09/05/2014

"Crise Final" (Prévia): O "Fim" do Universo DC....

A "Crise Final".... É a mega-saga (de Grant Morrison) que pretendia ser o "FIM" do Universo DC (antes dos "Novos 52"). Mas a editora resolveu adiar o final de sua cronologia vigente ("Ponto de Ignição": é que daria início ao reboot). Seja como for, a "Crise Final" foi uma tentativa (frustrada) de ser um épico inesquecível.... e chega agora às livrarias em uma luxuosa: "Ed. Definitiva"!!!

Nesta PRÉVIA.... Vamos analisar os aspectos que funcionaram e os que saíram errado nessa complexa (e confusa) saga, além de avaliarmos o impacto que ela traria à novos e veteranos leitores. Afinal, trata-se de um material destinado à um público muito específico (e que ainda assim, poderá ou não embarcar nessa "Crise")!!!

Confira abaixo, mais uma PRÉVIA exclusiva.....

A "Crise Final".... É a "Ed. Definitiva" do mês na linha DC. Em formato luxuoso: capa-dura, 348 pág, R$ 92 (!) Este encadernadão traz na íntegra a série escrita por Grant Morrison (em 7 partes) e mais algumas edições avulsas de histórias interligadas com a trama (ainda assim, muita coisa relacionada que saía nas revistas regulares da época ficou de fora). Produzida entre 2008 e 2009, esta mega-saga se espalhou em repercussões por diversos títulos mensais, embora a mini-série principal esteja toda contida nesta edição!!!

A trama (com arte de J.G. Jones - "Procurado").... gira em torno de "Darkseid" e os "Novos Deuses": O vilão mata seu próprio filho ("Órion") e se une à Equação Anti-Vida, vindo pra Terra e agindo através de um intermediário chamado: "Libra" pra tentar destruir a "Liga da Justiça" (e quem mais se meter no caminho de seus planos apocalípticos). Parece confuso? Sim, É uma trama confusa... e que se perde em vários momentos exigindo bastante atenção do leitor pra ir "costurando" (durante a leitura) os pedaços da história ao longo da narrativa (que pra complicar ainda mais: mescla flashbacks da cronologia normal com realidades alternativas)!!!

Não vou entrar em maiores detalhes pra evitar "spoilers", mas posso dizer que esta saga traz a "morte" de vários personagens e foi planejada pra ser o "FIM" da DC antes do reboot, só que teve repercussão abaixo da crítica (e recepção "fria" dos leitores). A DC já estava saturando mesmo o público com as mega-sagas anteriores: "Contagem Regressiva" e "Crise Infinita" (que serviam  mais como caça-níqueis pra vender gibis em cima de polêmicas baratas: mortes e ressurreições)!!!

Achei a trama bastante confusa e não fui o único: Busquei avaliações de outros leitores (até em blogs americanos) e percebi que mesmo aqueles mais enturmados com a cronologia DC se perderam na narrativa desta saga (que não transcorre de forma linear, mistura personagens demais - sendo que nem todos tem relevância pra história - e faz muitas referências à eventos de outras revistas - clássicas e atuais: exigindo do leitor um vasto conhecimento prévio do universo DC)!!!

Ou seja: É uma HQ feita pra um público muito específico (leitores veteranos e viciadinhos em detalhes minuciosos da cronologia DC). Não é um material que possa ser indicado à novos leitores (eu não recomendaria) e mesmo pros mais "vividos" em DC, restarão situações mal-explicadas e/ou que entraram em contradição com alguns fatos do passado (nesse caso, eu não sei dizer se isso foi consequência da falta das outras histórias interligadas ou se foram "falhas cronológicas" mesmo: que geraram muitos debates e discussões entre fãs)!!!

A "Crise Final" acaba servindo mais como um tributo ao "4º Mundo" de Jack Kirby mas não escapa de cair em fórmulas manjadas e de ser apenas um "recurso de marketing": Um produto feito pra gerar polêmica, acirrar discussões entre fãs (fazendo a série bombar nas redes sociais) e "empurrar" outros gibis da editora (interligados com a saga). Nesse tipo de caça-níquel ocorrem as mais diversas interferências editoriais e o autor (Morrison) acaba apenas "dançando conforme a música" (é uma HQ bem aquém do padrão do escritor)!!!

Até+

PS: E semana que vem no "Submundo".... Matérias especiais de: "Monstro do Pântano" (Alan Moore), "Hellblazer - Hábitos Perigosos" (Garth Ennis), e "Os Invisíveis - Revolução" (de Grant Morrison)!!!

60 comentários:

  1. Oi Leo!

    Parabéns por mais uma excelente matéria!

    Eu acredito que a Panini só está publicando este encadernado, porque no final desta saga o Batman "morre" ( "e Batman vende", como dizem por aí!), porque esta é a única explicação para ser lançado este encadernado de uma saga, como você já disse acima, "confusa", e que dividiu opiniões, pendendo a balança mais para lado negativo do que positivo.
    Nem vou entrar no mérito da questão de que a DC resolve seus problemas com Crises e Crises, isto é assunto batido, mas, acredito que a DC tem muita coisa boa para ser republicada aqui no Brasil de uma época saudosa e de grande qualidade.
    Depois de Crise nas Infinitas Terras que serviu para "corrigir" problemas cronológicos da Editora, a DC se tornou uma editora de qualidade com histórias originais, modernas e ousadas para a época.
    A grande parte de fãs da DC considera o período pré-reboot dos novos 52 a Cronologia Oficial da DC, já que este novo universo chamado de Novos 52 é apenas um embuste editorial, e que um dia as coisas voltarão a ser como eram.
    Independente disto, este encadernado reflete a era medíocre que a editora passava e que culminou no desespero da mesma em ultrapassar a rival criando a malfadada saga Ponto de Ignição.
    A Panini deveria se fosse o caso republicar a mega-saga 52, que é aquele período de um ano pós- Crise Infinita, em que o Superman perdeu os poderes, a mulher Maravilha largou o manto e assumiu outra função depois de matar Maxwell Lord, e Batman deixou Gotham viajando pelo mundo deixando em seu lugar como protetor da cidade um Harvey Dent curado e com a face reconstruída. Essa Saga foi muito elogiada e é muito bem quista pelos fãs da editora.
    Leo, você comentou num post que "não é um profundo conhecedor do Universo DC", bom sei que é muito difícil ser já que a editora possui mais de 75 anos de história e vira e mexe mistura tudo como realidades paralelas, Terra Um, Dois, etc. Por isso eu te recomendaria dar uma lida no excelente encadernado publicado pela Panini em junho de 2009 intitulado A História do Universo DC, que conta toda a história DoUniverso DC do ponto de vista cronológico.
    Este encadernado foi lançado pós-Crise nas infinitas Terras, e é escrito por Marv Wolfman e ilustrado por George Perez.
    Na época a Panini aproveitou para incluir neste encadernado as mudanças no Universo DC pós-Crise Infinita.
    Se você conseguir achá-lo (já que eu acredito que esteja esgotado) vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  2. "A História do Universo DC, que conta toda a história DoUniverso DC do ponto de vista cronológico."


    Oi, Elcio.... tdo bem?

    Vc não sabe o qto eu me arrependo de não ter comprado esse encadernado da "História da DC" na época em q saiu (hj tá esgotado mesmo).... Eu me considero leigo no universo DC, pois perdi mtas das sagas mais importantes da editora (e por mais coisas q eu tenha lido da DC, parece q nunca é o suficiente pra gente entender bem a cronologia). Eu ainda tenho uma base razoável da fase mais clássica, mas fiquei pensando enquanto lia essa "Crise Final": e os leitores q nunca leram o "4º Mundo" do Kirby? (se já foi complicado pra mim q li toda essa fase do Kirby - anos 70 - e q serve de base pra essa saga, acredito então q deva ter sido uma verdadeira equação quântica pra quem nunca leu esse material, rs)!!!

    Eu já acho q a Panini resolveu publicar a "Crise Final".... mais pra pegar embalo no nome do Morrison (eu soube q o nome dele anda bem "forte" nas vendas e q vão relançar vários materiais assinados por ele - dizem q até o "Zenith" pela Mythos e os "Invisíveis" - q deve chegar nas bancas semana q vem). Mas te confesso q não entendi a logística da Panini em não ter aproveitado pra encadernar tbm a "Contagem Regressiva" e a "Crise Infinita" (q independente da qualidade, devem ser produtos "vendáveis" tbm)!!!

    Seja como for.... A "Crise Final" na real não serviu pra quase nada: foi insuficiente pra "finalizar" a cronologia DC (e servir de trampolim pros "Novos 52"), não consertou as pontas soltas da cronologia anterior (mto pelo contrário: causou ainda mais controvérsias) e quem "morreu" nessa saga.... não ficou mto tempo "morto", rs!

    E não duvido q esses "Novos 52" em seguida necessitem de mais uma "Crise" tbm.... Vejo q algumas situações parecem rumar pro inevitável: Taí a "Guerra da Trindade" e a volta da "Pandora" (qdo eu vi isso aí, já imaginei o q possa vir pela frente, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente é perda de tempo e dinheiro comprando esse encadernado. Das Crises mesmo, só gosto da clássica Crise das infinitas terras, que ela surgiu para consertar a zona que era a DC nos anos 80 e Crise de Identidade.
    Essas megas sagas só servem para interligar as outras revistas e fazerem o leitor gastar mais e mais dinheiro.

    To fora.

    ResponderExcluir
  4. Fala Leo, mais uma vez quero parabenizá-lo pelo blog.
    Quanto ao tema da matéria, crises e + crises, realmente cansa. O que me deixa p%@*o da vida é que com tanto material bom paraser lançado, me vem essa notícia desse relançamento, que além de dividir opiniões é bem recente.
    Há pouco tempo deixei um comentário no hotsite da Panini acerca das reimpressões, e questionando sobre a qualidade duvidosa de tanto material sendo lançado e o que a galera quer ver mesmo no mercado está esquecido. Isso já deve ter uns dois meses e sabe o que aconteceu: meu comentário até hoje está aguardando moderação!! Isso mostra que não querem ouvir os leitores, fazem de tudo para empurrar goela abaixo o que eles querem. O que seria melhor ser relançado: Olongo dia das Bruxas e Terra X ou Crise...?

    ResponderExcluir
  5. Fala, Leo! Excelente análise deste encadernado. Eu que ainda não fiz a leitura agora já sei o que esperar. Lembro que a DC realmente não teve como emplacar o reboot nessa saga e até gostei do que fizeram em Ponto de Ignição. Sobre o preço, consegui por menos de R$ 60,00 na Saraiva durante a pré-venda e estou aguardando o envio. Mais uma vez parabéns pelo blog! Abs

    ResponderExcluir
  6. Batman: O Retorno de Bruce Wayne entrou em Pré-Venda, vale a pena?

    ResponderExcluir
  7. Fugindo do tema do post: sai ou não sai esse ano Carl Barks pela ABRIL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão relançar , sempre quis é a melhor coleção da Disney?

      Excluir
  8. SUPERMAN devia trabalhar de agente funerário,primeiro carrega SUPERGIRL (presunta) depois o BATMAN (presunto) nos braços.
    Pena q o tio GRANT tbm apelou pra uma morte dramática pra coroar sua ''megasaga'',povo acredita q a morte resolve tudo...

    ResponderExcluir
  9. Por esse preço eu já deixei passar várias boas sagas...

    ResponderExcluir
  10. "Essas megas sagas só servem para interligar as outras revistas e fazerem o leitor gastar mais e mais dinheiro."


    É bem nessas mesmo, Marcelo.....

    o grande esquema de vendas dessas mega-sagas é ajudar a vender outras revistas no mesmo "pacote": Raramente uma saga assim acaba sendo "fechada" nela mesma.... Há repercussões e desenvolvimentos de plots em várias revistas paralelas (pra fazer o leitor comprar tanto a saga principal qto as revistas mensais q trazem suas consequências)!!!

    Isso torna a leitura desses encadernados ("Crise Final", "Guerra Civil", "Invasão Secreta", etc).... uma colcha de retalhos: pois todos esses encadernados de mega-sagas trazem apenas a mini principal (e ignoram todo o resto)!!!

    Pelo menos a "Crise" clássica (dos anos 80) tbm ganhará sua "Ed. Definitiva" em breve: essa sim, valerá a pena (pois pode ser melhor entendida sem precisar ler mais nada)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. "Isso mostra que não querem ouvir os leitores, fazem de tudo para empurrar goela abaixo o que eles querem. O que seria melhor ser relançado: Olongo dia das Bruxas e Terra X ou Crise...?"


    E aí, Maycon..... blz?

    Esperar resposta dos editores da Panini nesses sites oficiais é algo q existe MUITA paciência dos leitores mesmo, rs.... Eles não tão nem aí, tanto é q inventaram uma desculpa furada pra terem deletado o antigo "Fórum Panini": Vieram com um papinho de q tinha sido hackeado e tal: mentira deslavada, rs... eles mesmos q apagaram o fórum pq não aguentavam mais os leitores (e olha q a galera desse fórum até q era bem mais civilizada e educada q a maioria q comenta nesses hotsites oficiais: até eu frequentava o tal fórum na boa.... e vou te dizer q entre os fóruns de gibis o da Panini era o melhor pra debates e troca de informações)!!!

    E o pior de tudo em esperar essas respostas nos hotsites.... é q qdo aparece algum editor pra responder, ele raramente vai (de fato) responder a sua dúvida: no máximo vão te mandar um: "SEM PLANOS no MOMENTO" (essa frase já virou um clássico da má-vontade em responder os leitores, rs)!!!

    Abs! (e valeu por estar curtindo o blog)!

    ResponderExcluir
  12. "Fala, Leo! Excelente análise deste encadernado. Eu que ainda não fiz a leitura agora já sei o que esperar. "


    Valeu mesmo, Fernando.....

    Eu nunca tinha lido essa saga na época (apenas acompanhei as notícias na mídia).... e resolvi ler ela inteira agora só pra escrever esta postagem (tem coisas q eu só leio por causa do blog mesmo, rs). Assim, a minha visão (e análise) acaba sendo a de um leitor diante de um material NOVO q acabou de conhecer. E dessa forma, ao invés de simplesmente elogiar ou detonar as coisas q eu leio: procuro sempre apontar os pontos positivos e negativos pra q os demais leitores tenham justamente uma ideia básica do q esperar!

    Certamente eu teria me decepcionado BASTANTE, se eu tivesse comprado esse encadernado sem ter lido antes (ainda mais pelo preço de capa).... Por isso q eu tbm sempre recomendo q na dúvida, o melhor é baixar um scan e dar uma olhada prévia no material pra ter certeza se vale (hj em dia gibi tbm é "investimento", hehe)!!!

    Se bem q por 60 reais.... foi um desconto considerável: Depois q vc ler, diz aí o q achou tbm, blz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Batman: O Retorno de Bruce Wayne entrou em Pré-Venda, vale a pena?"


    Não li essa.... mas encontrei neste LINK abaixo uma análise gigantesca sobre essa saga q é sequência direta da "Crise Final" (confira):

    http://osantuario.com/2013/11/03/batman-o-retorno-de-bruce-wayne-ate-o-fim-dos-tempos/

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Fugindo do tema do post: sai ou não sai esse ano Carl Barks pela ABRIL?"


    Oi, Alexandro..... blz?

    Eu espero sinceramente q saia sim.... mas já vi o próprio Maffia falando q a Abril tava "repensando" o formato e o melhor momento de relançar o Barks.

    Acredito q eles estejam esperando o resultado de vendas dos 2 encadernados de luxo q lançaram.... pra ver se valerá a pena lançar o Barks nesse formato capa-dura. Pelo q eu vejo nas livrarias, o "Mistério dos Signos" parece estar se saindo bem (esgotou em vários locais), já o "Dragon Lords" (mesmo sendo bem mais barato) ninguém parece querer, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "SUPERMAN devia trabalhar de agente funerário,primeiro carrega SUPERGIRL (presunta) depois o BATMAN (presunto) nos braços."


    Pior, né? haha... só agora q eu fui me ligar q é a MESMA cena só trocando o cadáver nos braços, rs!!! O "Batman" tbm adora segurar um defunto nos braços nessa mesma pose dramática.... ele já fez isso com uns 2 "Robins" tbm!

    E é impressionante como apelam pra esses recursos manjados de matar personagens em cada mega-saga (Tbm mataram o "Besouro Azul" na "Contagem Regressiva" - e q aparece nos braços do Batman numa capa famosa, rs).... e mais impressionante ainda é saber q alguns leitores ainda se empolgam com essas mortes fajutas, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Por esse preço eu já deixei passar várias boas sagas..."


    Eu tbm, Mauricio.....

    90 contos não é lá uma graninha fácil de se conseguir (e faz falta no orçamento do mês - ao menos pra mim, rs)!!!

    Eu pagaria esse preço por uma "Crise nas Infinitas Terras", por exemplo.... ou alguma outra saga do mesmo naipe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. Oi, LEO, tudo bem?

    Essa eu já ia deixar passar mesmo... Umas das razões de eu ter me afastado um pouco das HQs de super-heróis são justamente essas mega-motherfuckin' sagas cataclísmicas. Já estava irritado com todo o dramalhão em torno da morte de alguns personagens só para depois retornarem como se nada tivesse acontecido. Para mim, isso soa como picaretagem caça-níquel. O preço desse também não é muito convidativo, hein?

    Aqui, já comprei o Hellblazer e esse sim, vale o investimento! E devo tentar fazer um rolo com a edição da Pixel no sebo, porque arranjar alguém que compre vai ser muito difícil, rs! Estou aguardando OS INVISÍVEIS, pois já foi anunciado pras bancas.A Panini pretende lançar a série completa? Pergunto porque não me dou nem mais ao trabalho de procurar notícias em outros sites... Eu já consulto tudo por aqui, rs!

    Abraço e até!

    ResponderExcluir
  18. Leo se eu comprar terra x sou obrigado ater os outros dois volumes?

    ResponderExcluir
  19. Esse preço ta muito caro pela qualidade do material, umas das piores sagas do mundo dos super-herois.

    ResponderExcluir
  20. "Estou aguardando OS INVISÍVEIS, pois já foi anunciado pras bancas.A Panini pretende lançar a série completa? Pergunto porque não me dou nem mais ao trabalho de procurar notícias em outros sites... Eu já consulto tudo por aqui, rs!"


    Oi, Alexandre..... tdo bem?

    Valeu mesmo pela consideração, rs.... Eu e o "X-9" (q me repassa informações direto do forno) agradecemos, hehe. E pode ficar tranquilo q a ideia é publicar toda a série dos "Invisíveis" mesmo: o q aliás, será algo INÉDITO no Brasil (já q essa série nunca foi continuada aqui)!!!

    Só não se sabe ainda qtas ed. essa série terá aqui.... mas posso te adiantar q NÂO será nos moldes da coleção original: Aqui, a Panini vai alterar a quantidade de histórias por edição e dividir encadernados tbm. Nesse caso, termos poucas alternativas mesmo, já q um dos TPs gringos tem apenas 4 histórias (pouco pra um encadernado) e o último tem 12 histórias (o q já fica demais pra um encadernado econômico, rs)!!!

    e um camarada meu falou q chegou na loja aqui de POA hj: o "Monstro do Pântano" (Moore).... antes do previsto (pena q não pude ir na loja hj, mas tenho q agilizar a matéria sobre esses novos lançamentos da Vertigo). Não perca a partir desta segunda aqui no blog: "Monstro", "Hellblazer" e "Invisíveis".... 3 matérias exclusivas sobre 3 séries polêmicas!

    Abs!

    ResponderExcluir
  21. "se eu comprar terra x sou obrigado ater os outros dois volumes?"


    Não... só o 1º já basta (só tenho esse tbm)!

    Até+

    ResponderExcluir
  22. "Esse preço ta muito caro pela qualidade do material, umas das piores sagas do mundo dos super-herois."


    Oi, Renan..... Eu nunca pensei em fazer um TOP 10 das PIORES sagas q já li:

    mas a "Crise Final" provavelmente estaria na lista (qdo uma história é confusa demais, é pq não tem uma história pra ser contada). Porém, no topo dessa lista estariam: "Massacre Marvel", "Essência do Medo", e "Planeta dos Condenados" (essa eu acho q foi a pior da DC q eu li, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. Não li essa.... mas encontrei neste LINK abaixo uma análise gigantesca sobre essa saga q é sequência direta da "Crise Final" (confira):

    http://osantuario.com/2013/11/03/batman-o-retorno-de-bruce-wayne-ate-o-fim-dos-tempos/


    ----------
    Obrigado pelo link, mas gostaria de uma opinião sua para eu poder compra-lo ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, brother.....

      Só q eu vou ter q baixar essa série do "Batman" pra poder conferir.... tentarei fazer isso assim q puder e depois comento aqui no blog, blz?

      Mas nesse link aí, já deu pra gente ter uma boa ideia do q esperar.... "Batman" vivendo na pré-história? haha: me pareceu mta "forçassão" de barra. Duvido mto q saia algo q preste dessa história, mas em todo caso, tentarei ler pra poder avaliar de repente já no próximo "Review" aqui do blog, blz?

      Abs!

      Excluir
  24. Não... só o 1º já basta (só tenho esse tbm)!

    ----
    Os outros são tão bons quanto este?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não.... eu só comprei "Terra X" (q é excelente) pq achei os outros 2 mto fracos (apenas regulares). Seja como for, o 1º tá esgotado e nem sinal de republicarem essa por enquanto!!!

      Até+

      Excluir
  25. Leo olha isso:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-557425251-terra-x-panini-novalacrada-raridade-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha.... R$ 650 (!)

      Não sei quem mereceria mais uma vaga no manicômio: o vendedor ou quem pagar esse preço por um gibi, rs....

      Abs!

      Excluir
  26. Léo, fui informado que na semana do fest, teve o crise final. Até ai, beleza, mas ele foi lançado antes dos EUA (o encadernado só iria sair um tempo depois...bizarro, não?) Falando nisso, já chegou a maioria dos lançamentos nas bancas, menos o monstro do pântano, que já tem na Comix. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela informação.... eu não sabia dessa: antes dos EUA, hein? (quem diria: rapidez padrão Fifa nesse caso, rs)!

      qto aos lançamentos em bancas.... me disseram q saiu em SP: "Hellblazer", "Invisíveis" e "Demolidor 4" (entre os q me chamaram mais atenção). Mas na loja aqui do sul chegou o "Monstro do Pântano" (vou lá conferir amanhã)!!!

      Abs!

      Excluir
  27. Valeu pela resenha, Leo.

    Tava querendo comprar pra aproveitar os últimos resquícios da antiga DC... mas só de saber que é uma história confusa, já não sei se compro.

    De história confusa já chega "A era do Apocalipse" dos X-men... em que botaram tanta história paralela de outras revistas secundárias naqueles encadernados que no final meu cérebro tava explodindo de irritação.

    Depois dessa experiência traumática, nunca mais quis saber de saga maldita nenhuma.

    ResponderExcluir
  28. Salve Léo!!! Belezinha?

    Acho que o principal motivo desta saga estar sendo republicada deve ser por conta dos futuros encadernados da fase Batman & Robin do Morrison. Como o Morcegão "morre" nesta saga, vai ser um importante complemento pra galera que está acompanhando os encadernados da fase do careca maluco.
    Comprei na época da minissérie e achei algo "sem pé e nem cabeça". Até a arte, apesar dos bons artistas envolvidos, estava apenas razoável. Pelo menos é uma boa grana que vou economizar deixando de lado este material.

    Abs

    ResponderExcluir
  29. Beleza Leo!!
    Eu acompanho o universo DC e suas "crises" há muito tempo e não fiquei muito à vontade com essa crise final.Realmente foi só sensacionalismo em cima do nome do Grant Morrison,por causa de tudo de bom que ele vinha fazendo antes(we3,7soldados da vitória,all star superman)para a editora.Aí então,deram carta branca pro cara e ele pirou na batatinha da cronologia com suas questões de fanboy sobre o quarto mundo e como seria provavelmente o fim do universo DC.Tentou solucionar uma equação que na verdade só levantou mais dúvidas e confusão na mente dos leitores!

    Apesar dos altos e baixos da ligação meio que forçada com a crise final,a fase do Morrison no Batman foi demais!!
    Bruce Wayne perdido no tempo e a trama do seu retorno por mais que tenham coisas medonhas,são bem melhores na sua estrutura e divertidas em suas referências e homenagens à mitologia do morcegão,junto das pirações com coisas antigas que o escocês maluco gosta de resgatar e aprontar.

    ResponderExcluir
  30. "De história confusa já chega "A era do Apocalipse" dos X-men... "


    Olha, Snoopy Maldito.... eu tô pra dizer q a "Crise Final" fica pau a pau com a "Era do Apocalipse" no quesito: "confusão"!!!

    Pra vc ter uma ideia... o Morrison nem tinha terminado de escrever a saga, e outros autores cruzando o caminho ao escreverem as histórias q saíam nas revistas interligadas. Assim, pelo q li a respeito num blog gringo q analisou os bastidores da produção dessa saga.... o Morrison tinha q fazer "ajustes" a cada novo capítulo pra não "atropelar" o q os demais autores faziam nas mensais. Isso deve ter aumentado a salada pra cacete, hein?

    Acabou virando um remendo de um monte de coisas rolando ao mesmo tempo.... Aí do nada meio q rolam umas brigas entre restolhos (pra não deixar a trama tão parada) e segue o baile: Lá pelas tantas rolam algumas mortes (pra aumentar o impacto nos leitores) e vai nesse ritmo até o fim!

    Pelo menos ela dura menos q a do "Apocalipse", hehe....

    Abs!

    ResponderExcluir
  31. "Acho que o principal motivo desta saga estar sendo republicada deve ser por conta dos futuros encadernados da fase Batman & Robin do Morrison. "


    E aí, Luiz.... tdo bem?

    Bem lembrado.... tem esse "tijolão" do "Batman & Robin" (do Morrison) mesmo, e acho q essa "Crise" pode ter sido incluída no "pacote"!

    Tbm comentaram num dos posts acima q entrou em pré-venda o encadernado: "O Retorno de Bruce Wayne" (q tbm pode ter influenciado a publicação dessa "Crise"). Sem falar tbm q a overdose de Morrison vai ser pesada daqui pra frente.... Já saiu "Os Invisíveis" nas bancas, e dizem q até o "Zenith" tá com boas chances de ser republicado (pela Mythos)!!!

    O Morrison tá q é o "rei da cocada preta" no mercado nacional, rs (dizem até q já se fala tbm no "Homem-Animal" à qq momento - será? qq novidade a respeito, estarei ligado: pois esse material me interessa tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  32. "Eu acompanho o universo DC e suas "crises" há muito tempo e não fiquei muito à vontade com essa crise final.Realmente foi só sensacionalismo em cima do nome do Grant Morrison,por causa de tudo de bom que ele vinha fazendo antes(we3,7soldados da vitória,all star superman)"


    E aí, andre.... blz?

    Pois é, os fãs do Morrison q esperavam ver na "Crise Final" um trabalho da mesma qualidade (alta) dessas outras séries q vc citou (em especial a ótima: "7 Soldados da Vitória" e a consagrada: "Grandes Astros Superman").... fatalmente poderão se decepcionar.

    A culpa nem deve ter sido tanto do Morrison nesse caso.... pois creio q possa ter havido mta interferência editorial e ele tbm teve q "adequar" a trama conforme transcorriam as séries paralelas nas mensais). Seja como for, o resultado final não se parece mto com uma obra assinada pelo Morrison (tem poucas das características habituais dele no roteiro)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  33. Léo, eu tenho O Retorno de Bruce Wayne completo que saiu publicado na Revista A Sombra de Batman de maio a outubro de 2011. Eu não aconselho a ninguém comprar este encadernado, uma vez que a história foge e muito do padrão do personagem, que é um justiceiro urbano, que lida com a violência das ruas, etc. Quem gosta deste Batman não vai gostar desta saga nonsense do herói.
    Aqui ele é jogado no tempo após seu confronto com Darkseid, e desmemoriado vai viajando no tempo da pré-história até os dias atuais. O mais bizarro é ele aparecer na década de 30 logo após a morte de seus pais, investigando a suposta morte fajuta de seu pai e conhecendo a sua avó desequilibrada e seu avô inválido e catatônico.
    É um monte de baboseira psicodélica e nonsense com objetivo de mostrar a origem sobrenatural do Dr. Hurt, vilão principal da Saga Batman - Descanse em Paz. A arte de cada capítulo da Saga é feita por um artista diferente, e varia de regular a muito ruim.
    Quem tiver curiosidade sobre esta saga procure primeiro em sebos que ainda deve ter algum (ns) exemplar (es) da revista, ou leia os scans antes de arriscar a gastar grana com este encadernado duvidoso.
    Muita gente considera Grant Morrison um gênio inovador dos quadrinhos e tal, infelizmente eu discordo disso, não enxergo nada do que falam dele em suas obras, aliás, eu acho a fase dele no Batman até a "morte" do herói apenas regular, e este retorno do herói da "morte" ruim demais, ou seja, nada do que falam e elogiam.
    Não quero ofender nenhum fã do escritor escocês, esta é minha opinião sobre os trabalhos dele, uma vez que "não enxergo" a tal genialidade dele.
    Porém, eu gosto do trabalho dele em LJA, Homem Animal, WE3, Patrulha do Destino. Pra mim Morrison é um escritor irregular como J.M.Straczynski que quando acerta, acerta bem, mas, quando erra... erra feio!
    Não vejo ele como Frank Miller (o de antigamente, antes de ser substituído por um Skrull, como dizem por aí!), Bendis, Alan Moore, Roger Mckenzie, Roy Thomas, Marv Wolfman, John Byrne, Ed Brubaker, Dennis O'Neil.
    Leo, sei que você irá ler esta saga para um futuro review aqui no Blog, ficarei no aguardo de sua opinião se recomenda ou não este encadernado.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  34. Eai Leo blz?
    Estou com algumas duvidas e quando isso ocorre tenho recorrido a vc rsrsrsrsrsrsrs. Ando pesquisando sobre a saga Preacher (tenho ouvido boas recomendações) e vi que ela possui 9 ed., quais delas já foram lançadas aqui?
    e elas são diretamente interligadas?
    vlw

    ResponderExcluir
  35. "Aqui ele é jogado no tempo após seu confronto com Darkseid, e desmemoriado vai viajando no tempo da pré-história até os dias atuais. O mais bizarro é ele aparecer na década de 30 logo após a morte de seus pais, investigando a suposta morte fajuta de seu pai e conhecendo a sua avó desequilibrada e seu avô inválido e catatônico."


    Oi, Elcio..... tdo bem?

    Só por esse parágrafo q vc relatou aí, já me lembrou daquela fase comédia/surreal do "Batman" nos anos 50/60 (tipo aquelas histórias q saíram no especial de "Casos Inexplicáveis", rs). Já tivemos o Batman-cacique, o Batman-gordão, o Batman-com-superpoderes, o Batman-King-kong, o Batman-zebra, o Batman-bebê, o Batman-alienígena, o Batman-velhinho.... e agora: o Batman na Pré-História e viajando através do tempo, rs!!!

    Durante a semana eu deverei baixar esse material pra poder incluir o próximo encadernado num futuro "review".... mas dificilmente recomendarei algo assim, pois tbm prefiro o material mais sério e urbano do "Batman" (se for pra ver e curtir essas bizarrices, aí eu recomendaria então a fase clássica de uma vez: onde pelo menos essas esquisitices pareciam ser mais divertidas e despretensiosas)!

    Valeu tbm pela dica.... pra quem quiser procurar a ed. mais econômica da "Sombra do Batman" onde saiu essa história (melhor do q gastar os tubos num encadernado de luxo pra isso)!

    qto ao Morrison.... eu sempre comentei aqui q acho ele bastante irregular. Já li ótimas HQs dele ("Homem-Animal", "Marvel Boy", "E de Extinção").... mas tbm li várias outras apenas medianas ("Crise Final" e os 2 últimos arcos dos "Novos X-Men": q eu achei mto fracos em comparação com o seu começo nos XM). Porém, sua obra-prima parece ser mesmo "Os Invisíveis" (q eu tô lendo INTEIRA agora em scans - pra poder escrever a matéria desta semana aqui no blog): até o momento, tá sendo a melhor coisa q já li do Morrison!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. "Ando pesquisando sobre a saga Preacher (tenho ouvido boas recomendações) e vi que ela possui 9 ed."


    Oi, Guilherme..... tdo bem?

    Sim, a série completa tem 9 ed. e a Panini já lançou 6 delas: as 3 primeiras e as 3 últimas (faltam só as ed. 4 a 6). E toda a saga de "Preacher" é interligada: Vale mto a pena colecionar pois é a melhor série da Vertigo e uma das melhores HQs de todos os tempos (na minha opinião)!!!

    Já fiz 3 matérias sobre a série (repletas de curiosidades e capas originais). Se quiser dar uma olhada, são estes 3 LINKS abaixo:

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/09/preacher-o-alamo-o-final-da-serie.html

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/10/preacher-parte-2-deus-e-o-diabo-na.html

    http://submundo-hq.blogspot.com.br/2011/10/preacher-parte-3-todos-os-pecadores.html

    Abs!

    ResponderExcluir
  37. E Léo: To ansioso pelo próximo Transmetropolitan!

    ResponderExcluir
  38. Barks não sai este ano. Dragon Lords, teve uma tiragem 3 vezes maior que o misterio dos signos.

    ResponderExcluir
  39. Fala,Léo!
    Bom, consegui este encadernado por R$ 63,00 na saraiva (na expectativa dos nomes envolvidos: roteiro, arte e os personagens), e vamos ver no que vai dar...
    De qualquer forma, o lançamento vai de encontro a tendência de alto ritmo de lançamentos e encadernados especiais (isso é muito bom, com material para todos os gostos).
    Sobre a DC (a editora das lendas!), confesso que tenho uma enorme preferência pela Marvel (desde a infância, seja no incomparável catálogo de personagens, medalhões e secundários- estes variáveis na hierarquia, conforme o destaque da editora- porém muito mais numerosos e relevantes dentro da mitologia, com períodos de protagonismo.).
    Todavia não embarco na rixa Marvel x DC, pois admiro os ótimos trabalhos de ambas através dos tempos. E realmente, apesar de "inferior", a DC já produziu obras-primas (Crises na Infinitas Terras, O Cavaleiro das Trevas, Ano Um, Monstro do Pântano, Titãs de Wolfman e Perez, All Star Superman entre outros).
    Esta rivalidade entre as editoras com as recentes aquisições, vem se tornando competições entre megaconglomerados (Disney x Warner), o que pode asfixiar aquela velha chama de originalidade e vanguarda, própria dos quadrinhos.
    Abs.

    ResponderExcluir
  40. "To ansioso pelo próximo Transmetropolitan!"


    Oi, Alexandro.... Fique tranquilo q o Vol. 5 sairá no 2º semestre:

    Ah, e depois dele faltará só mais um pra encerrar a série (serão 6 Vol. ao todo)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  41. "Barks não sai este ano."


    É uma pena q não saia.... da linha Disney, essa do BARKS é a coleção q eu mais aguardo!!!

    Espero q pelo menos pro ano q vem ela esteja garantida....

    Abs!

    ResponderExcluir
  42. "Todavia não embarco na rixa Marvel x DC, pois admiro os ótimos trabalhos de ambas através dos tempos."


    Oi, Victor.... tdo bem?

    Eu penso da mesma forma q vc nesse caso.... eu sou "marvetinho" desde moleque (me criei lendo Marvel pela RGE), e minha preferência será sempre pela Marvel (é como se a Marvel fosse o meu "TIME": a camisa q eu visto). PORÉM, eu me considero bastante imparcial em relação à DC tbm: pois aprendi (com o passar do tempo) a apreciar as grandes fases e histórias da DC (e hj já estou bem melhor enturmado com esse universo tbm)!!!

    Eu diria até q hj em dia.... eu compro bem mais títulos da DC do q da Marvel (somando a linha Vertigo, é claro: q lidera minhas compras de encadernados do mês). Da Marvel eu tenho ficado SÓ com o material clássico (qdo sai em coleções e encadernados: ou se for alguma HQ interessante da linha MAX - por exemplo)!!!

    Acho ambas (Marvel e DC) bem fracas nas suas linhas atuais de mensais.... mas ambas oferecem boas opções de sagas fechadas e seleções de clássicos em encadernados. Não adianta: pra gente ler os MELHORES gibis de heróis hj em dia, tem q se revezar entre as 2 editoras e peneirar o q as 2 oferecem de bom!

    Abs!

    ResponderExcluir
  43. Tenho vontade de ler os INVISÍVEIS do tio MORRISON mas ultimamente meu saco anda pequeno para o mundo dos quadrinhos,compro mais por colecionismo do q pela leitura,e ainda tem aquele esquema do simbolo q a gente olha e tem q bater ''bronha'' no mesmo horário para o titulo vender,vai q a PANINI pede a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  44. Leo o que você acha da arte dos anos 90? Eu sinceramente adoro, eu acho que por crescer naquela época tenho um carinho especial. Adoro a estética e os traços dos corpos, principalmente das mulheres, o que menos gosto é do Rob Liefild pois tem vezes que ele exagera demais.

    ResponderExcluir
  45. O problema da DC e que apesar dos Medalhões fodásticos, os restolhos são péssimos. Diferente da Marvel que têm personagens secundários melhores e sabe utilizar melhor os seus restolhos.

    ResponderExcluir
  46. "Tenho vontade de ler os INVISÍVEIS do tio MORRISON mas ultimamente meu saco anda pequeno para o mundo dos quadrinhos"


    Oi, AnAteus.... Eu te confesso q não esperava mto dos "Invisíveis", mas me surpreendi positivamente com a série e já passou a ser uma das minhas favoritas da Vertigo (tô lendo ela em scans atualmente, mas vou colecionar os encadernados tbm)!!!

    é uma série mto louca mesmo (Morrison chapadaço escrevendo: deve ter entupido as veias de LSD pra escrever esse gibi).... e a gente acaba entrando na "trip" tbm: pois mesmo sendo uma "viagem" pirada, existe uma trama bem inteligente sustentando a trama e os diálogos são mto bons). Ainda tô na metade, mas durante a semana eu postarei uma matéria exclusiva aqui sobre essa série: vai ser a semana da Vertigo aqui no blog)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que Matrix foi inspirado nessa hq.

      Excluir
  47. "o que você acha da arte dos anos 90?"


    Bem, aí depende do artista mesmo.... tem alguns q eu gosto e outros q eu detesto, rs. Meus favoritos dessa época são: Jae Lee (Inumanos), Romitinha, Alex Ross, Jim Lee (tbm gosto do jeito q ele desenha a "Psylocke" e a "Vampira"), Simon Bisley (Lobo, Sláine), Ed Benes (um dos melhores artistas pra desenhar mulheres), entre vários outros!

    Mas tinha uns q eram sem condições mesmo, rs.... Liefeld, Silvestri, Andy Kubert (nunca gostei desse artista), Humberto Ramos, e uma porrada de caras q faziam desenhos nas coxas (e não evoluíram o traço até hj)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EDUARDO CESAR13/05/2014, 21:51

      Acho que vai ser a 1ª vez que discordo de vc. Marc Silvestri e os irmãos Andy e Adam (filhos do lendario Joe Kubert), na minha humilde opinião, são demais e marcaram sua época (lembra do Kazar revitalizado nas edições Marvel final dos anos 90 e qualquer coisa?). Já Liefeld e Ramos...esses sim são comédias...(porém estão até hj na ativa, devem ter um público próprio que gosta!). Abs

      Excluir
  48. "O problema da DC e que apesar dos Medalhões fodásticos, os restolhos são péssimos. "


    Pior, né?

    A Marvel fez bem em tornar seus restolhos fracassados assumidos (teve uns q até formaram uma equipe: "Legião dos Perdedores".... só com os mais infelizes: "Gibão", "Mancha", "Cangurú", "Urso Pardo"). Fazer desses personagens ridículos algo mais cômico foi uma decisão acertada, pois o leitor passou a simpatizar por eles!!!

    Já a DC eu acho q tentou levar a sério demais personagens ruins.... e ficavam insistindo em torná-los interessantes (não perceberam q era hora de parar de tentar emplacar restolhos q jamais dariam certo e fazer deles coadjuvantes engraçados ao menos: na falta de carisma, nada melhor q fazer graça com "piadas prontas" q são essas figuras, rs)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  49. "Dizem que Matrix foi inspirado nessa hq."


    Bem lembrado.... é isso aí mesmo: "Matrix" foi inspirado nesse gibi e tbm nuns animes japoneses - de onde tiraram o visual (pelo q eu li numa revista na época do filme)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  50. "Só digo que tenho a lamentar pelos novos 52."


    Oi, Fabiano..... tdo bem?

    Eu tbm achei esses 52 DCpcionante (com o perdão do trocadilho, rs).... Pouquíssima coisa realmente se salva nessa linha e acho (particularmente falando) q a DC estava bem melhor ANTES do tal reboot. Mas agora já era, e resta apenas sabermos qto tempo levará até um novo reboot, "crise", ou alguma mega-saga q desconsidere tudo isso e faça a DC voltar ao q era antes (há quem acredite q haja essa possibilidade sim)!

    Já a "Crise Final"..... além de bastante confusa, é tbm uma leitura meio maçante em certos momentos (cochilei de verdade mesmo na frente do PC lendo esses scans, rs). Vc faz em bem em voltar a atenção pra antigos formatinhos: tem mta coisa boa q saiu pela Abril (e q talvez jamais seja republica em formato maior)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  51. "lembra do Kazar revitalizado nas edições Marvel final dos anos 90 e qualquer coisa?"


    Oi, Eduardo..... blz?

    Acho q essa fase do "Ka-zar" q vc fala é uma q saiu na revista "Marvel 99", né? Se for, eu tenho ela nessa revista mesmo.... mas te confesso q nunca gostei do traço do Andy Kubert mesmo (eu não quis dizer q ele é ruim q nem esses outros citados: mas particularmente não gosto da fisionomia dos rostos q ele desenha). às vezes acontece de a gente não simpatizar mto com determinada arte, por mais famoso e consagrado q o artista seja, rs!

    Pra vc ter uma ideia.... eu não comprei: "Wolverine - Origem" só pq era desenhada por ele. Já a revista "Marvel 99" eu não tive escolha: fui "obrigado" a comprar por causa do "Deadpool", hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  52. "Vão relançar , sempre quis é a melhor coleção da Disney? "


    Sim.... a Abril vem prometendo um relançamento da coleção do BARKS. E é a melhor coisa da Disney mesmo (foi o q definiu todo o u8niverso dos patos)!

    Abs!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...