demais, eu não conheço ainda, mas, vou guardar esta postagem sua como referência, para quando eu tiver acesso a estes livros. Abraço.

    ResponderExcluir
  49. "li o "Para Ler o Pato Donald" e muita coisa que se diz ali, tem certo sentido, naquela época em que as histórias eram criadas nos E.U.A. e serviam mesmo para espalhar o sonho e modo de vida americanos."


    Oi, Paulo.... tdo bem?

    Sim, é verdade; Apesar do livro ser radicalmente panfletário (de esquerda) e anti-imperialista.... A leitura vale a pena pela análise dos gibis Disney durante esse período tão conturbado (e com várias ditaduras em evidência na América Latina). A gente sabe q era assim mesmo q a coisa funcionava: E os gibis Disney mostravam os patos invadindo e se aventurando por outros países (em busca de tesouros e relíquias).... Só acho q o livro podia ter mencionado tbm uma certa preocupação das histórias do Barks qto à isso, pois em várias histórias do "Tio Patinhas" tbm era mostrada as questões legais de se retirar tesouros de um país e se adulterar a cultura local (os sobrinhos sempre criticavam alguns excessos do velho sovina, rs). O livro meio q ignora coisas assim.... Mas é bom q o próprio leitor tire suas conclusões a respeito (eu recomendo a leitura tbm - pra quem ainda não leu)!

    E acho q vc iria gostar do "Era de Bronze" tbm, Paulo.... Fica aí a dica!

    Abs!

    ResponderExcluir
  50. Beleza Léo ?
    Você citou o livro do Moore da Mythos e tive a sorte comprar o último na Fnac do DF.
    Ainda não li,mas parece excelente, sobre as obras e vida dele.
    Comprei tbém Alias graças à sua recomendação, e a quadrinização do Processo de Kafka, regular para interessante, tbém pela Venetta, cujo Coração das Trevas de Conrad não me agradou a arte.
    Abração

    ResponderExcluir
  51. "Você citou o livro do Moore da Mythos e tive a sorte comprar o último na Fnac do DF."


    E aí, Flávio.... blz?

    Vc teve mta sorte mesmo de ainda conseguir um exemplar desse livro (q eu acredito q tenha tido uma tiragem mto baixa - pois vi poucas ed. dele nas lojas daqui e pra piorar: esgotaram-se em pouco tempo). Mas é uma leitura mto interessante (a vida do Moore não tinha mesmo como ser algo monótono, né? hehe) e ricamente ilustrada!

    "Alias" tbm é excelente (vai figurar fácil no meu "TOP 100" - listão q eu estou prestes a finalizar pra começar a postar aqui no blog), pena q a Panini não continuou a série de encadernados (tenho ela completa na revista "Marvel MAX"). Já essas outras q vc citou eu não li.... mas "Coração das Trevas" vai ganhar um lugarzinho aqui numa postagem sobre as PIORES capas de HQ do ano (q capinha bem feia desse encadernado, pelamor, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Coração das Trevas" pede para não ser vendida. Além da capa horrorosa, não faz nenhuma menção a "Apocalipse Now", o que ajudaria a popularizar a edição.

      Excluir
  52. "O 1001 Games chega a dar raiva! rs"


    Pensei a mesma coisa, SEMI.....

    Cheguei a cogitar pegar esse de 1001 games achando q teria os clássicos q VALEM.... mas 90% da lista era LIXO puro, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  53. "Ganhei esse "Almanaque dos Quadrinhos" de presente. Tanto a pessoa que me deu como eu mesmo achamos que era algo na linha do "Almanaque dos Anos 80"


    O problema maior desse livro (a meu ver) é q os autores pareciam sem assunto pra desenvolver.... e resolveram entupir o livro com imagens (algumas ocupando várias pág seguidas): E na hora de falar dos gibis em si, era só uma rápida pincelada em cada título e pronto: Temos uma leitura rápida, didática (sem formação de opinião) e q não acrescenta nada se comparado à outros livros do tipo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  54. "Quando encontrar um meio de baixar o doc, nos avisa!!!"


    Pode deixar q eu aviso sim, Kleiton....

    Seguirei na procura, e qdo achar o vídeo eu postarei o LINK aqui, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  55. "E aproveitando: Li o volume 1 e fiquei sem entender porque falam tanto dessa série. Até que li o segundo volume... Sensacional!"


    Oi, SEMI.... Eu ainda não tive tempo de ler o Vol. 2, mas já achei o 1º sensacional (nível "obra-prima", rs)!

    Bom saber então q o 2 é melhor ainda.....

    Abs!

    ResponderExcluir
  56. "Coração das Trevas" pede para não ser vendida. Além da capa horrorosa, não faz nenhuma menção a "Apocalipse Now", o que ajudaria a popularizar a edição."


    Verdade.....

    Até as novas reedições dos pockets de "Coração das Trevas" mencionam o fato de q o livro serviu de base pro filme.... se no gibi não tem isso, é uma tremenda bola fora (falando em termos de marketing e até como informação complementar pro leitor)!

    E a capa, pelamor.... não tinha como ser mais feia e sem-sal: vai ganhar um lugar de honra na postagem com as 10 piores capas do ano aqui no blog, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  57. Além de "Comics and Sequencial Art" o mestre Eisner escreveu também este livro:
    http://www.loja.devir.com.br/narrativas-graficas-2-edic-o-revisada-e-ampliada.html
    Nem preciso falar que ambos são altamente recomendados para estudiosos do assunto.

    ResponderExcluir
  58. O Scott McCloud, autor do livro "Desvendando os Quadrinhos", também escreveu "Reinventando os Quadrinhos" e "Desenhando Quadrinhos".

    ResponderExcluir
  59. Três dicas de livros em Inglês:
    1) Kirby: King of Comics (Mark Evanier);
    2) Our Gods Wear Spandex (Christopher Knowles);
    3) Superhero: The Secret Origin of a Genre (Peter Coogan).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alex.... tdo bem?

      Brigadão mesmo pelas dicas de leitura.... Todas valiosas pelo visto, rs:

      "Narrativas" (do Eisner) tá na minha lista, e assim q aparecer com um bom desconto vai pro COFRE com certeza. Esses do McCloud eu só tenho o "Desvendando" (mas tbm pretendo ter os demais - pois o cara escreve detalhadamente bem e numa linguagem simples). E desses em inglês, anotei todos tbm, mas me interessei em especial por esse sobre o "Kirby" (q promete mesmo, hein)? Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir
    2. Tudo de bom mesmo esta biografia do Jack Kirby, sem contar que ela foi escrita pelo Mark Evanier (roteirista do Groo, o errante), mas se prepare para a paulada, pois este livro está custando U$31.50 na Amazon.

      Excluir
  60. "Mark Evanier (roteirista do Groo, o errante)"


    Valeu mesmo, Alex..... Eu lembrei do Evainer logo de cara, pq sou fã das antigas da MAD e adoro as colaborações dele junto ao Aragonés, rs!

    Só não sabia q ele era tão fã do REI a ponto de escrever um livro sobre ele.... q tá uma paulada mesmo, hein? Infelizmente, por esse preço, nem cogito encarar esse livro por enquanto (mas ficarei atento se rolar algum bom desconto por aí - o livro já entrou na minha lista de interesses, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  61. esse post merecia uma atualizada
    saiu muita coisa desde então

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Scant... blz?

      Tens razão, obrigado pela sugestão... Vou esperar pelo menos o Roberto Guedes lançar o NOVO livro q ele anda produzindo e esse lançamento já será motivo suficiente pra fazer uma postagem atualizando os demais livros teóricos do mercado!

      Abs!

      Excluir
    2. valeu!

      sugiro também uma postagem que aborde documentários sobre quadrinhos

      abs!

      Excluir
  62. podia incluir esse, hehe
    :
    https://winkbooks.net/tagged/art+and+design/page/18

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podia mesmo, rs...

      Super-fetiche, hehe!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...