09/04/2015

As Relíquias do "Colecionador Fantasma" (Parte 2): Tesouros do Passado...

Nesta 2º Parte das "Relíquias do Colecionador Fantasma".... Vamos relembrar (ou descobrir pela 1º vez) mais alguns desses fabulosos gibis do tempo do Vovô (quando ele era só um menino ainda, rs)!!!

Na capa acima, do "Gibi Mensal" nº 8 (de 1941).... "Namor - O Príncipe Submarino" invade Nova York (enquanto na vida real, o mundo explodia em plena 2º Guerra). A mesma edição trazia no mix outros ícones da Marvel/Timely na "Era de Ouro": "Tocha Humana" e "Ka-Zar"!!!

Confira abaixo.... Outros momentos dessa época inesquecível, com: "Batman", "Superman", "Brucutú", "Mandrake", e Mais:

É interessante compararmos os personagens que faziam sucesso nas bancas há mais de 50 ou 70 ANOS atrás.... Com os que estão bombando nos dias de hoje. A Marvel ainda era chamada de "Timely" nos anos 40 (e depois: "Atlas" - já nos anos 50) e seus principais heróis eram: "Namor", "Tocha Humana", "Cap. América", "Ka-Zar", "Anjo", e vários outros (alguns ainda seriam reaproveitados na "Era de Prata" da década de 60). Já a DC... Era bem representada por 2 de seus principais ícones até hoje: "Batman" e "Superman" (que aparecem aqui em gibis da EBAL de 1964 e 1965)!!!

Outros personagens que faziam muito sucesso nesse período eram: "Brucutú" (que anda bastante esquecido atualmente), "Sobrinhos do Capitão" (um dos gibis mais antigos do mundo - foi uma das primeiras HQs criadas), "Mandrake", "Ferdinando", "Reizinho", "Príncipe Valente", e "Recruta Zero" (esse tá sobrevivendo bem até hoje - e é um dos poucos que ainda mantém uma revista regular nas bancas)!!!

Sobre as revistas que estrelam esta postagem.... O "Gibi Mensal" era uma revista mix (surgida em 1941) bastante variada pra época e além dos primeiros heróis da Marvel/Timely, também publicava: "Cap. Marvel" (Shazam) - Um mix inimaginável nos dias atuais, rs. A revista era publicada pelo "Globo" (e mais tarde passou a sair pela RGE - Mantendo a numeração e fechando ao todo mais de 260 edições!!!

Reparem como alguns gibis antigos ainda tratavam o gênero apenas como "coisa de criança".... Isso é perceptível através do título de algumas publicações: "Almanaque - O Lobinho" (de 1945) e "Almanaque Infantil" (de 1963) - Só pelos nomes já dá pra ver o público-alvo ao qual eram destinadas, rs. Embora o mix dessas 2 ed. fosse bem interessante: "Recruta Zero", "Charlie Chan" (de Carmine Infantino), "Homem-Borracha", "Zorro", "Falcão Negro", "Rato Atômico", e "Caçador" (Manhunter)!!!

Porém, a impressão e as cores de algumas edições deixava muito a desejar (mesmo considerando-se as limitações da época). Logo acima, vemos uma pág interna dos "Sobrinhos do Capitão" (onde percebe-se um P&B misturado com um LARANJA extravagante, hehe (até os balões de texto e cenários são laranja - Isso me lembrou também o saudoso gibi do "Condorito" - alguém mais lembra disso)?

Enfim.... Se compararmos com o que temos hoje nas bancas e o estilo de HQs mais sombrias e a predominância dos super-heróis: Parece que esses gibis clássicos eram coisa de outro mundo - Uma realidade completamente diferente da que vivemos hoje, e sendo assim: Um reflexo de tempos mais ingênuos e despretensiosos (que não voltam mais)!!!

Até+

PS: E a seguir aqui no "Submundo".... Um NOVO "Plantão HQ" (recheado de novidades), "Astro City" (Mega-postagem em 2 partes), "Star Wars" (Matéria completa sobre a coleção Deagostini), "Miniaturas Marvel", "CHM - Vingadores" Vol. 5 (Homem de Ferro X Dr. Destino"), e mais!!!

39 comentários:

  1. Oi Leo!

    Parabéns ao Colecionador Fantasma pela magnífica coleção!

    Foi-se o tempo em que eu sentia prazer em ir aos sebos! Hoje aqui na minha cidade ir a um sebo é para passar raiva literalmente, porque além de ser mal atendido, eles "enfiam a faca" literalmente, vendendo muito material danificado a preço de ouro, e nem adianta pechinchar!

    Aqui na minha cidade, raramente você encontra um material bom para comprar: Ou é formatinhos da Abril bem danificado, com capas caindo e quando muito pregadas com durex vendidos a preço de ouro em média R$ 5,00, ou aquelas mensais que os leitores se arrependeram de comprar e trocam/vendem, na maioria bem sofridas também em conservação, eo que mais tem é Ultimate Marvel.

    Um tempo atrás eu fui no sebo dar uma olhada e me interessei pela primeira série do Universo DC basicamente completa, na época em que Allan Scott comandava o Xeque Mate, que é um material excelente, fora a SJA que entra depois no mix, mas, o preço que queriam me cobrar por edição R$ 8,00 não valia a pena.

    Como a Panini está republicando muita coisa, eu fico na torcida que um dia saia este material por aqui encadernado assim como a Maxi-Série 52, que são títulos que perdi por não ter condições de comprar na época e que possuem uma alta qualidade.

    Uma pena que você não conheça John Sable, Leo!

    O personagem é a uma das maiores criações de Mike Grell junto com o Guerreiro. John Sable na verdade é um caçador de recompensas e mercenário; um ex-atleta judeu sobrevicente ao atentado das Olimpíadas de Munique de 1972.

    Poucos anos atrás eu tinha baixado scans da revista dele publicados nos EUA pela IDW, mas, meu HD teve de ser formatado e eu perdi tudo e acabei esquecendo de correr atrás depois.

    É uma HQ adulta, violenta, com nudez explícita e sexo. Como é do Mike Grell inclusive a arte e o texto, lembram e muito a revista Caçadores e a mini-série do Arqueiro Verde.

    John Sable já foi publicado por aqui lá pelos idos de 1987 e 1988:http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/jon-sable-freelance-n-1/js3001/18961

    Na certa embalado pelo seriado que passava domingo à tarde na Globo, que infelizmente teve apenas sete episódios, com a Rene Russo (hoje mãe do Thor) no auge de sua beleza como a namorada do herói.

    No Youtube tem alguns episódios, mas, desde já lhe afirmo que o seriado é mais light que a HQ mas, é um bom divertimento:

    https://www.youtube.com/watch?v=yqtm2T52lRE
    https://www.youtube.com/watch?v=t3NCURi5ncc
    https://www.youtube.com/watch?v=VFZLXS9TXFg
    https://www.youtube.com/watch?v=W09IV9XH1iQ
    https://www.youtube.com/watch?v=L6mQiVhJP6o
    https://www.youtube.com/watch?v=SRfXNeYpKgo

    Leo, eu baixei a HQ do Demolidor "engraçadinho" se você quiser eu lhe envio por e-mail para você dar uma olhada. Segue a linha anterior do Mark Waid, mas, o herói está muito espalhafatoso e engraçadinho!

    Vou baixar mais algumas que saírem, mas, desde já adianto que muito provavelmente vou abandonar as HQs do herói quando esta fase chegar por aqui!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. "Foi-se o tempo em que eu sentia prazer em ir aos sebos! Hoje aqui na minha cidade ir a um sebo é para passar raiva literalmente"


    Oi, Elcio..... Tdo bem?

    Caramba, eu já nem me lembro mais qdo foi a última vez q fui num sebo e saí satisfeito de lá, hehe.... Qdo voltei a colecionar gibis por volta de 1995 (após passar 10 anos afastado), me deparei com um magnífico sebo aqui em POA chamado: "Rarities": O dono (um hippie mto gente-fina) era mto exigente com as coleções q comprava de colecionadores, e ficou famoso por ter os gibis mais perfeitos de todos os sebos. Graças à ele, consegui recuperar quase tudo q eu havia perdido durante a crise econômica do Plano Cruzado (em 85)!

    Mas tudo q pé bom dura pouco.... E pelo estilo de vida q o cara levava (paz e tranquilidade), a cidade grande (capital) era um tormento pra ele e a loja acabou sendo fechada (ele se mudou pra praia). Durou apenas 5 anos, e depois disso penei pra conseguir achar um sebo no mesmo nível desse (q me proporcionou gibis impecáveis da Eabl, Bloch, RGE, e Abril)!

    O q sobrou aqui não dava nem pro gasto.... Eram aqueles sebos cujos donos não manjam nada do próprio negócio e só compravam gibis "famosões": e de preferência q fossem bem recentes (nada de "velharias"). Aí a gente chegava lá e só tinham merdas bem atuais da Abril (formatinhos daquela fase horrível do final dos anos 90 e bastante "Spawn" - pois isso vendia bem em sebos). Pra piorar, acabaram-se as promoções a partir do ano 2000.... gibi em sebo agora custava o preço de capa (e até BEM mais caro qdo começaram as especulações no ML). Resumindo: Os sebos hj tão "praticamente" extintos por aqui!

    E brigadão mesmo sobre as dicas do "John Sable".... Se tem violência e baixaria excessivas, então eu já gostei por antecipação, rs. Vou procurar pra baixar essa série sim (tanto o gibi qto o seriado - q eu via na época sim - agora q vc falou, lembrei da Rene Russo: Eu era fanzaço dela, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Alguém percebeu que o nome da fortaleza em Espionagem é Krypton e que o nome do ditador asiático é Astolfo?
    Colecionador Fantasma

    ResponderExcluir
  4. Fala Leo,

    É engraçado ver essas capas antigas e pensar o que dirão os leitores daqui uns 80 anos sobre as HQs atuais rs

    ResponderExcluir
  5. EXCELENTE***** matéria!!!!!!!! Adorei!!!! ;-)

    Leo você se lembra que eu comentei aqui no SUBMUNDO HQ uns tempos atrás que eu queria montar um PORTFÓLIO (rsrs!!!!) com os melhores encadernados do BATMAN?!
    ...pois é, daquela época para cá eu já comprei e li: BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS, BATMAN - ANO UM, BATMAN - O LONGO DIA DAS BRUXAS, BATMAN - A PIADA MORTAL, BATMAN - ASILO ARKHAM, CORINGA (do Azzarello), BATMAN - DIA DAS BRUXAS, BATMAN - NOEL, BATMAN & ROBIN (do Grant Morrison), BATMAN - A CORTE DAS CORUJAS e BATMAN 66.

    Mas da lista citada acima eu só mantive na minha coleção os seis primeiros encadernados mencionados (o que inclui somente até o CORINGA do Azzarello), o resto dos que eu citei (após o CORINGA) eu já passei para frente. Pois eu avaliei esses que eu "descartei" apenas como medianos, e tudo que sai do BATMAN eu compro e leio, mas para colecionar eu só quero os EXCELENTES*****!!!! rsrs Por isso o próximo que eu vou comprar quando eu encontrar a venda é BATMAN - VITÓRIA SOMBRIA que além de ser um EXCELENTE álbum é também uma continuação do "LONGO DIA DAS BRUXAS".

    Leo e é aí que você "entra" nessa história... rsrs!!!! Pois preciso que você cite para mim mais alguns encadernados do BATMAN que você considera como EXCELENTES*****!!!! Sei que você já fez uma matéria aqui no blog uns tempos atrás só dos melhores encadernados do "MORCEGO" (e aliás eu já li umas dez vezes (rsrs!!!), pois a matéria ficou no capricho, mas de lá para cá possa ser que você se lembrou de mais alguns que na época você não tenha incluído nessa referida postagem.

    Leo até uns tempos atrás eu nem era muito fã do "MORCEGO" não... e o que realmente me vez ficar FISSURADO nesse personagem foi os vilões dele.
    Sim meu amigo Leo, foram os VILÕES do BATMAN que me fez apaixonar pelo personagem!!!!!!!!!!

    Eu particularmente explico o sucesso do BATMAN nessas sete décadas de sua existência a "riqueza" das personalidades dos vilões que ele possui: CORINGA, PINGUIM, MULHER-GATO, DUAS CARA, CHARADA, HERA VENENOSA, CHAPELEIRO LOUCO, SENHOR FRIO, ESPANTALHO, BANE, CROCODILO... e etc.

    Rapaz você pode até ser MARVETE e achar o BATMAN monótono... mas é impossível não admitir que toda essa "turminha do mal" que eu citei acima não seja algo muito autêntico e genial!!!!!!!!!! E foram justamente eles que fizeram de mim um apaixonado pelo "MORCEGO"!!!!

    Ps: O Coringa se auto-denomina "THE JOKER", para a Arlequina ele é "o docinho", para a polícia ele é o "Palhaço do Crime", para mim ele é o psicopata mais amado do mundo!!!!!! Mas o mais estranho de tudo Leo, é que talvez o que mantém o próprio BATMAN "vivo" nesses 75 anos de existência seja o simples do Coringa existir!

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  6. Leo queria te fazer uma pergunta e como não achei onde fazer vim aqui. Tenho A queda de Murdock da salvat e encomedei o encadernado demolidor de Frank miller, neste nao tem a história "o homem sem medo"?? Onde posso encontra-la? Cara, tu tem twitter?

    ResponderExcluir
  7. blz leo?

    não posso fazer qualquer comentário sobre estas HQs antigas, nunca li nada sobre estes materiais, minha HQ mais antiga é uma heróis da TV 6 / capitão américa 7, ambas de 1979 da abril que escolhi na banca por que vinha um boneco de plastico, no caso o thor.
    lembra destes bonequinhos de plastico duro de uma unica cor? posteriormente o mesmo molde foi usado com um plastico mais mole e os bonecos eram pintados, tb lembra destes?
    nunca nem procurei comprar HQs da ebal ou da rge da marvel.

    abraço

    ResponderExcluir
  8. "Aí em PoA eu cheguei a encontrar algumas edições antigas de Sable. Só não comprei pq faltavam algumas edições."


    E aí, Zé Carlos... blz?

    Puxa, será q eram umas q tinha na Tutatis? Lembro do nome, mas como não conhecia o personagem direito, não me chamou mta atenção na hora.... Amanhã vou madrugar na loja (pra pegar uns "Tex" q chegaram), e vou aproveitar pra ver se tem esses gibis do "Sable" tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. "Alguém percebeu que o nome da fortaleza em Espionagem é Krypton e que o nome do ditador asiático é Astolfo?"


    Percebi sim.... E é bizarro mesmo, rs!

    Esses gibis de espionagem (de preferência com bastante paranóia e Guerra-Fria), ainda figuram entre os meus gêneros favoritos (tô sempre revendo os filmes antigos do "007" tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "Essa fase da Timely, onde o Tocha, Namor e Anjo eram os destaques da Marvel foi abordada na 1a parte da minissérie "Marvels"


    Bem lembrado.... Todo o Vol. 1 de "Marvels" é dedicado só à essa fase de ouro da Timely!

    Pra quem curte essa época.... Recomendo tbm a ed: "Projeto Marvels" (q saiu encadernada pela Panini e é focada nessa fase tbm - e estrelada pelo "Anjo" e outros heróis dos anos 40)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. "É engraçado ver essas capas antigas e pensar o que dirão os leitores daqui uns 80 anos sobre as HQs atuais rs"


    E aí, bruno.... blz?

    É interessante mesmo, tentarmos imaginar como os leitores do futuro veriam os gibis de HOJE, hehe.... Eu "acho" q pouca coisa da nossa época atual será relembrada daqui há 80 anos, pois tem mta coisa descartável sendo produzida!

    É diferente de períodos específicos como a "Era de Ouro" e "Era de Prata".... q serviram como "divisor de águas" pros quadrinhos num todo (já q representam um MOVIMENTO CULTURAL). Nos dias de hj não temos uma representatividade de vanguarda nos quadrinhos (estamos na "Era Moderna" ainda? nem sei direito, rs)!

    Mas sabe q vc me deu uma ótima ideia pra uma postagem? Q tal: "HQs de hoje q ainda podem render assunto pras próximas gerações".... Tema interessante pra um post sim; Gostei, hehe. Valeu mesmo (porei essa ideia em prática assim q possível)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Mas sabe q vc me deu uma ótima ideia pra uma postagem? Q tal: "HQs de hoje q ainda podem render assunto pras próximas gerações"

      Pô cara,fico feliz que meu comentário lhe rendeu essa ideia que é mt original mesmo,e a gente que acompanha aqui é quem sai ganhando.

      Eu acho que mesmo com tanta HQ descartável atualmente, umas poucas devem figurar como marcos da nossa era que eu tb não sei dizer qual é kkkk

      No mais fico aqui no aguardo pra conferir essa matéria...até mais!!

      Excluir
  12. "Leo você se lembra que eu comentei aqui no SUBMUNDO HQ uns tempos atrás que eu queria montar um PORTFÓLIO (rsrs!!!!) com os melhores encadernados do BATMAN?! "


    E aí, Marcio.... blz?

    Claro q lembro, brother.... Inclusive, acho q apelidei essa iniciativa de: "BAT-TÉCA" (uma gibitéca só do batman), rs!

    Mas realmente.... Aquela matéria q eu fiz (com encadernados do morcego) já tá meio defasada diante de tantos lançamentos q teve com ele de lá pra cá, né? E outros tantos q ainda virão. Tem mtas sagas dele q eu poderia citar entre as melhores (entre o q já saiu aqui e o q ainda falta sair): "As 10 Noites da Besta", "Veneno", "Acossado", "Batman P&B", "Chuva Rubra" (crossover com "Drácula"), "O Messias", "Batman X Ra's Al Ghul" (compilação com os primeiros confrontos), "Sina Macabra" (Mike Mignola), "Estranhas Aparições" (Marshall Rogers).... E a nova coleção do "Neal Adams" (q vai sair em breve)!

    Mas senti falta nessa sua lista aí a ed. do "XAMÃ" (q foi mto boa).... E concordo com vc: Os VILÕES do batman são um show à parte: O morcego tem uma das mais carismáticas galerias de inimigos (o "Coringa" e a "Gata" são o q eu mais acho legais tbm)! E de fato, um vilão q nem o "Coringa" faz parte da própria essência do herói (não imagino o batman sem o coringa por perto)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "demolidor de Frank miller, neste nao tem a história "o homem sem medo"??"


    E aí, Gustavo.... blz?

    Essa coleção do Miller q tá saindo agora serão só 3 Vol. com a fase inicial (e termina antes da "Queda" - q tbm não será republicada nessa série). Mas o "Homem Sem Medo" sairá pela SALVAT (na coleção de capa-vermelha): Fique atento, pois pela Salvat, custará metade do preço q custava na Panini!

    No mais.... Não tenho Twitter (deletei há anos atrás), mas tenho Face (Leo Radd) qq coisa, pode me add por lá, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "lembra destes bonequinhos de plastico duro de uma unica cor? posteriormente o mesmo molde foi usado com um plastico mais mole e os bonecos eram pintados, tb lembra destes?"


    E aí, gustavo.... blz?

    Não só lembro bem desses bonecos.... como já tive todos eles e até escrevi uma matéria sobre isso (onde tem várias FOTOS) - vale uma conferida pra matar a saudade, rs:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/08/super-herois-gulliver-colecao-de.html

    Qto à "HTV 6" e "Cap. América 7".... Eu ainda tenho essas 2 bem conservadas na estante, hehe. Esse "HTV" trazia a origem do "Motoqueiro Fantasma" e a do "capitão" tinha uma história sinistra dele desenhada pelo Gene Colan (2 ed. espetaculares essas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "se quiser posso trocar algumas ideias contigo, pois peneiro mta coisa das HQs atuais em busca de algo q preste. Posso ajudar!"


    Valeu mesmo, ZÉ Carlos....

    Vou aceitar ajuda sim, pois material mais recente não é mto a minha praia, hehe.... Qdo vc puder, faça uma listinha com algumas HQs de uns 10 anos pra cá q vc ainda ache q serão lembradas daqui há 50 anos, rs!

    Pior q eu acho q não tivemos nenhum "Watchmen" nesses últimos 10 anos.... Mas peneirando bem, pode ser q encontremos coisas q sobrevivam às ações do tempo! Valeu mesmo... e fico no aguardo, brother!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "10 noites da besta, acossado e messias faz tempo q tão merecendo encadernados!"


    Dessas aí.... O "Messias" deve ser republicado uma hora dessas (em capa-dura)!

    As demais: nem sinal por enquanto, hehe....

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "finalmente chegou Astro City aqui em Sao Luis! A edição está bem caprichada, IMPERDÍVEL! Espero já ter lido qdo vc publicar o post junto com Nano pra colaborar nos comments."


    Q bom q vc já descolou essa ed: E Ainda tem tempo pra vc ler com calma.... Quer dizer, mais ou menos, hehe:

    A Semana q vem aqui no blog.... Já começa com o NOVO "Plantão HQ" (afinal, notícias nunca podem esperar e são sempre prioridade, rs): Mas como as 2 postagens de "Astro City" serão extensas, pretendo reservar o próximo findi só pra elas (pra galera q gosta de ler textos mais longos poder aproveitar o final de semana aqui no blog pra isso - sem a correria dos dias úteis, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. Aqui sobrou bastante.... Essa vai encalhar pelo visto, rs!

    Ah, e o Vol. 2 será um dos destaques do próximo post de notícias aqui!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Pô cara,fico feliz que meu comentário lhe rendeu essa ideia que é mt original mesmo,e a gente que acompanha aqui é quem sai ganhando."


    E aí, bruno..... blz?

    Pô, EU é q agradeço.... Seu comentário acabou rendendo essa ótima ideia mesmo: E saiba q a tal matéria JÁ tá em andamento (o ZÉ Carlos vai me ajudar nessa seleção de histórias atuais q tem potencial pra serem lembradas pelas próximas gerações, hehe)!

    Agora de cabeça, eu lembro apenas de algumas: "Demolidor" (Bendis), "Justiceiro MAX" (Ennis), "Guerra Civil", "Alias", "Supremos", "The Boys", "Mortos-Vivos".... E mais algumas q lembrarei aos poucos, rs! Valeu mesmo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. Fala, Léo!
    Mais uma grande participação do CF, com seu "sarcófago" de gibis!
    Realmente é difícil imaginar obras atuais tornando-se relevantes no futuro (mas acredito que leitores mais novos listem algumas obras como essenciais, classificação esta muito subjetiva, influenciada pela bagagem de leitura de cada um!).
    Contudo, considero a fase "Supremos" de Millar / Hitch, muito acima da média, inclusive a incluo, como um dos grandes trabalhos da Marvel!
    De qualquer forma, é muito interessante esta troca de opiniões e impressões entre diferentes leitores aqui, no teu blog.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Supremos 1 e 2 são mesmo excelentes e marcantes, não inovadores, mas merecem a menção. Posso falar pois li Watchmen, Cavaleiro das Trevas, Marvels, Astro City conforme iam lançando, e essa sensação de algo novo, só senti depois com Fábulas, que aliás incluiria.

      Excluir
  21. "Mais uma grande participação do CF, com seu "sarcófago" de gibis!"


    E aí, Victor.... blz?

    De fato, esse "sarcófago" de gibis raros ainda vai render mto pano pra manga aqui no blog.... Pois tenho centenas de capas pra ir compartilhando (e acabei separando algumas até sobre gêneros específicos de gibis antigos: "Faroeste" e "Sci-Fi" - tem mta coisa bacana nessas linhas)!

    E já faz um tempo q eu constatei q o "Submundo" acabou atraindo uma boa variedade de leitores dos mais diversos perfis: Tem os q curtem SÓ clássicos e tbm os q preferem o material mais atual (o novo e moderno).... Acabo tentando atender à todos: sempre revezando as postagens (entre raridades e novidades) - Mas cá pra nós (e particularmente falando) sou da política de q: "Panela Velha é q Faz Comida Boa", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Supremos 1 e 2 são mesmo excelentes e marcantes, não inovadores, mas merecem a menção."


    Pois é, Colecionador..... Eu acho q o maior mérito dos "Supremos" foi ter mostrado pros produtores e estúdios de Hollywood uma espécie de "VISLUMBRE" do q poderia ser um blockbuster dos "Vingadores" no cinema. Tanto é, q essa HQ foi uma das maiores referências pro FILME (já q o gibi tinha um visual e ritmo cinematográficos)!

    Qto à "Fábulas".... Bem lembrado: Essa é outra q poderá ser lembrada pelas futuras gerações (e tá chegando ao FIM - no Vol. 21 da coleção)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. Ví os 3 primeiros episódios do Demolidor e posso dizer que é muito bom,principalmente a terceira história.Ví em alguns blogs estrangeiros e nacionais falando que o piloto é o melhor das séries de super heróis feitos,e ao meu ver tenho que discordar rsrs.O piloto é muito bom mesmo,mas deixa a desejar um pouco em história e motivos.Mudando algumas coisas na origem do Demolidor,pelo menos não lembro,em relação ao pai do personagem.Que aliás não tem cara de lutador de boxe peso pesado,mas sim de peso pena ou um pouco acima disso,não é um cara grande como nos quadrinhos.Mas pelo menos a série é violenta,tem um pouco de sangue e nos divertimos.E pelo menos não tem nada de engraçadinho como nos filmes,é mais adulto.e um pouco mais pesado que Arrow da primeira temporada. Espero gostar dos outros episódios como esses.E ah sim,o Rei do crime está mais para uma mistura do personagem de Jason Aaron pois aparece pouco e fica mais como uma idéia com o rei do crime de Frank Miller.Ainda não ví nada parecido de Bendis,pelo menos até o terceiro episódio.E ah sim,não gostei muito da caracterização do Nelson,pois imaginava ele mais gordo como no filme do Ben Afleck.E me lembrou um pouco o Old Boy na parte da luta final do Demolidor no segundo episódio.E quem reclama de mudança de etnia de personagem,vai detestar com certeza o Ben Urich.Mas a essência continua a mesma,pelo menos.E o ator é muito bom.E o ator que faz o Demolidor no seriado é muito bom,mesmo não gostando muito dele na primeira vez.Primeiro estranhei,mas depois ele vai melhorando bastante.

    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fernando.... blz?

      É bom saber q a maioria tá curtindo a série.... Todas as críticas e comentários q tenho lido tem sido bastante favoráveis mesmo!!!

      Mas ainda não tive tempo de assistir.... Vou baixar a temporada completa, mas quero tentar ver tudo numa tacada só (na 1º madrugada de folga q eu conseguir pra fazer essa "maratona", rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. É impressão minha ou não colocaram crédito no Jack Kirby no seriado?Apesar que nem sei o quanto ele tem a ver com o Demolidor,ou se ele desenhou alguma coisa do personagem ou se tem parte com a criação dele,senão faltou.E será que faltou por causa das brigas judiciais da família?

      Fernando

      Excluir
  24. "É claro, há apontamentos dos Supremos q ajudaram na construção da película, mas no cerne está fiel ao universo regular criado por Lee e Kirby."


    Sim, de fato, Zé Carlos....

    Eu me referi à narrativa e visual dos "Supremos" como referência ao FILME (os uniformes mais "modernos" - sem os colantes de cores berrantes - e a destruição em larga escala durante os combates no centro da cidade).... Mas de resto, o conceito tá bem dentro da proposta original de Lee/Kirby: Reunir os heróis mais tradicionais pra enfrentarem uma ameaça comum (q é o próprio "LOKI": Vilão tbm do 1º gibi da equipe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo.... A capacidade de síntese é uma das principais características da genialidade!

      Qdo enrola ou complica demais... é pq não tem uma história pra contar. As melhores origens da Marvel foram contadas em menos de 20 pág!

      Abs!

      Excluir
  25. Olá Leo. Gostaria primeiramente de parabenizá-lo pelo blog, e também ao colecionador fantasma por essas preciosidades e pelo hábito herdado do seu pai pelo colecionismo, em especial as hqs. Digo isso porque está cada vez mais difícil preservar esse saudável hábito na juventude de hoje. Tenho um amigo, que passou dos 70 anos, que infelizmente teve que se desfazer de uma coleção de anos por puro desgosto. Seus filhos não levaram adiante a paixão pelos quadrinhos, e seus netos menos ainda. Disse-me ele, com certa tristeza, que só querem saber de tablet, joguinhos e afins, mas nada de gibis ou leitura. Consegui algumas poucas revistas dele, mas nada comparado ao acervo do CF. Matérias como essas faz ficar cada vez mais viva a chama desse salutar hábito de ler e colecionar quadrinhos. Sugiro que sempre que possível você coloque matérias assim no ar. Lembro de uma matéria sobre a Bloch que foi bem bacana. Apesar de todas as críticas que a editora recebeu e que já estamos cansados de saber, cores berrantes, linguagem infantil...(o que a meu ver fez essas revistas terem um charme a mais)sua contribuição, mesmo que breve, foi muito grande para os amantes de hqs. Foi uma das poucas editoras a lançar várias revistas de herois ao mesmo tempo. Alguns de medalhões já conhecidos, mas outras de personagens sem tanto apelo para títulos próprios, como Ka-zar por exemplo.
    Abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga ao seu amigo para não se preocupar. Meu caçula é o menos afeito a leituras, da geração imediatista. Até conhece uns personagens seja porque apresentei, ou por desenhos, mas não se interessava em ler. Um belo dia lá sei lá como, lá estava ele lendo um Tintim e um atrás do outro tá lendo todos, guardando com cuidado nos saquinhos.

      Excluir
  26. "É impressão minha ou não colocaram crédito no Jack Kirby no seriado?"


    Oi, Fernando.... Tdo bem?

    O "Demolidor" foi criado por Stan Lee & Bill Everett.... Acho q nesse caso, não precisavam mesmo citar o nome do "REI" (mas o do Everett tem q aparecer nos créditos do seriado sim)!

    O Kirby só fazia as capas das primeiras revistas do "demo".... Acho até q ele nunca chegou a desenhar uma história inteira só dele!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  27. "Tenho um amigo, que passou dos 70 anos, que infelizmente teve que se desfazer de uma coleção de anos por puro desgosto. "


    Oi, Mumu.... Tdo bem?

    Muito obrigado mesmo por ter curtido esta matéria.... Essas sobre gibis mais antigos e clássicos são as minhas favoritas e as q eu mais gosto de escrever, rs. E não se preocupe, pois tenho material pra pelo menos umas 30 postagens com a colaboração do "Colecionador Fantasma": Todo mês agora vai ter pelo menos umas 2 dele, sendo q uma delas será com as FOTOS de sua impressionante coleção (já bem acondicionada nas estantes, hehe)!

    E q triste mesmo a história desse seu amigo de 70 anos.... Pois deve ser desmotivante mesmo saber q não haverão herdeiros pra uma coleção q a gente fez ao longo de toda a vida. Não tenho filhos ainda, mas qdo tiver, espero q eles adquiram o gosto pelo colecionismo.... Pois herdarão uma bela coleção (q estou fazendo com tanto empenho e investimento)!!!

    E sobre a "Bloch".... Ela ganhará uma matéria exclusiva aqui no blog no mês q vem, pois será a próxima da coluna: "Editoras Nacionais" (q no ano passado teve 2 postagens sobre a "Ebal"). No entanto, eu já havia feito outros posts sobre a Bloch, mas eram sobre séries específicas: Uma só com os gibis do "Aranha" e outra sobre a bizarra adaptação do 1º filme de "Guerra nas Estrelas" (com um "Darth Vader" cor-de-rosa e azul, hahaha)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. Muito bom saber que matérias com material clássico vão estar sempre indo ao ar, em especial da Bloch. Legal saber que curte material dessa fase áurea dos quadrinhos. Mas também não desprezo material mais recente, muito pelo contrário. Vi até em alguns comentários por aqui que pretende fazer um post com as melhores hqs dos últimos anos. Dos anos 2000 pra cá, se for ajudar posso deixar algumas sugestões:
    Y: O Último Homem; Demolidor: O Homem Sem Medo; Frequência Global; Grandes Astros:Superman; Authority; 100 Balas e por aí vai. Tem muitas outras, mas das que lembrei essas aí merecem ao menos uma menção honrosa.
    Abraço

    ResponderExcluir
  29. "O único q Lee tolerava por não seguir esse dogma era Steve Ditko, o q é compreensivel pq o traço estilizado e criativo era inigualável, LSD em forma de nanquim!"


    Ainda bem q não mexeram mesmo no traço do Ditko.... Pois sou fanzaço do estilo psicodélico (chapadão, rs) dele!!!

    E realmente, o Kirby tava presente em todas (até na capa da "Amazing Fantasy 15").... Mas pra fins de autoria, o "Demolidor" fica com Lee & Everett mesmo (embora o Kirby seguisse colaborando em quase todas as capas até meados da ed. 20)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  30. "Muito bom saber que matérias com material clássico vão estar sempre indo ao ar, em especial da Bloch."


    Essa matéria da Bloch vc vai gostar então, já q curte a editora.... Pois separei umas 20 capas clássicas pra essa postagem (todas em ótima resolução e algumas bem raras, hehe). Pretendo botar essa matéria no ar no mês q vem (e dividida em 2 partes - com diferença de 1 dia entre uma e outra). Apesar dos problemas gráficos, tbm tenho simpatia pela Bloch (já q ela foi importante na minha infância e formação como colecionador)!!!

    E obrigado pelas sugestões.... Essas HQs q vc citou foram mto relevantes e marcantes nos últimos 15 anos. Mas antes dessa postagem dos anos 2000 pra cá, vou postar o meu "TOP 100" de todos os tempos (mas aí com encadernados de clássicos e atuais publicados tbm nesse período dos últimos anos)!

    Eu tbm não desprezo o material mais recente.... Tanto é, q coleciono: "Fábulas", "The Boys", "Mortos-Vivos", "Justiceiro MAX", "Demolidor" (Waid), "Cavaleiro da Lua", "X-O Manowar", "Juíz Dredd", e muito mais. Posso até preferir os clássicos, mas jamais terei o preconceito de desconsiderar o q está sendo feito hj (embora tenha q peneirar bastante pra achar coisas legais)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. Sem dúvida q falarei, hehe....

    Só não sei se postarei imagens delas, pois já foi difícil selecionar apenas 20 entre tudo da Marvel q a Bloch lançou.... Eu queria aquela capa da "Nega Maravilha" (com o Mussum vestido de "MM") mas não achei em ótima resolução!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. Belíssimos os dois artigos. Gostei muito. Embora não seja nada da minha época também, mas eu senti muita falta de pelo menos comentarem sobre o Fantasma. Ele foi campeão de vendas por muito tempo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Celso.... blz?

      Valeu mesmo por ter curtido estas postagens (esses gibis tbm não são do meu tempo, rs).... Mas ainda falaremos mais do "Fantasma" sim, pois esta coluna terá pelo menos umas 10 partes (cada uma focando em certos personagens e assuntos diversos sobre conservação de revistas antigas e curiosidades desse período). É como se fosse uma gigantesca matéria única dividida em 10 partes (todo mês pretendo postar 2 dessas aqui no blog)!

      Qto ao "Fantasma".... Tbm adoro as histórias dele e já fiz uma matéria contando um pouco da trajetória do "Espírito-Que-Anda". Vale a pena uma conferida no LINK abaixo (tá cheia de capas raras do "Fantasma"):

      http://submundo-hq.blogspot.com.br/2013/08/o-fantasma-capas-classicas-e-as-origens.html

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...