04/08/2012

"Super-Heróis Gulliver": A Coleção de Miniaturas Marvel/DC dos Anos 70/80.....

"Super-Heróis Gulliver"..... Foi uma clássica coleção de miniaturas (Marvel & DC) produzidas entre os anos 70 e meados dos 80 - com grande sucesso no Brasil (tanto, q foi relançada e reformulada diversas vezes nesse meio-tempo)!!!

As figuras eram de plástico rígido e pintadas à mão (sendo q teve algumas versões sem pintura - mantendo 1 cor só pra cada figura). Os personagens somavam ao todo uns 20 (metade pra Marvel e metade pra DC), e eram vendidos numa cartela de papelão com 2 de cada vez!!! Hoje verdadeiros ítens de colecionador, essas miniaturas marcaram a infância da minha geração!!!

Confira abaixo várias imagens.....

A lista de super-heróis Marvel incluía: "Homem-Aranha", "Cap. América", "Homem de Ferro", "Namor", "Thor", "Hulk", "Visão", "Duende Verde", "Surfista prateado" e "Falcão" (sendo q em determinadas fases o "Pantera Negra" tbm aparceu, porém com basicamente o mesmo formato do Surfista - só q pintado de preto)!!!

Já os da DC eram compostos por: "Batman", "Superman", "Mulher-Maravilha", "Robin", "Aquaman", "Coringa", "Pinguim", "Batgirl", "Gavião Negro", e "Cap.Marvel" (Shazam)!!! Veja a imagem com todos os da DC logo abaixo (fechando a matéria)!!!

Além das miniaturas individuais de cada herói com base fixa.... a Gulliver tbm lançou diversos veículos pilotados por todos esses heróis: eram carros (Bat-Móvel), motos, e lanchas!!! E se vc se interessou por essa coleção, tem mais fotos e imagens neste blog: http://superheroisbr.blogspot.com.br/

Até+

PS: Em breve eu volto com outras raridades do passado.... tem mta coisa boa q vale a pena ser relembrada (ou conhecida pelas novas gerações)!!!

44 comentários:

  1. Eu tinha aquele ali do Capitão America e do homem aranha quando pequeno, só que não tinham braços. Meu pai conseguiu eles na firma da Brahma, onde eles pegavam os bonecos, cortavam os braços e colocavam dentro das garrafas, dando entender que eram gênios dentro da garrafa.

    ResponderExcluir
  2. Eu cheguei a ter boa parte desses na época...

    lembro q eram baratinhos, e a molecada (eu incluso) conseguia comprar as cartelas (onde vinham 2 bonecos) com o q sobrava de mesada!!!

    dia desses me deparei com um anúncio dessa coleção num antigo gibi (Heróis da TV) q eu tava relendo... e pesquisando na internet me deparei com esse blog mto bacana de onde tirei as imagens!!!

    Bosn tempos, rs...

    ResponderExcluir
  3. Oi Léo ... Lembro-me muito dessa coleção também. Acho que cheguein a ter um ou dois. Na cidade que eu morava não chegavam.

    Vi uma palestra do Eder Pegoraro uma vez em que ele falava bastante dessa coleção. Para muita gente pode parecer "tosca" atualmente, mas na época era algo inovador!

    Valeu pel matéria e pelo "túnel do tempo".

    Até. Marcelo.

    ResponderExcluir
  4. "Para muita gente pode parecer "tosca" atualmente, mas na época era algo inovador!"


    Pois é,

    vendo eles HOJE, realmente são mto toscos... mas na época eu achava o máximo e estavam entre meus brinquedos favoritos dos anos 70/80: só perdendo pro "Falcon" e o "Forte Apache" de madeira q eu tinha!!!

    porém não tem como negar: os brinquedos de antigamente pareciam ter uma magia mto maior do q os de hj....

    nenhum brinquedo atual supera um forte apache de madeira (recheado de índios e soldados em guerra)... ou um Falcon e seu amplo arsenal bélico (q seria considerado politicamente incorreto hj)!!!

    por essas e outras q eu adoro embarcar nesses túneis do tempo de vez em qdo, rs!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  5. Fala Leo, blz?

    Caraca mano...essa foi do fundo do baú hein...lembro que tive alguns deles, eu e meus 2 irmãos. Como voc6e mesmo disse, eram baratinhos, então sempre que eu saia com minha mãe, ela comprava por que o preço era acessivel. Bons tempos...

    Como sempre, matérias de qualidade no blog.

    Abs!!

    ResponderExcluir
  6. "Caraca mano...essa foi do fundo do baú hein..."


    Valeu mesmo, brother!!

    achei interessante postar essa coleção da Gulliver aqui... pra variar um pouco e não ficar só nas "Miniaturas Marvel", hehe!!

    minha idéia é continuar fazendo uma cobertura completa da coleção atual da panini, claro... mas sempre q possível, tbm trarei pra cá outras coleções de bonecos e miniaturas tbm (e tem várias séries q merecem ser conhecidas ou relembradas)!!!

    das miniaturas eu ainda farei a seguir... uma matéria especial sobre o "brinde" do Aranha Black q a panini ficou devendo aos assinantes... e assim q chegar a minha reserva do "Duende Verde", postarei as fotos dele e do "Surfista" aqui!!!

    Ah, e em breve tbm... o LISTÃO com os 50 últimos da coleção (já postei do 1 ao 150, e vai até o 200)!!!

    Brigadão pela participação e continue ligado nas próximas matérias, rs!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  7. Legal. Essas aí eu não cheguei a ter, mas tinha as versões "de pobre" que eram os personagens nessas mesmas poses mas com cores únicas. lembro que eram vendidos em saquinhos com vários bonecos inclusos.
    Como na época não conhecia os quadrinhos, tinham alguns, como o Visão,que eu não fazia ideia de quem era e criava meus próprios nomes...

    ResponderExcluir
  8. oi leo tenho uma pergunta que e uma duvida tambem....eu tenho interesse em começar a ler alguns titulos da vertigo ou ainda desse das fabulas, bom a pergunta é como o hellblazer esta no titulo 33 se eu começar a ler a partir desse volume eu consigo entender a historia ou nao eu tenho q ler os 32 anteriores? e com as fabulas e assim tambem?

    ResponderExcluir
  9. Oi Leo, gostei muito de rever esses personagens nessa postagem. A gente brincava muito com eles e bem que eu gostaria de ter todos esses aí numa coleção. Deviam relançar tudo de novo, nessas mesmas poses históricas,rsrs

    ResponderExcluir
  10. Vixe!!! Lindonas essas estatuetas!

    Eu me lembro que quando eu era bem novo, tinha um tipo "genérico" dessas peças à venda em uma casa específica de brinquedos. Vinha em alguns pacotinhos com cerca de meia dúzia cada e eles eram todos de uma só cor. Tipo assim: o homem-aranha era só vermelho, o Thor era só amarelo etc.

    Curioso era ver, na minha inocência, Superman junto com duende verde e Hulk junto com Mulher Maravilha. Mas, como eu era criança mesmo... estava valendo!! kkkkk...

    Nossa! O que você foi ressuscitar!! Lembranças mil!

    ResponderExcluir
  11. "Legal. Essas aí eu não cheguei a ter, mas tinha as versões "de pobre" que eram os personagens nessas mesmas poses mas com cores únicas."


    Ae, Mac... blz??

    eu tbm cheguei a ter essas versões de "pobre" tbm, rs!!!

    elas eram feitas num plástico + rígido q aguentava maiores danos tipo: serem jogados de uma janela e tal!!

    na época o "Visão" era bem conhecidos dos leitores Marvel da Abril, pois a editora qdo começou a publicar as histórias dos "Vingadores" (em HTV 34) estreou justo com "A Origem do Visão"!!!

    assim, quem lia todos os gibis marvel nessa fase já tava acostumado com o Visão integrando a equipe e num dos papéis principais!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  12. "o hellblazer esta no titulo 33 se eu começar a ler a partir desse volume eu consigo entender a historia ou nao eu tenho q ler os 32 anteriores? e com as fabulas e assim tambem?"


    E aí, Platinun... tdo bem??

    olha, não recomendo q vc comece a ler a revista mensal da Vertigo a partir daí, pois já irá pegar a maioria das séries num estágio mto adiantado e seria importante ler o começo sim!!!

    o ideal seria comprar então os encadernados de "Hellblazer - Origens" q já teve 3 Vol. lançados e q trazem desde o início da série (em clássicos dos anos 80 q são mto melhores do q a fase atual)!!!

    "Fábulas" tbm.... é melhor começar do início. O Vol 1 ("Lendas no Exílio") foi republicado e ainda tá nas bancas!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  13. "Deviam relançar tudo de novo, nessas mesmas poses históricas,rsrs"


    Tbm acho, Paulo!!!

    falta hj em dia o relançamento de brinquedos clássicos pros colecionadores q quiserem mantê-los na estante novamente!!!

    acredito q exista sim um público cativo pra isso... já q até hj todo mundo q viveu a infância nos anos 70 e 80 lembra do "Falcon", do "Ferrorama", do "Forte Apache" e dessas miniaturas da gulliver, né??

    Abs!!

    ResponderExcluir
  14. "Vinha em alguns pacotinhos com cerca de meia dúzia cada e eles eram todos de uma só cor. Tipo assim: o homem-aranha era só vermelho, o Thor era só amarelo etc."


    esses genéricos q eu tinha tbm eram todos num cinza brilhoso... mas sei q uns anos depois relançaram assim: com cores diferentes em cada um!!!

    já os coloridos vinham numa cartela de papelão em duplas...

    eram bons tempos... os brinquedos eram + legais q os de hj e + baratos tbm. Com o q sobrava de mesada a gente ia comprando aos poucos gibis e brinquedos!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  15. Falando no Fábulas, eu tava querendo comprar todos, ai direto tava acompanhando nas lojas. A melhor que achei é na Comix, eles direto estão renovando o estoque, inclusive da edição 4 que tava meio rara mas aparentemente tá fácil de achar (tava esgotada lá tem umas 2 semanas, ai colocaram umas 20 unidades).

    ResponderExcluir
  16. "inclusive da edição 4 que tava meio rara mas aparentemente tá fácil de achar"


    Q bom q vc tá conseguindo achar todas as ed. de Fábulas, Vinícius....

    essa ed. 4 é meio complicada mesmo, pois a loja aqui de POA já pediu reposição de estoque algumas vezes e não conseguiu (sempre constava como esgotada)!!!

    mas ainda bem q vc achou... essa é uma excelente edição e uma peça-chave pra entender a saga toda!!!

    estou adorando "Fábulas"... e ansioso pela republicação das ed. 2 e 3 (q eu não tenho)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  17. Massa cara.
    Ainda tenho alguns lá na casa dos meus pais em algum lugar hehe Mas eram do meu pai e do meu tio.
    Bem que podiam fazer umas coisas assim de novo. Com um acabamento melhor e baratinhos também.

    ResponderExcluir
  18. "Ainda tenho alguns lá na casa dos meus pais em algum lugar hehe Mas eram do meu pai e do meu tio."


    ô... de repente tu pode faturar uma granhinha com eles, hein??

    tem gente vendendo essas miniaturas aí a peso de ouro em leilões virtuais, hehe!!!

    se ainda tivesse as minhas, já teria faturado uns trocos com elas, rs!!!

    ResponderExcluir
  19. olá,parabéns pela postagem.
    vc não sabe de alguém que faça réplicas destes bonecos?
    gostaria de adquirir, mas os originais, quem tem pede uma fortuna.
    ab.

    ResponderExcluir
  20. "gostaria de adquirir, mas os originais, quem tem pede uma fortuna."


    Obrigado por ter curtido a postagem, Mauricio!!!

    infelizmente não conheço quem faça réplicas não... pois eu tbm gostaria mto de ter esses na estante novamente (já tive tudo isso na época, hehe)!!!

    nos EUA é mais comum encontrarmos miniaturas e bonecos "customizados" (produzidos ou recolorizados por fãs).... mas aqui é mto difícil encontrar quem faça esse tipo de serviço!!

    eu tbm já andei procurando esses da gulliver pra comprar... mas só os achei por preços exorbitantes q chegavam a ultrapassar 100 reais cada um, hehe!!!

    de repente, pode ser uma boa tentar entrar em contato com o dono desse blog (http://superheroisbr.blogspot.com.br/) de onde salvei as imagens.... pode ser q ele saiba alguma coisa sobre as réplicas!!!

    tbm recomendo uma boa navegada nesse blog... pois tem várias outras fotos de miniaturas da gulliver e de outras marcas tbm (é uma viagem no tempo, rs)!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  21. Leo,
    valeu cara,
    já deixei uma mensagem pro cara do blog.
    obrigado,
    ab.

    ResponderExcluir
  22. Cheguei a ter toda coleção marvel e DC mas como era muito novo acabei me desfazendo delas.
    Lembro q tinha até uma propaganda q passava na tv que tinha animações do Super Herois, aparecia as motos, lanchas. Tentei achar alguma coisa no Youtube sem sucesso. O temponho q nao volta mais.

    ResponderExcluir
  23. "Cheguei a ter toda coleção marvel e DC mas como era muito novo acabei me desfazendo delas."


    Eu tbm fiz dessas... e me livrei de toda a coleção nos anos 80 (e olha q tbm tinha marvel/DC e as motos e lanchas)!!!

    A Gulliver tbm não se ligou em relançar essa coleção como uma espécie de "retrô" pra antigos colecionadores.... acho q venderia bem tanto pros antigos qto pra molecada de hj (afinal, os personagens continuam tendo apelo de público)!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  24. WOW AMAZING IM ARGENTIAN AND I LOVE THE GULLIVER TOYS!!!!

    http://www.flickr.com/photos/53354785@N05/4993121323/

    http://www.flickr.com/photos/53354785@N05/4960346728/

    OBRIGADO
    MILOTIK

    ResponderExcluir
  25. Estás vendendo algum? Me interesso no Capitão América e no Pinguim. Se tiveres interesse em vender, me passa um e-mail. Abç.

    adm.jmo@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliano.... tdo bem?

      Essas peças não são minhas, eu só divulguei aqui pra ajudar o blog ("Super-Heróis BR") do LINK q eu postei no final da matéria. Vc pode tentar contato com o dono desse outro blog (de repente ele te vende essas)!

      Abs!

      Excluir

  26. Meus amigos vi os bonecos Marvel/DC e fiquei louco......faço bonecos de chumbo ......caso alguém tenha algum boneco e se interesse em fazer negócios comigo? para cada boneco seu que me empreste para tirar molde de mando 2 em chumbo. Caso acha interesse favor fazer contato rinaldo3v@hotmail.com des de já agradeço...abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, rinaldo....

      Vou deixar o seu contato aí então pra caso algum colecionador queira negociar, blz? E se vc tiver fotos das suas peças de chumbo e quiser compartilhar aqui, seria bom pra galera ver o resultado (fica aí a sugestão)!

      Abs!

      Excluir
    2. seu e-mail não funciona!!!

      Excluir
  27. Apareceu o link dessa postagem para mim aqui... E chegou a correr uma lágrima de nostalgia!

    Lembro desses bonecos coloridos em dupla e do pacote com vários cada um de cor única, que eu tentava escolher, pegando o Hulk verde ou o Homem de Ferro amarelo. (rs).

    Lembro também de caixas onde eram todos prateados (Marvel) ou dourados (DC). Provavelmente os precursores das cores únicas.

    Os bonecos dos veículos eram bem frágeis, os braços acabavam soltando e como era uma borracha vagabunda, impossível de colar.

    No exterior, há várias coleções desse tipo de baixo custo. Aqui ainda se acha soldados ou bonecos de faroeste, mas nada de super-heróis. A Yellow Brinquedos chegou a anunciar um balde dos Vingadores, mas eu nunca vi nas lojas:

    http://4.bp.blogspot.com/-8foQyprQ1tc/U1N5Y8kgpeI/AAAAAAAAi3Y/IRF2NLLYgvw/s1600/2261+EMBALAGEM3D.jpg

    Uma alternativa para a molecada são os livros que vem com diversas miniaturas. Inclusive tem para meninas e meninos. Alguns exemplos:

    http://2.bp.blogspot.com/-KQ_raTp4imE/UxGJfMA3IpI/AAAAAAAAiRo/3_OilNJhAmA/s1600/Batman+Livro+em+A%C3%A7%C3%A3o_01.jpg

    http://2.bp.blogspot.com/-1qHXzsvucwk/U1WoBi95Y4I/AAAAAAAABeQ/Nz1xXUX1wjI/s1600/DC+Super+Friends+-+Livro+em+A%C3%A7%C3%A3o+%5B+Ed.+Vale+das+Letras+%5D.jpg

    http://4.bp.blogspot.com/--C6zUGr5mt4/VFIjbBgKtFI/AAAAAAAACJ0/HoCTMou2jbI/s1600/DSCN0499.JPG

    Para meninas tem Pequeno Ponei, Tinker Bell, Princesas e outros. Uma vez comprei um do Homem-Aranha de presente e na hora do aniversário quase desisti para ficar com ele (rs).

    ResponderExcluir
  28. "A Yellow Brinquedos chegou a anunciar um balde dos Vingadores, mas eu nunca vi nas lojas"


    Bem lembrado, SEMI....

    Eu já cheguei a divulgar esse balde dos vingadores aqui no blog na época q foi anunciado (há mais de ano).... Mas tbm procurei durante um tempo nas lojas e nunca encontrei, aí acabei esquecendo de vez até vc me relembrar, rs (agora vou sair atrás disso outra vez, hehe)!

    E esta postagem foi saudosismo puro em estado bruto mesmo, hein? Te recomendo tbm uma navegada nesse site dos "super-heróis br" (q eu linkei no final da matéria): Eles resgataram coisas impressionantes dessas coleções da Gulliver (tbm voltei no tempo revivendo tantas coisas da minha infância). Pena q não me sobrou mais nada disso pra posteridade.... tive quase todos esses bonecos da Gulliver, mas eles não eram mto resistentes e a maioria acaba danificada com o passar dos anos!

    Mas acho uma ótima ideia q algumas empresas ainda se preocupem em lançar brinquedos interessantes E baratos.... Pois a criança não liga mto pro valor comercial dos brinquedos, eles só tem q ser "brincáveis" (já pra nós, adultos, um brinquedo caro pode quebrar nosso orçamento, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. Esse balde da Yellow eu cheguei a mandar uma mensagem para o facebook da empresa e recebi uma resposta daquelas padronizadas, que falam muito e não dizem nada.

    Lá fora tem a linha "Heroics" que vem numa bolinha, tipo aquela capsula do Kinder Ovo. Cada figura (Marvel ou DC) custa cerca de 1 dólar. Outra alternativa é a linha Heroclix que tem vários personagens.

    Eu compro para brincar com minha filha os Imaginext/Playskool Heroes de heróis. E mesmo assim eles são caros no Brasil (os meus todos são importados).

    A Gulliver continua com sua linha de soldados e faroeste. Recentemente relançou até a Fazendinha. Mas os heróis, acho que nunca mais, provavelmente por causa da licença. Então vamos continuar ficar dependentes dos xing-ling para termos brinquedos baratos.

    ResponderExcluir
  30. "Outra alternativa é a linha Heroclix que tem vários personagens."


    Bem lembrado, SEMI....

    Eu cheguei a preparar uma série de matérias aqui pro blog sobre a linha "Heroclix", mas nunca cheguei a postar no ar (acabei desistindo pra priorizar outras linhas tipo "Marvel Legends" e as "Miniaturas" - quem sabe um dia eu retome essa ideia, embora eu tenha achado os Heroclix meio feinhos, rs)!

    E essas respostinhas-padrão das empresas são ridículas.... pior q tem mta gente incapacitada pra função (atender o público) e q ainda GANHA pra mandar um copia-e-cola com enrolações pra cada pergunta q recebem! Ah, e valeu pela dica sobre a Gulliver.... vou ver q tipo de figuras de faroeste eles tem (ando viciado no gênero por causa do "Tex", rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. eu tinha tdos esses bonecos queria compralos denovo aq em bh onde eu acho eles bh mg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hj em dia, pra conseguir essas peças só comprando de colecionadores q anunciarem na internet... Às vezes aparecem alguns (já vi em anúncios do ML)!

      Abs!

      Excluir
  32. Tive todos eles! Tanto os da Marvel quanto os da DC. Também tive as motos de fricção com o batman, o homem aranha, a mulher maravilha e o hulk (sim, o hulk na moto!!!! Kkkkkk). Também tive o batmovel e a batlancha. Tudo lançamento da Gulliver. Meu irmão mais velho me dava uma mesada e todo mês minha coleção aumentava... Eita tempo bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Andre... blz?

      Hahaha, o Hulk pilotando uma moto era forçado demais até pra quem era criança na época (q nem eu, rs)! Pior q até pouco tempo ainda vi numa loja de brinquedos um CARRO do Hulk (!) e ainda com o logotipo dos "Vingadores" no capô!

      Mas eram mto legais esses itens colecionáveis da Gulliver... Eu cheguei a ter todos os bonecos (miniaturas) e parte das motos de fricção: Batman, Robin, Aranha e Cap. América (são as q eu lembro de ter tido)! Bons tempos mesmo, hein?

      Abs!

      Excluir
  33. Até recentemente adquiri quase todos desta coleção, faltando apenas o Shazam e Aquaman, estou pintando eles
    e estão ficando legaizinhos. Abração do Well

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola, Well...

      Eu queria mto recuperar essas peças (já tive todas na época): Depois manda umas fotos aí pra gente ver as restaurações, blz?

      Abs!

      Excluir
    2. Oi Leo, pode deixar mando sim moço.
      Grande abraço! Anotei seu e-mail e assim que puder
      entro em contato pra enviar uns exemplares do Vulto.

      Excluir
  34. Gente eu tinha toda essa coleçao hoje aos 48 anos gostaria de tê-los para dar ao meu neto. Júlio Araujo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Tdo bem?

      Tenho certeza q essa coleção hj faria a alegria de qq criança... Pois eu a tive na infância e estava entre os meus brinquedos favoritos! Lembro q eram baratinhas tbm e vinha 2 juntas numa mesma cartela de papelão!

      Abs!

      Excluir
  35. E vocês ainda se queixam que no Brasil é difícil encontrar esses Super-Heróis da Gulliver. Em Portugal também saíram esses bonecos da Gulliver, mas cá foram feitos pela Disvenda. Também saíram as motas, mas com diferenças nas cores, nos bonecos e nas motas, e nos adesivos das motas. Em Portugal é quase impossível ter todos os bonecos e motas na versão portuguesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Aqui no Brasil, há algum tempo atrás, tinha um cara fazendo moldes e cópias dessas peças da Gulliver e revendendo por preços até q bem acessíveis. Mas ele sumiu do mapa e nunca mais encontrei. Uma pena, pois mesmo sendo cópias, ficaram bem-feitas e já serviam pra matar a saudade da coleção, rs!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...