06/01/2018

"Revirando a Lixeira": As PIORES Capas de 2017...

"Revirando a Lixeira" é - literalmente - a PIOR coluna aqui do blog.... E nem teria como ser diferente, pois ela traz nada menos do que as piores capas de gibis do ano!

Capas feias, com excesso de poluição visual, mal-desenhadas, feitas nas coxas, com erros grotescos de anatomia e proporção.... Estão todas aqui: Direto da lixeira do "Submundo", rs!

Confira abaixo (e selecione as suas "favoritas" também):

Para o "MELHOR" existir... Obrigatoriamente, tem de haver um "PIOR" (ou vários deles). Essa máxima se aplica perfeitamente pras CAPAS de gibis (que é o assunto aqui, rs)! Assim, vamos embarcar agora na nossa já tradicional coluna de "PIORES CAPAS do ano": Na qual fiz uma triagem mês a mês de 2017 inteiro pra chegar nesta seleção - que volto a ressaltar: É estritamente PESSOAL (uma postagem desse tipo nem teria como ser de outra forma que não envolvesse o gosto pessoal de cada um). Portanto, sintam-se à vontade também pra listarem abaixo as suas "favoritas" entre as piores, rs!

Começo com a estreia da revista: "Luke Cage & Punho de Ferro" (da "novíssima e absolutamente nova" Marvel)... A capa da revista já dá aquela "palinha" da porcaria que é o conteúdo também: Desenhos caricatos, caretas, poses "de impacto" (à la anos 90) e uma mania xarope que de uns anos pra cá tem tomado conta de alguns artistas: Mostrar a sola do sapato (detalhadamente "cool e descolada") dos personagens que chutarem a tela (já fazia o Jim Lee nas botas do "Batman" - na capa da saga: "Silêncio")!

O "Aranha" nunca esteve tão mal-amparado de bons artistas do que nos dias de hoje. Chega a dar vontade de me retalhar todo com uma navalha em ter que dizer isso: Mas começo a sentir saudades até do McFarlane diante dos "artistas" atuais que assumiram as revistas aracnídeas . Exagero? Vejam as capas que selecionei com um "aranha" todo fora de esquadro e com pés mal-desenhados (os caras não sabem desenhar pés - Rob Lifeld fazendo escola, rs). Tem uma capa abaixo (Guerra Civil II) com uma criatura que parece o "Venom", que pelamor (puta troço tosco)!

Ainda na fase nova da Marvel... A editora insiste em tentar voltar com o "Motoqueiro Fantasma", que agora nem motoqueiro mais é (virou "motorista") e garantiu seu lugarzinho neste ranking com essa capa logo acima! "X-Men 6" (revista mensal) traz na capa umas expressões medonhas nos personagens, com direito até a um "Wolverine" com cara de quem chupou um limão, rs! E a "Universo Marvel 4" tentou prestar uma homenagem à clássica capa do "4F" nº 1 (já referenciada milhares de vezes em outras publicações - o que também denota a falta de criatividade da "ideia") com o mostro saindo debaixo da terra: Kirby deve ter se revirado no túmulo!

"Teatro das Sombras"... O encadernado de luxo assinado por Neil Gaiman (e outras celebridades) só entrou nesta lista devido à péssima diagramação no título (o que fez render uma polêmica e muitas críticas de leitores na época do lançamento: Ficou um trabalho bem tosco e amador mesmo)! Já o "Superman" teve uma capinha bem besta encarando o "Batman" (e o criarêdo se encarando logo abaixo também) - Tá, e daí? Viraram todos "galinhos de briga" agora? Tá igual àquelas fanfarronices entre lutadores de boxe e MMA!

Por fim... 2 mangás garantiram vaga por aqui, hehe: Não pensem que é implicância minha com o "Toriko" (já é a 2º vez que esse mangá aparece aqui na lista de "PIORES" do ano) mas, porra, o que é essa capa do nº 27 com os pescoços dos caras maiores que a cabeça e parecendo troncos de árvores? Me digam se não parece aquele monstro que já enfrentou o "ULTRAMAN" (cliquem neste "LINK") HAHAHA! E o "Ninja Slayer" tentou sensualizar na capa, mas derrapou feio nas proporções da moça popozuda, rs!

Até+

56 comentários:

  1. Olá Leo!

    Toriko e Motorista Fantasma são as piores, nem tanto pela diagramação pois os logotipos estão relativamente isolados, assim como temos uma boa leitura das demais informações (titulo, autor etc) o problema é realmente as ilustrações, tanto em uma como na outra não se consegue distinguir os limites entre os personagens, parece uma única criatura disforme.

    Diante delas até o Teatro das Sombras, que mais parece propaganda da própria edição, ficou melhor.

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  2. "Toriko e Motorista Fantasma são as piores,"


    E aí, VAM... blz?

    Essas, foram de lascar mesmo... q capas bem feias e mal-desenhadas: E pior q a arte interna consegue ser ainda MAIS bizarra e grotesca (não sei como esses gibis podem ter fãs - se é q tem)?

    Qto ao "Teatro"... eu vi na época a capa do TP gringo e era BEM melhor q essa versão da Mythos (cujas bordas tbm reduziram a bela arte no centro)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julgar os fãs de um gibi só pelo desenho não é algo legal de se fazer

      Excluir
  3. Sentindo falta do Motoqueiro fantasma: máquina da vingança. Toriko parece obra de fã/seguidor/inspiração de mau gosto do Rob Liefeld. rs. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
  4. Beleza, Leo ?

    Indigesto mesmo todas essas capas ! Verdadeiro lixo, que acaba denegrindo a própria imagem do produto que deveriam promover.
    Todas essas capas são horríveis, péssimas. Uma vergonha.
    Aproveito pra execrar a pseudo-arte do McFarlene, principalmente em O Homem Aranha. Esse cara é uma figura nefasta para a boa imagem dos quadrinhos de um modo geral devido àquilo que ele desenha. Ficou completamente escrota a representação do Aranha pelas mãos desse cara.
    Infelizmente, quanto mais escrota,ridícula e vulgar é uma coisa hoje em dia, mais a galera facebookiana parece se amarrar. Se não me engano, a capa original do Amazing Spider Man feita pelo McFajuto foi vendida por mais de 650 mil Trumps.
    Essa mania pelo mau gosto é uma tendência mundial. Não sei se a causa dessa tendência é provocada pelo consumo exagerado de fastfood, por toxinas oriundas de verminose intestinal, por degradação sistêmica das células cerebrais ou simples falta de vergonha na porra da cara, mas o fato é que isto já se consolidou em todos os cantos - e no Brasil assume proporções de calamidade pública em todas as esferas.

    Abs !

    ResponderExcluir
  5. P.S.: a capa que citei é do n° 328 de Amazing Spider Man.
    A galera deslumbrada deve ter achado icônica.
    Sinceramente, o mundo e as pessoas tão cada vez piorando mais do que o limite da paciência já suporta.

    ResponderExcluir
  6. Leo, quando teremos Visões de 2018?

    ResponderExcluir
  7. O pior dessas capas toscas é saber que tem gente que é fã dos desenhistas. Já experimentou ir nas redes sociais de alguns deles? Fiz isso ano passado, por curiosidade mórbida, e vi centenas de elogios em cada publicação deles. Sim, Liefeld e Humberto Ramos possuem legiões de fãs de verdade.

    Só fiquei com um pouco de culpa por ficar falando mal do Liefeld porque o cara parece ser muito gente boa pelas fotos com fãs e filhos que ele vive postando.

    Mas discordo dessa do Super Pai e Super Filho encarando o Batman e o Robin porque me lembrà aqueles encontros doidos de antigamente que lia na coleção invictus. Só a história em si que não foi tão divertida quanto achei que seria... (foi boa a decepção para eu continuar longe das mensais para economizar... hehe)

    ResponderExcluir
  8. Silvio gularte07/01/2018, 01:17

    Coleciono x-men, mas são aa piores capas com certeza

    ResponderExcluir
  9. Oi Leo!

    Putz! Tosquice pura estas capas, a do Motoqueiro eu já desconfiava que ia estar na sua lista, e não é para menos, quando a vi na banca me espantei com "tamanha obra de arte", e resolvi passar bem longe disso, assim como a do Luke Cage e Punho de Ferro que se não me engano chegou junto com a do Motoqueiro!

    Nunca curti este tipo de arte caricata para super heróis, acho que destoa do material, acho que existem publicações fora super heróis em que este tipo de arte se encaixa perfeitamente. Eu ainda prefiro as décadas de 70\80 em que todos os artistas basicamente seguiam um estilo "único" de arte para histórias de super heróis!

    Este tipo de arte começou a partir dos anos 90, e infelizmente permanece até hoje no ramos de super heróis, e uma vez que "a porta foi aberta não dá par voltar atrás", portanto eu costumo passar longe de materias com este tipo de arte, salvo raras exceções!

    O Aranha não só está mal-amparado de artistas como também de roteiristas há anos, mas parece que existe uma luz no fim do túnel, já que Dan Slott aparentemente irá largar o título do herói em definitivo em 2018. Tomara, mas a Marvel teve uma debandada muito grande de roteiristas inclusive seus melhores, portanto acho que a situação por lá agora não será das melhores!

    Vou fazer um off-topic: Uma das edições mais marcantes da revista do aranha para mim foi a edição de número seis dele da Editora Abril de dezembro de 1983, onde ele fica preso a J.J. Jameson com uma algema bomba, e claro enfrenta o Homem Lobo na ponte, onde o embate termina com o herói segurando o ex-astronauta pelo braço em sua forma humana rumo à queda livre na ponte. Como John Jameson se liberta do herói e cai em queda livre desaparecendo num clarão antes de chegar à àgua!

    Sempre fiquei me perguntando o que teria acontecido ali, mesmo depois de alguns meses quando o personagem apareceu, nada foi explicado!

    Eis que 34 anos depois da revista contendo esta história ser publicada no Brasil, eu obtenho a resposta ao comprar a sensacional e muito aguardada por mim miniatura do personagem!

    Quando desapareceu ele foi parar em outra realidade graças a pedra lunar alojada em sua garganta, onde teve de lutar como um guerreiro no melhor estilo de aventura de Flash Gordon virando o Deus Estelar!

    O curioso é que esta história foi desenhada por ninguém menos que George Pérez, e dizem ser muito boa apesar da premissa um tanto "bizarra"

    Com sorte este material inédito, será publicado numa capa vermelha da Salvat da vida, se até a Garota Esquilo ganhou sua edição por que não um personagem com 45 anos de criação?

    Aqui está a capa da edição:

    https://basementcomics.gletech.com/online_store/store/images/306123.jpg

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Maldito seja por me mostrar essa Ninja Slayer.

    Não vou conseguir dormir por um tempo.

    ResponderExcluir
  11. Fala, Léo!
    Parabéns! Quanto lixo na mesma postagem!

    Saudosismo à parte, ao comparar este Punho de Ferro, com o mesmo, no traço do mestre John Byrne (Salvat Clássica, por ex) dá até pena...

    Não saberia "ranquear" as piores capas, mas apostaria na coleção Salvat Vermelha como a pior coletânea de capas já reunida!

    Como o volume de lixo produzido é grande, creio que esta coluna de piores capas poderia incluir as 100 piores!

    abs.

    ResponderExcluir
  12. "Toriko parece obra de fã/seguidor/inspiração de mau gosto do Rob Liefeld. rs."


    E aí, Roberto... blz?

    Brincando, brincando... O "Mestre" Liefeld tem lá seus seguidores fanáticos mesmo, rs. Pra vc ter uma ideia, ainda hj aparecem uns fãs perdidos por aí nas redes sociais em defesa do "talento artístico" do sujeito!

    Eu nem posso falar mto, pq sendo fã de filmes TRASH de terror e filmes "B" de ação dos anos 80... acabo perdendo a moral pra criticar essas ruindades em gibis, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peralá, Leo !

      Essa de evitar meter o pau em porcariadas em quadrinhos só por ser fã de filmes Trash/B não tem nada a ver.
      Uma coisa é algo ter os seus primórdios marcado pela qualidade e depois descambar pro ridículo e o inadmissível e outra coisa é vc ter algo que, por limitações orçamentárias e técnicas, assumiu um aspecto tosco mas que foi largamente compensado pela natureza do seu conteúdo.
      Portanto, são formas bem distintas de comparação essas a que vc se referiu.
      Eu também curto muitos filmes (como os de Kung Fu da década de 70), seriados ("O Elo Perdido", da Kroft) e desenhos animados antigos que poderiam ser rotulados como toscos mas que, justamente pela qualidade da obra em seu conjunto, são incomparáveis. E essas produções "toscas" simplesmente não são divulgadas porque senão poderiam comprometer o rendimento da indústria típica desse ramo - a qual precisa estar sempre abastecendo o mercado com seus novos lançamentos.
      Tenho uma coleção gigantesca dessas coisas antigas e fantásticas - e quem vê fica fascinado. Prova de que os efeitos especiais modernos, as megadefinições de imagem, a "sonoridade ultrafônica" e outros recursos pirotécnicos que fazem o deslumbramento dos bitolados muitas vezes não são páreos para as produções arcaicas ou quase artesanais.
      Tô me lixando pros "filmaços" da Marvel e da DC e prefiro mil vezes assistir o "Um Golpe à Italiana" (com Michael Caine), os 52 episódios do "Speed Racer" e o "Vôo do Dragão", com Bruce Lee, assim como não troco qualquer dos meus volumes do "Príncipe Valente" por nenhuma hiper-mega-coleção que for lançada com base em "extraordinária equipe de roteiristas, designers gráficos e avançados recursos de computação, capa holográfica, e contendo milhões de curtidas no Feicibuqui".
      Que se explodam !

      Excluir
    2. P.S.: quer coisa mais tosca que "O Abominável Dr. Phibes", com Vincent Price ? Ou as revistinhas do Recruta Zero ?
      Mas eu me amarro !
      Hahahahaha !!!

      Excluir
    3. E aí, Antonio... blz?

      Eu curto essas coisas q na minha infância eram legais e q hj são consideradas "TRASH"... Atualmente, tenho assistido aquelas séries japonesas clássicas de monstros: Comecei com o "Ultraman" e "Ultraseven" (revi as 2 séries completas de uns meses pra cá) e agora vou partir pra: "Vingadores do Espaço", "O Regresso de Ultraman", e "Spectreman" (depois disso devo parar, pois foram só essas q me marcaram na época)!

      O "Elo Perdido" eu acho q envelheceu mal, andou passando num canal local aqui do sul (acho q na "TV Universitária") e me decepcionei um pouco ao rever (e olha q desse eu era fanzaço nos anos 70/80)!

      Do "Dr. Phibes" eu gosto (são 2 filmes dele) mas realmente, os efeitos são bem toscões pros padrões atuais, rs! e do "Recruta Zero" eu sou o maior fã q eu conheço (tenho tudo q saiu dele nos últimos 15 anos no Brasil)!

      Abs!

      Excluir
    4. O Elo Perdido é exibido regularmente pela Rede Brasil TV também. Reassisti um punhado de episódios de um ano pra cá.

      De fato, envelheceu tão mal quanto a menininha Holly (procure algum vídeo recente da Kathy Coleman e veja o

      estrago que fazem as bebidas e os cigarros... putz). Mas... e sempre tem um "mas"...

      Se você for bom em abstrair deficiências técnicas, dramáticas e trasheiras em geral (modéstia à parte, sou mestre nisso), vai encontrar premissas bem loucas e interessantes espalhadas por ali. Algumas à frente do seu tempo, inclusive. Acho que os roteiristas da Sid & Marty Krofft desistiram de esperar um orçamento decente e chutaram o balde de vez.

      O episódio S02E12 ("Split Personality") em que os Marshalls encontram reflexos de si mesmos numa caverna é um bom exemplo. Explora de forma hardcore conceitos como loop temporal, causalidade e convergências entre dimensões, com direito a final ambíguo. Só vi sacada parecida em filmes como Donnie Darko, Primer e Coherence, décadas depois.

      É genial. Pena que é para poucos paladares. Ter que ter um filtro nível molecular, rs.

      Excluir
    5. E aí, doggma... blz?

      Eu peguei uns episódios isolados nesse canal qdo revi a série há uns 2 anos atrás e constatei q ela tinha envelhecido mal e q a minha memória afetiva insistia em me trair (minhas lembranças dessa série eram as melhores possíveis até rever alguns episódios)!

      Porém, reconheço q tinha uns temas bem interessantes sobre princípios de física quântica e dimensões paralelas... Eu teria q rever tudo desde o início pra "entrar no clima" de novo, rs!

      Nas minhas memórias de infância... as cenas com o dinossauro perseguindo a família até a caverna e os sleestak eram mais assustadoras e tensas: Mas qdo as revi nos dias atuais estavam mais toscas e risíveis do q eu me lembrava (faz parte, não adianta: a nossa memória afetiva é quase um mundo paralelo à parte, rs)!

      Abs!

      Excluir
    6. O pior de tudo (mais até do que o terrível embagulhamento da Kathy Coleman) foi a redublagem - igualmente tão horrível que não consegui mais assistir O Elo Perdido em português.
      Tenho o Ultraman com a redublagem e o trabalho, nesse caso, ficou muito bom, assim como ocorreu com o Speed Racer (cuja dublagem se perdeu para sempre). Vingadores do Espaço e Robô Gigante só tenho legendado, a partir do áudio original em japonês.
      As redublagens deliberadas, entretanto, são o cúmulo da putaria e da sacanagem. É insuportável assistir o Patolino ou o Pernalonga com as malditas redublagens que fizeram. Ficou uma imundície - idêntica a tudo o que impera neste país. Parece que estão redublando tudo, destruindo e descaracterizando todo o fabuloso trabalho de dublagem original. O desenho do Batman e Robin, da Filmation, por exemplo, caracterizava-se por ter o mesmo elenco extraordinário de dubladores da série televisiva, cuja dublagem foi realizada pela AIC - e era sensacional. Esse desenho passou no Cartoon Network e foi lançado em DVD, mas com a famigerada redublagem. Ficou um completo lixo, pois excluíram até os efeitos sonoros de fundo originais. Felizmente, tenho os episódios deste desenho com a valiosa dublagem original.
      "O Inspetor" foi outro dos desenhos animados que perdeu todas as suas peculiaridades depois que foi redublado. Chamar de lixo o resultado será até um elogio. Felizmente, também tenho a dublagem original deste Clássico.

      Excluir
    7. E aí, Antonio... blz?

      Eu não sei o q aconteceu com o mercado de dublagens nas últimas décadas... mas a qualidade baixou mto se comparada às dublagens clássicas dos anos 60 a 80. Exemplos:

      "Perdidos no Espaço"... qdo pensaram em lançar os DVDs da série redublados, os fãs se manifestaram com "sangue no zóio" e exigiram a dublagem ORIGINAL, na qual o dublador do "Dr. Smith" conseguia ser melhor até mesmo q o ator verdadeiro, rs (o "Dr. Smith" pra mim, só vale com a dublagem da época)!

      Os "Simpsons" é outro exemplo... Eu nunca consegui me acostumar com o 2º dublador do Homer: e agora só assisto a série com as vozes originais (da 1º dublagem eu gostava mto, mas nenhuma das substituições q fizeram pros "simpsons" prestou na minha opinião)!

      Abs!

      Excluir
    8. As dublagens eram quase todas feitas no Rio e agora são em São Paulo. Preço baixo bateu qualidade!

      Excluir
    9. É triste isso, Hunter...

      Mas parece ser a mesma história em TODAS as áreas (não só dublagens): O preço baixo raramente anda de mãos dadas com a qualidade. E no fim das contas, é o q mais acaba pesando na viabilização de qq negócio ou projeto!

      Abs!

      Excluir
    10. Nosso amigo capitalismo em ação.

      Mas as HQs já são uma prova de que é isso que o povo gosta. Toda vez que aparece um material de maior qualidade já começa a galera a reclamar do preço, falar em luxo desnecessário, que tal HQ tem X páginas a mais pelo mesmo preço...

      Excluir
  13. "Aproveito pra execrar a pseudo-arte do McFarlene, principalmente em O Homem Aranha."


    E aí, Antonio... blz?

    Eu ainda fui irônico no texto qdo mencionei a "saudade" da arte do McFarlane, rs... Quer dizer, em comparação aos "Hubertos Ramos" da vida q surgiram de uns anos pra cá nos gibis aracnídeos, o McFarlane e seus asseclas noventistas ainda eram melhores diante do q temos HOJE!

    Mas do meu ponto de vista, o último BOM artista q tivemos assumindo um título regular do "aranha" foi o Romitinha... q embora tenha apresentando um trabalho mediano no "aranha", prefiro acreditar q seja pelos prazos apertados q a Marvel deve ter imposto à ele, já q em "Kick-Ass" (q ele levou anos pra finalizar) sua arte estava excelente como nos bons tempos!

    Eu sinceramente não sei o q levou essa geração atual a ser tão tolerante com o LIXO q lhes oferecem guéla abaixo... Seja nos gibis, na música, no cinema, e na TV: Tem merda demais sendo consumida sem o menor pudor por essa geração mais nova (q parece até gostar do sabor, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não viu o Aranha do Marcus Martin, pô? Tá parecendo a galera que reclama sem ler do Slott...

      Excluir
    2. Oi, Hunter... O Marcus Martin eu conheço por scans e realmente, é uma exceção entre os artistas atuais do aranha (ele segue o estilo mais clássico e tem um trço diferenciado). Porém, não sei se alguma história dele já saiu no Brasil? Qdo me referi aos artistas do aranha, tava falando dos mais tradicionais e conhecidos por aqui (tipo o Ramos e esses carinhas das capas acima)!

      Abs!

      Excluir
    3. Já saíram TODAS as histórias do Aranha dele no Brasil, pô! Ele desenhou o personagem antes mesmo do Superior.

      Eu acompanho as séries regulares do Aranha desde o fim do Reinado de Terror do Stragado e afirmo que é injusto criticar tanto os argumentos do Slott quanto os artistas, fora, claro, o Ramos.

      A primeira capa que você postou é de uma série derivada fora de cronologia voltada para o público infantil, Spidey. Detalhes aqui:
      http://marvel.com/comics/issue/57137/spidey_2015_1

      A segunda é do Homem-Aranha Briles Bendales...

      Excluir
    4. Poxa Hunter, a fase do Straczynski tem alguns momentos bem legais rs. Acho que é uma das fases que mais evoluiu o Peter.

      Claro, deve-se ignorar o horrível arco "Pecados pretéritos" e One More Day (que,sejamos justos, nem foi culpa dele).

      Excluir
    5. A saga "Pecados Pretéritos" foi a última sequência de revistas impressas do aranha q eu comprei... depois daquele lance da Gwen chifrando o Peter, do retcon mostrando q ele era VIRGEM enquanto tava com ela, e os tais filhos adultos da Gwen: Eu vi q pra mim era o momento de fechar a conta com os gibis impressos e seguir a partir dali com scans esporádicos (foi como acompanhei a fase do Slott, já q a panini tbm não ajudava mto na elaboração dos mixes das mensais - e incluía algumas tranqueiras brabas no miolo)!

      Abs!

      Excluir
    6. Evoluiu tanto o Peter que todos os coadjuvantes da série foram reduzidos a Tia May e Mary Jane. Até o Jameson sumiu!

      Grande evolução um personagem que se relaciona só com a mulher e a figura materna, hein? Todo adulto que eu conheço é assim...

      Não inocente a Besta-Fera de One More Day. Procure as entrevistas! Ele não tem NENHUMA oposição ao divórcio by Mefisto, que é a principal queixa dos fanboys, o problema dele é com a ideia do Quesada de mudar todo o passado para que eles nunca tivessem sido casados e sim "concubinados", enquanto o próprio Stragado preferia que tudo que aconteceu desde então (incluindo as histórias do Aranha com outros personagens, suponho) tivesse sido suprimido da cronologia, estilo Crise, o que iria aniquilar a cronologia da Marvel. Prefere seis ou meia dúzia?

      Excluir
    7. "Todo adulto que eu conheço é assim..."


      Hahaha: Me inclua nessa lista tbm, Hunter... rs!

      Depois q casei e passei dos 40, perdi contato com quase todos os meus amigos solteiros q antes saíam comigo pra festas e bebedeiras (esse tipo de vida nem cabe mais pra quem tá casado, rs). Hj, só converso mais com minha mulher e minha mãe (e uns poucos amigos pessoais da loja de gibis q frequento)!

      Mas eu tenho saudades do tempo em q o Peter tinha uma vida social mais agitada nos gibis... acho q de todos os personagens q conheço, o Aranha é quem teve os coadjuvantes mais interessantes entre todos. Até as relações de trabalho no Clarim eram legais!

      Abs!

      Excluir
    8. Bom, ainda gosto bastante do Peter professor e da série no geral, mas sei que sou minoria haha.

      Quanto ao pacto, preferia que isso nunca tivesse acontecido. Não sei porque o Quesada acha que o Peter tem que ser o solteirão que mora com a tia mesmo tendomais de 30 anos. A Marvel não deixa o personagem crescer.

      Excluir
    9. Bingo! Esse é o segredo da série, Peter convivia (e convive, quando é escrito pelo Slott!) com um grande elenco de coadjuvantes interessantes, que têm suas próprias vidas.

      Stragado não se deu ao trabalho de usar isso e suprimiu TODOS eles, menos Tia May e Mary Jane! Ele não usou nem o Jameson, que é o antagonista da série (sério, pegue as edições do Stan Lee e vai perceber que ELE é o verdadeiro arquiinimigo do Aranha!).

      Mas, tipo, você não tem colegas de trabalho? O Peter do Stragado não tinha, o do Slott tem...

      Excluir
    10. "A Marvel não deixa o personagem crescer."


      E aí, Lucas... blz?

      Acho q no fundo a Marvel sempre se arrependeu de ter feito o tempo passar pro Peter e deixado ele chegar aos 30 anos... Na linha Ultimate se percebe melhor isso: já q aproveitaram pra recomeçar a vida dele desde moleque no colégio (e ainda mataram ele e substituíram por outro - Morales - ainda mais novo, rs)!

      No cinema, a Marvel teve sua grande chance tbm (fora da visão da Sony)... E partiu pra um Peter molequinho no colegial (o sucesso dessa versão deve reverter em algum momento pra uma "readaptação" nos gibis: Aposto como o Peter vai "rejuvenescer" em seguida (de novo)!

      Abs!

      Excluir
    11. "Ele não usou nem o Jameson, que é o antagonista da série"


      Verdade, Hunter... O Jameson sempre foi o "vilão" principal do aranha: Da mesma forma q o "Dr. Smith" tbm era o grande vilão de "Perdidos no Espaço" (e o alívio cômico ao mesmo tempo)!

      Na ânsia de levar esse antagonismo às vias de fato... Lee e Ditko criaram o "Esmaga-Aranha" (q era a forma de fazer o Jameson dar uma surra no Aranha e vice-versa, rs). A ideia foi tão boa q prosseguiu na fase Lee/Romita com a nova versão do "esmaga-aranha" (q tinha a cara do Jameson estampada num monitor do robô)!

      Abs!

      Excluir
    12. Entendo sua crítica ao isolamento do Peter, Hunter. Sei que sou voto vencido ao defender essa fase haha. Não li tantas histórias do Lee para atestar esse papel do Jameson, mas concordo plenamente de que ele é um dos grandes coadjuvantes da revista.

      Quanto ao Slott, nao li muita coisa escrita por ele, mas o que li gostei. Citando rapidamente, gostei de Novas formas de morrer (do comecinho do run dele) e, por incrível que pareça, Homem-Aranha superior. Achei bem escrito e no fim funciona como uma homenagem ao papel do Peter como herói.

      Excluir
    13. Superior é excelente! Só tinha gente que falava mal da história antes de a lerem...

      Excluir
  14. "Leo, quando teremos Visões de 2018?"


    E aí, Andrécio... blz?

    Eu já comecei a produzir essas matérias com as novidades pra 2018... mas vai demorar um pouquinho mais até juntar material suficiente pra umas 3 postagens seguidas (eu sempre divido em 3 partes essas matérias). Boa parte das novidades pro ano tbm já foram reveladas na CCXP (e postadas aqui nos últimos plantões de notícias): Vou esperar mais um pouco então pra anunciar lançamentos q ainda não tenham sido divulgados até o momento (assim dá tempo pro "X-9" voltar de férias tbm, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "Só fiquei com um pouco de culpa por ficar falando mal do Liefeld porque o cara parece ser muito gente boa pelas fotos com fãs e filhos que ele vive postando."


    E aí, Guilherme... blz?

    Eu tbm acredito q o Liefeld seja um cara gente boa na vida real (tirando os inúmeros processos trabalhistas e por plágios q ele recebeu ao longo da vida, rs)... só não tenho tanta pena dele, pq sei q existe o lado oposto dessa moeda: O dos artistas realmente talentosos q não possuem o menor reconhecimento por parte do público!

    Imagino q o Liefeld tenha FILAS de fãs querendo autógrafos e artes nos eventos q participa... Enquanto outros caras mais talentosos ficam sozinhos em mesas vazias e sendo ignorados pelos leitores (os mesmos q reclamam q os gibis estão ruins mas continuam comprando o q não presta, ao invés de darem uma chance à outras HQs menos conhecidas e fora do "esquemão" da Marvel/DC)!

    Enfim... é como dizem: "a vida não é justa com todos", hehe! Mas não desejo o mal do Liefeld (apesar de usá-lo como referência de gibis ruins): Acho q ele soube usar a mídia a seu favor e transformou sua falta de talento em um fenômeno de "tosqueiras" rentáveis, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Coleciono x-men, mas são aa piores capas com certeza"


    E aí, Silvio... blz?

    Já faz um tempinho q não acompanho mais nada de XM... Mas bem q eles podiam caprichar mais ao menos nas capas, né? Esse "Wolverine" chupador de limão não tem condições, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Homem Lobo na ponte, onde o embate termina com o herói segurando o ex-astronauta pelo braço em sua forma humana rumo à queda livre na ponte. Como John Jameson se liberta do herói e cai em queda livre desaparecendo num clarão antes de chegar à àgua!"


    Oi, Elcio... Tdo bem?

    Caramba, eu lembro dessa história do "Aranha" algemado ao "Jameson", pois qdo me vi obrigado a abandonar minhas coleções de gibis nos anos 80 (devido à crise econômica da época) a minha última ed. do aranha tinha sido o nº 8 da abril (com a pseudo: "Morte da Tia May"). Somente anos depois (na 2º metade da década de 90) eu consegui recuperar essas histórias, mas na "TEIA do Aranha" (q havia republicado material dos primórdios da Abril)!

    Ironicamente... a cena q mais me marcou nessa história, foi qdo o aranha desmaiou numa queda e o JJJ (algemado à ele) aproveitou e se preparou pra tirar a máscara do herói. Mantiveram o suspense durante um tempo, onde o leitor ficou sem saber se o Jameson tinha ou não levantado a máscara do aranha. Depois, descobriu-se q não (mas não lembro o q havia impedido o JJJ de descobrir a identidade do aranha)!

    Obrigado pela explicação sobre o destino do "Homem-Lobo"... Realmente, eu tbm havia ficado sem a explicação pra isso (e achei q ele tivesse morrido na ocasião). Agora fiquei curioso pra ler essa fase do "Flash-Lobo-Gordon", rs: Ainda mais por ser desenhada pelo Pérez (e por estar - creio eu - inédita no Brasil até hj)!

    Mas imagino q pra sair aqui agora... Só mesmo numa Salvat Vermelha dedicada ao "Homem-Lobo", hehe! Afinal, pior ainda q a "Garota-Esquilo", a Salvat Vermelha teve lá fora uma ed. dedicada até à (PASME) "Gwen-Pool" (!) HAHAHA!

    Em tempo... Pra quem se interessou pelo papo sobre essa história do aranha algemado ao JJJ: Ela saiu por volta da "Teia 47" da Abril!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano foi a "consciência" de Jameson que o impediu de desmascarar o herói desacordado, já que ele achou que seria covardia se aproveitar da situação para descobrir a identidade secreta do herói que ele tanto odeia!

      Abraços!

      Excluir
    2. Sobre o Homem Lobo as chances são pouco prováveis dessa historia em duas partes publicada na Marvel Premiere #45-46, que serviu de base para a nosso Almanaque Premiere Marvel venha a ser resgatada.

      Pois ela, assim como todas as outras edições estreladas por personagens restolhos até hoje, não foram restauradas digitalmente.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. Elcio e VAM...

      Às vezes eu me esqueço q o JJJ tem um lado mais "consciente" q o impede de ser tão anti-ético pra algumas coisas, rs... Faz sentido ter acontecido isso mesmo na hora em q ele pensou em tirar a máscara do aranha!

      Sobre o "Homem-Lobo"... Se não tem arquivo digital dessas histórias obscuras, então as chances são nulas de sair aqui um dia. Mas acho q deveriam pensar (lá fora) em digitalizar isso, já q estamos falando de uma arte do Pérez!

      Abs!

      Excluir
  18. "Maldito seja por me mostrar essa Ninja Slayer."


    E aí, gustavo... blz?

    Broxante mesmo, hein? hehe... Até a "Centopéia-Humana" parece mais sensual do q isso, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Saudosismo à parte, ao comparar este Punho de Ferro, com o mesmo, no traço do mestre John Byrne (Salvat Clássica, por ex) dá até pena..."


    E aí, Victor... blz?

    Viu só? até q eu sirvo pra ser um bom "LIXEIRO" pra capas de gibis, hein? hehe... Modéstia à parte: Esta seleção foi bem reciclada (nem os mangás escaparam, rs)!

    E realmente... Pra quem conheceu a dupla: "Punho" e "CAGE" nos anos 70/80 (nas saudosas revistas: "HTV" e "SAM"), fica simplesmente intragável aceitar esses desenhos toscos e caricatos de agora!

    No mais... Acho q vc tem razão: Se fosse pra rankear tudo em linhas gerais de "coleções inteiras", acho q a Salvat Vermelha tem tudo pra ser uma das PIORES de todos os tempos em matéria de capas escrotas, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. Escalpo também achei uma capinha bem fronha. Merecedora de integrar a lista. Rs. Roberto Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      A capa do "Escalpo" eu achei decepcionante tbm, pois conheço as originais (da série mensal) e são todas BEM melhores do q a capa escolhida pro encadernado!

      Abs!

      Excluir
  21. Por isso que não suporto Mangás... com todo respeito aos fãs, mas, pra quem é acostumado com HQ's tradicionais, como é o meu caso, fica impossível digerir isso. Dentre essas capas da matéria, a pior disparada é a do Motorista Fantasma, que além de ter se transformado num personagem intragável ao longo dos anos, percebe-se que a Marvel não sabe mais o que fazer com ele. E deixo registrado que o Humberto Ramos é o pior desenhista da história da Marvel!!! Não tem cabimento um personagem do quilate do Aranha ser desenhado por um sujeito desses! A Marvel simplesmente não se importa mais com o Aranha. Deixou ele em segundo plano. Roteiros terríveis há décadas e péssimas histórias. Quem sabe um dia melhora.

    Diego Souza Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Diego... blz?

      De mangás, o único q eu tenho acompanhado atualmente é o "Lobo Solitário" (clássico) mas esse tá num outro patamar de qualidade, hehe... Sei q daqui a pouco vai aparecer leitores defendendo alguns dos mangás atuais e imagino q deva ter mesmo coisa boa misturada com algumas dessas tosqueiras q eu citei na matéria, mas admito q não conheço mto bem o gênero e tem mta coisa boa (ou ruim) q pode me passar despercebida (não tenho mta verba sobrando pra gastar com gibis e na hora de escolher acabo priorizando os mais "tradicionais" de super-heróis tbm)!

      O "Motoqueiro" (ou "motorista") tava quase q completamente abandonado pela Marvel desde os anos 90... Até q ganhou 2 FILMES pro cinema (o 1º foi uma BOSTA e o 2º até q ficou bacaninha/passável) e a Marvel no desespero passou a produzir vários gibis com ele: A maioria é uma porcaria, mas ainda se salvam as mini-séries do Garth Ennis q saíram na "Marvel MAX" (e acho q SÓ). Acho q deviam ter PARADO por aí, ainda mais q os filmes fracassaram entre o público e foram descontinuados. Era melhor ter parado do q insistir com ideias do tipo essa de transformar ele em "motorista" (e coisas q o valham)!

      Abs!

      Excluir
    2. Diego Souza Alves, Toriko não é padrão para os desenhos de mangas. Muito pelo contrário. Os mangakas são no geral bem competentes, possuem um conhecimento de perspectiva e proporção absurdos. Recomendo mangas como Blade: A lâmina do imortal, lobo solitário, 20th Century Boys e Slam Dunk para você ver que o profissionalismo ali é coisa seria. Valeu. Roberto Xavier.

      Excluir
  22. Homem-Aranha de Crocs foi de matar. putz!

    ResponderExcluir
  23. Fala,Leo!
    Realmente,o horror!Também discordo quanto a essa do Superman, mas as outras não tem o que discutir! Não tem como saber qual é a pior!
    As duas do Aranha, credo! A do Cage e Punho deve ser tão ruim quanto essa fase deles! E quem nunca leu um mangá e se deparar com essas capas de Toriko e Ninja Slayer e julgar o gênero só por elas...
    Eu colocaria aí também a capa de Lendas do Don Newton número um que achei bem zoada!
    Vlw,Leo!
    PCRM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, PCRM... blz?

      Pois pode acreditar: A capa de "Punho & Luke" já demonstra exatamente o naipe do conteúdo q vc irá encontrar no miolo (q tem momentos antológicos de tão ruins e grotescos, rs)!

      Acho q das 10 q eu selecionei é disparada a pior... seguida de perto pelas capas de "Ninja Slayer" e o "Motóca", rs!

      Abs!

      Excluir
  24. Renato França13/01/2018, 03:29

    Já pensou em fazer uma materia sobre as 10 piores HQ escrita por atores consagrados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu até já comecei a produzir uma coluna-fixa pro blog q seria um "TOP 10 de PIORES HQs" de caras tipo: Alan Moore, Garth Ennis, e Grant Morrison (só pra começar)!

      A coluna estreia este ano (depois do carnaval)...

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...