12/07/2015

"Submundo-HQ" (Aniversário): 4 ANOS no AR....

O "Submundo" comemora hoje (Dia 12 de Julho) seu 4º aniversário.... O tempo passou rápido e nem parece que lá se foram 4 anos desde que o blog foi ao ar pela 1º vez (em 12/07/2011)!!!

Nesta matéria especial, resolvi apenas compartilhar algumas capas e imagens raras de HQs do meu acervo pessoal... Pois este espaço foi criado inicialmente com essa intenção: Ser um pequeno banco de imagens pra gibis (Assim, nada mais justo do que fazer desta postagem comemorativa uma "volta às origens" do "Submundo")!!!

Confira abaixo (e Muito Obrigado a todos os leitores do blog: Valeu mesmo, pessoal):

O "Submundo" surgiu em 2011.... Por incrível que pareça, depois de eu ter perdido um HD recheado com milhares de capas e imagens raras de HQs. Por sorte, eu ainda mantinha uma pequena fração desse material gravado em DVD e por sugestão de um camarada meu, criei o blog pra armazenar as imagens que sobraram do meu acervo. Mas como eu gosto de escrever (bastante) acabei produzindo vários textos e matérias em cima de cada imagem que eu postava aqui. Em seguida, o público foi surgindo aos poucos e o blog foi tomando forma (com grande fluxo de comentários e debates)!!!

Nesses 4 anos.... O "Submundo" já publicou mais de 725 matérias, ultrapassou a marca de 3 milhões de visitas, teve mais de 32 mil comentários, e ainda tem fôlego pra se manter por muito mais tempo no ar (pois assunto é o que não falta - pelo menos aqui - em se tratando de quadrinhos, rs)!!!

Já existem até planos de expansão pro "Submundo".... Sim, o atual modelo do blog tem se mostrado ultrapassado (por exemplo: alguns leitores reclamam da dificuldade em se postar comentários via celular) e assim que eu juntar uma verba extra ($$$) vou investir numa repaginada geral no blog (novo modelo, mais recursos, etc). É possível até que o "Submundo" se multiplique em 2 (SIM: "Submundo" em DOSE DUPLA com um 2º blog que incluiria até vídeos)!!! 

Entre as próximas matérias do blog, teremos: "TOP 100" (lista pessoal das minhas 100 HQs favoritas), a volta da série de matérias sobre as "Editoras Nacionais" (Bloch, RGE, Abril, e Panini), "Capas Polêmicas", "Druuna", "Marvel MAX", "Guia de Leitura - 4 Fantástico", "Batman" (de Neal Adams), "Protótipos" (primeiras versões), "Xadrez Marvel/DC", "HQ Memória" (relembrando gibis que marcaram época), e muito mais!!!   

Já os colaboradores do "Submundo" estarão de volta em dezenas de novas postagens: "As Relíquias do Colecionador Fantasma" (e as FOTOS da sua coleção de raridades), As "Sombras do Império" (de Cesar Leal), e a estreia do "Mundo de VAMP" (uma realidade alternativa - e surreal - pros lançamentos nas bancas)!!!

Por fim.... Reforço aqui meus agradecimentos a todos os leitores do blog (que participam e acompanham as atualizações), aos nossos colaboradores, e também ao "X-9" (principal fonte de notícias e do panorama geral do mercado editorial - e seus bastidores). Muito Obrigado mesmo, pessoal! E de presente pro blog, segue abaixo um POSTER de Alex Ross com o "Batmóvel" que VALE, rs:  

Até+   

106 comentários:

  1. O tempo voa.
    Recordo assim que vc criou o espaço e o divulgava em comunidades do Orkut.
    Abraços, LEO.
    E longos anos pela frente.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme Coelho12/07/2015, 19:54


    Parabéns ao "Submundo HQ"!

    ResponderExcluir
  3. "e o divulgava em comunidades do Orkut."


    Valeu mesmo, Kleiton....

    Passou rápido mesmo, hein? Bons tempos do "Orkut", hehe.... A gente era feliz e não sabia, rs (não gosto do face, mas curtia o orkut)!!!

    E vida longa pro "Blog do Neófito" tbm (um dos meus favoritos)....

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. "Parabéns ao "Submundo HQ"!


    Brigadão mesmo, Guilherme....

    Espero q vc curta as mudanças anunciadas pra breve tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Fala Leo blz?
    Cara meus parabéns ao Submundo HQ por mais este ano de caminhada.
    Quero aproveitar e agradecer vc e todos os demais colaboradores por nos fornecer um lugar para conversarmos sobre quadrinhos e afins sempre em alto nivel.

    Vlw (e q venham mtos outros ai)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme.... blz?

      Valeu mesmo.... Mas eu é q só tenho a agradecer, pois o ambiente aqui é cultivado e formado pelos próprios leitores do blog (se os debates são de bom nível: é graças à quem participa, rs)!

      Abs!

      Excluir
  6. Fala Leo,blz?

    Não acompanho o Submundo HQ desde os primórdios do blog mas como vc disse assunto é o que não falta,então espero que o espaço continue a conquistar novos leitores,e que as mudanças venham naturalmente para que o Submundo tenha uma vida longa!

    E pra não perder o costume, hj li o Dylan Mouse e só a arte do Paolo Mottura vale o Gibi,vc sabe se ele desenhou mais alguma adaptação Disney além de Moby Dick e Dylan Mouse ? Espero que saia mais trabalhos dele.

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Bruno.... blz?

      Não se preocupe, pois essas mudanças serão aos poucos mesmo (tbm não gosto de mudanças mto radicais de uma hora pra outra, e não quero perder o aspecto de simplicidade q o blog tem: Posso até modernizar o modelo do blog, mas ele continuará o mais simples possível - sem mtas frescuras, rs)!

      E no LINK abaixo tem toda a lista de histórias do Paolo Mottura (com uma imagem de cada).... São mais de 100 histórias e uma boa parte delas parece ter esse visual de graphic novel, hehe (saca só):

      http://coa.inducks.org/comp2.php?kind=nk&creat=PMo&imgmode=1&vdesc2=on&vdesc=en&sort1=votes

      Abs!

      Excluir
    2. Caramba tem histórias do inicio dos anos 90,bem que a Abril poderia lançar um especial com histórias desenhadas por ele,material é o que não falta né, valeu pelo link.

      Excluir
    3. Bem pensado, Bruno....

      Seria legal se a Abril lançasse algum encadernado capa-dura com histórias do Mottura: Taí um material q merece um tratamento de luxo, rs!

      Abs!

      Excluir
  7. Leo parabéns por ter criado esse espaço MARAVILHOSO que é o o SUBMUNDO HQ!!!

    Adoro esse Blog!!!!! :-))))

    Amigo vou aproveitar esse momento especial para falar da melhor hq de todo os tempos... WATCHMEN!!!

    Minha dúvida é a seguinte:
    Muitos falam que WATCHMEN integra o selo VERTIGO... Mas na edição que eu tenho está estampado o logo da DC!
    Afinal, WATCHMEN pertence ao selo DC ou VERTIGO?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcio.... blz?

      Brigadão mesmo, brother.... Por estar acompanhando e curtindo o blog: valeu mesmo!

      Qto à sua dúvida: "Watchmen" é da DC mesmo.... Pois foi produzido em 1986, enquanto o selo Vertigo só foi criado a partir de 1993. Porém, mesmo tendo sido criado depois, o selo Vertigo meio q "adotou" algumas séries q estrearam antes (é o caso do "Monstro do Pântano", "Sandman", e "Homem-Animal" - essas, passaram a estampar o selo "Vertigo" na capa). Mas "Watchmen" continuou apenas com o selo "DC" - embora pelo conteúdo adulto e de alto nível, não fica devendo nada pra essas outras séries, né)?

      Abs!

      Excluir
  8. Parabéns ao Submundo HQ e a você que a criou Leo. Vida longa e próspera! Ass: Marcelo Rider.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Marcelo....

      Da minha parte (e no q depender de mim), o "Submundo" veio pra ficar e daqui pra frente vou continuar investindo na manutenção e atualização constante do blog!

      Abs!

      Excluir
  9. Oi Leo!

    Parabéns por mais um ano de Submundo HQ!

    Eu sentia falta de um espaço onde eu pudesse comentar e discutir sobre quadrinhos, filmes e séries. No finado Orkut, nas comunidades que eu participava de quadrinhos e filmes, havia muita "panelinha", e quem não pertencesse à mesma era vítima de "escrachos" e "esculhambações" em seus comentários.

    Depois, passei a frequentar o site do Omelete, mas, a situação lá não é diferente do Orkut, embora não tenha aparentemente "panelinha' lá, existe os haters e a eterna briga idiota de Marvel x DC presente na cabeça deles.

    Eu descobri o Blog há dois anos na época do surgimento da Coleção da Salvat, e por aqui fiquei; aqui o pessoal é mais polido, não existe esculhambação, e o mais importante aqui se pode fazer amizade, coisa impossível em outros sites e blogs.

    Espero que um dia a gente possa se conhecer pessoalmente, gostaria muito de conhecer você , o Zé Carlos e outros participantes do Blog para batermos nosso tradicional papo sobre quadrinhos pessoalmente.

    Quem sabe a gente possa se encontrar numa Comic Con Experience da vida, já que moramos em regiões distantes, e um evento de quadrinhos e afins é o melhor lugar para nos encontrarmos!

    Vivemos um momento único de HQs seja nas bancas do país ou mundialmente, filmes baseados em super heróis hoje se consolidaram como um terreno próspero e fértil para atores, atrizes, produtores e estúdios. O que era antes considerado uma "literatura marginal' hoje faz parte da cultura mundial influenciando gerações!

    Vida longa ao Submundo HQ!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio.... Tdo bem?

      Valeu mesmo, amigo.... Fico mto feliz q o blog tenha servido pra atrair leitores e colecionadores q queiram realmente conversar sobre quadrinhos numa boa (e de forma saudável). O q acontecia no Orkut, hj acontece no face: Grupos e comunidades infestadas de trolls e retardados de internet q só querem brigar e trocar ofensas/provocações infantis entre si. Nem perco mais meu tempo por lá (só entro no face pra divulgar alguns links aqui do blog e pronto: comentários mesmo e debates, só participo aqui no blog agora)!

      Eu gostava do "omelete" (já foi meu site favorito um dia - há mtos anos atrás).... Só q eles preferiram seguir uma linha na qual a quantidade de clics/visitas passou a importar mais do q a manutenção do bom nível de frequentadores. Há quem goste de ambientes assim (os haters de plantão): Mas tá longe de ser a minha praia ficar trocando ofensas com marmanjos atrás de um teclado, rs (já me prestei a coisas assim no passado - por não ter mta paciência em lidar com pessoas desse tipo - mas hj em dia, prefiro apenas ignorar, seguir minha vida, e lidar com outro tipo de público: Mais civilizado, é claro)!!!

      Legal vc ter conhecido o blog na época do surgimento da Salvat.... Aquela postagem bombou demais na época (pois foi a 1º lista traduzida com os títulos das 60 edições - o q alavancou a audiência do blog: q passou a ficar no topo das pesquisas do google). E q bom vc ter curtido este espaço e escolhido ficar por aqui: Eu tenho a teoria de q são os próprios donos/administradores de sites/blogs q definem o tipo de público com o qual querem lidar.... quem deixa a baderna rolar solta é pq prefere um ambiente assim. Desde q eu deixei os comentários "moderados", esse tipo de público já se afasta naturalmente (eu nem preciso barrar posts aqui - foram raríssimas as vezes em q precisei fazer isso - pois só pelo fato de haver aprovação prévia de comentários, os mal-intencionados nem tentam fazer bagunça (sinal de q os trolls e haters são conscientes daquilo q fazem: eles sabem onde podem ir e postar merda sem serem incomodados e sabem se comportar qdo preciso for): Essa é a maior prova de q a falta de educação e molecagem na internet é proposital, rs!

      No mais.... Tbm espero q um dia a gente tenha a oportunidade de se encontrar em algum evento por aí (e tomar uns chopps falando de gibis, rs). Infelizmente, ainda não será este ano q poderei ir na Comic-Con (ainda faço fisioterapia pra coluna desde q operei ano passado e não posso encarar uma viagem e desgaste físico de uma empreitada dessas - ao menos por enquanto, hehe). Mas qdo eu puder ir numa próxima, ou se caso vc ou outro leitor aqui do blog vier à passeio pra região sul, é só me avisar q tamos aí!

      Abs!

      Excluir
  10. Vida longa e próspera ao blog!

    Abs!

    http://scantorrents2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Scant.... blz?

      Valeu mesmo, brother.... Da minha parte, o blog ainda vai longe, rs!

      Abs!

      Excluir
  11. Fala, LEO!

    Tenho que deixar os meus parabéns a você e a todos os colaboradores do SubmundoHQ por chegarem ao quarto ano com estatísticas simplesmente impressionantes!

    Sem dúvida este é um blog diferenciado pelo alto nível e credibilidade das informações.

    Só tenho a desejar mais um ano de sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Martin.... Tdo bem?

      Muito obrigado mesmo.... E realmente, as estatísticas fogem do convencional pra um blog de pequeno porte (diferente de sites maiores e com mais recursos, o "Submundo" é apenas um blog pessoal - de pequeno/minúsculo porte)!!!

      Mas apesar de simplório.... O blog tem como diferencial um atendimento personalizado pra cada leitor (já q leio e respondo todos os comentários) e a valorização da credibilidade de conteúdo: Nunca postei nenhuma notícia aqui q não tivesse sido concretizada depois (acho q o único caso é o "Dossiê Negro", mas aí a culpa é da Devir q prometeu publicamente a edição e não lançou, hehe). Às vezes pode demorar um pouco: O "Demolidor do Bendis" foi anunciado aqui em primeiríssima mão há cerca de 1 ano atrás - demorou, mas a edição está aí). Sempre tenho os devidos cuidados pra noticiar apenas aquilo q eu tiver certeza q está em fase de produção, rs!

      Abs!

      Excluir
  12. Parabéns pelo blog! Virei fã. Ótimo conteúdo, pessoas sempre com respeito nos comentários e tu sempre atencioso com todos Léo! Parabéns de verdade.


    E fico no aguardo da cronologia da DC kkk abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Gee.... blz?

      Brigadão mesmo por estar curtindo e acompanhando o "Submundo".... E espero q vc aprecie tbm essas próximas novidades q estão em planejamento pro futuro do blog, rs!

      Qto à "Cronologia DC"..... Bem, o Nano Falcão anda meio sumido e ele ficou de me mandar as partes 3 e 4 dessa série de matérias. Nesse caso, dependo apenas da disponibilidade de tempo dele pra isso. Mas assim q ele voltar, eu posto esse material no ar, pode deixar, rs!

      Abs!

      Excluir
  13. E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Brigadão mesmo, brother.... Fico mto feliz de ter tido a oportunidade de conhecer ao vivo um leitor tão gente-fina aqui do blog: Ironicamente, conheço poucos leitores aqui do sul pessoalmente (faço parte de um grupo grande de colecionadores daqui, mas poucos são realmente frequentadores do blog - uma boa parte dos meus amigos pessoais nem ao menos acessa a internet, rs). Por isso, é uma satisfação pra mim qdo conheço algum leitor do "Submundo" na vida real (não-virtual), rs!

    Ainda mais, vindo de tão longe q nem vc (praticamente do outro extremo do país, hehe).... Tbm te considero um brother e é bom saber q vc curtiu o TOUR pelas lojas e livrarias aqui do sul (foi legal pra mim tbm, pois não costumo ir em todos os locais nerdísticos no mesmo dia q nem a gente fez, hehe)! Há pouco tempo, tbm tive a satisfação de conhecer pessoalmente outros leitores do blog no evento de colecionadores (de miniaturas) e num churrasco q reuniu quase 50 pessoas: Coincidentemente 2 deles de mesmo nome: "Eduardo" (ambos super-camaradas tbm)!!!

    Sobre o blog ser um refúgio.... Tbm penso assim, pois são poucos os ambientes virtuais e redes sociais onde eu consigo conversar numa boa sobre quadrinhos com leitores adultos (amadurecidos de ideias e atitudes). Decidi não postar mais em sites/blogs q permitam a presença de haters (pra não me incomodar e nem me rebaixar a replicar xingamentos e baixarias - já fiz isso, mas não gosto de ter q descer à níveis até mais baixos q essas pessoas: não acho q valem meu tempo)!

    Enfim.... A sua colaboração no blog foi super bem-vinda sim, e abriu espaço pra outros importantes colaboradores tbm (reforços consideráveis nas trincheiras do "Submundo", rs)! Valeu mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. blz leo?

    ótimas matérias, atualizações diárias(pelo menos nos comentários), leitores educados, comentários pertinentes, ou seja, o paraíso pra quem curte quadrinhos e afins, espero que o blog tenha vida muito longa!!!!!!!!

    parabéns e grande abraço pro amigo virtual leo!!!!!!!!!!!!

    ps. tem alguem por aqui que vai na festcomix? vou no sábado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo.... blz?

      Valeu mesmo.... Infelizmente, não consigo atualizar o blog todos os dias com novas matérias (como eu gostaria): Pois eu preciso de uma janela de pelo menos 2 dias pra pesquisar e produzir novas postagens (incluindo tbm a busca por imagens pra ilustrar as matérias).... Mas os comentários eu respondo todo dia mesmo (é a 1º coisa q faço qdo chego em casa - normalmente no começo da noite)!

      Brigadão pelos parabéns e abração pra vc tbm, brother!

      Abs!

      Excluir
  15. Fala, Léo!
    Inicialmente, devo agradece-lo e parabeniza-lo pelo excepcional trabalho do blog!
    Imagino ter acessado a imensa maioria das postagens, nesses 4 anos de vida!

    Credito o sucesso do espaço a duas características; simplicidade e credibilidade! Claro, não esquecendo do trabalho "jornalístico" de apurar fontes, pesquisas, seleção de imagens e o mais importante, as respostas a todas as postagens (no estilo de maior camaradagem!).

    Te considero um grande "catalisador" de mentes iluminadas, que também curtem e frequentam este valioso espaço!
    Além da expectativa de novas postagens, sempre atualizo as visitas (diariamente), para ler os comentários (e respostas, com réplicas e tréplicas!).

    Todo o meu respeito e consideração!
    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor.... blz?

      Puxa, brigadão mesmo.... Eu tbm credito a boa repercussão do blog à esses fatores q vc citou: Visualmente o "submundo" é bem arcaico (nunca gostei de mta frescura no visual e mesmo q eu venha a mudar o modelo, ainda pretendo manter algo bem simples e de fácil navegação pros leitores)!

      Já a credibilidade é mérito total do "X-9", hehe.... Ele me manda relatórios diários com lançamentos, capas e fofocas de bastidores da Panini (nem tudo eu posso comentar publicamente - sob pena de perder "A" melhor fonte q um blog poderia ter, rs). Mas todas as informações q ele me repassa são confiáveis (já q ele trabalha na área e sabe o q tá sendo traduzido e editado no momento). E qto aos comentários, bem esse mérito é de todos nós juntos: pois a cortesia e camaradagem é sempre recíproca, rs! Valeu mesmo, brother!

      Abs!

      Excluir
  16. Parabéns pelos 4 anos do blog! Todos os dias religiosamente eu visito o Submundo em busca de informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão mesmo, paulo.....

      Ainda hj (mais na madruga) vou tentar postar mais uma atualização no blog.... Mas mesmo nos dias em q não tem matéria nova, com certeza haverá tbm bastante informação e novidades espalhadas pelos comentários, rs!

      Abs!

      Excluir
  17. Parabéns pelo excelente trabalho que, ainda por cima, não é remunerado (rs). Gosto daqui pois minha opinião é compartilhada com todos, sem que o "dono" do espaço direcione os textos para o que ele acha que é certo. Acho que é este o sucesso do blog, pois aqueles que são dos "donos" da verdade passam longe daqui. Mais uma vez parabéns e que seu blog continue da mesma forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Andre.... blz?

      Valeu mesmo por curtir o blog (e a forma como tá sendo conduzido).... É um trampo não-remunerado mesmo, embora eu não descarte a ideia de incluir um banner de mega-store (ou algo assim) pra me ajudar ao menos a cobrir os custos pra reformulação do blog (q não vai ser tão barata assim, hehe)!

      E vc tem razão qto à questão da "opinião".... Eu sempre fiz questão de frisar aqui no blog q NÃO sou dono da verdade (e nem um "entendido" em gibis): Sou apenas um leitor normal (li bastante coisa, é verdade - mas isso não me torna "superior" à ninguém, pois ainda tem MUITA coisa q eu nunca li e estou conhecendo e aprendendo aos poucos tbm)! No máximo eu sou um leitor q compartilha aqui suas últimas leituras com outros colecionadores. Nunca vou impor minha opinião aos demais leitores, pois sei q cada um de nós tem a sua e não somos obrigados a concordar e gostar das mesmas coisas: Assim, sempre vou respeitar a opinião e os gostos dos demais!

      Abs!

      Excluir
  18. Parabéns Leo! Sempre que entro no submundo penso que estou contribuindo com as estatísticas de acesso kkkkk e não muda muito não: aqui é bom demais! Um dos meus únicos acessos diários. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, William.... blz?

      Valeu mesmo, bro.... Mto obrigado não só por contribuir com as estatísticas, hehe: Mas principalmente por ser um leitor bastante participativo e por curtir este espaço (feito de leitor pra leitor)!

      Abs!

      Excluir
  19. Parabéns meu amigo e que venham mais quatro anos pela frente, pois vc merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Marcelo....

      Vida longa tbm pro "Cinema Cem Anos Luz": O MELHOR e ÚNICO blog de cinema q eu acompanho.... Parabéns à vc tbm pelo ótimo trabalho q tem feito sempre em excelentes matérias de cinema!

      Abs!

      Excluir
  20. Parabéns Leo.
    Magnífico trabalho. Você conseguiu mesclar duas qualidades difíceis de andar juntas, qualidade e quantidade. Fiquei sabendo do Submundo quando você fez o anúncio no Miolos, e acabei ancorando aqui. Que continue nesse sucesso.
    Alex Leão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alex.... blz?

      Puxa, brigadão mesmo, amigo.... Se bem q em matéria de QUANTIDADE, agora é q vc vai ver o significado dessa palavra qdo o "Submundo" se multiplicar em 2, hehe (sim, isso deve acabar rolando em breve e acredite: Não vou perder o pique neste blog, mesmo tendo um 2º "submundo" pra gerenciar: Aguarde e confie, rs)!

      E bons tempos do "Miolos", hein? De todos os fóruns q eu já participei, é o único q me deixou saudades (junto com o da "Panini" - q eu tbm gostava). Mas acho q esse não volta mais.... Ainda bem q serviu ao menos pra ter trazido vc e alguns outros bons camaradas pra cá, rs!

      Abs!

      Excluir
  21. Parabéns Leo! Isso é fruto de trabalho e nerdices ^^

    Que mais e mais anos venham.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Clayton....

      Acho q eu vou morrer fazendo isso, rs... Ainda tô longe de me cansar em ler e falar de gibis, hehe!

      Abs!

      Excluir
  22. Seria um papo de boteco para boteco nenhum botar defeito... :-)
    Parabéns pela marca dos 4 anos e que venham as próximas... Estava muito afastado de toda essa vibe de internet com relação as Hqs pois só o que via eram sites e blogs povoados com haters e pessoas que confundiam gosto pessoal com verdade universal, mas me deparei com o submundo procurando informações sobre a coleção de miniaturas da eaglemoss e acabei acampando por aqui. Foi legal perceber que ainda havia cantos com um convívio positivo com outros colecionadores e entusiastas da nona arte... Legal...

    Parabéns mais uma vez Leo... E vamos ver o que o futuro reserva para os "morlocks" do submundo... hehehehehe

    Cesar Leal

    ResponderExcluir
  23. Parabens pelo blog e por tudo.É sempre divertido,interessante e bem participativo da galera que passa por aqui.Muitas pessoas gente finas e que sabem conversar sobre Hq's mesmo quando todo mundo possui gostos diferentes.E sempre vemos novidades.E mesmo gostando dos clássicos e do futuro,é sempre ler opiniões tão diversas.Parabens ao blog e a você Leo.
    Abraços.
    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fernando.... blz?

      Eu é q agradeço.... À vc e outros leitores participativos q acompanham e comentam regularmente aqui no blog. E realmente, todos nós temos gostos e opiniões bastante distintos: Mas é ótimo trocarmos ideias e compartilharmos nossas leituras com outros colecionadores! Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir
  24. EDUARDO CESAR13/07/2015, 11:43

    Léo, se sou um desses "Eduardo's" agradeço e retribuo a gentileza. A satisfação de conhecê-lo pessoalmente foi minha. Já acompanho o blog há 3 anos desses 4, em função da pesquisa sobre as miniaturas da Panini Eaglemoss na época. Pena que por vezes nossas agendas não se encaixem, mas sempre que possível, vamos manter contato para tratar dos assuntos de interesse mútuo tão raro de compartilhar com as demais pessoas ditas "normais". Abs e parabéns pelo aniversário do Submundo Hq, 4 anos rumando para 4 milhões de visualizações!

    ResponderExcluir
  25. Oi, Leo

    Parabéns pelos quatro anos do Submundo!

    Acompanho o blog há pouco mais de um ano (acho que desde o lançamento das Graphic Novels da Salvat) e posso dizer sem sombra de dúvidas que esse é o melhor blog sobre quadrinhos e afins da internet! Mesmo com o layout simples, as matérias são sempre muito completas e os comentários sempre de alto nível também acrescentam muito!

    Esse é o único blog que eu visito todos os dias e leio todos os comentários e espero que venham aí mais quatro, oito, doze anos de serviço no blog pra você e todos os colaboradores do Submundo, mantendo sempre o alto nível que já é padrão por aqui.

    Fico ansioso para as novidades futuras do blog, bem como todas as matérias previstas.

    Parabés e abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Vítor.... blz?

      Muito obrigado mesmo por estar curtindo e continuar ligado aqui no blog.... Ironicamente, devo mto à Salvat: Pois foi graças à repercussão daquela mega-postagem (logo q a coleção tava sendo lançada) q o "submundo" ficou mais conhecido na mídia (e disparou nos campos de busca do google)!

      O layout vai deixar de ser tão simplezinho daqui pra frente (vou investir numa repaginada geral mesmo: Porém, ainda pretendo manter as coisas sem nenhuma frescura visual, rs).... E não se preocupe, pois como falei num dos comentários acima: Acho q vou morrer fazendo o q faço aqui no blog (falando de gibis e compartilhando minhas leituras com outros colecionadores), rs!

      E espero q vc aprecie tbm as novidades q virão.... e as matérias a seguir (já tô até preparando uma pra chegada da EXTENSÃO da Salvat, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  26. Valeu pelo Blog Leo!!!
    O Submundo é minha referência hoje em dia para leitura de quadrinhos.Nunca fui muito de frequentar blogs e afins,pois tem muita gente "manja", que só fala besteira quando alguém posta um comentário que não vai de acordo com seu pensamento (parece que ficam de plantão para atacar!!!).Aqui no Submundo,por mais simples que seja a dúvida,você sempre responde com grande educação e não vejo ninguém falando besteira.Deixo aqui também meu agradecimento ao pessoal que interaje,pois sem eles o nível seria outro.
    Enfim, Vida Longa e Próspera ao "nosso" Submundo.
    Abraços.
    Celso Pinheiro -RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celso.... Tdo bem?

      Pô, valeu mesmo: Eu é q te agradeço pelas palavras.... Aqui eu nunca cultivei aqueles "umbiguismos" de caras q se acham OS "especialistas" no assunto (e tá cheio de sites por aí com gente arrogante e prepotente q se acha superior aos demais só por terem lido gibis q os outros não leram)!

      Sou da política de NÃO existem "especialistas" em gibis.... Pois sempre vai haver um gibi q o cara não leu na vida (eu mesmo, posso ter lido milhares, mas todo mês tem coisa nova - seja clássica ou atual - q eu acabo conhecendo): Ou seja, é preciso ter a humildade de reconhecer q estamos sempre em processo contínuo de aprendizado qdo o assunto for GIBIS, rs! Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir
  27. Oi Leo, nós é que agradecemos a existência desse seu ou melhor nosso incrível blog. Ainda me lembro o dia em que descobri o Submundo, pois eu estava no PortalTexbr, pois sou muito fã dos quadrinhos Bonelli, lendo alguns comentários e tinha um seu lá, e no fim você dizia que tinha feito uma matéria falando do Tex coleção e quem quisesse dá uma olhada, ficasse a vontade, entrei no link que vc disponibilizou e desde então é muito difícil passar um dia sem estar por aqui, seja nas leituras das suas matérias ou dos colaboradores, ou mesmo deixando minha opiniões aqui. Enfim o Submundo tem fôlego para muito mais, pois realmente, é um espaço democrático onde todos se respeitam, pois acima de tudo todos que estão por aqui, tem uma coisa em comum, gosta muito desse mundo maravilhoso das histórias em quadrinhos. Acho que os parabéns não é só para o SubmundoHQ, mas para todos nós, que dispomos desse espaço de lazer e que venha não só mais quatro anos, mas no mínimo quarenta. Abraços Leo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcilio.... Tdo bem?

      Vc tem toda razão, amigo.... O "Submundo" não é meu, é NOSSO (de todos nós), já q o blog só existe mesmo graças à participação de todos os leitores (certamente eu não continuaria escrevendo matérias se elas não fossem vistas e comentadas pelos leitores, rs)!

      Sem falar q o clima de camaradagem e debates civilizados no "submundo" é um mérito exclusivamente de todos os frequentadores do blog.... Afinal, são os leitores q fazem o próprio ambiente em q convivem: E sendo, assim: Tbm parabenizo à todos q ajudam a manter este espaço sempre bem frequentado!

      E ainda bem q eu postei aquele link lá no "Texbr", hein? Fico feliz em ter trazido pra cá pelo menos 1 PARD gente-fina lá do fórum, rs! E não se preocupe, q o "submundo" ainda aguenta mais uns bons anos no ar (40 eu já não digo, pois daqui a 40 anos eu terei 83 "se" chegar até lá, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  28. Fala Leo.

    Parabéns pelos 4 anos.

    Só pra deixar claro que seu blog me fez voltar a minha antiga paixão que tinha deixado de lado por uns anos. Nesses 4 anos mais que dupliquei a coleção de hqs que já tinha. Minha mulher reclama da coleção cada vez maior, e falo que você que é o culpado, por apresentar esse mundo maravilhoso dos quadrinhos da maneira que só você e nossos colaboradores conseguem.

    Vida longa e próspera a você e ao blog.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Daniel.... blz?

      Fico feliz em saber q este blog serviu pra te trazer de volta ao mundo dos gibis, rs.... Só espero q a sua patroa não me odeie tanto por causa disso, hehe!

      Qualquer coisa, pra limpar a minha barra.... Diga à ela q minha mulher tbm não gosta dos meus excessos nerdísticos (gibis entupindo as estantes e gastos estratosféricos todo mês) mas mesmo assim ela ainda me suporta e tem conseguido conviver "relativamente" bem com essas excentricidades, rs)! Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir
  29. Tenho orgulho de ser colaborador em um blog sério e com abordagem tão vasta, indo do passado editorial brasileiro ao futuro nos lançamentos com previsão de meses. Obrigado por poder colaborar com você nesse ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Colecionador..... blz?

      Eu é q tenho orgulho de ter um colaborador do seu calibre no "submundo".... Pois sua coleção tem sido uma sensação aqui no blog desde q começou a ser compartilhada: E é um excelente exemplo do contraste entre o passado e o futuro!

      Aliás, tem vezes q parece estarmos até numa máquina do tempo, hein? Os gibis nos transportam pra várias épocas e nos trazem boas lembranças q tivemos ao longo da vida (não é a toa q eu adoro esse hobby, rs)! E eu é q agradeço à vc pela mais q bem-vinda colaboração!

      Abs!

      Excluir
  30. Parabéns,submundo no you tube ,com Leo eo X9 ao vivo falando sobre Marvel e DC deluxe e edições definitivas ,fantástico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, brother.....

      O Youtube é um caminho inevitável pra qq blog q queira sobreviver às novas tecnologias.... E em breve estarei estreando na telinha tbm, rs! Porém, o "X-9" não pode aparecer (de jeito nenhum, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  31. Claudio Gustavo13/07/2015, 18:50

    Olá Leo
    Para dizer da importância do Blog para mim, basta dizer que quase não entro na Net, prefiro ler quadrinhos, mas quando entro, é quase só no Submundo e às vezes um outro assunto qalquer não relacionado a quadrinhos. Temos no Brasil duas mídias que creio serem das melhores do mundo em suas áreas, o Submundo e a Mundo. Ler estes dois e participar humildemente aqui, me dá o mesmo prazer de ler quadrinhos.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudio.... Tdo bem?

      Puxa, muito obrigado mesmo pela consideração.... Com tantas opções existentes na internet (uma verdadeira constelação de sites e blogs) é gratificante saber q um leitor tenha escolhido justo o "submundo" pra investir seu tempo de navegação: Valeu mesmo!

      Mas isso só aumenta a minha responsa em trazer cada vez mais conteúdo diversificado E de qualidade pra ser debatido aqui no blog, hehe.... Cedo ou tarde eu tbm vou invadir o mundo dos canais de vídeo (possivelmente no "Submundo 2.0", rs - uma "extensão" deste blog). Ou seja: Ainda tem mta novidade pela frente e espero continuar mantendo o interesse e a receptividade de vc e outros leitores q acompanham este espaço! Brigadão mesmo!

      Abs!

      Excluir
  32. Boa Noite Leo...

    Parabéns por esses 4 anos de blog, que venham mais quatro e muito mais outros.
    Descobri o blog meio que na louca. Pois outros tipos de meios socias (face por exemplo) já não me interessavam mais, desde então sempre me atualizo com notícias e novidades do universo dos quadrinhos por aqui mesmo. Já deve fazer um ano mais ou menos.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, John Bueno.... blz?

      Obrigado mesmo por estar acompanhando regularmente o "submundo".... E q bom q vc acabou descobrindo este blog na sorte: Pois tenho tido pouco tempo pra divulgar ele em outras redes (q nem eu fazia no começo)!

      A falta de tempo tem me impedido de investir na publicidade do blog, mas graças ao google, o "submundo" tem aparecido com frequência no topo das pesquisas ligadas à quadrinhos. Tbm ando meio desmotivado com o face, e não sei qto tempo levarei pra deletar minha conta por lá (só não fiz isso ainda pelo contato com algumas poucas amizades q ainda mantenho no face)!

      Abs!

      Excluir
  33. Olá Léo.
    Estou passando para parabenizar estes 4 anos do Submundo HQ, conheci o blog a mais ou menos um ano e meio, através da indicação do Vincícius (Canal 2 Quadrinhos do Youtube) e frequento até hoje. Gosto muito das matérias e sempre leio os comentários de todos, porque acho um diferencial a forma de você responder a todas as dúvidas e opiniões da galera.
    Valeu e até a próxima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ronaldo.... Tdo bem?

      Brigadão mesmo e seja sempre bem-vindo ao "submundo", blz? Esteja convidado a participar mais vezes (aqui eu realmente respondo todos os comentários e tento tirar todas as dúvidas dos leitores - o q eu não souber responder na hora, eu saio pra pesquisar e volto tentando ao máximo trazer respostas satisfatórias, rs)!

      O Vinicius é gente-fina pra caramba mesmo.... Ele é meu amigo pessoal e deve me ajudar em breve a fazer uns vídeos tbm (ando conversando com ele pra isso). Tbm assisto sempre o "2 Quadrinhos" (ele é fera mesmo no ramo, hein)? Um dos melhores youtubers do pedaço, rs!

      Abs!

      Excluir
  34. Parabéns Leo. Ja nos encontramos algumas vezes na Tutatis e batemos um papo bacana. Admiro muito o teu trabalho. Q venham mais 50 anos de bolg. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, emeragui.... blz?

      É claro q eu lembro de vc, brother.... Aliás, faz tempo q não te vejo na Tutatis (e olha q eu continuo indo lá toda semana, rs). No máximo, tenho revezado mais os dias em q apareço (deixei de ser tão preguiçoso e passei a aparecer com mais frequência nos sábados de manhã na loja)!

      Valeu mesmo por curtir o blog.... e uma hora dessas a gente se esbarra na Tutatis de novo (é batata: eu geralmente apareço no dia em q chega algum pacote com novidades - sempre ligo antes pra confirmar, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  35. Parabéns pelo blog e pelo excelente trabalho Leo!

    Ando meio longe dos comentários, mas sempre acompanhando este espaço.

    Parece que foi ontem, lá na primeira metade de 2012, quando pesquisava na internet "Coleção Marvel Figurines" e fui direcionado para o "Submundo HQ".

    Daí vi que além da lista de miniaturas que procurava, o blog era recheado de muito material bacana e do meu interesse. Desde aquela data, acompanhando sempre!

    Longa vida ao blog!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno.... Tdo bem?

      Muito obrigado mesmo por estar acompanhando o blog (ainda mais há tanto tempo, hehe).... Ainda sou aficionado por essas miniaturas (desde aquela época) e continuo colecionando as da Marvel, DC, e outras similares q aparecem pelo caminho - e sempre compartilho as fotos aqui no blog tbm!

      O tempo passou rápido mesmo, hein? Realmente: parece ontem q eu tava postando com entusiasmo aquela lista de miniaturas (e q acabou sendo um sucesso repentino não só aqui no blog, mas no mercado de colecionismo em geral) a gente não imaginava q a coleção ia bombar tanto (e já estamos perto do nº 80 da Marvel e do 50 da DC)!

      Valeu mesmo, e espero q vc continue ligado e curtindo as novidades q virão pela frente.....

      Abs!

      Excluir
  36. Parabéns pelos "fantastic four years" !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, valeu mesmo, Alex:

      Foi uma piadinha infame e óbvia ao extremo a relação q fiz com o logo do "4F" e o níver do blog.... E pior q eu esperei 4 anos pra fazer essa gracinha, rs!

      Abs!

      Excluir
  37. Das capas que ilustram esse artigo, gostei do Ranxerox, que eu lia nos anos 1989/1990. Velhos e bons tempos... Sucesso, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Celso.... blz?

      Sensacional mesmo essa capa da "Animal", hein? Eu não tenho mais essa revista, mas tenho o encadernado do "Ranx" q saiu pela Conrad (e q tem a mesma imagem da capa)!

      Valeu mesmo.... Ah, e vc já viu o "Fantasma" sem máscara? Consegui essa imagem com um camarada meu (se vc quiser, eu te mando o desenho)!

      Abs!

      Excluir
  38. Olá Leo,

    Parabéns pelo sucesso nesses quatro anos, e obrigado pelo trabalhão que você tem para nos deixar sempre bem informados. Meu primeiro contato com o blog foi quando saíram as miniaturas Marvel Eaglemoss/Panini. Fiz uma busca e acabei chegando no SUBMUNDO que apresentava as matérias mais completas do assunto. Fiquei fã na hora.

    Um grande abraço, Carlos - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Carlos.... blz?

      Brigadão mesmo, brother.... E essas miniaturas (junto com a coleção de encadernados da Salvat) foram a estrada de tijolos amarelos aqui do blog, rs: Acho q a maioria dos leitores acabou conhecendo o blog por alguma dessas 2 postagens!

      E é incrível como o entusiasmo com essas miniaturas ainda permanece em alta (pelo menos pra mim, hehe).... Em breve eu retomarei as postagens com fotos da coleção (tem um "Galactus" e várias das normais Marvel/DC pra serem fotografadas, rs)!

      Abs!

      Excluir
  39. Olá Leo,
    Sem querer ser mala, tem um erro de crase no texto:
    "Por fim.... Reforço aqui meus agradecimentos à todos os leitores do blog (que participam"
    "a todos" não tem crase porque "todos" é palavra masculina.
    Português nunca foi o meu forte, mas após anos de cursinho para concursos acho que comecei a pegar o jeito.
    Abs, Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa.... Valeu mesmo pelo "falha nossa", hehe:

      Vou arrumar o texto.... E putz: eu tenho errado bastante ultimamente (acentuação, ortografia, digitação): Acho q já posso tentar emprego de REVISOR na Salvat, hahaha!

      Abs!

      Excluir
  40. Valeu mesmo, Cesar.....

    Eu tbm tava me afastando aos poucos das redes ligadas à quadrinhos (pouco antes de criar este blog).... Justamente pq eu não tava me enturmando mais com o pessoal de grupos e comunidades q preferem impor suas verdades e partem pra briguinhas virtuais com quem pensa diferente deles. Preferi lidar com outro tipo de público!

    E legal o fato de vc ter conhecido o blog através das miniaturas.... Depois da Salvat, certamente as miniaturas da Eaglemoss foram a 2º "ajudinha" pra alavancar o blog (q só passou a ser mais conhecido mesmo por causa dessas coleções)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  41. "Léo, se sou um desses "Eduardo's" agradeço e retribuo a gentileza."


    E aí, EDUARDO.... blz?

    Com toda certeza vc é um dos 2 "Eduardos" sim, rs.... O 2º eu conheci no churrasco dos colecionadores (e tbm é mto gente boa)!!!

    Minha agenda tbm tá puxada nas últimas semanas, hehe.... Mas qdo vc puder aparecer de novo na Cultura ou Tutatis, me avise (pode ser pelo face mesmo) q a gente marca de se encontrar por lá, blz? Estive lá hj à tarde até (na cultura) e repuseram mais uns estoques de miniaturas (mas todas q eu já tinha): Acabei saindo apenas com a "Halo Jones", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  42. Leo, boa noite! Também sou mais um dos que conheceram o blog na época do furor causado pela divulgação da coleção de graphic novels da salvat! Muitos volumes depois e grotescos erros de revisão ficou a descoberta desse espaço cordial e adulto para conversarmos sobre nossa grande paixão! Longa vida ao submundo Hq! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí..... blz?

      Brigadão mesmo, amigo.... É incrível como a maioria dos leitores conheceram o blog através das matérias q fiz da Salvat ou das miniaturas Eaglemoss (essas 2 matérias renderam mesmo, hehe)!

      Quem diria q as 2 empresas (Salvat e Eaglemoss) fossem estar no centro de polêmicas acirradas nas redes sociais hoje em dia (causando transtornos e irritação nos leitores por erros de revisão, lombadas fora de sincronia, e peças de resina - q eram pra ter sido de metal). Enfim, logo q surgiram, a gente nem imaginava as tretas q iam rolar, hahaha!

      Abs!

      Excluir
  43. E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Eu não poderia perder a chance de fazer uma referência INFAME ao relacionar os 4 anos do blog com o logo do "4F", hehe.... Não sei se eu serei tão "criativo" assim qdo o blog fizer 5 anos (q referência óbvia eu poderei usar com o nº 5, meu deus? acho q perderei o sono com isso ano q vem, hahaha)!

    No mais.... Esse filme de merda do "4F" pra mim, não existe (desconsidero): Nem preciso assistir pra já detestar esse filme de forma natural (pois isso não é o "4F" - pelo menos não pra MIM). Porém, a criação suprema de Lee/Kirby não tem culpa da cagada q a FOX fez, e diante disso, irei aproveitar sim o hype em torno do NOME da equipe pra alavancar a audiência do blog com um "Guia de Leitura" (do VERDADEIRO "4F")!

    E esse "Batmóvel" tá fóda demais.... Ross é Ross, né? (tbm pensei q fosse uma FOTO qdo vi da 1º vez, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. Também conheci o blog pelas matérias das miniaturas marvel e desde então entro todos os dias! Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alexandro.... blz?

      Valeu mesmo, bro.... E vc sabe q tbm acompanho regularmente seus vídeos no Youtube: Continue nos brindando com todos esses lançamentos comentados (tem mto gibi q eu só fico sabendo q saiu graças aos seus vídeos)!

      Abs!

      Excluir
  45. Parabéns, Leo, por mais um ano no blog. Quem ganha com isso não é só vc, somos todos nós !
    Já tive um blog de gamea antigos e sei como é dificil levar o blog, tanto ue desisti...
    onheci seu blog na época em que voltei aos quadrinhos, que nunca abandonei, mas estava bem devagar, e através dele conheci e resgatei muitas coisas, como Disney, que pasei a comprar bastante depois de mais de 30 anos afastado!
    O clima de camaradagem é tão bacana aqui, que mês passado estava com minha esposa no aeroporto de Porto Alegre indo pra Gramado e até brinquei que ia na Tutatis e depois tomar uma cerveja com "meu amigo Leo do submundo", e ela me puxou a orelha : " vão é gsatar com "revistinhas"! hahahahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, BOND.... blz?

      Puxa, q pena q vc não fez uma parada aí na cidade mesmo pra conhecer a Tutatis e tomarmos aquela cerveja (experimentar a "Polar" - bem gelada - é obrigatório pra quem passa por aqui, rs)!

      Mas valeu mesmo: Vc sabe bem como manter um blog exige bastante tempo e dedicação constante.... Eu conheci o seu blog (vc me mandou o link há tempos atrás) e achei ótimo tbm - ainda mais por trazer games e consoles antigos (do meu tempo, rs): Só acho uma pena q vc tenha abandonado a ideia (a maioria dos blogs de games focam mais nos jogos e consoles atuais - q não são bem a minha praia, já q mantenho um PS2 apenas pelos emuladores de jogos do passado)!

      Qto à Disney.... Essa eu comecei a colecionar de 2009 pra cá (comecei qdo vi a "BIG" nº 1 na banca e veio aquele saudosismo do "Disney Especial" q eu curtia nos anos 70 e 80). Porém, tenho sido bem seletivo com a linha Disney de uns tempos pra cá, e tenho priorizado apenas as ed. com seleção impecável (com material clássico de preferência)!

      Abs!

      Excluir
  46. Tadeu Olivetti14/07/2015, 10:20

    Parabéns Leo!!!
    Passeio todos os dias por aqui para acompanhar suas novas postagens.
    Seu blog é um oásis no deserto para quem acompanha quadrinhos, como eu, a mais de 50 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tadeu.... Tdo bem?

      Muito obrigado mesmo por estar acompanhando e apreciando as atualizações do blog.... Tbm sou leitor e colecionador há mtos anos (comecei nos anos 70 na RGE e inclusive, aprendi a ler através dos gibis)!

      Com o passar dos anos.... Acabei buscando material mais antigo ainda (Ebal e Bloch) e atualmente me revezo entre a paixão pelos grandes clássicos do passado (Era de Ouro e Prata) e procuro peneirar o que há de melhor entre os quadrinhos mais novos!

      Abs!

      Excluir
  47. Parabéns pelos 4 anos de blog Léo.

    Mais um aqui que conheceu o blog pela coleção de miniaturas Marvel, que apesar de ficar empolgado na época, acabei desistindo, e hoje tenho só a miniatura do Batman.

    Mas do Submundo eu não desisto, kkk, virei fã. Não posto muito, mas leio sempre as matérias e os comentários.

    Parabéns mais uma vez, e Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alex.... Tdo bem?

      Obrigado mesmo por ainda estar acompanhando e curtindo as postagens do blog.... Uma pena só que vc tenha desistido da coleção de miniaturas, mas entendo q ela possa ser uma dor de cabeça de vez em qdo (graças às trapalhadas da Eaglemoss, rs - e aos sucessivos reajustes de preço e má distribuição)!

      Tenho procurado trazer pro blog material bastante diversificado nas postagens.... Pois sei q hj em dia os colecionadores estão migrando de uma coleção pra outra (abandonando umas e iniciando novas - um fator q ocorre devido em parte à grande quantidade de lançamentos nas bancas)! Valeu mesmo, e espero q vc continue curtindo as novidades q o blog trará em breve!

      Abs!

      Excluir
  48. Gustavo Maycá14/07/2015, 14:53

    Parabéns Léo, descobri o blog há poucos meses e só posso dizer que ele é fantástico. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa.... Brigadão mesmo, Gustavo:

      Fico contente por vc ter descoberto o blog há pouco tempo.... E espero q vc esteja curtindo as novas atualizações. É ótimo saber q o blog ainda pode atrair novos leitores q ainda não o conheciam: Seja sempre bem-vindo!

      Abs!

      Excluir
  49. Demorei mas cheguei!
    Não poderia deixar de registrar minha admiração pelo Submundo HQ. Um site recheado de notícias importantes para nós, amantes da nossa arte. Novidades, bombas, ótimas críticas e uma cobertura livre de amarras marketeiras.
    Parabéns Leo. Continue com esse trabalho quite não deixa de set um laser) dedicado e bem humorado. E obrigado pela parceria, afinal você é responsável por grande parte do fluxo de leitores da Cronologia Lógica Marvel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Merh@j.... blz?

      Valeu mesmo, brother.... Vc sabe q tbm sou fanzaço do seu blog: "Cronologia Lógica Marvel" (e nem teria como ser diferente, já q sou marvetinho de nascença E apreciador inveterado da fase clássica da editora, rs)!!!

      Assim... eu é q te agradeço pela parceria e parabéns tbm pelo excelente trabalho q vem fazendo ao destrinchar a complexa cronologia Marvel (nos brindando tbm com imagens raras de HQs e críticas diretas e imparciais)! Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir
  50. Parabéns pelo excelente trabalho, Leo! Desde que voltei a colecionar quadrinhos, o Submundo HQ tem sido uma das minhas principais fontes de consulta antes de comprar quadrinhos. Trabalho com desenvolvimento web e se precisar de uma ajuda com a "mudança" estamos ai. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valter.... Tdo bem?

      Puxa, obrigado mesmo por estar curtindo o blog e por tê-lo como referência e fonte de consultas.... Espero continuar atendendo os interesses dos leitores com as mudanças previstas pro futuro, rs!

      E por falar nisso, te agradeço tbm pela oferta de ajuda.... Pode ser q eu precise sim (já q ainda estou pesquisando orçamentos e indicações de web-designers). Se quiser me mandar um mail pra contato, pode enviar por aqui mesmo (q eu anoto -sem botar no ar - e te respondo em seguida, blz)?

      Abs!

      Excluir
  51. Não podia deixar de parabenizar vc e o nosso querido blog "submundo", recanto de interação, conhecimento, diversão e respeito, tudo integrado com o maio alto nível de qualidade.
    O blog aniversaria mas somos nós que ganhamos presente de vc Leo,a sua amizade, paciencia para conosco em responder todos os comentários e sua dedicação em elaborar essas postagens maravihosas que faz o Submundo uma grande referência no quesito cultura "nerd"(rs), longevidade ao blog e parabéns!
    PS: Conheci o Zé Carlos pessoalmente em um encontro de colecionadores realizado aqui na cidade, gente finíssima e "GRANDE"(rs), abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, V@ndix.... blz?

      Puxa, muito obrigado mesmo, brother.... Tbm valorizo mto a amizade e respeito q recebo em troca dos leitores q curtem o "submundo". Sou mto grato à vc e todos os demais camaradas do blog!

      E eu fiquei sabendo do encontro de colecionadores q rolou aí em São Luís (já vi até um banner promocional do evento).... Mto bacana mesmo qdo a galera resolve se reunir em eventos assim (aqui no sul tem rolado uns tbm - já fui em 2 este ano: um só de miniaturas e um churrasco com colecionadores em geral)! O ZÉ Carlos é mto gente-fina e legal vcs manterem uma amizade ao vivo tbm!

      Abs!

      Excluir
  52. Leo,

    pensei muito antes de postar aqui sobre os meus parabéns e agradecimentos pelo seu blog. Meu texto não ficaria a altura da importância que tem pra mim. Aqui conheci Garth Ennis, Justiceiro, a maioria dos quadrinhos Vertigo, entre outros que hoje são meus favoritos. Conheci as coleções da salvat e eaglemoss de miniaturas e graphic novels. Conheci e adquiri quilos de quadrinhos com o Aleph no Face indicado aqui. Conheci também os canais ótimos no youtube que comentam de quadrinhos. E principalmente obrigado por nos ajudar a fugir de quadrinhos ruins e dar a conhecer outros tantos não tão falados. (Apesar disso ferrar nossos bolsos rsrsrsr.) E tudo claro com os comentários legais seus e da galera (todos os outros sites e blogs que conheço foram dominados por fanboys chatos).
    Enfim OBRIGADO!

    PS: por favor, não deixe de fazer esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LUIZ.... blz?

      Brigadão mesmo pelas palavras e por estar acompanhando e curtindo o blog.... Eu demorei mto tempo pra criar este blog (já era pro "submundo" ter bem mais "estrada" se eu não tivesse perdido vários anos inúteis frequentando redes q não me trouxeram nada de bom ou positivo). Mas agora o "submundo" veio pra ficar, pois mesmo q as tecnologias mudem e os blogs venham a desaparecer daqui uns anos: Vou seguir adiante nos novos formatos q surgirem (não pretendo parar tão cedo - já q os quadrinhos devem me acompanhar até o fim da vida, rs)!

      Eu tbm conheci mtos amigos e sites legais através do blog.... Só por isso, já valeu a pena todo o esforço dos últimos 4 anos pra manter e atualizar este espaço quase q diariamente - não só com matérias, mas com com debates e comentários tbm: não tem 1 dia em q o "submundo" não esteja na ATIVA de alguma forma)!

      No mais.... o meu bolso ($$$) tbm é um dos mais sofridos aqui do pedaço, rs: gibi é BOM, mas é um hobby q custa caro se a gente não tentar controlar os exageros, hehe!

      Abs!

      Excluir
  53. E aí Leo!
    Parabéns meu caro, por ter um blog imparcial e sempre com boas notícias e recheada de excelentes capas!! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Carlos.... blz?

      Valeu mesmo, brother.... E espero q vc curta as próximas novidades aqui do blog: Prometo trazer e apresentar umas atrações diferentes nas matérias q ando escrevendo atualmente (este vai ser o ano dos "Guias de Leitura" no submundo, rs)! Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir
  54. O Submundo-HQ é uma grande referência para quem quer otimizar os gastos e minimizar ao máximo o arrependimento em adquirir algo ruim ou sem relevância.
    Agradeço ao Leo, pois, foi através do site que comecei a gostar e acompanhar Tex, caraca nunca pensei que iria ter essas coisas na coleção ou dar valor, já estou com as 22 primeiras edições do Tex em Cores, e as três primeiras do Gigante em Cores, e quero pegar todas ainda. Outra descoberta muito importante que fiz aqui também foi a linha Valiant. X-O Manowar é excelente e a qualidade da publicação da editora HQM nos mix eram muito superiores aos mix da Panini, em qualidade do material físico e roteiros e artes. Pena que agora serão apenas encadernados, irregulares, que teremos para acompanhar a linha. No mais fico sem palavras para parabenizar a todos que fazem do site um referência para os leitores sérios de HQs. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto.... blz?

      Valeu mesmo, amigo.... Fico feliz q vc tenha partido pra linha "TEX" através das sugestões aqui do blog, rs: Pois hj, essa é a minha linha favorita de leitura (curto mais "TEX" do q Marvel ou DC, hehe)!

      A linha Valiant tbm me conquistou.... Ela mal começou, e já entrou pro meu "TOP 100" (q em breve será compartilhado aqui no blog): Pena q os gibis mensais não vingaram, mas sigo com ela nos encadernados!

      Muito obrigado mesmo pela consideração e tbm por continuar ligado aqui no blog!

      Abs!

      Excluir
  55. Renato França15/07/2015, 15:38

    Olá Léo.

    Parabéns pelo blog.
    Se você tivesse com 500 mil na conta daria pra você fazer um programa de tv sobre hq?. ABS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato.... blz?

      Valeu mesmo.... Mas se eu tivesse essa grana toda, eu preferiria mil vezes investir numa EDITORA própria de gibis do q torrar num programinha de TV, rs!

      Abs!

      Excluir
  56. E ai Leo!

    Chegando atrasado aqui! Rsrsrs

    Parabéns pelos 4 anos e que venham muitos anos!

    Conheci o blog ano passado por acaso e se tornou o meu favorito! Gosto do submundo por ter uma pegada underground!
    É bacana a galera sempre comentando, interagindo, trocando informações etc

    Me sinto bem aqui, justamente pela honestidade e integridade! Você disse que ia dar uma repaginada, espero que não mude a proposta do blog. Gosto dessa estrutura underground!! rsrs

    Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alex.... blz?

      Pô, muito obrigado mesmo por estar curtindo o blog a ponto de considerá-lo entre os seus favoritos: Espero continuar mantendo o ritmo daqui pra frente então pro blog não despencar no seu conceito (e nem dos demais leitores, hehe)!

      E não se preocupe com as mudanças q virão.... O "submundo" vai continuar underground (pq eu sou assim mesmo na vida real tbm: quarentão, mas sem caretices, rs) e sem rabo-preso com nenhuma editora, é claro (pois isso sim, acabaria com a proposta do blog). As mudanças serão apenas no visual.... No máximo eu vou botar um logotipo decente (coisa q o blog nunca teve) e alterar o formato pra um modelo mais avançado q comporte novas tecnologias (e q seja mais rápido de navegar). Deve ter tbm uma opção personalizada pra cada leitor mudar a cor de fundo do blog. Porém, de resto vai continuar exatamente igual: Te prometo, hehe!

      Abs!

      Excluir
  57. Parabéns Léo pra você.. Para o blog e para os leitores que sempre enriquecem as matérias com comentários que elevam o nível do blog.. Muitos anos de vida! O Submundo com certeza é referência em quadrinhos!!
    Se resolver expandir, sou desenvolvedor web e se precisar de ajuda com algo, conte comigo para ajudar!
    Grande abraço e Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Josh.... Tdo bem?

      Muito obrigado mesmo pelas felicitações.... Vc tem razão, um blog q nem o "submundo" não é feito apenas por uma única pessoa; TODOS são cúmplices, rs: Eu, vc, os colaboradores, os leitores q participam ativamente, e até aqueles q não comentam mas estão sempre ligados e ajudando a manter a audiência e a repercussão na mídia (só em visitarem o blog já ajuda bastante tbm, pois eleva a pág nas buscas do google)!

      E obrigado pela força tbm no desenvolvimento do blog.... A expansão ainda tá sendo estudada e já ando fazendo uma lista de recursos q o novo formato do blog deveria ter: Até o logotipo eu ando quebrando a cabeça pra fazer um esboço legal (já q será a marca do blog daqui pra frente). Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...