09/04/2015

As Relíquias do "Colecionador Fantasma" (Parte 1): Só Raridades em Gibis....

O "Colecionador Fantasma".... É um dos colaboradores aqui do "Submundo": E irá compartilhar regularmente aqui no blog sua impressionante coleção de raridades em gibis. Verdadeiras relíquias do mercado nacional e também da História geral (já que alguns desses gibis datam dos tempos da 2º Guerra Mundial)!!!

A capa acima, por exemplo, é do "Gibi Mensal nº 4" (de 1941).... Que trazia um mix bem variado com "Namor - O Príncipe Submarino", "Tocha Humana", e "Ka-Zar" (todos da "Era de Ouro" da Marvel/Timely) entre vários outros clássicos de editoras diversas!

Confira abaixo mais alguns desses tesouros dos quadrinhos (e não percam - amanhã - a "Parte 2" desta postagem):

O "Colecionador Fantasma".... É um leitor aqui do "Submundo" que se mostrou um grande apreciador de materiais clássicos, possuindo verdadeiras preciosidades em sua coleção pessoal: As quais se dispôs a compartilhar aqui no blog. Assim, depois dele ter me enviado centenas de capas e imagens raríssimas: selecionei-as em diversas pastas pra ir produzindo regularmente uma "máquina do tempo" que nos transportará à todos diretamente mais de 70 anos pro passado, rs!!!

São capas clássicas e pág. internas de gibis muito antigos: Alguns até com as primeiras histórias da Marvel/Timely publicadas no Brasil (nos anos 40) e o melhor da DC (na "Era de Prata") além de diversas revistas de faroeste: "Cavaleiro Negro", "Flecha Ligeira", "Durango Kid", e muito mais. Acima, algumas capas do "Almanaque - O Globo Juvenil" (de 1956), "Brucutu", "Superman" (com uma história do "Gavião Negro"), e o "Novo Gibi" (com "Cap. Marvel Jr.", "Zé Pitanga", e mais)!!! 

O "Colecionador", no entanto, não é tão velho ou idoso quanto parece (a julgar pela sua coleção).... Ele afirma ter herdado o hábito (saudável) do colecionismo de seu pai, mas todas essas preciosidades seriam fruto de suas garimpadas em sebos ao longo de muitos anos (uma vida toda - praticamente)!!!

Os sebos de gibis no Brasil já tiveram tempos mais áureos.... E o "Colecionador" evidentemente soube aproveitar bem as oportunidades que surgiram numa época anterior à internet e à proliferação dos especuladores (scalpers) e do super-faturamento de gibis usados em sites de leilão (onde se praticam hoje preços estratosféricos e surreais pra gibis antigos)!!!

Ser paciente também é outra das características que um bom garimpeiro de sebos devia ter.... O "Colecionador" parece ser bem exigente quanto ao estado impecável desses gibis antigos (as capas postadas aqui foram escaneadas por ele diretamente de sua coleção pessoal): E chama a atenção a excelente conservação dessas edições!!!

Nas imagens acima, mais um "Almanaque do Globo Juvenil" (de 1954 - Com: "Príncipe Valente", "Ferdinando", "Flash Gordon", e "Brucutu").... "Superman" (e um estranho encontro entre "Bizarro" e "Frankenstein"), "Dick Tracy" (de 1957), e "Mandrake" (de 1958). E abaixo, uma pág interna do "Gibi Mensal" com uma história do "Namor" (de 1941 - em plena 2º Guerra Mundial)!!!

Até+

PS: O "Submundo" dá as boas-vindas ao "Colecionador Fantasma".... As matérias serão escritas com base em relatos e depoimentos do próprio "Fantasma" (como se fosse uma gigantesca entrevista em forma de crônica - que abordará até dicas de armazenamento e conservação de HQs)!!!     

45 comentários:

  1. Puxa muito legal.Eu já trabalhei em sebo de quadrinhos e ví muitas dessas revistas por lá.Apesar dos estados da revista, as vezes, com pequenos rasgos,vendiam até que bem.Ficava espantado e ainda mais quando via heróis que achava que nunca tiveram no Brasil como o Miracleman.Que realmente na época eram terríveis rsrs.Mas pelo menos bem curioso.
    E mudando um pouco de assunto,sabe se algum dia vão lançar o arqueiro verde do Mike Grell?E pena que stá caro mas ví um Jon Sable FreeLance omnibus para vender.Que é um outro grande personagem criado por ele,mas na First Comics acho,agora distribuído pela IDW,como o Dreadstar.

    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Desculpa,o Dreadstar é pela Dynamite.

    Fernando

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao colecionador pela coleção... e pela pequena "fortuna" que fez, embora é claro que o motivo de gostarmos e colecionarmos hqs não seja qualquer perspectiva financeira. Eu também tenho uma ou outra coisa aqui que vale algum dinheiro, mas não venderia por nada neste mundo (sorte dos meus herdeiros! rsrs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nano.
      Há algum tempo conversando com minha esposa, ela me lembrou que uma coleção não é uma biblioteca pública impessoal, mas apresenta um perfil do próprio colecionador, repleta de lembranças. Portanto só fiquei com aquelas que eu leria novamente (posso até não conseguir) e desfiz das demais (esperta ela) e aproveitei o espaço para acrescentar outtras (esperto eu), tinha 4 dígitos de “confusão” e agora tenho 3 dígitos onde conheço cada uma. Realmente não consigo colocar preço nessas lembranças, deixo para meus filhos decidirem. Parabéns pelo belo trabalho de tradução e resgate.
      Colecionador Fantasma.

      Excluir
  4. Leo, ó delfos dos proximos lançamentos.... veja com o colecionador fantasma o que ele tem do Mortadela e Salaminho e faz uma matéria pra gente. De preferencia com os albuns do mortadela e salaminho tipo livro (igual ao asterix) ao invés dos gibizinhos. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Má notícia Clayton.
      Desfiz da coleção completa. Na época meu “quarto biblioteca” dava para uma área muito frondosa e úmida e adotei um método de conservação mais comum em alguns casos. Resultado é que era triste ver aqueles álbuns de papel branquinho repleto de grandes manchas amarelo forte, não salvou nenhuma. Desfiz. As revistas tanto formatão quanto formatinho do Mortadelo mantidas do meu jeito meio maluco continuam intactas. De qualquer forma os primeiros números das revistas me divertem tanto quanto os álbuns e recomendo se alguém tiver chance de comprar.
      Colecionador Fantasma

      Excluir
  5. Fala Leo,

    Muito legal essas capas antigonas,e na espera das dicas pra saber como o "Fantasma" guarda essas raridades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Bruno. São muuuuuiiitos anos de experiência errando e acertando. Percebi que as revistas não requerem uma forma única de conservação. Na verdade, revista é um artigo complicado para colecionismo, exige muita manutenção. O que dá certo pra um tipo de papel não dá pra outro, o Leo está preparando um post sobre isso (bom, ele disse lembra?).
      Colecionador Fantasma

      Excluir
  6. Fantástica a capa do Gibi Mensal que abre a matéria (trata-se do Namor em algum traje de guerra?). Por isso gosto da estética dos quadrinhos no período da Segundo Guerra Mundial. Muitas vezes as histórias decepcionam, mas as ilustrações das capas costumam ser bem criativas.

    Na página interna da revista do Namor, fiquei curioso para acompanhar o diálogo que mostra o ponto de vista dos submarinos sobre a guerra na Europa.

    São impagáveis os diálogos que apareciam nas capas dos antigos gibis de super-heróis. Que criança dessa época deixaria de comprar uma revista em que o Bizarro diz querer matar o Frankenstein para se tornar o maior dos monstros? Em apenas dois balões, de forma sintética, já temos toda a premissa da trama!

    ResponderExcluir
  7. Olá a todos. Fora do assunto, mas desisti de procurar informações na net, seja em port ou ingles: comprei Origem Secreta do Superman pq achei interessante ele ter a cara do Reeve, etc. Eu cago pra tantos reboots da Dc e só comprei por isso, nao ligando se é cronologia pré ou pós 52. Pra mim, essa versão 'Reeve' é uma cronologia à parte
    A pergunta é: fiquei tentado a comprar o encadernado do Super com a Legião. Essas historias seriam uma continuação de origem Secreta?? Pelo menos, a cara ainda é a do Reeves. Só compro se for a mesma 'cronologia' desse Super Reeves do Gary Frank. Alguem sabe?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Superman e Legião Vale pelos desenhos do Gary Frank, pois, a história é ruim.

      Excluir
  8. Eu vejo essas edições quando tem venda de gibis no segundo piso do Mercado. São verdadeiras relíquias que valem cada centavo. Recomendo um sebo que eu vou lá para fuçar na Alberto Bins logo após o termino da Cristovão Colombo.

    ResponderExcluir
  9. "Puxa muito legal.Eu já trabalhei em sebo de quadrinhos e ví muitas dessas revistas por lá."


    E aí, Fernando.... blz?

    Legal saber q vc já trabalhou nessa área de sebos.... Eu já tive um breve e rápido trampo tbm nos anos 90 qdo passei a ajudar um sebo na restauração de gibis (eu pintava e remendava algumas capas - pra deixar os gibis mais apresentáveis pra venda, hehe). Eu ganhava pouco, mas ajudou a cobrir meus próprios gastos refazendo minha coleção da estaca zero!

    Sobre o" Arqueiro" do Mike Grell.... Por enquanto, só se sabe do encadernado com a mini-série dos "Caçadores" (q sairá pela Eaglemoss). E esse personagem Jon Sable eu não conheço (nunca li nada dele), mas lembrei de outro do Grell q eu gostava nos tempos da Ebal: O "Guerreiro" (esse era mto bom)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "embora é claro que o motivo de gostarmos e colecionarmos hqs não seja qualquer perspectiva financeira."


    E aí, Nano.... blz?

    O "Colecionador" aí, com certeza mantém essas edições por puro valor sentimental e pessoal.... Ele sabe q tem uma coleção valiosa em mãos, mas não se desfará dela tão fácil (digo, acho q teria de ser uma oferta "irrecusável", mas ainda assim: só de conversar com ele, percebi q ele pensa exatamente q nem eu nesse sentido, e considera sua coleção uma PARTE de SI próprio)!

    Falo isso, pq eu tbm já recusei ótimas ofertas ($$$) pra vender meus gibis da Ebal, Bloch, RGE, e primórdios da Abril (tenho tudo bem novinho, rs).... Mas esses gibis não tem preço pra mim, e são fragmentos de uma época q eu vivi (e era mais feliz do q nos dias de hj): Minha coleção me transporta pra essa época boa da infância e adolescência (sem as preocupações e transtornos da vida adulta, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que vocês fazem. Tive que vender todos os meus formatinhos quando entrei na faculdade para comprar livros e até ajudar a pagar a mensalidade durante os periodos em que fiquei desempregado durante o curso. Era uma época de recessão econômica em que quadrinhos usados não valiam nada, não tinha esse mercado especulativo que tem hoje.

      Nunca mais iriei recuperar o que vendi, pois se fosse comprar, gastaria de fato uma pequena fortuna. Então minha coleção hoje é só de encadernados mesmos e de livros, com exceção de fumetis, mangás e outras coisas que tenham "dobra quadrada".

      Excluir
  11. "veja com o colecionador fantasma o que ele tem do Mortadela e Salaminho e faz uma matéria pra gente."


    E aí, Clayton.... blz?

    Pode deixar q eu falo com ele sim.... Aliás, ele já me mandou material pra uma matéria inteira só pro "Mordadelo e Salaminho" (mas são os gibis em formatinho mesmo, hehe): Porém, não sei se ele tem os álbuns maiores (é provável q tenha tbm). Na verdade, nem preciso avisar ele, pois ele estará lendo esses comentários, rs (e já deve estar providenciando isso)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. "Muito legal essas capas antigonas,e na espera das dicas pra saber como o "Fantasma" guarda essas raridades."


    E aí, bruno..... blz?

    Valeu por ter curtido a postagem.... E pode deixar, q nas próximas vai rolar várias dicas de conservação tbm (essas foram as perguntas q eu mais fiz pro "colecionador", já q me impressionou o estado impecável de alguns gibis datados dos anos 40 e 50)!

    A coluna do "colecionador" será regular aqui no blog.... E minha ideia é postar 2 de cada vez (q nem eu costumo fazer com outras postagens - Assim, quem curtir as matérias terão 2 seguidas pra lerem na sequência, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Fantástica a capa do Gibi Mensal que abre a matéria (trata-se do Namor em algum traje de guerra?)"


    E aí, Martin.... blz?

    Boa pergunta, amigo.... Não faço ideia se esse sujeito na capa é o "Namor" (usando essa roupa esquisita - q parece saída de algum gibi do "Flash Gordon", hehe) ou se é algum outro personagem ou vilão da trama (reparei q o cara tem "asinhas" nos pés tbm, mas porta uma ARMA - não sei se o Namor usaria uma pistola manual). Se alguém souber, eu agradeço (pois tbm fiquei curioso, hehe)!

    E realmente, essas chamadas de capa da "Era de Prata" (com textos e diálogos gigantescos) eram hilárias mesmo, rs.... E pior q a própria capa já entregava praticamente a história toda, hahaha!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Parabéns ao CF pela belíssima coleção. Gostaria de saber mais da história desses títulos clássicos."


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Não se preocupe, pois nas próximas matérias do "colecionador" teremos mais detalhes sobre essas revistas todas.... Eu já tenho pelo menos 10 matérias já prontas só do "colecionador" (e vou postando aos poucos aqui no blog - 2 de cada vez): Formulei todas elas como se fossem uma imensa entrevista (narrada em forma de crônica ou bate-papo).... É uma ideia experimental q estou testando aqui no blog:

    Nas próximas, o foco será nos gibis em si.... ou em dicas de conservação.... e até mesmo aspectos do perfil dos colecionadores de gibis!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "A pergunta é: fiquei tentado a comprar o encadernado do Super com a Legião. Essas historias seriam uma continuação de origem Secreta?? "


    E aí, Adriano.... blz?

    Sim, pode comprar tranquilo então.... q essa ed. do "super X legião" é da mesma FASE (por assim dizer) q a "origem secreta". A arte é do Gary Frank tbm e o super continua retratado com o rosto do ator (q é o super DEFINITIVO do cinema - e assim será por mtas gerações ainda)! Vale a pena, tenho essa ed. e gostei!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Eu vejo essas edições quando tem venda de gibis no segundo piso do Mercado."


    Ótima dica, Marcelo....

    Bem lembrado mesmo, pois eu já fui algumas vezes nessa feira de gibis (q rola 1 vez por mês aqui me POA).... E de fato, tem mtas raridades à venda (algumas bem conservadas)!

    Só parei de ir... Pq geralmente, a minha verba mensal mal comporta os gibis q saem regularmente todo mês: Q dirá sobrar pra fazer "repescagens" de gibis clássicos (se eu continuasse indo, eu já estaria falido, hehe - mas fica aí a dica e recomendo tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Eu gostava da série de TV do John Sable nos 80s. Aqui no Brasil se chamava O Vingador. Infelizmente foi curtíssima..."


    Dessa eu não sabia mesmo....

    Mas valeu pela dica: Vou procurar essa série pra me inteirar melhor sobre o assunto (lembro vagamente de um seriado com esse nome nos anos 80)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "Ei, não dava pro CF interagir com a gente nos comments? Adoraria trocar uma ou duas ideias com esse broder..."


    Ótima ideia, ZÉ Carlos....

    Eu já tinha sugerido algo assim pra ele (nas conversas q tivemos por e-mail).... Aparentemente, ele não quer se expor publicamente mesmo: E da mesma forma q o "X-9" tem suas razões pra se manter no anonimato (no caso, não ser demitido por vazamento de informações, hehe), sei q o "colecionador" tbm deve ter seus motivos.... Mas realmente, nada impede q ele crie um perfil FAKE pra interagir mais aqui nos comentários:

    Pois certamente, mtos leitores irão gostar de tirar dúvidas diretamente com ele sobre os mais diversos assuntos relacionados às postagens.... Por exemplo, logo acima, me perguntaram algo q eu não soube responder (quem era o personagem na capa do "Gibi Mensal")? Ele certamente saberia responder na hora essa, rs. Seja como for, já notei q ele costuma aparecer mais nos findis (razão pela qual "atrasei" esta postagem de forma q ela abrangesse um final de semana pra ele poder acompanhar a repercussão)! Ele é gente boa, e manja MUITO de HQs clássicas (e é claro, de conservação de gibis)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo.
      Já respondi, só aguardando a liberação.
      Colecionador Fantasma.

      Excluir
  19. E aí "fessor"?
    Já enchi o HD e a paciência do Leo com informações, é melhor eu parar um pouco. A ideia é dar suporte para o livro dele.
    Colecionador Fantasma

    ResponderExcluir
  20. Renato França.10/04/2015, 11:38

    Parece que existiu um policial na vida real chamado Dick Tracy,mas não tão famoso com seu xará na ficção.

    ResponderExcluir
  21. "Há algum tempo conversando com minha esposa, ela me lembrou que uma coleção não é uma biblioteca pública impessoal, mas apresenta um perfil do próprio colecionador, repleta de lembranças."


    E aí, Colecionador.... blz?

    Seja bem-vindo aos comentários do blog então, rs.... E qta sabedoria rolou nessa conversa coma sua patroa, hein?

    A minha só mandaria em tacar fogo ou vender meus gibis, rs... Mas eles são uma parte de mim (e cada gibi q eu mantenho é uma porção do q ajudou a formar o q sou hj - não posso simplesmente me livrar de tudo isso assim, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "As revistas tanto formatão quanto formatinho do Mortadelo mantidas do meu jeito meio maluco continuam intactas. "


    Puxa, q pena vc ter se desfeito desses álbuns....

    Há pouco tempo atrás o "Hunter" comentou aqui no blog o qto eram ótimos esses álbuns do "Mortadelo".... e é um material raríssimo (q deveria ser republicado por aqui - q nem fazem com "Asterix" e "Tintim"!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Percebi que as revistas não requerem uma forma única de conservação."


    Taí algo complicado pra caramba mesmo, rs....

    A conservação e manutenção dos gibis.... Sei q vc me respondeu e explicou bem como faz com as suas, e esse assunto voltará à tona numa das próximas partes das "relíquias" (q será uma coluna-fixa aqui no blog): Pois é algo de interesse geral e o assunto promete ser polêmico, pois isso é algo q sempre divide opiniões entre os colecionadores!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Já enchi o HD e a paciência do Leo com informações, é melhor eu parar um pouco. A ideia é dar suporte para o livro dele."


    Aí vc se engana pra valer, colecionador....

    Pois nunca me canso de falar sobre gibis e ser bombardeado com capas e informações sobre gibis, rs.... Não precisa parar não, quero MAIS fotos e capas pro meu HD (ainda tem bastante espaço, hehe)!

    O meu livro ainda vai demorar pra ser finalizado.... isso já tá virando lenda urbana, mas não há tempo q chegue pra manter o blog, minha pilha atrasada de gibis, e ainda escrever um livro, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. "Percebi quanta coisa acumulamos julgando ser importante e dpois percebendo q muita coisa não era tão relevante assim."


    Bem nessas, ZÉ Carlos....

    Cada vez q eu arrumo minhas estantes (a cada 2 anos) sempre retiro delas PILHAS de gibis q não me servem mais:

    Alguns repetidos (de materiais q acabei comprando encadernado e q sobraram em formatinho ou mini-série).... E outros q eu simplesmente perdi o interesse (tem coisas q eu curtia há 10 anos atrás q hj não curto tanto)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  26. "Era uma época de recessão econômica em que quadrinhos usados não valiam nada, não tinha esse mercado especulativo que tem hoje. "


    E aí, Nano.... blz?

    Sei bem como é isso.... Pois tbm precisei vender TODA a minha coleção durante a crise econômica do Plano Cruzado (em 85): Mas é incrível como a gente nem sofre tanto por isso diante dos problemas mais sérios da vida real.... Lembro q eu era moleque (12 anos) mas minha chateação por ter q vender meus gibis durou pouco: Logo veio a necessidade de ter q driblar a crise e faltava dinheiro pra tudo (com a geladeira vazia, a gente nem pensa direito em GIBIS, hehe)!

    Pra minha sorte.... Esse sebo milagroso q comentei mais acima foi um verdadeiro achado: E consegui recuperar uma boa parte da coleção q havia perdido (10 anos depois de me livrar de tudo, eu já estava melhor sucedido na vida e pude gastar os tubos com gibis novamente). TUDO mesmo q eu perdi, era impossível recuperar.... Mas eu diria q pelo menos uns 65% eu consegui (nada mal)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEO, bateu a curiosidade sobre sua vida pessoal agora.
      Com 12 anos você já colecionava ? Eu tinha gibis com 12 anos, mas nem pensava em cuidar e colecionar, então as revistas foram se "detonando", pouquíssima coisa se salvou dessa época, e em estado regular, nada muito bom.
      E com relação a economia geral do país e envolvendo também a situação dos quadrinhos, com essa sua experiência e vivência do Plano Cruzado, você acha que estamos caminhando para algo parecido, que já estivemos melhores mas não estamos tão ruim assim, ou pensa que a grana anda curta pros quadrinhos por causa das enxurradas que estão saindo todos os meses ?
      Abraço LEO!

      Excluir
    2. Auanto a coleionar com 12 anos nem acho tanto, já que devo colecionar desde os 7.

      Mas acho curioso a crise economica ter afetado. Tinha 10 anos e nessa época a última coisa que eu me preocupava era com crise. Abandonei as hqs somente em 96 pela falta de grana junto com a falta de interesse (os titulos estavam horriveis) e preferi me dedicar à filmes e musica.

      Excluir
  27. "Parece que existiu um policial na vida real chamado Dick Tracy,mas não tão famoso com seu xará na ficção."


    Oi, Renato.... blz?

    Valeu mesmo, dessa eu não sabia.... Mas tem casos assim por aí: Teve um "TEX Willer" na vida real tbm, q era Ranger e tal (entre outras semelhanças com o do gibi)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. "Com 12 anos você já colecionava ? Eu tinha gibis com 12 anos, mas nem pensava em cuidar e colecionar"


    E aí.... blz?

    Eu colecionava gibis desde os 7 anos de idade (comecei em 79).... Claro q na época eu não tinha os cuidados q tenho hj (de guardar gibis em saquinhos plásticos e coisas do tipo), mas eu colecionava sim: Pois não perdia uma ed. dos meus gibis favoritos e ainda catava em sebos números antigos. Só parei por causa da crise em 85.... e voltei 10 anos depois (em 95): De lá pra cá, não parei mais!

    Sobre a economia do país.... Eu acho q estamos rumando sim pra algo bem próximo da merda q foi o lance do "cruzado". A inflação tá disparando, e embora o governo e a mídia sempre tentem "abafar" um pouco a situação, basta uma ida ao supermercado pra constatar a realidade. Os gibis aumentam de preço pq a tiragem diminui e tbm pq o dólar aumentou (o q afeta o valor das ed. impressas nas gráficas do exterior)!

    Espero q o país ainda saia dessa crise antes q ela entre num caminho irreversível ladeira abaixo.... Só não acredito q seja com o atual governo (q já escancarou sua incompetência administrativa) e "chuto" (palpite) q tenhamos de aguentar esse clima de "vaca foi pro brejo" durante um bom tempo (talvez até cortando MAIS gastos com GIBIS e outros itens considerados supérfluos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  29. Parabéns ao Colecionador Fantasma por sua coleção. São quadrinhos muito valiosos não apenas financeiramente mas, como bem salientado nos outros comentários, também pelas lembranças afetivas que nos trazem de determinados momentos de nossas vidas. Um abraço a todos e continuem com as excelentes matérias!

    ResponderExcluir
  30. Eu acho que o pessoal ficou mal acostumado... Sou um pouco mais novo que o Leo mas peguei um bom número de crises econômicas (1989, 92, 99, 2002). Sou empresário e estava conversando com um colega de outro setor sobre isso, que já fazia uns 12 anos que a gente não pegava um entrevero tão bravo, que até esquecemos que isso uma hora teria que acontecer. O Leo ainda deve ter pego as crises de 74 (do petróleo) e de 82. E se você acompanhar a história americana (eu acompanho um pouco), eles passaram por crises economicas igualmente nos anos 70, 80, e mais recentemente. Isso é ciclico do capitalismo - e não, não é discursinho socialista, rsrs. É só assim que o sistema funciona. Não existe "utopia capitalista" com mercado reguladinho eternamente. Acreditar nisso seria tão risível quanto acreditar na outra "utopia" (aquela socialista que acaba levando a vários outros problemas).

    O que o governo errou foi de segurar o rojão por tempo demais por motivos eleitoreiros - igualzinho o fhc fez em 1998. Daí agora chegou a "conta" e ela chegou toda de uma vez. O maior problema da economia talvez seja ser administrada por políticos, que sempre tomam decisões ambicionando a sua manutenção no poder, e não as consquencias a longo prazo. Plano Cruzado foi isso, plano real também, e toda a política "desenvolvimentista" do lula-dilma exatamente a mesma coisa. A primeira vista tudo parece uma boa coisa, mas quando a gente analisa friamente de longe e compreendo o que aconteceu como consequencia, vê que a parada é bem diferente.

    ResponderExcluir
  31. Só uma palavra a dizer sobre esses posts do "Colecionador Fantasma": OBRIGADO! Quando acertar na mega sena, pretendo ter uma conversa mais de perto com esse colaborador do Submundo. Até lá, fico aqui só salivando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando enxuguei a coleção distribui muita coisa entre parentes e amigos que subitamente se tornaram amantes dos quadrinhos rsrsrs (aliás cometi um erro acima quando disse que passei de 4 para 3 dígitos, foi de de 5 para 4) se o blog existisse na época teria enviado muita coisa para o Leo sortear aqui.

      Excluir
  32. "também pelas lembranças afetivas que nos trazem de determinados momentos de nossas vidas."


    E aí, Golden Age.... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido esta postagem.... E é interessante notarmos o qto as nossas memórias afetivas estão diretamente ligadas com bons gibis e filmes q víamos na infância: Se lemos um determinado gibi numa fase boa das nossas vidas, reler o mesmo material passados tantos anos depois nos trará as mesmas sensações de antes!

    Eu viajo no tempo pra caramba relendo meus antigos gibis da RGE e Abril, principalmente....

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. "Não existe "utopia capitalista" com mercado reguladinho eternamente. Acreditar nisso seria tão risível quanto acreditar na outra "utopia" (aquela socialista que acaba levando a vários outros problemas)."


    É bem nessas, Nano....

    Eu já fui empresário (dono de locadora) e sou publicitário: Ou seja, aprendi (na faculdade) q vivemos num mundo onde a verdade sempre acaba sendo MASCARADA pela mídia, pelos governos, e pela utopia alimentada pelas próprias pessoas (q até se esforçam pra acreditarem num monte de mentiras).... Os políticos são até "blindados" (por agências de marketing) pra q as pessoas não vejam suas falhas tão evidentes (principalmente em vésperas de eleição)!

    Só q cedo ou tarde essa máscara acaba caindo, e a gente vê como as coisas realmente são e funcionam: Essa crise de agora já vinha tomando forma há mais tempo, mas o governo investiu em marketing pra situação não parecer tão ruim qto realmente era. Já essas crises q vc mencionou (de 74 e 82).... Eu era criança demais pra entender disso (eu tinha 2 e 10 anos - respectivamente), mas qdo a gente é criança, compreendíamos melhor algumas coisas qdo o natal era "minguado", rs (se a gente pedia brinquedo e ganhava roupa, é pq a situação tava feia)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. "Quando acertar na mega sena, pretendo ter uma conversa mais de perto com esse colaborador do Submundo."


    E aí, Márcio.... blz?

    A FILA já tá grande de leitores interessados nessas relíquias aí, hehe.... Mas se algum dia (sabe-se lá "qdo" ou "se") o colecionador resolver se livrar de algumas coisas pra liberar espaço na estante: Espero q ele nos avise primeiro, rs!

    Por enquanto.... me contento tbm com essas belas capas (q estão "engordando" - de forma saudável - meu HD, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  35. "Abandonei as hqs somente em 96 pela falta de grana junto com a falta de interesse (os titulos estavam horriveis)"


    E aí, gustavo.... blz?

    Nessa época eu quase parei de novo tbm, hehe.... Pelo mesmo motivo: Em 96 eu tava gastando mto com faculdade e os gibis eram ruins demais: Tirando, é claro, uma coisa ou outra (mas a gente tinha q peneirar MUITO pra achar um gibi q prestasse num oceano de lixo tóxico)!

    As poucas coisas q ainda me mantinham colecionado gibis.... eram os títulos da Vertigo (em especial: "Preacher", "Hellblazer", e "Hitman" - o TRIO parada-dura do Garth Ennis)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. "se o blog existisse na época teria enviado muita coisa para o Leo sortear aqui."


    Valeu mesmo, Colecionador.... Pena q eu demorei mais tempo do q devia pra ter criado este blog, hehe!

    Mas gostei da sua ideia de sorteios pra "enxugar" coleções.... Pode ser q eu adote a sua ideia aqui na próxima vez q for enxugar a minha (afinal, preciso liberar espaço urgente nas minhas estantes, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...