06/01/2018

TOP 10: As "Melhores CAPAS" de HQ's em 2017...

O Ano-Novo já começou... Mas ainda falta revisitar (e relembrar) algumas coisas de 2017, e é chegada aquela hora da já tradicional postagem das "CAPAS" do ano!

Selecionar as MELHORES capas de gibis do ano não é uma tarefa fácil... pois entre as TONELADAS de HQs lançadas ao longo do ano, imagens clássicas (de materiais antigos) se misturam com artes mais modernas (igualmente bonitas e atrativas pra uma capa de gibi). Assim, nesse tipo de seleção sempre vai predominar o gosto pessoal de cada um, rs!

Confira as minhas favoritas logo abaixo (e não perca a lista das "piores" na próxima postagem):

Selecionar apenas 10 entre centenas de capas legais que tivemos no ano passado... é uma tarefa ingrata, pois muitas capas bonitas tiveram que ficar de fora da lista final do "TOP 10". Posso garantir, contudo, que me deixei guiar exclusivamente pelo gosto pessoal mesmo, já que não estabeleci maiores critérios de escolha e misturei TUDO na seleção: Capas de HQs clássicas (de encadernados que saíram em 2017 contendo material antigo), capas de HQs modernas (que eu achei chamativas e atrativas), e até mesmo uma capa de LIVRO misturada com os GIBIS (sim, pois é um livro que tem tudo a ver com o universo de quadrinhos que tanto apreciamos)!

Começo com a belíssima capa de "TEX" nº 570 (A Guerra de MacKenzie)... Que traduz em uma única cena o clima e espírito da história. "Tex" imponente em frente a um belo e desolado cenário, com corpos espalhados pelo chão e a fumaça das armas fumegantes misturadas à poeira da terra após mais uma batalha mortal com seus inimigos: Uma capa que merecia um POSTER na parede ou uma camiseta (desde já, uma imagem icônica entre as capas modernas da revista: "Tex")! 

A "Morte do Cap. Marvel" foi relançada pela Panini em capa-dura com a mesma imagem clássica utilizada pela Abril no formato Graphic Novel: É uma arte que expressa bem o que o leitor irá encontrar na emocionante história (um herói nos braços da morte tentando ser salvo por outros heróis)! E Alex Ross não podia ficar de fora com a bela capa de "Arlequina": Uma arte que já rendeu até mesmo uma estátua baseada nela! Entre as HQs mais novas, selecionei a capa do "Demolidor" 13, com a "Elektra" em destaque (uma capa que foge do padrão "normal" das capas atuais)!  

O tal LIVRO ao qual me referi acima (e que entrou pra esta lista de capas), é: "Conan - O Bárbaro"... que traz os contos originais de Robert Howard, adaptados pros quadrinhos pela Marvel nos anos 70 (na "Espada Selvagem de Conan"). A capa do livro é uma arte espetacular de Frank Frazetta, que influenciou o gênero da fantasia e a cultura pop em geral, servindo de inspiração também pra inúmeras outras HQs. Assim, esse critério pesou bastante na hora de eu decidir incluir um LIVRO nesta lista de capas: E sem falar, também, que o livro é ricamente ilustrado e tem muito a ver com o universo de quadrinhos do Cimério (misturando boas histórias com artes deslumbrantes que envolvem a imaginação)! 

O "Sombra" ganhou uma edição pela Mythos (com a fase de Bill "5 e 20") em 2 opções de capa (capa-dura e cartão): As imagens de capa eram diferentes, mas a melhor capa (na minha opinião) foi justamente a da versão cartonada (que era mais barata E mais bonita, hehe)! O Vol. 3 da "Mulher-Maravilha" de George Pérez também me encheu os olhos com um show de sensualidade artística (a MM acorrentada e à mercê de sua inimiga, igualmente: Sexy e fatal, rs)! Já "Star Wars" nº 18 trouxe uma capa que destacava os "Storm Troopers": Uma imagem impactante que evidencia os Soldados do Império como verdadeiros ícones da franquia interestelar!

Por fim... "The Boys 6" apresenta a polêmica capa que satiriza a de "Superman - Grandes Astros" (de Grant Morrison), só que aqui: O anti-herói/vilão veste uma bandeira nazista (em mais um delírio de Garth Ennis em sua divertida e raivosa cruzada contra o gênero de super-heróis, rs)! E os "Tesouros Disney" (abaixo) combinou muito bem uma arte pintada à óleo de Carl Barks (onde os patos encontram diversos tesouros) com a proposta da edição encadernada: que é reunir uma série de HQs clássicas e raras nunca antes publicadas no Brasil (um verdadeiro "tesouro" pra colecionadores)!

Até+

24 comentários:

  1. Olá, Leo! Cláudio Villa e Alex Ross são capistas rotineiros. Rs. Gostei bastante da capa de Multiverso DC também, apesar de não ter nenhum personagem. Valeu! Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
  2. "Olá, Leo! Cláudio Villa e Alex Ross são capistas rotineiros. Rs."


    E aí, Roberto... blz?

    Essa capa do "TEX" tá fóda demais da conta... q imagem espetacular: Ainda vou mandar fazer um poster ou camiseta com essa arte (é só eu me acertar numa parceria com uma gráfica daqui pra ver o q consigo), hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Analisando o conjunto do design (imagem + diagramação) dentre as selecionadas por você, fico com SW #18 e Tesouros Disney, Leo.

    Agora é esperar pelas piores... hehehe

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  4. Fala, Leo !

    Essa capa do TEX 570 considero realmente a MELHOR dentre todas as apresentadas. Aliás, na minha opinião, a arte nas revistas do TEX possui um padrão acima da média encontrada em outras publicações, cujo nível de qualidade costuma variar acentuadamente em função do desenhista escalado e da fase em que o mesmo se encontra.
    Também curti muito a capa do "Tesouros Disney" (as pinturas à óleo do Barks são lindas). A capa com aspecto gótico do "Demolidor Decálogo" também chamou a minha atenção (ainda não consegui adquirir essa obra, infelizmente).

    Interessante esse tópico (assim como outros aqui do "Submundo"). Acredito que deve ser uma característica regular deste blog, pois há apenas uns cinco meses que comecei a frequentar este espaço e não o conheço muito bem. Se assim o for, é outro diferencial que confere ao "Submundo" uma peculiaridade própria.

    Abs !

    ResponderExcluir
  5. Excelente seleção.

    Colocaria também a da nova edição de Marvels e de Moby Dick.

    Falando em posters e nas pinturas do Carl Barks, lembra da coleção que a Abril lançou faz um tempinho? Todas as capas merecem ser penduradas na parede. Minha favorita é a do Donald usando a estrela de xerife para ricochetear as balas (essa façanha nem o Tex consegue).

    ResponderExcluir
  6. Oi Leo!

    Esta é uma das matérias mais divertidas e aguardadas por mim aqui no Blog junto com "as piores"!

    Esta do Sombra eu já sabia que você incluiria entre as melhores na seleção (e é bem justo isto!); a do livro do Conan é mais do que justa ser incluída na seleção, eu mesmo fiquei de queixo caído quando vi esta capa. A do Demolidor também merece estar na lista!

    Vou listar as minhas favoritas:

    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/avante-vingadores-3-serie-n-1/av011300/127285

    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/john-constantine-hellblazer-origens-(2-edicao)-n-3/jo011200/133698

    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/espada-selvagem-de-conan-a-colecao-a-n-2/es105410/133900

    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/homem-animal-n-10/ho011131/133656

    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/herois-mais-poderosos-da-marvel-os-n-64/he105410/132031

    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/colecao-definitiva-do-homem-aranha-a-2-serie-n-12/co007132/133863

    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/elric-o-trono-de-rubi/el062101/134696

    Coloquei sete capas porque três que gostei muito você já colocou aqui a do Sombra, a do Demolidor, e a do Conan (livro)!

    Fico no aguardo das "piores", e da minha parte já tenho uma:

    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/sentry-o-sentinela-n-1/se00701/20273

    Capa feia demais esta com a arte do JRJr., deviam ter usado a arte de capa original da mini-série que está inclusa no encadernado feita por Jae Lee!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Fala, Léo!
    Bem, no caso do Conan, diria que é recomendável julgar o livro pela capa!
    Muito boa a capa Star Wars! Merece uma camisa!

    abs

    ResponderExcluir
  8. Olá, Léo!!! Show de bola o seu blog. Sem duvida o melhor espaço para apreciadores de quadrinhos. Sou de Porto Velho, estado de Rondônia, só pra vc ter uma ideia do alcance do SubmundoHQ. Vc deveria cobrar comissão da Mythos, pois sou mais um que passou a ler e colecionar TEX por sua influência. Preciso de uma ajuda...não estou encontrando a edição gigante em cores do Tex n. 11 A Última Fronteira da editora Mythos. Por isso, peço um help para todos os participantes do Submundo. Um abraço

    ResponderExcluir
  9. A capa mais linda de 2017, na minha opinião, foi a da Red Skin da Mythos.

    ResponderExcluir
  10. "Analisando o conjunto do design (imagem + diagramação) dentre as selecionadas por você, fico com SW #18 e Tesouros Disney, Leo."


    E aí, VAM... blz?

    Graças à vc, passei a considerar mais a diagramação na hora de avaliar uma CAPA... E vc verá um belo exemplo disso na postagem das "PIORES" (q vai ao ar logo mais): Pois incluí ali a ed. do "Teatro das Sombras" (Neil Gaiman) devido à péssima diagramação e logo/título do encadernado!

    Os "Tesouros Disney" ficou bastante harmônico visualmente... e tinha tudo pra ter virado uma coleção à parte (pena q parece ter ficado nessa única edição mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " Graças à vc, passei a considerar mais a diagramação na hora de avaliar uma CAPA..."

      Ah é? Valeu então. :)

      Mas, realmente muita gente define a qualidade de uma capa, seja de HQ, Livro, Disco ou Poster, somente por gostar ou não de uma ilustração/foto.

      Sem contar se tocar de que num primeiro momento até a identificação com o estilo do artista pode influenciar e muito nessa nessa qualificação.

      Só que uma boa capa é muito mais do que isso, é a harmonização de todos os elementos gráficos (ilustração, logotipos, selos, molduras, créditos, título, frase de efeito etc) com o óbvio objetivo de vender, mas isso podendo ser feito de forma conceitual ou concreta.

      Esse é um assunto que sempre me interessou bastante e tenho procurado adquirir vários livros, afim de enriquecer o meu acervo de referências.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Tens razão, VAM...

      Hj, por exemplo, eu dificilmente voltaria a colocar numa lista de "Melhores" uma capa da Salvat-Preta... Pois por melhor q seja a arte na capa, a diagramação geral da coleção preta é bem "pobrinha"!

      De fato, não posso mais voltar a usar como critério de escolha apenas a arte principal de uma capa: Todo o conjunto deve ser harmônico e melhor analisado mesmo!

      Abs!

      Excluir
  11. "Interessante esse tópico (assim como outros aqui do "Submundo"). Acredito que deve ser uma característica regular deste blog,"


    E aí, Antonio... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem... E podes crer q aqui no blog eu costumo trazer umas matérias mais diversificadas de vez em qdo (embora a prioridade acabe sendo as "notícias" de lançamentos), tipo a coluna do LINK abaixo (q eu apelidei de "Cultura Inútil" e q deve abordar outros temas curiosos futuramente):

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2017/03/cultura-inutil-o-verde-e-roxo-sao-as.html

    Pra 2018 eu tbm devo ressuscitar uma antiga coluna do blog q teve 2 partes em 2012: "PROTÓTIPOS" - q mostrava as primeiras "inspirações" pra criação de diversos personagens (recomendo uma conferida nelas nos 2 LIKS abaixo, pois em março devo postar a "Parte 3" dessa coluna):

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/07/prototipos-parte-1-veja-as-primeiras.html

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/08/prototipos-parte-2-veja-as-primeiras.html

    Espero, sinceramente, q vc continue acompanhando o "Submundo" daqui pra frente... pois estou preparando tbm uns "Guias de Leituras" pra várias séries (inclusive o "TEX", q pode ganhar aqui uma sequência de 10 matérias sobre suas principais revistas regulares)!

    E tbm espero q uma hora dessas vc consiga (com um bom desconto de preferência, rs) o "Demolidor - Decálogo"... Pois a ed. ficou mto boa e agradável de ler por trazer 3 sagas fechadas!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Leo,

      Tabalho em Tribunal e como o recesso só acaba na próxima segunda, fui logo conferir os links que vc me enviou.
      Achei maneiro a coluna intitulada "Cultura Inútil", e que trata basicamente da predominância de certas cores em muitos personagens da Marvel. Particularmente, achei um tema bem relevante pois tem a possibilidade de ser ampliado para outros aspectos e, portanto, não considerei nem um pouco inútil aquele tipo de informação. Na verdade, essa questão envolvendo as cores trata-se de uma característica que pode ser crucial até para a aceitação (e a rejeição) de determinados personagens. Por exemplo, muita gente acredita que o declinío do Fantasma no Brasil começou a partir da decisão de mudarem a cor tradicional vermelha (a que estávamos acostumados há décadas) pelo roxo. Eu mesmo fui um que parei de comprar as revistas do Fantasma nessa época porque achei o resultado esquisito e bem desagradável. E até hoje ainda continuo achando.

      Muito foda também as duas matérias intituladas "Protótipo", mostrando a fase "pré-histórica" de vários personagens (eu só conhecia as imagens do que foram os primórdios da Turma da Mônica). Muito bizarro mesmo. Lembrou a minha antiga namorada, que conheci quando era uma patricinha dengosa e supermetida mas que agora está se transformando num buchão feio pra caramba. Nesse caso, a evolução ocorreu ao contrário.

      Aguardo ansiosamente seu "Guias de Leituras". O TEX GOLD é agora a minha prioridade máxima (completarei essa coleção na marra pois ainda não vi nenhum exemplar em lugar nenhum aqui no Rio - compro os meus com um fornecedor selecionado só pra isso no ML). Também já tenho um grande espaço reservado pra receber essa coleção do TEX GOLD. Já tenho os cinco primeiros volumes e estou feliz pra caraca.

      Abs!

      Excluir
    2. E aí, Antonio... blz?

      Eu sou fanzaço do "Fantasma" tbm e desde pequeno (nos anos 70) eu lia as revistas dele pela RGE... A mudança de cor me incomodou bastante tbm, embora a cor original seja mesmo o ROXO pro uniforme dele. Mas a nossa memória afetiva nos faz associar sempre o VERMELHO como sendo a cor q nos fez gostar do personagem desde o início. Dizem q no Brasil adotaram o vermelho pq as gráficas da época não trabalhavam com o roxo. De qq forma, tive bastante dificuldade em aceitar a mudança pro "Fantasma" (hj eu tô mais de boa qto à isso, mas ainda gosto mais da cor vermelha pro uniforme)!

      Hahaha... o tempo passa pras mulheres tbm, rs: Mas graças a deus o meu gosto tbm vai se adaptando à isso e tenho apreciado bastante a evolução natural da minha, hehe!

      Qto ao "TEX GOLD"... como eu te disse, na pior das hipóteses: ainda tem como comprar as ed. avulsas no site da Slavat (se não me engano até com frete grátis acima de determinado valor). Eu já tô me acostumando com a ideia de comprar ed. da Salvat apenas pelo site, já q não chegam direito aqui pro sul do país!

      Abs!

      Excluir
  12. "Falando em posters e nas pinturas do Carl Barks, lembra da coleção que a Abril lançou faz um tempinho? Todas as capas merecem ser penduradas na parede."


    E aí, Guilherme... blz?

    Sim, essa foi a 1º coleção com a fase completa do Carl Barks (e teve 41 Vol no total - todos com capas pintadas à óleo pelo Barks). Inclusive, vou botar aí (no LINK abaixo) a capa q vc falou (pra galera conhecer):

    https://inducks.org/hr.php?image=https://outducks.org/webusers/webusers/2006/06/br_omd_0011a_001.jpg

    Essa história é uma das minhas favoritas do "Donald" tbm: "O Xerife do Vale Balaço"... q foi republicada pela Abril no ano retrasado, no 2º Vol da coleção de capa-dura do Barks (O Segredo do Castelo)!

    E a capa de "MARVELS" quase entrou neste "TOP 10" de melhores capas, hehe... Acredite: Foi por mto pouco q ficou de fora, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Esta é uma das matérias mais divertidas e aguardadas por mim aqui no Blog junto com "as piores"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Te confesso q eu tbm adoro passar uma madrugada inteira fuçando nas CAPAS do ano pra escolher as melhores e piores (é relaxante e faço isso com prazer, rs)... Aliás, tô finalizando a postagem das "piores" pra mandar pro ar daqui a pouco (preferi refazer a triagem da "seleção" só pra não ser "injusto" com nenhuma das piores, hehe)!

    Essa capa do "Sombra" eu já tinha elogiado bastante na época q saiu... E "quase" comi mosca nessa: Vieram pouquíssimos exemplares dessa capa (cartão) aqui pro sul e se eu não pegasse nos primeiros dias eu teria ficado SEM (a versão capa-dura ainda sobrou na loja daqui, já essa cartão nunca mais veio reposição de estoque pra cá)!

    E gostei da sua seleção de melhores capas tbm... Essas de "Avante Vingadores" ficaram mto bonitas mesmo (foram mais de uma nesse estilo pintada q saiu ano passado). As da "Espada Selvagem" (Salvat) eu acabei utilizando o critério de esperar pelo lançamento oficial em março (pois a Salvat já mudou o padrão de capas da coleção do "Aranha" entre a fase-teste e a oficial): Daqui há 1 ano, tenho certeza q estarei incluindo nesta coluna algumas capas da "ESC" salvatiana, rs!

    E concordo plenamente contigo em relação à capa do "Sentinela" (Salvat vermelha)... Ficou mto feia e tbm preferia essa q vc linkou acima (com o embrião do "sentry" e os heróis na volta - aliás, a presença de outros heróis na capa teria até ajudado nas vendas da edição, creio eu)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Bem, no caso do Conan, diria que é recomendável julgar o livro pela capa!"


    E aí, Victor... blz?

    Por coincidência, recebi ontem esse livro do "Conan"... E tá espetacular mesmo: Vem rico em ilustrações por dentro e as capas originais da "Weird Tales" (onde os contos do Howard eram publicados nos anos 30). E acredite: Essa capa do Frazetta fica ainda mais impressionante se vista ao vivo de perto (tem mais detalhes q não aparecem direito na tela do PC)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "Preciso de uma ajuda...não estou encontrando a edição gigante em cores do Tex n. 11 A Última Fronteira da editora Mythos. Por isso, peço um help para todos os participantes do Submundo."


    E aí... blz?

    Puxa, brigadão mesmo por estar curtindo o blog... E fico feliz em saber q o alcance do "submundo" chegou ao outro extremo do país (Ah, se não fosse o milagre da internet, hein? hehe)!

    Qto ao "Tex Gigante 11"... Eu procurei pra vc e realmente, parece estar esgotado no site da editora e tbm na Saraiva e Fnac (sem previsão de retorno nessas lojas). Porém, achei um LINK no ML q tá lacrado e pelo preço de capa (só q o anúncio tá "pausado" temporariamente):

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-780948662-tex-edico-gigante-em-cores-n-11-mythos-nova-lacrada-_JM

    QQ coisa, na pior das hipóteses... posso ver pra vc se ainda tem na loja de HQs q frequento (até pouco tempo eu sei q tinha, pq vi 2 exemplares na estante). Me avise se quiser, q eu posso tentar conseguir por aqui, blz? (mas por questões de frete mais barato eu sugiro q vc tente antes com esse vendedor do ML - q é de Pernambuco)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léo, se vc puder ver por ae... te agradeço muito!!! Meu nome é William (não consegui publicar) e é só vc mandar as instruções de como proceder que Tah fechado!! Um abraço!!!

      Excluir
    2. E aí, William... blz?

      Bem, pra começar vc teria q me mandar um e-mail pra contato pra gente combinar melhor. Mas basicamente eu precisaria de um depósito no valor da edição pra poder retirar na loja e o valor aproximado do frete pra eu já despachar direto no correio perto da loja, pois não tenho tempo pra ir numa agência SÓ pra ver valor de frete e ir de novo depois pra postar (claro, q se der diferença eu devolvo depois)!

      Enfim, fico no aguardo então... (E qdo voltar na loja semana q vem eu pergunto se ainda tem a edição)!

      Abs!

      Excluir
  16. "A capa mais linda de 2017, na minha opinião, foi a da Red Skin da Mythos."


    Essa capa da "Red Skin" tá mais pro Troféu: "Calos nas Mãos 2017", rs...

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. Fala,Leo!
    Achei uma ótima escolha essa sua e concordo que todas são belas capas!
    Olho para essas artes e fico lembrando-me dos antigos formatinhos com aquelas montagens de personagens e cheias de frases e logos dos heróis! Na época a gente achava o máximo,mas pense em quantas capas legais deixaram de ser publicadas por aqui! Acho que a grande maioria não eram mesmo as originais!
    Vlw,Leo!
    Abs!
    PCRM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, PCRM... blz?

      Bem lembrado isso q vc falou... Realmente, com as montagens da Abril e RGE (entre o final dos anos 70 e 1º metade dos 80) MUITAS capas originais se perderam (algumas montagens eram feitas até em cima de cenas da arte interna dos gibis)!

      Somente qdo eu comecei a ter acesso à internet (final dos anos 90) é q eu descobri as capas originais de vários gibis em sites gringos e comecei um árduo trabalho de SALVAR todas no computador. Infelizmente, depois de eu ter arquivado quase 10.000 capas clássicas: meu HD na época PIFOU e eu perdi TUDO, hahaha!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...