31/12/2020

"Revirando a Lixeira": As PIORES Capas de 2020...

"Revirando a Lixeira" é - literalmente - a PIOR coluna aqui do blog.... E nem teria como ser diferente, pois ela traz nada menos do que as piores capas de gibis do ano!

Capas feias, com excesso de poluição visual, mal-desenhadas, feitas nas coxas, com erros grotescos de anatomia e proporção.... Estão todas aqui: Direto da lixeira do "Submundo", rs!

Confira abaixo (e selecione as suas "favoritas" também):

E lá vamos nós de novo com o "melhor do pior" (ou o "pior do pior" mesmo)... Esta coluna já virou tradição aqui no blog na virada do ano, e traz uma seleção PESSOAL minha (é gosto pessoal, nada contra quem achar alguma dessas capas "maravilhosas", hehe) das PIORES capas do ano que passou. Meus critérios (particulares) são bastante variados, e teremos aqui capas que eu considerei mal-desenhadas (com erros de anatomia e proporção), cenas e poses manjadas/clichês, escolhas decepcionantes por parte da editora (quando haveriam opções melhores), poluição visual, chamadas cretinas, ou mesmo a simples tosqueira do conjunto todo, rs! Começamos com 2 medalhões da Marvel e DC: O "Homem-Aranha" nº 19 e o "Superman - Para o Alto e Avante" (de Tom King) parecem rabiscos no caderno de uma criança de 5 anos (erros de proporção grotescos - principalmente nas pernas dos 2 personagens)!

Ainda nos "supers" das 2 maiores editoras... O "Batman" vem em DOSE DUPLA: O nº 35 da revista do morcego parece mais aquelas capas bobinhas do "Archie", com um Batman pagando de "boi" (O "Rei do Gado", kkk) enquanto a Selina e as amigas se divertem na noite com gogo boys e afins. Batman: O "Super-Manso"? (aí, complica, hehe)! E numa linha mais "teen" da DC: "Batman - Criaturas da Noite" apresenta um Batman "SOJADO" pra caralho, com pinta de gurizão EMO e rosto com feições "delicadas" (muito próximo do que será o próximo FILME do "Batman", com o ator capa de revista "Capricho": Robert Pattinson, que sequer tem aguentado o ritmo de filmagens mais puxado que o papel exige). O "Superman" (Ano 1 - de Frank Miller) além de mal-desenhada, a capa traz um clichê que esbanja falta de imaginação: Um herói na boca de um monstro ou dinossauro (PQP - triste ver o nome do Miller envolvido nisso e um Romitinha cada vez mais decadente)! E os NOVOS "Vingadores da Costa Oeste" traz na capa um belo apanhado de tudo que NÃO presta na Marvel atual: As criações modernas em peso numa mesma imagem - ninguém merece (e ainda botam na chamada: "Melhor Costa" - Só se for no c* deles, rs)!

Os mangás não escaparam desta vez (nunca escapam desta coluna, kkk)... "Hokuto No Ken" (Fist of The North Star), eu já tive um jogo de nintendinho 8-bits com esse nome (não sei se tem relação), mas que capinha medonha, hein? (foi a minha "favorita" pra abrir esta postagem, rs)! E esse: "The Seven Deadly Sins" (capa acima), lembra aquelas porcarias de capas de jogos piratas que a gente comprava nos camelôs (erros de anatomia, proporção, e poluição visual - taparam até o título do mangá, rs)! O boneco "FALCON" (da Estrela) ganha uma "homenagem": O encadernado capa-dura "Operação Primus", que reconta (da forma mais cretina e imbecil possível) a origem do "Falcon" e seu principal vilão: O "TORAK". Uma HQ nacional que tem picada de inseto alienígena, lacração gratuita, personagens descaracterizados, e tudo o mais. Eu adoro e coleciono o boneco, mas esse gibi é limpa-rabo puro, hehe! Por FIM (graças a deus): "De Volta P/ o Futuro", em traços cartunescos (fora de época e de propósito)!

Até+

35 comentários:

  1. Oi Leo!

    Uma das colunas que mais aguardo aqui no Blog no final do ano, "As Melhores\Piores Capas do Ano", pois é sempre divertido ver o que houve de ruim e de bom na "vitrine" do mercado de HQs no Brasil!

    Este ano de 2020 deve ter sido difícil você revirar a lixeira e selecionar as piores entre as piores,porque capa tosca e feia foi o que não faltou!

    É difícil para uma editora vender seu material tendo de selecionar capas feias para isso, e muitas vezes sem opção, pois as editoras parecem que não selecionam mais artistas e pegam qualquer um que "rabisque" algo que se pareça com um super-herói!

    Existem muitos comentários de que o público não se renova, e as HQs perdem vendas a cada ano, mas não é pra menos, quem vai se interessar em comprar algo com capas toscas, e custando em média R$20,00 pra cima?

    A arte da capa principalmente tem de ser atrativa, já que ela é a vitrine do produto, sendo ela muitas vezes a decisão final de compra de um produto!

    Desde que as Editoras abandonaram o tradicional e começaram a investir em qualquer tipo de rabisco para criar uma HQ é que as coisas ficaram assim!

    Vejo TEX, que é um título que mantém o tipo de arte tradicional, e continua vendendo muito bem, e a coleção da ESC com suas belas capas e vende muito bem!

    Aí vejo estas novas criadas como este Vingadores da Costa Oeste,e entendo porque HQs estão encalhando!

    Não é questão de ser conservador ou não, o negócio é que as artes estão cada vez piores e isto é fato!

    Considero a Marvel a pior em matéria de artistas, ainda mais agora que perdeu o Mike Deodato, e passou a investir muito em diversidade, descaracterizando muito seus personagens!

    A DC ainda tem o Ivan Reis, Jim Lee, David Finch, Jason Fabok,Alex Maleev,Tony Daniel, dentre outros.O mal é que eles agora possuem com exclusividade o Romitinha que está em franca decadência!!

    E mesmo tendo melhores artistas, ainda sai muito lixo tóxico que não deveria sequer ser aprovado pelo editor chefe!

    Quem sabe num futuro próximo as coisas possam melhorar, agora que está sendo desenvolvido uma Inteligência Artificial capaz de imitar o traço de grandes artistas.Quem sabe teremos em breve um revival de John Buscema, Moebius,Kirby, Wally Wood, e outros que infelizmente já nos deixaram, mas marcaram a história das HQS!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Brigadão mesmo por curtir esta coluna (e a das "melhores" tbm: q vai ao ar entre hj e amanhã)... Eu tbm gosto de fazer essas seleções, embora dê bastante trabalho: pois aproveito o feriadão de natal pra já ir fuçando todos os checklists do ano e escolhendo as capas q vão pro pau, rs!

      E sim, podes crer q fazer a seleção 2020 foi BEM difícil... Já q a Marvel (principalmente) tá numa fase tão ruim, q a maioria das capas dos gibis acabam sendo igualmente ruins. Pra vc ter uma ideia, esta postagem teria umas 3 capas diferentes do "Aranha" e umas 2 do "Venom", mas mantive 1 do aranha e as outras acabaram suprimidas por ruindades ainda piores (a seleção tava quase pronta até eu começar a revirar as lixeiras dos MANGÁS, hahaha)!

      O nível dos artistas na Marvel e DC baixou bastante de uns anos pra cá... Mas vou te dizer q atualmente estamos PIORES do q nos anos 90 (quem diria? O Rob Liefeld acaba sendo MELHOR q boa parte dos artistas modernos - isso é o fim da várzea)!

      "A arte da capa principalmente tem de ser atrativa, já que ela é a vitrine do produto, sendo ela muitas vezes a decisão final de compra de um produto!"

      Verdade... Uma capa bonita pode sim ajudar a fazer com q o gibi em questão venha a ser o 1º gibi de algum novo leitor. Foram CAPAS bonitas q me levaram a descobrir novos gêneros de HQs!

      "Não é questão de ser conservador ou não, o negócio é que as artes estão cada vez piores e isto é fato!"

      Exato... Embora eu seja conservador (pra certas coisas), eu tbm sempre estive disposto a conhecer e experimentar novas HQs (nunca tive preconceito por um gibi ser moderno, nacional, ou dirigidos pra outros tipos de público). Mas verdade seja dita: NÃO TEMOS MAIS NENHUM JOHN BUSCEMA ou JIM STERANKO DESENHANDO GIBIS DE SUPER-HERÓIS NOS DIAS DE HJ (e isso é mto triste e lamentável)!

      "Considero a Marvel a pior em matéria de artistas, ainda mais agora que perdeu o Mike Deodato, e passou a investir muito em diversidade, descaracterizando muito seus personagens!"

      Sim, as histórias (roteiro e artes) já perderam completamente a importância pra Marvel moderna... O importante agora é as personagens femininas serem empoderadas, seguirem à risca a cartilha ideológica em vigor, e os "homens" (os machos tóxicos) precisam ser desconstruídos em algum momento (o último foi o "Sr. das Estrelas", q agora será BISSEXUAL (!) se fodeu o Quill, hahaha). Enfim, só lixo de lacração e nem as baixas vendagens parecem fazer a Marvel mudar o foco dessas bobeiras!

      O Romitinha (ou "Vomitinha" como eu apelidei, kkk)... Vem em franca decadência faz tempo. Acho q o último trabalho de qualidade q eu vi dele foi o "Kick-Ass 3": O resto é ruim demais da conta. O "Cap. Ame´rica" dele foi medonho e esse "Super" do Miller tá pior ainda!

      E puxa vida... Só mesmo essa inteligência artificial agora pra salvar o mercado de HQs (fora isso, não tenho mais esperança nenhuma)!

      Abs!

      Excluir
  2. E aí, Leo, beleza?

    Nossa, uma capa mais horrenda que a outra, mas a do Batman 35 eu até achei muito bem desenhada, embora o conceito não pareça digno do Homem-Morcego. Yanick Paquette é o nome do artista.

    E sim, o game de 8 bits do Fist of the North Star e baseado no mangá/anime.

    E o Toriko só não entrou aí porque foi cancelado né? hahahaha

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toriko virou quadrimestral novo eufemismo para "queremos e vamos cancelar". Mas pelo que entendi no Toriko a arte daquela forma é a proposta do autor. Folheei uma edição e os demais personagens são desenhados sem exageros.

      Excluir
    2. "E sim, o game de 8 bits do Fist of the North Star e baseado no mangá/anime."


      Valeu mesmo pela informação, Lierson...

      Eu lembro desse jogo na época do nintendinho (q eu tinha comprado no paraguay, rs)... Esse jogo já era RUIM e eu nem sabia q era baseado num mangá (comprei sem conhecer, pq cartucho era baratinho nos anos 90)!

      E sim, o "Toriko" (ou "Furiko", kkk) se safou desta vez pq não achei nenhuma capa dele (cancelaram então, é)? Meus olhos agradecem, rs!

      Abs!

      Excluir
    3. "Toriko virou quadrimestral novo eufemismo para "queremos e vamos cancelar"


      Oi, Roberto... O "Toriko" se safou desta coluna este ano, rs! Tava vindo de uma sequência todo ano por aqui!

      Abs!

      Excluir
  3. Fala, Léo!
    Parabéns pela capacidade de "triagem" de tanta merd@ reunida (com ironia, por favor)!

    Esta coluna é essencial!

    Poderíamos citar grandes capas por muito tempo...fica uma pequena lembrança de dois "operários" da Marvel, que embora desenhassem muito (em quantidade de títulos e volume de páginas), eram grandes "capistas": Gil Kane e Romita Sr.!
    Pela DC: Jim Aparo e J.L.G.López!

    Grandes desenhistas, mas sobretudo, mestres na arte das capas, durante o período glorioso!

    Essa perninha do Super Homem....como passou, sem correção!

    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Reciclar lixo é comigo mesmo, rs... E acredite: Esta coluna podia ter sido um COMBO TRIPLO de tanta merda q tinha pelo caminho e q poderia ter rendido 3 postagens só disso, kkk (cheguei a selecionar as 10 piores entre umas 30 e poucas finalistas)!

      E sim, todos esses q vc citou foram grandes capistas do passado... Na próxima postagem (das 10 "MELHORES"), já teremos pelo menos KIRBY e APARO (só q não será um Aparo desenhando "Batman", hehe)!

      Abs!

      Excluir
  4. Concordo em gênero, número e grau com tudo que o Léo falou na matéria.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, L...

      Não perca a próxima matéria com as "MELHORES" (acho q vc vai concordar tbm)!

      Abs!

      Excluir
  5. Na capa do Bat-corno reparem no Alfred com olhos de lagartixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha... Putz, nem tinha reparado: Q toskêra (olhos de lagartixa, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  6. O Superman não está com sorte. rs. Romitinha está a cada dia pior, na minha opinião, há quem goste. Acho que os pontos altos da arte dele foi nas fases X-Men e Demolidor anos 80 + Justiceiro anos 90. E o último trabalho bacana foi Kick-Ass, apesar de nessa época a qualidade ter caído significativamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      "Batman" e "Super" em DOSE DUPLA cada um nesta postagem, hein? Mas não teve jeito: essas capas deles superaram as demais "finalistas", rs!

      E concordo contigo... A última coisa bacana q vi o romitinha desenhar foi o "Kick-Ass 3". Depois disso: só derrota (Cap. América, Super do Miller, etc)!

      Abs!

      Excluir
  7. Oi Leo, Blz?


    É cada capa escrota que vou te contar... Kkkkkk

    Superman do Kubert ficou estranha mesmo... Já me disseram que a história é até legal, mas confesso que não consigo gostar dos desenhos desse artista! Tanto é que nunca gostei de Wolverine Origem! Depois que li, passei adiante!rs

    Capinha nojenta essa do The Seven Deadly Sins! Tudo desproporcional!!! Lembrei do "Furiko", ops, Toriko! Kkkkkkk

    Ridículo esse Vingadores da Costa Oeste!!! O que vale mesmo é a edição capa vermelha da Salvat!!!

    Só agora que fui notar esse erro de proporção nas pernas do Aranha... Nem o Cabeça de Teia escapou!!kkkkkkkkk Será que não tinha capa "menos pior" do que essa??rsrs

    Quer dizer que o Morcegão é corno??? Era só o que me faltava...ksksks

    Hokuto no Ken é uma obra que pretendo acompanhar assim que fechar Lobo Solitário! Mas Concordo com você, essa capa aí foi uma escolha infeliz!!hahaha

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Leo... blz?

      Nem me fale... Imagine pra chegar nestas 10 capas "escolhidas", eu tive q fazer uma triagem entre pelo menos 30 e poucas finalistas (é mto lixo reunido, rs)!

      Esse Kubert é justamente o PIOR da família (o melhor era o PAI, e em 2º o irmão Adam)... Tbm detestei o "Wolverine Origem" e repassei adiante a mini logo q li (mto ruim e cheia de "misteriozinhos" q deixaram em aberto: se fuder, quiseram criar uma atmosfera de mais enigmas na origem do carcajú - mas ninguém tava mais com saco pra isso não)!

      "Capinha nojenta essa do The Seven Deadly Sins! Tudo desproporcional!!!"

      Repugnante mesmo... e ainda tiveram a manha de botar essa arte horrorosa tapando o título da revista, kkk!

      Os novos "Vingadores da Costa Oeste" fariam o BYRNE se revirar no túmulo se já não estivesse vivo, rs!

      E porra, o cara q vai desenhar o "ARANHA" tem q ter a OBRIGAÇÃO de saber anatomia e proporção, não é? O mínimo q se espera de um desenhista pra um personagem tão anatômico!

      Coitado do "Bátema"... já teve fama de tudo, agora de CORNO tbm, kkk!

      Abs!

      Excluir
  8. Perfeitas tuas considerações, Léo! Onde eu assino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Márcio... Brigadão por ter curtido a postagem!

      Abs!

      Excluir
  9. kkkk. Bem divertida a seleção de capas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Vartoco... Esta coluna já é tradição aqui no blog (todo ano tem essa lixeira sendo revirada por aqui, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  10. Tranquilo? Sem querer ser chato já sendo, chato no sentido repetitivo, em sempre ressaltar que em décadas anteriores eram melhores, a história em si até a capa, isso só comprova o quanto os quadrinhos estão sendo tratados com desleixo, claro que antes havia também capas, artes, história ruins, mas não na proporção atual, e olha que mesmo com todos os recursos que os estúdios dispõem, aparecem essas bizarrices, não temos mais o grande John Buscema( na minha opinião, o maior artista das hqs de todos os tempos ), o Rei Kirby, Peres se aposentou, apenas pra citar alguns dos monstros das hqs, tem bons artistas atuais como o Macniven( que acho um dos melhores da atualidade ), Maleev, Hitch, entre outros, mas parecem que são meio que relegados, enfim é o que tem pra hoje, mas felizmente temos as capas sensacionais e politicamente incorretas da ESC, Ross um ótimo capista, e outras tantas, fico imaginando uma criança vendo essas capas do Batman, Vingadores, Urgh... abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Verdade, vc tem toda razão... Acho q as grandes Eras dos quadrinhos já passaram e agora rumamos pra EXTINÇÃO dos mesmos (é uma questão de tempo, a meu ver). Veja bem, a própria DC já andou sinalizando pra possibilidade do setor de HQs ser sucateado, pois é sabido q o LUCRO mesmo vem dos filmes, games, e outras mídias q NÃO são de papel!

      Os grandes artistas do passado tbm se foram... uns morreram, outros se aposentaram. E da nova geração de artistas (entre eles alguns q vc citou), os melhorzinhos são preteridos pela Marvel e DC (talvez por não pagarem o preço q eles cobram, sei lá - talvez as editoras já não queiram mais investir tanto em gibis e nem pagar rios de dinheiro pra artistas com peso no mercado)!

      Bem... pelo menos ainda temos os clássicos pra nos manter no ramo (não fosse isso eu já tinha largado tudo de mão)!

      Abs!

      Excluir
  11. assustador
    industria lixo
    quase nada de bom dos últimos tempos
    viva a decada de 90! hahahahaha

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem diria, né Scant?

      A gente já chegou a achar q os anos 90 eram o PIOR q a indústria de HQs tinha a nos oferecer... mas nem imaginávamos a desgraça q estaria por vir, rs!

      Abs!

      Excluir
  12. Rapaz, esta sendo tao dificil acompanhar o que ta saindo de bom atualmente, seja nos relançamentos seja nas hqs autorais que só tenho a agradecer pela ruindade do material mainstream atual, o bolso não aguenta, kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, gustavo... blz?

      Sabe q eu tbm penso assim? Por um lado, fico feliz qdo não sai tanta coisa boa no mês e o BOLSO ganha aquela respirada mais tranquila, kkk!

      Abs!

      Excluir
  13. Depois de quase 20 anos esperando o Superman do Byrne e a Panini vem com aquela droga de capa... desisti da edição da Eaglemoss justamente por causa dela e desta vez não vai ser diferente...eu desisto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas já definiram a capa do "Super"? Eu tava esperando q fosse ESTA:

      https://d1466nnw0ex81e.cloudfront.net/n_iv/600/600235.jpg

      Abs!

      Excluir
    2. Quem dera amigo. No site postaram como provisória aquela mesma que a Eaglemoss publicou...um close do peito do Superman. Uma imagem que não destaca nem o personagem título nem o traço do Byrne. Abraço Leo.

      Excluir
    3. Bem... se serve de consolo e pra aumentar nossa esperança (tbm NÃO gosto daquela capa q é só o "S"): Nem sempre as "capas provisórias" do site panini são as definitivas (teve vários casos em q a capa foi diferente)!

      Abs!

      Excluir
    4. Espero que sim amigo. Estou te devendo uma revista do Vulto...rsrs Me manda seu endereço no meu e-mail. vultohq@yahoo.com. Abraço.

      Excluir
    5. Opa... Tranquilo, te mando sim (vou entrar de férias agora em fevereiro, mas no início de março já estou de volta pra minha cidade)!

      Valeu mesmo!

      Abs!

      Excluir
  14. Fico esperando. Faltou o Br no final. O Email completo é,:
    vultohq@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Caramba... Só lixo do lixo. Pelo menos, nos casos dos gibis Marvel/DC atuais não tem propaganda enganosa, a pessoa já sabe que está comprando coisa ruim... hehe

    Esses mangás não conheço, mas parece que por ser mais algo autoral, alguns acabam tendo um traço mais feio mesmo, só que as histórias em si são boas. De mangá, atualmente, apenas acompanho Lobo Solitário e One Punch Man, em ambos, as artes das capas são muito boas.

    Eu sou velho, mas nem tanto, por isso não sou da época do Falcon... hehe Mas é chato quando algo que curtimos ter material fraco... Já peguei os Comandos em Ação mesmo e lembro que os poucos gibis deles que saíram aqui pela Abril eram bem maneiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Sucatão do lixão mesmo, hein? hehe... Esses mangás q eu postei acima eu nunca li, e sei q mtas vezes a capa pode ser feia mas a história pode ser boa (acontece tbm). Seja como for, nesta coluna (q é tradição todo ano aqui no blog) a avaliação é só sobre as capas mesmo (eu revejo todas as capas de todos os lançamentos nos últimos 12 meses e seleciono as 10 piores, rs)!

      Qto ao Falcon... o auge do boneco foi entre o final da década de 70 e a 1º metade dos 80. Porém, ele foi relançado pela Estrela desde 2017 e continua sendo produzido regularmente (mas em tiragens pequenas, só pra colecionadores velhões q nem eu e com venda exclusiva no site da Estrela - bem ou mal, já tivemos 18 Falcons novos nos últimos 4 anos)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...