11/03/2018

"Pantera Negra": O Rei de Wakanda e Sua Trajetória nas HQs...

O "Pantera Negra" vem quebrando todos os recordes de bilheteria nos cinemas do mundo todo em seu 1º filme-solo, tornando-se, assim, um novo ícone da cultura pop para o grande público!

Mas nos quadrinhos ele já era um velho conhecido dos leitores desde sua fase áurea em "Superaventuras Marvel" (capa acima)... E nesta matéria especial, vamos relembrar sua trajetória nas HQs desde sua 1º aparição como coadjuvante na revista do "4 Fantástico" (de Stan Lee & Jack Kirby)!

Confira abaixo:

O "Pantera Negra"... Foi criado em 1966 por Stan Lee & Jack Kirby, inicialmente como coadjuvante na revista do "4F" (nº 52 e 53): Publicadas aqui no Brasil pela EBAL em "Homem-Aranha" nº 66 (que trazia o "quarteto" no mix) e republicadas recentemente pela Salvat Capa-Preta ("4F - O Dia do Juízo Final") e Capa-Vermelha (na ed. dedicada ao "Pantera" - que trazia também uma saga moderna: interligada com a "Invasão Secreta"). Nessa 1º aparição (de Lee/Kirby), sua origem é contada em flashbacks e as habilidades do pantera são testadas quando ele derrota sozinho o "4F" (utilizando-se também da avançada tecnologia de Wakanda)!

Na trama, o "4F" é atraído à misteriosa nação de Wakanda: Um reino fictício da África... Seu soberano é T'Challa, filho do antigo rei que havia sido assassinado pelo vilão: "Garra Sônica" ("Klaw": que aparece numa capa logo acima). Depois de lutar e derrotar o "4F", o atual rei de Wakanda revela que na verdade precisava da ajuda da equipe pra enfrentar "Klaw", o assassino de seu pai e que agora possui poderes sônicos (capazes de gerar formas e criaturas feitas de som). O "Garra" tinha como objetivo explorar as riquezas naturais da região, em especial: o valiosíssimo metal Vibranium (que junto com o adamantium, forma a liga do escudo do "Cap. América")!

Depois de derrotarem o criminoso sônico nessa 1º aventura... O "4F" e o "Pantera" tornaram-se aliados eventuais em outras histórias. Mas o herói estava recém começando o seu estrelato nas HQs e ainda teria uma longa carreira de sucesso pela frente. Ele foi o 1º super-herói negro criado por uma editora de quadrinhos de grande porte (houveram outros antes dele, mas provavelmente sem super-poderes e por editoras menores/obscuras). O "Pantera" (1966) foi precursor de: "Falcão" (1969), "Lanterna Verde - John Stewart" (1971), e "Luke Cage" (1972), que surgiriam a partir desse conturbado período revolucionário (anos 60-70) de grandes lutas e movimentos sociais! 

A melhor e mais famosa fase do "Pantera Negra" nas HQs foi produzida no início dos anos 70 (entre 1973 e 1975) e publicada no Brasil no mix da revista: "Superaventuras Marvel". Relançada recentemente pela Salvat Capa-Preta e compilada num único Vol. intitulado: "A Fúria do Pantera" (capa acima), essa espetacular e eletrizante sequência de histórias (repletas de ação) serviu de inspiração para o FILME do herói, e traz como um dos vilões principais: O "Terror Negro" (na capa de "Jungle Action"). O clímax do confronto entre os 2 adversários é antológico e acontece numa ponte situada sobre milhares de espinhos (o resultado é "dilacerante", rs)!

Ainda nos anos 70, o "Pantera" teve uma série INÉDITA no Brasil assinada por Jack Kirby (e que durou apenas 12 edições desenhadas pelo artista). Em 1988, contudo, o herói ganharia uma mini-série em 4 edições (publicada aqui pela Editora Globo em 2 partes - capa acima, com o nº 1). A partir daí, os leitores brasileiros passaram a ver o "pantera" apenas em participações especiais em diversas revistas e sagas (já que ele também integrou a equipe dos "Vingadores" durante um tempo). Só que o motivo dessa ausência nas bancas brasileiras era pelo fato de que a Abril e Panini PULARAM aqui uma das fases mais elogiadas do Rei de Wakanda:

Em 1998, Christopher Priest & Mark Texeira iniciaram uma longa série de 62 edições muito bem recebidas pelo público e pela crítica (selecionei aqui 3 capas dessa fase: A nº 35 - com vários heróis ao fundo, A nº 23 com "Deadpool", e abaixo: Um confronto com o "Cap. América"): Tudo INÉDITO no Brasil! Somente em 2005 o "pantera" voltaria a ter uma série própria publicada por aqui: na revista do "Demolidor" e com arte de John Romita Jr. (o 1º arco dessa fase saiu também na Salvat e essa série mostrava mais pra frente o casamento de T'Challa com a "Tempestade")! Atualmente, a fase mais recente do personagem tá saindo encadernada pela Panini (teve 3 Vol. até agora) e começou com o arco: "Uma Nação Sob Nossos Pés" (capa acima)! Vida longa ao "Pantera"!

Até+

PS: Eu ainda NÃO assisti o FILME do "Pantera Negra"... Mas pretendo ver na semana que vem: Assim, por favor: SEM SPOILERS nos comentários (hehe)! E a seguir aqui no "SUBMUNDO": Um "Guia de Leitura" COMPLETO do "THANOS" (imperdível)!

106 comentários:

  1. Fala, Léo!
    Muito bacana a potagem, com um "tour" pela trajetória do Pantera no Brasil. E aqui, como quase sempre, ficamos com as migalhas que os editores "resolvem" publicar.

    Mas o meu primeiro contato com o Pantera, foi numa edição da RGE (meu DNA de leitor está nesta editora!), da revista "Super Heróis Marvel", onde o Aranha e o Pantera lutam contra o Stegron.
    Aliás, este gibi era composto, salvo engano, pelas edições americanas "Marvel Team-up" e "Marvel Two in One".
    Gibizinho maneiro este...

    abs.

    ResponderExcluir
  2. confesso que comprei essa mini da globo as cegas. ainda não li mas tomara que eu goste.
    essa fase pulada e a que saiu em marvel action podia retornar numa coleçãozinha de cartonados pela panini hein. mas não sei... levou uns 2 anos pra sair o Alias da Jessica Jones e o Thor foi ignorado pela panini mesmo com o sucesso do filme recente.
    a panini fica travada nesssa chm que não permite lançar nada dos anos 90 pra frente. pombas, é só criar uma Coleção xxx (insira o nome aleatório que quiser) Marvel. mas eles só querem moleza. não duvido sair um volume deluxe parrudo ou uma antologia do pantera como um prêmio de consolação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thor não foi ignorado!Saiu Thor-Vikings, que era pedido pelos leitores há tempos!

      A Panini não está mais enchendo as bancas e lojas com publicações de personagens só por causa de filmes!é uma publicação ou duas e chega!!

      Abraços!

      Excluir
    2. relançamento não conta. Tanta fase pra sair do personagem e a panini vai pelo caminho mais preguiçoso.
      podia sair eras do trovão, alguns arcos do jurgens, o capa branca da thor, os arcos que faltam do v3, a saga de surtur, algumas graphic novels raras no brasil, tempestade divina, enfim vários.

      Excluir
  3. Quer algo do Dr. Who R$ 12,00 no site da eaglemoss...........Sobre Pantera passo personagem que nunca gostei.....mas como sempre ótima matéria para quem gosta do Pantera.

    ResponderExcluir
  4. Oi Leo!

    O Pantera Negra foi um dos meus heróis favoritos de infância, principalmente pleas histórias publicadas em Superaventuras Marvel. depois, ele praticamente caiu no ostracismo, aparecendo numa ou outra história dos vingadores ou outros personagens Marvel!

    Ele teve uma fase importante no final dos anos 90 numa saga chamada "O Cliente" que foi pulada por aqui, e talvez a Panini publique dado o número de pedidos no Facebook dela! Como a editora até agora não se manisfestou sobre o que irá publicar do personagem para acompanhar o hype do filme, talvez seja esta a deixa para publicar este material elogiado, ou quem sabe a editora siga o caminho mais "fácil' adotado recentemente por ela, o das infames antologias!

    Quanto ao filme, ele é bom, mas não é isso tudo! Considero ele no nível de Batman Begins, com uma história bem desenvolvida até certo ponto, bons diálogos, mas uma péssiam execução no terceiro ato!

    Se comparado aoutros filmes da Marvel, é inferior ao primeiro Homem de Ferro, Capitão América-O Soldado Invernal e o primeiro Vingadores! Não crie muita expectativa(algo que foi feito nos trailers), e você apreciará melhor o filme!

    Acho que a idade está me deixando ranziza, mas o fato é que eu nunca fui destes que riem de qualquer piada em filme ou programe de TV. Até os filmes de comédia que eu gosto eu diria que são bem seletos, imagina no gênero de super-heróis se eu vou gostar de piadinhas e situações criadas para justamente causar este efeito no público?

    Quando é sutil é tolerável, mas quando não irrita! Não sei se você assistiu ao filme da Liga da Justiça, mas o fato é que nos cinco primeiros minutos de filme, aconteceu estas situações cômicas e justamente com o Batman que estava prendendo um criminoso! Isto já me desanimou em relação ao filme e depois foi só ladeira abaixo!

    Foi Joss Whedon que fez esta cena e isto já me fez desejar que ele arda no Mármore do Inferno! Aonde já se viu o Batman( ainda mais o do Affleck que é bem brutal) dar satisfações do que ele está fazendo e um ladrão ainda que amarrado vir atrás dele perguntar algo em vez de fugir dele??

    Pantera Negra padece deste infortúnio que quebra o clima sério do filme e isto me fez descontar pontos no saudo geral do filme!

    Falando em Batman..., o Oscar esnobou Adam West na homenagem aos atores falecidos de 2017! Totalmente injusto tal ato feito pela academia já que o falecido ator não só trabalhou na indústria, como possui milhões de fãs ao redor do mundo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saldo e não saudo! Meu teclado está completando as palavras e fazendo as sair erradas!

      Excluir
  5. Vá ver o filme que é bom, Leo!

    Tenho quase certeza de que o Pantera foi mesmo o primeiro super-herói dos quadrinhos. Houve vários heróis de quadrinhos negros antes, cowboys, reis das selvas e tal. Mas super-herói uniformizado e com poderes não sei de nenhum.

    A fase do McGregor com o personagem marcou época e é provavelmente a razão porque o personagem é lembrado hoje. Já a do Kirby é bastante fraca.

    A série do Priest (que eu também nunca li) não vendia nada nos EUA, talvez por isso a Abril não publicou. Priest, aliás, coleciona fracassos de vendas na carreira.

    A atual série tem muito (e muito e MUITO!) papo e pouca ação. Já li o equivalente a doze números na edição portuguesa e ela ainda não mostrou a que veio...

    ResponderExcluir
  6. Bela matéria Leo, meu único contato com o Pantera Negra foi no desenho Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra,mas lá já ele já se destacava. Era tipo uma mistura de Aquaman com O Fantasma. Ontem mesmo começei minha maratona de histórias do Pantera e ainda estou na primeira edição das histórias Jungle Action, mas parece bem promissora mais pra frente. Uma coisa que estranhei de início é o visual de Wakanda, que mistura elementos tribais com tecnologia maluca kirbyana, e me pergunto se isso passou pro filme de alguma maneira.

    ResponderExcluir
  7. E aí, Leo, beleza.

    Eu também acompanhei essa fase do Pantera em SAM e era bem legal.

    No entanto, tanto a primeira aparição do Tchalla quanto o combate com o Killmonger foram republicados pela Panini dentro dos encadernados do Pantera do Ta-Nehisi Coates, para encher linguiça.

    É um arco bem bom, e muito superior ao da fase Hudlin que lançaram aqui. Sobre a fase do Priest, o Figa descartou a publicação dizendo que as histórias eram "razoáveis, mas o personagem não tem carisma algum".
    Imagina.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Quem sabe agora a Panini desperta para pelo menos lançar a fase Romitinha? Roberto Xavier

    ResponderExcluir
  9. blz leo?

    o mix de superaventuras marvel era foda pra caralho e é claro que comprei a capa preta da salvat, confesso que a leitura foi um pouco cansativa, de qualquer forma a HQ é excelente, a arte é foda, principalmente quando billy graham assume o lápis.
    tenho este formatinho da globo, estou de mudança e vou aproveitar pra ler vários formatinhos que só foram laçados uma única vez no brasil, este é um deles.
    no começo até foi legal mas depois não gostei da fase do hudlin/romitinha, desta fase nova não li nada.
    talvez vou ver o filme neste fim de semana.

    abraço

    ResponderExcluir
  10. Nessa "época de revolução", quando colocaram um herói negro, os fãs ficaram reclamando tanto quanto hoje quando colocam um personagem gay, por exemplo?

    ResponderExcluir
  11. Leo , você pretende fazer reviews dos encadernados europeus da mythos? E sabe me falar se existe um cronograma definido das histórias do conan pela glenat ?

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, Léo. Tudo bem com você? A capa e o conteúdo de SAM 19 são coisas finas, velhos tempos. Assisti o filme. Achei bom, principalmente o início e a ação desenfreada na Coréia.

    Mas, sei lá, quando o herói foi apresentado no filme dos Vingadores, achei-o mais majestoso. Fato é que a batalha em CGI não me agradou; acho que teriam todas as condições para fazer algo mais crível. Principalmente se pensarmos nas habilidades marciais do Pantera.

    Léo, não sei se você já sabe mas foi oficializado pela Mythos o lançamento do álbum de figurinhas do ranger aqui no Brasil.

    Então, imagino que seja o fabuloso - TEX - L'EROE DEL WEST.

    Léo, isso vai ser uma FEBRE, pois já são décadas sem um material desse tipo tendo o ranger e o seu belo cenário de atuação como temas principais.

    O último que saiu foi lá no início dos anos oitenta. A ansiedade está represada e a espera é torturante. Se for mesmo "O Herói do Oeste", será um item de coleção lindo e fantástico.

    Esse álbum já nasce como relíquia antes mesmo de existir.

    Então é isso, companheiro. Até a próxima e tudo de bom para você, seu filho e família em geral e também para todos os colegas do Submundo.

    Michel

    ResponderExcluir
  13. "E aqui, como quase sempre, ficamos com as migalhas que os editores "resolvem" publicar."


    E aí, Victor... blz?

    Pois é, olha só a quantidade de material q as editoras nacionais pularam do "pantera": 62 ed. de uma fase consagrada por público e crítica (lá fora) e MAIS umas 12 do KIRBY (entre tantas outras histórias aqui e ali)!

    Ficar na mão dos editores brasileiros é uma merda... Pena q eu não posso (ainda) por questões financeiras ($$$) largar essa porra toda de mercado nacional e partir logo pras importadas: Mas já anotei essas 2 fases INÉDITAS do "pantera" pra mandar importar algum dia (quem sabe)!

    E sim: A grande sacada da revista "Super Heróis Marvel" (RGE) era ser um mix das 2 originais ("Team-Up" e "2 em 1" - com o "Coisa")... E dizer q eu já cheguei a ter essa coleção completa um dia, rs (hj tenho apenas algumas ed. salpicadas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Então corre pro cinema Leo!"


    E aí, Sandro... blz?

    Meu problema é falta de tempo pra ir ao cinema, mas na semana q vem já me programei pra tirar um dia de folga do trampo e poder conferir o FILME do "Pantera"!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "confesso que comprei essa mini da globo as cegas. ainda não li mas tomara que eu goste."


    E aí, LUIZ... blz?

    Eu não tenho essa mini da Globo impressa... mas li em scans e achei bem legal (vale a pena e espero q vc goste)!

    A Panini comeu mosca de novo (pra variar) e perdeu o hype em torno do FILME do "Pantera" pra lançar essas fases PULADAS (as 62 ed. da série Marvel Knights e a fase KIRBY - aproveitando o centenário do REI e o sucesso do filme ao mesmo tempo)!

    E o pior é q a Panini TEM uma linha de encadernados econômicos q cobre material do final dos anos 80 até meados dos 90... É aquela coleção capa-cartão com fundo preto onde tem saído o "Deadpool Clássico" (já no Vol. 7 com a fase Joe Kelly) e q já teve: "Homem-Formiga - Mundo Pequeno", "A Morte de Jean DeWolff", "Hulk - Futuro Imperfeito", e o começo do "Hulk" do Peter David!

    A Panini só não lança MAIS material assim... pq não quer, pois já tem até uma linha própria pra isso!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeça por terem pulado a fase do Kirby. Sério!

      Excluir
  16. "Thor não foi ignorado!Saiu Thor-Vikings, que era pedido pelos leitores há tempos!"


    Bem lembrado, Elcio...

    Já cofrei o "Thor - Vikings" e tá mto mais FÓDA do q já era agora com papel melhor (o pisa-brite tinha matado a ARTE dessa HQ)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Quer algo do Dr. Who R$ 12,00 no site da eaglemoss..."


    E aí, Roni... blz?

    Putz: q barbada, hein? Pena q essa série não fede nem cheira pra mim (sempre achei um porre esse "Dr. Who" e com efeitos péssimos, rs)! Quem dera essas promoções de 12 pila tbm atingissem outras coleções, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa porra de Dr Who parece que é velho pra cacete, mas até uns 10 anos atrás nunca tinha ouvido falar.

      E por mim continuava assim...

      Excluir
    2. É mto chato isso, SEMI...

      Tentei assistir uns episódios do "Dr. Who" logo q a mídia "nerdística" começou a falar nisso aqui no Brasil há uns anos atrás... Mas achei PÉSSIMO: Sem graça, sem ritmo, e com efeitos mto ruins (nível novelas da Globo). É a típica sériezinha pra nerd comedor de Doritos q quer posar de "inteligentão" pros amigos só por assistir uma série q fala de dobras temporais e outras punhetações do tipo, rs!

      Abs!

      Excluir
  18. Se há uma HQ para ler do personagem esse é A Fúria da Pantera que sem dúvida é uma das melhores HQ que eu li recentemente. Havia comprado tempos antes do lançamento do filme, mas não tinha lido ainda. Após assistir ao longa decidi finalmente ler. Meu , é a melhor fusão entre literatura e HQ.
    Cada quadro possui um grande texto, fazendo com que até mesmo imaginemos a cena, mesmo com as ilustrações nas folhas. Levei duas semanas para ler no trem e não desejava que acabasse tão cedo. Quem já assistiu ao filme procure a todo custo esse volume pois valera cada centavo gasto.

    PS: Leiam a minha crítica sobre o filme nas paginas Cinema Cem anos de Luz ou Cinema Sem Frescura.

    ResponderExcluir
  19. "Ele teve uma fase importante no final dos anos 90 numa saga chamada "O Cliente" que foi pulada por aqui, e talvez a Panini publique dado o número de pedidos no Facebook dela!"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Essa saga do "Cliente" é o início da fase Marvel Knights q eu falei, e q na época (1998) estreou junto com o "Demolidor" de Kevin Smith (Diabo da Guarda) e os "Inumanos" de Jenkins/Lee... E ironicamente, foi a única pulada pela Abril/Mythos (q publicavam Marvel). A Panini assumiu as rédeas logo em seguida, mas tbm ignorou esse material!

    E olha só a bagunça q causam essas capas genéricas da Salvat Vermelha... A capa q eu postei nesta matéria da ed. vermelha da Salvat é a mesma do nº 1 desse arco do "Cliente", mas o conteúdo não tem NADA a ver. Foi a mesma coisa qdo a Salvat postou uma capa do Tim Bradstreet na ed. vermelha do "Justiceiro": q trazia apenas conteúdo clássico do Mike Zeck (mtos leitores - aqueles q não pesquisam antes de comprar - se confundiram achando q era material da fase Ennis)!

    Mas essa seria uma oportunidade de ouro pra panini se redimir de ter ignorado essa fase do pantera... com o sucesso do filme, bem q ela poderia publicar esse material Marvel Knights em uma série de encadernados (10 Vol. com capa-cartão no estilo: "Deadpool Clássico" - com média de 6 histórias por edição - já seria o bastante pra fechar a fase inteira)!

    E pode deixar, q eu já nem crio mais expectativas com nenhum filme de super-heróis... Sempre q vou ver algum eu já desligo o "modo ansiedade", rs (justamente pra não me decepcionar durante a sessão)!

    No caso do "pantera", eu vou de boa no cinema: Sei q o "grande público" (os "civis") estão deslumbrados mais pelo fato de ser um filme de super-heróis majoritariamente estrelado por atores negros e ficam focados SÓ nisso como se fosse uma grande novidade. Tudo bem, pro CINEMA de super-heróis até pode ser, mas pra nós (leitores veteranos) não tem NADA de novo nisso: pois a própria fase clássica do "pantera" (q saía em SAM) era estrelada basicamente só por personagens negros tbm e imagino q o filme seja baseado em parte nesse material!

    E não se preocupe, Elcio... Ficar ranzinza com a idade é "normal" e eu devo estar até pior do q vc, hahaha: Sou mais chato e anti-social do q pareço, já cheguei naquele ponto de esperar passar umas 2 ou 3 semanas da estreia de um filme pra tentar pegar uma sala vazia com o mínimo de gente por perto (não suporto o convívio com outros espectadores no cinema, rs). E atualmente só consigo achar graça de cassetadas e imbecilidades q vejo na internet (narradas de forma engraçada pelos meus canais favoritos: tipo "Partoba", etc). Fora isso, dificilmente um filme ou programa de TV consegue me arrancar alguma risada, rs!

    A "Liga da Justiça" eu ainda não vi... Mas tenho a ideia de baixar futuramente junto com "Star Wars 8" (q tbm perdi nos cinemas) e fazer uma "dobradinha" na TV, hehe. Pelo trailer da "liga", percebi q teria esse climinha "engraçadinho" com aquela tirada do batman: "EU SOU RICO" (q gerou trocentos memes em seguida, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "Tenho quase certeza de que o Pantera foi mesmo o primeiro super-herói dos quadrinhos. Houve vários heróis de quadrinhos negros antes, cowboys, reis das selvas e tal. Mas super-herói uniformizado e com poderes não sei de nenhum."


    Oi, Hunter... Tdo bem?

    Eu tinha ficado com essa dúvida sobre o "pantera" ser mesmo o 1º super-herói negro, depois de assistir um documentário no canal Discovery (em 2 partes) sobre a História dos super-heróis. Lá pelas tantas, eles mostraram imagens de gibis com heróis negros feitos pra contrapor a onda de heróis brancos ainda na Era de Ouro. Vi q haviam alguns fantasiados no bolo, mas não ficou claro se tinham ou não super-poderes (provavelmente não) e poderiam ser apenas humanos normais fantasiados (q nem o "Batman" e o "Fantasma"). Sendo assim, o "pantera" pode ter sido o 1º com super-poderes mesmo (só q hj é difícil ter acesso à essas revistas antigas de editoras obscuras q publicaram materiais do tipo)!

    A fase do Kirby em li em scans e é bem inferior mesmo à anterior q saía em "Jungle Action" (SAM)... Mesmo assim, eu gostaria de tê-la impressa um dia ("se" sair por aqui ou "se" eu resolver importar). Já a série do Priest (Marvel Knights) eu li o começo (até a metade mais ou menos) e achei mto boa: Merece uma chance de ser publicada por aqui (tava BEM melhor do q a fase seguinte do Romitinha)! Essa NOVA fase q tá saindo agora pela Panini eu achei arrastada tbm (tem umas ideias interessantes, mas o ritmo não me empolgou tanto)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A do Priest eu nunca li, nem uma página sequer! O que eu li do Hudlin (que veio depois, com arte do Romitinha no início) não me impressionou.

      A fase atual eu estou achando bem arrastada mesmo. O escritor vem da literatura, então ainda não deve ter pego o ritmo das HQs. Antigamente um editor qualificado o mostraria como fazer, mas as editoras americanas parecem ter falta disso hoje em dia...

      Excluir
    2. Podia ser PIOR, Hunter... O QUESADA podia ser editor ainda e tentar ensinar pro cara "como se faz", rs!

      Seja como for, Essa fase do Huldin/Romitinha foi bem "mais-ou-menos" (até onde aguentei ler)... Nem lembro direito se foi nessa fase q o pantera deu uma "GRAVATA" no SURFISTA PRATEADO (uma cena risívelmente antológica, rs)!

      Abs!

      Excluir
    3. Porra, não! Foi na do Dwayne McDuffie e só eu entendi o sentido da cena?

      Olha, o próprio Dwayne chegou a explicar antes de falecer:
      http://i.imgur.com/tDLa7ou.jpg

      Excluir
    4. Opa, Valeu mesmo pelo LINK... Pois eu não lembro direito disso (nem lembrava q fase era). Faz mto tempo q li em scans e me recordava mais da cena da "gravata" do q das explicações (q sei lá, na hora q li me pareceu forçado)!

      Abs!

      Excluir
    5. Ah tá...

      Se precisou explicar é porque fez merda.

      E mesmo assim não me convenceu. RS

      Excluir
    6. Eu comprava a série americana e entendi sem precisar de ajuda...

      Excluir
  21. "Bela matéria Leo, meu único contato com o Pantera Negra foi no desenho Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra"


    E aí, Gerson... blz?

    Eu assisti esse desenho dos "Vingadores" tbm... Mas já tinha visto o "pantera" em animações anteriores tbm: O desenho do "4F" (anos 90) adaptou a "Origem do Pantera" (tirada da própria revista do quarteto) trazendo ele e a equipe do 4F contra o "Garra Sônica" (era mto bom e condensaram tudo num episódio de 20 min com ritmo frenético, rs)!

    Qto ao visual de Wakanda... ainda não vi como ficou no filme (a não ser brevemente pelo trailer), mas no gibi seguia a ideia original do Kirby mesmo (q fez algo visualmente parecido depois tbm em "Eternos": aquelas tecnologias q parecem tiradas de "Eram os Deuses Astronautas")!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado que, depois de ler a origem da revista do 4F e passar pras edições da Jungle Action, percebi que assim que começa o arco do Killmonger o aspecto tecnológico de Wakanda sumiu, vai ver porque o foco eram aventuras na "jungle".

      Excluir
    2. Pera, acabei de ver aqui que a 1° história do Pantera na Jungle Action foi uma republicação da edição 62 da revista dos Vingadores em 1969, uns 4 anos antes das histórias seguintes da Jungle Action, que eram originais dela. Talvez Wakanda tenha mudado nesse meio tempo.

      Excluir
    3. E aí, Gerson... blz?

      De fato, os aspectos mais tecnológicos de Wakanda foram jogados pra escanteio durante esse arco do "Terror Negro"... Ainda existia e era citada nas histórias, mas imagino q tenham priorizado o foco na ação mais física/porradaria mesmo, rs!

      Seja como for... na fase Kirby (q veio depois) a tecnologia voltou a ter destaque (pelas cenas q vi em scans: parecia até uma HQ sci-fi, hehe)!

      Abs!

      Excluir
    4. Ah, bom, vou conferir essa fase eventualmente. Já estou na edição 10 da Jungle Action e estou gostando da história, a ação é mesmo frenética e os personagens envolventes, mesmo que um pouco reclamões do caso dos aliados do T'Challa. Meu único problema por enquanto é que, mesmo depois de 5 números nesse arco, ainda não sabemos direito o que o Killmonger pode fazer e o que ele quer. Devo ter me acostumado com os arcos de hoje em dia, feitos pra caber no encadernado, rs.

      Excluir
    5. Pois é, Gerson...

      Esse arco clássico do "pantera" segue mais a linha "TEX" e "Fantasma" de se narrar uma boa história... SEM PRESSA e ao mesmo tempo sem perder o ritmo da ação, rs!

      Abs!

      Excluir
  22. "Sobre a fase do Priest, o Figa descartou a publicação dizendo que as histórias eram "razoáveis, mas o personagem não tem carisma algum"


    E aí, Lierson... blz?

    Hahaha... Mais uma típica declaração demonstrando a BOÇALIDADE dos editores da Abril na época (e olha q a editora já tinha experimentado a popularidade do "pantera" q era mto elogiado nas seções de cartas na época de "SAM")!

    Engraçado é q o mesmo Figa não parecia se incomodar com o monte de LIXO q era publicado nas revistas mutantes (com" X" na capa) e em outros mixes da Marvel (tipo a linha "Premium")... Pra excluir o "pantera" sob essa alegação de "histórias razoáveis" e "falta de carisma" diante de outras coisas q publicavam: não dá, né?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses X todos vendiam...

      Excluir
    2. Nem todos... a Abril pulou trocentos "X" tbm:

      "Geração X" (mais de 50 ed. puladas), "Cable" (fases inteiras puladas, inclusive qdo ele virou o "Soldado X"), "Deadpool" do Kelly (saiu só o começo)... Só não pulavam nada q aparecesse o "Wolverine", hehe!

      Abs!

      Excluir
    3. Sim, mas os que eles publicavam vendiam bem.

      Excluir
  23. "Quem sabe agora a Panini desperta para pelo menos lançar a fase Romitinha?"


    E aí, Roberto... blz?

    A Panini se perdeu na jogada de tirar proveito no hype do FILME... E não fez um planejamento adequado pra publicar material do "pantera" em tempo hábil (mais umas 3 semanas e o filme pode sair de cartaz)! Era pra ter mais coisas do "pantera" nas bancas neste momento!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. E aí, LEO!

    Bela geral no artigo. Gostei do filme. Achei bem calcado na fase Don McGregor/Rick Bukler que saiu na SAM e na Salvat. Claro, tem seus problemas - atire a 1ª pedra o filme pop hollywoodiano que não tem, rs. Mas o hype é merecido e entrega a "mensagem" como poucos já fizeram.

    E um filme do Pantera Negra fazendo mais suce$$o que filmes de Batman contra Superman, Homem-Aranha e Liga da Justiça? Nem nos meus sonhos mais loucos!

    Ps: chegou meu exemplar de "A Busca de Colleen Wing" e, graças à K'un-Lun, sem a presença de nenhuma "Bomba Enlouquecedora" no miolo. E, meu amigo, tem cada splash-page espetacular do Byrne... O homem tava embalado na época!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. "o mix de superaventuras marvel era foda pra caralho e é claro que comprei a capa preta da salvat"


    E aí, gustavo... blz?

    Eu tbm comprei essa ed. do "pantera" da Salvat (junto com outras 3 edições: "Império Secreto", "Dr. Estranho - Uma Realidade à Parte", e "Deathlok")... Mas ainda não recebi o pacote devido à atrasos dos correios (já vou pra 40 dias q fiz o pedido: é fóda mesmo)!

    Preciso reler esse material agora em formato americano (e sem cortes nos diálogos)... mas lembro dessa fase ter bastante ação em "SAM" (reli todos esses formatinhos da Abril há uns 10 anos atrás, rs)! Já a mini-série da Globo eu não tenho impressa (e faz tempo q li em scan)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "Nessa "época de revolução", quando colocaram um herói negro, os fãs ficaram reclamando tanto quanto hoje quando colocam um personagem gay, por exemplo?"


    Não... Na época não tinha essas frescuras de hj em dia:

    O "Pantera Negra" era bem aceito por leitores brancos e negros, da mesma forma q o "Luke Cage" e "Falcão" tbm eram (não se via protestos contra eles)... As pessoas queriam apenas ler BONS gibis e era isso q recebiam da Marvel (embora o racismo continuasse existindo - e ainda existe - em outras esferas da vida social)!

    Qto à personagens gays... Nunca vi reclamarem de "Authority" (Apolo & Meia-Noite") e "Batwoman": Criados originalmente sendo personagens LGBT. O q o pessoal reclama (e com razão) é qdo as editoras (Marvel e DC) transformam personagens originalmente héteros em gays ou bissexuais (q nem o "Constantine", "Homem de Gelo", "Lanterna Verde da SJA", etc)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "Leo , você pretende fazer reviews dos encadernados europeus da mythos?"


    E aí... blz?

    Sim, com certeza: pretendo fazer "reviews" e incluir sempre nas postagens de "notícias" todos os principais lançamentos europeus da Mythos (é claro, q pra avaliar num "review" - e dar NOTA pra edição - só poderei fazer sobre aqueles q terei LIDO na ocasião, mas nas "notícias" vai rolar de todos q saírem)!

    Por enquanto eu já li o "ELRIC" e achei EXCELENTE (uma obra-prima mesmo)... Já o "Conan" da Glénat, por enquanto só sei do "Colosso Negro" e "Rainha da Costa Negra" (os 2 primeiros Vol) mas vou ver se descubro uma lista dos próximos (tbm fiquei curioso agora) pra postar aqui, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já há mais dois, Além do Rio Negro:
      http://www.9emeart.fr/uploads/images/25518.jpeg

      E o que parece mais impressionante, A Filha do Gigante de Gelo (ei, não tem negro no nome?) feito pelo Robin Recht, um dos desenhistas do Elric:
      http://www.9emeart.fr/uploads/images/25517.jpeg

      As imagens que eu vi desse são MESMO impressionantes!

      Excluir
    2. Nossa, Hunter... Essas 2 novas HQs do "Conan" parecem espetaculares mesmo, hein?

      Especialmente a da "Filha do Gigante"... Já fiquei me babando todo só de ver a CAPA, hehe!

      Abs!

      Excluir
  28. "Léo, não sei se você já sabe mas foi oficializado pela Mythos o lançamento do álbum de figurinhas do ranger aqui no Brasil. Então, imagino que seja o fabuloso - TEX - L'EROE DEL WEST."


    E aí, Michel... blz?

    Puxa, assim vc quase me mata do coração com uma notícia dessas antes de eu tomar meu remedinho pra pressão, rs...

    Mas putz, se for esse álbum q a gente tá pensando: Pelamor... Vai ser uma FEBRE mesmo e vou voltar a colecionar figurinhas depois de décadas, hehe!

    Lembro q nos anos 70 e 80 eu fazia vários álbuns: "Guerra nas Estrelas", "Homem-Aranha", "Super-Heróis Marvel", "Disney", etc... Ficarei feliz em voltar à ativa com um álbum q realmente valha a pena colecionar, q nem esse do "TEX" (já tô aqui roendo as unhas de ansiedade, rs)!

    E obrigado pelas felicitações... Daqui há umas 3 semanas, meu filho deve nascer e precisarei tirar uns 3 dias de folga aqui no blog pra passar no hospital com a patroa e o meu pequeno ditador: "Victor Von Doom", rs! Felicidades pra vc tbm, brother!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será um "frisson" geral entre os leitores-colecionadores das aventuras de Tex.

      Léo, podemos até mesmo pensar em arrumar um jeito de trocar as figurinhas e cards repetidos (sim, caso realmente sejo "O Herói do Oeste", haverá cards) entre o pessoal que curte Tex aqui no Sub.

      A informação está na "Seção dos Leitores" na Tex mensal 580 e foi passada pelo editor Dorival Vitor Lopes.

      Então, por favor, quando você achar um tempo e também for o momento mais conveniente, que tal uma matéria especial sobre esse álbum?

      Talvez o texto ficasse mais rico se fosse traçado um paralelo entre o álbum moderno e aquele mais antigo.

      E já adianto, amigo, venderei o meu almoço para comprar os pacotes de figurinhas e completar o álbum - se for necessário, rsrsrs.

      Abraço e até a próxima.

      Michel

      Excluir
    2. E aí, Michel... blz?

      Ótima ideia a sua: de fazermos aqui no blog um "point" de trocas de figurinhas e cards do "TEX"... Eu vou fazer com certeza esse álbum e posso disponibilizar aqui sim um espaço pra outros colecionadores trocarem as figurinhas repetidas (adorei a ideia)!

      E pode deixar, q vou fazer sim uma postagem sobre o álbum (assim q tiver maiores informações a respeito)... Aliás, já fiz aqui no blog uma matéria sobre álbuns em geral (vale uma conferida):

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2013/05/tunel-do-tempo-albuns-classicos-de.html

      Abs!

      Excluir
  29. "relançamento não conta. Tanta fase pra sair do personagem e a panini vai pelo caminho mais preguiçoso."


    E aí, LUIZ... blz?

    O "Thor" do Jurgens pode ser (quem sabe) a próxima coleção misteriosa da Salvat (essa tem sido a principal aposta de vários leitores)... Mas falando em material q faz tempo q não é republicado: Eu ainda preferia uma "CHM do Thor" pela panini, com materiais do Kirby e Buscema!

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. "Agradeça por terem pulado a fase do Kirby. Sério!"


    Nossa... é tão ruim assim, Hunter?

    Não vale nem pela arte (pra quem é fã do Kirby)?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A arte vale, mas não é como se haja falta de séries desenhadas pelo Kirby, né?

      Excluir
    2. Bem... O "centenário" do Kirby passou praticamente em branco ano passado, rs (com exceção de "Superpowers" e agora a "Bomba da Loucura" na Salvat)!

      Abs!

      Excluir
  31. "Se há uma HQ para ler do personagem esse é A Fúria da Pantera que sem dúvida é uma das melhores HQ que eu li recentemente."


    E aí, Marcelo... blz?

    Eu não achei essa ed. do "pantera" da salvat nas bancas e mandei vir pelo site da editora (só q ainda tô esperando HÁ 40 DIAS o correio me entregar, rs)!

    Mas realmente, lembro dessa fase em "SAM" e era cheia de ação e cenas memoráveis (tipo a luta sobre um poço de espinhos). Vale mto a pena sim! Ah, e deixo abaixo o LINK pra sua postagem sobre o filme (q lerei com calma assim q assistir o filme - semana q vem, se deus quiser, rs):

    https://cinemacemanosluz.blogspot.com.br/2018/02/cine-dica-em-cartaz-pantera-negra.html

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "E um filme do Pantera Negra fazendo mais suce$$o que filmes de Batman contra Superman, Homem-Aranha e Liga da Justiça? Nem nos meus sonhos mais loucos!"


    E aí, doggma... blz?

    Quem diria mesmo, né? Eu levei um susto qdo li a notícia semana retrasada de q apenas no 4º dia de exibição nos cinemas o filme do "pantera" já tinha quebrado a "Liga da Justiça" no meio... E logo em seguida já havia sepultado tbm alguns filmes do "Aranha" e "Vingadores" e q já era a 10º maior bilheteria de todos os tempos nos EUA (nem sei em q pé está agora - faz 1 semana q não acompanho os números de bilheteria do filme)!

    Mas é impressionante mesmo... como às vezes um personagem desconhecido do grande público chega arrebentando nas telas e supera até os personagens mais famosões. O mesmo fenômeno já vimos acontecer com os "Guardiões da Galáxia" (até então uma equipe desconhecida ATÉ pra mtos leitores de gibis), "Deadpool" (q se tornou rapidamente um ÍCONE pop) e a "Arlequina" (um fenômeno de merchandising na mídia mesmo vinda de um filme fracassado)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo,
      Já é a sétima bilheteria de filme de super-heróis em todos os tempos, no mundo. Só perde para os dois Avengers, Ironman 3, Guerra Civil e os dois últimos Batman do Nolan. Nada mal...

      Excluir
    2. Com exceção do Super-Homem, Batman e TALVEZ o Homem-Aranha, todos os super-heróis eram desconhecidos do grande público. O Homem de Ferro definitivamente não era mais famoso do que, digamos, o Pantera Negra ou o Homem-Formiga.

      Portanto, literalmente desde o primeiro filme da Marvel que isso é válido.

      Excluir
    3. Eu não seria tão restritivo. Além de Batman e Superman, creio que pelo menos Robin, Mulher-Maravilha, Homem-Aranha, Hulk e Capitão América já eram bastante conhecidos do grande público bem antes de estrelarem seus filmes. Veja, não que se conhecesse algo de suas histórias, mas nome, aparência e principais poderes. Certamente já fazem parte do imaginário popular há décadas. E dos demais, há bastante diferença entre um Thor, Homem de Ferro, Flash ou Aquaman, que ao menos já se ouvia falar, de um Deadpool ou um Pantera negra, que o grande público nem desconfiava da existência.

      Excluir
    4. "Já é a sétima bilheteria de filme de super-heróis em todos os tempos, no mundo."


      E aí, Alex... blz?

      Eita, a ascensão do "pantera" tá sendo rápida mesmo, hein? Não deve ser fácil atropelar esses outros figurões logo em seu 1º filme-solo!

      Acho q com essa, o pantera já garantiu sua vaga pra pelo menos mais uns 2 filmes, hehe...

      Abs!

      Excluir
    5. "O Homem de Ferro definitivamente não era mais famoso do que, digamos, o Pantera Negra ou o Homem-Formiga."


      Pois é, Hunter...

      Eu ainda lembro qdo a grande mídia (não-especializada em gibis) tratava do ferroso na TV como se fosse um personagem surgido a partir do FILME. E até entendo q mesmo nos gibis, fazia tempo q o HDF não sabia o q era popularidade!

      Mas por outro lado... Tbm tem o lance do imaginário do público-médio, q o Alex falou acima: e q torna mtos desses personagens de gibis razoavelmente conhecidos pelos "civis" nem q seja de vista ou através dos brinquedos e vídeo-games dos filhos (eu mesmo, só sei o q é uma "ZELDA" por ter visto minha afilhada jogando isso há tempos atrás, rs)!

      Abs!

      Excluir
    6. Deadpool estava mais em evidência nas outras mídias antes do seu filme do que o Homem de Ferro antes do dele. E vende mais quadrinhos há muitos e muitos anos!

      Excluir
    7. Pois é, Hunter...

      O "Deadpool" já tinha um popular jogo de vídeo-game antes do filme... e mesmo q eu não entenda mto e não acompanhe o mundo dos games, a repercussão desse jogo do deadpool acabava se alastrando na mídia!

      No mercado de "bonequinhos" (foda-se o termo "action figures", rs)... a gente tbm já percebia a popularidade do deadpool: nessa coleção de miniaturas da eaglemoss, por exemplo, ele esgotou e inflacionou mais rápido no mercado paralelo do q mto medalhão da marvel (isso já serve de termômetro de popularidade)!

      Abs!

      Excluir
    8. Eu ando percebendo que o pessoal de quadrinhos não é muito chegado em games.

      Eu não jogo muito hoje em dia por falta de tempo, mas nos anos 90 foram os games do meu PC que mantiveram a minha sanidade em um tempo em que eu não tinha grana nem namorada (bem, esse problema continua recorrente...) e a universidade estava tirando o meu couro.

      Excluir
    9. E eu já não consigo mais ter tantos vícios nerdísticos ao mesmo tempo e ainda tentar levar uma "vida social normal" (trabalho, família, etc) em paralelo, rs:

      Já fui rato de fliperama (desses q matavam aula nos anos 90 pra passar tardes inteiras jogando no "fliper") e seguia a farra qdo chegava em casa e passava madrugadas jogando tbm nos consoles caseiros (era o dia todo jogando, hehe)! Mas isso foi diminuindo TBM nos anos 90 à medida em q eu ia retomando minhas coleções de gibis e o gosto pela leitura!

      Hj não tenho mais como conciliar tudo... e acabei abrindo mãos dos games (até pq, o BOLSO $$$ não comporta tudo ao mesmo tempo - isso é fato). Pelo menos na faculdade eu não sofri tanto sendo massacrado com estudos: Na publicidade, a gente passa menos da metade do curso estudando e todo o resto é só festa, bebedeiras, e ressacas, rs!

      Abs!

      Excluir
    10. Eu fiz engenharia. Eu e meus colegas tivemos pesadelos com a universidade por anos depois de termos saído (os meus levaram dez anos para passar!), mas quando conto isso para o pessoal de outros cursos eles falam "ué, mas eu curti tanto a universidade!"

      E ainda ganham mais do que eu, os escrotos.

      Excluir
    11. O público dos games se renova constantemente. Dos quadrinhos nem tanto.

      Um joguinho arcade oitentista dava pra fechar em horas. Hoje esse é o tempo da abertura de um jogo. Não é mais pra gente.

      Eu até tento conciliar os hobbies, mas simplesmente não dá tempo.

      Excluir
    12. "Eu fiz engenharia. Eu e meus colegas tivemos pesadelos com a universidade por anos depois de termos saído"


      Hahahaha... Engenharia deve ser fóda: Eu evitei TUDO q envolvesse matemática e cálculos (meus pontos mais fracos entre tantos) qdo escolhi meus cursos: Tentei Ed. Física (mas rodei na prova física de corrida: na época eu tinha acabado de largar o cigarro e meus pulmões não aguentavam mtos metros de correria, rs) e publicidade ao mesmo tempo (passei nessa última - até pq, o nº de vagas era tão ridículo q só faltava a universidade me implorar pra ir estudar lá, hehe)!

      Abs!

      Excluir
    13. "O público dos games se renova constantemente. Dos quadrinhos nem tanto."


      Verdade, SEMI... A cada geração de games, um NOVO público parece se formar e esquecer dos consoles anteriores. A molecada atual só sabe quem é o "Donkey Kong" pq sempre fazem um "Mário Kart" a cada 5 anos, mas nem imaginam q ambos começaram juntos como antagonistas naquele clássico fliperama de plataformas e barris rolando, rs!

      Cara, eu era o "píca das galáxias" no fliperama do "Street Figther 2" (mas só jogava com "Ryu" e "Ken")... Mas hj eu apanho feio nas novas versões (nem lembro se foi no street 4 ou 5) pra uma criança de 7 anos (filho dum camarada meu q tem um PS4)! Já se foi o nosso tempo, rs!

      Abs!

      Excluir
  33. Pantera Negra pra mim estava no mesmo bolo do Motoqueiro Fantasma: personagem maneiro que não emplaca sequencia boa de histórias.

    Mas pelo menos o Pantera emplacou um filme. Motoqueiro foram dois tiros n'água.

    E fico me perguntando... e se o hype racial que impulsionou o filme do Pantera acontecesse 20 anos atrás com o Blade (que bem ou mal ganhou uma trilogia hoje esquecida)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blade foi um grande sucesso na época. Mas acredito que foi mais pelo fato de ter sido desvinculado com o gênero super-heróis que na época "colhia" seus frutos com filmes com Batman & Robin. Roberto Xavier.

      Excluir
    2. "...gênero super-heróis que na época "colhia" seus frutos com filmes com Batman & Robin..."

      Esse pode ter sido um dos motivos que não ajudaram o Snipes a fazer o T'Challa, Xavier.

      Pois mesmo com o bom retorno dos Blade I e II, ele não teve apoio de nenhum estúdio. Lhe restou encerrar a franquia com Blade: Trinity.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. O Pantera do Snipes era um projeto anterior ao Blade. Mas cagaram tanto no roteiro que ainda bem que não existiu.

      Excluir
    4. E aí, SEMI... blz?

      Em comparação com o "Blade" (q eu gostei mto dos 2 primeiros filmes e até do seriadinho de TV cancelado na 1º temporada)... O "pantera" teve a seu favor o fato de estar mais interligado ao universo de filmes da Marvel após ter sido apresentado em "Guerra Civil" (e ter vendido uma caralhada de bonequinhos e tranqueiras antes de estrelar seu 1º filme solo)!

      O "Blade" já era de uma produtora menor (New Line, se não me falha a memória)... E não tinha a estrutura potencial de marketing e impulsionamento q a Marvel Studios tem hj (a estreia do "pantera" foi divulgada até em tele-jornais locais como NOTÍCIA geral: no meio das notícias policiais e esportes - Foi um investimento massivo em mídia e publicidade, rs)!

      Abs!

      Excluir
    5. "Lhe restou encerrar a franquia com Blade: Trinity."


      E aí, VAM... blz?

      Esse 3º filme do "Blade" eu já acho q cagou a franquia por ser BEM mais fraco e inferior aos 2 primeiros (q eu considero excelentes - especialmente o 2º: mto mais FÓDA q o 1º)!

      O q eu mais detestei no 3º Blade foi a PÉSSIMA escolha de ator pro "Drácula" (porra, pra "Drácula" tinha q ser um ator mais carismático e assustador pro papel: q nem foram o Christopher Lee e Jack Palance, por exemplo)... Teria sido uma sacada brilhante tbm chamarem o Gary Oldman (q já foi o "Drácula" de Bram Stoker). O figurino estilo "Enrique Iglesias" tbm não ajudou em nada ao drácula pra impor respeito no filme!

      Abs!

      Excluir
    6. "O Pantera do Snipes era um projeto anterior ao Blade. Mas cagaram tanto no roteiro que ainda bem que não existiu."


      Oi, SEMI... Lembra de algumas dessas cagadas q contaram contra o "pantera" do Snipes?

      Q merda será q iam fazer?

      Abs!

      Excluir
    7. Tipo o filho do Pantera lutar pelos direitos civis junto ao grupo do mesmo nome? rs

      Excluir
    8. Hahahaha... Isso já é o suficiente, rs!

      Abs!

      Excluir
  34. O filme já está entre as 10 maiores bilheterias dos EUA. Mais de 800 milhões de verdoengas arrecadadas no mundo. São recordes impressionantes para um personagem desconhecido. Mas no filme Capitão América: Guerra Civil a atuação do Pantera foi um destaque e gerou expectativas sobre um filme solo. Mas nunca imaginei que teria um desempenho tão grande. Mérito da Marvel e constatação para a DC de que estão no caminho errado. Um personagem sem popularidade da concorrente que tem um desempenho acima do filme estrelado por seus medalhões ( Liga da Justiça). Acho que a DC agora vá apostar em b-sides também. Rs. Ou lançar um do Pantera da SJA pra pegar carona. Rs. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Hahahaha... Seria engraçado a DC/Warner lançar um filme do "Pantera" da SJA só pra provocar, rs (aí, eu tiraria o chapéu pela genialidade da provocação, hehe)!

      Mas realmente, como eu tbm gosto da DC: Espero q eles acertem o tom nas telonas um dia... Ficou óbvio q tem alguma coisa MTO errada e mal-direcionada na DC pra não terem conseguido emplacar direito um filme com a "LIGA" (q só pela presença dos medalhões já deveria ter enfiado o pé na porta e se tornado um tremendo sucesso)!

      Abs!

      Excluir
  35. Temos de lembrar de que essa ascensão do Pantera Negra "da noite para o dia" levou mais de 50 anos para acontecer. Há muitos personagens bacanas que não tiveram sorte de mudar de categoria mesmo sendo bastante promissores. Coloco na lista Questão, Rapina e Columba, Hércules, Cavaleiro Negro, Longshot, Gambit, Colossus, Surfista Prateado entre outros que são mau aproveitados e poderiam ser melhor explorados sem depender da exposição de filmes. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      De fato, demorou um tempão, mas o "pantera" acabou vindo na hora certa pra suprir uma necessidade de "representações" q o cinema e outras mídias andam buscando... Mudar a etnia do "Tocha Humana" e de outros personagens foi uma péssima ideia: ineficiente e q jamais iria agradar à todos, pois as pessoas buscam símbolos e representações q sejam legítimas desde a sua concepção (nada de adulterações genéricas e fora de propósito)!

      O "Pantera", "Luke Cage", e "Falcão" são representações legítimas (RAÍZ) criados originalmente pra serem heróis negros com personalidade própria e q mereciam o devido destaque no cinema e TV... Acredito q o sucesso do "pantera" esteja atrelado à essa necessidade midiática e (principalmente) à MUITA grana investida em marketing pela Marvel/Disney pra torná-lo o fenômeno q se buscava!

      Os personagens q vc citou poderiam render ótimos filmes sim (especialmente o "Longshot", q podia pegar o filão dos reality shows e tornar isso uma crítica social à esse tipo de programa misturando com o ritmo dos filmes de super-heróis: seria um puta sucesso se fosse bem feito)!

      Abs!

      Excluir
    2. O Kraven do Universo Ultimate era protagonista de um reality show e foi caçar o Aranha pra elevar a sua audiência.

      Foi uma historia bacana, é uma das poucas que ainda me lembro da época de Marvel Millenium.

      Na época do Sam Raimi achei que poderia ser aproveitada num filme, mas hoje penso que não cabe na proposta da Marvel Studios.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. E aí, VAM... blz?

      No universo tradicional da Marvel (616) inventaram um FILHO adulto do "Kraven" q era produtor de cinema (ou algo assim)... Li apenas 1 história dele q saiu nos primórdios da panini (lá por 2002 ou 2003) e só valia mesmo pela arte (o cara caprichava nas formas femininas q rodeavam a "trama" - se é q tinha uma, rs)!

      Abs!

      Excluir
    4. O filho do Kraven já rola faz tempo, foi até criação do deMatteis! Mas só nessa história medíocre que inventaram essa coisa de produtor de cinema...

      Excluir
    5. Por sinal (e só pra constar)... parece q publicaram essa série-solo do filho do Kraven de forma bem incompleta por aqui (e ninguém reclamou, rs)!

      Abs!

      Excluir
  36. Oi Leo a Abril na epoca de SAM tbm fez a bobagem de publicar apenas a primeira história do arco contra a Klu Klux Klan em SAM 27
    34 anos depois e até hj ñ vimos a conclusão da história
    Abç
    Rodrigo 1176

    ResponderExcluir
  37. Oi, digitei errado o correto é Ku Klux Klan
    Abç
    Rodrigo 1176

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Rodrigo... blz?

      Realmente, a Abril PULOU na maldade mesmo a sequência dessa história... A "Jungle Action" nº 19 saiu nessa ed. de SAM 27 mesmo: e a série original da jungle foi até o nº 24 (pularam as ed. 20-14 por aqui mesmo)! Olha só essa capa da "jungle" 21 q trazia tbm uma parte desse arco da KKK:

      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicaoestrangeira/ShowImage.aspx?id=118394&path=ju1099021_118394.jpg

      Q merda, hein? (coisas da Abril na época)...

      Abs!

      Excluir
    2. Em "Marvel Premiere presents" também foi publicado um arco de 3 historias do Pantera contra a KLAN que foi pulado pela Abril.

      https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ2mh7BZE5isB1sPVIZiilbVegkhGlOLPfJ3-PwVzbGxRklJEZR5kpsWjJuZw

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. Eita... Pularam bastante coisa mesmo, hein VAM?

      Mais do q eu pensava, pelo visto...

      Abs!

      Excluir
  38. pra quem ainda não viu o filme do pantera negra aproveita que ainda esta passando, vale a ida ao cinema, achei o filme muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo... blz?

      Durante esta semana vou ver se FINALMENTE consigo uma tarde de folga pra ir ver esse filme no cinema: Se não for agora: vou acabar perdendo, rs!

      Abs!

      Excluir
  39. Léo, tudo bem?
    Passando para avisar que saiu a Tumba do Drácula 6 essa semana em Campinas SP.
    Não vi anúncio em nenhum lugar...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não foi só isso Adriano, teve Excalibur nº 04, Demolidor nº 16, Deadpool Clássico, Justiceiro, dentre outros!

      O site da Panini está fora do ar há mais de 10 dias,e Comix está desatualizada!

      Comprando às cegas porque não sei o que vai sair e se o orçamento mensal irá comportar!

      Abraços!

      Excluir
    2. Ops! Demolidor nº15!

      Excluir
    3. E aí, Adriano... blz?

      Valeu mesmo pelo aviso... O Elcio (no comentário acima) tá certo tbm e tivemos vários lançamentos chegando DE REPENTE nas bancas (sem aviso prévio)!

      A Panini se perdeu na jogada e atrasou o checklist do mês (nem os blogs e canais de youtube tiveram acesso aos últimos lançamentos - a não ser, é claro: quem foi direto na banca e encontrou pessoalmente essas "surpresas" na prateleira), pois a editora mesmo ainda não se mexeu pra divulgar as capas e sinopses dos lançamentos do mês!

      Em tempo, acabei comprando o "Deadpool Clássico 7" (q farei matéria semana q vem aqui no blog)... Mas a "Tumba 6" ainda não veio pra cá!

      Abs!

      Excluir
  40. leo, ficou sabendo que nessa semana saiu a edição 4 do frankstein alive alive do bernie wrightson? quero ver agora o que a mythos(e nós trouxas que compramos hehe) vão fazer, parecer que a história finalmente teve um final hein ?

    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ivan... blz?

      Hahaha, pois é: Fiquei sabendo dessa através de um brother meu q só curte HQs de terror... Realmente, só quero ver q diabos a Mythos vai fazer agora? Publicar separado? reeditar o encadernado incluindo esse final? Ou simplesmente deixar quieto e não tocar mais no assunto? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos agora, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Se essa última parte foi concluída por outro desenhista. Devem deixar quieto, caso não pode ser que publiquem a versão integral.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  41. Das várias vezes que vi o personagem curti seus momentos e participações, o filme 1 foi realmente uma parada muito boa, a cultura de wakanda lindamente apresentada, as lutas 'físicas', e o antagonista, apenas a luta CG no final que achei paia rs, o segundo longa venho me abstendo por vários motivos, e acredito que manterei assim em respeito ao Chadwick, pois por melhor que seja a homenagem ao falecido ator, tenho minhas dúvidas se o público amou, achou mediano ou odiou, eu não me sinto bem vendo um 'funeral' de milhões de dólares com super-heróis e vilões.

    Espero que com essa nova leva de Epic collection, a panini traga as do Pantera, com as primeiras aparições, a fase mais a frente do Kirby, essa fase duradoura dos anos 90...

    E tambem quero conseguir pegar esses encadernados do coates pois é uma fase muito elogiada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, André... blz?

      A melhor saga do "Pantera" q li até hj foi o arco dos anos 70 publicado na revista "Superaventuras" da Abril... q é o mesmo arco encadernado pela Salvat (A Fúria do Pantera) e a trama q inspirou o FILME (tendo como clímax a luta final entre "Pantera X Terror Negro")!

      Curiosidade: No GIBI, a morte do vilão é mto mais impactante q no filme... Pois TBM detestei aquela briguinha em CGI: No gibi a luta entre os 2 é mais CRUA e o vilão termina caindo num poço cheio de espinhos (uma das mortes mais violentas na época, rs)!

      Ainda não vi o 2º FILME (Wakanda Forever), mas verei um dia (sem pressa)... Sei q vou gostar da Shuri (sou fã da atriz encrenqueira, hehe): q no gibi TBM virou a sucessora do "pantera". Mas tbm sei q vou detestar o "Namor Globeleza" (e barrigudo: Uma das adaptações mais merdas q já fizeram na Marvel)!

      A fase Kirby do "pantera" tão nos devendo mesmo... A melhor chance vai ser num futuro "EPIC" (vamos torcer)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...