20/04/2015

Herb Trimpe (R.I.P.): O Adeus de Um Incrível Artista...

Herbert "Herb" Trimpe.... Veterano artista mais famoso por sua passagem na revista do "Hulk" (anos 70) e por ter desenhado nada menos do que a 1º aparição de "Wolverine" nos quadrinhos, faleceu no dia 13 deste mês (aos 75 anos)!!!

Neste tributo ao artista.... Vamos relembrar sua trajetória e importância pra toda uma geração de leitores, através de imagens e capas raríssimas de alguns de seus principais trabalhos na Marvel!

Confira abaixo:

O leitor de quadrinhos que fez parte da geração "Anos 70".... Certamente se lembrará da influência do traço de Herb Trimpe (especialmente nos gibis do "Hulk" da RGE). O artista foi (em parte) injustiçado ao longo dos anos ao ser pouco referenciado e listado entre os melhores da Marvel naquele período da "Era de Bronze" (1970-1985). Mas a verdade é que ele tinha um traço bem estiloso (e de fácil identificação) que combinava perfeitamente pra cenas de ação e pancadaria!!!

Sua extensa passagem pelo título do "Hulk" (por mais de 80 edições) comprova isso. E entre os momentos mais memoráveis dessa fase, podemos citar os confrontos com: O "Líder", "Máximus", "Rino", "Dr. Samson", "Homem-Absorvente", "Glob", "Kang - O Conquistador", "Abominável", "Tubarão-Tigre", "Gremlin", "Modok", "Hárpia", "Bi-Fera", "Fanático", "Warlock" (na "Contra-Terra").... E o trágico romance com "Jarella" (no "Coração do Átomo")!!!

Mas o grande destaque seria uma história onde o "Hulk" enfrentava o "Wendigo".... E na qual surgiria pela 1º vez um baixinho invocado chamado: "Wolverine". Na época, ele usava seu clássico colante amarelo com ridículos "bigodinhos" na máscara. Acima: A 1º capa e imagem do "Wolverine"... E abaixo: Uma capa exclusiva de Herb Trimpe feita em 2014 (revisitando essa cena pro "Comic Book Price Guide")!!! 

Entre outras HQs desenhadas por Trimpe, novamente predominam os títulos de ação: "Killraven - Guerra dos Mundos" (capa acima), "G.I. Joe - Comandos em Ação", "Defensores", "Indiana Jones", "Godzilla", "Kid Colt", "Homem-Máquina" (prometido pra breve pela Panini), "Transformers", "Nick Fury", "Motoqueiro Fantasma", "Ka-Zar", "Thor", "4 Fantástico", "Homem de Ferro", e vários outros títulos em grande maioria da Marvel!

Fora da "Casa das Ideias".... A atuação de Herb Trimpe (nos quadrinhos) foi bastante discreta, resumindo-se à poucos títulos tipo: "B.P.R.D." (série derivada de "Hellboy" - da Dark Horse), e "Savage Dragon" (da Image). Além de uma volta à série: "G.I. Joe" (agora pela IDW - e não mais pela Marvel). Porém, ganhou o devido reconhecimento por seus trabalhos humanitários (que lhe renderam vários prêmios)!!!

Que descanse em paz.... Ao lado de outros saudosos artistas que também deixaram suas marcas e estilos impressos na memória dos leitores de quadrinhos!!!

Até+

PS: E a seguir no "Submundo".... Um "Papo de Gibi" com mais uma pá de novidades. "Astro City" (em dose dupla). "The Authority" (matérias especiais). "Star Wars" (um "Guia de Leitura" da coleção Deagostini). "Superpateta - 50 Anos" (Prévia). E a "Coleção Histórica dos Vingadores" Vol. 5!!!

69 comentários:

  1. "Só pela belíssima imagem de abertura esse post já promete! "


    Oi, ZÉ Carlos.... Agora sim, eu finalizei a postagem, rs!

    Essa imagem de abertura é espetacular mesmo.... E remete à uma do Kirby no mesmo estilo (com o artista cercado pelos personagens q desenha). Tbm gostei dessa imagem do "Comic Book" (com uma arte recente de Trimpe revisitando a clássica briga entre: Hulk X Wendigo X Wolverine - Impressiona o qto seu traço mudou com o passar dos anos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. "O Hulk de Herb Trimpe é uma das imagens mais marcantes do Gigante Esmeralda, "


    Verdade, ZÉ Carlos....

    Eu era moleque qdo comprei meu 1º gibi do "Hulk".... Esse nº 3 da RGE q eu postei acima com o "Samson" na capa. O seriado de TV do "Hulk" tava começando a emplacar na telinha, e nas bancas a gente encontrava justamente essa fase do Trimpe (q é a 1º lembrança q tenho do "Hulk" nos gibis). Ou seja: Pelo menos pra mim, o "Hulk" do Trimpe será sempre o mais importante (devido à minha memória afetiva)!

    E valeu pela sua colaboração com mais essas informações adicionais.... Eu tenho o livro da "Marvel", mas ainda não cheguei a ler todo (e não passei por essa parte). Mas é legal saber q o cara era um bom sujeito mesmo (deve estar mesmo ao lado do REI Kirby agora, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Submundo além de cultura é CULTURA. Novatos no hobby, sempre tem q aprender com caras como vcs. Quando se trata de assuntos "retrôs", o Jose Carlos sempre contribuindo ! Tenho 28 anos, entao nada disso fez parte de minha infancia. Acho que a coisa mais antiga q tenho aki é um conan numero 23 com jhon buscema na art. Nem sei como veio parar em minhas maos...

    Obrigado por esse excente blog. Isso vicia...
    daniel sam

    ResponderExcluir
  4. Oi Leo!

    Parabéns pela belíssima homenagem a este fantástico artista que nos deixou na semana passada!

    Quem viveu a década de 70 sabe da importância deste artista que ficou um pouco esquecido com o passar das décadas, principalmente depois de 1990 quando a Marvel o demitiu numa política de cortes, mas, uma coisa é inegável além do seu talento, a sua marca indelével no Hulk. Quem que viveu entre os anos 70 e 80 que não se lembra destas duas imagens icônicas do Gigante Esmeralda?:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://hulklibrary.com/superhero-library/Img/Gallery/hulk-by-herb-trimpe-l.jpg&imgrefurl=http://image.frompo.com/b1f7d1a2963dcaba6bb710c917f7668a&h=900&w=649&tbnid=BDmE3yfPZ-rBwM:&zoom=1&docid=VE3G0ybfvN4JnM&ei=Y8g1VdeADIWHsAWnyoGgCw&tbm=isch&ved=0CCAQMygFMAU
    http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/-9r3TmjiWQ6g/UAq62_1eSkI/AAAAAAAAHRE/yR8euydsYwM/s1600/hulk%252Bpizzazz%252Btest%252Bincredible%252Bmarie%252Bseverin%252Bherb%252Btrimpe%252B1978%252Bbronze%252Bage%252Bmarvel%252Bcomics%252Bdoc%252Bsamson%252B1.gif&imgrefurl=http://bigglee.blogspot.com/2012/07/the-hulk-on-psychiatrists-couch-1978.html&h=1368&w=990&tbnid=D-QC4FUjIPh53M:&zoom=1&docid=T5Pfi1euHTTbgM&ei=Y8g1VdeADIWHsAWnyoGgCw&tbm=isch&ved=0CEsQMygoMCg

    De pôsteres à figurinhas, naquela época o Hulk era sempre apresentado nestas duas ilustrações!

    Não sei do que ele veio a falecer..., se de causas naturais ou devido a algum mal de saúde, mas, no meu ponto de vista se foi um pouco cedo. Depende do ponto de vista de cada um, mas, acredito que com 75 anos e o aumento de expectativa de vida ele poderia ter vivido um pouco mais!

    Enfim... Que Descanse em Paz ao lado de outros grandes mestres dos quadrinhos que já se foram!

    Agora, a história dos "bigodinhos de gato" na máscara do Wolverine eu nunca "enxergava" desta forma eu sempre vi a máscara dele como "sanfonada", ou seja uma espécie de elástico sanfonado que quando ele queria tirá-la era só ele puxar para trás esticando-a já que a mesma era justa em sua cabeça e face.

    Ironicamente, este visual da máscara feito pelo Trimpe é o que mais se assemelha ao animal no qual o herói é baseado, ou seja, o Carcaju!

    Essa capa do G.I. Joe é icônica, se tornando até embalagem de brinquedos da HASBRO na época.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Era especialista em desenhar aviões. Em um mercado de quadrinhos mais saudável, como o europeu, poderia fazer carreira em HQs assim, mas acabou tendo de trabalhar em séries que, na minha opinião, não lhe permitiam mostrar as suas qualidades.

    Tanto que os meus trabalhos favoritos dele são a sua curta passagem nos Transformers e sua fase nos GI Joe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hunter,se acabar vendo esta resposta.O que voce pode falar da série Zombo da 2000AD??
      Se é nova ou antiga ou se vale a pena.
      Fernando

      Excluir
  6. Fala, Léo!
    Que bela e justa homenagem, ao Trimpe!
    Retrospectivamente falando, foi um dos mais marcantes e importantes artistas da Marvel, pois 79 foi o ano em que eu comecei a frequentar bancas e a comprar os gibis RGE (Hulk com Trimpe, Aranha com Romita sr. e Gil Kane, e o 4F do Kirby entre outros.)
    Veja como funciona a memória afetiva, não considero o Trimpe no meu top 10, mas o incluo entre os desenhistas fundamentais da casa de idéias, principalmente por sua longa passagem pelo Hulk !
    Como brinquei anteriormente, ele foi o "melhor entre os piores desenhistas" daquela fase espetacular da editora. E realmente ele sabia trabalhar este "elenco de apoio" do Hulk, por você citado (Rino, Líder, Abominável, Samsom, Fanático, Gel. Ross, Glen Talbot e outros...)
    Valeu, Léo!

    ResponderExcluir
  7. Fala,Leo,blz?
    Seria impressao minhaou parece mesmo que nessa primeira aparicao do wolverine as garras estao saindo dos pulsos dele?
    Abs
    Pcrdrigues

    ResponderExcluir
  8. Grande Leo ! Amigo,você sabe quando sairá o Demolidor-Frank Miller-Volume 2 ? Um grande abraço !

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente...
    Mais uma vez ficamos órfãos de um dos nosso pais culturais...
    Cesar Leal

    ResponderExcluir
  10. "Tenho 28 anos, entao nada disso fez parte de minha infancia. "


    E aí, daniel..... blz?

    Brigadão mesmo por estar curtindo o blog.... Fico contente em saber q o "Submundo" tem atraído leitores de quase todas as idades (dos 18 aos 60 e poucos - até onde eu sei). O q me faz revezar bastante o conteúdo (pra não ficar focado só em clássicos e nem só nas novidades: E nem atrelado à gêneros específicos)!

    E fique tranquilo.... Pois mesmo essa fase do Herb Trimpe não ter sido parte da sua infância, Vc terá a chance de redescobrí-la em 2 futuros lançamentos: "Homem-Máquina" (q saiu aqui em "Heróis da TV" e q eu tbm nunca li).... E "Hulk - A Saga de Jarella" (q estará na extensão capa-preta da SALVAT)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela material Leo, demais mesmo. Eu gosto bastante do traço do Herb Trimpe, talvez porque a era de bronze seja a minha favorita e praticamente tudo que remete aqueles gibis eu ache legal mas também porque é um traço que se aproxima mais dos clássicos. É uma pena que com todo esse potencial o Hulk não seja bem aproveitado pela Marvel. O mesmo acontece com personagens como dr estranho, o surfista e o namor. Acho que todos esses tem material pra uma chm, podendo incluir ainda os defensores pea ficar completo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. "De pôsteres à figurinhas, naquela época o Hulk era sempre apresentado nestas duas ilustrações!"


    Oi, Elcio.... Tdo bem?

    A 1º imagem do "Hulk" em quadrinhos q eu me lembro de ter visto, foi uma propaganda da revista dele num gibi do "Aranha" q eu tinha na RGE. A imagem tbm era do Trimpe, mas o Hulk aparecia rasgando a camisa durante a transformação. A RGE repetiu essa mesma imagem publicitária ao longo de vários de seus títulos. Eu passei a colecionar o gibi do "Hulk" (logo em seguida ao do "Aranha") e cheguei a ter a coleção completa pela RGE (48 ed. se não me engano - mais uns 8 "Almanaques")!

    Tbm não sei a causa da morte do Trimpe.... Mas tbm acho cedo aos 75 (embora eu tenha visto mtos artistas da mídia morrerem nessa faixa de idade - ou até antes - de problemas cardíacos, na maioria das vezes). Seja como for, achei uma perda lastimável: e embora ele já estivesse meio afastado dos gibis mainstream, fica a lembrança dos bons gibis q eu lia dele na infância (durante os anos 70, ele foi o artista mais marcante do "Hulk")!

    Qto aos "bigodinhos" na máscara.... pior q eram pra ser "bigodes" mesmo, hehe. Outros esboços das primeiras versões da máscara do "Wolverine" não deixam dúvidas: Pois em alguns deles (rejeitados) os "bigodes" eram mais salientes e "saíam" da máscara. Entre esses primeiros esboços, acho q acabaram optando pela melhor das opções q tinham, rs!

    Sobre "G.I. Joe".... Puxa, vendo essas capas antigas do Trimpe, me deu uma tremenda vontade de ler esse material (ainda mais q o "Falcon" tbm fez parte da minha infância). Bem q podiam encadernar esse material um dia por aqui, hein?

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Era especialista em desenhar aviões. Em um mercado de quadrinhos mais saudável, como o europeu, poderia fazer carreira em HQs assim"


    Oi, Hunter.... Tdo bem?

    Dessa eu não sabia, mas realmente... Sendo assim, ele acabou tendo parte de seu talento desperdiçado então (diante dos títulos em q acabou trabalhando e se destacando na Marvel)!

    Dia desses eu tava remexendo na minha coleção, e me deparei com alguns encadernadinhos (paraguayos, rs) da Ópera Graphica: "Às Inimigo" e "War - Histórias de Guerra" (ambos do Garth Ennis - e ambos com histórias q necessitavam uma arte realista tanto externa qto interna de aviões de combate. Pelo visto, o Trimpe poderia ter se saído bem nesse gênero, hein?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, mas a Marvel já estava encerrando as suas séries de guerra quando o Trimpe começou. E de uns anos para cá só o Ennis explora o gênero nos quadrinhos de língua inglesa...

      Excluir
  14. "Como brinquei anteriormente, ele foi o "melhor entre os piores desenhistas" daquela fase espetacular da editora. "


    E aí, Victor.... blz?

    Puxa, começamos a colecionar gibis no mesmo ano então, hein? Pois tbm comecei em 1979 (com o "Aranha 7" da RGE).... Em seguida, já estava colecionando todos os demais títulos Marvel da RGE: "Hulk", "4F", "Almanaque Marvel", e "Super-Heróis Marvel". E ainda em 79 a Abril entrava na área com "HTV" e "Cap. América" (uma época memorável mesmo)!

    Sei q minha memória afetiva tbm é a principal responsável pela minha admiração ao trabalho do Trimpe.... Talvez se eu tivesse tido acesso á sua obra somente agora, "talvez" (quem sabe) eu não fosse tão fã da arte dele (em comparação com outros artistas do mesmo período: Kirby, Buscema, Gil Kane, Paul Gulacy, Sternako, etc). Mas como eu era moleque nos anos 70, eu curtia pra caramba os gibis do "Hulk" desenhados por ele (e até me chateava um pouco com o seriado de TV pela falta de vilões + poderosos q nem no gibi)!

    Cá pra nós, né? Era mto mais empolgante colecionar gibis nos anos 70 e 80 do q hj em dia.... Só quem vivenciou essa época entenderá do q estamos falando!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léo, concordo com tudo que disse...
      Só por curiosidade, o Trimpe foi citado, esta semana no obituário da revista Veja, relacionado com o primeiro desenhista do Wolverine!
      Mas, cá entre nós, acredito que alguém do editorial da revista, fã dele também, quis prestar esta homenagem ao clássico artista (repito, daquela fase iluminada da Marvel!).
      Muito bacana e oportuno este seu post homenagem!

      Excluir
  15. "Seria impressao minhaou parece mesmo que nessa primeira aparicao do wolverine as garras estao saindo dos pulsos dele?"


    E aí, Pcrdrigues.... blz?

    Bem observado.... E Não é impressão sua, não, hehe: As garras realmente saíam dos pulsos do "Wolverine"!

    Na época, a origem e características do personagem ainda não estavam definidas.... E as garras, aparentemente, seriam acessórios retráteis das LUVAS mesmo. Tbm não estava bem definido se o "Wolverine" seria um carcajú de verdade (tornado humanóide pelo "Alto Evolucionário" - q fazia experiências genéticas transformando animais em humanos).... Ou se ele seria um adolescente sociopata de 19 anos (John Byrne chegou a desenhar um esboço do "Wolverine sem máscara: Onde ele seria loiro e jovem - sem barba)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca,Leo!
      Ainda bem que surgiu o grande Chris Claremont para salvar o pobre Logan desse horrivel destino,hehrhe...
      Abs
      Pcrdrigues

      Excluir
    2. Lembro de uma entrevista publicada no encadernado formatinho de "Eu, Wolverine" (Claremont - Miller) onde perguntado se as mãos de Wolverine sempre sangravam quando ele usava as garras, Claremont negou e ainda disse algo como "Eca, não. Ele tem buracos na fixos nas mãos".

      O mesmo Claremont anos depois viria a fazer Wolverine sangrar pelas mãos quando perdia o fator de cura.

      E depois inventaram que as garras ósseas existiam antes do Arma X...

      E que o fator de cura acelerada era na verdade um fator de regeneração, onde Wolverine poderia sobreviver a uma explosão atômica...

      E ainda dizem que Wolverine não pode morrer. Ele foi morto na mão de roteiristas ruins já faz um tempo!

      Excluir
  16. "Amigo,você sabe quando sairá o Demolidor-Frank Miller-Volume 2 ? "


    E aí, Diogo.... blz?

    Sim, o "Demolidor 2" tá previsto pra sair no começo do 2º semestre.... Já tá traduzido e pronto pra ir pra gráfica!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "O mesmo acontece com personagens como dr estranho, o surfista e o namor. Acho que todos esses tem material pra uma chm, podendo incluir ainda os defensores pea ficar completo."


    E aí, Fabiano.... blz?

    Bah, nem me fale.... A Panini tá desperdiçando uma excelente oportunidade de lançar uma "CHM - do Hulk": Pois ele já teve umas 8 "Bibliotecas" lá fora, sendo q o auge da fase Trimpe se encontra entre os Vol. 5 a 8. Claro q além disso, ainda teria material das fases do Severin, Ditko, Sal Buscema, e Bill Mantlo (além do Byrne, q caberia perfeitamente numa ed. só)!

    Os "Defensores" tbm renderiam uma boa "CHM".... Ainda mais q não tenho quase nada da equipe na coleção. No mais: Tbm gosto mto da "Era de Bronze" (é a minha favorita logo depois da "Prata")!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente fez coisas ruins nos anos 90 , mais o seu trabalho vai ficar na minha lembrança .

    Curiosidade :

    O wolverine nasceu em uma fanzine

    http://www.bleedingcool.com/2014/01/01/talking-to-andy-olson-the-original-creator-of-marvels-wolverine-comics/

    ResponderExcluir
  19. "O wolverine nasceu em uma fanzine"


    E aí, luiz.... Tdo bem?

    Caramba, eu já tinha ouvido falar nesse fanzine, mas nunca tinha visto imagem dele... Putz, "rifaram" legal mesmo o "Wolverine", hein? (não pensei q houvessem tantas semelhanças assim, rs)!

    Valeu mesmo pelo LINK.... E na boa: Todo o processo de criação e desenvolvimento do "Wolverine" (incluindo esse polêmico fanzine) bem q poderiam render um livro!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. RIP

    É ótima matéria leo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, William....

      Acabei aprendendo mais sobre o artista agora (pesquisando pra esta postagem) do q qdo ele estava vivo.... Triste ironia!

      Abs!

      Excluir
  21. Olá, Leo. Eu também sou dessa mesma época que vc começou a colecionar. E as minhas boas lembranças são bem parecidas com as suas. Eu lembro da revista Super Heróis Marvel Número 1, a qual tem uma ótima história do Hulk, na qualm após Banner se trasformar, ele ficava ainda durante toda a luta com a camisa rasgada (igual era no seriado). Uma arte linda de Herb Trimpe. E quanto ao seriado, eu também sentia falta de duas coisas: de ter inimigos com poderes e outros monstros, como tinha nas HQs, e do Hulk falar, rsss. Valeu pelas boas lembranças. E gostei de sabe também da verdadeira história da criação do Wolverine, valeu @Luiz Cláudio.

    ResponderExcluir
  22. "Eu lembro da revista Super Heróis Marvel Número 1"


    Oi, Celso.... Tdo bem?

    Eu já tive essa revista na época.... O Nº 1 de "SHM" era um "almanacão" q trazia além dessa história do "Hulk": A 1º aparição do "NOVA". E ainda: "Defensores", "Luke Cage", e "Kid Colt". Uma ed. épica mesmo (e q hj eu tenho apenas em scan)!

    Depois desse nº 1, a revista afinou de 132 pág. pra apenas 50.... Mas continuava boa e trazendo as revistas de crossovers do "Aranha" e "Coisa": "Marvel Team-Up" e "Marvel Two-in-One"!!!

    Qto ao seriado do "Hulk".... Eu acabei copiando em DVD alguns dos melhores episódios da série (qdo as 5 temporadas saíram aqui). Pra minha surpresa, lá pelas tantas começaram a aparecer uns vilões mais poderosos (mas eram mto toscos: Um deles era um genérico do "Hulk" só q bem magro e alto). Seja como for, a série até q divertia, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Só por curiosidade, o Trimpe foi citado, esta semana no obituário da revista Veja, relacionado com o primeiro desenhista do Wolverine!"


    Opa.... Valeu mesmo, Victor:

    Legal saber q ele foi citado até na Veja.... Vou dar uma folhada nessa ed. qdo eu for na banca amanhã então (só pra conferir o q eles escreveram, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. Belo e merecido tributo. Sempre considerei Herb Trimpe um quadrinhista clássico, mas um clássico do "Lado B", por assim dizer. Ou, como o Victor perfeitamente classificou, "o melhor entre os piores". Sempre zoei entre amigos que sua cota na mini do Homem-Máquina foi obliterada pela arte-final avassaladora do Barry Windsor-Smith, rs. Mas nunca esqueci seu papel fundamental na Era de Prata da indústria, sendo co-criador e 1º artista do Wolverine e seu run überclássico na revista do Hulk, muito bem resgatados no artigo e nos comentários - sobre esse último, dica de um bom blog temático:

    http://herbtrimpeshulk.blogspot.com.br/

    Pelas fotos recentes do Wikipedia ele parecia em ótima forma e de bem com a vida. Merecia ter tido um melhor reconhecimento, com certeza.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. "Certamente, mas a Marvel já estava encerrando as suas séries de guerra quando o Trimpe começou. E de uns anos para cá só o Ennis explora o gênero nos quadrinhos de língua inglesa..."


    Oi, Hunter.... Q pena mesmo q o gênero (guerra) já tava esfriando nos gibis Marvel e DC a partir dos anos 70: Pois ambas as editoras até q mandavam bem qdo o assunto era guerra:

    Ainda tá na minha lista de "sonhos de consumo" as 3 Bibliotecas (masterworks) do "Sargento Fury" (Kirby) e aqueles gibis de guerra da DC da Era de Prata (especialmente os q traziam soldados X dinossauros, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sair encadernado,mas nos EUA da Shield e com certeza deve sair algo do Sargento Fury,antes da Shield,vai saber.

      Fernando

      Excluir
  26. "Minha lembrança de começar a colecionar quadrinhos é por aí tb, 78/79 com as revistas da RGE."


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Começamos num ótimo período pra se colecionar HQs, hein? Esse finalzinho dos anos 70 e início dos 80 é trouxe alguns dos melhores gibis de todos os tempos (várias revistas com mixes espetaculares - onde se aproveitava praticamente tudo em cada publicação)!

    O "Nova" tbm já chegou a ser meu herói favorito da Marvel (ao lado do "Aranha").... Pra mim, ele era o melhor do "Almanaque Marvel" (RGE) - embora eu achasse mto estranho o traço do Carmine Infantino (hj eu passei a ser fã dele, mas qdo moleque eu achava mais bizarro do q bacana). Já do Kirby, Ditko, e Trimpe eu sempre gostei!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "Nossa, um CHM dos Defensores seria muuuuito bem-vindo! eheh"


    Boa ideia essa sua de uma "CHM dos Defensores" com ed. individuais de cada integrante da equipe.... Pena q os editores da Panini não tem essas sacadas geniais pra coleções bacanas! "Hulk", "Dr. Estranho", "Namor", "Surfista", e "Defensores" (ia render pano pra manga mesmo - material clássico com eles é o q não faltaria)!

    Pena q isso só seria "imaginável" pra Panini se fizessem um FILME deles.... só assim mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "tenho certeza que Trimpe se sentiria reconhecido e honrado!"


    Espero q sim, hehe....

    Mas eu não me culpo não (são coisas da vida mesmo - paciência), só fico imaginando quem mais (entre os artistas q andam meio sumidos) precisará morrer pra ser lembrado pela mídia? (ou mesmo pela gente)?

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. "Será que era por causa da matéria prima que era boa, ou a editora que sabia selecionar a mistura certa? eheh"


    Acho q a junção das 2 coisas, com certeza.....

    A RGE deu sorte de pegar a Marvel em uma fase de amadurecimento (final da Era de Prata e início da Bronze).... E teve uma ótima sacada ao criar revistas próprias e individuais pros "medalhões" (Aranha, Hulk, e 4F) e "almanaques" com mixes pros "restolhos", rs. A combinação era perfeita, e mesmo a restolhada era de 1º linha (a começar pelos "Novos X-Men" - até então, ilustres desconhecidos do grande público)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. "estou de olho pra ver se descolo a versão, hã.... democrática digital da revista p/ poder disponibilizar o texto do obituário aqui. "


    Opa.... Se vc descolar essa, pode mandar o LINK aí, blz?

    Estive na Fnac hj e já tinham recolhido a revista....

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. "Sempre zoei entre amigos que sua cota na mini do Homem-Máquina foi obliterada pela arte-final avassaladora do Barry Windsor-Smith, rs."


    E aí, doggma.... blz?

    Pois é, eu lembro qdo vc me falou da participação do Trimpe na postagem sobre o "Homem-Máquina".... Eu mesmo, achava q a obra fosse mais do Barry-Smith (já q o NOME dele aparecia sempre com mais destaque q o do Trimpe sempre q se falava nessa HQ). Uma grande injustiça então, e q demonstra o qto o hype em torno do NOME de um artista mais famoso (ou com "mais fãs" - por assim dizer) pode ofuscar até mesmo o principal responsável por uma HQ!

    E valeu mesmo por esse LINK do blog temático.... Legal saber q existe um blog específico só pro Trimpe (e com imagens em ótima resolução - gostei mesmo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. blz leo?

    não posso dizer que gosto pacas da arte de herb trimpe, ate por que não acompanhei tantas edições mais antigas assim (so tenho HQ da abril 1979 pra frente) mas com certeza sua arte é muito mais legal do que muitos artistas atuais!
    descanse em paz sr. trimpe!

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo.... blz?

      A Abril até chegou a republicar alguma coisa do Trimpe (na mensal do "Hulk").... E algumas histórias da série "O q Aconteceria Se..." tinham arte dele tbm!

      Por coincidência, ainda ontem eu tava remexendo meu formatinhos, e achei um "Hulk" da Abril (lá pelo nº 20) q trazia uma versão alternativa onde a "Jarella" não teria morrido (bem legal essa história)!

      Abs!

      Excluir
  33. Fala, Léo! E também o José Carlos Belo, Doggma e outros amigos...
    Bom, parece que o Trimpe deixou saudades e pelo menos entre os leitores antigos, tem o seu devido reconhecimento e sua obra associada a momentos muito especiais da infância de todos.
    Só para comentar, uma publicação digamos..."premonitória"! Na revista que acompanha a miniatura do Líder, temos uma parte especial dedicada ao Herb Trimpe!!!
    Recebi este exemplar hoje, vejam que agradável surpresa.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor..... blz?

      Puxa, eu acabei pulando essa figura do "Líder".... Mas me deu vontade de ler essa revista agora, rs!

      O "Líder" surgiu na fase do Ditko.... Mas teve bastante destaque na do Trimpe tbm: Inclusive, a capa da "Biblioteca 5" do Hulk é com a cara do "Líder" estampada (no auge da fase Trimpe)!

      Abs!

      Excluir
  34. Olá Leo, blz? Esta é a 2ª vez que lhe escrevo e, infelizmente, mais uma vez a notícia não é legal. Adquiri o Golden Superman da coleção de miniaturas DC da Eaglemoss. Como todos já sabem ela não é de metal. Fiz minha reclamação solicitando a troca da miniatura.Vamos ver no que vai dar... Bem,achei que fosse um erro pontual e continuei dando crédito à empresa, tanto que adquiri o Grodd e o Bane, especiais lançados recentemente. Ambas estavam descritas como esculpidas em metal. Para minha surpresa e grande decepção já estão falando que o Grodd é 20% metal e 80% resina. Para piorar , no site da eaglemoss, foi suprimida a expressão "de metal" nas minitauras da DC...O que fazer num caso desse???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí.... blz?

      Essa polêmica da RESINA é o assunto do momento em todos os grupos de colecionadores, rs.... Mas não há o q fazer nesse caso (a não ser, deixar de comprar as peças ou relevar o problema e seguir comprando assim mesmo). Falo isso, pq eles NÃO vão trocar a peça por uma de metal, simplesmente pq não existe mais as metálicas!

      Explico: Essas peças de resina, foram produzidas lá fora mesmo na 2º tiragem (após a 1º leva de metal já ter ESGOTADO). A Eaglemoss (no exterior) passou a adotar a resina nessas últimas peças fabricadas já na reta final da coleção na Europa (e seguiu usando a resina até nas reimpressões de peças esgotadas). Pelo q eu pesquisei até em fóruns ingleses (nos quais eu participo e até divulgo fotos da minha coleção) essa polêmica rolou por toda a Europa tbm a partir de 2012.... O motivo pra terem adotado a resina, teve tudo a ver com a crise econômica q atingiu a Europa nesse período (e a Eaglemoss teve q buscar uma solução q barateasse seus custos de produção mesmo no exterior)!

      Ou seja.... Esse "Superman" de resina q chegou aqui, é o mesmo q fizeram lá fora a partir de 2012, pois a 1º versão (de metal) tá esgotada, e se alguém conseguir uma de metal agora, será por "sorte" (peneirando sobras no Ebay). Particularmente, EU tbm prefiro as peças de METAL, mas é bom começarmos a nos acostumar com a ideia da resina: Já q até o "XADREZ Marvel/DC" da Eaglemoss parece ser de resina (já q as peças são bem mais leves q as miniaturas normais)!

      Abs!

      Excluir
    2. Valeu Leo, obrigado!!! Fiz a solicitação da troca da peça do Superman e a resposta foi que todas as especiais da DC serão 20% de metal e 80% de resina. É uma pena, pois a peça em metal era um diferencial fundamental...se o mesmo acontecer com as edições normais será o fim da coleção, pelo menos para mim. Abraços.

      Excluir
    3. EDUARDO CESAR23/04/2015, 01:08

      Tá Léo! Mas se originalmente era para baratear custos e devido à crise talvez abaixar o valor final para vender mais, porque aqui eles aumentaram o preço por uma peça de suposto menor valor (eu acredito que seja beeem menor!)! Este aumento só se explicaria devido ao valor do dólar x real e aumento nos impostos de importação por parte do governo que aí está! Mas sem alterar as características das peças fornecidas em comparação com as anteriores.

      Excluir
  35. Carlos Nederland22/04/2015, 21:05

    Herb Trimpe foi um dos desenhistas mais marcantes do Hulk, para mim. Conheci sua arte ainda na Ebal. Uma fase memorável do verdão.

    Lamento muito essa grande perda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Carlos.....

      Nos anos 70, pelo menos, sem dúvida o Trimpe foi o artista mais marcante e relevante no Hulk.... O fato dele ter tido uma extensa passagem pelo título (durante boa parte desse período) tbm ajudou, rs! Mas foi mesmo uma perda inestimável!

      Abs!

      Excluir
  36. "Jarella foi a Gwen Stacy do Hulk... snif!"


    Ironicamente.... "Jarella" morreu de forma semelhante ao PAI de Gwen Stacy:

    Soterrada pelo desmoronamento de um edifício ao tentar salvar uma criança.... Déjà Vu total, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. "Tomara q dê certo a iniciativa de scanear as revistas das miniaturas, Leo. Como não estou colecionando as figuras, gostaria de pelo menos ter acesso às revistas, eheh."


    Um camarada aqui do blog postou o nome de um site q tá disponibilizando as revistas....

    Esqueci o nome do site, mas vou procurar o comentário dele (q rolou numa das últimas postagens aqui): Foi bom vc ter me lembrado disso (acabei esquecendo de anotar na hora)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  38. "Fiz a solicitação da troca da peça do Superman e a resposta foi que todas as especiais da DC serão 20% de metal e 80% de resina."


    É o q eu imaginava mesmo, brother.....

    Mas essa decisão veio lá de fora mesmo e tbm afetou os últimos lotes na Europa.... Te confesso q prefiro as peças mais pesadas de METAL mesmo, porém, não deixarei de finalizar a coleção assim mesmo, pois tenho adquirido peças CUSTOMIZADAS tbm q são feitas de resina (uma delas é aquela "Mulher-Invisível" transparente do Swamy Alex q eu postei aqui no blog ano passado). Ela é bem levezinha, mas ficou mto bonita assim mesmo!

    Eu já vi q mesmo depois dessas coleções terminarem, eu partirei de vez pras peças customizadas.... e sendo assim, terei de estar bem acostumado com a leveza da resina, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  39. Zé e Léo....

    O blog que tem os scans das revistas das miniaturas é o HQPOINT, gerenciado pelo amigo Paulo...

    HQ POINT: Miniaturas Marvel
    http://hqpoint.blogspot.com.br/search/label/Miniaturas%20Marvel

    HQ POINT: Miniaturas DC
    http://hqpoint.blogspot.com.br/search/label/Miniaturas%20DC

    ResponderExcluir
  40. "Tá Léo! Mas se originalmente era para baratear custos e devido à crise talvez abaixar o valor final para vender mais, porque aqui eles aumentaram o preço"


    E aí, EDUARDO.... blz?

    Mas essa é justamente a maior polêmica da questão, hehe.... Teoricamente, o valor das peças de resina deveria ser MENOR - e ao invés disso, acabaram foi aumentando 10 reais no valor q tava antes!

    Não sei explicar pq fizeram isso.... Mas sei q a disparada do dólar (aliada ao aumento de impostos nas importações) deve ter tido uma influência considerável tbm. Seja como for, o assunto ainda vai render mto pano pra manga em todas as redes e grupos de colecionadores!

    Abs!

    ResponderExcluir
  41. "O blog que tem os scans das revistas das miniaturas é o HQPOINT, gerenciado pelo amigo Paulo..."


    Oi, Celso..... Tdo bem?

    Puxa, brigadão mesmo pelos LINKS.... Agora sim, salvei e favoritei esses 2, hehe!

    Acho q nem preciso mais reunir uma "força-tarefa" pra escanear essas revistas.... Esses blogs já oferecem um serviço primoroso nesse sentido. Valeu mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  42. E aí Léo beleza irmão? Quando é que a Panini vai se dar conta, que precisa urgentemente publicar as fases do Hulk do Lee e Trimpe e Mantlo e Sal Buscema?

    ResponderExcluir
  43. "Ainda bem que surgiu o grande Chris Claremont para salvar o pobre Logan desse horrivel destino,hehrhe..."


    Verdade.... Quase q o "Wolverine" acaba virando algo parecido com um "guaxinim falante" (só q em forma humanóide), rs!

    No caso do "Wolverine", foi bom terem deixado pra ir desenvolvendo aos poucos sua origem e características!

    Abs!

    ResponderExcluir
  44. "Quando é que a Panini vai se dar conta, que precisa urgentemente publicar as fases do Hulk do Lee e Trimpe e Mantlo e Sal Buscema?"


    E aí, Wander..... blz?

    Se nem a popularidade do Hulk graças aos filmes dos "vingadores" tem sido suficiente pra Panini lançar material clássico e relevante com ele.... Não sei o q mais seria preciso!

    Já era pra cada um dos "vingadores" do cinema terem tido edições da "CHM".... Essas fases q vc citou do hulk, não são republicadas aqui há mais de 30/40 anos!

    Abs!

    ResponderExcluir
  45. O nome Herb Trimpe para mim sempre foi associado ao Wolverine. O que é suficiente para chamar minha atenção sempre que ele surge.

    Por isso notei sua participação nas hqs clássicas de Star Wars. Aliás, é impressionante a quantidade de caras conhecidas que participaram daquelas histórias.

    ResponderExcluir
  46. "E ainda dizem que Wolverine não pode morrer. Ele foi morto na mão de roteiristas ruins já faz um tempo!"


    E aí, SEMI.... blz?

    Puxa, realmente.... O "Wolverine" teve uma das cronologias e origens mais zoadas e adulteradas de todos os tempos. Nunca vi mexerem e remexerem tanto na vida de um personagem. A impressão q passa é de desleixo total por parte dos editores e roteiristas da Marvel com relação ao WV, pois cada um q aparece pra escrever faz o q bem entender na revista!

    Na revista da Eaglemoss q vem com a miniatura do WV.... É dito tbm q quem salvou o personagem de ser um moleque loiro de 19 anos foi o Dave Cockrum, q tirou a máscara do personagem num dos primeiros nº dos "Novos XM" SEM falar com o Byrne antes (q era quem tinha a ideia de um rosto jovem e sem barba) mas aí qdo o Byrne viu o gibi já era tarde: O rosto do Logan já tava definido e deixaram a ideia do moleque de lado, hahaha!

    Abs!

    ResponderExcluir
  47. "O nome Herb Trimpe para mim sempre foi associado ao Wolverine."


    Não é pra menos... O visual do WV era mto marcante pra época (e lembro de ter feito um tremendo sucesso entre os leitores da RGE - qdo saiu no "Hulk 22")!

    Ironicamente.... Acho q o WV só apareceu nessas 2 histórias do "Hulk X Wendigo" (não me recordo dele ter voltado a dar as caras no gibi do hulk - "acho" q ele pulou direto pros XM depois)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  48. "Cockrum e Byrne tinham meio q uma rixa. "


    Dessa eu não sabia.... Mas valeu pelos esclarecimentos, brother:

    Interessante notar q as ideias do Byrne não eram tão boas assim a princípio.... e q devemos ao Cockrun então o rumo q acabaram dando ao "Wolverine" nos gibis (ainda bem q a revelação do rosto veio em boa hora, "forçando" o abandono da ideia dele ser um moleque chato, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sabia dessa rixa. Vai ver que foi por isso que Cockrum retornou aos X-Men.

      Aliás, parece que todo mundo tem rixa com o Byrne. Ele deixa desafetos por onde passa (rs).

      Excluir
  49. Impressionante que tanta gente tem birra com o Byrne rsrs.A lista é bem grande,pelo que me lembro de ter lido,mesmo não tendo uma lista aqui comigo.Senão me engano o Byrne por ser canadense peitava muita gente.
    Quem sabe tenha alguma coisa naquele livro sobre a Marvel,que eu ainda estou lendo.

    Fernando

    ResponderExcluir
  50. "Aliás, parece que todo mundo tem rixa com o Byrne. Ele deixa desafetos por onde passa (rs)."


    Oi, SEMI.... O Byrne faz por merecer tbm, pois ele é considerado uma dessas pessoas com "gênio difícil", e numa área (quadrinhos) onde os egos geralmente se inflamam e mtos autores trabalham com os mesmos personagens (mtas vezes um anulando o trabalho do outro): é compreensível q o Byrne tenha feito (e ainda faz) inúmeros desafetos no ramo!

    O Alan Moore é outro.... q qto mais velho fica, mas rabugento e encrenqueiro tbm se torna!

    Abs!

    ResponderExcluir
  51. "Senão me engano o Byrne por ser canadense peitava muita gente."


    Oi, Fernando.... Se não me engano esse livro da Marvel vai falar dessas rixas e birras do Byrne sim (nem teria como passar batido por isso, já q ele foi uma das figuras centrais da editora nos anos 70 e 80!

    Na revista q vem com a miniatura do "Wolverine".... Eles tbm comentam q o Byrne (justamente por ser canadense q nem o personagem) quis "tomar posse do terreno", hehe: A Marvel ia MATAR o Wolverine no começo dos "Novos X-Men", mas o Byrne interferiu e "salvou" o personagem (aí acabaram matando o "Pássaro Trovejante" no lugar - é o q diz na revista)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, ZÉ Carlos....

      O Byrne podia ser polêmico e birrento.... Mas foi um dos maiores nomes da Marvel na "Era de Bronze"!

      Particularmente, gosto da maioria do material q ele produziu nesse período (mas infelizmente, reconheço q de uns tempos pra cá ele entrou numa espiral de baixo rendimento criativo)!

      Abs!

      Excluir
    2. O Byrne é meu desenhista favorito de todos os tempos. Gosto muito do estilo clássico dele.

      Excluir
  52. Essa eu nunca li....

    Mas me arrependo até hj de ter perdido as ed. da Mythos.... Sei q é um material q me interessaria bastante, mas agora só esperando (quem sabe) uma futura republicação!

    Abs!

    ResponderExcluir
  53. Mais um mestre que deixou um legado memorável ne história dos quadrinhos. Que descanse em paz!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...