29/11/2011

"A Liga Extraordinária": Um Século de Aventuras...!!!

O (polêmico) escritor Alan Moore teve a idéia de reunir diversos personagens oriundos da literatura clássica numa mesma equipe: "A Liga Extraordinária"!!!

Formada por: Mina Murray (A mocinha do livro "Drácula" de Bram Stoker); Capitão Nemo ("20.000 Léguas Submarinas" de Julio Verne); O "Homem-Invisível" (de H.G. Wells); Alan Quatermain (o aventureiro de "As Minas do Rei Salomão"); e o Dr. Jekyll (de "O Médico e o Monstro").... A Liga se une pra enfrentar uma ameaça global e tentar salvar o mundo em plena Era Vitoriana!!!

Confira abaixo uma matéria completa sobre a trajetória dessa série aqui no Brasil.... da 1º até a última ed. lançada: passando por todas as editoras q a publicaram (e ainda publicam), além de curiosidades e referências literárias contidas na obra q é um dos melhores quadrinhos deste século:

A trama começa em 1898 (exatos 100 anos antes da 1º ed. do gibi q começou em 1998), e se passa no tempo real em q os livros com cada um dos personagens foi escrito - mantendo uma cronologia em perfeita sincronia com todas as obras literárias na qual se inspira. Assim, a heroína principal (Mina) carrega consigo as marcas deixadas em seu pescoço pelo Conde Drácula, mesmo já passados alguns anos desde q o vampiro foi morto. E o Cap. Nemo ressurge depois de 20 anos dado como morto (já q no final do livro "20.000 Léguas" ele simplesmente desaparece em meio à um redemoinho no mar!!!

Juntos, Mina e Nemo recebem a missão de reunir uma equipe de pessoas com habilidades especiais pra combater a ameaça q paira sob a Inglaterra (na forma de um misterioso vilão cuja identidade só é revelada no final do 1º arco de histórias). Só q a equipe reunida não se entende entre si, e os conflitos internos começam a tomar forma.... afinal, o envelhecido Alan Quatermain (aventureiro q inspirou "Indiana Jones" no cinema) é um viciado em ópio e com o corpo já debilitado pela droga e pela passagem do tempo. O Homem-Invisível é um psicopata q se deixou corromper totalmente pelo poder, e usa sua invisibilidade pra cometer toda sorte de atrocidades e crimes (inclusive violentando sexualmente a inocente personagem "Pollyanna" - da literatura infantil e q faz uma rápida participação na história). E pra piorar.... eles ainda tem o "Dr. Jekyll" na equipe (um assassino violento e incontrolável)!!!

Com uma equipe dessas.... os vilões principais acabam sendo o menor dos problemas: até pq o Homem-Invisível tem seus próprios planos (q envolvem traição contra a equipe e tocar o terror geral na humanidade, é claro)!!!

Todos esses eventos relatados acima, acontecem na 1º mini-série da Liga.... publicada aqui no Brasil em 3 ed. pela extinta Editora Pandora (cuja capa do nº 1 é a img q abre esta matéria) q tbm compilou o encalhe dessa mini em uma ed. encadernada. Depois essa mesma série foi reunida em uma versão encadernada bem + caprichada pela Devir (incluindo vários extras) q reeditou o material com outra capa depois q esgotou-se. E por fim, a Panini lançou ano passado a 5º republicação dessa mesma série - só q agora num encadernado em capa-dura com acabamento extra-luxo!!!   

Mas a série não acabou nesse 1º arco de histórias não..... em seguida saiu a 2º série da Liga, publicada aqui no Brasil 1 única vez pela Devir (em 2004). Nela, a Liga volta a se unir pra enfrentar agora uma ameaça de outro mundo ("Marte" pra ser mais exato). É a "Guerra dos Mundos" (do livro de H.G. Wells), onde os invasores marcianos chegam acompanhados de diversas referências à outros livros sobre o tema..... incluindo: "A Princesa de Marte" (q tá com um filme novo estreando nos cinemas em breve: "John Carter")!!!

Já o 3º encadernado da Liga: "O Dossiê Negro"..... permanece inédito no Brasil, devido a problemas com direitos autorais (ou algo assim) e foi impedido de ser editado fora da Inglaterra (pelo menos até resolverem essa pendenga burocrática q envolve até o personagem "James Bond - 007"). Mas aguardem q em breve eu pretendo postar aqui no blog uma prévia com maiores detalhes e imagens dessa edição.....

Não bastasse toda essa confusão envolvendo o "Dossiê Negro"..... Alan Moore (q sempre teve pouca tolerância pra lidar com os editores - e com razão, diga-se de passagem) quebrou o pau com a DC - q era dona da editora (ABC) q publicava a série - e levou seus personagens da Liga Extraordinária pra "Top Shelf" (editora independente e sem vínculos com a DC).

E é esse novo material da "Top Shelf" q tem saído recentemente pela Devir aqui no Brasil.... tendo 2 encadernados já lançados: "Século: 1910" e "1969" (e com um 3º anunciado pra breve - fechando uma nova trilogia). Assim, temos atualmente 2 editoras no Brasil publicando essa série: A Panini (q pode publicar apenas o q já tinha saído pela DC/Wildstorm/ABC, ou seja: os 2 primeiros encadernados).... e a Devir (q só pode publicar daí em diante).

Complicado, né??? Mas os burocratas das grandes editoras só querem saber de lucrar com as franquias geradas pelos gibis/filmes/games (nada contra as empresas almejaram o lucro, mas o problema é qdo isso é feito às custas da qualidade do produto)... e um dos motivos (entre tantos outros) do Moore ter se emputecido com a DC/Warner: foi aquele lixo de filme q fizeram baseado na Liga e q em nada se parece com a excelente HQ na qual foi "inspirado"!!!

Até+

26 comentários:

  1. Sempre tive vontade de ler a Liga Extraordinária por curiosidade.admito que a única coisa que sei deles é daquele filme que lançaram alguns anos atrás e que todo mundo que leu os quadrinhos falam que é uma porcaria mas eu, enquanto leigo até achei o filme "legalzim" nada mais que isso.

    ResponderExcluir
  2. Cara, esta série é muito bom mesmo. Tenho a primeira mini e o vol 2 encadernado.
    Vale muito a pena mesmo.
    E o mais massa é que o Alan Moore criou a Liga com as sobras das pesquisas que ele fez pra Do Inferno, outra obra muito boa que merece ser lida.
    Tô voltando agora que entreguei meu tcc hehe
    Abraço meu.

    ResponderExcluir
  3. "Sempre tive vontade de ler a Liga Extraordinária por curiosidade.admito que a única coisa que sei deles é daquele filme que lançaram alguns anos atrás"


    realmente não tem comparação, Mac... o filme é uma afronta à qualidade estupenda e pesquisa literária feita no gibi!!!

    acho q os produtores do filme pegaram o gibi e disseram: "vamos transformar isto aqui num filme pra molecada"!!!

    hahahaha... pior q deve ter sido bem assim mesmo, rs!!!

    seja como for.... a única semelhança entre filme e gibi é a idéia central de unir personagens da literatura numa equipe. E as semelhanças param poraí mesmo:

    enquanto o filme é bem light e "sessão da tarde".... o gibi é 18 anos e recheado de cenas de sexo (algumas "quase" explícitas) e violência excessiva (até pelo fatod e ter sido baseado em alguns livros de terror: "Drácula" e "Médico e o Monstro")!!!

    vale uma conferida sim, Mac.... acho q vc vai curtir!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  4. "E o mais massa é que o Alan Moore criou a Liga com as sobras das pesquisas que ele fez pra Do Inferno, outra obra muito boa que merece ser lida."


    Ae, Tiago... tdo bem??

    essa "Do Inferno" eu não li... achei uma facada o preço dessa série (q são 4 encadernados) e tive q deixar passar!!!

    mas se republicarem um dia com um preço mais em conta... vai pro cofre sim, rs!!!

    a LIGA eu tenho nos 2 primeiros encadernados da Devir (em capa-cartão)... e essa nova série q tá saindo agora (tbm da Devir - e tbm tô pegando em capa-cartão - q sai mais barato)!!!

    e o "Dossiê Negro" eu tenho em arquivo digital.... mas compraria certo se saísse aqui um dia!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. "A trama começa em 1898 (exatos 100 anos antes da 1º ed. do gibi q começou em 1998), e se passa no tempo real em q os livros com cada um dos personagens foi escrito - mantendo uma cronologia em perfeita sincronia com todas as obras literárias na qual se inspira. Assim, a heroína principal (Mina) carrega consigo as marcas deixadas em seu pescoço pelo Conde Drácula, mesmo já passados alguns anos desde q o vampiro foi morto. E o Cap. Nemo ressurge depois de 20 anos dado como morto (já q no final do livro "20.000 Léguas" ele simplesmente desaparece em meio à um redemoinho no mar!!!"

    Poxa! Posso dizer uma bobagem aqui, mas nunca ouvi dizer de uma amarração tão competente como essa.
    Mas, uma dúvida, a tal da mina, em um filme que vi, tinha virado Vampira também. Na liga, ela está como uma mulher normal ou também é vampira?

    ResponderExcluir
  6. "Complicado, né??? Mas os burocratas das grandes editoras só querem saber de lucrar com as franquias geradas pelos gibis/filmes/games (nada contra as empresas almejaram apenas o lucro, mas o problema é qdo isso é feito às custas da qualidade de uma obra)... e um dos motivos (entre tantos outros) do Moore ter se emputecido coma DC/Warner: foi aquele LIXO de filme q fizeram baseado na Liga (uma bomba q passa seguido na Globo) e q em nada se parece com a excelente HQ na qual foi "inspirado"!!! "

    Complicado nada. Uma editora ficou com o que já se conhece e a outra ficou com obras até então não publicadas. Acho que foi isso que entendi.
    Quanto ao filme, sinceramente, há coisas que são tão bestas que eu nem vejo.

    ResponderExcluir
  7. "Mas, uma dúvida, a tal da mina, em um filme que vi, tinha virado Vampira também. Na liga, ela está como uma mulher normal ou também é vampira?"


    Ae, Fabiano... tudo bem??

    Olha, na verdade ela ficou com as cicatrizes das mordidas e chupões q levou (tendo q usar um lenço no pescoço pra esconder).... mas sem aquela sede de sangue (já q depois da morte do Drácula, essa ligação vampiresca com ele - q era algo meio telepático até - foi cortada)!!!

    SPOILER:

    a Mina começa a ter um caso com o Alan Quatermain (até numa das capas acima aparece os 2 transando na floresta).... e nos textos compelmentares no final de cada encadernado: dá a entender q os 2 juntos descobrem a Fonte da Juventude (já q o Alan é um aventureiro e explorador e buscava a fonte há anos).

    Assim os 2 permanecem jovens até 1969 (título do mais recente encadernado da série).... mas agora eu não me lembro se ela fica jovem pq herdou a imortalidade de um vampiro ou se foi devido á fonte!!!

    ao casal... tbm se junta o misterioso "Orlando" (q na verdade é um ser q troca de sexo - peloq eu entendi): e vivem num eterno ménage-a-trois, rs!!!

    PS: esse "Orlando" é de um livro de mesmo nome da Virgínia Wolf... q saiu recentemente em pocket pela editora própria da livraria "Saraiva"!!!

    ResponderExcluir
  8. "Quanto ao filme, sinceramente, há coisas que são tão bestas que eu nem vejo."

    o problema desse filme... é q fizeram dele uma "Sessão da Tarde" da vida. Com um daqueles roteiros bem bobinhos no melhor estilo "Galerinha do Barulho"!!!

    deturoparam tanto a obra... q quem assistir o filme, vai querer passar longe do gibi por achar q é a mesma coisa!!

    porisso o Alan Moore teve um verdadeiro surto qdo soube q iam fazer o filme.... e xingou pra valer os editores e donos da Warner/DC: ele brigou tanto com os caras q logo eu vi q seria impossível voltar a trabalahr numa empresa assim!!!

    agora ele só escreve pra editoras pequenas e sem ligações com MArvel ou DC (2 editoras q ele odeia)!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  9. "...mas agora eu não me lembro se ela fica jovem pq herdou a imortalidade de um vampiro ou se foi devido á fonte!!!"

    Hum... dúvida boa essa.

    ResponderExcluir
  10. A indústria do cinema às vezes é cruel, só quer lucrar e colocam lá uns atores famosos e que nem tem mais tanto prestígio assim, mas com um roteiro fraco e uma produção besta só pra ganhar dinheiro. Depois, se falam mal e metem o pau, eles simplesmente não ligam. Já ganharam o deles.

    ResponderExcluir
  11. "Hum... dúvida boa essa."


    seja como for, ela não age como vampira no gibi (q nem faz no filme)....

    inclusive numa das histórias ela é espancada brutalmente pelo Homem-Invisível (q tenta violentar ela): e acaba salva pelo Dr. Jekyl (q faz verdadeiras atrocidades com o vilão)!!!

    a Mina é considerada até pelo parlamento inglês... uma mulher forte, inteligente e decidida: tanto é q colocam ela no comando da LIGA!!!

    ela é a líder da equipe... (ao contrário do filme, onde o Sean Connery apitou no roteiro pra deixar o personagem dele "Alan" como líder: sendo q no gibi o Alan Quatermain é um bosta decrépito e viciado - com quem a Mina transa meio q por falta de opção melhor mesmo, rs)!!!

    ResponderExcluir
  12. ah, ah, ah! Que horror! Como se ela tivesse falta de opção! Detonou, hein? rsrsrsrs....

    Eu me lembro da personagem no filme do Drácula de Bram Stocker (Coppolla) eu quase tive um orgasmo com as "loucuras" dela no cio.

    ResponderExcluir
  13. DRACULA?
    INDIANA JONES?
    POLLYANNA?
    JAMES BOND?
    " BLACK DOSSIER"?
    You know there are now hundreds of people assessing these blogs and still writing the scripts for that HOLLYWOOD Blockbuster?
    " KANSAS KINGS"....better think about it.
    And that certainly means, DOVELEO and CAPESSIN.
    Shall we name the others who are even more famous in their mobster rings with HEINTZ?
    BERRIRO.
    DIANA.
    JONES.
    NORTH.
    COULTER.
    PRINCESS.
    COGHLAN.
    RICK.
    ROVE.
    MEESE.
    The " stars".
    They lost their " headquarters".
    They're done with " Daffy Duck".

    ResponderExcluir
  14. "Eu me lembro da personagem no filme do Drácula de Bram Stocker (Coppolla)"


    esse filme é o + fiel ao livro q já fizeram....

    comprei e li o livro do Drácula faz uns 2 anos (na versão de bolso da Martin Claret - q custa 19 pila: e tem umas 600 pág)!!!

    e a Mina no gibi da Liga é inspirada no livro.... só q ela se torna uma mulher mais forte por já ter passado uns anos desde q rolou todo o lance do Drácula e tal. Depois de tudo isso, ela tinha q deixar de ser a "mocinha indefesa" mesmo, né??

    qdo à "falta de opção melhor".... o Alan volta a ficar em forma e jovem depois q encontra a fonte da juventude. Sorte dele, pois o coitado do velho já não tava dando conta do recado com a Mina: q é quase uma ninfomaníaca, hahaha!!!

    ResponderExcluir
  15. "You know there are now hundreds of people assessing these blogs and still writing the scripts for that HOLLYWOOD Blockbuster?
    " KANSAS KINGS"....better think about it."


    Tanks, Michelle...

    Welcome to "Submundo"!!!

    Tank you very much!!!

    kkkkk

    ResponderExcluir
  16. Cara, tu podia me mandar o Black Dossier?
    Pode ser via sendspace se for muito grande.
    Valeu
    Não tô comprando a série nova pq achei muito cara, de repente se achar com desconto eu compro hehe E DO inferno eu baixei tb, até podia ter comprado as 4 por R$ 70, mas tava se dinheiro na hora e tu sabe que estas coisas não se deixa passar hehe
    Abraços cara

    ResponderExcluir
  17. "Cara, tu podia me mandar o Black Dossier? Pode ser via sendspace se for muito grande."


    Ae, Tiago... blz??

    poder eu posso sim, sem problemas... só não sei como fazer isso!!!

    nunca usei "sendspace" nem nada parecido... e o arquivo é grande sim (são + de 200 pág. em alta definição)!!!

    me manda teu e-mail.. ou me add no orkut e face (Leo Radd). Aí me explica passo-a-passo como eu posso te mandar esse arquivo, blz??

    ate+

    ResponderExcluir
  18. "Depois de tudo isso, ela tinha q deixar de ser a "mocinha indefesa" mesmo, né??"

    Claro! Sou muito mais era vampira do que quando antes. Sem dúvida!!!

    "qdo à "falta de opção melhor".... o Alan volta a ficar em forma e jovem depois q encontra a fonte da juventude. Sorte dele, pois o coitado do velho já não tava dando conta do recado com a Mina: q é quase uma ninfomaníaca, hahaha!!!"

    Esse LEO... ah h ah ah ah ah...

    ResponderExcluir
  19. Ola LEO, me tira uma divida.

    Eu to querendo comprar a versão encadernada da Panini, vc disse que a principio a Pandora lançou uma serie de 3 ed. Quero saber se essa verção da Panini são as 3 ed da Pandora em uma so.

    Entendeu?

    Desculpa se a pergunta é meio idiota mas eu so novo nesse mundo dos quadrinhos.

    ResponderExcluir
  20. "Quero saber se essa verção da Panini são as 3 ed da Pandora em uma so."


    E aí, Ricardo... tdo bem??

    é isso aí mesmo: o encadernadão da Panini traz a mini completa q saiu pela pandora em 3 partes!!!

    pode comprar sem medo q esse da panini é o 1º arco completo da saga!!!

    e qq dúvida q tiveres, é só perguntar aí q eu ajudo no q puder, blz??

    Abs!!

    ResponderExcluir
  21. Leo fizeram um HQ do 20000 leguas submarinas.

    Tu poderia fazer uma pesquisa e da sua opnião sobre o quadrinho.

    Não li, mas as imagens me pareceram meio infatins.

    ResponderExcluir
  22. "Leo fizeram um HQ do 20000 leguas submarinas."


    E aí, Ricardo... blz??

    eu vi umas imagens dessa ed. de 20.000 léguas (o meu livro preferido entre TODOS): mas achei ruim demais... os desenhos são mto infantilizados mesmo!!!

    ela parece seguir (pelo preview q eu vi na net) aquele padrão de adaptações literárias voltadas pras crianças: com desenhos mais "cartunescos"!!!

    não se comprara com o excelente nível da coleção da L&PM de clássicos da literatura (essa sim, tá primorosa)!!!

    no entanto, antes de comentar no blog essa da 20.000 léguas.... acho melhor encontrar umna edição e dar uma olhada ao vivo nela (pois só vi umas 3 imagens q postaram no site HQM)!!! Já deu pra ter uma idéia (E não gostei nada do q vi), mas ainda assim vou ver se dou uma folheada nela antes... qdo vier pras livrarias daqui!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  23. Com a minha mania de comprar as coisas para ler depois e com a confusão de lançamentos e relançamentos (tenho aquela primeira mini da Liga que saiu), eu já devo ter coisa repetida lá em casa, pois andei comprando edições da Panini e da Devir! Mas vale a pena, material maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  24. "eu já devo ter coisa repetida lá em casa, pois andei comprando edições da Panini e da Devir!"


    Virou uma bagunça mesmo a publicação dessa série aqui no Brasil, Márcio:

    pra vc ter uma idéia, só o 1º arco da série já saiu por 3 editoras aqui: (Pandora, Devir e Panini)!!! A q vc tem deve ser a mini-série q saiu pela pandora (e q depois foi encadernada pelas outras - sendo q da última vez saiu em capa-dura pela panini)!!!

    ironicamente vamos ficar com um encadernado inédito no Brasil: "O Dossiê Negro" (q foi proibido de ser publicado fora da Inglaterra por um problema envolvendo direitos autorais de personagens q o Alan Moore usou - inclusive o James Bond)!!!

    mas realmente é uma série brilhante... e q deverá ter mais um capítulo publicado aqui este ano: "Nemo - Coração de Gelo"!!!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  25. Tô com vontade de ler esta HQ há algum tempo. A conheci por causa do filme (há, como mais um monte de gente, rsrs) e achei a ideia épica, personagens de clássicos reunidos num só lugar. Eu até concordo com as críticas negativas, embora tenha gostado bastante do filme até, mesmo reconhecendo que ele não é uma obra profunda, adulta e tals, embora ganhe uns pontinhos por introduzir o Tom Sawyer (que foi uma jogada de marketing admitida, inclusive ele chega a ganhar um bom destaque, aposto que é porque é norte-americano) e o Dorian Gray (preciso ler o livro). É verdade mesmo que o tal de Sean quis porque quis que ele fosse o líder? Não ficaria surpreso. O elenco eu curti bastante também mas :

    "acho q os produtores do filme pegaram o gibi e disseram: "vamos transformar isto aqui num filme pra molecada"!!!"

    Kkkkkkkkkkk resume bem, a impressão que fica é que tinha um potencial enorme, mas foi mal aproveitado, como o filme "Do Inferno" e talvez até o do Van Helsing, que esta irreconhecível se comparado com o do livro. Acho que vou atrás da HQ depois que acabar a do Monstro do Pântano, e esperar a décima edição de Providence (um verdadeiro tributo ao Lovecraft) que estou acompanhando pelo Gibiscuits. Enfim, muito bom o post, valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcio... blz?

      A proposta da história é mto boa mesmo: Reunir alguns dos personagens mais famosos da literatura, considerando q todas as obras referenciadas (os livros de onde saíram) se passaram num mesmo universo cronológico!

      Assim, a HQ acaba sendo genial por reunir as tramas e personagens de diversos livros (escritos por volta de 1860-1880) e interligando todos! E Alan Moore foi mto bem sucedido ao fazer isso de forma coesa e mantendo o mesmo grau de violência/temática adulta dos livros em questão!

      Aí é q reside o maior problema do filme... Ao amenizarem a história pra tornar mais "light" pras plateias de todas as idades, alguns personagens acabaram descaracterizados e perderam características essenciais de sua personalidade. Por exemplo, tiveram q botar um outro personagem no papel do "Homem-Invisível" (um ladrão q teria roubado a fórmula do verdadeiro) pq no livro (e no gibi) o personagem original é um maníaco-sexual e estuprador! Outro problema: O Sean Connery é o "Allan Quatermain", q no gibi não exerce liderança nenhuma na equipe (ele é um aventureiro, não um estrategista), mas o ego do ator quis q ele fosse o personagem principal e o líder da equipe (tirando esse cargo da "Mina" - q seria a pessoa mais inteligente e preparada pra liderança diante da missão q eles teriam pela frente)! O "Cap. Nemo" então, nem se fala: Tá irreconhecível no filme (servindo de mero capacho/pau-mandado no grupo: o q não tem NADA a ver com o personagem original). O "Nemo" é pra ser tipo um "Dr. Destino", e fica difícil imaginarmos o "Destino" servindo de coadjuvante numa equipe de heróis, né?

      Enfim... O filme até q funciona como uma "Sessão da Tarde" de diversão rápida (especialmente pra quem não leu a HQ (te confesso q eu teria curtido o filme "SE" eu não tivesse lido o gibi antes)! E admito q foi graças ao gibi, q me interessei mais em ler os livros depois: Hj, já li quase todos q são referenciados na HQ (mas comecei a ler depois q o gibi me despertou o interesse nos personagens)!

      O "Dorian Gray"... Mal aparece na HQ, e é outro (junto com o "Tom Sawyer") q ganha mais destaque no filme do q no gibi! Eu te recomendo tbm um outro filme do "Dorian" (melhor adaptação do livro original), eu já escrevi uma matéria sobre esse filme lá nos primórdios do blog e se quiser conferir (até pra saber de qual filme estou falando) segue o LINK abaixo (é um filme pesado, mas mto próximo ao livro) :

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/12/o-retrato-de-dorian-gray.html

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...