31/12/2020

"Retrospectiva 2020": Os Fatos e Lançamentos Que Marcaram o Ano...

2020: O ano em que a Terra parou (literalmente)... Diante de uma pandemia em escala global, com um vírus que matou milhões, quebrou inúmeras empresas, acentuou a crise econômica no Brasil e no mundo, a última coisa que pareceria importar às pessoas eram os GIBIS. Mas pra espanto geral da nação, o mercado de HQs BOMBOU num ano tão atípico e inusitado quanto este! 

Foram diversos lançamentos em quadrinhos... E nesta "Retrospectiva 2020", listei os 50 fatos e HQs mais importantes E/OU polêmicos do ano (claro que teve muito mais coisas além disso, mas elaborei esta lista com base nos assuntos mais comentados aqui no "Submundo" ao longo destes últimos 12 meses)!

Confira abaixo, e Feliz 2021 pra todos os leitores do "Submundo":

1) "Superalmanaque TEX" Nº1: Estreia com a clássica saga: "A Grande Intriga" (um TIJOLÃO com 516 pág)!  
2) "X-Men - 2º Gênese": O surgimento dos "Novos X-Men" (anos 70) agora num encadernado de luxo da Panini (capa metalizada)!
3) "Batman - O Cav. das Trevas III: A Raça Superior" (encadernado de luxo)!
4) "Moonshadow": De J.M. Dematteis & Jon J Muth, retorna em edição definitiva pela P&N!
5) "Coringa": O filme de origem do "Palhaço do Crime" arrebata o Oscar de melhor ator pra Joaquim Phoenix (filmaço mesmo)!
6) "Aves de Rapina": O filme é um panfletário manifesto feminista, mas até que diverte com boas e violentas cenas de ação (mesmo assim, nem a "Arlequina" salvou o desempenho nas bilheterias)!  
7) "Cap. América - Novas Ordens Mundiais" (de Ed Brubaker): É um dos últimos títulos do selo "Marvel Deluxe" (da Panini), cancelado por já ter cumprido a proposta de republicar a fase Marvel anos 2002-2015!
8) "Batman NOIR" (de Eduardo Risso): E com roteiros de Brian Azzarello (a mesma dupla de "100 Balas")!
9) "Zero Hora - Crise no Tempo": Encadernado capa-dura de uma mega-saga DC dos anos 90! 
10) "Batman - Décadas": Coleção de 8 miniaturas da Eaglemoss comemorando os 80 ANOS do morcego (1 figura pra cada década)!
11) "Homem-Aranha: Ed. Definitiva" (Vol. 3): A Estreia da Fase de Stan Lee & John Romita!
12) "Batman - A Queda do Morcego": A mega-saga é encadernada em 3 Vol. parrudos pela Panini! 
13) "Crepúsculo": Uma reinterpretação radical dos clássicos heróis espaciais dos anos 1950 da DC, por Howard Chaykin & García-López!
14) "Justiceiro - Pelotão" (de Garth Ennis): Marca a volta do escritor de "Preacher" às HQs do "Matador de Criminosos" (e pelo selo Marvel MAX)!
15) "CHM - Mestre do Kung Fu 12" e "CHM - Paladinos Marvel 12" (Cav. da Lua): São as ÚLTIMAS edições do selo "Coleção Histórica Marvel" (cancelado por mudanças de linha editorial - a Panini iria reformular seus formatos de materiais clássicos pra Marvel)!
16) "Novos Mutantes - Filhos da Guerra": O lendário escritor Chris Claremont e o magnânimo desenhista Bill Sienkiewicz se reencontram mais uma vez neste especial da equipe!
17) "Mágico Vento": Tem seu 1º número (Forte Ghost) republicado em 100 pág (R$ 28,90), diferente da versão deluxe que estava sendo publicada em capa-dura pela Mythos!
18) A "Liga Extraordinária - A Tempestade" (de Alan Moore): Finalmente, chegamos ao FIM das aventuras da "Liga" neste ÚLTIMO Vol. da saga (que levou 20 ANOS pra ser contada). A carreira de Alan Moore nas HQs também se encerra por aqui (ele se aposentou do mundo dos quadrinhos)!
19) "Wood & Stock" (de Angeli): Depois de encadernados com compilações integrais de "Rê Bordosa" e "Bob Cuspe", Agora é a vez dos 2 hippies mais "loucões" das tirinhas de jornal e da revista "Chiclete Com Banana"!
20) "Homem-Aranha - História de Vida": Em "Amazing Fantasy 15", de 1962, Peter Parker, um garoto de 15 anos, é picado por uma aranha radioativa e se torna o Homem-Aranha. 58 anos se passaram no mundo real desde então - Mas o que aconteceria se o mesmo tempo passasse para o Peter? 
21) "Marvel Saga - Homem-Aranha" Vol. 1 (De Volta ao Lar): Nova coleção na área, que reprisa no Brasil a fase de Straczynski/Romitinha!
22) "Tartarugas Ninja" + "O Máskara": A P&N encaderna o material clássico de 2 das mais populares franquias dos anos 90!
23) A "Espada Selvagem de Conan" Vol. 15-16 (O Libertador): A épica saga em que "Conan" vira REI da Aquilônia!
24) "Crônicas do Fantasma 4 - Especial" (A 1º História do Fantasma): A "Irmandade Singh". A origem do clássico herói de Lee Falk, seu romance com Diana, o relato sobre as gerações de Fantasma e sua eterna luta contra o mal, cobiça e pirataria!
25) "Bloodshot - Renascido 2": Mais uma ótima HQ da linha Valiant, assinada por Jeff Lemire. O FILME (estrelado pelo Vin Diesel) é o 1º baseado nos gibis da Valiant! 
26) "FALCON": O boneco da Estrela (e símbolo da cultura pop anos 70-80) tem o "Piloto-Azul" e o "Tanque de Combate" relançados no Brasil após décadas. Além do 1º "Falcon" negro (alpinista) com olhos-de-águia do mundo. E uma HQ nacional encadernada (com o "Torak" de vilão)!
27) O "Império dos Gibis": É um LIVRO (teórico) de Manoel de Souza & Maurício Muniz, que conta a História, a trajetória, e os bastidores da Editora Abril - Da ascensão à queda!
28) "Marvel Comics Nº 1000" + "Marvel 80 ANOS - Álbum de Figurinhas": Em 1939, surgia nas bancas a revista: "Marvel Comics". Agora, 8 décadas depois, essa publicação é homenageada com seu Nº 1000 (e capa de Alex Ross). E ainda, em comemoração ao níver, chega às bancas um belo álbum de figurinhas com a trajetória da editora!
29) "Biblioteca Will Eisner" (Vol. 2): A edição traz 4 HQs: "Assunto de Família", 'Um Sinal do Espaço", "Pequenos Milagres" e a graphic novel INÉDITA no Brasil: "Will Eisner Reader"!
30) "X-Men: Grand Design" (Vol. 1-2): É uma HQ em estilo underground que tem a tarefa de organizar e explicar a cronologia mutante (o Vol. 3 sai no ano que vem)!
31) O "Fantasma" (de Jim Aparo): É um material clássico (início dos anos 70) que teve apenas 1 história publicada no Brasil (pela RGE): Todo o resto da edição estava INÉDITA por aqui!
32) "Vingadores Selvagens": O lado TRASH da Marvel moderna em estado bruto na mais bizarra formação de "Vingadores": "Wolverine", "Justiceiro", "Venom", "Elektra", e "Conan - O Bárbaro" (!) 
33) "Sky Masters" (de Jack KIRBY & Wally Wood): Material clássico dos anos 1950 (Pré-Marvel Era de Prata). Uma fascinante aventura sci-fi publicada originalmente na forma de tiras nos jornais!
34) "Zagor Classic" Nº 1: NOVA coleção de "Zagor - O Senhor de Darkwood". Nesta edição, a 1º HQ de Zagor (de 1961) criada por Guido Nolitta e Gallieno Ferri!
35) Batman + Superman + Mulher-Maravilha: As "ANTOLOGIAS" de cada um dos personagens da trindade DC (com capas de Alex Ross)!
36) "Torpedo 1936" + "Torpedo 1972": O gângster Luca Torelli (cruel, violento, e amoral) ganha 2 encadernados por 2 editoras distintas (a Figura e a JBraga), cada um com uma fase específica da carreira criminosa do anti-herói!
37) "Pantera Negra" (R.I.P.): O 1º Vingador Que se Vai. O ator Chadwick Boseman morre em decorrência de um câncer, aos 43 anos. Que descanse em paz! 
38) "Homem de Ferro 2020": A origem de Arno Stark, o "Homem de Ferro" do outrora futuro alternativo de 2020 (o nosso ano fatídico da vida real, rs). Um encadernado de luxo com histórias clássicas que contam a carreira do caçador de recompensas do futuro!
39) "Biblioteca Don Rosa 10" (FINAL da coleção): A "Biblioteca Don Rosa" se encerra no Vol. 10, cobrindo mais de 20 ANOS de roteiros e desenhos do Rosa (da consagrada: "Saga do Tio Patinhas")!
40) "The Walking Dead 32" (FINAL): O FIM da coleção mais extensa de mortos-vivos de todos os tempos. Sobreviver é a lei até o último segundo. Com um final emocionante, a última edição de "Walking Dead" traz um desfecho impactante que reflete bastante o mundo atual!
41) "Juíz Dredd - Megazine Especial" (Mythos) + "Juíz Dredd: Mega-City Zero" Vol. 1 (Geektopia): DOSE DUPLA de "Dredd". A editora Geektopia publica o material do Dredd pela IDW americana (enquanto a Mythos segue com os direitos da 2000 AD inglesa)!
42) "The Boys" 11-12 (FINAL): "No Topo da Colina com as Espadas de Mil Homens" e "Metendo o Pé na Porta", são os 2 últimos encadernados da série: que finalmente é concluída no Brasil após 10 ANOS de sua estreia pela Devir!
43) "CONAN - O Bárbaro" (Vol. 1): O 1º OMNIBUS da Era Marvel... Um dos lançamentos mais controversos do ano (devido ao formato TIJOLO capa-dura com 800 pág e preço beirando os 200 reais), o OMNIBUS era um dos encadernados mais esperados pelos fãs do Cimério!
44) "Viúva Negra - A Guerra Biológica": Republica uma sequência de 3 arcos (anos 2000) com destaque pra Yelena Belova (a 1º aluna da "Sala Vermelha" a superar as notas de Natasha e que está pronta para tomar o título de nova "Viúva Negra"). O 1º arco tem arte de J.G. Jones!
45) O "Livro dos Barcos": É mais uma HQ do Marsal (Galícia), que narra em belíssimas imagens (que nos remetem ao melhor do quadrinho europeu) uma experiência de vida real do artista em uma aventura mar adentro! 
46) "Batman - XAMÃ": É relançado em capa-dura. Após anos de treinamento, o jovem Bruce Wayne acha que está pronto para iniciar sua guerra contra o crime (esta HQ desvenda uma parte obscura da origem do "Batman")!   
47) "Lost Girls" (de Alan Moore): A Mythos relança em versão INTEGRAL a HQ que retrata (em desenhos com sexo explícito) as aventuras sexuais de Wendy, Dorothy e Alice (as 3 garotas dos contos de fadas - agora adultas "safadinhas", rs)!
48) "Vingadores - A Guerra Kree-Skrull" + "Homem-Aranha: A Origem do Duende Macabro" + "Hulk - Futuro Imperfeito": O selo "Marvel Vintage" apresenta um COMBO TRIPLO de títulos clássicos em dezembro!
49) "Hellboy - OMNIBUS 4" (No Inferno) + "Batman - O Tempo e o Batman" (de Grant Morrison) + "Lanterna Verde - Terra 1": DOSE TRIPLA de edições que durante o ano passaram batidas nas notícias aqui do blog, rs (não tem como cobrir e comentar TODOS os lançamentos, infelizmente)!
50) "TEX GOLD" Vol. 60 (Salvat): A ÚLTIMA edição da coleção Salvat do Tex (e principal CAPA desta matéria) chega às bancas na reta final do ano, fechando um ciclo marcante pro ranger no Brasil! 

Até+

51 comentários:

  1. Oi Leo!

    Neste péssimo ano de 2020, pelo menos os colecionadores de HQs não tem do que reclamar em relação a lançamentos e republicações, porque foi um ano vertiginoso em meio ao caos social provocado pela pandemia!

    Em matéria de HQs, posso considerar este ano um dos que mais comprei, e muito se deu pela desgraça instalada pela pandemia, pois peguei vários materiais por verdadeiras bagatelas, de R$ 10,00 a R$ 15,00, e alguns com mais de 50% de desconto como por exemplo 300, de Frank Miller, e Justiceiro-Mãe Rússia.

    Realizei o sonho de ter uma edição omnibus, algo que via importado e ficava babando, com o preço lá na estratosfera; e consegui minhas duas Epic Marvel Collection da Viúva Negra, um tipo de publicação que deveria ser adotada no Brasil, se bem que o preço atualmente cobrado nas publicações da Panini não ia aliviar o bolso do colecionador, mas acho o formato ideal para materiais clássicos!

    Comprei outras coisas também, e tive de me adaptar a comprar HQs de forma virtual, já que lamentavelmente a banca que eu frequentava desde criança fechou!

    Mudanças para um hábito antigo, que embora tenha tido um lado positivo, tirou a minha alegria de ir a uma banca de revista, conversar com o jornaleiro, e sentir o cheiro das revistas!

    Mesmo tendo comprado muito, não chego nem na metade da sua lista de publicações de destaque no ano, estando aí a prova que o mercado realmente é muito forte no Brasil!

    Torço para que 2021 não seja um ano tão difícil porque para ganhar dinheiro este ano de 2020 foi, sendo esse o pior pesadelo para um colecionador, ainda mais com as promessas de lançamentos para 2021 pelas principais editoras do mercado!

    Se eu fosse elencar os melhores do ano em matéria de lançamento inédito que eu adquiri fora do mainstream Marvel\DC, colocaria Histórias Brilhantes, O Máskara, e Lady Killer #02!

    Já Marvel\DC fica difícil elencar algo realmente bom na atualidade (que não seja material clássico ou republicação), a não ser Imortal Hulk, e Lois Lane Inimiga do Povo! Homem Aranha: História de Vida é bom apesar de algumas escorregões!

    A pior coisa que li foi A Era de Conan: Bêlit, um conto "bonitinho", estilo Princesa Disney, e mal desenhado (apesar da bela capa), manchando a imagem da Rainha da Costa Negra, o grande amor do Cimério. Ainda bem que em breve a história original de Roy Thomas e John Buscema será republicada!

    A edição da Valéria, eu passei longe!

    Material clássico eu não ouso elencar os melhores, mas saiu muita coisa boa pela Panini, Mythos, Planeta DeAgostini, e pela Eaglemoss.

    Senti falta de Astro City; e o troféu vergonha vai para a coleção de A Queda do Morcego, onde duas editoras publicaram ao mesmo tempo, e não saiu completa em nenhuma das duas, e com histórias que saíram em uma ausente na outra!
    E claro, o livro do Fantasma fez a alegria dos fãs do herói, e ainda tivemos a edição especial como o Anel da Proteção!

    Se Coringa foi bom, tivemos a triste notícia da escolha do andrógino e raquítico Robert Pattinson para a escolha de Batman no próximo filme do herói!

    Apesar de muito aplaudida a escolha por balzaquianas fãs da saga Crepúsculo, e pelo público LGBT; o "grande ator promessa de Hollywood' não se comprometeu com o papel e sua importância na carreira de qualquer ator,e se recusa a fazer musculação para pegar corpo, e dá "piti' no set de filmagem por qualquer coisa, até pelo uniforme quente e pesado que tem de usar!

    Deveria abandonar o papel e dar a chance para quem merece de fato, sabendo da importância do papel não só para a carreira, bem como para o seu público alvo!

    Que em 2021 as coisas comecem a voltar à normalidade, e que seja um ano mais próspero, e que nós colecionadores tenhamos dinheiro o suficiente para manter nosso hobby!

    Feliz Ano novo para você, sua família, e à todos do Submundo HQ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      O ano de 2020 foi péssimo pra mim... Tive q fechar as portas da minha empresa (já q as aulas tavam proibidas por decreto) e criar uma nova junto ao meu sócio (agora na ramo de academias). Só q ficamos com dívidas gigantescas e estamos gastando mto com advogados pra fazer "acordões" por todo lado). A pandemia me prejudicou nos negócios e em casa: meu filho não pôde ir pra escolinha e passou o ano todo trancado em casa (o q é horrível pra uma criança de 2 anos, q precisa de espaço e liberdade pra brincar e interagir com outras crianças). Foi um ano mto ruim mesmo, e espero q 21 seja melhor (q venha logo essa vacina - as q funcionem, é claro)!

      Seja como for, e mesmo endividado até o pescoço... Tbm comprei bastante coisa este ano, foram mtos encadernados e formatinhos (TEX), fanzines e projetos do Catarse, assinaturas (Príncipe Valente), e ainda me meti num NOVO ramo de colecionismo: O "FALCON" (tô empenhado em refazer em réplicas perfeitas todos os modelos clássicos do boneco). Não é pouca coisa não!

      Tbm encarei meu 1º OMNIBUS (Conan)... Mas é um formato q NÃO me agradou e pretendo evitar outras edições do tipo (a não ser do "Conan", q pode ser q eu vá mais além)!

      Da mesma forma q vc... eu tbm andei me adaptando mais às compras on-line: Claro, ainda priorizo a loja daqui, mas a distribuição anda mto falha e tem coisas q nem pra loja acabam indo, o q me faz apelar pra internet: foi o caso de "Torpedo" (de editoras pequenas q não lidam com lojas físicas) e materiais da P&N (cujo preço cheio é mto pesado e acabo tendo q apelar pra descontos na amazon - foi o caso de "Sky Masters")!

      "Torço para que 2021 não seja um ano tão difícil porque para ganhar dinheiro este ano de 2020 foi, sendo esse o pior pesadelo para um colecionador,"

      O dinheiro andou escasso no mercado mesmo durante 2020, amigo... Em tempos de vacas gordas, eu já cheguei a ganhar em média de 20 a 25 mil bonoros por mês (no ramo de vestibular), mas agora não chega nem perto disso e ainda tenho uma dívida milionária q consome boa parte do q eu ganho de receita no mês (academia até dá dinheiro, mas não em época de pandemia e operando com 1/4 do público médio). Falta capital de giro na praça, o povo tá com pouca grana e isso dificulta pra quem quer ganhar dinheiro tbm (q nem eu, q vivo de negócios e venda de matrículas). Complicado mesmo, espero q em 21 as coisas melhorem pra todos!

      Fora do mainstream... Minhas melhores aquisições de 2020 foram: "Torpedo" (1936 e 1972), "A Tempestade" (Alan Moore), tudo do "Fantasma", "Crossed", "The Boys", "Biblioteca Will Eisner 2", "Príncipe Valente", e "Sky Masters"!

      "A pior coisa que li foi A Era de Conan: Bêlit, um conto "bonitinho", estilo Princesa Disney, e mal desenhado (apesar da bela capa)"

      Viu só? Foi bem como eu falei, hehe... A capa era LINDA d+, MAS o conteúdo é LIXO tóxico puro: Disparada uma das piores HQs do ano passado!

      "Astro City" fez falta mesmo... E tomara q a panini renegocie os direitos (q atualmente expiraram) pra dar continuidade à série (tenho esperança)!

      "Se Coringa foi bom, tivemos a triste notícia da escolha do andrógino e raquítico Robert Pattinson para a escolha de Batman no próximo filme do herói!"

      Putz, nem me fale... A Warner/DC tem a mania de cagar aquilo q tá indo bem: Se emplacaram um ótimo "Coringa" (adulto, violento, sombrio, fiel ao espírito da HQ), tinham q fazer merda no "Batman", com esse atorzinho "sojado" pra caralho e todo fresquinho (reclama até do ritmo de filmagens esse arrombado - a bonéca não pode se esforçar demais q cansa, PQP). NUNCA q vou considerar esse EMO afeminado como sendo um "Batman" (e olha q eu achava q não tinha como piorar depois do Val Kilmer, kkk)!

      Um Feliz 2021 pra vc tbm, meu amigo... Mta saúde e prosperidade pra vc e sua família!

      Abs!

      Excluir
  2. Olá Leo!
    Exatamente isso. Em 2020 eu destacaria também uma ascensão dos quadrinhos Bonelli. Acho que foi o ano em que vimos lançamentos por diversas editoras, maior interesse e o despertar em novos leitores na curiosidade em conhecer os títulos e principalmente em relação ao Tex.
    Tex, Júlia e Dylan Dog em 2020 foram uma das minhas melhores leitoras. Terminei cada edição de Tex com uma satisfação de leitura que há muito não tinha. Espero que em 2021 tenhamos mais espaço para os materiais Bonelli como em 2020. Feliz ano novo para você e toda sua família e também para todos nossos amigos de submundo-hq.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Sim, a linha Bonelli teve uma extensão recente no Brasil... com novos títulos saindo pela Panini (inclusive "TEX") e por editoras menores via Catarse. Acho q o fã da linha Bonelli em geral (não é bem o meu caso, pois só gosto de "TEX" mesmo, rs) tá BEM servido de opções fora o universo do ranger!

      Um Feliz 2021 pra vc e sua família tbm... Tendo a certeza de q será um ano q já começa FORTE (pelo menos pros quadrinhos)!

      Abs!

      Excluir
  3. E aí, Leo, beleza?

    Esse foi um dos anos em que mais comprei gibis diversos, na sua grande maioria fasciculados importados, embora tenha rolado vários grandes encadernados e livros sobre quadrinhos.
    O império dos Gibis foi uma agradável surpresa como leitura (embora só entrou pra esse ano porque atrasou).

    De negativo, o ecossistema dos quadrinhos foi duramente abalado com o fechamento de bancas pelo Brasil afora, a insistência em privilegiar os sites próprios (e até a Amazon, que era considerada a única pagadora decente, esta sendo deixada pra escanteio) e a escalada dos preços, onde as tiragens passaram a ser BEM menores.

    Ano que vem, gostaria de ver em um eventual resumo, como ficou o hábito de comprar gibi do pessoal, pois acho que o mercado sofrerá algum baque.

    Grande abraço e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lierson... blz?

      Embora eu esteja mais seletivo do q nunca... a vasta quantidade de ótimos títulos no mercado ainda me faz comprar bastante coisa. 2020 tinha tudo pra ser um ano escasso de HQs, mas foi justamente o contrário: Teve mta oferta de gibis e nem consegui comprar tudo q queria!

      No mais... Concordo plenamente contigo: O cenário do mercado em si não é dos melhores, com o "enxugamento" das bancas e lojas (q pararam de receber certos gibis, vendidos somente on-line em sites exclusivos das editoras). E bem observado: A Amazon perdeu fôlego com a ideia de cada editora investir em sites próprios (Panini, Figura, JBraga, Jambô: já estão priorizando à si mesmas em detrimento da Amazon)!

      Feliz 2021 e felicidades pra ti tbm!

      Abs!

      Excluir
  4. Olá, Léo!

    Bela retrospectiva!
    Muita coisa boa num ano atípico e de tantos sofrimentos.
    Que 2021 seja muito melhor!
    Saúde e Paz pra vc e sua família e obrigado pela companhia nesse blog espetacular.
    O próximo ano promete com lançamentos sensacionais como a Coleção Clássica Marvel (no aguardo de sua resenha sobre esse material), Almanaque Nostalgia (Mythos) e outras tantas novidades pra gente que curte quadrinhos. A Coleção Clássica Marvel nos trará, novamente, o prazer de voltar às bancas de revistas!
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Brigadão por ter curtido a retrospectiva... E te agradeço tbm pelas felicitações de ano-novo (valeu mesmo):

      Um Feliz 2021 pra vc e sua família tbm, amigo... e eu é q sou grato por contar com a sua presença neste blog: Espero q vc curta as próximas postagens q estão pra ir ao ar em breve (incluindo uma mega-matéria do Elcio, em colaboração mais q especial, rs)!

      E pode ter certeza de q a "Coleção Clássica" (ou seja lá o nome final q tiver) terá TOTAL atenção aqui no "Submundo" (em matérias individuais pra cada edição sempre q possível - além da presença constante nos COMBOS de notícias e reviews). Da mesma forma, os "almanacões" de nostalgias da Mythos tbm serão assunto garantido por aqui!

      Abs!

      Excluir
  5. Oi Leo feliz 2021 para você e toda sua família e obrigado por tudo desse ano do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Jaspion...

      Um Feliz 2021 pra vc e sua família tbm, amigo!

      E eu é q agradeço por vc estar acompanhando o blog... conto com a sua partição durante este ano tbm, rs!

      Abs!

      Excluir
  6. Daqui a dez anos "Coringa", ao lado de Parasita, será um filme que melhor sintetiza essa tempestade capitalista que somente deixa o povo mais dividido entre pobres e ricos e transbordando a merda no momento em que poderia ser evitada.

    "Aves de Rapina" eu amei o filme e se por um lado não foi muito bem nas bilheterias, do outro, rapidamente se tornou um sucesso de vendas de blu-ray e se tornando rapidamente em um cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Eu assisti os 2 filmes... E te confesso q achei o "Coringa" MTO melhor q o "Parasita". Pra mim, o palhaço do crime merecia ter levado o Oscar de melhor FILME tbm!

      "Coringa" ficou mais realista e brutal... enquanto o "parasita" exagerou a dose de fantasia no final (tudo ficou mto forçado e pouco realista). Enfim, a desigualdade social sempre vai existir: e sempre vai produzir "coringas" por aí!

      As "Aves de Rapina" eu pretendo ver na semana q vem... não sei se eu vou gostar (já q sou fã das aves no gibi e o filme descaracterizou bastante a equipe), mas tentarei assistir sem ficar comparando com o gibi (o q é difícil às vezes, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  7. Saudações, LEO! Enfim, chegou o dia de se despedir de 2020, um ano que marcará para sempre nossa história. E a todos que sobreviveram a esse ano, entre perdas e ganhos, só posso desejar um Feliz 2021: que bons ventos soprem a nosso favor. E que o SUBMUNDO HQ continue firme e forte numa época em que surgem novas mídias, redes sociais e novos interesses das gerações dessa época conturbada. Os BLOGS, no formato como são conhecidos, estão caindo em desuso e no esquecimento. Mas o SUBMUNDO HQ rompe com tudo isso e continua a seguir em frente como um batedor que está sempre adiante abrindo caminho e divulgando o que tem de melhor no mercado de HQs, trazendo informações atualizadas com competência e rigor para os aficionados, colecionadores e leitores de HQs. Essa postagem de hoje é um belo exemplo desse trabalho meticuloso do nosso LEO, uma pessoa incrível que não destoa e não abre mão de fazer sempre o melhor que está ao seu alcance, sem receber nada por isso, como um fã entusiasmado que trabalha de graça por seu hobby predileto, compartilhando esse entusiasmo com todos que queiram desfrutar do privilégio da sua companhia. Muito obrigado e força sempre! Ronilson Teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ronilson... blz?

      Sim, 2020 foi um ano pesado e sofrido pera mta gente (inclusive pra mim)... Mas eu tô mais confiante q 21 seja melhor e me sinto mais forte pra encarar o q vier pela frente! Assim, tbm desejo à vc e seus familiares: Um Feliz 2021, com mta saúde, esperança, e prosperidade!

      E mto obrigado pelas palavras de apoio à mim e ao "Submundo"... Valeu mesmo!

      Gostaria de complementar as suas observações com alguns dados interessantes... O "Submundo" é um blog PESSOAL mesmo: sem patrocinadores, sem links de lojas virtuais, sem propagandas. Abri mão de ganhar qq centavo pelo meu trabalho aqui em prol da minha LIBERDADE de EXPRESSÃO: pra não ficar com rabo-preso com nenhuma editora e nem com a Amazon (como É na grande maioria dos canais de youtube). Prestes a completar 10 ANOS no ar (em julho de 2021), o "submundo" já beira 7 milhões de visitas (nada mal pra um blog pessoal sem patrocinador e q nunca fez impulsionamento nas redes sociais - no máximo eu mantenho uma pág no fêisse e um grupo secreto ligados ao "submundo"). Perdi bastante público de uns anos pra cá (inclusive amigos e colaboradores q eram mais participativos aqui), boa parte deles são ex-leitores q DESISTIRAM dos quadrinhos (pq encheram o saco ou ficaram sem grana pra continuar a manter o hobby) ou preferiram migrar pra outras formas de diversão mais baratas: vídeo-games, plataformas streaming, etc. Não os culpo, pois eu mesmo já pensei em largar tudo tbm e ir arrumar outro hobby (estive mto perto desse limite nos últimos meses)!

      Falo isso, não como um "desabafo": mas como uma constatação de como é difícil mantermos nosso interesse nos quadrinhos... num mercado tão SUJO como é o mercado brasileiro de HQs: com editoras cometendo erros de revisão, superfaturando preços, cancelando coleções (CHM), sacaneando o leitor o tempo todo (Deagostini). É um mercado q parece fazer de tudo pra q seu próprio público-consumidor desista de seguir adiante. Coisa de louco, né? kkk!

      Abs!

      Excluir
  8. Olá, 2020, desde que voltei a colecionar hqs( cinco anos ), foi o ano que mais comprei, algumas dessa lista e outras clássicas da Abril que nem imaginava que ia conseguir resgatar, hqs que marcaram minha infância, sem dúvidas o lançamento do ano foi o Omnibus do Conan, que soube através do seu blog, achei que ia demorar pra comprar mas consegui com um ótimo desconto, embora alguns não gostem, mas " A queda do morcego " foi marcante, com direito até a comercial no Jornal Nacional, só peguei o volume um por enquanto, Justiceiro, O Pelotão,boa hq embora tenha sentido um Ennis mais contido, Capitão América Brubaker, é um clássico moderno, consegui os três primeiros volumes por um ótimo preço,vou tentar completar essa fase,vale a pena. Também consegui muita coisa da Abril, Batman,Gritos na noite, aquela série Um conto de Batman, a coleção completa em formatinho(segunda série), Conan, aqueles almanaques lançados na década de oitenta,enfim, resgatei muito material que já tive,e outrora que não cheguei a ler na época, sou leitor desde 1987, e pretendo continuar até o fim dos meus dias, descobri seu blog,pesquisando sobre Homem de Ferro " Crash " não li na época e consegui resgatar, desde então sempre venho me informar do mundo das hqs aqui, só esse ano resolvi escrever, justamente por gostar muito desse espaço, uma das postagens que mais me chamaram a atenção esse ano foi " visões de 1990 " sensacional, foi uma volta no tempo. Leo,espero que continue firme aqui, esse espaço é muito importante pra todos os leitores de hqs, nós que realmente nos importamos com a nona arte, não seguimos modismos ou lacração, parabéns pelo ótimo trabalho. Desejo a você e sua família, um feliz ano novo, curta bastante seu pequeno Victor, ser pai é a melhor coisa que já me aconteceu e sei o quanto você está feliz com seu filhão, enfim desejo a todos os leitores do blog, um feliz ano novo, e que Deus ilumine a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Fico feliz em saber q este blog tem te ajudado ou auxiliado nessa jornada pelo colecionismo de quadrinhos... Espero poder contar sempre com a sua presença por aqui. Valeu mesmo!

      O OMNIBUS do "Conan" foi disparado um dos TOP 5 lançamentos mais importantes do ano, diante de sua colossal estrutura e preço elevado (um recorde no mercado nacional, quebrado apenas por outro OMNIBUS: O do "4F", q custa R$ 350). Mas é tbm uma ótima edição pra qq fã do cimério q se preze!

      A "Queda do Morcego" eu pulei, mas reconheço q foi uma das HQs mais comentadas do ano (até por ter saído ao mesmo tempo pela Deagostini tbm). O "Pelotão" eu gostei, embora concorde contigo de q o Ennis tava menos porralôca do q de costume mesmo, kkk!

      "descobri seu blog,pesquisando sobre Homem de Ferro " Crash"

      Pô, legal saber disso... Show de bola mesmo, pois adorei escrever aquela matéria sobre o "CRASH" (q eu tbm tinha acabado de conseguir em perfeito estado na loja daqui). Aliás, tenho q retomar aquela coluna: "HQ Memória", rs!

      "uma das postagens que mais me chamaram a atenção esse ano foi " visões de 1990 "

      Bem, sobre essa postagem (uma colaboração do Elcio), Só te digo uma coisa: VEM AÍ... as "VISÕES de 1991" (matéria GIGANTE q começa agora em janeiro, rs)!

      Obrigado pelas palavras... E tbm desejo à vc e sua família: Um Feliz 2021, repleto de alegrias e realizações! O pequeno Victor Von Doom faz jus ao nome q recebeu e já é o legítimo ditadorzinho aqui de casa, kkk (toca o terror todo o dia durante a pandemia). Mas é gratificante mesmo, ainda mais qdo o moleque acompanha os mesmos gostos do pai: Ele é fanzasso do "Deadpool" (q nem eu, rs)!

      Abs!

      Excluir
  9. Fala, Leo! Tudo em paz?


    Apesar de 2020 ter sido um ano sombrio, repleto de inseguranças e desafios para todos nós, não podemos negar que o mercado de HQs seguiu com toda a força!!! Muita coisa boa!!!

    Meu destaque vai para A Queda do Morcego, que nunca havia lido antes e que tive chance de pegar o 1° volume, gostei bastante!! Agora, é correr atrás dos outros dois e fechar a coleção!!

    "Superalmanaque Tex" não consegui pegar, mas esse ano é certo que comprarei! O pouco que consegui de Tex Gold já me surpreendeu tanto que já estou me organizando para conseguir material da Mythos também este ano! O bom de acompanhar essas histórias, Léo, é que a maioria delas são fechadinhas, com roteiro bem amarrado!! Gosto assim!!

    Zagor foi um lançamento interessante! Digo isso porque também tive contato com histórias desse personagem quando era garoto, publicadas pela Vecchi!! O Chico é um personagem muito engraçado!rsrs Lembro até hoje da história "Feras", uma das primeiras que li! Nostálgico!

    O Aranha de Lee/Romita é top mesmo!!! Pra mim, uma das melhores fases do aracnídeo!! Quando li "Homem Aranha Nunca Mais" pela primeira vez me encantei com a arte de Romita Sr. Mestre!!!

    Não podia deixar de mencionar o fim das amadas CHMs que nos trouxe muitas raridades num formato acessível, econômico por um bom tempo!!! Mas, como todo ciclo se encerra um dia, sai uma obra, entram outras melhores como os "Classic Marvel" e tantas outras!!!rs

    As HQs do Fantasma têm me surpreendido bastante, assim que passei a ler as mensais!! Infelizmente, ainda não consegui essa edição do Jim Aparo, mas ela está na minha lista deste ano!! Espero um bom desconto!rs

    As Bibliotecas Don Rosa deixam um legado incrível do velho muquirana!!!rsrs Adoro!!!

    Viúva Negra Guerra Biológica, Batman Xamã, Homem Aranha: A Origem do Duende Macabro e O Império dos Gibis também estão na minha lista de futuras aquisições!!

    O filme do Coringa foi f*d@ mesmo!!!! Phoenix surpreendeu com o papel do insano vilão!! 👏🏻👏🏻

    Desejo a você,sua família e a todos do Submundo um feliz 2021 repleto de paz, saúde, grandes conquistas e esperança de dias melhores!!! Que Deus abençoe a todos nós!!! Vida longa ao Submundo HQ!!!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      Verdade, 2020 teve seus (MUITOS) problemas... Mas foi um ano fértil (até demais) pros gibis!

      O "Superalmanaque Tex" te aconselho a catar o nº 1... Pois além de ser uma ótima saga (A Grande Intriga) , o nº 2 tá vindo aí e será destaque na próxima postagem de notícias por aqui. Vc vai gostar, pois serão 3 belas HQs clássicas completinhas nesse novo TIJOLO!

      O "Zagor" eu tive q desistir de comprar... Uma pena, eu tava bem pilhado a fazer essa coleção de clássicos, mas tive q cortar da lista por questões orçamentárias!

      O "Aranha" do romita-pai eu me arrependi de não ter feito desde o início. É outra coleção q eu queria, mas q não entrou na contabilidade da casa, rs!

      A "CHM" eu lamentei mto o cancelamento... Pois ficamos sem o final da "Tumba do Drácula" e a continuidade do "Cav. da Lua" e "Punho de Ferro"!

      O "Fantasma" vem forte em 2021... escreve o q eu tô te dizendo, hehe!

      Obrigado pelas felicitações de ano-novo... E tbm desejo à vc e seus familiares um Feliz 21, recheado de saúde e prosperidade - de preferência na companhia do "Submundo", hehe!

      Abs!

      Excluir
  10. Encerra-se assim o primeiro ano do que poderia se chamar de "convulsão mundial".
    Ano em que não se teve uma guerra convencional de proporções globais, porém outra coisa parecida. Coisa que, sob o título de "pandemia" (fundamentada em uma manifestação mórbida estatisticamente menos letal que a gripe sazonal - e altamente disseminada pelas mídias corporativas) propiciou o avanço de várias agendas mundo afora.
    A propagando no discurso, desde o início, foi sempre a mesma ao longo do insidioso apocalipse. Processo que, dado o avanço de muitas pautas que estavam engessadas há tempos, não termina com o ano que finda.
    Ponto para os conspiracionistas.

    Tudo isso trata-se de uma visão nem otimista e nem pessimista para os problemas, mas apenas a constatação da patética realidade.

    Do divisor de águas que foi 2020 (número cabalístico para os bizarros fantoches adoradores de deuses Chaóticos) foi muito bem vinda a consolidação das coleções Disney abandonadas pela falecida Abril - que se não tivesse colapsado à época, iria sucumbir de qualquer maneira mesmo.
    Além de poder continuar com o Rosa e o Barks, pude ter o privilégio incomensurável de selecionar algo do Gottfredson - notadamente do divertidíssimo Esquálidus, o homenzinho que caiu na Terra.
    Ponto para a Panini, que se evidenciou como a mais importante editora de HQ's da quebrada.

    E falando em quebrada, 2020 foi o ano em que comprei só DUAS HQ's nas bancas (os vols. 22 e 23 de O Lobo Solitário) posto que a quarentena e o isolamento social me forçou a adquirir os volumes anteriores pela internet.
    Don Rosa e Tex Gold finalmente já terminaram; e com o fim da coleção do "samurai fugitivo" se aproximando, terei então muita coisa com que me distrair nos próximos anos - além de economizar a pesada grana que era investida nisso tudo.

    Legal foi ter concluído também os três volumes de Satsuma Gishiden.
    Hiroshi Hirata e seus mangás baseados na historiografia nipônica é, pra mim, um complemento fundamental para a saga do "Lobo" - ou vice-versa.

    E para 2021, as ambições deste soldado raso se resumem a manter o radar focado no Carl Barks, na Edição Definitiva do Aranha e em o Prince Valiant, da Fantagraphics.
    E se não for muita ambição, apoderar-me-ei também de algumas coisas pontuais, como a já lançada Antologia do Superman e o 2° vol. do material compilado do Will Eisner.
    De resto, é ficar esperto para peneirar algo da tal Coleção Clássicos Marvel a ser lançada em seu alardeado formato "econômico", assim como também ficar alerta para o que foi anunciado sobre o Mandrake e o Recruta Zero (faz falta aquela tropa do quartel Swamp).
    No more, is this.

    Agora chove praticamente TODOS OS DIAS aqui no Rio de Janeiro - fato observado a partir de outubro. Um sinal de que o mundo - assim como as gírias - já não é mais o mesmo, "tá ligado ?"
    Como não curto clichês e nem frases estereotipadas (e muito menos gírias favelísticas), não vou apelar pra uma verborragia que só atenderia ao politicamente correto, mas não refletiria o meu estado de espírito. Portanto, apenas termino confirmando que dez anos na batalha blogueira sem remuneração é algo que pesa pra qualquer um. Sei que, mais cedo ou mais tarde, chegará o seu momento de pendurar as luvas, Leo, pois o tempo passa, os rounds acabam e a motivação já foi compensada. E no que me concerne, o Submundo HQ representa um blog de um cara só mas que consegue atender aos anseios de dezenas de outros caras que, apesar da inquestionável sedução pela parafernália tecnológica (life is a smartphone!), compartilham o mesmo interesse comum pelos quadrinhos em papel - um hábito saudável que não apenas nos ajuda a suportar o que a vida tem de intolerável, mas que também contribui para a formatação do intrincado caráter e do complexo intelecto de quem optou por este tipo de vício (talvez, o único vício positivo que exista).

    Thank you very much, guy !

    Adolph,
    Adolph Steinbosch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Adolph... blz?

      Gostei da "convulsão mundial"... é bem isso aí mesmo, rs!

      Essa pandemia é mais política do q qq outra coisa... não desmerecendo os milhares de mortos mundo afora (nem todos pelo Covid como acabaram atribuindo pra "engordar" o nº de óbitos na mídia), o vírus acabou sendo "politizado": 1º pra atender os interesses de quem quer ver o país ser quebrado, e quase conseguiram, pois diversas empresas foram fechadas durante os meses de quarentena e pela falta de capital de giro na praça. Aí eu tenho q aguentar ver gente q já não trabalhava ANTES da pandemia mandando os outros "Ficarem em Casa" (sendo q esses mesmos desocupados são os q vão pra FESTAS fazerem aglomeração hj em dia). Sim, eu até eliminei uns merdas desses da minha lista de amigos no face: O sujeito ostentava a foto de perfil com os dizeres: "FICA em CASA, ARROMBADO" - mas ele já não trabalhava antes e vivia sustentado pelo pai, q era concursado e manteve sua renda intacta durante a pandemia (assim é fácil mandar os outros ficarem em casa, né)? Aí eu vejo a mesma pessoa postando fotos no face em festinhas e aglomerações com os amigos (ou "amigues") SEM máscara, rs. Puta merda, qdo vi aquilo bloqueei o infeliz na hora: Um vagabundo de 40 anos mandando os outros pararem de trabalhar, botando a culpa de tudo no governo, e ele mesmo se divertindo sem a menor precaução. É fóda, né?

      Enfim... Voltando aos gibis: Tbm fiquei feliz com a continuidade pela panini das principais coleções Disney q quase acabaram junto com a Abril: BARKS, ROSA, e Gottfredson (são as 3 q eu mantive). Agora q o Rosa encerrou, sigo com o Barks (prevista pra 32 Vol) e a do "Mickey" eu mesmo vou parar na 22 (pois a partir daí começam as tirinhas de 3 quadros com gags - essa fase é mais bobinha e não tem nada a ver com a fase boa de histórias mais longas do Gottfredson)!

      Na Panini, ainda devemos ter em breve o anúncio oficial da "Coleção Paul Murry" e a do "Al Taliaferro" (as 2 me interessam tbm)!

      O "Lobo Solitário" eu tô fazendo tbm... e vai ser uma a menos daqui a pouco (até a metade do ano termina)!

      "Sei que, mais cedo ou mais tarde, chegará o seu momento de pendurar as luvas, Leo, pois o tempo passa, os rounds acabam e a motivação já foi compensada."

      Isso é verdade, amigo... É uma questão de tempo até eu me aposentar em definitivo do blog e das redes sociais em geral. As novas mídias (canais de yputube são a modinha do momento) tão suplantando os blogs escritos (q ainda são os meus favoritos) e à medida em q o público for migrando daqui pra lá, a tendência é a festa acabar, pois manter um blog exige mto tempo e trabalho (principalmente "tempo") e se o cara já não tem a compensação financeira, perder a participação e interesse do público é a pá de cal final. Tô resistindo pra manter este formato de blog (sem criar canal nenhum de youtube): já pensei em fazer isso, mas desisti ao ver o tipo de público rasteiro q costuma comentar e interagir nos comentários dos canais do tipo, rs (não tem como: ainda tão na fase de briguinhas tipo "Marvetinhos X DCnautas", kkk)!

      Feliz 2021 pra vc (e pra todos nós)... Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir
    2. Léo, fale mais dessas coleções do Murry e do Taliaferro. Abraços e um fantástico 2021 a todos!

      Excluir
    3. "Gostei da "convulsão mundial"... é bem isso aí mesmo, rs!"

      R.: Pois é, Leo. O mundo entrou numa fase espasmódico-delirante, e difilmente vai sair disso.
      Mar...vamo-tentá !

      "Essa pandemia é mais política do q qq outra coisa..."

      R.: Devo antes informar que também sei chinês. Portanto, em Wuhan (武漢) epicentro do Coronachina (em chinês: ©#®$%), houve queima de fogos e aglomeração em massa na virada do ano.
      Com certeza, tavam festejando a cagada que provocaram no resto do mundo e o lucro substancial que agora vão ter vendendo vacina - como já tiveram ao longo do ano vendendo insumos médicos, hospitalares, etc.

      "O sujeito ostentava a foto de perfil com os dizeres: "FICA em CASA, ARROMBADO""

      R.: Esse é só mais um sacripanta contaminado pela pandemia do mau-caratismo - doença crônica, incurável e para a qual não existe remédio. Afeta centenas de milhões ao redor do mundo. Dizem os filósofos que pode ser perigoso se ficar muito perto de um contaminado.

      "Aí eu vejo a mesma pessoa postando fotos no face em festinhas e aglomerações com os amigos (ou "amigues")"

      R.: Outra pandemia que assola as sociedades é a tentativa, inclusive, da deturpação do idioma em favor dos "xiliquentos". Ops ! Xiliquentes.

      "Puta merda, qdo vi aquilo bloqueei o infeliz na hora:"

      R.: Merece doar metade da sua coleção do Falcon para o pequeno Victor von Doom por não ter metralhado ou fuzilado o infeliz imediatamente, à hora seguinte.

      "e à medida em q o público for migrando daqui pra lá, a tendência é a festa acabar, pois manter um blog exige mto tempo e trabalho"

      R.: Típico comportamento de manada - aonde a vaca-louca vai, a boiada ruminante vai atrás (vide Wuhan).
      Também sou da Old-School em matéria de informação e cultura. Prefiro LER um texto do que ficar passivamente assistindo a um vídeo no qual geralmente uma ameba fala qualquer coisa pra tentar vender algo, faturar likes e ganhar inscritos. Se já não bastassem as amebas da velha época da tv...(por sinal, alguém ainda assiste àquilo ?)

      "já pensei em fazer isso, mas desisti ao ver o tipo de público rasteiro q costuma comentar e interagir nos comentários dos canais do tipo, rs"

      Esse é o público padrão não apenas nos canais do tipo, mas em quaisquer outros canais também.
      Aliás, não apenas nos comentários nas redes sociais em geral (nas quais o YouTube pode ser incluso). Já vi, por exemplo, um canal de um cara formado em Geologia, residente nos EUA, em que ele alegava categoricamente que a Terra é plana. Em contrapartida, num outro canal, um professor mencionou que a Terra tinha "centenas de milhares de km de circunferência" (pelo que consta, é de "apenas" 40 mil km).
      Se quiser, dou o nome desses dois infelizes que se somam aos demais congêneres na face da Terra. P.S.: ambos são brasileiros.

      "Feliz 2021 pra vc (e pra todos nós)... Valeu mesmo!"

      R.: Paz, saúde e prosperidade !
      O resto "nóis" conquista (e se não der, "nóis" também trapeceia).

      Adolph,
      Adolph Steinbosch

      Excluir
    4. "Léo, fale mais dessas coleções do Murry e do Taliaferro. Abraços e um fantástico 2021 a todos!"


      Oi, Pateta... blz?

      As 2 coleções devem trazer material de ambos os artistas em forma integral (q nem as coleções do Barks, Rosa, e Gottfredson). Aliás, Murry e Taliaferro devem substituir o vácuo deixado pelas coleções do Rosa (já finalizada) e do "Mickey" (q pode ser encerrada de forma prematura - ainda não se sabe ao certo)!

      Abs!

      Excluir
    5. Relembrando...

      O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

      1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!

      Essa é a regra principal aqui no blog (poderia ser a única até)... Opiniões alheias (se forem contrárias ao pensamento individual) tendem a incomodar e nem sempre serão aceitas de forma unânime. Assim, se um comentário causar incômodo ou desconforto: Ignorem. Ninguém é dono da verdade (mto menos eu - ou quem seja q estiver lendo) e às vezes o melhor é simplesmente deixar um assunto quieto e partir pra outra (vai acabar em seguida se não for retrucado com réplicas e tréplicas)!

      Fiquem em paz e Feliz 2021 pra TODOS!

      Abs!

      Excluir
  11. E aí, Fabiano... blz?

    Brigadão mesmo por ter curtido esta matéria... Pois dá um trabalho do caramba fazer essas retrospectivas (e leva DIAS pra pesquisar tudo q saiu durante o ano, rs)!

    2020 tinha TUDO pra ser um ano de merda pros quadrinhos... A pandemia, bancas e lojas fechadas por decreto municipal durante MESES, crise econômica, distribuidoras parando de mandar gibis pras unidades físicas, editoras superfaturando preços, público migrando pra lazeres mais baratos (vídeo-games, plataformas streaming, etc). MAS foi exatamente o OPOSTO disso: Tivemos uma porrada de lançamentos, novas coleções, edições luxuosíssimas (os OMNIBUS de quase MIL pág), e novas editoras surgindo no mercado!

    Um cenário SURREAL mesmo durante uma crise de escala GLOBAL, rs...

    Qto ao "Planeta Gibi"... Ele já foi um dos meus blogs favoritos (as matérias sobre HQs Disney, os checklists, as tretas q rolavam nos comentários, kkk). Mas eu "acho" (palpite) q os caras perderam o tesão de continuar mantendo o blog. A gente sabe q dá um puta trabalho mesmo e q SEM nenhuma compensação financeira, blogs pessoais q nem os nossos só se mantém no ar enquanto a gente não perde o tesão de escrever, o tesão de ler os gibis, o tesão de acompanhar as nuances e reviravoltas do mercado, etc. Te confesso q eu quase dei uma bela BROXADA há pouco tempo, hehe: com a proliferação dos erros de revisão e excessos de gibis gourmetizados (comecei a pensar seriamente em "jogar a toalha" e viver maratonando a Netflix, kkk)!

    O "Submundo" vai completar 10 ANOS no ar em julho de 2021... Até lá, eu garanto q sigo em frente no mesmo ritmo (semanal) q venho mantendo. Depois disso, só os deuses dos gibis dirão como vai ser, rs!

    Um Feliz 21 pra vc tbm, brother... com mta saúde, felicidades, e realizações pessoais e profissionais!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. "uma questão de tempo até eu me aposentar em definitivo do blog e das redes sociais em geral. As novas mídias (canais de yputube são a modinha do momento) tão suplantando os blogs escritos (q ainda são os meus favoritos) e à medida em q o público for migrando daqui pra lá, a tendência é a festa acabar, pois manter um blog exige mto tempo e trabalho (principalmente "tempo") e se o cara já não tem a compensação financeira, perder a participação e interesse do público é a pá de cal final."

    Se um dia faltar público no submundo, duvido muito que o motivo seja por ter migrado pro YouTube. Em 2020, posso até ter comentado menos aqui. Mas definitivamente vi pouquíssimos videos do YouTube referente a hqs. O grande problema que persiste, é que muita gente já sabe que os caras vao falar m*rda e ainda dão atenção a essas porcarias. Sei que é difícil resistir, mas acredito que dá pra limitar. Atualmente, meu maior pecado é ainda entrar no site do "vicio". Mas infelizmente, desconheço site melhor que faça um apanhado geral sobre séries, filmes e hqs. Achei o blog do blackzombie muito bom, mas parece que ele também tá em vias de parar.

    Sobre lacraçoes, direito de fala e bobagens afins. Esse povo ainda vai sofrer muito. Sentimentslismo e discurso barato nao enchem barriga, nem compram saúde. Em um mundo com desigualdades cada vez maiores, lutar por essas causas é luxo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. L,
      Tenho entrado no site Ultimatodobacon. Tenho gostado.

      Excluir
    2. Opa, obrigado pela sugestão, Roberto Xavier. 👍

      Excluir
    3. "Sobre lacraçoes, direito de fala e bobagens afins. Esse povo ainda vai sofrer muito. Sentimentslismo e discurso barato nao enchem barriga, nem compram saúde. Em um mundo com desigualdades cada vez maiores, lutar por essas causas é luxo."


      Falou tudo, L...

      O q essa turminha conseguiu mesmo foi lacrar TANTO, q os empresários e empregadores em geral já passaram a ter AVERSÃO por esse tipo de gente. Pra vc ter uma ideia, na última reunião q eu fui do Sindilojas (sindicato dos lojistas), era de regra as recomendações pros empresários e donos de loja não contratarem funcionários com perfil lacrador (e coisas do tipo), pois o risco de um dia virem a processar os patrões sob alegações de q foram despedidos pq são "minorias oprimidas" e mimimis do gênero era mto alto e a justiça (outro bando de inúteis) acaba ficando contra os empresários nessas causas!

      Resultado: O índice de desemprego pra pessoas com esse perfil vai aumentar daqui pra frente... Eu mesmo, jamais voltarei a contratar ninguém q possa me processar e ganhar uma causa em juízo usando essa choradeira vitimista. Todo mundo q eu contrato HOJE é depois de me deixar ver o perfil nas redes sociais pra eu me certificar de q não seja um vagabundo choraminguento. Da mesma forma, vários outros empresários TBM pedem pra ver o perfil dos candidatos à vaga de emprego (e é por essa razão q eu falei, podes crer)!

      Povo burro do caralho... batem tanto o pézinho pelos seus direitos e esquecem q o direito conquistado pode ser uma pedra no sapato de quem for contratá-los pra uma vaga de emprego. Enfim, quem quiser lacrar à vontade nessa vida, é bom se preparar pra arrumar o próprio sustento (pois vai ser cada vez mais difícil arranjar um patrão otário q aceite o risco de tomar um processo depois)!

      Abs!

      Excluir
  13. fala,Léo!
    um pouco atrasado(mas ainda em tempo), para te desejar um ano novo com saúde e paz, para realizações de projetos pessoais e familiares!

    Espero que tu mantenha a dedicação de parte de seu tempo, assim como a energia(criativa, inclusive) necessária para a manutenção deste blog, que acompanho regularmente, desde os primórdios, lá no distante 2011.

    Pela amostragem das publicações listadas na retrospectiva, vemos como foi um ano fértil, com lançamentos variados em formatos muito distintos. Em paralelo à esta "pujança editorial", assistimos aos estertores do negócio das bancas!

    Definitivamente são tempos mais duros, onde perdeu-se a essência daquele momento que o guri adentrava numa banca com familiares e tinha chances de ser "fisgado" por uma simples capa de um gibi!

    Infelizmente enxergo as bancas como uma espécie de cadáver insepulto. Sempre que possível, levava meu filho para uma visita na que restou em minha cidade (já com pequenas quantidades de material recebido, sendo substituído por guloseimas e trecos afins..)

    Mas o diferencial deste ano foi minha disposição em encarar a "pilha das leituras atrasadas"!Valeu muito à pena.

    Fiz uma espécie de inventário com tudo que fui adquirindo desde a minha "retomada" em 2001, com grande prevalência de material da Panini (algumas coisas da Mythos e P&N).

    Neste exercício de catalogar/organizar a coleção, pude perceber que funcionou como uma longa sessão de auto conhecimento como leitor, inclusive me revelando uma proporção entre Marvel X DC(de aproximadamente 65% x 35% dentre os exemplares comprados).

    Tem muita coisa boa, claro. Mas daria para ter evitado um bom número de aquisições.

    Portanto, muita contenção neste ano, com um aproveitamento bem maior no desfrute do que já tinha.
    Para 2021 continuarei nesta linha , apesar de perceber que a Panini despertou em relação à sua linha editorial, num intuito mais claro de atender a demanda relacionada ao material mais clássico (anos 60 até início dos 90).

    Afinal, daquele "espólio" enorme de leitores da Abril (muito bem documentado no livro "O Império dos Gibis"), ainda deve ter muito leitor por aí, hibernante.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Valeu mesmo, e espero q vc tbm tenha tido uma ótima passagem de ano, e q 21 lhe traga mta saúde e realizações pessoais pra vc e sua família!

      E obrigado tbm por estar à tanto tempo acompanhando o blog... q em julho completará 10 ANOS no ar. Feliz ou infelizmente, minha aposentadoria (e a despedida do blog) é uma questão de tempo mesmo, não sei se pra este ano ainda ou mais além: Mas é fato q se aproxima o momento de eu pendurar as chuteiras por aqui e me dedicar mais ao trabalho e à minha família (em especial o meu filho, q tá numa fase em q exige mais atenção e dedicação da minha parte). te confesso q eu tbm já ando de saco cheio do mercado nacional de HQs, das editoras, editores, erros de revisão, preços abusivos, público imbecilizado nas outras redes (face), e principalmente: o fundo do poço em q se encontram a Marvel e DC (eu tô completamente deslocado no atual momento de lacração total e falta de ideias dos gibis atuais). Prefiro viver do passado com os meus gibis clássicos!

      "Definitivamente são tempos mais duros, onde perdeu-se a essência daquele momento que o guri adentrava numa banca com familiares e tinha chances de ser "fisgado" por uma simples capa de um gibi!"

      Isso já era mesmo... Não tem mais a menor chance de acontecer: As bancas vão sumir do mapa (ou se modificarem completamente) mais cedo do prevíamos. O jovem fã de super-heróis é captado mais pelo cinema e pelos games (os gibis nem entram na equação)!

      "Neste exercício de catalogar/organizar a coleção, pude perceber que funcionou como uma longa sessão de auto conhecimento como leitor,"

      Agora vc falou tudo... É disso q eu tô precisando tbm: Voltar a me dedicar mais à minha coleção e botar em dia a PILHA de leituras. Redescobrir a minha própria coleção e aprender mais como leitor (tem mta coisa boa q eu nunca li na vida, mas q tenho jogada num canto do quarto)!

      Abs!

      Excluir
  14. Diz aí mestre Leo!
    Cara que lista extensa, essa de material lançado nesse apocalíptico 2020. Teve coisa boa, mas falando francamente umas bagaceira também exemplos de uma e outra coisa: Batman a Queda do Morcego, mais pelo formato e preço do que pelo material em si. Acho que esse é o formato ideal pra lançar edições de sagas clássicas. Outra coisa boa as CHM do Hulk e principalmente do Mestre do Kung Fu, que deu chance da galerinha mais teen conhecer os gênios Doug Moench e mais ainda Paul Gulacy, ali era como assistir um filme do James Bond estrelado pelo Bruce Lee, simplesmente fantástico. Teve mais coisa boa mas vamos ficar só nessas par não cansar os colegas.
    Agora em se tratando de tranqueiras, a lista é longa. Começando pelo filme das Aves de Rapina, muito marketing pra um longa muito fraco cinematográficamente falando, seguido pela tal de Marvel Saga da Panini, caça-níquel sem vergonha e ainda vem com uma das piores fases do Aranha com a “Gwen vagaba”. E também esse retorno do Conan pra Marvel, com novas versões decepcionantes de ESC e de Conan O Bárbaro, culminando em colocar o personagem como parte dos Vingadores nos dias atuais. Então é isso, só pra lembrar que apesar das previsões muito negativas no início do ano acho que o saldo foi positivo.
    Um abraço a todos colegas do Submundo HQ. E feliz 2021!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... Blz?

      2020 não foi pros fracos mesmo, hein? E o mercado nacional de HQs até q demonstrou uma força inesperada num ano de recessão econômica e pouco capital de giro na praça!

      A "Queda do Morcego" envelheceu mal... mas demonstrou q saiu no formato ideal e mais em conta pra esse tipo de material noventista mais descartável (desnecessário seria capa-dura pra isso)!

      As "CHM" poderiam ter seguido adiante mais um pouco (eu acho)... Era um bom formato pra se ler material clássico sem gastar mto (tirando as limitações da linha, é claro: Tipo o nº fixo de 164 pág e a obrigatoriedade de se fechar uma caixa com 4 edições)!

      As "Aves de Rapina" eu assisti neste último findi... Um filme de BOSTA mesmo: cartilha feminazi pra agradar esse público SOJADO q vive pedindo representatividade nas telas mas não paga o preço do ingresso e faz essas porcarias de filmes naufragar, kkk. Bem, tem umas ceninhas de ação e mortes violentas e tal: não me arrependi de assistir, mas é um filme mto fraquinho mesmo e q não precisava ter sido feito!

      "Marvel Saga" do aranha? Não-trabalhamos, rs... Passo longe dessa fase do Straga!

      "Conan"... SÓ os clássicos pra mim (nem a fase Dark Horse eu encaro)!

      Abs (e Feliz 21)!

      Excluir
  15. Salve, Léo!!!

    Antes de tudo, desejo um excelente 2021 para você, sua família e a todos os "submundeiros".

    Lista muito boa. Sintetizou bem esse ano atípico e estranho.
    Neste ano até que consumi bastante. Ao invés de meter o pé no freio, acabei errando o pedal e acelerando kkkk. Mas quase tudo naquelas queimas de estoque da Mythos (muitos capas duras encalhados por 10 mangos e bonellis pela metade do preço) ou algumas coisas em alguma das poucas promoções da Amazon e em muito em sebos. O problema é que comprei bastante mas ando bem desmotivado para a leitura. Li poucas hqs no ano passado, apesar da fila aumentar.
    De materiais atuais Paninescos, só peguei Lobo Solitário, CHMs, Lendas DC, Walking Dead, o Novos Mutantes do Claremont e do mestre 5e20 e a Mulher Invisível do Waid. Por sinal, este último decepcionou bastante pelo emaranhado de clichês e o editorial cheio de "lacração" do editor da Panini...
    O balde de água fria foi o busão do Quarteto, material que durante muito tempo militei à favor nas páginas da Panini. Esperava uma CHM ou, no máximo, uma coleção como a definitiva do Teioso. Mas neste formato não é para o meu bolso.
    Para 2021, estou mirando no Super do Byrne, no Batman dos anos 80, nas Vintage (especialmente do Demolidor do O'Neil e Aranha do Stern) e na nova coleção de clássicos da Marvel (essa me fez salivar, apesar dos muitos repetecos). E algumas coisas que aparecerem com um bom desconto.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Luiz... blz?

      Um Feliz 21 pra vc e sua família tbm amigo... Vai ser um ano q já começa forte no pedaço, rs!

      Quem diria... Eu tinha começado o ano passado (2020) prometendo reduzir gastos com gibis, mas tbm não consegui o resultado esperado e acabei investindo até mais do q pretendia!

      "O problema é que comprei bastante mas ando bem desmotivado para a leitura. Li poucas hqs no ano passado, apesar da fila aumentar"

      Tô na mesma situação... Agora com filho pequeno, já não consigo mais tempo hábil pra passar uma madrugada inteira lendo gibis e isso faz a pilha aumentar cada vez mais (repare q não foi à toa q a coluna de "Reviews" acabou quase q sumindo aqui do blog, rs)!

      "Mulher Invisível do Waid. Por sinal, este último decepcionou bastante pelo emaranhado de clichês e o editorial cheio de "lacração" do editor da Panini"

      Putz... Esses editores da panini tão uma merda mesmo. Se bem q o próprio Waid me decepcionou bastante com algumas de suas lacrações públicas da vida real (não duvido q ele tenha repassado pras histórias q escreve um tanto de seus pensamentos ideológicos tbm)!

      O OMNIBUS do "4F" foi broxante mesmo, rs: Vou passar bem longe disso, pq não tenho interesse em alimentar a indústria dos "busões" (um formato detestável pro meu gosto)!

      De qq forma, 21 promete (com todas essas q vc citou e mto mais, hehe)!

      Abs!

      Excluir
    2. Léo:
      O omnibus é polêmico mesmo: incômodo para ler, parece consagrar o comprador exaltação e a "gourmetização" do mercado de "gibis" (é quase irônico chamar assim). Porém, gostemos ou não, acho que foi a principal novidade do nosso mercado em 2020, algo que nunca tínhamos visto junto por aqui em preço, quantidade de páginas e acabamento editorial (ou pretensão de). A minha dúvida é o quanto esse modelo é sustentável a médio e longo prazo e qual saldo deixará para o mercado quando a onda passar.
      Alvaro

      Excluir
    3. O melhor formato para mim sempre foi algo que vai do sandman 30 anos ao omnibus do hellboy. Esse seria o mundo ideal para comics no geral.

      Excluir
    4. Comprei o "ônibus" do Quarteto Fantástico pelo Byrne porque gosto muito dessa fase, adquiri com 30% de desconto, mas o formato é incômodo mesmo. Mas pra um material que a Panini não concluiu nos "Maiores Clássicos" talvez assim seja concluído.
      Típico material que não dá pra arriscar por curiosidade. Ou conhece e curte muito ou nem arrisca.
      Pra mim o melhor formato era o capa cartão entre 200 e 300 páginas por volta dos 30 reais que saiu a última vez em X-Men Inferno.

      Excluir
    5. Esse formato do Inferno era ótimo mesmo

      Excluir
    6. Fábio RT,
      pelo visto agora por 30 reais nem as edições econômicas em papel offset com 168 páginas como eram em Lendas do Universo DC e Coleção Histórica Marvel que agora custará 39,90. Tá osso.

      Excluir
    7. "A minha dúvida é o quanto esse modelo é sustentável a médio e longo prazo e qual saldo deixará para o mercado quando a onda passar."


      Essa é uma boa reflexão pra se fazer, Alvaro...

      Pois o formato OMNIBUS é caracterizado por uma tiragem mto baixa e com preço elevado... Ou seja, mesmo q a MAIORIA dos leitores venha a detestar o formato ou não conseguir comprá-los: A meia-dúzia q puder comprar vai ser suficiente pra manter o formato (cuja meta será justamente essa meia-dúzia de leitores)!

      Assim, nem adianta vir aqueles leitores ingênuos na pág da panini no fêisse querer promover "boicotes" ou outras idiotices q não funcionam justamente pq as pessoas q fazem isso NÃO são e nem serão o público-alvo do produto, rs!

      Em tempo... Eu sou um q NÃO gostei do formato e NÃO vou embarcar nessa modinha (salvo raríssimas exceções q venham a ser do meu interesse, tipo uma edição do KIRBY ou a continuidade do "Conan"), mas tenho a consciência de q o meu "boicote" particular não fede nem cheira pra editora (já q NÃO sou o público-alvo pretendido)!

      Abs!

      Excluir
    8. "Pra mim o melhor formato era o capa cartão entre 200 e 300 páginas por volta dos 30 reais que saiu a última vez em X-Men Inferno."


      Pra mim tbm, Roberto...

      Esse formato era ótimo: Bastante pág, capa-cartão, e preço acessível... mais do q isso (na minha opinião) já é luxo desnecessário!

      Abs!

      Excluir
    9. "pelo visto agora por 30 reais nem as edições econômicas em papel offset com 168 páginas"


      Sim... já era esse antigo formato "econômico" q começou custando 20 pila e hj já vai pra casa dos 40 (DOBROU de preço)!

      Abs!

      Excluir
  16. Fala Léo tudo bem? E as Visões de 2021 já está prevista?Tem surpresa aí ou é mais do mesmo? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Cassio... blz?

      A coluna "Visões" foi abolida aqui do blog (ano passado tbm não teve)... O motivo é pq a coluna perdeu a razão de existir qdo os lançamentos do ano passaram a ser anunciados na CCXP do ano anterior, rs (e q já tiveram cobertura aqui no "Submundo" na ocasião). Assim, se eu fosse fazer essa coluna, ela iria apenas repetir os lançamentos q eu já divulguei aqui em novembro do ano passado!

      Mas teremos as "Visões de 1991" - Em colaboração do Elcio (pra relembrar um passado nostálgico do nosso mercado). E é claro, as novidades de 2021 estarão SEMPRE presentes aqui nas colunas tradicionais de "notícias" e "reviews"!

      Abs!

      Excluir
  17. Meu blog fez 10 anos, é sempre uma grande marca, ainda mais pra um ativo igual ao seu! Parabéns adiantado!

    http://www.nerdmor.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Leo,

    Por favor tente continuar com o blog, mesmo num escopo reduzido.
    É o grito de centenas que postam nos comentários, hehehe.

    Acompanho o mundo das HQs mais pelo indispensável SubmundoHQ, pelo canal Central HQS e de vez em quando pelo Universo HQ.

    Você e o Central HQs são os grandes representantes da linha massa velha.

    Quem sabe não exista outro formato mais ágil? Seja um grupo no Discord
    ou qualquer outra solução. Algo para você pensar.

    Força em 2021!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabiano... blz?

      Claro, essa decisão (de me aposentar) não vai ser tomada de cabeça quente (se fosse HOJE eu optaria por fechar o blog mesmo e seguir a vida mais afastado da internet em geral, MAS pode ser q eu mude de ideia e resolva continuar mais um pouco - por isso eu decidi esperar as comemorações de 10 ANOS do "Submundo" em julho deste ano)!

      A minha vontade era de continuar com o blog até morrer... Mas o TEMPO tem me cobrado um preço alto: Qdo eu comecei o blog há quase 1 década atrás, eu era solteiro, sem filhos, e trabalhava de forma individual e por conta própria (acordava depois do meio-dia e me contentava com o "churrasquinho do fim de semana", rs)! Agora, minha vida mudou completamente do avesso: Casado, com filho pequeno, com uma empresa q exige mta dedicação e cuidados, minhas responsabilidades aumentaram demais (a ponto de eu sequer ter tempo de ler um gibi tranquilo toda noite q nem eu fazia). Falo isso, pq manter um blog exige mais tempo livre do q eu realmente tenho (até q eu faço mágica aqui conseguindo manter atualizado toda semana)!

      O "Universo HQ" é um dos meus favoritos tbm... Mas ali os caras são em 5 DONOS e pelo menos 18 colaboradores (seria covardia comparar comigo q sou sozinho na ADM aqui e tenho uns 2 ou 3 colaboradores eventuais, hehe). O "Submundo" tem um GRUPO SECRETO no fêisse tbm (onde os participantes só entram com convite - tem q ser leitor aqui do blog e me pedir pra add no fêisse)! Já esse "Discord" eu nunca ouvi falar e não faço a mínima ideia do q seja, kkk!

      Abs!

      Excluir
  19. E aí, Fabiano... blz?

    Pô, parabéns pelo níver de 10 anos do seu blog... Essa é uma marca mto difícil de se atingir e hj vejo q a grande maioria esmagadora dos blogs acaba se encerrando pelo meio do caminho (bem antes de atingirem essa meta)!

    Só sobrevive no ramo quem ganha realmente alguma coisa financeira com isso (não é o meu caso, já q o "Submundo" NÃO é monetizado e nunca usou banner de propaganda) OU quem tem mto amor à camisa, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. Oi Leo,

    Com certeza casamento aperta o tempo e filhos mais ainda! Empreendorismo, nossa...

    Citei o UniversoHQ mas sem intenção de comparação. Realmente os caras tem dedicação grande, o Gusman é editor área, e o podcast deles, que viabilizou terem grande patrocínio pelo Catarse, mudou tudo. Olhando
    aqui hoje eles recebem bruto quase R$ 13.000 do Catarse (sem descontar as taxas).

    Eu acredito que se não fosse essa virada para podcast o site seria um dos que ao longo do tempo deixaria de existir. Infelizmente as pessoas cada vez leem menos na internet.

    Fica até a sugestão de criar um Catarse ou outro parecido do Submunndo!

    Estou no grupo do Facebook, recomendo a todos. Grupo sem frescura e cheio de nerd massa velha! :-]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabiano... blz?

      Tranquilo, sei q não foi com fins comparativos, rs... Mas usei o "Universo HQ" como exemplo de site/blog em q a união faz a força (com vários donos e colaboradores). Sem dúvida fica mais fácil manter um blog assim por tanto tempo (eles tem 20 ANOS), pois devem conseguir dividir melhor o tempo livre pra produzirem conteúdo (embora eles não respondam os comentários dos leitores q nem eu faço por aqui - e q tbm faz parte do "ofício", rs)!

      E puxa, 13.000 é bastante grana pra tocarem um site... Eu ganho mais do q isso sendo sócio de academia, mas entendo q se não fosse minha renda por fora pra garantir q eu me dê ao luxo de me dedicar à um blog sem ganhar 1 centavo por isso, seria inviável mesmo "trabalhar de graça" na internet, hehe!

      Boa ideia essa do Catarse, amigo... Eu já tava pensando nisso pra um LIVRO q tô escrevendo! Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...