03/07/2015

As Relíquias do "Colecionador Fantasma" (Parte 3): Você é Mais Inteligente Que o "Super-Homem"?

O "Colecionador Fantasma" está de volta.... Compartilhando aqui no "Submundo" (com exclusividade) seu raríssimo acervo de gibis clássicos: São os gibis que nossos pais e avós liam lá nos anos 40, 50, e 60!!!

E num desses antigos gibis veio o desafio pros leitores: "Você é Mais Inteligente Que o Super-Homem"? Essas e outras revistas bem antigas serão relembradas nesta postagem: "Cavaleiro Negro", "Namor", "Mandrake", "Sobrinhos do Capitão", "Dick Tracy", "Brucutú", "Batman & Robin", e muito mais!

Confira abaixo (e não percam a seguir: A "Parte 4" desta série de matérias do arco da velha):

O "Colecionador Fantasma" é um dos colaboradores aqui do "Submundo".... E tem sustentado o acervo de imagens deste blog com capas raríssimas de gibis de sua própria coleção: Um verdadeiro tesouro que vem sendo mantido em impressionante estado de conservação (considerando que alguns de seus gibis já possuem até 75 ANOS de existência - Tendo sido publicados em plena 2º Guerra Mundial). Segundo as palavras do "colecionador" (que me explicou como formou sua coleção com títulos tão difíceis de se achar em sebos):

"O colecionismo foi herdado do meu pai, mas as revistas, eu diria que talvez uns 90% eu consegui sozinho, nos tempos áureos dos sebos, tinha também sempre alguém vendendo Globo Juvenil, Ferdinando, Cavaleiro Negro numa banquinha de madeira e no início o ML não havia sido tomado por mercenários. São muitos, muitos anos de garimpo."

O resultado dessas garimpadas é o que vemos nesta série de postagens de "Relíquias" (serão 10 matérias ao todo - fora outras colaborações paralelas do "colecionador").... Muitas dessas capas eu nunca havia visto antes, mas tive sorte também de vivenciar pelo menos o final dessa "fase áurea dos sebos" (citada acima). Porém, já descolei no máximo gibis do início dos anos 70 pra cá (abaixo disso, já era muito difícil mesmo nos sebos da década de 90)!!!

Do material selecionado pra esta postagem, os destaques ficam por conta de: "Cavaleiro Negro" (ótima HQ de bang-bang com uma capa de 1949 - que abre esta matéria - e um "Almanaque" de 1965); "A Legião dos Super-Heróis" (1969); "Almanaque Batman & Robin" (1965 - antes da estreia do seriado de TV); "Brucutú" (1971); "Mandrake - Na Pista do Oito" (1967); "Dick Tracy - 50 Anos" (1981); "Sobrinhos do Capitão" (1956); e uma pág. do "Namor" da Era de Ouro (1949)!!!

Além, é claro: Do "Superman" nº 98 da EBAL (1964) que desafiava o leitor pra ver se ele (você) seria mais inteligente que o "super" (brincadeirinhas típicas da Era de Prata - só pra descontrair, rs). "Leia a 1º história desta revista até o último quadrinho da pág. 9. Então, antes de ler a pág. 10, procure adivinhar o que o Super-Homem não conseguiu - Quem é o dono dos robôs"? (Quem será, meu deus? quem será? hehe)!!!

A seguir, aqui no "Submundo" tem a "Parte 4" desta matéria.... Com mais raridades (é claro) e também algumas dicas de conservação de HQs (segundo quem realmente entende do assunto: O "colecionador"). E pra quem perdeu as 2 primeiras partes desta série de postagens (ou quiser relembrá-las) é só clicar nos 2 LINKS ao lado: "Parte 1""Parte 2"!!!

Até+ 

30 comentários:

  1. E aí Leo,blz?

    E o Colecionador Fantasma volta a assombrar o Submundo com suas raridades.Eu notei que na capa do gibi do Cavaleiro Negro de 1949 a censura é de 11 anos e no almanaque de 1965 é de 13 anos rs,e no almanaque do Batman & Robin o Batmóvel é vermelho da cor do carro que o morcego usava nas primeiras histórias,depois fiquei imaginando quem deve ser o dono dos robôs?? hehe

    No mais fico no aguardo da próxima parte com as dicas do Colecionador de como conservar melhor os quadrinhos.

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado Bruno, e mais, alguns podem se preocupar com a capa de Hans e Fritz (Sobrinhos do Capitão) que jamais seria publicada hoje. Outros talvez se preocupassem com Brucutu (viu o acento?) convivendo com dinossauros, mas o fato é que a palavra preocupação não combina com a palavra quadrinhos. Ficam como curiosidades da nossa história editorial. Curta, divirta-se ao ler seus gibis.
      Abç

      Excluir
  2. "depois fiquei imaginando quem deve ser o dono dos robôs?? hehe"


    E aí, bruno.... blz?

    Essa eu tbm não sei (nem faço ideia, rs).... Mas eram legais essas capas de antigamente q tentavam uma maior interação com o leitor: Eu gostava tbm daqueles passatempos nos gibis da RGE (eram fáceis, mas ao menos animavam um pouco os gibis da época)!

    Não tinha reparado nessa diferença de censura no "Cavaleiro Negro".... E não entendo tbm q diferença faria um gibi ser proibido pra menores de 11 ou 13 anos: São apenas 2 anos de diferença entre um moleque e outro (o gibi não vai ser mais impactante/chocante por causa disso, hehe). E amanhã tem mais: Guardei as dicas de conservação do "colecionador" pra "parte 4" mesmo (são dicas valiosas, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Fala, Léo!
    Novamente, temos o Paleontólogo das HQs na área!
    Gostaria de sugerir um site americano "Cover Browser", onde pode-se visualizar mais de 450.000 capas das mais diversas revistas (incluindo a maioria da Marvel/DC).
    Mas pensei na sugestão após visualizar no site, as capas originais da MAD americana (cerca de 500 capas, desde a década de 50!), sinceramente, é um tour espetacular, com muita qualidade e inovações gráficas!
    Uma retrospectiva político-cultural da segunda metade do século passado!

    Por último Léo, comprei a mini do "Solomon Grundy", e realmente é muito foda! Muito detalhada, de grande porte, vale a pena. E me impressionou a peça do Dr. Luz (a princípio não compraria, mas essas miniaturas...), bem encorpada, pesada, com uma capa em movimento bem volumosa. (acho que peguei por uma "homenagem" dos Titãs do Pérez!)

    No aguardo do próximo post do colecionador fantasma!
    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr Luz também me surpreendeu, estou pensando seriamente em comprar, ainda mais por ser um restolho (como diz o Leo), tão importante para Crise de Identidade (ótima série), e acabei gostando da sua passagem (tosca mas divertiu) no Esquadrão Suicida da Amanda (chegou a morrer e virar fantasma).

      Excluir
  4. "Dick Tracy - 50 Anos" (1981) essa foi uma capa que me chamou atenção. Alias, bem que alguma editora pudesse republicar umas HQ do personagem dele, já que eu somente o conheci pela adaptação do cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, seria uma boa ideia, principalmente com a Pixel e Mythos lançando clássicos, mas já me disseram que no caso do Dick Tracy o entrave é o direito de publicação muito caro. As boas histórias, que o tornaram um sucesso vão até início da década de 50, depois cai muito.

      Excluir
  5. Zé do Caixão02/07/2015, 20:55

    Estou sentindo falta daquelas revelações bombásticas sobre lançamentos futuros... Cadê X-9???????

    ResponderExcluir
  6. Gustavo Maycá02/07/2015, 23:04

    Léo, muito legais essas postagens do colecionador to curtindo bastante. Já me antecipando um pouco, queria saber se tu vai comentar sobre o deluxe do Thor, poderosos vingadores iniciativa ultron e sobre a adaptação (mais uma) de star wars pela editora abril. E sabendo que tu é fã de star wars quero saber se vai cofrar essa. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa do Thor li pela Salvat e me deu vontade de pegar mais. Se possível, não deixe passar.

      Excluir
  7. "o fato é que a palavra preocupação não combina com a palavra quadrinhos."


    É isso aí, Colecionador....

    Todos esses gibis devem ser curtidos de forma despretensiosa.... O leitor q começar a se preocupar demais com lógica e realismo em GIBIS, definitivamente: Tá no hobby errado, rs!

    Essa capa dos "sobrinhos" (com crianças sendo espancadas) é algo q não veríamos mais nas bancas hj em dia (como os tempos e conceitos morais da sociedade mudaram de lá pra cá, hein)? Mas esses "sobrinhos" eram uns pentelhos mesmo (eram praticamente o "Pica-Pau" e o "Pimentinha", hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. "Gostaria de sugerir um site americano "Cover Browser"


    E aí, Victor.... blz?

    Valeu mesmo pela dica: Esse site eu não conhecia (vou tirar a madruga pra navegar por esses mares então, rs).... Geralmente, as capas q eu utilizo aqui no blog (de HQs americanas) são tiradas do meu acervo pessoal: Modéstia à parte, um dos maiores do país (já q venho coletando e salvando imagens desde o final dos anos 90). Mas nunca é demais descobrir novos sites de capas, já q de tempos em tempos gosto de renovar o estoque (salvando capas com qualidade e resolução melhores)! Brigadão mesmo pela dica!

    Qto às miniaturas.... Nem me fale, pois o vício tem sido tanto q ando comprando figuras q não estavam na minha lista de intenções: "Ms. Marvel" (essa eu peguei pra repintar o rosto dela - vou deixar essa peça melhor q a original, hehe), "Kryptonita" (acabei comprando uma réplica com cristais q acendem no escuro), e até o "Caminhão da Kibon" (putz, nunca q eu esperaria q isso fosse sair aqui, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. "Dick Tracy - 50 Anos" (1981) essa foi uma capa que me chamou atenção."


    E aí, Marcelo.... blz?

    De todas as capas de gibis q o "Colecionador" me mandou.... Essa é a ÚNICA de um gibi q eu já tive na vida, hehe. Sim, em 1981 eu comprava bastante coisa e como eu curtia o "Dick Tracy" por causa de um desenho animado da época, acabei comprando essa edição da RGE (minha editora favorita de todos os tempos)!

    E vc tem razão.... Bem q podiam republicar material do "Dick Tracy" hj em dia (isso seria um trabalho pra PIXEL, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "Cadê X-9?????"


    E aí, ZÉ do Caixão.... blz?

    Bem, o "X-9" tá trabalhando (em alguns dos próximos lançamentos da Panini, hehe).... Mas no começo do ano eu já publiquei aqui no blog praticamente toda a programação de 2015, né? Não teremos mais "novidades bombásticas" (pelo menos pra este ano) q já não tivessem sido comentadas aqui no blog em algum momento!

    Só lá pra dezembro q eu terei acesso às novidades pra 2016.... Até lá, ainda tem MUITA coisa atrasada q já foi prometida e ainda estamos esperando!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. "queria saber se tu vai comentar sobre o deluxe do Thor, poderosos vingadores iniciativa ultron e sobre a adaptação (mais uma) de star wars pela editora abril."


    E aí, Gustavo.... blz?

    Sim, pra semana q vem eu tô preparando mais uma matéria sobre lançamentos e novidades (na coluna: "Papo de Gibi").... Esses Deluxe do "Thor" estarão lá, mas o "Poderosos Vingadores - A Iniciativa Ultron": Pode ser q eu reserve pro próximo "Review" (q já comecei a preparar tbm)!

    Já esse "Star Wars" da Abril.... Olha, pra te falar a verdade, eu sou fanzaço da série sim, mas não pra tanto, hehe. Só pela capa, já achei essa versão um LIXO (detesto desses desenhos cartunescos e feitos nas coxas). Passarei bem longe dessa edição, ainda mais q pro mês q vem tá prevista a adaptação do "Episódio 4" pela Panini E pela Deagostini (no Vol. 7 de "Guerras Clônicas"). Da Abril, o único gibi q irei comprar este mês será o especial do "Sir Lock Holmes", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse especial do sir lock para mim foi uma verdadeira surpresa. Nunca, nem nos meus sonhos mais loucos esperava por essa.

      Mas ainda bem que fomos surpreendidos desta vez,

      Excluir
    2. Eu tbm não esperava por essa, gustavo....

      Mas "Sir Lock" será uma ed. mais q bem-vinda assim q chegar ás bancas (no final do mês).... Farei uma matéria completa aqui no blog (recheada de imagens - no mesmo estilo daquela q fiz do "Superpateta 50 Anos")!!!

      Abs!

      Excluir
    3. Não faz muito tempo saiu o Almanaque Mickey 8, "As Grandes Aventuras de Sir Lock Holmes".

      Excluir
  12. "no caso do Dick Tracy o entrave é o direito de publicação muito caro. "


    Oi, Colecionador.... Tbm já ouvi algo assim a respeito:

    Mas convenhamos, é um personagem q deveria custar baratinho.... Sem querer menosprezar o material, é claro: O "Dick Tracy" tá fora da mídia faz tempo (teve um filme fracassado - e ruim - nos anos 90 e não é conhecido pelas novas gerações). Não consigo imaginar um motivo lógico pra esses direitos serem tão caros!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o pior é que você está certo. Não vejo como publicarem personagens tão pouco conhecidos no meio de uma crise financeira e com excesso de lançamento. As histórias publicadas pela RGE (sua editora favorita) eram ótimas, acima da média das atuais, (eu sei porque tenho umas e outras), mas não há hype para garantir vendas, fora o fato que depois arruinaram o personagem.

      Excluir
  13. "Não faz muito tempo saiu o Almanaque Mickey 8, "As Grandes Aventuras de Sir Lock Holmes"


    Pior, né? Faz pouco tempo q saiu mesmo....

    Eu tenho essa ed. (até comentei aqui na época), mas vamos ver a seleção de histórias desse especial (q ainda não foi divulgada).... Pois o "Almanaque do Mickey 8" tinha apenas 84 pág enquanto o NOVO terá 300 (com 25 histórias do Sir Lock). Não é de se desprezar, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo de novo, também pretendo comprar, mas espero ter a grata surpresa de não encontrar todo o Almanaque Mickey republicado lá (lembrei da Panini e o especial do Neil Adams que felizmente não comprei e vou pegar agora em Lendas do Cavaleiro das Trevas), e espero também poder abrir para ler direito a revista.

      Excluir
  14. Fico feliz em ver essas raridades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cá pra nós Araujo, as capas da EBAL são muito bonitas. Stan Lee gostou muito do trabalho deles nas edições coloridas.

      Excluir
  15. "Dr Luz também me surpreendeu, estou pensando seriamente em comprar"


    Essa ficou bacana mesmo.... Mas acabei pulando, pq saiu junto com outras q eu tinha comprado e a grana apertou, rs!

    Da DC.... as últimas miniaturas q peguei e recomendo são: "Aquaman", "Cap. Frio", "Exterminador", "Bizarro", "Hitman", "Lanterna Verde" (da Era de Ouro - Alan Scott), e "Arlequina" (todas sensacionais e futuramente serão fotografadas aqui pro blog)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquaman até meus filhos que não se empolgam muito, gostaram; mas eu gostei mesmo foi do Capitão Frio (que felizmente veio com a roupa certa). Na espectativa por Gavião Negro.

      Excluir
  16. " Não vejo como publicarem personagens tão pouco conhecidos no meio de uma crise financeira e com excesso de lançamento."


    Olha, vou te mandar a real.... A crise tá feia mesmo e os resultados são visíveis nas lojas e livrarias q frequento:

    A própria Panini tem apanhado pra manter algumas coleções q antes vendiam bem e agora deram uma "esfriada".... As "CHM" são um exemplo disso: Essa última leva dos "Vingadores" (Vol. 5-8) não tá indo mto bem das pernas e já não vende tanto a ponto de esgotar rapidamente (q nem antes). Se pra Panini é assim com encadernados de clássicos custando 20 pila, imagina a dificuldade q deve ser pro resto!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "mas espero ter a grata surpresa de não encontrar todo o Almanaque Mickey republicado lá "


    Tbm espero isso.... Pois detesto ficar com repetécos na coleção (se repetirem as principais histórias do "almanaque", terei q me livrar dele - e ficar só com o "tijolo" de 300 pág)!

    Vamos ver.... Assim q sair a seleção de histórias, farei uma postagem aqui (com conteúdo completo, capas originais, pág internas, etc).... Tô preparando um post assim tbm pro "Batman do Neal Adams" (vou comentar os 4 primeiros encadernados numa tacada só - serão 5 ao todo por aqui)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Fico feliz em ver essas raridades!"


    Valeu mesmo, Araújo....

    Acho q vc vai curtir tbm a próxima postagem do "colecionador" (q deve ir ao ar na próxima semana): E q trará uma história do "Batman" publicada aqui nos tempos em q Bruce Wayne ainda era chamado de "Bruno Miller" (essa é raridade MESMO, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "mas eu gostei mesmo foi do Capitão Frio (que felizmente veio com a roupa certa)."


    Bah, essa foi uma das peças mais difíceis de se conseguir.... Foi pulada nas bancas (só assinantes receberam) e meses depois apareceram apenas algumas poucas peças (a Livraria Cultura recebeu apenas umas 4 ou 5 do "Cap. Frio" - e uma foi pra mim, rs)!

    Não curto mto o "Aquaman" (tô longe de ser um fã dele).... Mas tirei o chapéu pra essa miniatura (q tá imponente e com efeitos dourados na camisa): Mto show!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...