12/11/2011

4 Fantástico - 50 Anos (Parte 1): O Nascimento do Universo Marvel!!!

Em 1961.... surgia o "Quarteto Fantástico" (de Stan Lee & Jack Kirby).... e com ele, nascia tbm o Universo Marvel da forma q o conhecemos hj!!!

É claro q a Marvel já exista desde o final dos anos 30 (com o nome de "Timely"), mas todo o conceito de um mesmo universo interligado entre vários personagens surgiu mesmo na chamada "Era de Prata" dos quadrinhos (anos 60). E foi a partir do gibi do Quarteto, q vieram a seguir os demais personagens Marvel: Homem-Aranha, Hulk, Thor, X-Men, Vingadores, etc....

Confira abaixo.... as primeiras capas, as principais sagas, os vilões, as desavenças na equipe.... e vamos celebrar o CINQÜENTENÁRIO desta FANTÁSTICA (literalmente) super-equipe de heróis:

Depois do término da 2º Guerra Mundial (metade dos anos 40)..... a indústria de Hq's (principalmente no gênero de super-heróis) entrou num processo de decadência, atravessando quase toda a década de 50 no ostracismo. A Marvel meio q sobrevivia apenas com suas revistas de monstros (dos quais já falei aqui no "Submundo" numa matéria sobre os gibis de monstros dos anos 50) e outros sub-gêneros (Western, Romance, etc). Mas em 1961, a dupla Lee/Kirby (criadora de praticamente todo o universo marvel nesse período).... lançava uma idéia ousada na linha de super-heróis: o "Quarteto Fantástico"!!!

A diferença do Quarteto pros demais gibis da época (Batman, Superman, Liga da Justiça).... era uma abordagem bem + audaciosa: fugindo bastante dos clichês e lições de moral da concorrência. Os super-heróis da Marvel não eram tão infalíveis, nem invencíveis.... e mto menos tinham o caráter certinho e à prova de falhas morais e éticas. Nada disso. Os heróis Marvel cometiam erros de julgamento ou em suas próprias ações, eram derrotados pelos vilões e mtas vezes fracassavam em salvar os inocentes. Tbm possuíam falhas de caráter, entrando muitas vezes em conflitos existenciais sobre q caminho seguir: proteger o mundo, ou se juntar de vez aos vilões pra dominá-lo???

Essa era a diferença dos gibis Marvel.... os seus heróis eram amorais e falíveis: gerando um fatos de identificação imeditato com os leitores: q viam esses heróis como algo mais próximo da humanidade e menos da divindade. O Quarteto era assim: uma família q tinha brigas como toda família normal.... desavenças entre seus integrantes.... e tragédias pessoais q geravam dúvidas e crises de consciência (principalmente no "Coisa" - q não aceitava o fato de ter se tornado um monstro)!!!

Logo na 1º ed.... é mostrada a origem do Quarteto e o confronto com seu 1º adversário: o "Toupeira". Eram 4 pessoas normais: Reed (Sr. Fantástico) e seu melhor amigo Ben (Coisa) e o casal de irmãos: Sue (Mulher-Invisível) e Johnny Storm (Tocha Humana).... q ao embarcarem num vôo clandestino ao espaço, são bombardeados por raios cósmicos e ganham super-poderes. Ao descobrirem suas novas habilidades, logo acabam enfrentando o "Toupeira" (q comanda uma legião de seres e monstros q vivem sob a Terra)..... mas o conflito maior ainda é entre a própria equipe, pois o Coisa não aceita o fato de ter se tornado um monstro e culpa Reed por ter sido imprudente qto à proteção da nave q os levou ao espaço (deixando-os à mercê dos raios cósmicos).

Não bastasse isso..... o jovem Tocha (um adolescente de 16 anos) é um inconseqüente, e usa seus poderes pra se exibir pras garotas: botando todo o resto da equipe em risco por não saber aceitar ordens (tanto de Reed - líder da equipe - qto de sua irmã Sue, pouco mais velha q ele). O Tocha tbm implica com a aparência grotesca do Coisa, o q gera brigas e discussões constantes entre ambos (variando entre violentas agressões verbais e físicas, ou simples provocações).

O temperamento explosivo do Coisa..... e seu mau-humor excessivo.... acabam sendo hilários pro leitor. Pois é difícil não rir de um personagem q tá sempre mau-humorado e reclamando de tudo e de todos sem parar. O Coisa tbm adora medir forças com todos os vilões q encontra pela frente (e tbm com o Tocha, é claro).... e só quer saber de dar porrada em todo mundo no melhor estilo: "pouco papo e mta ação"!!! Ele sempre usa um famoso bordão sempre q vai entrar em ação: "TÁ NA HORA DO PAU"!!!    

Na 4º ed. da revista.... um clássico personagem da Marvel é trazido de volta e re-incorporado à esse novo universo q estava nascendo: "NAMOR - O Príncipe Submarino". Ele é o Senhor de Atlântida, e volta querendo dominar o mundo (pois acredita q o povo submarino é q deve reinar na Terra), mas acaba se apaixonando pela Mulher-Invisível.... e disputando ela com o Sr. Fantástico (q na época ainda não era casado com Sue)!!!

Mas é na ed. seguinte (nº 5) q surge aquele q seria o maior inimigo do Quarteto e a maior ameaça à humanidade..... o "Dr. Destino". Um cientista com o mesmo nível intelectual de Reed Richards, mas com o rosto desfigurado e escondido sob uma máscara de ferro. Destino tbm é um bruxo especialista em magia negra.... e um vilão megalomaníaco com sede de poder e dominação global. Pra tornar o bandido ainda + fóda do q já é.... ele ainda tem uma máquina do tempo ao seu dispor, e a usa pra mandar o Quarteto ao passado:

Onde (numa dessas artimanhas da vida) o Coisa acaba se tornando o famoso pirata "Barba Negra" (ao usar uma barba falsa pra esconder sua forma: termina entrando pra História ao assumir o papel do temido pirata q aterrorizou os mares - isso ocorreu num dos momentos em q o Coisa teve uma crise de consciência e decidiu virar um pirata do mal: aprisionando seus próprios companheiros de equipe)!!!

A criatividade da dupla Lee/Kirby parecia não ter mais fim..... e a cada mês, a revista do 4F apresentava novos e carismáticos vilões, além de tramas intrincadas e com desfechos imprevisíveis q prendiam a atenção dos leitores e esbanjavam engenhosidade por parte dos seus criadores!!!

A lista de vilões do 4F.... é tão extensa, q sozinha forma uma das maiores galerias de vilões de toda a história dos quadrinhos (talvez perdendo apenas pro Homem-Aranha e os X-Men). Alguns dos + significativos (Além do Dr. Destino, Namor e Toupeira q eu já citei) seriam:

Os Alienígenas Skrulls; O Homem-Impossível; O Faraó Rama-Tut; Kurrgo - O Sr. do Planeta X; Homem-Molecular; Attuma; Fantasma Vermelho; Monge do Ódio (q na verdade era o próprio "Adolf Hitler" disfarçado); Mestre dos Bonecos; El Diablo; Homem-Dragão; Quarteto Terrível; Garra Sônica; Homem-Psíquico; Pensador Louco; Ronan - o Acusador; Terrax; Blastaar; Aniquilador; Super-Skrull; Galactus........ e isso pra ficar só nos q eu me lembro de cabeça, rs!!!

De todas as sagas e aventuras do 4F....... a mais famosa e importante, sem dúvida é a chamada: "Trilogia de Galactus" (q rolou nas ed. 48 a 50)!!! Nessa saga, o 4F enfrentaria aquele q seria seu adversário + poderoso: "Galactus - o Devorador de Mundos!!! 

Como derrotar um semi-deus.... capaz de devorar planetas inteiros absorvendo sua energia vital??? Essa era a pergunta q os leitores deviam se fazer na época, já q nenhuma ameaça nessas proporções tinha sido mostrada nos quadrinhos até então!!! 

Essa saga tbm foi marcante.... por trazer a estréia do "Surfista Prateado": um arauto de Galactus q se rebela contra seu mestre e ajuda o 4F à expulsá-lo da Terra. Só q a equipe e o Surfista não são suficientes pra enfrentar um inimigo tão poderoso assim, e eles precisam contar com a ajuda do "Vigia" (um poderoso ser q vive na Lua e geralmente se restringe apenas à observar e registrar o curso da vida na Terra e em outras dimensões - mas q nesse caso, decide interferir e ajudar a salvar a Terra)!!! Galactus termina expulso, mas se vinga aprisionando o Surfista na Terra (q fica impedido de voltar à seu planeta natal por ter desafiado seu mestre)!!!

Essa fase de ouro do 4F pelas mãos de seus criadores (Lee/Kirby)..... durou pouco mais de 1 década (se estendendo até meados dos anos 70). Foram 104 edições + 6 Ed. Anuais produzidas pela dupla, sendo q mesmo após a saída de Jack Kirby, o incansável Stan Lee continuou escrevendo até por volta da ed. 125.

A revista do 4F estabeleceu e pavimentou todas as bases pra criação do resto do Universo Marvel.... Pois foi nela q todas as principais fórmulas e estruturas narrativas foram testadas e aprovadas pra serem usadas nas demais séries q estariam por vir!!!

Portanto, não é exagero dizer q o Universo Marvel em sua totalidade.... realmente nasceu aqui: no gibi do 4F!!!

Até+

PS: e semana q vem.... a parte 2 desta matéria (serão 4 ao todo): mostrando um pouco da trajetória do 4F no Brasil (desde a época da Ebal)!!!

5 comentários:

  1. Curioso notar essa diferença entre os heróis da MARVEL e da DC. Eu, como sou leigo, nem sabia desse detalhe.

    Também não sabia de tantos vilões assim.

    E hoje em dia, as coisas andam exatamente como estão, para os heróis da MARVEl, melhores ou piores?

    ResponderExcluir
  2. Por ser fã do Aranha sempre acompanhei o Quarteto por Osmose já que tradicionalmente a revista do Cabeça de teia era a "casa" do Quarteto.Então posso dizer que, além dos Vingadores(e do Aranha lógico) a família fantástica foi quem mais acompanhei até hoje. Gosto dessa fase retratada na matéria mas minha preferida (como acredito da maioria) é a fase do John Byrne mas também vou deixar pra falar dele num momento propício.
    Dessa fase do Lee com certeza não há clássico maior do que a chegada de Galactus.
    Tenho um carinho por essa família e talvez por isso não consigo "desgostar" dos dois(na verdade 3) filmes dos personagens. São ruins mas eu gosto XD

    ResponderExcluir
  3. "Curioso notar essa diferença entre os heróis da MARVEL e da DC. Eu, como sou leigo, nem sabia desse detalhe."


    O diferencial da Marvel era justamente esse...

    enquanto a DC tinha todos os seus heróis "certinhos" e moralmente éticos e corretos.... a Marvel apresentou aos leitores seus heróis cheios de falhas, com caráter duvidoso, e enfrentando problemas do cotidiano (contas pra pagar): O Homem-Aranha inclusive chegava a refletir seriamente se não seria melhor se tornar um ladrão pra resolver seus problemas financeiros (só desistiu da idéia por ter a consciência pesada pela morte do tio)!!!

    a Marvel tbm foi a 1º a apresentar heróis com deficiências físicas.... o "Demolidor" é cego, o "Prof. Xavier" paralítico, "Homem de Ferro" com problemas cardíacos, e o "Thor" manco de uma perna (em sua forma humana)!!!

    todos mto + próximos da vida real.... do q os heróis da DC (q eram tbm fisicamente perfeitos e sempre venciam os bandidos)!!!

    ResponderExcluir
  4. "E hoje em dia, as coisas andam exatamente como estão, para os heróis da MARVEl, melhores ou piores?"


    eu (particularmente) acho q tá PIOR, Fabiano....

    tanto é, q abandonei faz anos boa parte das histórias atuais (e acompanho poucas séries recentes)!!! eu basicamente compro apenas encadernados de fases clássicas... ou já consagradas!!!

    o grande problema atual é a falta de idéias novas.... quase TODOS os personagens atuais da Marvel (ou pelo menos os + importantes) já foram criados há décadas atrás: e a Marvel vive basicamente de reaproveitamento de idéias (e personagens)!!!

    o 4F, por exemplo... não tem vilões novos: ainda enfrenta os mesmos q enfrentava nos anos 60!!!

    a verdade é q Stan Lee/Jack Kirby eram gênios criadores... e criavam vários personagens e uniformes novos pra todos os quase 10 gibis q produziam mensalmente: e criadores desse naipe não existem mais hj em dia!!!

    ResponderExcluir
  5. "Por ser fã do Aranha sempre acompanhei o Quarteto por Osmose já que tradicionalmente a revista do Cabeça de teia era a "casa" do Quarteto."


    realmente, Macgaren....

    o 4F sempre meio q "pegou carona" no gibi do Aranha e isso já começou na época da EBAL: pois a série mensal do 4F foi cancelada na ed. 21: passando imediatamente a compor o mix da revista do Aranha (q trazia 1 história do Aranha e 2 do quarteto, hehe)!!!

    a Abril copiou a "parceria"... incluindo o 4F no mix do Aranha tbm!!!

    eu já era fanzasso do 4F desde os anos 70 mesmo... pois acompanhava o desenho animado deles (da Hanna-Barbera) e era um dos meus favoritos: daí a ler os gibis deles foi um passo natural no processo (na época q eu comecei, eles tinham gibi próprio pela RGE)!!!

    e pode deixar q a fase do Byrne será alvo de uma das próximas matérias dos 50 anos do 4F (serão 4 matérias ao todo, rs)!!!

    abs!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...