25/11/2011

"2001: Uma Odisséia no Espaço" - de Jack Kirby (em Quadrinhos)!!!

Poucos leitores já leram ou sequer sabiam da existência de uma série em quadrinhos baseada nos livros de Arthur Clarke e no filme de Stanley Kubrick: "2001: Uma Odisséia no Espaço"..... Mas existiu, e foram 10 ed. desenhadas pelo "Rei" Jack Kirby (um dos criadores do Universo Marvel ao lado de Stan Lee) nos anos 70, e q permanecem INÉDITAS no Brasil!!!

Confira abaixo uma prévia desses gibis e uma breve análise da obra toda (filme, livros e gibis): q até hj deixa mta gente intrigada devido ao conteúdo bastante complexo e aberto à interpretações:

Eu mesmo (por exemplo) tive q assistir o filme diversas vezes pra entender bem (e tbm pq eu gostei mto, é claro, rs) e ainda assim só fui compreender melhor algumas coisas depois de ter lido os livros (e recentemente os gibis).....

Primeiro de tudo.... é preciso botar em ordem cronológica a obra e seu desenvolvimento. O filme "2001: Uma Odisséia no Espaço" (de 1968) foi baseado num conto de Arthur Clarke chamado: "A Sentinela". A partir daí, o diretor do filme (Kubrick) e o autor do livro (Clarke) passaram a desenvolver juntos o roteiro do filme, já q o conto era curto demais e precisariam de mais material pra um filme de 2 horas.

Assim surgiu paralelamente ao roteiro do filme.... um novo livro + amplo do q o conto "A Sentinela", e q manteve o mesmo nome do filme (confira logo mais abaixo as capas dos 2 livros)!!!

É importante acrescentar tbm.... q muitas das idéias por trás do filme tiveram por base as teorias de Nietzsche sobre a evolução filosófica do Homem em: "Assim Falou Zaratustra" (livro q saiu aqui recentemente numa versão de bolso pela "Martin Claret"). Pois o filme trata basicamente da evolução do Ser Humano.... tanto no pensamento qto no espírito: e q o Homem passaria por vários estágios evolutivos e tecnológicos (tendo as máquinas como inimigas depois de perder o controle sobre elas) até finalmente se tornar um ser superior de pura energia!!!

Depois dos livros..... e do sucesso estrondoso do filme.... veio finalmente o gibi. A série durou apenas 10 ed. publicadas pela Marvel durante o retorno de Jack Kirby pra editora nos anos 70, e apesar de inspirada no filme, seguiu uma linha independente mais voltada à ação e batalhas tecnológicas entre humanos, robôs e raças alienígenas hostis.

Ficou mais conhecida pelos leitores por ter trazido a 1º aparição do personagem "X-51 - o Homem-Máquina" (esse de roupa roxa na capa do gibi mais acima): q teve série própria (de autoria do Kirby tbm) e q atualmente tem tido bastante destaque nos gibis da Marvel (incluindo uma participação na série "Zumbis Marvel")!!!

Sabe-se lá pq a série nunca saiu no Brasil.... talvez por complicações com direitos e licenciamentos, já q aqui é um parto lançarem gibis qdo envolvem tbm distribuidoras de filmes. Mas a série é bem interessante, e mesmo fugindo bastante do ritmo do filme e dos livros: possui uma identidade própria e bem de acordo com o estilo + frenético dos quadrinhos!!!

Segue abaixo um breve resumo do filme "2001".... q eu fiz como um artigo pra faculdade há anos atrás (e q aqui eu condensei em poucas linhas já q o artigo todo tem 15 páginas, rs) - só pra relembrar o conteúdo do filme ou (tentar) explicar algumas coisas e idéias q não ficam tão claras no filme mas q são bem melhor desenvolvidas nos livros:

O "MONOLITO" q aparece pro Homem das Cavernas foi colocado ali por uma raça alienígena (talvez pra acelerar o processo evolutivo do Homem). Milhões de anos depois o Homem já passeia no espaço, mas é totalmente dependente de uma tecnologia q se volta contra ele (simbolozada pelo computador "Hal 9.000" q tenta matar a quem devia servir). O Homem enfrenta sua própria criação: a máquina.... e a destrói com a mais simples das ferramentas (a chave de fenda - usada pelo astronauta pra desligar o computador enlouquecido). A evolução dependeu tanto da tecnologia, q ela quase acabou substituindo a raça humana. Agora sozinho e à deriva no espaço.... o Homem se prepara pra enfrentar o desconhecido (seguindo uma força misteriosa - o Monolito - q o atrai até Júpiter)!!!

Nos confins do infinito.... ele se depara com o desafio final: sua própria morte. Agora o Homem está pronto pro próximo passo da evolução: seu corpo físico é deixado pra trás como um copo q se quebra (esse é o simbolismo da cena onde ele deixa cair um copo de vinho da mesa pouco antes de morrer). E a "CRIANÇA ESTELAR" nasce!!!

Até+

5 comentários:

  1. Oi Leo, às vezes a arte tem infinitos níveis de compreensão, e desperta em nós um "tsunami" de emoções, conflitantes em si. Confesso que em "2001 Uma Odísséia no Espaço" primeiro odiei o filme, para depois me render ao talento e amá-lo. Também tive que assistir algumas vezes e deixar passar um tempo para que pudesse assimilar sua complexa metalinguagem. Somente quando eu cresci e amadureci mais, pude compreender o significado empírico da obra: o homem e sua evolução. Agora quanto aos quadrinhos, esses gibis em português seriam bem legais, mas, não sei se seriam populares, devido à complexidade do tema. Excepcional esses que vc mostrou... Abs. Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Ae, Paulo...

    a 1º vez q assisti o filme foi no início dos anos 80 qdo foi exibido pela Globo (depois de ter permanecido inédito na TV por mais de 15 anos). A Globo dividiu o filme em 2 partes - pois a duração é bastante longa!!!

    eu era adolescente na época.... e assisti sem entender direito. Demorei anos pra assimilar o conteúdo. Mas desde o começo eu percebi q ali tinha algo além da minha compreensão (com a pouca vivência q eu tinha)... era um filme confuso e q eu quebrava a cabeça pra entender, rs!!!


    Hj percebo q o objetivo talvez fosse fazer com q as pessoas (diante da complexidade do filme) refletissem sobre: vida, morte e evolução (tanto da tecnologia q nos cerca, qto do espírito).... e q buscassem suas próprias respostas (nos livros e nas referências q o filme faz)!!!

    esse filme teve uma sequência pro cinema ("2010" - q eu vi e achei mto inferior ao original).... e hj tem pelo menos uns 5 livros (contando com "A Sentinela") continuando a trama... mas não sei se essas continuações são boas (pelo menos são do mesmo autor)!!!

    valew!!!

    ResponderExcluir
  3. Lucas Jones28/11/2011 10:13

    Leo,
    Matéria bem legal, mas esqueceste da revista 2001 treasure edition que saiu antes da série e é a adaptação do filme. Ver a arte do Rei em tamanho treasure é algo de impacto.
    Sobre os livros: Além de 2001, 2010, 2061 e 3001 (que encerra a série), saiu também o livro "Mundos perdidos de 2001" em que AC Clarke conta todo o processo de criação do filme, incluindo aí o conto "sentinela" e vários capitulos descartados da versão final do livro. Vale bastante a leitura desse "making of"
    Todos saíram no Brasil. Não quer dizer que é fácil de achar, hehe

    ResponderExcluir
  4. Ae, Lucas... tudo bem??

    muitíssimo obrigado pelas informações, pois eu não sabia dessa adaptação do filme: e já vou procurar pra ver se acho na internet, rs!!

    tbm anotei na minha lista de livros raros pra procurar todos esses (especialmente o "mundos perdidos de 2001"). Mas já sei q são todos dificílimos de achar, pois andei procurando alguns na Feira do Livro q teve no mês passado e não achei.

    Seria ótimo se relançassem todos (de preferência no formato pocket, pra caber melhor no bolso, rs)!!!

    valew!!!

    ResponderExcluir
  5. http://rockquadrinhosscans.blogspot.com.br/2013/07/2001uma-odisseia-no-espaco-1976.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...