12/11/2011

4 Fantástico - 50 Anos (Parte 1): O Nascimento do Universo Marvel!!!

Em 1961.... surgia o "Quarteto Fantástico" (de Stan Lee & Jack Kirby).... e com ele, nascia tbm o Universo Marvel da forma q o conhecemos hj!!!

É claro q a Marvel já exista desde o final dos anos 30 (com o nome de "Timely"), mas todo o conceito de um mesmo universo interligado entre vários personagens surgiu mesmo na chamada "Era de Prata" dos quadrinhos (anos 60). E foi a partir do gibi do Quarteto, q vieram a seguir os demais personagens Marvel: Homem-Aranha, Hulk, Thor, X-Men, Vingadores, etc....

Confira abaixo.... as primeiras capas, as principais sagas, os vilões, as desavenças na equipe.... e vamos celebrar o CINQÜENTENÁRIO desta FANTÁSTICA (literalmente) super-equipe de heróis:

Depois do término da 2º Guerra Mundial (metade dos anos 40)..... a indústria de Hq's (principalmente no gênero de super-heróis) entrou num processo de decadência, atravessando quase toda a década de 50 no ostracismo. A Marvel meio q sobrevivia apenas com suas revistas de monstros (dos quais já falei aqui no "Submundo" numa matéria sobre os gibis de monstros dos anos 50) e outros sub-gêneros (Western, Romance, etc). Mas em 1961, a dupla Lee/Kirby (criadora de praticamente todo o universo marvel nesse período).... lançava uma idéia ousada na linha de super-heróis: o "Quarteto Fantástico"!!!

A diferença do Quarteto pros demais gibis da época (Batman, Superman, Liga da Justiça).... era uma abordagem bem + audaciosa: fugindo bastante dos clichês e lições de moral da concorrência. Os super-heróis da Marvel não eram tão infalíveis, nem invencíveis.... e mto menos tinham o caráter certinho e à prova de falhas morais e éticas. Nada disso. Os heróis Marvel cometiam erros de julgamento ou em suas próprias ações, eram derrotados pelos vilões e mtas vezes fracassavam em salvar os inocentes. Tbm possuíam falhas de caráter, entrando muitas vezes em conflitos existenciais sobre q caminho seguir: proteger o mundo, ou se juntar de vez aos vilões pra dominá-lo???

Essa era a diferença dos gibis Marvel.... os seus heróis eram amorais e falíveis: gerando um fatos de identificação imeditato com os leitores: q viam esses heróis como algo mais próximo da humanidade e menos da divindade. O Quarteto era assim: uma família q tinha brigas como toda família normal.... desavenças entre seus integrantes.... e tragédias pessoais q geravam dúvidas e crises de consciência (principalmente no "Coisa" - q não aceitava o fato de ter se tornado um monstro)!!!

Logo na 1º ed.... é mostrada a origem do Quarteto e o confronto com seu 1º adversário: o "Toupeira". Eram 4 pessoas normais: Reed (Sr. Fantástico) e seu melhor amigo Ben (Coisa) e o casal de irmãos: Sue (Mulher-Invisível) e Johnny Storm (Tocha Humana).... q ao embarcarem num vôo clandestino ao espaço, são bombardeados por raios cósmicos e ganham super-poderes. Ao descobrirem suas novas habilidades, logo acabam enfrentando o "Toupeira" (q comanda uma legião de seres e monstros q vivem sob a Terra)..... mas o conflito maior ainda é entre a própria equipe, pois o Coisa não aceita o fato de ter se tornado um monstro e culpa Reed por ter sido imprudente qto à proteção da nave q os levou ao espaço (deixando-os à mercê dos raios cósmicos).

Não bastasse isso..... o jovem Tocha (um adolescente de 16 anos) é um inconseqüente, e usa seus poderes pra se exibir pras garotas: botando todo o resto da equipe em risco por não saber aceitar ordens (tanto de Reed - líder da equipe - qto de sua irmã Sue, pouco mais velha q ele). O Tocha tbm implica com a aparência grotesca do Coisa, o q gera brigas e discussões constantes entre ambos (variando entre violentas agressões verbais e físicas, ou simples provocações).

O temperamento explosivo do Coisa..... e seu mau-humor excessivo.... acabam sendo hilários pro leitor. Pois é difícil não rir de um personagem q tá sempre mau-humorado e reclamando de tudo e de todos sem parar. O Coisa tbm adora medir forças com todos os vilões q encontra pela frente (e tbm com o Tocha, é claro).... e só quer saber de dar porrada em todo mundo no melhor estilo: "pouco papo e mta ação"!!! Ele sempre usa um famoso bordão sempre q vai entrar em ação: "TÁ NA HORA DO PAU"!!!    

Na 4º ed. da revista.... um clássico personagem da Marvel é trazido de volta e re-incorporado à esse novo universo q estava nascendo: "NAMOR - O Príncipe Submarino". Ele é o Senhor de Atlântida, e volta querendo dominar o mundo (pois acredita q o povo submarino é q deve reinar na Terra), mas acaba se apaixonando pela Mulher-Invisível.... e disputando ela com o Sr. Fantástico (q na época ainda não era casado com Sue)!!!

Mas é na ed. seguinte (nº 5) q surge aquele q seria o maior inimigo do Quarteto e a maior ameaça à humanidade..... o "Dr. Destino". Um cientista com o mesmo nível intelectual de Reed Richards, mas com o rosto desfigurado e escondido sob uma máscara de ferro. Destino tbm é um bruxo especialista em magia negra.... e um vilão megalomaníaco com sede de poder e dominação global. Pra tornar o bandido ainda + fóda do q já é.... ele ainda tem uma máquina do tempo ao seu dispor, e a usa pra mandar o Quarteto ao passado:

Onde (numa dessas artimanhas da vida) o Coisa acaba se tornando o famoso pirata "Barba Negra" (ao usar uma barba falsa pra esconder sua forma: termina entrando pra História ao assumir o papel do temido pirata q aterrorizou os mares - isso ocorreu num dos momentos em q o Coisa teve uma crise de consciência e decidiu virar um pirata do mal: aprisionando seus próprios companheiros de equipe)!!!

A criatividade da dupla Lee/Kirby parecia não ter mais fim..... e a cada mês, a revista do 4F apresentava novos e carismáticos vilões, além de tramas intrincadas e com desfechos imprevisíveis q prendiam a atenção dos leitores e esbanjavam engenhosidade por parte dos seus criadores!!!

A lista de vilões do 4F.... é tão extensa, q sozinha forma uma das maiores galerias de vilões de toda a história dos quadrinhos (talvez perdendo apenas pro Homem-Aranha e os X-Men). Alguns dos + significativos (Além do Dr. Destino, Namor e Toupeira q eu já citei) seriam:

Os Alienígenas Skrulls; O Homem-Impossível; O Faraó Rama-Tut; Kurrgo - O Sr. do Planeta X; Homem-Molecular; Attuma; Fantasma Vermelho; Monge do Ódio (q na verdade era o próprio "Adolf Hitler" disfarçado); Mestre dos Bonecos; El Diablo; Homem-Dragão; Quarteto Terrível; Garra Sônica; Homem-Psíquico; Pensador Louco; Ronan - o Acusador; Terrax; Blastaar; Aniquilador; Super-Skrull; Galactus........ e isso pra ficar só nos q eu me lembro de cabeça, rs!!!

De todas as sagas e aventuras do 4F....... a mais famosa e importante, sem dúvida é a chamada: "Trilogia de Galactus" (q rolou nas ed. 48 a 50)!!! Nessa saga, o 4F enfrentaria aquele q seria seu adversário + poderoso: "Galactus - o Devorador de Mundos!!! 

Como derrotar um semi-deus.... capaz de devorar planetas inteiros absorvendo sua energia vital??? Essa era a pergunta q os leitores deviam se fazer na época, já q nenhuma ameaça nessas proporções tinha sido mostrada nos quadrinhos até então!!! 

Essa saga tbm foi marcante.... por trazer a estréia do "Surfista Prateado": um arauto de Galactus q se rebela contra seu mestre e ajuda o 4F à expulsá-lo da Terra. Só q a equipe e o Surfista não são suficientes pra enfrentar um inimigo tão poderoso assim, e eles precisam contar com a ajuda do "Vigia" (um poderoso ser q vive na Lua e geralmente se restringe apenas à observar e registrar o curso da vida na Terra e em outras dimensões - mas q nesse caso, decide interferir e ajudar a salvar a Terra)!!! Galactus termina expulso, mas se vinga aprisionando o Surfista na Terra (q fica impedido de voltar à seu planeta natal por ter desafiado seu mestre)!!!

Essa fase de ouro do 4F pelas mãos de seus criadores (Lee/Kirby)..... durou pouco mais de 1 década (se estendendo até meados dos anos 70). Foram 104 edições + 6 Ed. Anuais produzidas pela dupla, sendo q mesmo após a saída de Jack Kirby, o incansável Stan Lee continuou escrevendo até por volta da ed. 125.

A revista do 4F estabeleceu e pavimentou todas as bases pra criação do resto do Universo Marvel.... Pois foi nela q todas as principais fórmulas e estruturas narrativas foram testadas e aprovadas pra serem usadas nas demais séries q estariam por vir!!!

Portanto, não é exagero dizer q o Universo Marvel em sua totalidade.... realmente nasceu aqui: no gibi do 4F!!!

Até+

PS: e semana q vem.... a parte 2 desta matéria (serão 4 ao todo): mostrando um pouco da trajetória do 4F no Brasil (desde a época da Ebal)!!!

9 comentários:

  1. Curioso notar essa diferença entre os heróis da MARVEL e da DC. Eu, como sou leigo, nem sabia desse detalhe.

    Também não sabia de tantos vilões assim.

    E hoje em dia, as coisas andam exatamente como estão, para os heróis da MARVEl, melhores ou piores?

    ResponderExcluir
  2. Por ser fã do Aranha sempre acompanhei o Quarteto por Osmose já que tradicionalmente a revista do Cabeça de teia era a "casa" do Quarteto.Então posso dizer que, além dos Vingadores(e do Aranha lógico) a família fantástica foi quem mais acompanhei até hoje. Gosto dessa fase retratada na matéria mas minha preferida (como acredito da maioria) é a fase do John Byrne mas também vou deixar pra falar dele num momento propício.
    Dessa fase do Lee com certeza não há clássico maior do que a chegada de Galactus.
    Tenho um carinho por essa família e talvez por isso não consigo "desgostar" dos dois(na verdade 3) filmes dos personagens. São ruins mas eu gosto XD

    ResponderExcluir
  3. "Curioso notar essa diferença entre os heróis da MARVEL e da DC. Eu, como sou leigo, nem sabia desse detalhe."


    O diferencial da Marvel era justamente esse...

    enquanto a DC tinha todos os seus heróis "certinhos" e moralmente éticos e corretos.... a Marvel apresentou aos leitores seus heróis cheios de falhas, com caráter duvidoso, e enfrentando problemas do cotidiano (contas pra pagar): O Homem-Aranha inclusive chegava a refletir seriamente se não seria melhor se tornar um ladrão pra resolver seus problemas financeiros (só desistiu da idéia por ter a consciência pesada pela morte do tio)!!!

    a Marvel tbm foi a 1º a apresentar heróis com deficiências físicas.... o "Demolidor" é cego, o "Prof. Xavier" paralítico, "Homem de Ferro" com problemas cardíacos, e o "Thor" manco de uma perna (em sua forma humana)!!!

    todos mto + próximos da vida real.... do q os heróis da DC (q eram tbm fisicamente perfeitos e sempre venciam os bandidos)!!!

    ResponderExcluir
  4. "E hoje em dia, as coisas andam exatamente como estão, para os heróis da MARVEl, melhores ou piores?"


    eu (particularmente) acho q tá PIOR, Fabiano....

    tanto é, q abandonei faz anos boa parte das histórias atuais (e acompanho poucas séries recentes)!!! eu basicamente compro apenas encadernados de fases clássicas... ou já consagradas!!!

    o grande problema atual é a falta de idéias novas.... quase TODOS os personagens atuais da Marvel (ou pelo menos os + importantes) já foram criados há décadas atrás: e a Marvel vive basicamente de reaproveitamento de idéias (e personagens)!!!

    o 4F, por exemplo... não tem vilões novos: ainda enfrenta os mesmos q enfrentava nos anos 60!!!

    a verdade é q Stan Lee/Jack Kirby eram gênios criadores... e criavam vários personagens e uniformes novos pra todos os quase 10 gibis q produziam mensalmente: e criadores desse naipe não existem mais hj em dia!!!

    ResponderExcluir
  5. "Por ser fã do Aranha sempre acompanhei o Quarteto por Osmose já que tradicionalmente a revista do Cabeça de teia era a "casa" do Quarteto."


    realmente, Macgaren....

    o 4F sempre meio q "pegou carona" no gibi do Aranha e isso já começou na época da EBAL: pois a série mensal do 4F foi cancelada na ed. 21: passando imediatamente a compor o mix da revista do Aranha (q trazia 1 história do Aranha e 2 do quarteto, hehe)!!!

    a Abril copiou a "parceria"... incluindo o 4F no mix do Aranha tbm!!!

    eu já era fanzasso do 4F desde os anos 70 mesmo... pois acompanhava o desenho animado deles (da Hanna-Barbera) e era um dos meus favoritos: daí a ler os gibis deles foi um passo natural no processo (na época q eu comecei, eles tinham gibi próprio pela RGE)!!!

    e pode deixar q a fase do Byrne será alvo de uma das próximas matérias dos 50 anos do 4F (serão 4 matérias ao todo, rs)!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  6. Que legal leo eu gostava tanto desse grupo de heróis eles realmente eram fantásticos. Ele faziam jus ao nome quarteto fantástico lembro quando li a história em que eles salvam a vida de galáctus esse evento levou ao julgamento de reed Richards! Boas histórias não é? Que saudade dessa equipe pena que não fazem mais histórias deles o Victor von doom, o doutor destino era o arquiinimigo deles que fim será que levou o doutor destino? A Marvel acabou com o quarteto fantástico e com a tropa alfa uma pena isso. Pelo menos a gente pode matar a saudade lendo os clássicos deles. Desses grandes heróis! Agora das equipes principais só tem os vingadores e os x-men sei que tem outras equipes de heróis como os guardiões da galáxia e os defensores com a formação de Luke cage. Punho de ferro. Jessica Jones e demolidor e também os campeões, mas essas equipes eu não faço muita questão de ler só me interessa os heróis tradicionais que são esses daí dessa postagem o quarteto fantástico. E também Os vingadores. Os x-men. O capitão América. Namor, o príncipe submarino. Homem-aranha. O incrível Hulk. O poderoso Thor. O homem de ferro. O surfista prateado. O Demolidor. o Justiceiro. Wolverine. a sensacional mulher-hulk. a tropa alfa e muitos outros heróis! Nossa como estou nostálgico não? É só saudade dos velhos tempos. Valeu leo abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Eu tbm sou bastante nostálgico e saudosista qdo se refere à HQs clássicas, rs... Pois não ligo a mínima pro q a Marvel anda fazendo atualmente (acabando com a graça e a reputação dos gibis de super-heróis): Já considero a minha coleção por ENCERRADA qto à histórias novas:

      Só compro encadernados de material antigo agora... q é só o q me interessa!

      e pelo menos nisso, não podemos reclamar: pois tem mto material clássico sendo republicado hj em dia (sempre vou ter o q colecionar sem precisar aturar as porcarias q fazem hj)!

      Abs!

      Excluir
  7. Leo, boa tarde.

    To querendo comprar as hqs do 4F que tem mais relevância e estão no mercado atualmente.

    Pelo que vi, tem as da Salvat. Tava pensando nessas:

    Quarteto Fantástico - O Dia Do Juízo Final
    Quarteto Fantástico - A Vinda De Galactus

    O que mais eu poderia comprar para ter o melhor do material disponível dessa baita equipe?

    Grande abraço.

    Te acompanhava muito 2013. Por ironia, passei a não comprar HQ, sai para um intercâmbio, voltei e comecei a trabalhar e deixei de lado minha paixão por quadrinhos.

    Nessa semana que passou, resolvi organizar meus livros numa nova estante e coloquei meus quadrinhos na parede. Gostei tanto com o resultado. Entrei na Amazon e aproveitei a promoção que tinha. Comprei muito material bom... corri atrás de outros.

    Li um monte de matéria atrasada e tô voltando a te acompanhar.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Com toda certeza, essas 2 edições da Salvat q vc mencionou são ambas escolhas PERFEITAS: pois trazem arcos completos da melhor fase fase da equipe (na minha opinião): Lee & Kirby!

      Mas fique ligado... Pois a melhor dica q posso te dar pro 4F neste momento é esperar pela próxima "Coleção Histórica" da equipe, q trará a fase BYRNE completa! Não perca e guarde sua verba tbm pra essa CHM q está por vir (prevista ainda pra este 1º semestre)!

      E é claro q farei uma cobertura dessa CHM aqui no blog, naturalmente, hehe...

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...