15/04/2018

"O Que Aconteceria Se..." (Parte 3): A Nova Fase das Realidades Alternativas da Marvel...

Nesta 3º (e ÚLTIMA) Parte das matérias sobre a série: "O Que Aconteceria Se"... Vamos relembrar os melhores momentos da 2º fase da revista, iniciada em 1989 e encerrada em 1998: Após 114 edições (de qualidade bastante irregular do meio pro fim)!

O "Demolidor" Mata o Rei do Crime (Versão alternativa pra "Queda de Murdock"); O Uniforme Negro Domina Peter Parker; Os "Novos X-Men" Morrem em sua 1º missão; "Wolverine" se torna um Vampiro; "Conan - O Bárbaro" se envolve na Saga da Fênix Negra... entre outras lorotas do "Vigia", rs!

Confira abaixo:

Em 1989 (5 anos após o cancelamento da 1º fase da revista), a série: "O Que Aconteceria Se..." renasce em uma nova sequência de histórias alternativas (apresentadas e narradas pelo "Vigia"), que desta vez se estendem por 114 números (a fase clássica que teve 47 edições). Esta nova encarnação da revista duraria de 1989 até 1998 (1 década) e devido à própria transição cultural e estética da época (anos 90), a qualidade das histórias no geral ficou bastante irregular (com altos e baixos): Começou bem, com HQs empolgantes no mesmo padrão da fase clássica, mas do meio pro fim: a queda foi inevitável, e nem tinha como ser diferente: já que a própria Marvel estava mal das pernas sob vários aspectos. De qualquer forma, segue abaixo a LISTA das melhores edições desta 2º fase de "What If":

-"O Que Aconteceria Se... Os Vingadores Tivessem Perdido a Guerra do Alto Evolucionário"? (Este é o nº 1 da NOVA fase de "What If" - CAPA acima - Publicada em: "Hulk" 112 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O Demolidor Tivesse Matado o Rei do Crime"? (Versão alternativa pra "Queda de Murdock", Publicada em: "SAM" nº 106 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O Uniforme Negro Tivesse Dominado Peter Parker"? (Publicada em: "Homem-Aranha" 146 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O Visão Tivesse Derrotado os Vingadores"? (Publicada em: "Cap. América" 132 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... Os X-Men Tivessem Sido Derrotados no Inferno"? (Publicada em: "X-Men" 51 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... Wolverine Fosse um Agente da Shield"? (Com arte do "Mestre" Rob Liefeld, rs. Publicada em: "Hulk" 83 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O Homem de Ferro Tivesse Perdido a Guerra das Armaduras"? (Whif nº 8, INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... Os Novos X-Men Tivessem Morrido em Sua 1º Missão"? (Publicada em: "SAM" 99 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... A Família do Justiceiro Não Tivesse Sido Assassinada"? (Publicada em: "SAM" 113 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O Prof. Xavier Tivesse se Tornado o Fanático"? (Whif nº 13, INÉDITA no Brasil)!

-"O Que Aconteceria Se... O Cap. Marvel Não Tivesse Morrido"? (Versão alternativa pra Graphic Novel: "A Morte do Cap. Marvel". Publicada em: "Homem-Aranha" 99 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... Wolverine Enfrentasse Conan - O Bárbaro"? (Destaque pro final da HQ, onde "Conan" se envolve na "Saga da Fênix Negra" - Já que a 1º aventura literária de "Conan" se chamava: "A Fênix Na Espada"! Publicada em: "Grandes Heróis Marvel" 39 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O 4F Tivesse Encontrado o Dr. Destino ANTES de Adquirir Seus Poderes"? (Whif nº 18: INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O Visão Tivesse Conquistado o Mundo"? (Whif nº 19, INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... Peter Parker NÃO Se Casasse com Mary Jane"? (Publicada em: "Homem-Aranha - Edição Extra" da Abril)!  
-"O Que Aconteceria Se... Os Novos X-Men Nunca Tivessem Existido"? (Publicada em: "Wolverine" 44 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... "Wolverine Tivesse Se Tornado o Senhor dos Vampiros"? (Publicada em: "Wolverine" 16 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O Justiceiro Matasse o Demolidor"? (Uma das minhas HQs favoritas da série. De Kurt Busiek! Publicada em: "SAM" 132 - CAPA abaixo)!
-"O Que Aconteceria Se... Namor Tivesse Ingressado no 4F"? (Publicada em: "Homem-Aranha" 104 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... "TIMEQUAKE" (Saga dividida em 5 Partes - Publicada originalmente em: "Whif" nº 35-39 e INÉDITA no Brasil - CAPA abaixo, com a 1º parte da série):

-"O Que Aconteceria Se... Os Vingadores Tivessem Enfrentado Galactus ao Invés do 4F"? (Whif nº 41, INÉDITO no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O Homem-Aranha Tivesse Permanecido com 6 Braços"? (Versão alternativa pra clássica HQ onde o Aranha adquire 4 braços extras enfrentando Morbius e o Lagarto! Whif nº 42, INÉDITA no Brasil)! 
-"O Que Aconteceria Se... Wolverine Tivesse Se Casado com Mariko"? (Publicada em: "Wolverine" 31 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... VENOM Tivesse o Justiceiro como Hospedeiro"? (Whif nº 44, INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... CABLE Tivesse Destruído os X-Men"? (Saga dividida em 2 Partes - Publicada originalmente em: "Whif" nº 46-47 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O Demolidor Tivesse Salvado o Bazuca"? (Mais uma variante da "Queda de Murdock", Publicada originalmente em: "Whif" nº 48 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O Surfista Prateado Possuísse a Manopla do Infinito"? (Publicada originalmente em: "Whif" nº 49 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O HULK Tivesse Matado o Wolverine"? (Publicada originalmente em: "Whif" nº 50 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O Justiceiro Se Tornasse o Cap. América"? (Publicada originalmente em: "Whif" nº 51 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... Os Vingadores Tivessem Perdido a Saga: Tempestade Galática"? (Saga dividida em 2 Partes - Publicada originalmente em: "Whif" nº 55-56 e INÉDITA no Brasil)!

-"O Que Aconteceria Se... Logan Enfrentasse a Arma X"? (De Kurt Busiek - Versão alternativa pra clássica HQ: "Arma X". Publicada em: "Wolverine" 47 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... Conflito Tivesse Matado os X-Men"? (Publicada originalmente em: "Whif" nº 69 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O Surfista Prateado Nunca Tivesse Traído Galactus"? (de Chuck Dixon - Publicada originalmente em: "Whif " nº 70 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O Aranha Se Tornasse um Assassino"? (Aqui ele mata o assassino do Tio Ben. Publicada em: "Homem-Aranha" 194 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... Peter Parker Fosse Obrigado a Inventar o Homem-Aranha"? (HQ muito boa - CAPA original abaixo - publicada em: "Teia do Aranha" 119 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O NOVO 4F (Aranha, Wolverine, Motoqueiro Fantasma, e Hulk) Tivesse Permanecido uma Equipe"? (de Chuck Dixon - Publicada originalmente em: "Whif" nº 78 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... A Era do Apocalipse NÃO Tivesse Acabado"? (Publicada originalmente em: "Whif" nº 81 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... Gambit e Vampira Descobrissem o Maior Segredo do Universo Marvel"? (Sim, eles descobrem que são personagens de GIBIS, rs! Publicada originalmente em: "Whif" nº 100 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... A Filha do Aranha Seguisse o Legado do Pai"? (Esta é a ORIGEM da "Garota-Aranha", que ganharia série própria depois! Publicada em: "Homem-Aranha" 198 da Abril e na Salvat Capa-Vermelha dedicada à "Garota-Aranha")!
-"O Que Aconteceria Se... Os Vingadores Enfrentassem o CARNIFICINA com Poderes Cósmicos"? (Publicada originalmente em: "Whif" nº 108 e INÉDITA no Brasil)!

Ufa... Encerramos por aqui esta recapitulação da série: "O Que Aconteceria Se": Como vimos acima, a 2º fase da revista foi bastante irregular mesmo e teve edições excelentes misturadas com algumas medianas e outras muito ruins (procurei selecionar aqui as MELHORES e/ou mais relevantes, pra quem for se aventurar pelas garimpagens em sebos, rs). Podemos notar que muitas HQs foram puladas no Brasil e permanecem inéditas até hoje. Após o cancelamento da revista, na ed. nº 114 (em uma péssima história sobre uma nova geração de heróis), a série ainda retornaria outras vezes em especiais esporádicos (alguns já publicados pela Panini). Só que nunca mais recuperou seu status de "cult" adquirido nos anos 70-80!

Até+

PS: Entre as modernas: "E Se Karen Page Não Tivesse Morrido"? ("Demolidor - Fim dos Dias" 2)! Em "Marvel Especial" 4 e 16 (Panini): "Se Wolverine Não Fosse Desprogramado"? (Inimigo do Estado), "Se a Equipe Secreta do Prof. X Sobrevivesse"? (Gênese Mortal), "Se o Dr. Destino mantivesse o poder de Beyonder"? e Mais!

70 comentários:

  1. Olá Leo!

    Companheiro, dessa segunda fase, não conheço nenhuma das elucubrações do Vigia.

    Dentre as listadas as duas do DD me chamaram bastante atenção. O positivo é que dá pra correr atrás e achar relativamente fácil as SAMs com elas.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo!

      Tratei de procurar imagens com o DD matando o Fisk e descobri que a mesma foi ilustrada por um Greg Capullo em inicio de carreira emulando o estilo do Mazzuchelli ficou show! Mais um motivo pra correr atrás do formatinho.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  2. Ótima matéria, Léo! Talvez a primeira fase por criar variações de histórias clássicas tivesse um material mais "consistente" do que os dos confusos anos 1990. Então O que aconteceria com a série What If sem a crise da Marvel da década de 90??? Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Fala, Léo!

    Tá vendo? Não é questão de saudosismo ou mania de leitor das antigas, apenas ratifica-se o óbvio: houve uma queda de qualidade nas edições mais recentes.

    Considero que no final dos anos 80, somado a quase totalidade da década de 90, houve um "mergulho" nas trevas do material produzido!

    Mas sempre é tudo uma questão de gosto pessoal, afinal as HQs procuram retratar as características de sua época.

    No meu caso, quando a HTV passou do número 80, e a SAM do nº 50, as coisas começaram a desandar, com "aquela arte" destacando dentes, garras, músculos, armas, ombreiras e bandanas....

    Sempre é possível garimpar algo, mesmo em tempos sombrios.

    Mas realmente, a série teve grandes momentos, e a edição da Salvat foi muito feliz na coletânea, deixando a sensação de que há mais material que merecia ser republicado!

    Novamente Léo, ótimas postagens!

    abs

    ResponderExcluir
  4. Beleza Leo?

    Apesar de nessa fase aí que estão várias das bacanas, já nessa época deixavam qualquer um fazer os gibis, não tinha tanto glamour de autores como Miller, Byrne e Roy Thomas.

    A última edição é de um Jay faerber em início de carreira com arte horrenda de Gregg Schiggel que mostrava "O que Aconteceria se os heróis não tivessem voltado das Guerras Secretas", e aí teríamos os filhos dos heróis.

    Um que comprei importado e achei bem bacana, "O que aconteceria se a Vampira absorvesse o poder de Thor", dando uma versão alternativa pra histórias dos Vingadores em Heróis da TV 100, onde a Vampira absorve tanto o Thor que o mata e é capaz de erguer o martelo.

    Ela aí é ludibriada pelo Loki, mas os asgardianos e os Vingadores e Quarteto a enfrentam até ela chegar ao Odin e esse pedir pra ser morto porque perdeu o filho, mas as memórias do Thor tomam conta e ela se torna uma heroína.

    Autoria de dois desconhecidos aqui, Simon Furman e John Royle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa última edição da What If é boa, eu tenho...

      Simon Furman é inglês e o maior argumentista de HQs de Transformers de todos os tempos!

      Excluir
  5. O que aconteceria se o Leo não tivesse publicado está matéria?... Quantos destinos não teriam sido alterados, quantas pessoas de bem não largariam tudo em pleno domingo chuvoso para ir numa banca e buscar a edição da Salvat... Ou por medo da chuva, quem sabe, se arriscar no universo paralelo dos scans...
    Só o Vigia sabe!

    ResponderExcluir
  6. falando em vingadores a panini tá devendo uma série de publicações dos vingadores. Que não apareceram nem por causa do filme: guerra do alto evolucionário, operação tempestade galáctica, a saga da madonna celestial, Gatherers Saga. um absurdo.

    ResponderExcluir
  7. "Dentre as listadas as duas do DD me chamaram bastante atenção. O positivo é que dá pra correr atrás e achar relativamente fácil as SAMs com elas."


    E aí, VAM... blz?

    Essa 2º fase das "lorotas do Vigia" começou bem, hehe... Teve histórias mto boas e mais violentas/sombrias q na 1º fase da revista (reflexo daqueles tempos Pós-Cavaleiro das Trevas):

    A história do "Demolidor" (matando o Rei) foi das melhores dessa nova fase (tanto, q escolhi a capa dela pra abrir esta postagem)... E se vc fuçar bem nos sebos, pode encontrar bem baratinha (já vi até por 2 pila num sebo qdo estive em Sampa - ano retrasado)! Fica aí a dica, brother!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. "Tratei de procurar imagens com o DD matando o Fisk e descobri que a mesma foi ilustrada por um Greg Capullo em inicio de carreira"


    Pois é, VAM...

    Essa 2º fase da revista serviu pra revelar NOVOS talentos pra época e só por isso já valeu a pena... Lembrando q entre os roteiristas, tivemos até uns "novatos" tipo: Kurt Busiek (Marvels, Astro City) e Chuck Dixon (Justiceiro, Batman)!

    E por incrível q pareça... Até um ROB LIEFELD em início de carreira q (pasme) não era tão ruim assim, rs (a arte dele tava até q legal na história do "Wolverine Agente da Shield" q saiu aqui no "Hulk" 83 da Abril)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é interessante notar pelas imagens que selecionou, que a Abril, deixou de usar a frase emblemática nas capas das últimas vezes que publicou a série.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Bem observado, VAM...

      De fato, a Abril passou a evitar o título da série nas capas das revistas depois de um tempo!

      O motivo?

      Posso "especular" (palpite) q fosse uma jogada estratégica pra "pegar-ratão": com chamadas IMPACTANTES na capa pros leitores incautos (em tempos sem internet) acharem q fosse "verdade" (digo, "real" dentro da cronologia oficial). Exemplo: "Demolidor - Assassinado pelo Justiceiro"? Pra quem não sabe q é "What If", fica parecendo aquelas chamadas de jornais sensacionalistas, rs!

      Abs!

      Excluir
  9. "Então O que aconteceria com a série What If sem a crise da Marvel da década de 90???"


    E aí, joao... blz?

    Realmente, a série meio q "se perdeu" na 2º metade dos anos 90... Um reflexo direto da má-fase pela qual a Marvel tava passando em linhas gerais!

    Imagine só: A série "What If" já perdia o sentido de existir em sua reta final qdo em 1997 rolou aquela aberração chamada: "Massacre Marvel", seguida de: "Heróis Renascem"... Somente isso, já "matava" o sentido de um "What If", pois a própria cronologia oficial já vivenciava uma bizarrice EXTREMA, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA!!! Caramba, Léo! Eu brinquei com a série de algo que nós, fas, gostaríamos que não tivesse avoacontec. Mas você superou com a triste realidade. Na época eu me senti desnorteado porque era muita realidade alternativa se realizando. ( Com perdão do trocadilho) A saga do clone ( doutor Alberto kkk) eu falava "só algumas edições e fim." Foram anos. Nada escapava. Os caras vivem de criar, viajar mas pô até pra isso precisa de bom senso. Valeu!!!

      Excluir
    2. E aí, joao... blz?

      Pois é, a realidade foi sofrível pra Marvel no final dos anos 90... podíamos até imaginar uns títulos alternativos de coisas q REALMENTE aconteceram na cronologia oficial, rs:

      -O Q Aconteceria Se... O Wolverine não tivesse nariz e suas garras fossem de osso?

      -O Q Aconteceria Se... Elektra se tornasse uma bailarina?

      -O Q Aconteceria Se... O Cap. América recebesse uma transfusão de sangue do Caveira Vermelha?

      -O Q Aconteceria Se... O Carnificina matasse milhares e milhares de inocentes em NY e apenas o Aranha e Venom aparecessem pra tentar detê-lo?

      -O Q Aconteceria Se... O Justiceiro cometesse suicídio e renascesse na forma de um ANJO armado até os dentes?

      Enfim... as perguntas acima parecem estúpidas demais pra uma série tipo "What If", mas o PIOR é q ACONTECERAM MESMO na cronologia oficial, hahaha!

      Abs!

      Excluir
  10. "Considero que no final dos anos 80, somado a quase totalidade da década de 90, houve um "mergulho" nas trevas do material produzido!"


    E aí, Victor... blz?

    É bem nessas mesmo... HOJE, o leitor q viveu a década de 90 (na linha de super-heróis Marvel/DC/Image) tem a percepção mais limpa do q houve e sabe q se deixou levar/enganar pela estética visual do momento (os caras extremamente bombados, as mulheres esguias siliconadas e com pernas finíssimas, dentes rangendo e com mais dentes do q deveria ter numa boca, armas de fogo maiores q o corpo de quem as carrega, e mtas explosões, splash-pages, diálogos monossilábicos, capas metalizadas, capas com mais de 10 variantes por edição, e mtos efeitos de photoshop nas cenas de ação... (Putz, melhor eu parar por aqui antes de botar pra fora o carreteiro do almoço, hahaha)!

    Desculpe a "resposta-desabafo", rs...

    E olha q coincidência... A "HTV" eu tenho completa do nº 1 ao 60, e depois tenho umas ed. salteadas até por volta da 85 (nessas alturas eu já tava comprando só as ed. q traziam "Conan" ou "Sonja") aí eu pulei direto pra 100 e parei de vez! Já a "SAM", eu tenho da 1 a 50 (q tinha a lombadinha quadrada) e depois salteada tbm: pois eu comprava só qdo tinha "Justiceiro", "Demolidor", e "Surfista" no mix!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. "Um que comprei importado e achei bem bacana, "O que aconteceria se a Vampira absorvesse o poder de Thor"


    E aí, Lierson... blz?

    Essa ed. q vc fala da "Vampira" eu tbm cheguei a ter importada na época (peguei num balaio por uns 2 ou 3 pila na "Planeta Proibido", qdo a loja tava pra fechar) é esta aqui:

    https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/640663.jpg

    Mas realmente, até tive q citar no texto: como é RUIM o último nº dessa 2º fase de "What If" (o nº 114)... O desenho é PODRE de tão horrível (parece um mangá pirata daqueles bem genéricos). Capa abaixo (pra quem tiver curiosidade):

    https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/1078477.jpg

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, essa história é legal! Não lembro bem da arte.

      Excluir
    2. Essa história não me "desceu" mesmo, Hunter, rs...

      Aliás, todo o último ano da revista foi abaixo dos padrões normais do resto da série (q já andava bem irregular depois do nº 60 e poucos): Acho q a melhorzinha dessa reta final foi mesmo a da "Garota-Aranha" (q de tão boa, fez render série própria - talvez o único caso semelhante registrado num "What If")!

      Abs!

      Excluir
    3. A da Garota-Aranha foi uma das melhores da série inteira!

      Excluir
  12. "O que aconteceria se o Leo não tivesse publicado está matéria?..."


    E aí, Marco Antonio... blz?

    Hehe, uma repercussão mais imediata é CERTO q teria acontecido SE eu não tivesse escrito esta matéria... Eu não teria tido a desculpa de estar escrevendo e pesquisando pro blog e seria obrigado pela patroa a ajudar a trocar as fraldas do Victor (nem precisa ser um "Vigia" pra prever isso, rs)!

    Uma 2º consequência mais imediata, é q eu teria tido mais tempo pra botar as leituras em dia e não teria atrasado ainda mais o próximo "REVIEW" do blog... OU eu teria conseguido assistir o filme: "Como Se Tornar O Pior Aluno da Escola" no Telecine (q perdi por estar redigindo o texto acima)... Enfim, são tantas as possibilidades e variáveis nas infinitas realidades alternativas q podemos formar mudando o rumo de uma simples ação, hein? rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "guerra do alto evolucionário, operação tempestade galáctica, a saga da madonna celestial, Gatherers Saga"


    E aí, LUIZ... blz?

    Bem, a "Tempestade Galática" parece q vai estar na Salvat (capa-preta) e dividia em 2 partes... Mas realmente, a chegada de um FILME bombástico q nem esse próximo dos "Vingadores" exigiria BEM mais por parte da Panini:

    Tem um TP lá fora chamado: "Visão e a Feiticeira Escarlate" (q traz o casamento dos 2), tem os "Vingadores da Costa Oeste" do BYRNE (q podia ter continuidade), tem a "Batalha do Olimpo", e mesmo uma "CHM dos Vingadores" com material clássico (tem MTA coisa clássica q tá INÉDITA no Brasil) e tantas outras coisas q a pirinini podia publicar!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Leo!

    Parabéns pela matéria! Está excelente esta "dissecando" toda a segunda fase do título que trouxe muitas realidades alternativas marcantes!

    Li grande parte deste material, e talvez as mais marcantes para mim sejam a do Não casamento do Aranha com Mary Jane, o uniforme negro dominando Peter Parker de forma definitiva, e o Demolidor matando o Rei do Crime!

    Minha memória realmente está me traindo, não me lembro desta do Capitão Marvel e do Namor no Quarteto Fantástico mesmo já tendo lido e possuindo as edições em que foram publicadas.Hora de remexer nos infames formatinhos!

    A do Peter Parker inventar o Aranha eu lembro, é legalzinha! Do Professor Xavier virar o Fanático, eu tinha um amigo que comprou esta edição importada em 1989 (caríssima por sinal na época!), é uma história legal!

    Das versões recentes do título que saíram nenhuma eu achei realemnte boa, e me decepcionei muito com o da Karen Page do Bendis, que considero seu pior trabalho até hoje nos quadrinhos!

    Acho que este título atualmente não se encaixa na proposta da Marvel, e como a criatividade atual das editoras está bem baixa é melhor que continue assim!

    Curiosamente eu sempre achei que existisse um "O Que Aconteceria Se Bucky não tivesse morrido?, E que tivesse saído em algum heróis da TV ou Capitão América do início dos anos 80, mas vi que esta história nunca existiu graças às suas matérias e gerando uma certa dúvida dela nunca ter sido criada na época já que a morte de muitos personagens da Era clássica da Marvel tiveram suas histórias alternativas!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Brigadão mesmo por ter curtido as postagens: Deu bastante trabalho, pq tive q sair catando e relendo várias dessas edições (ainda mais q remexer nos meus formatinhos é complicado, já q não os guardo em ordem e ainda boto uns 3 formatinhos num mesmo plástico)... Mas foi uma "trabalheira" q fiz com total satisfação, hehe!

      A da "Morte do Cap. Marvel" é mto boa, e reli ela agora (pilhado pela Graphic Novel relançada pela Panini) e saiu mesmo no "Aranha" nº 99 da Abril: 1 edição antes do "Casamento" (q gerou a ótima "Edição Extra" do não-casamento tbm: Te confesso até q gostei mais da versão alternativa do q a história OFICIAL de casamento, rs)!

      A do "Namor" no 4F eu reli meio por alto agora... Era meio óbvia a situação: Com o Namor entrando pra equipe, a Mulher-Invisível acaba ficando com ele ao invés do Reed (é uma boa HQ tbm)!

      Já a Karen Page do Bendis... Eu só não me irritei tanto, pq veio de "brinde" junto com o Vol. 2 de "Fim dos Dias" (sendo q já tinha saído numa "Wizard" da Panini tbm - se não me engano): Mas é um PRIMOR de arrogância e narcisismo o próprio Bendis SE INCLUIR na história no papel de narrador (fazendo as vezes do "Vigia"): Bem, de baixa auto-estima o Bendis não morre, hehe!

      Qto ao "Bucky"... Eu "acho" (palpite) q sei pq não fizeram um "What If" dele: É q na cronologia oficial já chegaram a mostrar uma espécie de "simulação" de como seria se o Bucky estivesse vivo. Tdo bem, no final tudo se mostrou uma farsa, mas a IDEIA da coisa estava ali e um "What If" poderia parecer repetitivo (ainda mais q foi "quase" na mesma época):

      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=5167&path=ca00301015_5167.jpg&w=400&h=568

      Seja como for... essa saga do "Bucky" (q rolou no "Capitão" 15 e 16 da Abril) certamente foi a "inspiração" pra fazerem (décadas depois) o "Soldado Invernal"!

      Abs!

      Excluir
    2. "ainda boto uns 3 formatinhos num mesmo plástico)..." Cara, também faço isso. Kkkk Sugestão de matéria hábitos dos colecionadores. Abraços.

      Excluir
    3. Valeu mesmo, joao...

      Ótima sugestão mesmo: Eu tenho umas manias bem estranhas pra gibis e acredito q outros leitores devem ter umas até piores, hehe... Isso renderia mesmo uma bela postagem (tá anotada a sugestão, rs)!

      Abs!

      Excluir
  15. Fala,Leo. Deve ter dado muito trabalho fazer esse levantamento e selecionar o mais relevante. Valeu mesmo.

    Deu para chegar a duas conclusões:

    O material cai muito de qualidade em um momento,das que vc listou, a última que boa de verdade é a do Namor entrando no 4F (li e reli muitas veles o gibis do Aranha com ela, parece que vai ter um final ruim, para variar..., mas tem um final feliz com a icônica cena dos filhos deles usando um uniforme muito bacana). Acho que reflete o fato da Marvel da época estar em franca decadência,tudo era ruim mesmo... Para não dizer que tudo era lixo, tem a da Spider-Girl que dava até para ler e gerou um universo interessante depois.

    A ABRIL usava essas histórias só como tapa buraco ou como chamariz quando uma mensal não tinha nada interessante. Veja que eles pularam um monte de coisa e publicava tudo fora de ordem. Valia terem lançado alguns especiais dedicados, tipo em GHM ou Superalmanaque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Pois é, esse COMBO triplo de matérias me tomou umas 3 SEMANAS inteiras entre pesquisa, releitura e organização de histórias, e seleção de capas nacionais e gringas (fiz um meio-a-meio entre elas): quem vê a matéria já prontinha no ar, mtas vezes nem imagina o tempo q leva pra fazer umas dessas, hehe (mas vale a pena o esforço, trabalhar assim até me ajuda a desestressar dos problemas do dia-a-dia, rs)!

      E realmente: É visível e inegável o qto essa série caiu (na verdade: DESPENCOU) de qualidade do meio pro fim... Até por volta da ed. 60 e poucos, ainda ia de boa. Mas depois disso, o cara tinha q suar a camisa pra peneirar uma boa história num mar de porcarias (tão ruins e irrelevantes, q chega a ser até difícil encontrar em scans). Eu até entendo (e concordo) com a Abril ter PULADO dezenas dessas histórias da reta final da revista. Ok, acabaram pulando e sacrificando mta coisa BOA tbm, mas no geral: acho q publicaram a maioria das MELHORES mesmo (q é o q vale)!

      A sua ideia é ótima... As BOAS q a Abril pulou, poderiam ter reunido num "Superalmanaque" na época (uns 2 ou 3 desses já teriam bastado pra cobrir o q presta entre as puladas)!

      Abs!

      Excluir
  16. Renato França23/04/2018, 01:28

    Também teve estórias alternativas eróticas. "O Que Aconteceria Se A Cicciolina Fosse Dos X-Men". Lembro também de uma com o Flash que ele vira gay

    ResponderExcluir
  17. Essa do Homem Aranha sendo dominado pelo uniforme negro achei em um sebo, bem bacana.

    Já essa do Surfista tomando a manopla do infinito, eu a história tenho resumida em um card, de uma coleção lançada em 95.Não lembro bem, mas basicamente acontece do surfista virar uma espécie de déspota benevolente.
    Depois eu tiro o card da caixa e leio o final da história.

    P.S: Li as três reportagens que havia sobre sua coleção, bem legais. Tem coisa antiga da DC e Disney?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Kromak... blz?

      Interessante esse lance dos resumos de histórias em cards... nunca tinha ouvido falar disso, mas essa do "Surfista" com a manopla era uma q eu queria ter lido (não achei nem em scans)!

      Sobre a minha coleção... Em breve eu devo fazer novas postagens e vídeos com raridades q eu tenho, já q consegui montar uma estante maior aqui em casa pra comportar a coleção e me livrar dos problemas de espaço q eu vinha tendo!

      Mas já posso te adiantar q não tenho mtas HQs antigas da DC não... Pois o material raro q eu tenho da EBAL, RGE, e primórdios da Abril: eu comprei de um colecionador lá por volta de 1995 q era marvetinho e só tinha gibis da Marvel pra vender, rs! Acho q o gibi mais antigo q tenho da DC é o almanaque: "As Várias Faces de Batman" (q comprei em 1989 assim q saí do cinema após assistir o 1º filmaço do Tim Burton, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. Pior que tinha muita história legal que era resumida nos cards, com muita coisa inédita no Brasil. Tinha uma coleção que praticamente só contava histórias resumidas em sequências de cards.

      Nela tem uma sequência de 9 cards que conta uma história que acho que você mencionou no seu artigo do Thanos, onde um thor enlouquecido e com poderes ampliados sai na pancada contra Surfista, Guarda Infinita, Dr Stranho, Bill Beta Raio, Thanos e sei lá mais quem. Infelizmente não tenho o segundo e o nono card da sequência, portanto não sei como a história termina. Só sei que o Thor dá um monte de porrada em quase todos até ser finalmente derrotado!

      Eu li o resumo da história do surfista e a manopla do infinito (em outra coleção) e não parece ter sido grande coisa. O surfista decide eliminar todo o sofrimento universal e dá nesse processo metade do poder dele para a Shalla Bal Ela confronta-o por ele ter se tornado um ditador bonzinho e ele quase a mata. Arrependido, eles acabam por destruir a manopla , não antes sem construir um planeta onde vão viver em paz o resto de seus dias.

      Eu comprava toneladas desses cards no começo do meu período lendo hqs. Era a época da paridade de valor em real e dólar, portanto dava para fazer várias dessas coleções sem quebrar o orçamento do meus pais!.

      Infelizmente nunca consegui completar nenhuma (afinal de contas, não havia ninguém com quem trocar!) A que cheguei mais perto era da Marvel vs DC, se não me falha a memória.

      Tinha inclusive uma só do surfista prateado e outra só de histórias da era de prata.

      Essa "As Várias Faces de Batman" é muito legal mesmo.

      Excluir
    3. E aí, Kromak... blz?

      Achei mto interessante essa ideia dos cards com resumos de histórias... é um sistema parecido com o desses sites atuais q se especializaram em resumões e resenhas de livros só q de uma época em q a internet estava engatinhando, rs!

      Aquele artigo sobre o "Thanos" não fui eu q fiz (foi o Luiz) e só fiquei sabendo ali da tal história do "Thor" enlouquecido, rs... Depois daquela matéria é q eu vi q não conheço nem 1/4 de tudo q já foi feito com o "Thanos", hehe!

      E de fato, essa HQ alternativa do "Surfista" parece fraquinha com esse lance de "ditador bonzinho"... mas pelo menos parece ser uma das poucas com final feliz, rs!

      Abs!

      Excluir
  18. Desses aí eu curti bastante "O Que Aconteceria Se... O Uniforme Negro Tivesse Dominado Peter Parker"?, pois a trama é tragica e inesperada.

    Já "O Que Aconteceria Se... O Justiceiro Matasse o Demolidor"? eu somente li sobre ela numa matéria da saudosa revista Herói.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Essa história do "Justiceiro Matando o Demolidor" é excelente (na minha opinião) pq já revelava logo de cara o talento de um novato Kurt Busiek (pouco antes de escrever "Marvels" e "Astro City")!

      A trama é mto louca e intrincada, pois vai mto além de simplesmente matar o "Demolidor"... O "Aranha" vai tomar satisfações e tentar prender o "Justiceiro" (já q era amigo do demo) e acaba levando um tiro tbm e fica desacordado. O Aranha sobrevive, mas sua identidade de Peter Parker é revelada publicamente ao ser levado pro hospital, e em consequência disso: sua Tia May é brutalmente assassinada por criminosos q o Aranha havia prendido (e q aproveitaram a revelação da identidade pra se vingar do herói). Assim, temos agora um Peter Paker completamente enlouquecido de ódio pelo Justiceiro e isso leva à um final ainda mais dramático e trágico pra todos, rs! (sério, achei essa uma puta duma história q já li e reli diversas vezes)!

      Abs!

      Excluir
  19. Até que tem muita coisa bacana nesse segundo volume na minha opinião foram:

    O Que Aconteceria Se... O Demolidor Tivesse Matado o Rei do Crime?
    O Que Aconteceria Se... O Uniforme Negro Tivesse Dominado Peter Parker?
    O Que Aconteceria Se... O Capitão Marvel Não Tivesse Morrido?
    O Que Aconteceria Se... Wolverine Enfrentasse Conan - O Bárbaro?
    O Que Aconteceria Se... Peter Parker NÃO Se Casasse com Mary Jane?
    O Que Aconteceria Se... Os Novos X-Men Nunca Tivessem Existido?
    O Que Aconteceria Se... O Justiceiro Matasse o Demolidor?
    O Que Aconteceria Se... O Capitão América não fosse o único supersoldado na 2ª guerra e tivesse formado os Vingadores (minha história favorita, saiu junto com a do wolvi vs Conan)
    A origem da garota Aranha.


    pena que a série servia mais de tapa buraco, e é um trabalho Hercúleo catalogar todas elas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, beagle... blz?

      Pô, nem me fale: Foi bem trabalhoso fazer esse levantamento de histórias e reler várias delas pra poder comentar aqui em seguida (isso foi trampo pra madrugadas inteiras de garimpagem na minha própria coleção e em sites de pesquisa, rs)!

      E obrigado pela dica: Já separei meu "GHM" 39... Só pra ler essas histórias do "Capitão" q vc falou, hehe (eu lembrava só do combate de "Wolverine X Conan" nessa edição, mas realmente: tem junto mais 2 HQs do "What If" estreladas pelo capitão - Ótima dica mesmo)!

      Já das q eu listei acima... Minhas favoritas (TOP 10) são (não necessariamente nessa ordem):

      1)"O Que Aconteceria Se... O Demolidor Tivesse Matado o Rei do Crime"?
      2)"O Que Aconteceria Se... Os Novos X-Men Tivessem Morrido em Sua 1º Missão"?
      3)"O Que Aconteceria Se... O Cap. Marvel Não Tivesse Morrido"?
      4)"O Que Aconteceria Se... Wolverine Enfrentasse Conan - O Bárbaro"?
      5)"O Que Aconteceria Se... O Uniforme Negro Tivesse Dominado Peter Parker"? (Publicada em: "Homem-Aranha" 146 da Abril)!
      6)"O Que Aconteceria Se... Namor Tivesse Ingressado no 4F"?
      7)"O Que Aconteceria Se... Peter Parker NÃO Se Casasse com Mary Jane"?
      8)"O Que Aconteceria Se... "Wolverine Tivesse Se Tornado o Senhor dos Vampiros"?
      9)"O Que Aconteceria Se... O Justiceiro Matasse o Demolidor"?
      10)"O Que Aconteceria Se... Peter Parker Fosse Obrigado a Inventar o Homem-Aranha"?

      Abs!

      Excluir
  20. blz leo?

    de maneira geral não ligo para as edições "what if", algumas edições até são legais mais é só isso mesmo. nem vou comprar a edição da salvat.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo... blz?

      Essas edições costumam ter um efeito nostálgico mais atrativo pra quem as leu na época mesmo... Hj em dia é como disseram em outros comentários: A série perdeu sua razão de ser diante de situações semelhantes de mortes, ressurreições, casamentos desfeitos, e situações absurdas em geral dentro da própria oficial!

      Abs!

      Excluir
  21. "Pois é, esse COMBO triplo de matérias me tomou umas 3 SEMANAS inteiras entre pesquisa, releitura e organização de histórias, e seleção de capas nacionais e gringas (fiz um meio-a-meio entre elas)"

    Só de ler as listas dos últimos posts, eu já imaginei o trabalho que você teve, ainda mais por não ter se limitado ao que foi publicado no Brasil, sugerindo também algumas inéditas por aqui.

    Apesar de gostar de reformulações em universos alternativos, li poucas "What if", mas a maioria foi da segunda fase, publicada pela Abril nos anos 90.

    Tinha coisas legais, como a "Garota-Aranha", mas também muito lixo. Como você disse, foi uma fase bem irregular.

    Por isso, valeu pelo trabalho de garimpagem! Vi vários conceitos interessantes nessa listagem que me deixaram curioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Martin... blz?

      Pois é, eu demorei mais um tempo escrevendo essas 3 postagens, pq eu aproveitei o embalo pra reler algumas dessas histórias nos meus formatinhos... e cruzei a listagem com umas inéditas por aqui, fazendo uma triagem tbm nos meus arquivos de scans (onde eu tinha mais umas raridades dessa série, rs)!

      Mas agora já tô preparando as próximas postagens pra semana: A volta dos "REVIEWS" e um "Papo de Gibi" com mais lançamentos do mês... Tirei o dia de descanso hj, e amanhã devo atualizar o blog com uma dessas 2 matérias (se eu adiantar mais um pouco a "pilhazinha" de leitura q separei: vou direto pros reviews, hehe!

      A "Garota-Aranha" foi legal mesmo... Eu tava gostando da série, mas aqui no Brasil saiu só o comecinho e PULARAM todo o resto (q ironicamente, parecia ser MELHOR do q mta porcaria q andaram publicando)!

      Abs!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  22. O que aconteceria se EU não tivesse desenhado uma arte do leitor com os X-Men que foi publicada em Superaventuras Marvel 50? Bem, aquele numero de SAM seria propaganda enganosa, já que tem um ERRO editorial pois anuncia na capa em destaque Os X-MEN e não tem Nenhuma HQ deles na revista. Mas como tem UM desenho meus dos X-Men então não tem o que reclamar :D Hahahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcos... blz?

      Putz, minha coleção de formatinhos tá encaixotada ainda (enquanto meu quarto passa pelas reformas finais pra eu acomodar melhor minhas tranqueiras, rs)... Mas fiquei louco pra conferir essa "SAM 50" agora, hehe!

      Lembro q tem o "Mestre do Kung Fu" na capa (de fundo amarelo)... Mas não me lembrava dessa tosquice de propaganda enganosa (prometendo "Xis-mêin" e não cumprindo, hahaha): E fiquei mais curioso ainda pra ver a sua "Arte do Leitor" (sorte sua terem publicado seu desenho pra posteridade: eu mandei um qdo tinha 10 anos e foi ignorado: isso traumatiza qq criança, kkkkk)!

      Abs!

      Excluir
  23. leo, ficou sabendo que a mythos vai publicar a revista heavy metal? só não divulgaram nada , mas no face eles tão fazendo a maior show off

    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ivan... blz?

      Pois é... Parece q não é brincadeira não: Já vinha rolando uns boatos a respeito disso, mas agora a coisa tá se concretizando com chamadas OFICIAIS da Mythos!

      O Metal vai Pesar de novo pelo visto, hehe!

      Abs!

      Excluir
    2. Meu Deus !!! Que seja verdade e que o preço seja "adquirível". Provavelmente não vai durar muito, mas se seguir o nível de qualidade da revista antiga irá valer muito a pena.

      Excluir
    3. Olá Leo,

      Tenho visto essas chamadas no face e já fiquei intrigado, pois são vários vídeos rolando e nenhum detalhe...

      Porém torço para que a revista volte depois de tantos anos... é uma das melhores publicações de quadrinhos no mundo! Eu mesmo tenho todas as edições lançadas no Brasil nos anos 90.

      Felipe

      Excluir
    4. É melhor esperar para saber o preço antes do que comemorar.
      Abs,
      VAM!

      Excluir
    5. Concordo com vcs...

      Tbm acho q é melhor esperarmos maiores detalhes (tipo: preço e acabamento) pra não levarmos um daqueles "banhos de água-fria", hehe!

      E o histórico da Mythos pra coleções desse tipo não inspira mta confiança... A "Cripta" foi largada após 4 edições, a "Vampirella Clássica" eu não sei se vai seguir adiante após o Vol. 1, e as "Crônicas de Conan" recém vai sair o Vol. 2 (após 2 ANOS)!

      Mas a notícia continua sendo boa assim mesmo... a revista HM é um ícone mundial da cultura pop!

      Abs!

      Excluir
  24. Olá, Léo!
    Peguei a edição Salvat vermelha da Mulher-Hulk. Realmente são as 8 primeiras edições da mensal pelo John Byrne. Um verdadeiro deleite das HQs. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Essa vai ser COFRE certo pra mim tbm, hehe... Mas putz, nem peguei a "Mulher-Aranha" (Bendis/Maleev) ainda e já saiu a "Mulher-Hulk", rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Infelizmente terei que escolher entre as duas beldades.

      E nesse caso, a Jessica ganha pois essa sua história eu não conheço.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. Mulher-Hulk do Byrne é obrigatória!

      Excluir
    4. É tô ligado, lembo bem de quando saiu pela Abril. Mas em tempo de contenção de despesas, não tem jeito.

      Culpa da capa dura, se fosse cartão dava para pegar as duas gatas pelo preço de uma.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    5. Se eu tivesse q escolher apenas 1... seria a "Hulka" do Byrne, rs!

      Bendis X Byrne... é uma luta desigual, hehe!

      Abs!

      Excluir
    6. Isso é o mesmo que comparar um velho com um Deus!

      Bendis não é digno nem de lustrar os sapatos do Byrne!

      Excluir
    7. Sem falar q o Bendis foi escrever a "MULHER-ARANHA"... E acabou escrevendo a "JESSICA JONES/ALIAS" de novo, hahaha!

      Essa "mulher-aranha" do bendis ficou parecendo até um arco "rejeitado" de ALIAS q foi readaptado... não é ruim, mas já basta pra demonstrar as limitações do cara, rs!

      Abs!

      Excluir
    8. "... Bendis não é digno nem de lustrar os sapatos do Byrne!..."

      Frases como essa devem ser ditas na gringa também, Hunter. Senão qual seria o motivo do Bendis retratar o Byrne como Ego o Planeta Vivo?

      - - -

      "... não é ruim, mas já basta pra demonstrar as limitações do cara, rs!..."

      Achei que você tinha gostado mais dessa história, Leo.
      Pois me indicou até a animação. Agora fico na dúvida em pagar R$ 50,00 pilas nela um dia.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    9. Mas eu continuo recomendando essa história, VAM... Tanto é, q eu mesmo comprei!

      Não é nenhuma maravilha (como te falei) mas é uma BOA história (na dúvida, assista a animação antes)... Só q isso não muda o fato das limitações do Bendis como escritor/criador, pois ele escreveu uma história da "Mulher-Aranha" e parece q a gente tá lendo uma da "ALIAS" (sem o excesso de palavrões, é claro - afinal, não estamos mais na linha MAX, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  25. Fala, Leo, blz?
    Concordo com vc, acho que a estratégia da Abril de não colocar o titulo "WhatsApp if..."na capa era pra pegar trouxa, como eu por exemplo: leio HQs desde os 7 anos mas comecei a colecionar de fato em 91, qdo saiu este SAM 106 com a história do Demolidor. Por um tempo me confundiu está história, pois eu achava que a mesma fizesse parte do cânone e da cronologia do personagem. Bons tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcos... blz?

      Pois é, na época eu tbm caí em algumas dessas achando q fossem parte da cronologia mesmo, hehe... Uma delas foi a CAPA do "Wolverine" 16 (O Sucessor de Drácula): Qdo vi essa capa, achei q fosse uma história da cronologia normal. Tdo bem, fiquei feliz do mesmo jeito em saber q era um "What If" (série da qual sempre gostei) mas q caí na "pegadinha" da capa, isso eu caí mesmo, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Ops! Previsão de texto do celular meteu um "WhatsApp" ali...

      Tbm curto muito está série. Muitas eram meia boca com autores meia boca. Esta do Wolverine Drácula pra mim é memorável pois sempre curti os quebras dele com o Justiceiro.

      Excluir
    3. Esses corretores malditos já me meteram em cada roubada, hehe...

      E eu tbm sempre curti os confrontos de "Wolverine X Justiceiro"... Embora boa parte deles tivessem sido zuados pelos autores (sou fanzaço do Ennis, mas ele esculhambou demais o carcajú naqueles quebras com o castle, hehe: Foi capado, perdeu a pele do rosto, foi esmagado por um rolo-compressor, etc)!

      No fim das contas, esse "What If" vampiresco acabou sendo um dos melhores confrontos entre ambos...

      Abs!

      Excluir
  26. E aí Léo?


    Logo de cara as que me interessaram foram as duas edições vinculadas na Queda de Murdock, além é claro se o Aranha não se casasse com Mary Jane;se o uniforme negro tivesse dominado Peter e todas essas do aracnídeo. A que o Justiceiro mata o Demolidor já imagino o quanto deve ser boa,com Busiek na area.
    Você falou do Aranha de 4 braços e me fez lembrar vagamente de um formatinho da Teia do Aranha que li uns tempos atrás de um amigo meu e curti pra caramba,nela, eu lembro que tinha o Aranha original,o de 4 braços,o Motoqueiro Fantasma e o Venom que procurava a oportunidade de devorar o cabeça de teia enquanto enfrentavam,se não me engano,um algoz.
    No mais, todas essas edições citadas aqui estão bem interessantes,aliás,tanto a segunda como essa terceira postagem, já mostra que a Panini poderia publicar uma CHM,focando principalmente nas edições nunca antes republicadas e muitas que você mencionou. Seria uma coleção muito massa hein Léo? Não custa nada sonhar né? Parabéns pelo excelente trabalho Léo!!!! Digno de nota!!!


    ABS.
    Leonardo Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      Essa variante da "Queda de Murdock" (com o demo matando o rei) é mto boa e foi bem construída: Tipo, parece mesmo uma parte da saga oficial (como se fosse um final extra/alternativo de DVD, saca)?

      Já a 2º história com o "Bazuca"... eu nunca li, mas acho q a Abril não devia ter pulado essa na época (poxa, a "Queda de Murdock" era a maior sensação do pedaço nos gibis Marvel e teria tido um apelo legal entre os leitores - ainda mais com tanta porcaria q publicavam, bem q podiam ter arrumado um cantinho pra essa HQ em algum mix, né)?

      E putz, agora q vc falou eu lembro vagamente tbm dessa história mais moderna (anos 90 - creio eu) com a volta do aranha de 6 braços, rs! Se não me falha a memória foi nesta edição aqui:

      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=8548&path=abril/t/tea0301080.jpg

      E valeu mesmo por ter curtido esta série de postagens... Tbm adorei relembrar essas histórias e sou outro q sonharia com uma "CHM" dedicada só pra essas lorotas do "Vigia", hehe!

      Abs!

      Excluir
    2. Fala Leo,blz?

      A edição da Teia do Aranha que eu li há tempos,se não me engano, era a Conclusão da Guerra nos Subterrâneos.Essa capa que você me mandou no link deve ser antes dessa edição que eu tinha lido então né? Capa foda hein?

      Abs
      Leonardo Goulart

      Excluir
    3. E aí, Leo... blz?

      Lembro vagamente da "Guerra dos Subterrâneos"... Já cheguei a ter essas revistas na época, mas passei mta coisa da "Teia" adiante qdo vendi um lote de revistas há anos atrás (não devo mais ter essa fase: fiquei com a "Teia" apenas até o nº 72 - q trazia clássicos do Aranha tirados de "Marvel Team-Up")!

      Abs!

      Excluir
  27. E ai Léo, com o Lançamento do "O Que Aconteceria Se..." aniimação Marvel Disney, você poderia lançar uma reportagem especial já correlacionando as prévias do trailer com as histórias das revistas. Tenho curiosidade em saber se aquelas prévias existem nas revistas. Outra questão: Consigo comprar edições agregadas de números dessa coleção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Thiago... blz?

      Ótima ideia a sua, amigo... Mto obrigado mesmo!

      Sim, posso fazer uma postagem mostrando onde saíram as HQs q farão parte da animação. Mas não saiu a lista de histórias adaptadas ainda, saiu?

      Qto à edições da série... A última q tivemos foi um encadernado com as melhores HQs clássicas q saiu pela Salvat. Te rec0omendo tbm uma lida em 3 postagens q fiz sobre a série toda de HQs (desde o início):

      http://submundo-hq.blogspot.com/2018/04/o-que-aconteceria-se-parte-1-salvat.html

      http://submundo-hq.blogspot.com/2018/04/o-que-aconteceria-se-parte-2-serie.html

      http://submundo-hq.blogspot.com/2018/04/o-que-aconteceria-se-parte-3-nova-fase.html

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...