25/11/2011

"2001: Uma Odisséia no Espaço" - de Jack Kirby (em Quadrinhos)!!!

Poucos leitores já leram ou sequer sabiam da existência de uma série em quadrinhos baseada nos livros de Arthur Clarke e no filme de Stanley Kubrick: "2001: Uma Odisséia no Espaço"..... Mas existiu, e foram 10 ed. desenhadas pelo "Rei" Jack Kirby (um dos criadores do Universo Marvel ao lado de Stan Lee) nos anos 70, e q permanecem INÉDITAS no Brasil!!!

Confira abaixo uma prévia desses gibis e uma breve análise da obra toda (filme, livros e gibis): q até hj deixa mta gente intrigada devido ao conteúdo bastante complexo e aberto à interpretações:

Eu mesmo (por exemplo) tive q assistir o filme diversas vezes pra entender bem (e tbm pq eu gostei mto, é claro, rs) e ainda assim só fui compreender melhor algumas coisas depois de ter lido os livros (e recentemente os gibis).....

Primeiro de tudo.... é preciso botar em ordem cronológica a obra e seu desenvolvimento. O filme "2001: Uma Odisséia no Espaço" (de 1968) foi baseado num conto de Arthur Clarke chamado: "A Sentinela". A partir daí, o diretor do filme (Kubrick) e o autor do livro (Clarke) passaram a desenvolver juntos o roteiro do filme, já q o conto era curto demais e precisariam de mais material pra um filme de 2 horas.

Assim surgiu paralelamente ao roteiro do filme.... um novo livro + amplo do q o conto "A Sentinela", e q manteve o mesmo nome do filme (confira logo mais abaixo as capas dos 2 livros)!!!

É importante acrescentar tbm.... q muitas das idéias por trás do filme tiveram por base as teorias de Nietzsche sobre a evolução filosófica do Homem em: "Assim Falou Zaratustra" (livro q saiu aqui recentemente numa versão de bolso pela "Martin Claret"). Pois o filme trata basicamente da evolução do Ser Humano.... tanto no pensamento qto no espírito: e q o Homem passaria por vários estágios evolutivos e tecnológicos (tendo as máquinas como inimigas depois de perder o controle sobre elas) até finalmente se tornar um ser superior de pura energia!!!

Depois dos livros..... e do sucesso estrondoso do filme.... veio finalmente o gibi. A série durou apenas 10 ed. publicadas pela Marvel durante o retorno de Jack Kirby pra editora nos anos 70, e apesar de inspirada no filme, seguiu uma linha independente mais voltada à ação e batalhas tecnológicas entre humanos, robôs e raças alienígenas hostis.

Ficou mais conhecida pelos leitores por ter trazido a 1º aparição do personagem "X-51 - o Homem-Máquina" (esse de roupa roxa na capa do gibi mais acima): q teve série própria (de autoria do Kirby tbm) e q atualmente tem tido bastante destaque nos gibis da Marvel (incluindo uma participação na série "Zumbis Marvel")!!!

Sabe-se lá pq a série nunca saiu no Brasil.... talvez por complicações com direitos e licenciamentos, já q aqui é um parto lançarem gibis qdo envolvem tbm distribuidoras de filmes. Mas a série é bem interessante, e mesmo fugindo bastante do ritmo do filme e dos livros: possui uma identidade própria e bem de acordo com o estilo + frenético dos quadrinhos!!!

Segue abaixo um breve resumo do filme "2001".... q eu fiz como um artigo pra faculdade há anos atrás (e q aqui eu condensei em poucas linhas já q o artigo todo tem 15 páginas, rs) - só pra relembrar o conteúdo do filme ou (tentar) explicar algumas coisas e idéias q não ficam tão claras no filme mas q são bem melhor desenvolvidas nos livros:

O "MONOLITO" q aparece pro Homem das Cavernas foi colocado ali por uma raça alienígena (talvez pra acelerar o processo evolutivo do Homem). Milhões de anos depois o Homem já passeia no espaço, mas é totalmente dependente de uma tecnologia q se volta contra ele (simbolozada pelo computador "Hal 9.000" q tenta matar a quem devia servir). O Homem enfrenta sua própria criação: a máquina.... e a destrói com a mais simples das ferramentas (a chave de fenda - usada pelo astronauta pra desligar o computador enlouquecido). A evolução dependeu tanto da tecnologia, q ela quase acabou substituindo a raça humana. Agora sozinho e à deriva no espaço.... o Homem se prepara pra enfrentar o desconhecido (seguindo uma força misteriosa - o Monolito - q o atrai até Júpiter)!!!

Nos confins do infinito.... ele se depara com o desafio final: sua própria morte. Agora o Homem está pronto pro próximo passo da evolução: seu corpo físico é deixado pra trás como um copo q se quebra (esse é o simbolismo da cena onde ele deixa cair um copo de vinho da mesa pouco antes de morrer). E a "CRIANÇA ESTELAR" nasce!!!

Até+

5 comentários:

  1. Oi Leo, às vezes a arte tem infinitos níveis de compreensão, e desperta em nós um "tsunami" de emoções, conflitantes em si. Confesso que em "2001 Uma Odísséia no Espaço" primeiro odiei o filme, para depois me render ao talento e amá-lo. Também tive que assistir algumas vezes e deixar passar um tempo para que pudesse assimilar sua complexa metalinguagem. Somente quando eu cresci e amadureci mais, pude compreender o significado empírico da obra: o homem e sua evolução. Agora quanto aos quadrinhos, esses gibis em português seriam bem legais, mas, não sei se seriam populares, devido à complexidade do tema. Excepcional esses que vc mostrou... Abs. Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Ae, Paulo...

    a 1º vez q assisti o filme foi no início dos anos 80 qdo foi exibido pela Globo (depois de ter permanecido inédito na TV por mais de 15 anos). A Globo dividiu o filme em 2 partes - pois a duração é bastante longa!!!

    eu era adolescente na época.... e assisti sem entender direito. Demorei anos pra assimilar o conteúdo. Mas desde o começo eu percebi q ali tinha algo além da minha compreensão (com a pouca vivência q eu tinha)... era um filme confuso e q eu quebrava a cabeça pra entender, rs!!!


    Hj percebo q o objetivo talvez fosse fazer com q as pessoas (diante da complexidade do filme) refletissem sobre: vida, morte e evolução (tanto da tecnologia q nos cerca, qto do espírito).... e q buscassem suas próprias respostas (nos livros e nas referências q o filme faz)!!!

    esse filme teve uma sequência pro cinema ("2010" - q eu vi e achei mto inferior ao original).... e hj tem pelo menos uns 5 livros (contando com "A Sentinela") continuando a trama... mas não sei se essas continuações são boas (pelo menos são do mesmo autor)!!!

    valew!!!

    ResponderExcluir
  3. Leo,
    Matéria bem legal, mas esqueceste da revista 2001 treasure edition que saiu antes da série e é a adaptação do filme. Ver a arte do Rei em tamanho treasure é algo de impacto.
    Sobre os livros: Além de 2001, 2010, 2061 e 3001 (que encerra a série), saiu também o livro "Mundos perdidos de 2001" em que AC Clarke conta todo o processo de criação do filme, incluindo aí o conto "sentinela" e vários capitulos descartados da versão final do livro. Vale bastante a leitura desse "making of"
    Todos saíram no Brasil. Não quer dizer que é fácil de achar, hehe

    ResponderExcluir
  4. Ae, Lucas... tudo bem??

    muitíssimo obrigado pelas informações, pois eu não sabia dessa adaptação do filme: e já vou procurar pra ver se acho na internet, rs!!

    tbm anotei na minha lista de livros raros pra procurar todos esses (especialmente o "mundos perdidos de 2001"). Mas já sei q são todos dificílimos de achar, pois andei procurando alguns na Feira do Livro q teve no mês passado e não achei.

    Seria ótimo se relançassem todos (de preferência no formato pocket, pra caber melhor no bolso, rs)!!!

    valew!!!

    ResponderExcluir
  5. http://rockquadrinhosscans.blogspot.com.br/2013/07/2001uma-odisseia-no-espaco-1976.html

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...