12/08/2014

"KIRBY Genesis" (Parte 1): Uma Prévia do Tributo ao "REI"....

"Kirby Genesis".... É um encadernado de luxo da Mythos que chegou às bancas e livrarias trazendo muitas dúvidas aos leitores: Do que se trata essa HQ? Que relação ela tem com o "REI" Jack Kirby? Que personagens estranhos são esses, afinal? Vale a pena investir nesse material?

Bem, acredito que todas essas dúvidas (e mais algumas) sejam respondidas aqui.... E nesta 1º parte da matéria (dividida em 2 postagens) já começaremos com uma PRÉVIA dessa edição (pro leitor ter uma ideia da arte e conteúdo dessa intrigante saga que serve de tributo e homenagem à Jack Kirby!!!

Confira abaixo (e não perca a 2º parte - que vai ao ar amanhã):

Jack Kirby.... Mais conhecido como o "REI", é uma lenda dos quadrinhos por ter revolucionado o gênero de super-heróis: Principalmente a partir dos anos 60, quando criou (ao lado de Stan Lee) toda a base do universo Marvel e centenas (sem exagero) de heróis e vilões. Aliás, Jack Kirby é também o maior criador de uniformes e visual de super-heróis de todos os tempos (sendo insuperável tanto pela quantidade impressionante de personagens criados quanto pela importância de suas criações: Todas verdadeiros ícones das HQs)!!!

E como forma de homenagem e tributo ao "REI" (falecido em 1994).... Um misterioso projeto da Editora Dynamite começou a tomar forma há alguns anos atrás: "Kirby Genesis". Trata-se de uma mini-série em 8 edições (e mais uma extra de Nº 0) de autoria de Kurt Busiek & Alex Ross (a dupla responsável por "Marvels") e arte do brasileiro Jack Herbert (muito competente por sinal)!!! 

A ideia básica pra que o projeto saísse do papel, já que a maioria dos personagens com os quais Kirby trabalhou pertencem à Marvel ou à DC (e sendo assim, não poderiam ser retratados por outra editora)... seria utilizar e reapresentar ao público alguns obscuros personagens criados pelo "REI" durante um período de sua vida em que esteve afastado das maiores editoras do gênero!!!

Por incrível que pareça.... A quantidade de personagens mais obscuros criados por Kirby durante essa fase de afastamento da Marvel/DC é tão ampla e extensa, que chega a sobrecarregar esta série com uma infinidade de novos heróis e semi-deuses trajando uniformes coloridos e majestosos (que ganham uma dimensão épica no texto de Kurt Busiek - em uma narrativa que nos faz lembrar de sua magnífica obra-prima: "Astro City")!!!

Na trama, o próprio Jack Kirby aparece (numa das imagens acima) desenhando um casal que representaria o ser humano perfeito.... em uma arte que seria enviada pela sonda Pioneer 10 (que realmente existiu e foi lançada ao espaço em 1972 levando informações do nosso planeta para além das estrelas). Só que algo estranho acontece, e de repente a Terra é invadida por seres cósmicos e uma batalha de proporções interplanetárias se inicia. Assim, entram em cena os novos heróis: "Cap. Vitória", "Estrela Prateada", e vários outros!!!

Nas imagens acima, vemos também a reprodução de uma clássica luta entre "Thor" X "Hércules" (que marcou a 1º fase do "Deus do Trovão" nos gibis da Marvel dos anos 60). Esses personagens fazem essa "participação especial" aqui por serem figuras mitológicas (só que tiveram seus uniformes "modificados" pra diferenciar da versão Marvel, rs). Não percam aqui no "Submundo"... a 2º parte desta postagem (com mais detalhes e as capas de Alex Ross pra esta série)!!!

Até+

13 comentários:

  1. Olá, Leo, tudo bom?
    Este é um encadernado que me chamou muito a atenção e me encheu de dúvida também. Eu não sabia se iria ou não comprar. Após ler seu texto, estou mais inclinado a comprá-lo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Salve, Leo!

    Putz, ansioso pela segunda parte. Semana passada, vi nas banca esse encadernado, se eu já não tivesse pedido o "Gênesis" de Robert Crumb, seria esse do Kirb o meu presente do dia dos pais, rsrs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem q não tem nada nessa Hq q me atraia pois nem mesmo o material original q o KIRBY produziu é mostrado e não me interesso nessa ''homenagem'',queria mesmo era ver algo inédito do rei,então é economia na certa,não é dessa vez q levam meu dinheiro com meu consentimento.
    Tomara q o POPEYE da PIXEL chegue por aqui,estou no aguardo do FANTASMA 2 até hoje.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Leo!

    Excelente Texto!!! Muito bom mesmo!!

    Justa homenagem ao "REI" Kirby, que não tem comentários né? Eu acho que é impossível falarmos dos universos Marvel e DC (principalmente a Marvel) sem citar este grandioso artista, que na minha opinião foi um dos melhores desenhistas que estes universos tiveram, sou muito fã do trabalho dele desde os longínquos anos 40 quando ele desenhou pela primeira vez o Capitão América.

    Este especial não vou poder comprar por questões financeiras mesmo, mais futuramente pretendo comprar.

    Este artista foi mestre dos mestres mesmo!

    Grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  5. Comprei essa edição e estou à espera dela. Não com muita presa pois tenho algumas coisas pra ler mas curioso pra pegar em mãos.

    De qualquer forma, chegando vai ora lista de prioridades,

    ResponderExcluir
  6. "Este é um encadernado que me chamou muito a atenção e me encheu de dúvida também."


    Oi, Moisa.... tdo bem?

    Esse encadernado ainda requer um certo cuidado por parte de quem pretender comprá-lo.... pois embora eu (particularmente falando) tenha achado uma saga mto boa, este é um material q eu recomendaria mais pra fãs "hardcore" do universo do Kirby. Definitivamente, não é um material q vá agradar à todos!!!

    Talvez seja melhor vc conferir a 2º parte desta postagem (q vai ao ar daqui a pouco) pra decidir com mais calma, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. "se eu já não tivesse pedido o "Gênesis" de Robert Crumb, seria esse do Kirb o meu presente do dia dos pais, rsrs."


    Oi, Marcio.... tdo bem?

    Essa "Gênese" do Crumb eu não tenho.... mas já vi na Fnac e é uma ed. de encher os olhos mesmo: Seja como for, foi uma aquisição de respeito q vc fez!

    E a 2º parte do Kirby vai ao ar daqui a pouco.... espero q vc curta essa nova postagem tbm!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. "Ainda bem q não tem nada nessa Hq q me atraia pois nem mesmo o material original q o KIRBY produziu é mostrado e não me interesso nessa ''homenagem''


    E aí, AnAteus.... blz?

    Realmente, nem se compara com um material original do "REI", né? E eu tbm preferia q lançassem TODA a obra do Kirby de forma integral e encadernada no Brasil: Seja em "Bibliotecas Marvel", edições do "4º Mundo" e "Novos Deuses" (DC), e toda essa fase intermediária q o Kirby produziu nos anos 70 e q ainda permanece inédita por aqui! Pelas minhas contas, existem pelo menos uns 75 encadernados do Kirby q poderiam ser lançados aqui (cobrindo várias fases de sua extensa carreira)!!!

    Qto ao "Popeye" (da Pixel).... eu soube q será material clássico mesmo, e nos mesmos moldes do "Fantasma" e "Mandrake". Só torço pra q a distribuição seja bastante ampla (essa ed. será imperdível)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que me disseram, esse Popeye aí é a série nova da IDW. Se for, recomendo fortemente porque o material é EXCELENTE!

      Excluir
  9. "sou muito fã do trabalho dele desde os longínquos anos 40 quando ele desenhou pela primeira vez o Capitão América."


    E aí, dundee.... blz?

    Valeu mesmo por ter curtido esta postagem.... e bem lembrado: A carreira do Kirby começou cedo mesmo (lá nos anos 40 em plena 2º Guerra Mundial)! Normalmente, estamos acostumados a associar o nome do "REI" à Era de Prata (anos 60).... mas sua produção nas décadas de 40 e 50 tbm foi riquíssima tanto em personagens consagrados (Cap. América), qto em outros mais alternativos (Fighting American)!!!

    Tbm acho impossível considerar q a Marvel tenha se tornado o q é hj... sem a genialidade de Kirby criando os uniformes icônicos dos heróis e vilões da editora. E mesmo a DC, seria bem mais "pobre" sem o "4º Mundo" criado por ele (Novos Deuses, Sr. Milagre, Darkseid, Povo da Eternidade, etc)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. "Comprei essa edição e estou à espera dela. Não com muita presa pois tenho algumas coisas pra ler mas curioso pra pegar em mãos."


    Oi, gustavo..... blz?

    Uma coisa eu te garanto: essa ed. tá bem caprichada.... impressão de excelente qualidade, capas originais (incluindo as alternativas), esboços (alguns do próprio Kirby), e design de personagens. Em termos gráficos, eu diria q este foi um dos encadernados mais bem produzidos do ano!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. "Pelo que me disseram, esse Popeye aí é a série nova da IDW. Se for, recomendo fortemente porque o material é EXCELENTE!"


    Oi, Hunter..... tdo bem?

    Se for essa fase da IDW tbm será mto bem-vinda.... pois já baixei algumas dessas HQs e achei excelentes mesmo (embora modernas, respeitam o estilo dos clássicos)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. "Pra mim, os melhores e mais visionários materiais produzidos por Kirby são aqueles onde ele acumulava a criação e a arte como: OMAC, Kamandi, Eternos e Novos Deuses."


    Oi, Zé Carlos.... blz?

    Essa fase pós-anos 70 do Kirby foi mto rica mesmo em conteúdo q ele produziu.... até mesmo pra Marvel com a adaptação de "2001", "Homem-Máquina", e "Cap. América & Falcão". Pena q não durou muito, apesar de q ele produziu mta coisa em pouco tempo. Eu tbm gostaria de ver a fase final da carreira de Kirby, com HQs da Era Image pouco conhecidas aqui: "Phantom Force", etc!

    qto ao preço dessa ed. da Mythos.... já andam rolando uns descontos por aí (fique ligado, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...