10/10/2015

O "Lobo Solitário" (Mangá): A Saga de Itto Ogami....


O "Submundo" Apresenta.... Mais uma matéria especialíssima escrita por um novo colaborador do blog: Roberto Xavier - que fala aqui sobre o seu mangá favorito: "Lobo Solitário"!

A bela e violenta saga de Itto Ogami e seu filho Daigoro.... Rendeu uma das maiores obras-primas dos mangás (e das HQs em geral) em 28 edições (já publicadas no Brasil). Produzida originalmente entre 1970-1976, a série foi também adaptada pro cinema (e está disponível em DVD)!

Confira abaixo a matéria completa:
 
    
Imagine você tendo que descrever sobre a sua obra preferida número 1 das HQs! Agora some a isso o desafio de não deixar fugir nenhum detalhe importante, não mandar spoilers, não parecer impressionado demais e ainda ser sua primeira contribuição no seu canal favorito de quadrinhos na internet! Imaginou? Então agora você estará preparado para ler essa matéria e me desculpar se algo faltou ou ficou além da sua expectativa. De tudo o que li até hoje em relação à HQs, e isso significa quase três décadas, nada me impressionou tanto quanto duas obras: Watchmen e Lobo Solitário. Watchmen foi aquela obra que me fez refletir e amadurecer como leitor. E até hoje ainda faz com que a cada nova leitura surjam novos detalhes, como se tivessem sido escondidos de propósito. Me espanta a sincronia entre todos os acontecimentos e personagens, pensar que alguém há trinta anos planejou escrever uma história nos seus mínimos detalhes e direcioná-la para leitores de quadrinhos e praticamente chutá-los de sua zona de conforto, desconstruindo personagens e valores até então intocáveis, impressiona até hoje. Bruxo! rs.

Talvez Lobo Solitário não tenha o mesmo “impacto psicológico” causado pela obra de Alan Moore, mas também causa um impacto, ao avesso de tudo o que até então havia sido a leitura de quadrinhos para mim, começando pela ausência de superpoderes, desenhos em P&B e imagens que muitas vezes falam por si sem a necessidade de um texto, também impressiona, e muito. Sem contar que assim como Watchmen, Lobo Solitário surpreende a cada nova releitura. Admito que nunca soube diferenciar os vários estilos de mangás (Shoujo, Shounen, Seinen etc), inclusive para esta matéria nem perdi tempo com isso, porque pra mim o que interessa mesmo é uma boa história, de preferência bem desenhada, escrita e com personagens cativantes, e Lobo Solitário representa tudo isso. E digo, sem medo de errar, que Lobo Solitário é o melhor mangá já publicado no Brasil. 

O título de Kazuo Koike e Goseki Kojima, teve várias “encarnações” em editoras como a Cedibra e Nova Sampa, precedendo em quase 20 anos a “maldição de Preacher”, de série com dificuldade de ser concluída no Brasil, até ser publicada na integra pela editora Panini nos anos 2000. Na Cedibra, Lobo Solitário foi publicado em formato americano e durou nove edições, enquanto na Nova Sampa foi publicada no formato 13,5 cm x 19 cm um pouco mais alto do que o tradicional formatinho. Foi na Nova Sampa que o título perdurou por mais tempo, tendo passado por duas “reestruturações” que reiniciaram os números e alguns almanaques esporádicos. Algumas características em comuns entre as duas editoras eram o formato que obedecia as capas da licenciadora nos EUA, Dark Horse, com capas de Frank Miller, Bill Sienkiewicz e Matt Wagner, e as histórias fora de ordem. Lobo Solitário é uma obra admirada por artistas como Frank Miller que fez questão de desenhar muitas das capas das edições americanas e admite que seu Ronin é carregado de influências desse mangá!


Lobo Solitário foi criado por Kazuo Koike (roteiro) e Goseki Kojima (desenhos) no início da década de 70. As histórias se passam no período Edo (Tokugawa) na história do Japão, 1603 a 1868. No período retratado temos Itto Ogami, o executor oficial do governo, também conhecido como kaishakunin, uma espécie de carrasco incumbido pelas execuções de daimyos (senhores feudais) que haviam cometido algum crime contra Xogunato Tokugawa (governo). O cargo de kaishakunin ocupado pelo Clã-Ogami era motivo de cobiça por outro Clã, o da família Yagyu, que arma uma conspiração para destituir Itto do cargo, incriminando-o por blasfêmia e traição. Itto Ogami tem sua esposa morta e apenas com o filho pequeno é obrigado a cometer seppuku, espécie de suicídio honroso. Mas, momentos antes da execução Ogami descobre que o Clã-Yagyu está por trás de tudo e consegue fugir com o filho com a promessa de vingança. A saga de Itto Ogami e sua busca por vingança se estende por vários anos dentro da história, enquanto passa vagando pelo Japão. É incrível como notamos a passagem dos anos com o entrar das estações que se repetem e o desenvolvimento do filho Daigoro, que passa por transformações físicas e várias provações, privações e sacrifícios por causa da promessa de vingança do pai. 

A história de Lobo Solitário se mantém em alta qualidade durante grande parte da trama e são várias subtramas que surgem sem que o foco principal se perca. A arte de Kojima é tão impressionante que em alguns capítulos as histórias são contadas sem a necessidade de textos. Inclusive as lutas retratadas pelo artista são históricas, de uma violência e beleza fora do comum, bem como a retratação do período, os povoados, as pessoas, hábitos e conflitos sociais. Sei que diante de tantos títulos lançados sobre samurais, ronins, espadas, torneios e lutas para alguns pode até parecer saturado esse tipo de história, mas, Lobo Solitário é referência para praticamente todas as que vieram depois e não envelheceu em importância e qualidade depois de mais de quatro décadas. Em Lobo Solitário há muitos momentos de luta, mas também de ternura e reflexão. A procura de um homem por vingança a qualquer custo, sem se importar com as consequências, ou envolver o filho nesse caminho é algo que surpreende nessa obra. A determinação é tudo. 

Depois de várias tentativas Lobo Solitário finalmente foi concluído na íntegra em 28 volumes pela editora Panini em 2007. A edição da Panini é excelente, possui glossários no final das edições com significados de termos japoneses, contextualizações históricas, mapas do Japão Feudal e várias outras informações pertinentes as histórias. Kazuo Koike (o roteirista) além de Lobo Solitário e Samurai Executor, publicado pela Panini em 8 volumes, ambos em parceria com Goseki Kojima também tem outras obras famosas publicadas no Brasil, Yuki: Vingança na neve (Conrad) e Crying Freeman (Panini). Lobo Solitário foi levado aos cinemas no Japão durante a década de 70 pelo diretor Kenji Misumi com colaboração de Kazuo, foram 6 filmes bem fieis ao mangá. O último foi lançado em 1974, um ano antes da morte do diretor Misumi, com a HQ ainda em curso, e, em consequência disso, a série de filmes foi privada de um desfecho. No Brasil esses filmes foram lançado em um box com 3 DVDs (capa acima)!

Até+

PS: O "Submundo" agradece a estreia e participação do Roberto Xavier no cast estelar de colaboradores do blog, rs... E torce pra que a saga do "Lobo Solitário" seja republicada de novo no Brasil! E a seguir: Mais uma colaboração especial (pra comemorar o Dia das Crianças em grande estilo)!!!

99 comentários:

  1. Sonho de consumo essa coleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm perdi da última vez q saiu pela Panini.... Mas uma hora dessas republicam!

      Abs!

      Excluir
  2. Ótimo texto. É também o meu mangá predileto (apesar de não ser um grande leitor de mangás). Colecionei todas as suas encarnações aqui no Brasil e quando a panini lançou me desfiz das outras edições. Material imprescindível.

    ResponderExcluir
  3. Olá Leo, tudo bem?
    Parabéns ao Roberto Xavier pelo ótimo texto. Tenho a coleção da Panini mas confesso que não li até o final; e por isso agradeço ao Roberto por não ter lançado nenhum spoiler. É realmente um clássico, acho que poderíamos comparar a um material Lee/Kirby na Marvel.
    Gosto do Lobo Solitário, mas não o classifico como o meu mangá favorito. Gosto muito também de Crying Freeman (citado no texto), Video Girl (acho que saiu pela JBC) e Jojo (ainda inédito por aqui).

    Abs., Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Leo e Roberto.
    O que eu posso falar sobre essa obra é que ela é fundamental. Observamos o ponto de vista de mundo do oriental com seus códigos de ética e compromisso com seu Eu (self) interior que é totalmente diferente de Eu do ocidental. O livro da antropologa Ruth Benedict o crisântemo e a espada ajuda a ter um primeiro olhar sobre o japonês... o mangá é uma obra é belíssima. Comprei muito caro, 500 Dilmas pelos 28 volumes. Posso afirmar que me emocionei com cada página...mas ainda pois meu filho estava já com um ano e meio de vida e me "preocupava" muito com Daigoro...era o novo lado em mim...o paternal. Lado esse que o Lobo pai tinha que anular para ter seu objetivo de honra...admirável.
    Em outro mangá, o samurai executor, e pura filosofia (ponto de vista) oriental e deve ser lido também. Tem uma história, no lobo solitário, em que eles se encontram ( o lobo e o samurai executor). Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Tenho a coleção completa, e só não concordo quanto à edição "excelente" da Panini : o papel é jornal vagabundíssimo, e muitas edições minhas estão amarelas...

    ResponderExcluir
  6. Bem que a Panini podia republicar. Frank Miller com certeza deve ser um grande fã da obra, pois quem duvida que ele não se inspirou nela para criar o seu RONIN?

    Falando em Mangas, qual a editora que iria lançar Akira e Ghost in the Shell ?

    ResponderExcluir
  7. Fala, Léo!
    Grande matéria! Mais uma contribuição para a ansiedade de cada leitor, que percebe que não há tempo hábil para ler e desfrutar tantos bons materiais!
    E tome pilha de leitura...
    abs.

    ResponderExcluir
  8. Léo,
    Quero agradecer a você e ao colaborador Roberto Xavier,por nos brindar com mais esta ótima matéria. Lobo Solitário, realmente é obrigatório para quem gosta de quadrinhos. O texto do Roberto está bem enxuto,quem quiser saber mais vai ter que ler e se surpreender. Lobo Solitário, tem uma posição de destaque em minha estante de livros/CDs/DVDs,junto com outro mangá que eu gostaria de ver uma matéria aqui: MONSTER, mas isso já uma outra história.
    Abraços, e continuo na espera daquela matéria para tirar amarelado dos mangás.
    Celso Pinhreiro, S Gonçalo,RJ.

    ResponderExcluir
  9. E aí, Leo
    Já gosto do blog pela atenção dada aos leitores, mais ainda essa matérias que, de vez em quando, você dá espaço para os mesmos. Eu gostaria muito de ter O lobo solitário na minha coleção. O que escuto de elogios não é pouco. Fico na espera pela republicação, mas sem pressa rs. A panini já tá jogando muita coisa nas livrarias e bancas. E Leo, tá confirmado AKIRA para esse ano? Esse é o topo da minha lista de prioridades para novas coleções (até mais que a novels dc rs).
    Eu acabei assinando a eaglemoss mês a mês por 79,90. No começo essa modalidade não valia a pena, mas agora é quase 12 reais de desconto rs. E assim eu garanto logo as próximas mais procuradas, canário negro e zatanna rs.
    Fiquei triste a novels dc só possuir a modalidade de assinatura da coleção completa. Fora que só é em 12x. Com a possibilidade 0 de assinar, terei que esperar a coleção chegar na minha cidade. Isso porque ,se não estou enganado, a responsável pela eaglemoss brasil falou em uma entrevista para um site que teríamos outras opções de assinatura. rs.

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti aos filmes mas mangás não são mesmo minha praia. Tenho as 12 primeiras edições da Panini mas não consegui passar da 7, por mais pressão dos amigos.

    ResponderExcluir
  11. Tenho caçado pelos sebos, já tenho 13 volumes e li metade. Nunca tinha lido um mangá. Lobo Solitário é mesmo muito, muito bom.

    ResponderExcluir
  12. Agradeço a você Leo pelo espaço e também a todos que acessam ao canal lendo as matérias e contribuindo com comentários sempre muito pertinentes e ricos. E espero poder contribuir futuramente com outras matérias.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela matéria, companheiro!

    A coleção da Panini, eu consegui comprar toda de uma vez numa Bienal do Rio
    no stand da Comix, acho que já comentei isso aqui inclusive.

    O Box com DVDs eu comprei eu passei pra frente, acho a qualidade dos filmes muito irregular, não curti o suficiente para guardar e rever posteriormente.

    Abs!
    VAM!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela matéria. Estou lendo atualmente este mangá e é muito FODA!
    Consegui comprar a coleção completa do Lobo + Samurai Executor abaixo do preço de capa, não pensei duas vezes em adquirir!
    Também recomendo Monster, 20th Century Boys e Vinland Saga. Vocês acompanham algum destes mangás? Valeria uma matéria no Blog.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. blz leo?

    tenho que confessar que não gosto de manga de maneira geral (só tenho akira, este sim é foda) mas tenho muita curiosidade de conhecer lobo solitário.
    lembro de todas edições em bancas citadas acima e nunca dei moral pra nenhuma delas.
    um porem é o papel jornal utilizado pela panini, o formato reduzido tb atrapalha, fiquei mal acostumado com o formato americano e tenho dificuldade com formatos menores.

    abraço

    ResponderExcluir
  16. "Ótimo texto. É também o meu mangá predileto (apesar de não ser um grande leitor de mangás). "


    E aí, guilherme.... blz?

    Valeu por ter curtido a postagem.... E eu perdi até hj todas as publicações do "Lobo Solitário": Mas na próxima vez q republicarem, essa não me escapa, rs!

    Só q eu gostaria q a próxima encarnação da série traga tbm as belíssimas capas originais da versão americana q eu postei acima (são capas fodásticas de tão legais)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. " Tenho a coleção da Panini mas confesso que não li até o final; e por isso agradeço ao Roberto por não ter lançado nenhum spoiler. "


    Oi, Carlos.... Tdo bem?

    É por essas e outras q eu tbm não gosto e sempre evito spoilers por aqui (às vezes escapa um ou outro, hehe - mas pelo menos eu tbm tento evitar): Pois por mais antiga q seja uma HQ, sempre haverão mtos leitores q ainda não leram o material e q podem se interessar em ler se uma hora dessas a HQ for republicada!

    Eu mesmo, tbm nunca li o "Lobo Solitário" na íntegra (só li scans fora de ordem de uma ed. ou outra) e não me agradaria me nada saber agora o FINAL desse mangá, já q pretendo comprá-lo numa eventual futura reedição!

    No mais.... Tbm gosto de "Crying Freeman" (Lágrimas do Guerreiro): E conheci esse mangá através do FILME (q vi na TV há mtos anos atrás - era legalzinho, mas a HQ é mto superior)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Em outro mangá, o samurai executor, e pura filosofia (ponto de vista) oriental e deve ser lido também. Tem uma história, no lobo solitário, em que eles se encontram ( o lobo e o samurai executor)."


    Oi, Nordman.... Tdo bem?

    Puxa, eu não sabia desse crossover com o "Samurai Executor" (devo ter perdido essa ed, pois li apenas um pouco de cada uma dessas 2 séries em scans - não tenho nenhuma delas impressa - infelizmente - mas são 2 coleções q pretendo completar um dia)!

    Eu tbm curto mto a cultura oriental, a qual inclusive adotei como filosofia de vida.... Não tenho religião, mas procuro seguir alguns ensinamentos orientais por estarem de acordo com a minha visão de certo e errado (e pelo respeito ao próximo). No entanto, sou mais ligado à China do q ao Japão nesse sentido: Talvez pela carga de material q eu consumo da cultura chinesa: Livros, filmes, e até o seriado "Kung Fu" (dos anos 70) q mesmo sendo americano, foi o q me despertou pra essa filosofia!

    A força do "Lobo Solitário" (nas ed. q eu li) tbm é perceptível na relação com o seu filho.... Um assassino tentando ser pai ao mesmo tempo (e encarando os dilemas morais de suas ações em meio às responsabilidades de pai): Uma sacada genial q só engrandece a obra!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é um descendente do executor samurai, eles são de épocas diferentes...

      Excluir
  19. "o papel é jornal vagabundíssimo, e muitas edições minhas estão amarelas..."


    Oi, BOND.... blz?

    Eu não tenho nenhuma ed. da Panini dessa série.... Mas tenho do "Éden" (tbm mangá e mais ou menos da mesma época em q saiu o "lobo") e se for o mesmo tipo de papel, é realmente bem ruinzinho (minhas ed. do "éden" tbm estão levemente amareladas - e olha q ficam totalmente protegidas da luz solar)!

    Qdo republicarem o "lobo" novamente... espero q seja num papel off-set (similar às recentes ed. da JBC: "Ultraman" e o próprio "Éden" - q ficou bem superior à versão da panini)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "Falando em Mangas, qual a editora que iria lançar Akira e Ghost in the Shell ? "


    E aí, Marcelo.... blz?

    Esses 2 mangás serão lançados (no final do ano) pela JBC.... Ainda bem, pois a qualidade q tenho visto nas ed. deles (Éden e Ultraman) tem sido impecável!

    E sim, uma dessas ed. do "Lobo Solitário" traz introdução de Frank Miller.... onde ele comenta o qto esse mangá influenciou a sua obra (e não só o "Ronin", mas tbm: "Demolidor", "Elektra", e até "Sin City")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "Grande matéria! Mais uma contribuição para a ansiedade de cada leitor, que percebe que não há tempo hábil para ler e desfrutar tantos bons materiais!"


    E aí, Victor.... blz?

    Pois é, eu tenho a teoria de q irei morrer um dia sem ter lido tudo de bom q existe, rs.... Mesmo com tanta coisa sendo lançada e surgindo nas bancas: Ainda tem TONELADAS de outras melhores ainda q a gente nunca leu ou q ainda poderemos ter a chance de ler se forem republicadas!

    "Lobo Solitário" é uma dessas HQs.... q eu perdi das outras vezes, mas q pretendo colecionar um dia (do pouco q li, já a considero uma obra magnífica)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Abraços, e continuo na espera daquela matéria para tirar amarelado dos mangás."


    Oi, Celso.... Tdo bem?

    Nossa, ainda bem q vc me relembrou dessa matéria q eu prometi, hehe.... Já tirei umas FOTOS (tipo: antes e depois) de alguns gibis q eu restaurei - q estavam amarelados e q consegui deixar mais branquinhos. Mas ainda falta um detalhe importantíssimo pra eu botar essa matéria no ar: Tenho q arrumar um dia de folga pra voltar na ferragem onde comprei a "LIXA" pra fazer isso: Pois qdo eu for escrever o texto da matéria, preciso indicar aos leitores o nº (modelo) exato da tal lixa - caso contrário, vc pode destruir suas revistas tentando fazer isso e depois eu serei apedrejado, hahaha! Mas não se preocupe, a matéria vai rolar sim (e com todas as informações necessárias)!

    No mais... Eu tbm agradeço ao Roberto pela ótima matéria.... Este blog tava precisando mesmo de uma boa postagem sobre mangás no seu "histórico", hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. sandro marzo07/10/2015, 22:33

    Realmente me incomoda ler no sentido oriental, o formatinho o papel lixo até passa, mas o sentido de leitura me incomoda. gostava do desenho de dragon ball z, e nesse a falta de cores tbm me incomodou. Motivos que de mangás vou ficar só no akira mesmo.

    ResponderExcluir
  24. "Já gosto do blog pela atenção dada aos leitores, mais ainda essa matérias que, de vez em quando, você dá espaço para os mesmos."


    E aí, ALFREDO.... blz?

    Brigadão mesmo por estar curtindo tanto o blog qto as matérias feitas pelos colaboradores.... Eu tbm gosto qdo algum leitor do blog me procura com alguma matéria pra ser publicada: Pois acho gratificante poder ajudar e colaborar quem sabe pra formação de um NOVO blogueiro, rs. Eu tbm comecei minha "carreira" nos blogs sendo colaborador eventual de outros blogs, e fui amadurecendo a ideia até criar o meu próprio blog (o q dificilmente eu teria feito se não tivesse tido uma oportunidade de escrever)!

    Só pra constar.... Ainda teremos novas postagens de colaboradores q estão engatilhadas pra breve: "Sombras do Império" (Cesar Leal), "As Relíquias do Colecionador Fantasma - Parte 5", "O Mundo de VAMP", "TOP 10 do Batman" (Camus), e a próxima: q será um especial do "Dia das Crianças" (pelo SEMI). Entre outras em estudos tbm, rs!

    Qto ao "AKIRA".... SIM, ele deve ser lançado na CCXP (acho q em novembro): E essa eu tbm estarei esperando, rs!

    E sobre as miniaturas.... Eu ando bem atrasado com as atualizações e fotos das últimas q andei comprando, mas da DC: Ainda estou impressionado com a beleza da "CAÇADORA" (q tá sensacional) e com a feiúra do "Jonah Hex" (q tá melhor ainda e é pra ser feio mesmo, hehe): Essas foram as últimas da DC pra mim, mas devo receber em seguida o "Flash da Era de Ouro" e a "Canário" (q estão na minha reserva)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "Eu assisti aos filmes mas mangás não são mesmo minha praia. "


    Oi, gustavo.... E comigo foi o contrário: Li algumas ed. do mangá (em scans, pois perdi a coleção na época), mas não assisti nenhum dos filmes!

    Porém, pretendo ver se consigo ao menos baixar eles....

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O box que a Versatil lançou vale muito a pena. Ótima edição (porem sem extras) e os filmes são ótimos (claro, ao estilo chambara tosco, mais cult do que classico, mas sei que você gosta). Tem também um box com os 2 filmes da Lady Snowblood (o primeiro é otimo e o segundo apenas ok) baseado em obra do mesmo autor.

      De Chambara saiu também pela Versatil 4 boxes totalizando 24 filmes raros, chamados Cinema Samurai. Os 3 primeiros estavam em promoção por ai, mas é do tipo de boxe que vale o preço inteiro.

      Mas é aquela coisa de filme de gênero. Tem gente que odeia. Eu particularmente não sou fã desse gênero mas como gosto de cinema acho que tem momentos ótimos, bem filmados e com uma fotografia bem cuidada.

      A narrativa as vezes confusa de alguns filmes até pode afastar os expectadores comuns, mas quem se interessa por belas imagens e montagem vai se deliciar mesmo não embarcando na história propriamente dita.

      Interessante como até filmes considerados trash podem ser superior a muitos blockbusters que vemos por ai.

      Excluir
  26. "Tenho caçado pelos sebos, já tenho 13 volumes e li metade."


    Oi, xará.... Sei q deve ser difícil catar essas ed. em sebos:

    Mas se precisar, pode me mandar uma lista q eu posso ver pra vc se tem na loja aqui de POA, blz? É preço de capa, mas eles costumam ter estoques de tudo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "E espero poder contribuir futuramente com outras matérias."


    Eu é q agradeço, Roberto.... Pela excelente matéria q vc produziu (e pela pesquisa q fez):

    Pra mim, sempre é ótimo poder oferecer aos leitores do blog matérias variadas sobre assuntos q nem sempre são da minha área de conhecimento (como foi o caso aqui, já q li pouco do "lobo").... E ficarei feliz se vc puder escrever tbm outras vezes aqui pro blog: valeu mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "O Box com DVDs eu comprei eu passei pra frente, acho a qualidade dos filmes muito irregular, não curti o suficiente para guardar e rever posteriormente."


    E aí, VAMP.... blz?

    Puxa, q pena q os filmes não te agradaram.... Eu esperava q eles fossem bons o suficiente pra manterem o alto padrão do mangá!

    Mas não vou arriscar a comprar o box em DVD sem antes baixar e conferir se valem mesmo a pena.... Valeu pela dica, brother!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "Também recomendo Monster, 20th Century Boys e Vinland Saga. Vocês acompanham algum destes mangás? Valeria uma matéria no Blog."


    E aí, Rafael.... blz?

    "Lobo" é fóda mesmo, hein? Devo ter lido apenas umas 8 histórias (das 28 do total) mas achei todas excelentes e ainda quero colecionar essa série na íntegra um dia!

    Dessas q vc citou, já me recomendaram tbm as 2 primeiras (Monster e 20th).... E só não comprei ainda puramente por falta de verba $$$, hehe (pois confio na opinião e bom gosto dos amigos q tbm me recomendaram essas séries). Embora eu não tenha as lido ainda, nada impede q algum colaborador do blog resolva escrever sobre elas tbm. Da minha parte, ando trabalhando numa postagem sobre o "Ultraman" (q saiu agora pela JBC) e essa deve ir ao ar em breve!

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. "um porem é o papel jornal utilizado pela panini, o formato reduzido tb atrapalha, fiquei mal acostumado com o formato americano e tenho dificuldade com formatos menores."


    E aí, gustavo.... blz?

    Eu (da minha parte) até não me incomodo com o formatinho.... Pois sou acostumado a ler "TEX" todos os meses, hehe (e é minha leitura favorita entre todas atualmente)!

    Mas sou bastante chato qto á qualidade do papel sim.... E depois de conhecer o "Padrão FIFA" da JBC (papel off-set bem branquinho e com ótima impressão): Tenho ficado cada vez mais exigente qto à isso, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. "Realmente me incomoda ler no sentido oriental, o formatinho o papel lixo até passa, mas o sentido de leitura me incomoda. "


    Oi, sandro.... blz?

    Putz, isso é uma coisa q eu confesso q tbm me incomoda.... Tbm relevo o formatinho em P&B pq tô acostumado com "TEX":

    Mas o sentido de leitura oriental é algo q eu não consigo mesmo me adaptar.... Pior q atualmente todos os mangás tão vindo assim: com a ordem "correta", rs (mas eu preferia q fosse no sentido ocidental tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca entendi publicar no sentido oriental por aqui. Se é pra manter a originalidade então mantenha em japonês que tá de boa.

      Excluir
  32. Oi Leo!

    Embora eu seja apaixonado pela cultura oriental, nunca curti muito mangás; tanto que na minha coleção só tenho "Crying Freeman" e "Dèja Vu".

    O primeiro eu comprei porque gostei do filme homônimo de 1994 (batizado no Brasil como: "O Combate- Lágrimas do Guerreiro",com Mark Dacascos", porém, o filme pega apenas uma pequena parte da série completa e, é bem mais light nas cenas hardcore; e o segundo porque eu gostei da história da reencarnação.

    O motivo de não curtir mangás é o mesmo que muitos aqui já disseram: " A ordem de leitura oriental", a qual não me adapto!

    "Lobo Solitário' era um dos poucos que eu queria ter na coleção, além de "Akira'. Não pude comprar o "Lobo Solitário" na época por falta de grana (épocas de vacas magras mesmo!), já "Akira' veremos como sairá por aqui e o preço a partir de dezembro deste ano!

    Um dia a Panini deve relançar o "Lobo Solitário', já que existem vários pedidos de leitores.

    Mangás são uma febre entre leitores jovens, e vendem muito bem aqui no Brasil, e isto é fato comprovado por mim que já vi inúmeros leitores adolescentes procurando os mesmo e comprando nas bancas.

    Mudando de assunto..., por aqui não pintou a coleção da DC de encadernados da Eaglemoss, ainda bem, assim posso fazer o que fiz com as outras, ir devagar adiantando as edições aos poucos.

    Destas dez primeiras, o "Homem de Aço' do Byrne é a minha maior prioridade!
    Pra mim é "a origem definitiva" do Superman, assim como "Ano Um " do Batman, e não importa quantos reboots e alterações façam, na minha "cronologia particular' estas são obras primas absolutas!

    Arrow voltou hoje, e gostei do episódio que é uma espécie de recomeço da série! O bom é que cada vez mais a série ganha o tom amplo dos quadrinhos, mostrando elementos do Universo DC.

    O vilão da vez "Damien Darhk" que não é extremamente definido no Universo DC, tem ligações com o sobrenatural e magia negra, sendo assim a série deve trazer nesta temporada o lado místico da DC com personagens ligados vilões como "Trigon', "Neron", dentre outros!

    Acredito que o "Constantine' não fará só "uma" aparição na série!!

    Abraços!!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calei minha boca!

      A coleção de encadernados da DC da Eaglemoss chegou hoje por aqui, portanto, o "sacrifício" começou mais cedo!

      Me apertando um pouco conseguirei fazer mais esta coleção, mas terei de ser bem seletivo para comprar o que sair por exemplo pela Panini, já que sempre sai algo que não está planejado para ser comprado como por exemplo "A Era de Ultron – Futuros Alternativos", e ao ver o material na banca você acaba tentado a comprá-lo como eu fiz!

      O negócio é ir devagar e sem pressa e ver no que isso vai dar!

      Abraços!!

      Excluir
  33. Quando sair a materia sobre o desamarelamento ( existe isso ? ) do papel, vou ver se melhora as edições mais afetadas.
    E repetindo ; Monster e 20TH são FODAS PRA CARALHO !!!!!

    ResponderExcluir
  34. Minha coleção do Lobo Solitário sofre, Leo : elas ficavam no maleiro do guarda-roupas no meu quarto, e a madeira de trás estufou, isso se juntou à uma infiltração na parede do meu quarto ( quando ainda chovia em MInas ) e algumas edições ficaram extremamente amareladas, uma até puxando pro marron. Não foram todas, mas é fodam!

    ResponderExcluir
  35. Dale Leo. Não sou muito fã de mangá não, e o único que para mim valeu a pena ler foi Gen Pés Descalços, que eu até colocaria ao mesmo nível de MAUS no sentido crítico e autobiográfico.

    Mesmo o "Gen", a minha leitura foi com a HQ no estilo ocidental. Mas é aquilo, em tipo tido de mídia e em quase todo país, você encontra "achados" de boa qualidade, hehe, do mais só estou na espera da parte 3 do seu top 100

    ResponderExcluir
  36. Lembro de ter visto "Lobo Solitário" pela primeira vez nas bancas em 2004. Foi numa época em que estava recome$ando a vida e tive que restringir muitas compras. Era uma edição relativamente cara para os padrões da época e por isso deixei de lado.

    Um tempo depois, tentei redimir meus pecados através da finada Banca 2000. Consegui recuperar o Blacksad que deixei passar pelos mesmos motivos e peguei o Volume 1 do Lobo Solitário. Gostei, cogitei comprar os outros, mas como muitos volumes já estavam indisponíveis, então não quis arriscar.

    Cheguei a ver a coleção completa a venda por um preço razoável no Mercado Livre (algo como 500 pratas na "cotação de hoje), mas o estado da minha revista me fez desistir. É como disseram: papel jornal vagabundo, folhas amareladas e no meu caso a capa ainda descolou.

    Espero que a Panini republique mas com um acabamento superior. Senão vou ter que apelar para scans mesmo. É o que eu faria com o Tex, se não fosse os encalhes (rs).

    ResponderExcluir
  37. Obrigado ao Roberto e ao Leo pelas informações de alto nível desse belo artigo. Sou mais um aguardando uma boa oportunidade para conhecer mais a fundo o universo do Lobo Solitário - ainda que já tenha sido apresentado às primeiras edições via scan (que alguns abençoados disponibilizaram em alta resolução por aí) e já tenha noção do quão imperdível e clássica essa obra é.

    Por alguma coincidência, mais ou menos na mesma época (fim dos anos 1960/início dos 1970) o mestre Claudio Seto lançava por aqui outra grande saga samurai, "Flores Manchadas de Sangue", republicada pela Devir em 2009. Essa, menos conhecida, mas também altamente recomendável.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  38. Fala Leo,blz?

    Muito boa essa matéria,tb estou na torcida pra uma republicação dessa obra,e se saísse pela jbc seria melhor ainda, por conta da péssima distribuição da Panini que já me fez desistir de duas coleções (Berserk e Vinland Saga),mas se for pra sair msm pela Panini vou me programar pra correr atrás dos volumes pq tb gostaria de conhecer essa obra, o Samurai Executor eu tenho apenas o volume 1,esse qd li na época não gostei tanto pra seguir comprando.

    No mais hj acabei de assistir o documentário Stan Lee :Mutantes,Monstros e Quadrinhos de 2002,e achei muito boa a entrevista,onde ele fala da criação dos personagens ao lado dos desenhistas,e até da treta do Jack Kirby com a editora.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  39. "Na verdade é um descendente do executor samurai, eles são de épocas diferentes..."


    Opa, Valeu Hunter.... Foi um "semi-crossover" então, mas tá valendo pela homenagem, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  40. "Tem também um box com os 2 filmes da Lady Snowblood (o primeiro é otimo e o segundo apenas ok) baseado em obra do mesmo autor."


    Oi, gustavo..... blz?

    Esses da "Lady Snowblood" eu tenho.... E putz, me surpreendi ao ver q o TARANTINO praticamente RIPOU boa parte do filme no "Kill Bill": ATÉ as MÚSICAS. Olha, sei q o "Kill Bill" é pra ser homenagem ao gênero e tal, e ainda o acho um filme excelente, mas não pensei q a "inspiração" fosse tão direta assim, rs! E concordo: O 2º da "lady" é mto ruim (mantive só o 1º na coleção)!

    E eu sou do tempo dos filmes em VHS do Sonny Chiba: "Oyama - O Campeão da Morte" (em q ele matava touros numa arena à golpes de karatê, rs)! Então, é claro q eu adoro essas trasheiras brabas, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto dos filmes do Tarantino, mas ao mesmo tempo o considero um dos diretores mais superestimados de todos os tempos (superando até Woody Allen).

      Seus filmes são venerados por diversas cenas ripadas de filmes obscuros. Acho que o grande mérito dele é ser um nerd adorador de películas underground. rs

      Excluir
  41. "Embora eu seja apaixonado pela cultura oriental, nunca curti muito mangás; tanto que na minha coleção só tenho "Crying Freeman" e "Dèja Vu"


    Oi, Elcio.... Tdo bem?

    O Filme "O Combate- Lágrimas do Guerreiro".... Eu assisti na TV e achei legal, mas o mangá é mto superior em tudo mesmo (até pq, não gosto mto desse ator: Mark Dacascos - q nunca me convenceu como herói de ação, mas até q ficou bem no papel de vilão - enfrentando o Jet Li em: "Contra o Tempo")!

    Já o 2º q vc citou: "Dèja Vu".... Eu não conheço, mas me interesso pelo tema de reencarnação (desde q assisti a novela "A Viagem" qdo era adolescente nos anos 90, e recentemente qdo minha mulher - q é espírita - me convidou pra assistir o filme nacional: "Nosso Lar": q eu achei mto bom)! Vou me informar melhor sobre esse mangá (valeu a dica)!

    O "Lobo Solitário".... Eu tbm deixei passar qdo saiu pela Panini, pq na época eu andava bem mal de grana e precisei priorizar minhas demais coleções (já em andamento). Mas na próxima vez q republicarem, não pretendo perder de novo (só q eu desconfio q possa entrar outra editora na jogada e não mais a panini - só uma desconfiança minha)!

    Sobre a "Coleção DC".... O "Homem de Aço" do Byrne tbm é uma das ed. q mais me interessam (apesar de eu ter ouvido rumores de q poderia sair pela Panini tbm, mas é algo não-confirmado). Fora essa, tbm tô de olho em: "Terra-2" (Morrison), "Caçadores", "Crepúsculo Esmeralda", "MM" (Pérez), e "Contrato de Judas" (só pra citar minhas favoritas q lembro de cabeça agora, rs)!

    No mais.... Legal saber q o "Arqueiro" recomeçou bem na nova temporada: Eu realmente andei sem tempo nas últimas semanas, mas decidi até rever os 3 primeiros da 2º (q eu tinha começado a ver semanas atrás) pra pegar o embalo de novo e tentar matar essa temporada (atrasada) semana q vem no máximo - e partir logo pra 3º, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mark Dacascos (e outros) era presença certa nos filmes de "pé-na-kara" que a Bandeirantes exibia as terças-feiras (rs)

      Mas tem dois filmes com ele que gosto: "O Pacto dos Lobos" e "Drive", que aliás tem uma postagem muito boa nesse link:
      http://filmesparadoidos.blogspot.com.br/2012/02/drive-1997.html

      Excluir
  42. "E repetindo ; Monster e 20TH são FODAS PRA CARALHO !!!!!"


    Não duvido disso, BOND, rs.... Todo mundo q eu conheço q já leu essas séries sempre fala maravilhas delas, hehe!

    E boa pergunta: não sei se existe o termo: "desamarelamento".... Mas não se empolgue tanto com essa técnica, pois ela não faz milagres se for no MIOLO da revista (é mais pra deixar as laterais das pág bem branquinhas - o q já deixa as ed. bonitas na estante, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. "e algumas edições ficaram extremamente amareladas, uma até puxando pro marron. Não foram todas, mas é fodam!"


    Sei a merda q é qdo isso acontece....

    Digo, nunca tive problemas com infiltração: Mas com MOFO sim.... E já tive q jogar no lixo umas 50 revistas (a maioria formatinhos da Abril) q mofaram no antigo apê onde eu morava (q tinha mta umidade). Eu não poderia nem vender as revistas no estado deplorável em q ficaram e preferi jogar fora, pois fiquei com vergonha até de doar pra alguém (foi aí q eu aprendi q não se deve guardar gibis em roupeiros, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. "do mais só estou na espera da parte 3 do seu top 100"


    E aí.... blz?

    Eu nunca li esse do "Gen - Pés Descalços".... Mas é uma mangá q tbm figura seguido em listagens de "melhores HQs já feitas" (realmente, já a vi várias vezes ao lado de "MAUS" nessas listas)!

    E falando em "listas".... Fique ligado: As "Partes 3 e 4" do meu "TOP 100" vão ao ar juntas nos próximos dias: Ou melhor, assim q eu terminar uma saraivada de "NOTÍCIAS" e "REVIEWS" q vão ocupar a semana q vem inteira, hehe (não terei folga nesse feriadão, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gen Pés Descalças é sobre Hiroshima antes, durante e depois da bomba nuclear e mostra como vivia a população local e no primeiro livro inclusive tem uma dedicatória do Spielgerman sobre a HQ, e por ser uma semi-autobiografia como MAUS, os dois são bastante comparáveis.

      Excluir
  45. "Gostei, cogitei comprar os outros, mas como muitos volumes já estavam indisponíveis, então não quis arriscar."


    E aí, SEMI.... blz?

    "Lobo" é o tipo da coleção q eu só faria se fosse desde o começo.... Digo, eu não me arriscaria tbm a sair peneirando em sebos e lojas virtuais: Até pela dificuldade de encontrar certas ed. e os revoltantes preços abusivos e inflacionados q tomaram conta de praticamente todo canto de negociações virtuais (ML, face, etc)!

    Essa coleção eu só farei se for republicada de novo e eu puder acompanhar da estaca zero.... E qto à isso, acredito q numa futura encarnação da série (talvez até por outra editora - quem sabe) o formato seja mais caprichado: Pois ando notando uma tendência à melhor qualidade gráfica nos mangás (Naruto Gold, Ultraman, Éden, etc)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  46. "Flores Manchadas de Sangue", republicada pela Devir em 2009. Essa, menos conhecida, mas também altamente recomendável."


    E aí, doggma..... blz?

    Eu é q te agradeço por essa dica.... Lembro qdo essa ed. da Devir saiu nas livrarias, mas vieram poucos exemplares pra cá e nenhum deles estava fora do plástico pra eu poder folhear, rs. E como o preço era meio alto, não quis arriscar sem ver antes. Porém, tempos depois vi algumas imagens em outro blog e me arrependi de ter deixado passar essa obra do Claudio Seto (q eu passei a conhecer melhor através de outras HQs)!

    Qto ao "lobo".... Cá pra nós: Por melhores q seja a qualidade dos scans, a arte tem algo q se perde no monitor do PC: são detalhes melhor notados e apreciados no papel impresso (mas claro, q na falta das ed. em papel: os scans quebram o maior galho, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  47. "No mais hj acabei de assistir o documentário Stan Lee :Mutantes,Monstros e Quadrinhos de 2002"


    E aí, Bruno.... blz?

    Eu tenho essa entrevista em DVD (gravado do original de um amigo meu, rs).... É mto boa mesmo, só achei q o Kevin Smith tava "fanboy" demais da conta e só faltava lamber os pés do Stan Lee, rs. Mas as perguntas foram boas e o ritmo descontraído da entrevista já me fez assisti-la várias vezes (recomendo)!

    E valeu por ter curtido esta matéria (tbm gostei mto - já q fui apenas leitor desta tbm, hehe).... No mais: Tbm gostaria q uma futura reedição do "lobo" saísse pela JBC (de preferência), pois tenho me agradado bastante do padrão de qualidade dela (comprei "Ultraman" e ainda pretendo encarar o "Éden")!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá companheiros!

      Para quem curte histórias dos bastidores das grande editoras
      e dos criadores mais mais representativos, os livros

      "Marvel Comics - A História Secreta"

      "Will Eisner - Um Sonhador nos Quadrinhos"

      "A Arte de Osamu Tezuka - O Deus do Mangá"

      são ótimas compras.

      E tem também

      "KIRBY" de Mark Evanier

      que por enquanto não foi publicado por aqui,
      mas a edição gringa é excelente.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Tomo a liberdade e adiciono mais dois. Superdeuses (Grant Morrison) e Homens do amanhã (Gerard Jones), este último conta a história da criação da DC Comics.

      Excluir
  48. "Calei minha boca! A coleção de encadernados da DC da Eaglemoss chegou hoje por aqui, portanto, o "sacrifício" começou mais cedo!"


    Hahaha, normal.... Qdo a gente pensa q vai ter sossego pro bolso: Sempre aparece uma "surpresa", rs!

    E falando em "surpresa", Elcio.... No próximo "PACK" da Eaglemoss teremos o "Dínamo Escarlate" (ele aparece na contra-capa de uma das revistas do último pack)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  49. Leo, também sou muito fã dessas trasheiras japonesas/chinesas/italianas. O Sonny Chiba é foda, essa trilogia Oyama é do caralho !
    No segundo filme ele mata um URSO na base da pancada !!!!!
    A trilogia Street Fighter dele tb é foda, principalmente os 2 primeiros.

    ResponderExcluir
  50. Leo por ai chegou a miniatura da canario negro, pois nem na comix pareceu

    ResponderExcluir
  51. "Seus filmes são venerados por diversas cenas ripadas de filmes obscuros. Acho que o grande mérito dele é ser um nerd adorador de películas underground. rs"


    E aí, SEMI.... blz?

    Eu gosto dos filmes do Tarantino acho q justamente por isso: Pelo fato dele ser um "nerd adorador de películas underground" (exatamente como eu, rs):

    Assim, me identifico com as referências q ele bota nos filmes e na maioria das vezes reconheço de onde ele tirou cada uma delas.... Só acho exagerada mesmo essa babação de ovo da crítica em cima dele, como se fosse algo genial e original q nunca tivesse sido feito: Porra, às vezes eu leio críticas dos filmes dele onde se percebe nitidamente um "deslumbramento" de quem escreve: como se nunca tivessem visto os filmes ORIGINAIS q o Tarantino usa como base!

    É mais ou menos como aqueles caras de outros blogs de gibis q "abrem as pernas" pra "Liga Extraordinária" do Alan Moore.... Mas nunca leram 1 livro sequer dos q ele usa de referência nas histórias!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que é muito dificil pegar uma obra alheia e criar algo novo em cima dela. Tem muita gente que tenta e só sai merda. E o Tarantino tem o talento de pegar coisas trash e deixar elas mainstrean. Lady Snowblood é o mais descarado. De qualquer forma, Kill Bill foi feito ora ser uma homenagem a esses filmes. E quem não curte cinema oriental pode gostar, pois ele ocidentaliza total.

      Agora, Caes de Aluguel, Pulp Fiction, Jackie Brown e Bastardos inglorios são repletos de citações mas são obras unicas e irretocáveis.

      Django Livre eu não gosto. Acho a montagem confusa e tem boas ideias que não foram bem executadas. Acho que o western spaghetti esta bem melhor representado em Kill Bill.

      Excluir
  52. "Mark Dacascos (e outros) era presença certa nos filmes de "pé-na-kara" que a Bandeirantes exibia as terças-feiras (rs)"


    Na sessão "Força Total", né?

    Putz, eu não perdia uma (adoro filme de porradaria e hj em dia não fazem mais tantos filmes legais assim como faziam nos anos 80 e 90).... Aliás, valeu pela dica desse blog (filmes pra doidos): Li a crítica e já mandei baixar esse "Drive" (de 1997) - Devo ter assistido na época, mas não me lembro mais e foi fácil achar no torrent (vou relembrar esse, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "Filme para Doidos" é bem legal, pena que foi descontinuado. Mesmo assim, me fez elaborar uma pequena listinha de filmes para ver algum dia.

      Recomendo para todo mundo que gosta de cinema "sem preconceito" (rs).

      Excluir
  53. "Para quem curte histórias dos bastidores das grande editoras e dos criadores mais mais representativos, os livros..."


    E aí, VAMP..... blz?

    Boas dicas de livros as suas.... No ano passado eu tbm fiz uma matéria só sobre "LIVROS" teóricos de quadrinhos. Saca só no LINK abaixo:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2014/11/livros-teoricos-de-quadrinhos-dicas-e.html

    Abs!

    ResponderExcluir
  54. " O Sonny Chiba é foda, essa trilogia Oyama é do caralho !"


    Bem nessas, BOND.....

    Eu tbm assisti esse q ele mata um urso na porrada.... Aliás, dizem q esses feitos eram baseados em fatos reais: Oyama realmente existiu, e tirei da wikipédia (sobre ele) o trecho abaixo:

    "Com punhos como martelos, suficientes para esmagar a carne e os ossos dos seus adversários, considerando não ter rival à altura na raça humana, decide testar a sua força e capacidades contra um touro e partir: tijolos; garrafas; pedras; árvores, etc..., com as mãos nuas."

    Vale ressaltar tbm.... q Sonny Chiba já estrelou uma adaptação do mangá: "GOLGO 13" (mto boa tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  55. "Leo por ai chegou a miniatura da canario negro"


    E aí, Fábio.... blz?

    Ainda não.... Recém chegou aqui o "Átomo" (Eléktron) e o próximo será o "Flash da Era de Ouro" (só depois virá a canário)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  56. Fabio cunha Opa, valeu Léo, hj chegou os meus packs e o dentes de sabre muito show esses restolhos são muito da hora, não da vontade de perder nem um rsrs, enquanto minha situação estiver favorável vou comprando rsrs, até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Vontade" é algo q não me falta pra ter todas essas peças, rs....

      Mas infelizmente, nem sempre a vontade vem acompanhada do $$$! E essa restolhada tá matando a pau mesmo, hehe: Tem mto restolho q tá mais legal visualmente q mto medalhão por aí!

      Abs!

      Excluir
  57. "Gen Pés Descalças é sobre Hiroshima antes, durante e depois da bomba nuclear e mostra como vivia a população local "


    Pois é... Nunca li, mas sei q a HQ tem seu valor por tratar desse tema tão marcante da nossa História! Uma hora dessas a oportunidade ($$$) aparece pra eu encarar esse material!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É daquelas histórias que se vale a pena e muito ler, qualquer coisa dá uma olhada primeiro por scans. Uma coisa eu te garanto... essa foi a única HQ que me fez chorar e ficar arrepiado ao mesmo tempo, de tão pesada e triste que é a história, e outra coisa assustadora é que o personagem principal da história é um alter ego do autor e tudo escrito na HQ foi baseado no que ele vivenciou e no que sobreviventes relataram a ele. Na verdade eu nem mesmo o estilo japonês de HQs eu curto, pois parecem aquelas histórias que são copias umas das outras, com um detalhesinho ou outro diferente, e para falar a verdade eu só ia dar uma olhada, mas com apenas dez páginas essa história me prendeu e me fez dar uma chance a essa leitura. E como é de se imaginar, Gen Pés Descalços é uma das HQs que planejo comprar.

      Na verdade eu só lembrei de comentar essa história quando você mencionou MAUS em uma matéria anterior, pois é a triade MAUS,m Gen e Persépolis, ás três histórias semi-autobiograficas mais interessantes e chocantes que já lí

      Abs

      Excluir
  58. Leo, muito bom o post. Quando relançarem pretendo adquirir.

    E você viu o novo erro do momento?
    O encadernado dos novos 52 da liga da justiça saiu na lombada:
    LIGA DA JUSIÇA - ORIGEM.
    Lamentável. O revisor burro deve ter ido da Salvat pra Panini, não é possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o mesmo revisor de "CAPTÃO" AMÉRICA. A marca registrada dele é essa. Mais conhecido como revisor fominha, come letras.

      Excluir
  59. "LIGA DA JUSIÇA - ORIGEM"


    E aí, LUIZGARCIA.... blz?

    Ah, não: Essa é demais: "JUSIÇA"? Impresso num encadernado de 90 reais?

    Crédo, a Panini contratou o mesmo revisor da Salvat então, hahaha... mas q bela merda pra começarmos o feriadão, hein? rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  60. Oi Leo!

    Valeu pelo aviso do"Dínamo Escarlate", tenho interesse nesta peça!

    Mas como eles anunciam a peça "principal' na última página da revista, qual será a peça "restolho' que virá com ele?

    Vou ver quais "packs' e peças especiais serão lançados até dezembro e ver qual irei comprar! O curioso é o "Dínamo Escarlate" não ser peça especial, se não me engano ele é bem maior que o "Homem de Ferro"; já em compensação a 1ª armadura do herói é uma peça especial, e dizem que é do tamanho de uma miniatura normal!!

    Comprei a loira...ops, "Canário Negro" ontem, e te digo que é uma peça espetacular, sendo mais bonita até que a "Caçadora"! A jaqueta dele foi pintada de uma forma que de tão preta e meio reluzente que parece de couro mesmo!!

    Ainda bem que ela não é "anoréxica" como a "Viúva Negra", ela faz o estilo "gostosa"!

    A revista que acompanha a peça é bem detalhista, conta toda a trajetória da cronologia dela, inclusive seu complicado relacionamento com o "Arqueiro Verde", que colocava chifres nela à torto e à direita, e isso é mencionado na publicação!

    A "Canário' talvez seja a personagem mais "casca grossa' em nível de habilidades de luta das mulheres do Universo DC, tirando é claro a "Mulher Maravilha", mas essa não é "humana"; e embora a "Canário " meta humana devido ao seu grito sônico, ela é uma humana normal em relação ao resto.

    Pior é que ela treinou até com as Amazonas na "Ilha Paraíso', e bateu em meio mundo delas durante sua estadia por lá!

    Sonho de consumo:http://www.instocktrades.com/TP/DC/BLACK-CANARY-ARCHIVES-VOL-1-HC/STAR12593

    Leo, você mencionou que a Panini pode publicar a fase do Byrne no "Superman", eu já ouvi boatos disso, e pode ser que a editora resolva agora aumentar o fluxo de publicações da DC por aqui para furar os olhos da Eaglemoss.

    Porém, como o "Homem de Aço" sairá lá por janeiro de 2016, ou seja, já daqui a três meses, pode ser que a Panini observe a vendagem deste da Eaglemoss, e lance depois lance alguns encadernados com TODA a fase do Byrne que foi de cerca de 25 edições (incluindo tudo até o anual) em "Action Comics" e + 09 edições em "Adventures of Superman" "incluindo também o anual".

    Agora, eu aposto que a série"Caçadores" sairá encadernada primeiro pela Panini, já que o da Eaglemoss será lá pelos últimos encadernados da coleção!

    E vai ter muito mais material clássico da DC republicado pela Panini para "furar os olhos da concorrente Eaglemoss"!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  61. "Valeu pelo aviso do"Dínamo Escarlate", tenho interesse nesta peça!"


    Oi, Elcio.... Tdo bem?

    O "Dínamo" eu vou pular.... Pois eu gosto mesmo é do visual mais clássico dele (com a armadura trambolho q ele usa no Vol. 1 da "Biblioteca" do HDF). A miniatura q vai sair agora, é baseada num visual mais moderno: q se mantém numa estrutura similar à armadura tradicional do HDF (e nesse visual "novo", tá dentro da escala de uma peça "normal")!

    Já a armadura "MACH-1" (do FILME) sairá como "especial" mesmo.... pois essa sim, é ligeiramente maior q uma figura "normal"; Não muito, mas o suficiente pra ser considerada "especial" (já vi uma ao vivo e ela é larga dos lados e rica em detalhes e engrenagens - tá valendo e devo comprar qdo sair aqui - a q eu vi era importada)!

    E a "canário".... Nossa, tô louco pra ver como ficou essa peça, pois já me falaram tbm q a pintura da jaqueta ficou mto show. Só lamento não terem botado nela uma meia-arrastão (q nem no gibi), mas é uma peça obrigatória na coleção de qq forma, ainda mais q nunca escondi o fato da "canário" ser a minha heroína favorita da DC: bem mais q a "MM" e a "Poderosa". Aliás, mesmo sendo marvetinho, acho q a "canário" é minha personagem feminina favorita até em comparação com as da Marvel!

    E putz... Eu não devia ter visto esse LINK q vc postou acima, hehe: Agora terei esse "Archives" da canário como sonho de consumo tbm, rs!

    Qto ao "Super" do Byrne.... Não sei se a intenção da Panini seria lançar a coleção completa, por enquanto são apenas "rumores": mas b em q a panini podia tentar um esquema similar às "Lendas do Cavaleiro das Trevas" e selecionar umas ed. do "super" separadas por artistas (Byrne, Gil Kane, Kirby, nomes bons não faltariam pra isso)!

    E esses repetécos.... O Levi Trindade falou naquela 1º entrevista q a panini fez um tipo de acordo com a Eaglemoss pra não rolar esses repetécos entre as 2 (da mesma forma q ocorre com a Salvat). Mas eu (particularmente) não acredito no q ele disse, até pq, ele tbm falou q não repetiriam material de SW da Deagostini e dias depois lançaram o "Esquadrão Perdido" e agora prometem o "Boba Fett - Inimigo do Império" (q tbm estará na Deagostini). Ou seja: daqui a pouco deve começar a putaria de fura-olho entre Panini X Eaglemoss tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Super do Byrne ainda não foi republicado na íntegra nem nos EUA, não tenham esperanças demais...

      Excluir
  62. "Django Livre eu não gosto. Acho a montagem confusa e tem boas ideias que não foram bem executadas."


    Oi, gustavo.... blz?

    Eu gostei de "Django Livre", mas concordo q algumas boas ideias do filme não foram bem aproveitadas (e ainda mataram o vilão principal - Di Caprio - quase 1 hora antes do filme acabar, rs). Talvez o melhor pro "Django" fosse ser esticado pra 2 filmes (q nem o "Kill Bill")!

    Eu tbm gosto de um filme do Tarantino q mta gente detesta: "À Prova de Morte".... q é uma homenagem aos filmes de perseguição de carros dos anos 70 (especialmente: "Corrida Contra o Destino" - um dos meus filmes favoritos de todos os tempos). De quebra, é a melhor atuação do Kurt Russel (Fuga de NY) como o dublê psicótico q só se excita atropelando mulheres!

    Abs!

    ResponderExcluir
  63. "Foi o mesmo revisor de "CAPTÃO" AMÉRICA. A marca registrada dele é essa. Mais conhecido como revisor fominha, come letras."


    Pois é, Celio.... Esse parece ser o mesmo (ir)responsável da Salvat: Tbm conhecido como: o "papa-letras", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  64. Bom dia Leo! Mudando um pouco de assunto lá fora foi lançado um encadernado de capa dura com mais de 300 páginas com todos os encontros do Juiz Dredd com o Batman. E ainda vem de quebra o encontro dele com o Lobo. Perguntei ao Pedro Bouca se tem chances da Mythos lançar ele respondeu que só pela Panini que possui os direitos dessas histórias. Mandei a pergunta para o Levi e estou no aguardo da resposta. Abraços. Ass : Marcelo Rider.

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde Leo! Lembro que a muitos anos atrás passava no SBT uma série chamada O Samurai Fugitivo, era muito parecido com o Lobo Solitário. Ou será o mesmo? Abraços. Ass : Marcelo Rider.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, esse Samurai Fugitivo é uma versão "Troopers/Power Rangera" dos originais. Se puder assista aos originais. Recomendo.

      Excluir
  66. "Na verdade eu só lembrei de comentar essa história quando você mencionou MAUS em uma matéria anterior, pois é a triade MAUS,m Gen e Persépolis, ás três histórias semi-autobiograficas mais interessantes e chocantes que já lí"


    E aí.... blz?

    Valeu mesmo pelas dicas.... Esse "Gen" deve ser barra-pesada mesmo, como aliás, toda HQ auto-biográfica passada durante períodos ou momentos tenebrosos da nossa História costuma ser! Sendo no estilo de "MAUS", com certeza irei gostar então (pois curto mto essas HQs q nos transportam e remetem à situações impactantes da vida real)!

    E "Persépolis" é outra q eu tenho na fila de futuras leituras.... Já tenho baixada a HQ e tbm a animação baseada nela (q andou levando uns prêmios no exterior): Só me falta tempo pra botar esses atrasos em dia, rs. Aliás, acho q podemos incluir nessas listas tbm a HQ: "Palestina" (excelente leitura e na mesma linha dessas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Persépolis eu li rapidamente (o tamanho engana) e achei muito boa. Apesar do tema, achei uma leitura bem leve, ao contrário de "Maus".

      Estou com o filme para ver um dia, mas já me disseram que é praticamente a hq animada.

      Excluir
    2. "Retalhos" também é uma HQ autobiográfica ótima.

      Excluir
  67. "O Super do Byrne ainda não foi republicado na íntegra nem nos EUA, não tenham esperanças demais..."


    Sério q não, Hunter?

    Putz, sendo assim então.... Acho q teremos no máximo o 1º arco sendo republicado à exaustão por aqui, rs. Aliás, eu já tive um encadernado da Mythos com esse começo do Byrne, mas perdi não sei como (agora terei q "recomprar" pela coleção Eaglemoss)!

    Eu queria ler aquela história tbm em q o "Super" participa de um filme pornô (ou "quase" faz isso, rs) com a "Barda" (mas não lembro se era da fase Byrne)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era sim, e o Super não chega a fazer um filme pornô, o Senhor Milagre aparece antes.

      Excluir
  68. "lá fora foi lançado um encadernado de capa dura com mais de 300 páginas com todos os encontros do Juiz Dredd com o Batman. E ainda vem de quebra o encontro dele com o Lobo."


    E aí, Marcelo.... blz?

    Excelente notícia essa.... Digo, apesar de eu achar q as chances sejam mínimas de sair por aqui (se depender da Panini), pelo menos fica a opção pra uma futura importação (se o dólar baixar lá pro começo do ano q vem, pode ser q eu inclua essa no pacotão q tô planejando mandar vir, rs)!

    Esses crossovers do "Dredd" com o "Batman" foram mto bons (especialmente o 1º - q eu tenho em mini pela Abril - e o 4º - "Morra Sorrindo" q saiu pela Mythos). Mas ainda gosto mais do crossover com o "Lobo" (q pra minha sorte virá junto nesse tijolão, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  69. "Lembro que a muitos anos atrás passava no SBT uma série chamada O Samurai Fugitivo"


    Oi, Marcelo.... Puxa, agora q vc falou eu lembrei dessa série (não assisti na época, mas lembrei das chamadas do SBT). É a mesma sim, baseada no mangá e tem mais detalhes no LINK abaixo (q eu pesquisei na wikipédia). Valeu mesmo:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Samurai_Fugitivo

    Abs!

    ResponderExcluir
  70. "O "Filme para Doidos" é bem legal, pena que foi descontinuado."


    Oi, SEMI.... eu costumo ter esse azar:

    Qdo eu encontro um blog q eu realmente curto e acho legal de seguir acompanhando.... ele geralmente acaba indo pro saco, rs! No caso desse aí, ele já tinha sido descontinuado qdo o conheci, mas não deixa de ser um puta azar, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos dois pés-frios (rs). Mas no caso do filme para doidos, você ainda tem a vantagem de ter chegado agora. Eu já li praticamente tudo e tenho que me contentar com reprises.

      Pra quem quiser, link com o índice das resenhas:
      http://filmesparadoidos.blogspot.com.br/search/label/INDEX

      Excluir
  71. "Estou com o filme para ver um dia, mas já me disseram que é praticamente a hq animada."


    Não assisti o filme (e nem li o gibi).... Mas tenho ambos "baixados" e ao ver uns trechos do filme, me pareceu mesmo aqueles desenhos "ripados" direto da HQ (q nem esses longas "DESanimados" da Marvel q andam fazendo de uns tempos pra cá)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  72. "Era sim, e o Super não chega a fazer um filme pornô, o Senhor Milagre aparece antes."


    Eu me lembrava vagamente dessa história.....

    Mas imaginei q o "super" tivesse sido impedido de alguma forma de fazer um filmezinho desse tipo.... Afinal, pra DC ele "não pode" fazer essas coisas, rs !

    Mesmo assim, eu tô na pilha de ler isso de novo (já q ando empolgado com todo o material relacionado aos "Novos Deuses" de uns tempos pra cá)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  73. "Retalhos" também é uma HQ autobiográfica ótima."


    Opa, valeu pela dica, Roberto.....

    Essa eu não li, mas anotei a sua sugestão.... Pois tenho uma HQ do mesmo autor q eu adoro e tá entre minhas favoritas de todos os tempos: "Habib"!

    Abs!

    ResponderExcluir
  74. Não entendi. Lobo Solitário não foi finalizado devido ao falecimento do autor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, os filmes é q não foram finalizados devido à morte do diretor dos mesmos... o mangá foi até o fim sim!

      Abs!

      Excluir
  75. Tenho orgulho de ter essa serie completa , na época não era colecionador de mangas ,mas de tanto ouvir falar de Lobo Solitário , e acabei comprando todos os 28 volumes , sensacional , e espero que republiquem algum dia !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte sua, Roberto.... Pois eu me arrependo até hj de ter deixado passar essa série na época!

      Pior q não foi falta de vontade, mas de verba mesmo: Qdo saiu o "lobo" eu ainda tava numa fase de gastar mta grana com DVDs e vídeo-games.(gastos esses q eu eliminei hj em dia)! Mas qdo republicarem de novo, não deixarei escapar outra vez, rs!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...