28/08/2012

"Zé Carioca" (70 Anos): Uma Retrospectiva do Personagem + Malandro da Disney.....

O "Zé Carioca" comemora seus 70 anos.... criado em 1942 pelo próprio Walt Disney (em turnê pela América latina), o papagaio representava a visão americana do povo brasileiro na época: preguiçoso, malandro, e festeiro (mas gente boa)!!! Ou seja: nada q 70 anos depois ainda seja mto diferente da imagem q passamos ao resto do mundo, rs!!!

Nesta matéria especial.... veremos os primórdios do personagem nos quadrinhos, as capas + clássicas, as ed. especiais, e mtas curiosidades desse malandro q ainda hj atrai leitores de todas as idades (e q voltará a ter histórias inéditas produzidas no Brasil em 2 especiais comemorativos)!!! 

Confira abaixo tudo isso.... e vamos voltar no tempo com algumas capas inesquecíveis:

Surgido em 1942 (em plena 2º Guerra Mundial).... o "Zé Carioca" foi criado numa tentativa dos EUA em reunir aliados na América Latina durante o conflito mundial q se desenrolava naquele tenebroso momento da humanidade. Assim, além do papagaio brasileiro, tbm surgiu nos mesmos moldes (alguns anos depois) o personagem "Panchito" (representante Disney do México). É curioso notar a visão q Walt Disney teve do povo brasileiro. Mas enfim... o q importa é q o personagem foi criado e bem delineado com o passar dos anos, sendo ainda hj um dos melhores gibis Disney de todos os tempos!!!

A estréia de Zé Carioca foi no cinema.... no filme: "Alô, Amigos" de 1942 (na clássica cena em q toca "Aquarela do Brasil"). Em seguida passou pros jornais e gibis, mas voltaria a aparecer no cinema 2 anos depois em "Vc Já Foi à Bahia?" - onde contracena com Donald e Panchito!!!

No Brasil, o Zé fez sua estréia em quadrinhos ainda nos anos 40 na revista "O Globo Juvenil". Porém, foi só a partir da capa de "Pato Donald" nº 1 da Editora Abril (onde faz uma participação especial na capa) q o zé iria trilhar sua jornada até estrelar sua própria revista (na década de 60) q ainda permanece nas bancas mensalmente (mesmo q trazendo apenas republicações, já q a produção de novas histórias parou em 2000)!!!

Se os anos 60 serviram pra estabelecer de vez o Zé Carioca no universo Disney com a demanda cada vez maior de histórias próprias estreladas por ele.... foi tbm nesse período em q surgiu a polêmica iniciativa conhecida hj como "Zé Fraude": onde a Abril reutilizava quadrinhos americanos com outros personagens e adulterava eles substituindo-os pelo Zé Carioca. Assim, o Donald e o Mickey eram apagados da cena e o Zé entrava no lugar deles. Foi daí q surgiram os "sobrinhos do Zé" (Zico e Zeca) - criados pra substituir os sobrinhos do Donald. 

Essa tática da Abril foi feita pra suprir a demanda por novas histórias do Zé (e evitar o cancelamento da revista por falta de material). Era desonesto com o leitor??? SIM... mas tbm eram outros tempos, e iniciativas desse tipo eram comuns em uma época onde não existiam códigos de defesa do consumidor e os valores morais e éticos eram bem diferentes dos atuais (com os quadrinhos Marvel as editoras nacionais faziam coisas parecidas tbm: alterando textos pra adaptarem a cronologia complexa q já chegou aqui com quase 1 década de atraso)!!!

O auge do personagem, no entanto, viria na década de 70.... com os excelentes roteiros de Ivan Saidenberg e a arte característica de Renato Canini (o melhor artista q o Zé já teve - na minha opinião). Agora o Zé ganhava um universo próprio + coeso e com personagens coadjuvantes + carismáticos. O visual do Zé mudaria pra algo mais estilo "Favelado" mesmo: com camiseta rasgada (ao invés do terninho de antes), morando num barraco (ao invés de numa casa com empregada), e aplicando pequenos golpes e pilantragens (ao invés de ser apenas um simples caloteiro)!!! Foi a fase de ouro do personagem, e q ainda hj é constantemente republicada!!!

Entre os personagens do núcleo central do universo do zé temos: "Rosinha" (namorada), "Nestor" (melhor amigo), "Pedrão" (amigo de quem Zé rouba jacas), "Afonsinho" (amigo q geralmente sempre entra em fria), "Zé Galo" (rival), "Zico & Zeca" (sobrinhos), "Anacozéca" (Associação Nacional dos Cobradores do Zé Carioca - especializada em cobrar os calotes aplicados pelo papagaio)!!! O Zé tbm veste o uniforme do "Morcego Verde" (sátira do Batman) pra combater o crime na Vila Xurupita!!!  

A produção nacional de histórias do Zé foi interrompida qdo o estúdio da Abril fechou suas portas em 2000.... a partir daí, a revista do Zé passou a republicar material clássico e tbm a incluir outros personagens e séries no mix ("A Patada", "Urtigão", "Morcego Vermelho", "Superpateta", e mto mais). Das revistas mensais atuais da Abril, essa é a única q traz apenas republicações!!!

Porém, a boa notícia é q em comemoração aos 70 anos do Zé Carioca.... a Abril lançará 2 especiais de 300 pág. (já a partir de setembro) q trarão, além das melhores histórias e da restauração das pág. dominicais dos anos 40: a volta da produção nacional (q espera-se, seja estendida tbm pra revista mensal) com novas histórias inéditas do Zé após 1 década sem material novo nas bancas!!! Ou seja: 2 edições especiais e mto bem-vindas.... parabéns pro Zé!!!

Até+

25 comentários:

  1. Fala Leo, ótima matéria sobre o Zé Carioca, o personagem é realmente um dos ícones brasileiros, devia ser o mascote da Copa de 2016 por aqui, tem tudo haver ao invés daquela mão na taça simbolizando o roubo que vai ocorrer nesses tempos!!!

    Esse especial de 70 anos do Zé Carioca vai ser muito bem-vindo a minha coleção de Disney que é pequena, mas vi muito bate boca em outros blogs à respeito do preço ou formato que isso deve ser lançado, qual tua opinião Leo?

    Flws, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. "Esse especial de 70 anos do Zé Carioca vai ser muito bem-vindo a minha coleção de Disney que é pequena, mas vi muito bate boca em outros blogs à respeito do preço ou formato que isso deve ser lançado, qual tua opinião Leo?"


    Valeu mesmo por ter curtido a matéria, bróder!!!

    tbm acho q o Zé devia ser + valorizado na mídia por ser o nosso maior representante nos quadrinhos (ele é o nosso maior mascote)!!!

    Qto aos especiais... na verdade serão 2 (com 300 pág CADA), e o formato já foi definido: é formatinho mesmo igual à esses especiais recentes ("Velho Oeste" e "Horror")!!!

    já o preço eu não sei.... mas "chuto" uns 16 reais q nem esses outros especiais!!!

    só sei q irei comprar certo esses 2 especiais... principalmente pela restauração do material clássico dos anos 40 (q será publicado em ordem cronológica - pelo q eu entendi)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Leo,
    Parabéns, excelente matéria sobre o Zé Carioca!!!

    ResponderExcluir
  4. Excelente post Leo. Eu não sou um grande fã do papagaio, justamente por esse jeito malandro e boa vida que ele passa, malandragem e vagabundagem, talvez eu esteja sendo muito duro com o papagaio, mas realmente é um personagem que não me apetece. Mas compro todas as edições porque sou colecionador, mas muitas delas eu nem leio. Muitas dessas que estão no teu post eu tenho na coleção.
    Vou comprar os dois especiais e talvez até me divirta lendo coisas antigas do Zé. Mas realmente a imagem que Disney percebeu é essa e acho que ele não estava tão errado. O brasileiro gosta de música sertaneja, pagode, futebol, cerveja, bunda (isso é bom rsrsrsr) e muitaaaa sombra e água fresca e que o país lhe dê um bolsinha família e tá tudo bem porque depois tem carnaval e cerveja gelada e aí é tudo festaaaaaaaaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu tive, há décadas, aquela revista que tem a segunda capa de carnaval. Gostava muito daquela logomarca. Uma pena que mudou.

    ResponderExcluir
  6. "Ou seja: 2 edições especiais e mto bem-vindas.... parabéns pro Zé!!!"



    Comprar uma edição de histórias que já foram rerererererererepublicadas só por causa de duas HQs inéditas, isso não me apetece,não me anima e só me faz pensar que a Abril está mesmo muito devagar nessa produção. Uma delas nós já sabemos que é do Fernando Ventura. Eu gosto dos desenhos dele, torço por ele, mas também sei de pessoas que não gostam e até odeiam. Então, a essas pesoas, isso é material descartado. A outra HQ ainda não foi revelado o autor. Se não foi revelado só pode ser por duas razões:

    - ele é muito conhecido e querido
    - deve ser um dos puxas-sacos imbecis de atualmente

    Desculpe por ser desagradável e quebrar a expectativa das pessoas. Da próxima vez, prometo que simplesmente não comento nada.

    Mas parabéns pela sua matéria, sei que você gosta muito do personagem (que é muito parecido com a TM que você detesta, não entendo esse paradoxo...rsrsrs...) e ela ficou excelente!Deu para perceber sua emoção de felicdade e carinho pelas palavras.

    Desculpe mais uma vez!

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  7. Oi Leo!

    Excelente matéria, hein!?

    Eu teria varias coisa para falar aqui comentando sua matéria.

    Lembro do desenho "Vc já foi a Bahia?". É muito legal! Se não me engano é nesse que aparece a Carmen Miranda!!

    Achei interessante o que vc coloca sobre o Walt Disney. Mas é verdade. Ele deve ter achado o povo brasileiro muito sem noção mesmo!! rsrs

    Essa historia da adulteração feita pela Abril também foi novidade para mim!! Que coisa hein!!!

    Dei muita risada na hora que li "Associação dos Cobradores do Zé Carioca" .... Ah Ah Ah Ah Ah!!! Essa eu não conhecia. Que fama a dele hein!?

    Outra coisa que eu não sabia era como o universo dele é rico! Muitos personagens !! Muito legal!!

    Uma duvida ! Essa nova fase seria produzida por artistas brasileiros? Ou ela necessariamente tem que sair do Disney Estúdios? Tipo que nem a Marvel/DC em que as hQs saem de um lugar só no EUA.

    Parabéns mesmo Leo! Gde abc.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  8. leo fora do assunto teve um post do qual eu nao me recordo em que eu te perguntei a partir de qual ed eu deveria começar a ler o hellblazer voce tinha sugerido um encadernado eu esqueci o nome,se voce pudesse dizer novamente eu agradeço pois essa semana vou encomendar algumas hqs na cultura essa me interessa,assim como os supremos e sandman alem de habibi

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo 117629/08/2012, 21:35

    Oi Leo,pra mim a melhor fase do Zé vai de 72 a 83,na qual eu destaco a história O Grande Festivaia na qual o Zé contracena com o Roberto Carlos ( ano de 1972) nasci em 1976 mas possuo muitos gibis do Zé do início dos anos 70; já a fase dos anos 90 ( fase boné e jeans ) eu acho terrível,nunca consegui ler uma história inteira,tamanha era a ruindade.Um abraço!Valeu!

    ResponderExcluir
  10. "Olá Leo,
    Parabéns, excelente matéria sobre o Zé Carioca!!! "


    Brigadão mesmo, Valim...

    fazia tempo q eu tava devendo uma matéria dessas pro papagaio, q eu confesso: é meu personagem Disney preferido entre todos (e do qual eu + tenho revistas na coleção)!!!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  11. "Excelente post Leo. Eu não sou um grande fã do papagaio, justamente por esse jeito malandro e boa vida que ele passa, malandragem e vagabundagem, talvez eu esteja sendo muito duro com o papagaio, mas realmente é um personagem que não me apetece. "


    Ae, Ludy.... tdo bem???

    Brigadão tbm por ter curtido a matéria. e eu entendo perfeitamente o teu lado nessa questão: pois nem todos os personagens Disney (ou mesmo de outros gêneros) irão nos passar aquele fator de "identificação"!!!

    sim, a gente tende a se identificar mais com aqueles personagens nos quais conseguimos nos espelhar de alguma forma (ou pelo menos concordar com a forma deles agirem e pensarem)....

    eu me identifico com o Zé... não pela vagabundagem e pilantragem (hehe), mas sim pelo lado festeiro dele: nos meus tempos de solteiro eu vivia em baladas, festas, bebedeiras, e barzinhos com os amigos... um modo de vida q de certa maneira o Zé Carioca tbm tem!!!

    ele pode ser um pilantrão memso... mas no fundo é um amigo legal e gente-boa, e q passa uma alegria de viver e se divertir como poucos personagens passam!!!

    mas isso é q é bacana no Universo Disney.... a diversidade de personalidades, temperamento, e caráter dos personagens. Tem pato, rato, cachorro, e papagaio pra agradar (e desagradar) a todos os leitores, rs!!!

    Abração, Ludy!!!

    PS: Tbm acho q o Walt estava certo... ele é um gênio mesmo, e um visionário. Ele viu perfeitamente a "ALMA" do brasileiro (desde aquela época, hehe)!!!

    ResponderExcluir
  12. "Desculpe por ser desagradável e quebrar a expectativa das pessoas. Da próxima vez, prometo que simplesmente não comento nada. Mas parabéns pela sua matéria, sei que você gosta muito do personagem (que é muito parecido com a TM que você detesta, não entendo esse paradoxo...rsrsrs...) "


    Hahahaha.... valeu mesmo pela sinceridade, Fabiano!!!

    nunca deixe de comentar nada aqui, mesmo q vc não tenha gostado... pois eu aprecio opiniões verdadeiras e divergentes (a gente tem mais é q falar o q pensa mesmo sem papas na língua, hehe)!!!

    mas eu entendo tbm q no seu caso, é pq vc já tem essas histórias clássicas naquela coleção "Anos de Ouro" do zé, né? Lembro qdo vc postou uma matéria incrível com imagens daquela edição q trazia vários clássicos!!!

    já no meu caso, eu não tenho nenhuma dessas histórias dos anos 40 (a não sem em scans, mas aí não conta pra coleção, rs).... e pra mim esses especiais vão valer a pena mais pelo material clássico (q é a minha preferência) do q pelas históiras NOVAS (q pra mim serão apenas um bônus q valerá como curiosidade)!!!

    qto à TM.... minha bronca não é com os gibis em si, mas sim com o Maurício de Sousa (q eu considero um mau-caráter sem escrúpulos). E sendo bem sincero, não consigo gostar de algo produzido por pessoas q eu tenho em tão baixa estima!!!

    mas os personagens em si não tem culpa.... eu até reconheço q no início o MS era talentoso e honesto. Mas o tempo passa, e a ganância lhe subuiu à cabeça de tal modo q ele chegou ao cúmulo de perseguir alguns fãs q só queriam divulgar os gibis dele (e q foram até ameaçados de processo e tal).

    Enfim, nada contra quem gosta dos gibis da TM (sério mesmo - até minha mãe gosta da TM)... mas meu problema é pessoal com o MS pelas atitudes dele não serem condizentes com os meus princípios!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. "Uma duvida ! Essa nova fase seria produzida por artistas brasileiros? Ou ela necessariamente tem que sair do Disney Estúdios? Tipo que nem a Marvel/DC em que as hQs saem de um lugar só no EUA."


    E aí, Marcelo.... tdo bem???

    valeu mesmo por ter gostado da matéria (saí catando várias curiosidades pra montar o texto e deixar ele menos didático e mais interessante até pra quem não curte Disney)!!!

    Qto ao filme... na verdade quem aparece nele não é a Carmen Miranda, e sim sua irmã: "Aurora Miranda" (q é mto parecida)!!! Eu tbm sempre achei q fosse a Carmen, e só descobri q era a irmã dela no ano passado pesquisando sobre esse desenho, rs!!!

    qto à "ANACOZÉCA"... eles são "vilões" constantes nos gibis do zé. Sempre tentando pegar o papagaio e cobrar dele o q deve na praça, haha!!! Numa dessas capas acima, aparecem alguns cobradores desse grupo tentando pegar o zé numa esquina (sem perceberem q o zé tá com um Pit-Bull na coleira, hehe)!!! Uma capa genial (q eu fiz questão de incluir na postagem)!!!

    e sobre essa nova fase do zé... sim, ela será totalmente produzida aqui no Brasil. Um dos artistas e roteiristas será o Fernando Ventura (dono da comunidade do orkut da Disney q eu participo)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  14. "leo fora do assunto teve um post do qual eu nao me recordo em que eu te perguntei a partir de qual ed eu deveria começar a ler o hellblazer voce tinha sugerido um encadernado eu esqueci o nome"


    Oi, Platinun.... blz??

    esse encadernado q eu falei é "Hellblazer - Origens Vol. 1" (Pecados Originais):

    q traz justamente o 1º arco da revista mensal do Constantine...

    eu tbm recomendaria os Vol. 2 e 3... mas de repente é melhor vc ler o 1º pra ver se lhe agrada o estilo (considerando q é uma narrativa feita nos anos 80)!!!

    qq dúvida, é só perguntar aí, blz??

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. "Oi Leo,pra mim a melhor fase do Zé vai de 72 a 83,na qual eu destaco a história O Grande Festivaia na qual o Zé contracena com o Roberto Carlos ( ano de 1972) "


    Concordo plenamente, Rodrigo...

    essa fase dos anos 70 e 80 tbm é a minha preferida (e deve ter várias histórias desse período nesses 2 especiais q vão sair agora)!!!

    eu colecionava Disney nessa época, e tinha várias revistas do zé... mas perdi tudo com o tempo, e nos últimos anos tenho buscado republicações q tragam mateiral dessa fase (geralmente sai nos almanaques do Zé e na revista Disney BIG)!!!

    e naturalmente... tbm não gosto nada dessa fase anos 90. Aliás, são poucos os leitores q conheceram o zé nos anos 70 e 80 q gostam da fase dele nos 90, rs (mto ruinzinha se comparada com o auge do personagem)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  16. Massa meu.
    Particularmente nunca fui muito fã do Zé, mas tinha e ainda tenho várias delas hehe Como o Zé das cavernas.
    Eu tinha esta Zé Carioca nas Estrelas hehe Era massa.
    Podiam relançar estas histórias. Gosto destas tirações com filmes a afins e realidades paralelas hehe
    Valeu meu.
    Abs

    www.palitosnerds.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. "Enfim, nada contra quem gosta dos gibis da TM (sério mesmo - até minha mãe gosta da TM)... mas meu problema é pessoal com o MS pelas atitudes dele não serem condizentes com os meus princípios!!!"


    E o tempo passa e ele não aprende...Eu noto como ele fica sem saber o que fazer em algumas situações em público. Agora até a Mônica (filha dele) está dando de acompanhar ele e deu para perceber que ela de repente é quem lança a dica pra ele "segura a onda"

    A revista TRONICA está muito bacana, acho que você ia gostar, em breve falarei sobre ela com algumas imagens da HQ.

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho aquele ANOS DE OURO DO ZÉ CARIOCA mas ele está em um estado deplorável. Já me chegou assim.

    ResponderExcluir
  19. "Eu tinha esta Zé Carioca nas Estrelas hehe Era massa.
    Podiam relançar estas histórias. Gosto destas tirações com filmes a afins e realidades paralelas hehe"


    Ae, Tiago... blz??

    essa do zé nas estrelas eu não tenho, mas eles republicaram (acho q no BIG 5) uma outra sátira parecida chamada: "Feijoada nas Estrelas", onde o Zé passa mal com uma feijoada e começa a ter alucinações onde se envolve com uma versão genérica da Princesa Léia e enfrenta um Darth vader, rs!!!

    Há poucos meses tbm... saiu uma sátira do "Blade Runner" e outra do "Robocop" no gibi do zé (ambas ótimas)!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  20. "Agora até a Mônica (filha dele) está dando de acompanhar ele e deu para perceber que ela de repente é quem lança a dica pra ele "segura a onda"


    A verdade pra mim é uma só:

    o sucesso sobre à cabeça de algumas pessoas paralelamente à ganância. De tal forma, q a pessoa perde a noção de solidariedade para com o próximo, e não se importa mais em levar vantagem sobre o trabalho alheio ou levar os créditos pelo q os outros fazem.

    é claro q todos temos nossas falhas, e eu tô longe de ser perfeito... mas cada um tem seus próprios princípios de certo e errado, e tem coisas q pra mim são inaceitáveis: (processar e perseguir fãs e leitores tá no topo da lista, rs)!!!

    mas enfim.... cada cabeça uma sentença, hehe!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  21. "Eu tenho aquele ANOS DE OURO DO ZÉ CARIOCA mas ele está em um estado deplorável. Já me chegou assim."


    pois é, eu me lembro das fotos...

    mas mesmo assim foi uma matéria q eu gostei mto de ter lido, pq gibis clássicos são sempre o meu maior interesse em quadrinhos!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  22. Olá, Leo
    Só vim aqui tentar ajudar a esclarecer alguns pontos da matéria, até porque admirei seu esforço em fazer essa homenagem ao Zé Carioca:
    1. Disney veio ao Brasil arregimentado pelo Departamento de Estado americano junto com outros artistas como Orson Welles (que deixou inacabado um filme sobre os jangadeiros no Ceará), num esforço de relações-públicas para tentar convencer o Brasil a se colocar ao lados dos Aliados na Segunda Guerra. Getúlio Vargas estava quase seduzido pelo Lado Negro, digo, pelo Eixo a deixar construírem uma base de submarinos no Rio Grande do Sul (os nazi dominavam os mares no Atlântico Norte e queriam fazer o mesmo no Atlântico Sul).
    2. A encomenda a Disney gerou alguns desenhos, e num deles (Alô Amigos) surgiu o Zé Carioca. A imagem que ele tem, de malandro carioca,caloteiro, não foi criada por Disney. Ele apenas fez o papagaio festeiro, esperto e de bom coração baseado no que contaram para ele e no que viu pelas ruas do Rio em 1941. Ele e seus artistas (vieram 16 na viagem) nunca tinham ouvido samba e nem visto aquela profusão de sons e cores. Logo souberam que teriam que colocar tudo aquilo num filme. Juntando o papagaio, o tipo malandro da Lapa (da época)e o esterótipo da Carmem Miranda, já muito famosa no EUA, o resultado foi o Zé Carioca.
    3. O cara caloteiro, aprontão, meio aproveitador, só veio depois nas tiras de jornal desenhadas por Paul Murry. Mas aí Disney já estava em outra...
    4. Sobre o "Zé Fraude", na verdade aquilo foi uma necessidade de sobrevivência da revista, mesmo. Ela se intercalava com a revista do Pato a cada 15 dias nas bancas, e fazia muito sucesso, chegando mesmo a superar o parceiro em vendas. Mas não havia HQs com ele. Ninguém no mundo produzia HQs com o Zé. Foi então que começou a ser produzido no Brasil, porém... Uma HQ não se produz assim de uma hora para outra. Até que deu para ir levando no começo, mas a necessidade mercadológica não combinava com a velocidade de produção. Era preciso formar gente, roteiristas, desenhistas... E isso não se acha na esquina. A solução foi "adaptar" histórias do Mickey e do Pato, colocando o Zé no lugar, e guardar as histórias originais durante alguns anos sem publicá-las (houve até adaptações em histórias de Carl Barks, heresia suprema! Rsrsr). Enquanto isso, eles iriam procurar gente pra produção nacional.
    5. Esse esquema durou alguns anos e o resultado foi que o Zé se descaracterizou e ficou um cara bizarro: numa HQ ele era caloteiro e vagabundo, mas em outra saía em aventuras com o Pateta (!) ou lutava contra o Bafo(!!). Numa terceira, trabalhava como Mestre Demolidor (!!!). Esquizofrênico total.
    6. A situação só se corrigiu a partir dos anos 1970, quando começou a produção brasileira e o Zé foi localizado na Vila Xurupita, e surgiram Nestor, Pedrão, etc etc.

    Era isso! Abraços!

    ResponderExcluir
  23. "Olá, Leo Só vim aqui tentar ajudar a esclarecer alguns pontos da matéria, até porque admirei seu esforço em fazer essa homenagem ao Zé Carioca:"


    E aí, Júlio.... tdo bem??

    Muitíssimo obrigado pela sua mais q bem-vinda participação e pelos esclarecimentos!!!

    Sem dúvida vc me passou mais informações importantes do q eu encontrei na wikipédia pra me ajudar a embasar esta matéria, rs!!!

    como eu falei num dos comentários acima e tbm na comunidade do orkut, o lance do "Zé Fraude" foi justificável na época e sem isso talvez nem tivéssemos tido a chance de ver o papagaio se desenvolver nos anos seguintes... o mercado era outro (o público tbm) e até a Marvel precisou de alterações das editoras nacionais pra q sua cronologia fosse posta em ordem (ainda mais qdo seu universo era dividido entre mais de uma editora)!!!

    Agora vamos ficar na torcida pra q a nova fase do Zé Carioca emplaque e q tenhamos um renascimento em gbrande estilo da produção nacional (como nos bons tempos)!!!

    Da minha parte, irei prestigiar essas 2 ed. especiais de 70 anos do Zé.... comprando, recomendando, e divulgando aqui no blog!!!

    Brigadão mesmo, Júlio!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  24. Athos Eichler Cardoso04/11/2012, 17:00

    Oi pessoal! Boa tarde.
    Sobre o Zé Carioca eu tenho O Globo Juvenil que publicou a primeira hQ dele nos anos 40.
    A HQ de papagaios no mundo sempre atraiu atenção. Os franceses gostavam muito deles e exportaram para Paris no Sec XVI.Os americanos publicaram uma HQ de papagaio que eu pensei ser a primeira mas o Brasil foi o pioneiro publicando as HQ de Louro nos anos 10 do secXX no Tico-Tico
    Um abrs Athos

    ResponderExcluir
  25. "Sobre o Zé Carioca eu tenho O Globo Juvenil que publicou a primeira hQ dele nos anos 40."


    E aí, Athos... tdo bem??

    puxa, isso sim é q podemos chamar de raridade numa coleção, hein??

    suponho q deva ser mto difícil conservar algo assim por 70 Anos... pois o gibi + antigo da minha coleção é de 1971 (Quarteto Fantástico nº 1 da Ebal) e já acho complicado manter essa em perfeitas condições, rs!!!

    e sobre essas curiosidades envolvendo papagaios... notei q o Paul Murry (desenhista das primeiras tiras do zé nos anos 40) continuou desenhando os papagaios q apareciam nos gibis do Mickey com as mesmas feições do zé, hehe!!!

    Abração!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...