02/08/2014

"Peninha 50 Anos": As Melhores Histórias do "Primo Dinamite"....

O "Peninha" comemora seus 50 Anos.... Com uma edição especial de 300 pág. reunindo suas principais e mais essenciais histórias (ao longo de 5 décadas):

Sua 1º aparição nas HQs, Histórias raras e ainda inéditas no Brasil, A estreia da "Patada" (jornal do "Tio Patinhas"), "A Origem do Morcego Vermelho", "Peninha Vs. Urtigão", O "Pena-Kid", Pena-Submarino" (sátira de "Namor"), "Pena Gordon" (sátira de "Flash Gordon"), "Pena das Selvas" (Tarzan), "Os Caçadores da Pena Perdida" (Indiana Jones), e muito mais!

Confira abaixo algumas imagens e capas clássicas:

"Peninha - 50 Anos".... Já está nas bancas (de alguns estados - é setorizada) e custa R$ 16 com 300 pág. de histórias bem selecionadas: Trazendo o essencial sobre o personagem, desde sua 1º aparição até material atual e inédito no Brasil.... e passando por suas principais fases no mercado americano, italiano, e brasileiro. São 28 histórias ao todo, algumas gags (de 1 pág. só) e matérias especiais sobre a criação do "Peninha"!!!

Além de todas as histórias que eu citei no começo da postagem, este especial traz também a 1º aparição da "Glória" (namorada do "Peninha" - com um visual bem hippie: numa das imagens abaixo) e o "Nascimento do Biquinho" (sobrinho do "Peninha" - criado no Brasil)!!!

Selecionei algumas capas e imagens clássicas que refletem o conteúdo desta edição.... Acima, temos uma pág. de "Fome Para Fortalecer" (Health Nut), com a 1º aparição do "Peninha" - num visual bem esquisitão baseado no estilo "beatnik" (movimento sócio-cultural dos anos 50). A capa de uma "Edição Extra" com a 1º aparição do "Morcego Vermelho". E a sátira: "Don Gansote & Sancho Pena"!!! 

O "Peninha" foi criado em 1964.... por Dick Kinney & Al Hubbard (criadores também do "Urtigão") como coadjuvante nas histórias do "Pato Donald". Mas em pouco tempo começou a se destacar e atrair a atenção dos leitores. No Brasil, o "Peninha" começou aparecendo em quase todos os gibis de linha da Abril (Donald, Tio Patinhas, Almanaque Disney, Zé Carioca, Edição Extra, etc), até ganhar sua própria revista mensal em 1982!!!

A revista durou 56 edições, mas teve uma 2º série em 2004 (que durou apenas 19 números). Nesse meio tempo, o "Peninha" teve diversos almanaques e especiais dedicados à ele... Ou ao seu alter-ego: O "Morcego Vermelho"!!!

Esta edição comemorativa de 50 anos é essencial pra fãs do personagem... E pra leitores que busquem uma boa diversão descompromissada nas bancas (é uma das edições mais engraçadas da linha Disney, e nem teria como ser diferente sendo estrelada pelo "Primo Dinamite"). Pra quem quiser conferir a LISTA completa das histórias (e maiores detalhes sobre elas), cliquem neste "LINK" (do Inducks)!!!

Até+

30 comentários:

  1. E ai leo tudo bem??? Estou ansioso por esse lançamento, vai ser o primeiro gibi disney que irei comprar! Passarei amanha mesmo numa banca para compra-la. Andei fuçando um pouco e vi que várias outras disney temáticas são do meu agrado, as duas do super pato, tio patinhas 50 anos e do urtigao. Sabe onde posso compra-las? Vc tem noticias da loja da abril? Se foi um encerramento temporario ou permanente? Outra coisa, me lembro de ter lido quando criança uma história do pateta indo pras olimpiadas ou algo do tipo, vc sabe se ela se encontra no especial das olimpiadas do disney tematico? Pq se não vou correr atrás do especial de 1980. E vi na lateral que agora ultrapassamos os 2 milhões de acessos!! Outra conquista, e que venham muitas mais!!

    ResponderExcluir
  2. "me lembro de ter lido quando criança uma história do pateta indo pras olimpiadas ou algo do tipo"


    E aí..... blz? Tenho certeza q se curte Disney e a fase mais clássica da linha, irá adorar essa edição de 50 anos do" Peninha": A seleção de histórias tá excelente mesmo, a impressão q temos é de estarmos com um dossiê do personagem em mãos (com suas melhores e mais essenciais histórias). Foi uma ótima aquisição e recomendo!!!

    Infelizmente, não conheço mtos locais q vendam gibis da Disney (pois a distribuição é mais pra bancas mesmo e não tem em mtas lojas especializadas). Dos locais q eu sei, tem o "Planeta Gibi" e o blog do Paulo ("Colecionando Quadrinhos" - mas aí tem q falar diretamente com ele pra ver se ele ainda tem gibis disponíveis pra venda). Sobre a loja da Abril, nem eles mesmos sabem informar se o fechamento foi temporário ou definitivo (o q constitui apenas mais um - entre tantos - desrespeitos da Editora Abril para com os leitores). E o pior é q a Abril é uma editora retrógrada, q vive do passado sem conseguir se adaptar à era da internet (assim, fica difícil saber se eles pretendem reativar a loja um dia)!!!

    Qto à ed. do "Pateta" q vc fala..... deve ser esta do LINK abaixo (não é)?

    http://coa.inducks.org/hr.php?image=http://outducks.org/webusers/webusers/2006/12/br_ee_0052a_001.jpg

    Se for esse "Pateta Olímpico" aí.... trata-se de uma ed. de 1972 raríssima e q nunca foi republicada (eu tbm cobiço essa edição, hehe)!!!

    E obrigado pelo aviso.... se vc não tivesse falado, eu nem tinha me ligado q o marcador de visitas do blog realmente ultrapassou hj a marca de 2 milhões de acessos: É um marco considerável mesmo pro pouco tempo em q o blog está no ar. Só tenho a agradecer à todos os leitores do blog por mais esse recorde de visitas.... Valeu mesmo (e vamos rumo aos próximos milhões, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Tenho um especial do MORCEGO VERMELHO com letras brilhosas e tudo da editora ABRIL,acho q edição de ouro se não me engano.
    Tenho grande afinidade por essa edição,sempre gostei do PENINHA,naquelas edições ''grossonas'' q esqueci o nome,sei q era temático,tipo OS COMILÕES ou OS CINEASTAStorcia por estórias dele,pena 9TROCADILHO)q hoje não me divirto tanto com gibis quanto antigamente,me tornei um velho chato...

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei que Peninha fosse um personagem feminino, ou um macho/fêmea, sei lá, hahaha

    ResponderExcluir
  5. Ótima pedida. Se der irei até comprar pra mãe pois estou devendo um especial Disney pra ela.

    ResponderExcluir
  6. Oi, LEO, tudo bem?

    A fase clássica da Disney era foda mesmo, e sempre gostei do Peninha, principalmente das histórias do Pena Kid e da companhia teatral, que vivia aporrinhando o Donald. Vou comprar essa edição e tem até "O Barão, O Porão e A Assombração", rs!
    E as capas e as histórias com cores berrantes são bem nostálgicas! E lembro-me que adorava essas capas pintadas da Edição Extra, quando era moleque... Nostalgia pode ser coisa de velho, mas não tô nem aí pra isso, rs!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Leo e a todos que acompanham o blog!

    To ansioso por essa do Peninha (também!...)...
    Agora explicando o "também", fui animado para comprar a do Urtigão, com a distribuição setorizada, vi a capa com detalhes, bonita... Mas ao folhear, nao dava para abrir as páginas direito. Ficavam amassadas próximo à lombada. Enfim, não comprei por conta do estado em que se encontrava. Fiquei muito chateado. Isso acontece por ae tbm Leo? Espero que essa do Peninha venha bacana...

    Valeu!

    Bruno...

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde novamente!!

    Leo queria saber novamente qual o blog do camarada que acompanha todos os lançamentos da Salvat, para não passar batido, hehehe!!! Vc havia comentado uma vez aqui no Submundo...

    Valeu!

    Bruno...

    ResponderExcluir
  9. "Tenho um especial do MORCEGO VERMELHO com letras brilhosas e tudo da editora ABRIL,acho q edição de ouro se não me engano."


    E aí, AnAteus.... blz? A edição q vc fala do "Morcego Vermelho" deve ser esta aqui do LINK abaixo:

    http://coa.inducks.org/hr.php?image=http://outducks.org/webusers/webusers/2009/04/br_el_0001a_001.jpg

    "Ed. de Luxo - Os Grandes Golpes do Morcego Vermelho".... Mto boa mesmo, saiu em 1989 (comprei ela num sebo tempos depois, rs). Essas temáticas q vc citou eram o "Disney Especial", q aliás, era a minha revista favorita da Disney na época (cheguei a ter toda a coleção do nº 1 (Os Bandidos) ao 85 (Os Valentões). Bons tempos mesmo, né? parece q todos os gibis eram mais divertidos e empolgantes nessa época (da Disney até a Marvel/DC)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "Sempre achei que Peninha fosse um personagem feminino, ou um macho/fêmea"


    Capaz.... nunca me pareceu nada disso, rs. Sempre vi o Peninha como namorado da Glória (ou "Borboleta Púrpura")!!!

    Até+

    ResponderExcluir
  11. "Ótima pedida. Se der irei até comprar pra mãe pois estou devendo um especial Disney pra ela. "


    Esse seria uma boa pedida, Marcelo....

    Não tem como ela não gostar: A seleção de histórias tá ótima e vai ser uma boa diversão (nem todos os gibis da Disney são engraçados ou fazem rir, mas este sim)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. "A fase clássica da Disney era foda mesmo, e sempre gostei do Peninha, principalmente das histórias do Pena Kid e da companhia teatral, que vivia aporrinhando o Donald."


    Oi, Alexandre..... blz?

    A seleção de histórias deste especial ficou tão bem cuidada q não esqueceram de incluir tbm a "Companhia Teatral" (hilária mesmo, rs). E do "Pena Kid" eu tbm sou fã, pois adoro a ambientação do velho oeste!!!

    E essas capas pintadas da "Ed. Extra" eram um show à parte, né? Nem se compara com as capas "bobinhas" (e infantilizadas) q fazem hj em dia (uma pior q a outra). Tbm podem me chamar de saudosista ranzinza, mas os gibis de antes eram outro nível em matéria de capas e conteúdo!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Isso acontece por ae tbm Leo? Espero que essa do Peninha venha bacana..."


    Oi, Bruno..... tdo bem?

    Sim, eu acho q vc está se referindo ao tal "enrugamento" das pág. dos encadernados da Abril, né? Isso é comum em gibis com 300 pág (tipo o "BIG" e os temáticos em geral). às vezes nem adianta escolher mto na hora de comprar, pois esse problema acontece depois tbm (principalmente se o gibi ficar empilhado na estante). Não tem mto o q fazer mesmo.... a encadernação da Abril é q é porca (e em mais de 60 anos no mercado ainda não aprenderam a colar direito as pág de um gibi)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Leo queria saber novamente qual o blog do camarada que acompanha todos os lançamentos da Salvat"


    Oi, Bruno.... não lembro de ter falado de outro blog sobre a Salvat:

    Pois não conheço nenhum outro q comente cada ed. da Salvat.... só lembro de ter recomendado há poucos dias q um leitor clicasse nos "Marcadores" no canto direito DESTE blog e procurasse a seção de "REVIEWS", onde eu mesmo já comentei e avaliei todos os lançamentos da Salvat até agora! Pode ter sido isso q vc viu (pois isso eu me lembro de ter falado, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. Eai Leo blz?
    Estou passando aqui pra avisar q está em pré venda na comix a ed. definitiva de watchmen (o tal relançamento prometido no site da vertigo), vc acha q vale a pena??

    vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme.... blz?

      "Watchmen" é um gibi essencial em qq coleção.... Vale a pena sim, é fácil um dos meus TOP 5 de melhores HQs de todos os tempos!

      Abs!

      Excluir
  16. Rapaz,cada dia q passa minha memória me prega mais peças,acho q por causa da foto a capa saiu invertida e por isso me deu uma confusão mental e por alguns instantes achei q não era a mesma edição...heheheheh legal,mesmo sem drogas e estou malucão.
    Cheguei nas bancas e não resisti,vi uma das coisas mais lindas do universo,a edição do TEX gigante em cores,lutei para não compra-la mas não teve jeito,a maldita da MYTHOS sabe realmente fazer uma edição de luxo,ela enche os olhos,a apresentação da contra capa q é fóda,poucas palavras pra definir nosso TEX mas sabiamente utilizadas.Fui fisgado igual a edição do SOMBRA.Nem vou tirar do plástico,um dia no futuro troco ela por um carro...um Camaro talvez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, AnAteus.... blz?

      Nem me fale.... amanhã mesmo eu vou às bancas na caça desse "Tex Gigante em Cores" (e tbm de "Kirby Gênesis" - q eu sei q já saiu tbm). Até hj em toda a minha vida eu só tive 1 única ed. de luxo do Tex em capa-dura: "O Ídolo de Cristal" (q saiu nos anos 80). Não tenho mais essa ed. (apenas a história em uma nova versão q saiu reduzida em formatinho), e portanto, esse novo "Tex Gigante" será agora a ed. mais luxuosa do Tex q eu terei na coleção!!!

      A Mythos tem uns preços meio altos mesmo (embora não seja a editora mais careira do mercado - ela leva a fama, mas tem outras mais "escalpeladoras", rs). Porém, a Mythos tbm tem um dos 3 melhores acervos de títulos todo o mercado.... Tex, Juíz Dredd, Conan, Cripta, e a linha Dynamite (não é pouca coisa mesmo)!

      Abs!

      Excluir
    2. Eu ainda colocaria Hellboy nessa sua lista da Mythos...

      Cesar Leal

      Excluir
  17. Olá Leo tudo bem? ....... Realmente "imperdivel" essa HQ..........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roni..... blz?

      Essa ed. tá entre meu TOP 3 de melhores da Disney este ano.... junto com "Urtigão" e "Almanaque do Tio patinhas 20"!

      Abs!

      Excluir
  18. Cresci lendo revistas Disney, principalmente o almanacão "Disney Especial". De vez em quando lembro de uma história (pelo tema ou nome) e resolvo pesquisar por ela para reler. Infelizmente a maioria cai na regra dos 15 anos e destrói um pouco da minha infância (rs).

    Alguns almanaques temáticos recentes da Abril são até interessantes, mas não sobrevivem a uma folheada. Impressão ruim e acabamento porco que não condizem com os valores cobrados.

    ResponderExcluir
  19. "Eu ainda colocaria Hellboy nessa sua lista da Mythos..."


    Bem lembrado, Cesar.....

    Esqueci de mencionar o "Hellboy", mas tenho achado ótimo e tô colecionado a "Ed. Histórica" dele. Por falar nisso, vão republicar o Vol. 3 este mês: "O Caixão Acorrentado" (eu não tenho essa, mas vou comprar certo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. "Cresci lendo revistas Disney, principalmente o almanacão "Disney Especial"


    E aí, SEMI..... blz?

    Eu tbm fui criado tendo o "Disney Especial" como revista favorita (da linha Disney).... e nem se compara com essas porcarias descartáveis de hj em dia q andam saindo nesses temáticos de 300 pág: Eu não consigo ler e curtir esse material mais atual, pois é tudo mto "certinho" e "politicamente correto" pro meu gosto. Os clássicos da Disney não tinham tanta frescura qto esses gibis atuais!

    Da Disney eu só compro republicação mesmo (tipo "Peninha", "Urtigão", "Almanaques" de 84 pág, etc).... pois os bons tempos desse universo não voltam mais, então eu prefiro viver do passado sim (nesse caso)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. Olá, Leo. Tudo bem?
    Esse 50 anos do Peninha eu ainda não li. Vamos ver se consigo essa edição numa troca futura.
    Existem algumas histórias do Peninha em que o roteirista deixou ele tão chato que nem eu aguento, imagina o Donald... hehe Eu ainda creio que a melhor fase de histórias do Peninha foi a dos tempos da "Patada".
    E falando em edições comemorativas, ouvi dizer que vão ser lançados encadernados em capa dura pela abril, sendo que um deles inclusive será sobre os 80 anos do Pato Donald. Você sabe alguma coisa a respeito?
    Eu fiz uma seleção de especiais sobre os 80 anos do Donald que saíram em outros países e todos eles têm uma qualidade gráfica impecável.
    segue o link:
    http://bloguedoshige.blogspot.jp/2014/08/80-anos-do-pato-donald.html
    Vamos torcer para que venha logo ao mercado esse tão falado capa dura dos 80 anos do Donald e que não seja apenas mais um boato...
    Tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvio.... tdo bem?

      Só tenha cuidado pra não perder essa ed. do "Peninha" (pois essa pode se tornar mais rara com o passar do tempo e vale mto a pena).... Tbm concordo com vc qto à melhor fase dele ser a dos tempos da "Patada" (o material americano dessa série é excelente - talvez a coisa mais engraçada já produzida pela Disney).... e o legal é q tem algumas boas da "patada" nessa ed.de 50 anos!

      Qto aos 80 anos do Donald.... pelo q eu entendi teríamos essa ed. em capa-dura (q traz um pouco de cada fase dele ao longo dos anos) e mais uns 4 especiais "temáticos" (q começariam a sair a partir do mês q vem). Posso ter entendido errado, mas pelo q me disseram seria isso.... e eu só tô esperando saírem as capas oficiais pra postar uma matéria especial aqui no blog sobre os 80 anos do pato. Ah, e parabéns pela matéria do LINK (achei ótimos esses especiais)!

      Abs!

      Excluir
    2. Obrigado pela presença no meu blogue.
      Essa edição do Peninha eu creio que posso conseguir numa troca com o amigo Paulo. Temos feito umas trocas bem produtivas.
      Vamos ver se a Abril não dá uma mancada e acabe por cancelar esses especiais em capa dura que tanto se tem comentado.
      Por isso que sou a favor de que no Brasil fosse como em alguns outros países em que se tem duas ou mais editoras publicando material Disney. Com isso teríamos muito mais material de qualidade no mercado aumentando as opções. Assim, quem quiser comprar uma revista em papel jornal escuro só para ler e depois se desfazer que compre, e quem quiser comprar algo melhor de outra editora para guardar na coleção que assim o faça. Com a concorrência entre as editoras teríamos ainda preços mais atrativos. Pelo menos assim eu acredito que possa ser.
      Um abraço!

      Excluir
    3. Oi, Silvio.... tdo bem?

      Tomara q vc consiga essa ed. do Peninha com o Paulo então.... pois essa ed. já foi recolhida das bancas (aqui onde moro) pra dar lugar ao novo especial: "Viagens no Tempo"!

      E vc tem razão.... uma concorrência faria bem à Disney no Brasil. A Abril é uma editora pouco inovadora e ultrapassada (parou no tempo,. não enxerga mto à frente): Ela levou 10 anos a mais q a Panini pra começar a investir no setor de livrarias (ela ficava só nas bancas) e qdo começou ainda fez errado, lançando uma porcaria chamada "Dragon Lords" (com tanta coisa melhor merecendo um formato encadernado de luxo). Veja o q aconteceu aqui com a Panini X Salvat.... a chegada da Salvat (publicando material da Marvel) reaqueceu o mercado e "forçou" a Panini a investir ainda mais pesado na linha Marvel: Sinal de q a concorrência faz bem (especialmente pro leitor)!

      Abs!

      Excluir
  22. Eu tenho tres revista de quadrinho do peninha e sempre amei ele deste adolescente e ha anos atras coloquei a pequena tatuagem dele do peninha no meu antebraco que eu tenho a pele branca o peninha de camisa amarela e nao vermelha ,sabe.
    Ele e primo do donald ,sabia .
    Allan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Allan... blz?

      Eu tbm sou fanzaço do peninha... e esse gibi de 50 anos é o melhor q saiu dele de uns tempos pra cá! Vale mto a pena!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...