13/11/2014

"Editoras Nacionais - EBAL" (Parte 2): As Cores no Fim do Horizonte....

Nesta 2º e última parte da matéria sobre a Editora EBAL.... Veremos como o destino pode ser irônico às vezes. Justo quando a EBAL havia aperfeiçoado suas publicações (com gibis coloridos, embora muitos deles tenham sido reduzidos ao formatinho por conta disso), ela também começava a perder terreno pras editoras rivais (Bloch, RGE, e Abril)!!!

Mas mesmo com aquele clima de "fim de festa", a EBAL ainda apresentava aos leitores excelentes edições: Bem produzidas e com material de qualidade (das melhores fases da Marvel e DC). Aqui, selecionei mais algumas capas raras (como a imagem acima: De um crossover entre "Batman" & "Sombra") e um super-LINK com várias ed. da Ebal pra baixar!!!

Confira abaixo:

Na 1º parte desta matéria, recapitulamos a importância da EBAL pro mercado nacional em suas primeiras décadas de atuação (da metade dos anos 40 até início dos 70). A editora já havia publicado até então centenas de gibis (a grande maioria em P&B) e entrava na década de 70 tendo sob seu teto os super-heróis da Marvel e DC (que disputavam a preferência dos leitores). Outros títulos também ganhavam importante destaque nas bancas, como por exemplo: "Kung Fu" (capa acima) - baseado na série de TV de enorme sucesso na década de 70 (estrelada por David Carradine - e que teve suas 3 temporadas lançadas em DVD no Brasil). A revista rendeu 56 edições trazendo histórias diversas de artes marciais (que eram a febre do momento nos cinemas)!!!

O "Superman" deixava suas revistas em P&B pra trás e estreava uma nova série (agora em formatinho e à cores).... Essa eu colecionava na época e foi a melhor fase do super que eu tive o privilégio de acompanhar: Era de Prata pura, com os vilões tradicionais que fizeram a fama do herói (Luthor, Bizarro, Myx, Ventríloquo, Galhofeiro, etc). "Os Justiceiros" (era o nome com o qual a "Liga da Justiça" fora batizada - na capa acima, os "Maltrapilhos" botaram a equipe pra correr, rs). O "Monstro do Pântano" (capa acima) ainda não tinha experimentado a fama que viria a ter na fase Alan Moore, mas já dava as caras num gibi próprio da EBAL!!!

Os títulos da DC pela EBAL tiveram a maior longevidade entre as editoras nacionais.... Só que a EBAL costumava zerar as revistas sempre que elas chegavam ao Nº 100. Assim, o "Superman" teve 100 ed. entre 1947 e 1955, uma 2º série com mais 100 ed. entre 1956-1964, uma 3º série entre 1964-1972, e assim por diante (até chegar no formatinho colorido na 2º metade dos anos 70). O mesmo sistema valia pro "Batman" (a cada 100 ed. zerava tudo e começada de novo de onde havia parado)!!!

Já na Marvel.... O título de maior longevidade foi o "Homem-Aranha" (com 70 edições). As demais séries da Marvel mal chegaram a 50 edições (somente "Hulk & Namor" ultrapassaria essa marca, com 55 ed. lançadas). O "4F", por exemplo, teve apenas 21 ed. (sendo que as primeiras traziam apenas 1 história cada e as 3 últimas aumentaram o nº de pág e passaram a trazer 3 histórias por ed): Em seguida, o "Quarteto" entraria no mix da revista do "Aranha" (começava a surgir aí o conceito das "mudanças de mix" nos gibis de super-heróis: Pra se adequarem à cronologia - adiantada pra algumas séries e atrasada pra outras)!!!

A Marvel acabou sendo o "Calcanhar de Aquiles" da EBAL... Pois diferente da DC (com a qual a editora estava mais acostumada a lidar), a cronologia da Marvel era bem mais intrínseca: Com muitas séries interligadas entre si e títulos em continuidade (com raras histórias totalmente fechadas). Assim, acabou acontecendo o pior: Por não entender a importância da cronologia no Universo Marvel, a EBAL acabou pulando edições importantes, como os especiais "Anuais" do "4F" - onde ocorreria até o "Casamento de Reed & Sue" (numa das histórias eles ainda estavam noivos e na história seguinte, já tínhamos a ressaca da festa de casamento)!!!

Outra falha grave, foi quando a EBAL deixou uma saga do "4F" sem o final no Brasil ("O Dia do Juízo Final" - na qual o "Dr. Destino" se apodera da prancha e dos poderes do "Surfista Prateado": o leitor brasileiro viu o "Destino" com poderes cósmicos pronto pra dominar o mundo e nunca mais soube o que aconteceu depois: já que nem as editoras seguintes publicaram esse final). Apesar desses problemas, a EBAL marcou época e cumpriu seu papel, e após perder os direitos da Marvel (na metade dos anos 70) e da DC (no começo dos 80), ainda seguiu em frente até encerrar suas atividades no começo dos anos 90 ("O Príncipe Valente" de Hal Foster estava entre suas últimas publicações importantes)!!!

Até+

PS: Pra encerrar esta matéria sobre a EBAL.... Deixo com vocês um LINK pra baixar diversos gibis da editora - num verdadeiro resgate histórico (confiram): http://guiaebal.com/!!! E futuramente aqui no "Submundo", a série de postagens sobre as "Editoras Nacionais" continua com: "Bloch", "RGE", "Abril" e "Panini"!!!

48 comentários:

  1. Ótimo trabalho... Tem algum livro que faça esse resumo da história dos quadrinhos no brasil (tanto de autores brasileiros e essas de fora). Olha a oportunidade!!!
    Percebemos o quanto era amador e feito por pessoas que não "entendiam" muito do riscado. Deixas histórias sem final e com lacunas cronológicas é coisa de amador.
    Vejo hoje em dia a "ciência da crítica" em alta, pessoas que só sabem criticar (negativamente) os gibis e as editoras atuais. Será que elas conhecem essa fase (Ebal e Abril)? Sabem o que realmente é ruim? tenho minhas dúvidas.

    PS. Já coloquei o link de seguir, (não tem ninguém por enquanto :( ).
    Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde!
    Legal as matérias da Ebal, dá pra matar saudades heheheheh.
    Aproveitando gostaria de saber sobre tantos relançamentos,especiais...
    Se não tem nenhuma noticia sobre Ronin do Miller,essa mereçe uma reimpressão,tenho o encardenado da Abril, e as 3 ediçoes da ophera,mas acho que está na hora de uma reimpressão que não nos ranque o couro heheheh..

    Abços!Té +

    ResponderExcluir
  3. blz leo?

    so tenho uma unica edição da ebal (batman de 73, acho) fora esta edição nunca nem vi mais nenhuma, so tive contato mesmo com edições da rge e da bloch que se não me engano publicava umas HQs dos trapalhões muito louca na decada de 80 em formatinho e formatão tb.
    gostei bastante da matéria (chover no molhado) uma pena eu não morar em porto alegre pra gente poder jogar conversa fora sobre quadrinhos num buteco tomando umas geladas, pelo menos o blog se parece com um.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. blz ze carlos?

      tb sou viciado no submundo, não sou rato de net mas tenho certeza que o submundo é o melhor blog sobre HQs e nerdicis em geral, tanto o leo quanto a grande maioria dos leitores realmente gostam e sabem do que estão falando sem frescura/chatice/etc........
      blog com muita qualidade mesmo.
      eu descobri o submundo quando a salvat anunciou a coleção da marvel, no principio eu so lia as matérias e não postava nenhum comentário, apos ler alguns comentários percebi que estava vacilando de não colocar os meus, modéstia a parte leio/vejo gibis desde o inicio da década de 80, quando ainda era adolescente (segundo grau na década de 90) tinha amigos em comum que tb gostavam de HQs, era fácil conversar sobre o assunto, hoje so pela net mesmo.

      abraço

      Excluir
  4. "Vejo hoje em dia a "ciência da crítica" em alta, pessoas que só sabem criticar (negativamente) os gibis e as editoras atuais. Será que elas conhecem essa fase (Ebal e Abril)? Sabem o que realmente é ruim? tenho minhas dúvidas."


    Oi, Ricardo.... tdo bem?

    Eu diria q não existe editora perfeita (todas q conheci tiveram seus altos e baixos - e ainda tem, no caso da Panini).... Mas concordo com vc q o pessoal hj reclama demais e de barriga cheia (em comparação com o tratamento q já foi dado no passado pros gibis Marvel/DC). Tá certo q a Panini faz umas cagadas q não precisaria fazer (é sem-noção pra um monte de decisões equivocadas q poderiam ser evitadas com um pouco de bom-senso), mas sem dúvida já tivemos dias BEM piores em relação ao tratamento dado à cronologia, tradução, impressão, formatos, etc!

    Às vezes eu fico pensando.... Se tivesse existido internet e redes sociais (blogs, face) naquela época da Ebal, Bloch, RGE, e Abril: Essas editoras teriam sido massacradas pelos leitores, rs. A Abril em sua reta final (à frente da Marvel/DC) ainda sentiu o gostinho da internet: Ainda lembro dos editores da Abril batendo boca com vários leitores durante um chat em 2001 (qdo a linha Premium foi um fracasso assumido).... a galera não perdoou e desceu a lenha: Foi numa dessas q surgiu a famosa frase de um dos editores da Abril direcionada aos leitores q reclamavam: "Procurem outro hobby" (um clássico, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. "Se não tem nenhuma noticia sobre Ronin do Miller"


    Oi, Roberto.... tdo bem?

    Valeu por ter curtido as postagens da Ebal.... Mas infelizmente, não tenho nenhuma boa notícia sobre a republicação do "Ronin":

    Ninguém fala nada sobre republicar esse material.... e "SE" sair de novo, acho q não será tão cedo (creio eu). Tbm me interessaria ter essa HQ na coleção, pois não possuo nenhuma de suas versões anteriores (a última q saiu foi pela finada Ópera Graphica - em capa-dura)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. "Às vezes fico preocupado, sabe, nostalgia é uma coisa poderosa! Eu me pego querendo voltar no tempo."


    E aí, Zé Carlos.... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido estas postagens da EBAL (a próxima - da Bloch - ainda vai levar um tempinho, pois vi q esse tipo de postagem me exige bem mais tempo livre pra pesquisa do q eu imaginava - já q tenho de ser bem cuidadoso com datas históricas - e na seleção de imagens). E por falar nisso, não precisa agradecer pelas capas, pois desde q eu criei este blog um dos objetivos era utilizar este espaço como uma espécie de "banco de imagens": Ou seja, eu costumo usar o blog pra arquivar capas e imagens raras em boa qualidade (pra caso algum dia meus HDs - já lotados - possam pifar, hehe)!

    E eu tbm sou mto de "viajar no tempo".... cada vez q releio esses gibis antigos (todos em perfeito estado de conservação na minha coleção) é quase como se eu retrocedesse (literalmente) no tempo: Folheando um gibi antigo, me deparo com as propagandas da época e revivo as emoções q senti ao ler determinadas histórias q marcaram minha infância!

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. "gostei bastante da matéria (chover no molhado) uma pena eu não morar em porto alegre pra gente poder jogar conversa fora sobre quadrinhos num buteco tomando umas geladas, pelo menos o blog se parece com um."


    E aí, gustavo.... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido essas postagens: Acredite, tbm adorei escrevê-las, pois em matéria de gibis meu assunto preferido são os clássicos do passado, rs!

    E uma pena mesmo q a distância atrapalhe a realização de uma reunião com vários leitores aqui do blog num butéco.... A maioria dos meus amigos não-virtuais já tá casada e com filhos (e sem mto tempo pra barzinhos como antigamente, hehe) mas eu gosto mto de papear sobre gibis tomando um chopp bem gelado (acompanhado de fritas e petiscos). Até aqui no blog mesmo eu costumo fazer isso, já q na maioria das vezes qdo respondo os comentários, estou com uma latinha de cerveja ao meu lado, rs: O q já confere um clima bem de butéco pro blog mesmo! Um brinde à vc e à todos os demais leitores do blog então!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Leo!!

    Não sei se deu algum problema no meu comentário anterior, mais eu acho que não foi enviado, bom então segue novamente com outras palavras rsrs....

    PARABÉNS!!! mesmo pelas 2 matérias sobre as editoras antigas em especial a grandiosa e saudosa EBAL, estou sem palavras e emocionado.Eu acho que já te disse isso há algum tempo atrás, que a primeira vez que vi seu blog foi em uma matéria sobre a trajetória do Aranha desde a EBAL até a atual Panini, e fiquei impressionado e emocionado com a riqueza de detalhes e informações.MUITO BOM!!!.

    Não sei se pode, mais gostaria de te pedir seu e-mail, pra poder manter contato.

    Se puder ficarei muito agradecido.

    Muito obrigado pela atenção e me desculpe pelo incômodo.

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  9. "O Submundo tem sido pra mim um refrigério nesse mundo de mesmices e falta de conteúdo. Já desisti de feicebuk e zappzapp há 2 anos e não sinto falta nem um pouco"


    Valeu mesmo, Zé Carlos.... Vc sabe q aquele barzinho tá confirmado mesmo qdo vc e a patroa vierem aqui pro sul (é só avisar)!

    Sobre a falta de conteúdo do face, a decepção é mútua (acredite).... Faço parte de alguns grupos de quadrinhos no face, mas em nenhum deles rolam debates legais (salvo lá de vez em qdo). Às vezes eu posto coisas em alguns desses grupos e ninguém comenta nada, e qdo comenta é alguma pergunta banal q já tava respondida no texto da matéria q eu linkei (e q o cara sequer se deu ao trabalho de ler): Aí eu tbm ignoro, pois se eu posto um link aqui do blog e o cara nem se dá o trabalho de ler o q eu escrevi, tbm não me darei o trabalho de responder (é justo, né)? E assim segue a vidinha no face: uma "curtida" aqui e outra ali, mas poucos comentários, poucos debates, poucas trocas de ideias, e MUITA gente preguiçosa q não gosta de ler textos e de escrever suas opiniões sobre quadrinhos. Só não deleto mesmo a minha conta no face, pq bem ou mal ele ainda ajuda na divulgação do blog (mas é só por isso mesmo)!

    Ah, e só pra ressaltar.... já garanti aquela ed. do "MP 2" pra vc, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "Não sei se deu algum problema no meu comentário anterior, mais eu acho que não foi enviado"


    Oi, dundee.... tdo bem?

    Realmente, não recebi nenhum outro comentário seu (e acabei de verificar a caixa de spam e ela tá vazia tbm - acho q foi alguma falha no envio mesmo). Mas obrigado mesmo por ter apreciado esta postagem, e tbm por ter relembrado aquelas outras q fiz sobre os gibis do "Aranha" (de fato, já relembrei aqui no blog a trajetória do "Aranha" por todas as editoras pelas quais ele já passou (Ebal, Bloch, RGE, e Abril): Isso foi bem no começo do blog, rs!

    E não se preocupe.... não tem problema nenhum em eu divulgar meu e-mail pra contato (já fiz isso várias vezes aqui, rs). Anote aí então: leoradd@gmail.com (e escreva qdo puder, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. Oi, LEO.

    É verdade mesmo: além das postagens informativas, essas capas raras são uma curtição à parte! Infelizmente, já perdi muitos gibis e essa, do Batman com o Sombra, é um deles. E percebemos que as capas eram até mais simples, mas não eram poluídas como muitas das capas mais atuais. Eu achei essas do Kung Fu e do Gavião Negro muito fodas!

    O Zé Carlos falou tudo no comentário dele. Eu acho que tive sorte de não ter nascido nos dias de hoje, pois apesar de se ter muito mais facilidade pra certas coisas (tecnologia, informação), as pessoas estão muito mais tapadas. Tive uma infância muito boa e até os filmes infanto-juvenis que me marcaram eram mais divertidos: "7 Faces do Dr. Lao", "A Festa do Monstro Maluco", "A Terra que o Tempo Esqueceu", "As Novas Viagens de Sinbad", "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (71) e outros. Os filmes ofereciam aventuras exóticas (tudo o que um moleque queria), entretinham e alguns até se preocupavam em passar bons valores. E faziam tudo isso sem subestimar nossa inteligência. Os desenhos animados também eram muito melhores: Jonny Quest, para mim, é imbatível! Não querendo ser piegas, mas tudo tinha uma certa magia...
    Essa molecada de hoje está ferrada, rs! E há quem diga que nostalgia é brega, coisa de velho. Honestamente? Não tô nem aí, rs!

    Escrevi à beça, mas, atualmente, só comento no Submundo. Nunca tive saco para fóruns e afins, e aqui, o pessoal se respeita. Além disso, você deixa todo mundo à vontade, rs! No aguardo da matéria sobre a Bloch, uma das minhas preferidas da época!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. "tá garantido o barzinho, petiscos e ainda por cima o monstro do pantano?"


    Garantido mesmo, Zé Carlos.... e ainda mais o q vc conseguir carregar lá da LOJA de gibis, rs!

    Valeu mesmo, vc tbm já é um brother pra mim.... Ah, e tivemos sorte hj: Pois o "MP 2" mal chegou nas bancas e já se encaminha pra reta final (esgotando-se tão rapidamente qto o 1º, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Eu achei essas do Kung Fu e do Gavião Negro muito fodas!"


    Oi, Alexandre..... tdo bem?

    Cara, eu tive q incluir pelo menos uma capa dessa magnífica revista q foi a do "Kung Fu".... Pouca gente sabe, mas foi esse seriado de TV q desde a época começou a moldar a minha personalidade num todo: Não tenho religião, mas costumo seguir os ensinamentos q aprendi nessa série (filosofia oriental). Comprei os 3 box em DVD dessa série e costumo assistir os episódios sempre q sobra um tempinho. O gibi era mto bom tbm, embora fosse um mix de histórias variadas sobre artes marciais (nem todas da mesma qualidade e nem inspiradas nessa série)!!!

    Eu tbm me considero um felizardo por ter nascido nos anos 70 e vivido uma boa infância naquela época.... Só as manhãs de desenhos e seriados na TV já valiam mais do q um dia todo de tranqueiras idiotizadas nesses canais atuais (Cartoon Network e afins). Não tem coisas LEGAIS pras crianças de hj (a não ser as reprises do "Pica-Pau", "Tom & Jerry", e outros clássicos - mas de material NOVO do tipo, não sei dizer nada q preste). Não temos nenhum "Jonny Quest" mesmo (nem nada q se equipare à isso hj em dia). Eu lembro como eram sagradas as manhãs da TV: Ultraman, Spectreman, Homem-Pássaro, Galaxy Trio, Herculóides, Patrulha Estelar, os desenhos desanimados da Marvel, Superamigos, e todas as maravilhas da Hanna-Barbera!

    E entre os filmaços clássicos dos bons tempos da "Sessão da Tarde".... Tbm cito: "Jasão e o Velo de Ouro" (e algumas adaptações de Júlio Verne). Podem me chamar de jurássico e cheirador de naftalina, rs.... Mas nem se comparam os clássicos de ontem com as tranqueiras descartáveis de hj (q duvido serem um dia lembradas com carinho pelos moleques de hj - quem é q daqui há 30 anos vai recordar e ter boas lembranças do "Ben 10"? fala sério, né? rs)! E pode deixar, q prometo caprichar mais qdo for a vez da BLOCH (q tbm será dividida em 2 postagens)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Leo, mais uma vez uma bela matéria e agora falando de uma grande editora brasileira que claro teve seus defeitos, mas também teve muitos acertos. Olha não sabia que a EBAL tinha publicado tanto coisa da Marvel, pois eu acompanhei e comprei muito coisa da DC e sempre achei que ela sempre tinha só publicado essa linha, e isso se deve ao fato de que quando tive contato com quadrinhos de super heróis foi já a Marvel dividida entre RGE e Abril e a Ebal com a DC e alguns fumettis da Bonelli. Comprei muita coisa da Ebal, tinha alguns álbuns gigantes e hoje não tenho nada disso, e não me pergunte como me dessas preciosidades, pois não me lembro e tinha inclusive o Album Gigante contando a Origem do Guerreiro e também Batman contra o Hulk. Hoje tenho o Guerreiro, em formatinho, que ela lançou até o número 12 e só me faltando um número e a Coleção de Epopeia Tri ( A história do Oeste) completa. Pedia muita coisa pelo reembolso postal e sempre me enviaram tudo com segurança e educação, e era uma prática comum da editora, pois sempre vinha no final das revistas cupom para fazer pedidos das edições anteriores. Outra coisa muito boa era o papel usado, parecido com esse que se usa na Coleção Histórica da Panini, fazendo com edições de mais de 30 anos continuem em perfeito estado. Abraços e que venha mais matérias como essa.

    ResponderExcluir
  15. "Outra coisa muito boa era o papel usado, parecido com esse que se usa na Coleção Histórica da Panini"


    Oi, Marcilio.... tdo bem?

    Vc tem razão, esse detalhe do papel é importantíssimo.... Pois na maioria das ed. da Ebal era sim: o mesmo papel off-set usado pela Panini nas "CHM" e conforme vc pode comprovar, é um papel de longa durabilidade (e q continua sempre branquinho - sobrevivendo ás ações do tempo). Por essa razão, apesar de muitos leitores reclamarem desse tipo de papel, eu sou dos maiores defensores do off-set (e tenho na minha coleção gibis de 30 anos atrás q parecem terem sido impressos hoje)!

    A Ebal ficou mtos anos com a DC.... e só foi perder ela mesmo lá pelos anos 80 qdo a Abril assumiu a linha (e fez um trabalho bem inferior ao q a Ebal vinha fazendo, principalmente em se tratando da impressão dos gibis e na "eliminação" de vários títulos secundários q na Ebal sempre encontravam espaço pra serem publicados). Já a Marvel tava num ping-pong, passando de mão em mão (Ebal, Bloch, RGE, até se acomodar por uns 20 anos na Abril)! E de fato, os cupons de reembolso postal q vinham nos gibis foram precursores das compras virtuais de hj em dia, rs (lembro qdo pedi um "Tex Gigante" em capa-dura pelo correio na época: "O Ídolo de Cristal")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Zé.... Todas essas séries de TV e desenhos antigos.... de repente poderiam render uma postagem especial pros saudosistas aqui no blog, hein? Tenho mtas dessas raridades gravadas (até a da gatíssima e poderosa "Ísis", rs)!

    E sobre o "Kung Fu".... tbm torço pra q jamais façam um ramake dessa série (quem quiser ver q baixe e assista o original, q é o q VALE e não uma versão modernizada qualquer). Eles chegaram a fazer (nos anos 90) uma sequência da série (com o próprio Carradine) só q passada nos dias de hj (e não mais no Velho Oeste): Até q era boa, e manteve o espírito da original (mas só pq era com o mesmo ator e seguia os mesmos passos da série clássica). Passava no SBT e Warner!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Ultraman e Spectreman foram parte importante da minha infância."


    Não lembro de mtos detalhes dessas séries, Zé Carlos....

    Pois fazem realmente mtos anos q as vi pela última vez. Sei q envelheceram mal, mas tbm marcaram a minha infância (e toda a minha geração). Até veria de novo essas séries, mas não costumam reprisar elas na TV (pelo menos não nos canais q eu tenho, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "series-animadas-classicas-que-nunca-foram-lancadas-em-dvd-no-brasil/"


    Caramba.... Deixaram de lançar mta coisa boa em DVD por aqui mesmo, hein?

    Tá certo q nessa lista (do LINK acima) tem mta porcaria tbm, mas boa parte das séries teria um belo potencial comercial no mercado de DVD (a começar pelos "Comandos em Ação"). Q falta de visão das empresas de DVD (desde os tempos em q eu era dono de locadora esses porras já eram assim: uns tapados q despejavam um monte de LIXO no mercado, e as coisas realmente legais a gente tinha q piratear pra conseguir assistir!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. Oi, LEO e Zé Carlos.

    Eu também era fanático pela série da Ísis! Não perdia um episódio sequer, e que atriz linda era a Joanna Cameron, hein? Eu tinha até algumas revistas dela que saíam, inclusive, pela Ebal. Outra série que adorava era "Buck Rogers", outro que também chegou a sair em quadrinhos nos anos 80.

    E quando moleque, eu também curtia algumas paradas mais psicodélicas, rs! Alguém se lembra do Krofft Supershow, aquela série de tv que tinha "Se meu Buggy falasse", "Dr. Encolhedor" e "Mulher Elétrica & Garota Dínamo"? Era uma série berrante, beirando o mau-gosto, rs! Deve ter envelhecido mal pra cacete, mas gostaria muito de rever. Aliás, os irmãos Krofft produziam alguns dos programas mais bizarros e lisérgicos da tv, e cheguei a comprar o box de "A Flauta Mágica", rs! Deve ser o máximo ver um negócio desses com alto teor alcoólico no sangue, hahaha! "O Elo Perdido" também era muito bom!

    Desenhos tinha vários: além dos já citados aqui, gostava do Space Ghost, Poderoso Mightor, Capitão Caverna, Don Drácula, Bionicão & Falcão Azul, Jerry Lewis (o desenho mesmo) e vários outros. No SBT, antigamente, a programação era quase só de desenhos, e lembro-me até que passava um do Recruta Zero
    Já o Jonny Quest, como meu desenho favorito, prefiro que fique só na série antiga mesmo, rs! Eu não gostei nem daquela versão mais nova com aquele homem de pedra... Mas um filme com o espírito do antigo seria muito bem recebido por mim. E Ben 10?! Que catzo é isso?! rs!

    E é verdade, LEO, uma postagem sobre desenhos e séries antigos renderia bastante e seria muito bem-vinda! Quem não tem nostalgia é porque não teve uma infância boa, rs!

    Abraços!


    ResponderExcluir
  20. "Deve ser o máximo ver um negócio desses com alto teor alcoólico no sangue, hahaha!"


    Oi, Alexandre..... blz?

    Q tremenda coincidência vc ter falado isso.... Pois sabia q a minha próxima postagem aqui no blog foi inspirada nas imagens psicodélicas de "Monstro do Pântano 2" (e q parecem até fruto de substâncias alucinógenas)? Sim, qdo me deparei com aquela arte completamente "viajante", tive a ideia de produzir uma postagem assim tbm aqui pro blog (q parecesse um devaneio com um monte de coisa misturada como se eu tivesse jogado várias postagens e assuntos diferentes num liquidificador):

    E dessa forma, fiquei navegando pela internet em estado alterado (pra entrar no clima da "experiência"), reuni diversas imagens e notícias variadas (de gibis, bonecos, eventos, comunidades do face, etc) e resolvi juntar tudo numa postagem só.... q vai ser uma verdadeira SALADA de informações. Inicialmente eu fiz isso apenas de forma experimental (só pra ver o q acontecia), mas no fim das contas acabei gostando do resultado e vou postar aqui neste findi (se a repercussão for boa, eu tornarei isso uma coluna fixa do blog, rs)!

    No mais.... anotei o nome dessas bizarrices q vc citou ("Mulher Elétrica & Garota Dínamo" me chamaram a atenção - acho q nunca vi isso), e tbm incluo esses desenhos entre os meus favoritos (vou começar a preparar uma postagem sobre isso - aguarde). Ah, e esse do "Recruta Zero" eu assistia tbm, só q eu não curtia mto: Sempre fui fanzaço dele (como já falei várias vezes aqui no blog), mas no desenho animado parece q a coisa não funcionava tão bem qto no gibi (ficava faltando alguma coisa, sabe)?

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "estou louco pra ver esse post lisergico, vai ser massa ver um lance diferente!!!"


    Valeu mesmo, Zé Carlos.... com certeza, eu vou precisar de ajuda pra postagem sobre as séries de TV (minha memória fraca pode deixar passar alguma coisa legal, rs)!

    E sobre essa matéria q vem a seguir.... foi uma experiência diferente do q eu costumo fazer normalmente de forma mais lúcida e consciente (nos posts de notícias): Pois agora saí lendo e coletando informações de vários pontos da internet sobre assuntos bem variados (mas relacionados à HQs, é claro). Vai ficar algo ainda mais próximo de um papo de butéco mesmo (com uma porrada de assuntos diversos na mesa, rs)! Devo postar essa no domingo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. E aí Léo beleza irmão? grande matéria essa da Ebal . Pra mim foi ótimo rever essas capas clássicas, pois eu ainda peguei o final dos anos 60 e todo os anos 70 da Ebal. Tenho um amigo aqui no Rio que tem quase tudo da Ebal, o nome dele é Marcos morais, que foi dono da loja Gibimania. Ele está com um projeto de continuar algumas séries da marvel que pararam de repente. Tipo o Demolidor parou no 31, ele quer fazer o 32, como se fosse a Ebal que tivesse lançado. SE caso ele fizer te mando mais detalhes. Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. "Tipo o Demolidor parou no 31, ele quer fazer o 32, como se fosse a Ebal que tivesse lançado. "


    Oi, Wander.... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido a matéria, Brother.... E saiba q esse projeto me interessa bastante tbm.... se esse teu camarada levar adiante, eu posso ajudar a divulgar se ele quiser (avisa ele, blz)? É q essa ideia dele tem um pouco a ver com uma futura matéria q eu tô preparando sobre fac-símiles:

    Eu comprei algumas ed. raras em fac-símile produzidas por um cara q restaura e reimprime gibis antigos (assim q eu puder, pretendo fotografar as ed. q comprei dele e postar aqui no blog). Ficou show de bola (vc vai ver)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. Bela matéria, infelizmente não tive oportunidade de acompanhar material impresso pela Ebal, minha infância foi a Abril(rs), ei Leo que tal fazer um grupo despretencioso no WhatsApp para a galera que frequenta o blog se manter informado e compartilhar informações no que se refere a colecionismo, postar fotos, recomendar material, opinar sobre o que já leu, enfim iria ser legal...abs!

    ResponderExcluir
  25. "eu descobri o submundo quando a salvat anunciou a coleção da marvel, no principio eu so lia as matérias e não postava nenhum comentário, apos ler alguns comentários percebi que estava vacilando de não colocar os meus"


    Oi, gustavo..... Tdo bem?

    Brigadão mesmo por estar acompanhando e curtindo o blog há tanto tempo.... Digo, a matéria q eu fiz (traduzindo os títulos de cada uma das 60 ed. da SALVAT) foi uma das principais responsáveis pra tornar o "Submundo" mais famoso: Pois mtos leitores buscavam informações sobre a Salvat e as pesquisas do Google apontavam direto pra cá (isso foi uma força tremenda pra divulgação do blog)!!!

    E valeu tbm pelos comentários.... É mto bom qdo os leitores do blog comentam, pois as críticas (positivas e negativas) servem de parâmetro pra gente medir a aceitação da galera pro conteúdo postado: Tem coisas, por exemplo, q não foram bem aceitas e eu parei de postar (como a coluna: "Os Piores Filmes da Humanidade" - q era a minha favorita, mas tinha tanta tosqueira repulsiva q não tinha mesmo como emplacar uma coluna assim, hehe). No mais, aqui no "submundo" vc tem a garantia de q seu comentários SERÁ lido por outros colecionadores (e tbm por editores - q eu sei q leem os comentários dos leitores daqui por serem em sua maioria críticas construtivas - e não apenas trollagens e reclamações supérfulas como vistas em outras redes). Enfim, pode acreditar mesmo no grande alcance q a sua opinião terá aqui no blog!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "um rápido parêntesis, qual será o conteúdo da CHM Vingadores 4 (quais revistas)? Já pesquisei e não achei."


    E aí, Zé Carlos.... blz?

    Salta o conteúdo completo então da "CHM - Vingadores" Vol. 4 (não tem nada de Byrne aí, é uma ed. temática toda do "ULTRON"):

    Avengers 127, Fantastic Four 150, Avengers 161-162, 170-171, 201-202

    Assim q sair a capa oficial (em boa qualidade) eu farei uma matéria completa aqui (com as capas originais - pra vc visualizar melhor o conteúdo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "Leo que tal fazer um grupo despretencioso no WhatsApp"


    E aí, V@ndix.... blz?

    Sua ideia é ótima e eu já havia pensado nisso tbm.... O único problema é q eu (ainda) não tenho "whatsapp", hehe:

    Meu celular é daqueles antigos (sem internet e só toca rádio FM, rs).... Assim q eu me atualizar e puder comprar um mais moderno, pode ter certeza q eu farei isso sim (de repente mais pro final do ano - se eu conseguir sair do vermelho no banco - eu tento peneirar alguma oferta pra comprar um modelo bacana com todos os recursos necessários, rs)! Claro, q feito isso: Eu divulgaria aqui no blog a criação do grupo!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Leo por está pensando na possibilidade do surgimento do grupo vou aguardar vc adquirir seu Iphone...rs

      Excluir
  28. "assisti um episodio de Arrow (S03E05) com referências a OMAC. "


    Interessante mesmo, Zé Carlos.... Não pensei q essas séries novas da DC estivessem evoluindo tanto a ponto de arriscarem umas referências de material legal assim (e mais obscuro)!

    No momento, estou baixando um pack com as 2 primeiras temporadas do "arqueiro".... mas essa 3º eu só assistirei depois q terminar (só baixo temporadas completas). Contudo, fico feliz em saber dessa referência (bom sinal)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. Fantástico artigo, como sempre. Eu li pouquíssimas edições da Ebal, na década de 1970. Mas eu lembro de, ao compará-las com as da RGE (que eu lia muito mais), coisas que me chamaram a atenção: tamanho maior, tipo de letra à máquina (pois na RGE as letras dos balões eram feitas à mão), o papel, que era tipo folha de sulfite, e as cores, que ao invés de serem cores chapadas como as da RGE, essas edições da Ebal tinham as cores feitas com pontinhos pretos sobre as cores. Eu achava o máximo. Lembrança: eu tinha uma revista do Superboy, mas eu não sabia o que era boy em inglês, e por incrível que pareça, eu pronunciava Super bôi haha, só não entendia por que ele tinha um nome tão estranho. (Eu nem conhecia o Suoerman). Outra lembrança da Ebal: eu tinha uma revista do Batman, e tinha uma cena na história, na qual o Batman subia em um prédio, escalando pelos vidros, utilizando aquelas ventosas para grudar no vidro.Eu lembro de ter ficado extasiado com aquela cena! Lembrança 2: Nessa mesma história do Batman, tinha um ferro-velho de carros, e tinha um ímã gigante que pegava um carro e levava para o local que seria destruído. Aí eu lembro de ter visto essa mesma cena em muitos filmes depois, e em todas as vezes eu sempre lembro da revista. Infelizmente eu não lembro qual era a revista, para poder achar ela. Valeu amigos, pelo ótimo artigo. E haja trabalho hein, para nós, que é ler todos os comentários!! Ufa! Bom fim de semana a todos os amgos...

    ResponderExcluir
  30. Sobre a série Arrow, prepare-se Leo, pois há muitas referências. No nome das ruas direto aparece nomes de autores de HQs. Já teve quadro de arte, supostamente pintada por Swan (Curt Swan). Tem referência direto...O nome da viatura policial Delta Charlie 52 (DC 52), e mais um monte mesmo...!

    ResponderExcluir
  31. cara o que tu resgata aqui da memoria das editoras do brasil e as epocas, as fases tanto marvel como da dc, è um presente !!! foi uma epoca que eu nao presenciei mas tenho o maior respeito !!! a EBAL cheguei a ter alguma coisa de Homem Aranha e Capitao America de sebos, mas tenho boas lembranças !!! enfim continue asssim nos trazendo muitas e muitas informaçoes desses vastos universos !!! valeu !!!

    ass. Eduardo Minuzzo

    ResponderExcluir
  32. Tudo bem Leo
    O mafioso Maffia lançou no Face algumas fotos da edição capa dura do Donald. Nessa comemoração de 80 anos acho que só vou comprar essa edição, as demais passei.
    Alex Leão

    ResponderExcluir
  33. "Valeu Leo por está pensando na possibilidade do surgimento do grupo vou aguardar vc adquirir seu Iphone...rs"


    Pode deixar, V@ndix....

    Vai ser inevitável a criação desse grupo um dia: Só preciso me modernizar primeiro, rs! Mas tbm planejo a gravação de vídeos (outra coisa q só será possível qdo eu comprar uma câmera nova)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. "Fantástico artigo, como sempre. Eu li pouquíssimas edições da Ebal, na década de 1970. Mas eu lembro de, ao compará-las com as da RGE (que eu lia muito mais), coisas que me chamaram a atenção: tamanho maior, tipo de letra à máquina (pois na RGE as letras dos balões eram feitas à mão"


    Oi, Celso.... Tdo bem?

    Brigadão mesmo por ter curtido a matéria (acho q vc vai gostar tbm da q farei sobre a RGE: Minha editora favorita até hj, hehe). E bem lembrado esse lance das letras: Vc tem razão, os balões de texto da Ebal eram feitos à maquina e os da RGE à mão: Aliás, em sempre ficava imaginando a trabalheira q devia ser pra quem escrevia os balões dos gibis. Pior q a letra era bem caprichada (eu não conseguiria escrever assim, tão direitinho: minha letra é horrível, rs)!

    Qto ao "superbôi".... Acho q toda criança chamava assim no início (comigo não foi diferente, hehe). Só q no meu caso a dúvida era outra (apesar de tbm achar o nome estranho pra um herói): Eu não entendia pq na escola me ensinaram q "boi" era com "i" e no gibi era com "y" (acho q foi somente ao ouvir a pronúncia do nome num desenho animado "bÓy" q perguntei pra um adulto a diferença). Hj eu até rio da pronúncia errada q eu e a molecada da época tínhamos pra nomes em inglês e (principalmente) os "XIS-Mêin" foram algo q eu levei até a idade adulta, rs!

    Sobre a cena do ímã gigante pegando um carro.... Assim q vc falou, me lembrei imediatamente de uma cena igual num clássico filme do "007" (com o Sean Connery). É incrível como já copiaram essa mesma cena inúmeras vezes (até em seriados de TV - teve um episódio do "Hulk" dos anos 70 onde tbm acontecia isso e ele se transformava enquanto tava sendo esmagado num ferro-velho)! Valeu pelas boas lembranças, Celso!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. "Sobre a série Arrow, prepare-se Leo, pois há muitas referências. "


    Bom saber, Celso....

    Eu sou o tipo de espectador q adora peneirar essas referências em filmes e seriados.... e ficarei bem atento à essa série do "Arqueiro" então (q pretendo assistir as 2 primeiras temporadas no começo do mês q vem)! Tbm já me alertaram pras referências em filmes tipo: "Capitão 2" (q verei no próximo findi) e em "Guardiões" (q esperarei o lançamento em DVD)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. "cara o que tu resgata aqui da memoria das editoras do brasil e as epocas, as fases tanto marvel como da dc, è um presente !!!"


    Muito obrigado mesmo, Eduardo.....

    Pra mim é uma imensa satisfação relembrar os bons gibis do passado (q marcaram toda uma geração). Aqui no blog eu tenho de estar sempre atualizado com as novidades e lançamentos (tarefa na qual o "X-9" sempre me ajuda tbm, pois ele sabe q a minha mente vive mais no passado do q no presente, hehe), mas sempre q eu posso: aproveito qq brecha q sobra aqui no blog entre um lançamento e outro... pra comentar algum gibi das antigas, rs!

    E pode deixar, q mesmo eu priorizando sempre as novidades atuais.... nunca faltará espaço no "submundo" pra relembrar um bom clássico!

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. "O mafioso Maffia lançou no Face algumas fotos da edição capa dura do Donald. "


    Oi, Alex.... tdo bem?

    Pois é, eu vi as fotos desse especial do pato e me pareceu espetacular mesmo: Esse é COFRE certo pra mim, rs. Tbm pulei TODAS as ed. comemorativas do pato até agora (pura tranqueira descartável).... Mas esse encadernadão de 80 Anos vai fazer vale a pena a festa de aniversário, hein? (compensando as inutilidades q a Abril vinha lançando até agora). Pena q será um presente "atrasado" (já q essa fica pro ano q vem, hehe - mas tá valendo, é claro)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  38. Grande Léo! Excelente matéria!
    Lembro de ter acesso a muito desse material quando era criança! Existiam muitos sebos perto da minha casa, tipo bancas, mas que só vendiam material usado, mas infelizmente, não tinha o conhecimento sobre as histórias em si, e nem sobre as editoras e publicações brasileiras. Muita coisa passou pela minha mão, mas acabou sendo trocada/vendida com o tempo... Se arrependimento matasse!
    Algum tempo atrás tive acesso a umas revistas do Batman (1a. e 2a. séries) mas tb recebi uma oferta bem intere$$ante de um colecionador! rs
    Fico aguardando as próximas matérias! Sobre o livro citado "Guerra dos Gibis", eu acho, tem link dele?

    ResponderExcluir
  39. Olá Léo,
    Inicialmente quero parabenizá-lo pelos posts com estes materiais históricos. Comecei a ler quadrinhos com a editora Abril (mais especificamente com o Gibi Superamigos número 9 - primeira série que colecionei em minha vida). Tive algum contato com gibis da Ebal, RGE e Bloch por sebos, porém por uma questão de espaço fui pouco a pouco me desfazendo meus formatinhos e hoje mantenho uma coleção praticamente de encadernados. Desisti de séries mix mensais há alguns anos (a última for Marvel Max).
    Essa semana passando num sebo aqui de minha cidade, me deparei com alguns tex edição de ouro (entre os numeros 60 a 74), como tinha um crédito lá e elas estavam em ótimo estado e a um bom preço (R$ 7,90 cada) resolvi comprar. Acabei de ler a edição 74 e porra me diverti imensamente com a história. Bela arte e um roteiro muito bom, sinceramente fazia um tempo que um gibi não me surpreendia assim. Voltei a ser fã de Tex, acho que vou tentar conseguir algumas edições desta coleção. Vale muto a pena.

    ResponderExcluir
  40. Tudo bem Leo
    Ascensão de Thanos em pré venda na Saraiva de R$ 249,00 por 199,20. Primeiro foi aquele susto, mas logo agente cai na real e vê que foi erro, só que já está lá desde ontem. Só vão corrigir segunda-feira? Tudo bem que ninguém vai comprar, mas é uma livraria de grande porte. Essa assim que for lançada é cofre certo pra mim.
    Alex Leão

    ResponderExcluir
  41. LEO, além de buscar aqui no Submundo as novidades das bancas, descobri agora que posso também conhecer mais da história dos quadrinhos no Brasil. Muito legal, parabéns pela pesquisa.

    Quando comecei a ler quadrinhos, no final dos anos 80, todas as revistas Marvel e DC já estavam nas mãos da Abril. Mas entendo a nostalgia da época da Ebal descrita por muitos colegas aqui do blog, talvez porque os quadrinhos desse momento tiveram grande influência nos desenhos animados que eu acompanhava (e que foram realmente a minha porta de entrada para o mundo dos super-heróis), como Superamigos e Homem-Aranha e seu Amigos. Eu era fã dessas animações cheias de ação juvenil, com dublagem em português insuperável até hoje.

    As revistas dessa última fase da Ebal contavam com grandes artistas, e gosto especialmente dos roteiros e desenhos das HQs dos anos 70 (por isso quero comprar a Tumba de Drácula, que ainda não li), além de pessoalmente apreciar as capas dessa época, sempre muito dinâmicas, que conseguiam transmitir a essência da história numa única imagem. (Recentemente editei o livro de um amigo, e para fazer a capa enviei ao ilustrador um briefing descrevendo uma cena inspirada nas poses e ângulos das HQs da Era de Bronze.)

    Valeu,
    MF

    (Quem tiver curiosidade pode conferir a capa do livro que citei acima aqui: http://editoracomarte.wordpress.com/2014/11/12/jerusalem-jones-o-deserto-te-chama-de-eudes-honorato/)

    ResponderExcluir
  42. "Muita coisa passou pela minha mão, mas acabou sendo trocada/vendida com o tempo... Se arrependimento matasse!"


    Oi, Aurélio.... tdo bem?

    Aconteceu a mesma coisa comigo nos anos 80.... Eu era mto imaturo e acabei tomando uma decisão precipitada da qual me arrependi amargamente pro resto da vida: Durante a crise econômica (lá por volta de 1985), vendi TODA a minha coleção qdo percebi q não poderia mais seguir colecionando nenhum gibi. O certo teria sido eu parar de comprar mas manter aquilo q eu já tinha (ao invés d eme livrar de tudo). Demorei 10 anos depois disso pra buscar com colecionadores as ed. q eu havia perdido (e ainda assim, nunca consegui recuperar tudo de volta)!

    Sobre a "Guerra dos Gibis".... Sua pergunta ficou incompleta e não entendi se vc quer baixar ou comprar esse livro? Se quiser comprar, o melhor é vc procurar no "Buscapé" (pode ser q ainda tenha em estoque nas grandes livrarias e lojas de gibis. Agora pra baixar eu não sei se tem link (procurei e não achei - Eu li em ed. impressa mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. "Desisti de séries mix mensais há alguns anos (a última for Marvel Max)."


    Oi, guilherme.... tdo bem?

    Por coincidência, a "Marvel MAX" (e a mensal do "Demolidor") foram as 2 últimas revistas mix da marvel q eu acompanhei.... à partir daí, passei a adotar a política de só comprar encadernados das linhas Marvel/DC. As únicas exceções pra revistas mix atualmente são: "Juíz Dredd", "Recruta Zero", e "Star Wars" (Panini): as únicas mix q ainda coleciono!

    E viu só o q eu vinha falando aqui no blog há tempos? "TEX" é realmente uma das melhores séries pra se acompanhar nas bancas: Histórias da mais alta qualidade (roteiros e arte) numa leitura agradável e despretensiosa (diverte e empolga naturalmente). E a revista "OURO" (entre todas as coleções atuais do Tex) é justo a q tá trazendo uma das melhores fases do ranger (com republicações de sagas completas de 10/15 anos atrás). A ed. 75 deste mês (A Longa Caminhada) tbm será imperdível (fique ligado - e qq dúvida ou sugestão q precisar sobre dicas de leitura do Tex é só mandar aí, blz)?

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. "Ascensão de Thanos em pré venda na Saraiva de R$ 249,00 por 199,20. Primeiro foi aquele susto, mas logo agente cai na real e vê que foi erro"


    Oi, Alex.... tdo bem?

    E q baita erro constrangedor esse, hein? hehe.... Esse gibi vai custar mesmo na faixa de uns 20 pila (mesmo sendo em capa-dura). Aliás, em breve estarei postando uma "PRÉVIA" dessa ed. aqui no blog (pra quem tiver na dúvida se vale)!

    Não sei se arrumarão esse erro tão cedo.... a Saraiva às vezes é meio lenta pra essas coisas (só são rápidos mesmo pra tirar do ar anúncios errados com preço ABAIXO do valor de capa, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  45. "Recentemente editei o livro de um amigo, e para fazer a capa enviei ao ilustrador um briefing descrevendo uma cena inspirada nas poses e ângulos das HQs da Era de Bronze."


    Oi, MF.... tdo bem?

    Parabéns pela capa do livro: Sua ajuda ao ilustrador foi mto bem-vinda seguindo o estilo das belas capas de antigamente (essa imagem me lembrou algumas capas da Ebal mesmo, pela pose e ângulo em q os personagens se encontram): Ficou show de bola mesmo!

    Eu tbm não peguei mto da fase da Ebal na época.... Pois comecei a ler gibis já em plena fase da Marvel na RGE (embora eu tivesse acompanhando alguns poucos títulos da DC q ainda saíam pela Ebal: "Superman" e "Lanterna/Arqueiro"). Porém, com o passar dos anos, consegui várias raridades da Ebal com um colecionador q pôs quase toda sua coleção à venda. Aprecio mto a influência q essa fase clássica teve até pras animações dos anos 60 a 80 (a dublagem desses desenhos é insuperável mesmo, rs - incrível como a dublagem de hj em dia perdeu tanto em qualidade em comparação com a fase mais antiga, né)?

    E aqui no blog, eu costumo priorizar as notícias mais imediatas sobre lançamentos e novidades (q são as matérias q garantem mais audiência mesmo, rs).... Mas sempre arrumo um espaço pra relembrar alguns clássicos de vez em qdo (pro ano q vem, quero ver se torno mais frequente a coluna: "HQ Memória" - feita pra relembrar gibis antigos tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...