09/08/2011

Homem-Aranha (da BLOCH): o gibi + "Psicodélico" dos Anos 70!!!


O Aranha já havia estreado no Brasil pela Editora Ebal.... numa série mensal q durou 70 ed. Mas era P&B e em formato magazine (formatão de revista).

Porém, a estréia do Aranha numa série mensal à CORES.... se deu mesmo pela Bloch entre 1975 e 1978 (em formatinho)!!!

Tá certo q as cores eram erradas e vários personagens apareciam com as cores trocadas nos uniformes.... sem falar q elas tinham uma tonalidade berrante e "psicodélica": com cenários de fundo em rosa-choque, azul-claro, amarelo, etc (uma "viagem" mesmo)... mas ainda assim era à cores, como sempre deveria ter sido retratado o Universo Marvel no Brasil!!!




A Bloch optou por recomeçar a saga do Aranha desde a estaca zero.... republicando suas primeiras aventuras em seqüência, pois a Ebal já tinha buscado a cronologia americana e não tinham mtas histórias novas pra sustentar uma revista mensal q trazia entre 2 a 3 histórias do Aranha por ed.

O jeito era republicar tudo desde o começo mesmo.... até pq, a vida do Aranha segue uma seqüência linear, onde cada capítulo conta uma etapa de sua vida pessoal (e q envolve vários personagens secundários e coadjuvantes).

O Aranha (nessas histórias clássicas) é um adolescente de 16 anos.... ainda estuda no colegial, começa a se envolver com suas primeiras namoradas (Betty Brant, Gwen Stacy, e Mary Jane).... e arruma seu 1º emprego de fotógrafo do Clarim Diário!!!
 
Ele ainda tava descobrindo seus novos poderes de aranha.... e no começo ainda tinha dúvidas se os usaria pra combater o crime, ou faturar uma grana em espetáculos na TV. As campanhas difamatórias no jornal (assinadas por seu chefe J.J. Jameson) o afastava cada vez mais do lado heróico, fazendo com q fosse perseguido pela polícia e rejeitado pela população o tempo todo. Algumas vezes, desiludido com as injustiças e a falta de gratidão de todos.... chegou a pensar até em trocar de lado e ingressar na vida do crime (idéia essa q deixou de lado ao se lembrar das lições de vida de seu falecido Tio Ben).

Assim vivia o Aranha: alternando sua vida de estudante... com a vida de combatente do crime!!!

Entre seus primeiros inimigos.... estavam alguns dos vilões q seriam presença frequente em sua vida: Dr. Octopus (chamado de "Dr. Polvo" na capa do nº 1); Duende Verde; Camaleão; Abutre; Kraven - o Caçador; Mystério; Escorpião; Rei do Crime; Homem-Areia; Electro; Lagarto; Rino; Shocker; Meteoro; Magma; e tantos outros.... Numa das maiores galerias de vilões q um super-herói já teve.... se bobear, acho q o aranha bate fácil o recorde de quantidade de inimigos em toda a história dos quadrinhos!!!

 
Foi nessa fase de sua carreira.... q o Aranha conheceu a derrota e a humilhação diversas vezes:Logo q adquiriu seus poderes, ele se tornou arrogante... e achava q seria invencível (arrogância essa q levou seu Tio à morte, já q foi negligente na hora de prender um simples marginal de rua)!!!

Mas foi espancado e derrotado diante das câmeras pelo Dr. Octopus.... q até arrancou sua máscara em público: revelando a todos a sua identidade secreta. Todos ficaram chocados ao saber q o Aranha era o franzino Peter Parker.... mas ele se saiu bem, mesmo depois da surra q levou.... e inventou a desculpa q tinha apenas se vestido de Aranha pra impressionar sua namorada (Betty): justificando pra todos o pq de ter sido derrotado tão facilmente pelo vilão!!!

Mas no fundo ele sabia q tinha fracassado.... e q existiam vilões + fortes e poderosos q ele!!!


Essa fase clássica tbm foi marcada por um grande mistério q se estendeu por anos a fio: "Quem era o Duende Verde"??? Qdo o vilão apareceu pela 1º vez, ninguém sabia sua identidade secreta.... e vários personagens da série viraram "suspeitos" de serem o Duende: Jameson, Flash (colega fanfarrão do Peter), Ned (fotógrafo rival do Peter), e vários outros.... até q depois de uns 4 anos de mistério, foi revelado q o Duende na verdade era Norman Osborn (pai do melhor amigo de Peter)!!!

A revista do Aranha na Bloch.... durou 33 ed.... e curiosamente algumas capas traziam fotos do 1º filme do Aranha (q originou um seriado pra TV - mto ruim, por sinal)!!! No último nº.... o Aranha é desmascarado.... ele mesmo revela sua identidade pros seus amigos: mas na mesma história, ele acaba desmaiando de febre (resultado de uma úlcera), e seus amigos passam a acreditar q essa fantástica revelação era apenas fruto de delírios causados pela febre!!!

Assim termina esse revista.... mas logo outra editora (a RGE) assumiria o título, q era um dos gibis + vendidos e populares da década de 70 (período onde o Aranha estava na "crista da onda" como diriam nas gírias da época, rs)!!!

Até+

28 comentários:

  1. O Aranha é meu personagem favorito. acompanho suas histórias religiosamente desde o início dos anos 90 (dei uma parada 3 anos atrás mas estou voltando aos poucos) mas posso dizer que já li praticamente tudo que saiu com o personagem no Brasil. Não tenho essas revistas da Bloch mas tenho todas essas histórias qdo de sua publicação pela Abril.

    Essas cores psicodélicas são realmente estranhas. Nunca vou me acostumar a ver o Escorpião amarelo por exemplo. mas o que importava era a boa qualidade da história e essa fase do Aracnídeo foi inesquecível.

    ResponderExcluir
  2. Ae, Macgaren... blz??

    A Abril não chegou a republicar todas essas histórias... qdo ela lançou a "Teia do Aranha", eles começaram lá pelo nº 50 da série mensal!!!

    digo, nesse meio-tempo até teve uma coleção em P&B q vinha junto com fitas VHS do desenho animado anos 90 e q republicava tudo desde o início (mas essas eu nunca tive)!!!

    será q é essa coleção q tu tem???

    A panini é q relançou a cores... toda essa 1º fase do aranha nas Bibliotecas (foram 3 até o momento)!!!

    semana q vem eu vou postar aqui a fase da RGE... e em seguida a da Abril!!!

    valew!!

    ResponderExcluir
  3. Isso Leo..se pegar a Spider Man Collection (As revistas em P&B) e as 1ªs Teias tem toda essa fase aí . Claro que tê-las nas Bibliotecas históricas é bem melhor. espero que a Panini lance mais números

    ResponderExcluir
  4. Bons tempos aqueles, de histórias mais simples e ingênuas, desenhos funcionais e, acima de tudo, respeito ao leitor, sem reboots, Pactos, Clones e essas baboseiras que são lançadas aos montes hoje em dia.

    Parabéns, Leo, pelo grande trabalho de resgatar momentos clássicos das hqs no Brasil. Até quem não viveu naqueles tempos (que é o meu caso) sente falta daquela época...

    ResponderExcluir
  5. valew, Luiz....

    realmente, são tempos q deixam saudade.... pois tudo era + coerente dentro do universo dos personagens!!!

    o Aranha tinha um rumo.... as histórias pareciam chegar a algum lugar!!!

    hj em dia isso se perdeu completamente... de tanto mexerem na cronologia e remendarem erros ocorridos nos últimos anos: eles inventam idéia cada vez + absurdas pra tentar botar o Aranha de volta nos trilhos: mas o remendo sempre sai pior q o soneto!!!

    clones, pactos, ressurreições, origens sendo recontadas pela enésima vez.... tudo sem o brilho e sem a inventividade de antigamente!!!

    eu comecei a colecionar Aranha na fase da RGE... mas essa da Bloch eu adquiri em sebos anos depois!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por publicar essa postagem,vai falar do aranha da Marvel ?

    ResponderExcluir
  7. tu quer dizer o aranha q é publicado HJ pela panini??

    ainda não sei... tem 2 editoras pra falar antes disso ainda: RGE e Abril!!!

    mas já te adianto q eu não gosto nada da fase atual, rs... mas de repente pode render uma boa matéria assim mesmo!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Lwo, esses gibis do Homem Aranha são os meus preferidos. Já tive quase todos esses que vc mostrou na postagem e depois acabei me desfazendo deles. Hoje, procuro para comprar, e tá difícil. Gosto muito dos heróis dessa fase da Bloch e esse jeito simples de fazer quadrinhos... Sou mesmo um velho colecionador que adora os anos 70. Parabéns pela linda postagem, e quer saber mais? Vou ler a postagem tudo de novo... Abs. Paulo

    ResponderExcluir
  9. Oi, LEO! Boa tarde! Então, esse universo de quadrinhos de heróis é totalmente desconhecido por mim poque eu me limitava a ver seriados antigos de Batman e Robin ou filmes na TV.
    Lendo tua postagem, agora, deu para perceber o quanto o primeiro filme do Homem-Aranha "enxugou" toda essa trajetória que você mesmo afirmou que levou quatro anos (no caso do mistério do Duende Verde). Tudo isso foi mostrado em um só filme que eu gostei muito de ver, mas agora percebo que ele poderia ter sido ainda muito melhor se talvez não tivesse colocado quase tudo - o que você citou como se alastrasse por várias edições - ali, naquela primeira parte da trilogia.
    A Bloch realmente não foi nada feliz pelas cores que usava em seus quadrinhos. Em compensação, tinha boas historias (penso eu).
    Essa postagem foi muito importante para pessoas leigas do universo do herói, como eu. Que bom que a personalidade de Peter não foi afetada com suas características de aracnídeo, pois hoje em dia já não me encontro mais com muita paciência para heróis indestrutíveis.

    Abraços. Parabéns...
    FabianoCaldeira.

    ResponderExcluir
  10. Valew, Paulo....

    toda o início dessa fase clássica saiu recentemente pela Panini nas 3 ed. da Biblioteca do Aranha:

    q juntas, reúnem o equivalente às 12 primeiras ed. da Bloch (incluindo uma ed. anual q a bloch pulou)!!!

    espero q tu goste tbm de uma futura matéria q eu tô preparando sobre outros gibis da Bloch (incluindo conan e Mestre do Kung Fu).... tô reunindo mais imagens das capas pra começar a escrever, rs!!!

    e obrigado pelos elogios à postagem.... semana q vem farei uma nos mesmos moldes sobre a fase do Aranha da RGE (q é a minha preferida de todos os tempos)!!

    brigadão, Paulo!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  11. Ae, Fabiano... blz??

    eu gostei mto dos 2 primeiros filmes do aranha (do 3º nem tanto), e boto fé nesse novo q vai sair em breve tbm!!!

    mas eu diria q o 1º filme "enxugou" nada menos do q 10 (dez) anos da cronologia do personagem:

    pois nos gibis levou 10 anos... entre a 1º aparição e a Morte do Duende (q morreu do mesmo jeito q no filme: atravessado pelo seu próprio planador)!!!

    só q no gibi... o Duende mata a namorada do aranha (Gwen Stacy) na cena da ponte (q no filme foi com a Mary Jane, mas ela sobreviveu no cinema): no gibi a mocinha morre caindo da ponte e o aranha não consegue salvá-la!!!

    tudo isso vc verá na 2º parte dessa matéria... na semana q vem (pois isso foi publicado pela RGE)!!!

    a vida do aranha vai mudar completamente depois dessa tragédia... pois ele entra em depressão por ter falhado em salvar sua namorada e fica todo problemático até superar essa perda!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  12. Esse "mistérios" sobre a identidade do Duende só foi equiparado com o mistério anos depois sobre quem seria o Duende Macabro. Pena que os criadores deixaram o título e tiveram de arranjar uma desculpa às pressas... Só depois que eles voltaram e puderam colocar quem eles pensavam desde o início como o vilão(e se olhar em retrocesso faz mais sentido do que a explicação da época.

    ResponderExcluir
  13. é verdade, Macgaren....

    o mistério do Duende Macabro levou + tempo ainda q o original!!!

    mas eu achei + chocante a 1º versão da identidade do Macabro (q morreria degolado por gângsters): foi uma solução brutal na época!!!

    ResponderExcluir
  14. O filme enxugou em dez anos a história dos quadrinhos? Caramba!!!

    Gostei do primeiro. do segundo eu já não me lembro bem. O terceiro eu nem vi, percebi que era um lixo. Tenho um certo "feeling" para essas coisas.

    ResponderExcluir
  15. o 2º filme é o meu favorito do aranha, Fabiano....

    é onde ele enfrenta o Dr. Octopus e revela a identidade pra MJ.

    ele tbm perde os poderes durante um tempo devido ao stress.... e isso era um detalhe comum nessas histórias clássicas: os poderes dele falhavam seguidamente!!!

    numa das histórias os poderes falharam de repente... e ele ficou se borrando de medo pendurado no parapeito de um prédio (teve q descer de elevador - cena q usaram no filme tbm)!!!

    já o 3º filme não é ruim... mas tbm ficou mto confuso e apressado: pois ele enfrenta 3 vilões (e ficou mta coisa pra ser desenvolvida num único filme)!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu sei que você não gosta,estou falando do da Panini mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Carlos Holanda20/08/2011, 21:45

    Aí, excelente esse seu resgate das publicações do Aranha em outras editoras. Eu acompanho o Aranha desde a EBAL, mais precisamente, desde a revista Álbum Gigante nº 11, que publicou a primeira história do Homem-Aranha no Brasil, lá pelos idos de 1968. Tenho quase todas as revistas do Homem-Aranha desde essa época, só perdi algumas da Panini, e foi com muita satisfação que vi essas matérias aqui. Parabéns por estas excelentes postagens.

    ResponderExcluir
  18. Muitíssimo obrigado, Carlos!!!

    é um prazer conhecer colecionadores dessa fase e q acompanham essas hqs desde a época da Ebal!!!

    eu tenho algumas ed. do Aranha da Ebal... mas só as q traziam histórias do Quarteto fantástico, pois essas nunca foram republicadas depois (ao contrário das do Aranha)!!!

    Foi por ter incompleta a coleção do Aranha da Ebal.... q eu preferi começar as matérias pela fase da Bloch mesmo (pois essas eu poderia pesquisar na coleção pra poder escrver a matéria)!!!

    Fique ligado aqui no blog, q regularmente estarei trazendo matérias sobre outros títulos clássicos.... (tenho tentado equilibrar as matérias do blog entre material clássico e novidades atuais de diversos gêneros)!!!

    valeu mesmo pela presença e participação, Carlos!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  19. tenho alguns desses gibis e estou vendendo quem se interessar,R$ 10,00 cada,alem de alguns: capitão america, hulk,homem de ferro, thor,tocha humana,vingadores e alguns da ebal tambem,alem de outros da disney anos 70..contato aramosborges@bol.com.br

    ResponderExcluir
  20. o leo, pergunta sem noção vê de novo aquele video PFEIFER TEQUILA GIBSON e me diz se aquela cena não foi a maior put##### ? e a bunda dela -congela- é boa ou não é ? voce não acha que foram cenas muito fortes pra epoca ? quem diria que a atriz era uma bela vadia, hem ?

    ResponderExcluir
  21. "o leo, pergunta sem noção vê de novo aquele video PFEIFER TEQUILA GIBSON e me diz se aquela cena não foi a maior put##### ?"


    olha, eu até achei a cena bem normal pros padrões da época....

    quer dizer, até o comecinho dos anos 90 as atrizes + famosas (Pfeiffer, Sharon Stone, Kim Basinger) tiravam a roupa sem fazer média q nem as atrizes famosas atuais ficam fazendo hj em dia!!!

    o filme "Sin City" é um exemplo... no gibi a stripper "Nancy" fica pelada, mas no filme a atriz Jessica Alba se recusou a tirar até a parte de cima da roupa!!!

    no mais, eu acho a Michele mto bonita de rosto.... mas fisicamente eu sempre preferi as + "cheinhas", sabe??

    porém, não tiro os méritos do filme da tequila, rs....

    ResponderExcluir
  22. Foi com estes livros da Bloch que eu (e muitos outros) "crescemos" aqui em Portugal. Eram as únicas edições... que saudades! Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. "Foi com estes livros da Bloch que eu (e muitos outros) "crescemos" aqui em Portugal."


    Oi, Victor... tdo bem?

    esses clássicos da Bloch tbm marcaram minha infância nos anos 70: tanto, é, q ainda guardo com carinho essas edições (q eu conservo em perfeito estado)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  24. Nunca consegui encontrar essas revistas do Homem-Aranha antigas, mas comprei a coleção em p&b com desenhos em vhs no Bom Negócio pela internet, muito show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas revistas da Bloch valem hj mais como curiosidade mesmo.... Pois as cores e a tradução eram ruins demais da conta (abaixo de qq crítica, rs)!

      Vc fez literalmente um "Bom Negócio" então, pois é preferível ter essa fase em P&B do q com as cores da Bloch (e é claro, com o texto integral no formato americano!

      Abs!

      Excluir
  25. oi boa bom dia e bom Domingo meu velho, queria saber de voce se teria cmo baixar essas revistas, seria possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom-dia, marcos... Tdo bem?

      Eu não entendo mto de sites nacionais de scans, pois costumo baixar tudo em inglês direto pelo Torrent mesmo... Mas já vi há tempos atrás vários gibis antigos da Bloch disponíveis pra baixar em sites famosos daqui (tente procurar no "Rock & Quadrinhos", "Gibis Antigos", "Toca do Coelho", etc... Só pesquisando um por um mesmo - tinha mais sites nacionais até pouco tempo, mas foram sendo derrubados tbm (mtos q eu conhecia não existem mais)!

      Abs!

      Excluir
  26. só completando uma informação, em 1974 a Ebal lançou uma edição especial a cores do Homem Aranha, a historia tinha Thor,Homem de Ferro , Falcão e outros . Para a época a revista era muito boa.

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...