27/12/2017

"JACK KIRBY - 100 Anos" (Parte 5): A Era de Ouro do "Cap. América"...

Nesta 5º Parte da extensa série (serão 10 ao todo) de postagens comemorativas dos 100 ANOS de Jack Kirby... Vamos voltar aos primórdios da trajetória do REI em plena 2º Guerra Mundial, além de outras passagens importantes de Kibry pela Marvel:

"Cap. América" Nº 1 (de 1941), "4F Anual 3 - O Casamento de Reed & Sue", "4F Anual 5" (A 1º aparição do "Homem-Psíquico"), Os "Eternos" (Íkaris Vs. HULK), "THOR" (Na Caçada à "Galactus"), "Strange Tales" 89 (A 1º aparição de "Fin Fang Foom"), e "Young Allies" (estrelando: "Bucky" & "Centelha")!

Confira abaixo:

O "Cap. América" foi criado por Joe Simon & Jack Kirby em 1941... Sendo, portanto, um produto legítimo da 2º Guerra Mundial. E logo na CAPA do Nº 1 de sua revista, o herói já aparecia esmurrando Adolf Hitler (o ditador nazista e inimigo nº 1 da humanidade naqueles tempos sombrios). A capa (acima) tornou-se um ícone da cultura pop, sendo homenageada e parodiada em inúmeras versões. Na época, a Marvel ainda se chamava: Timely, mas Kirby já demonstrava um traço diferenciado que fugia dos padrões estéticos "normais": Bem abaixo (no final da postagem) selecionei uma pág. dessa clássica revista, na qual o "Cap. América" aparece com um porte físico bastante esguio (magrão mesmo)!

Seu melhor amigo e parceiro de aventuras: "Bucky Barnes"... Também estreava logo nessa 1º edição de "Cap. América", que trazia a ORIGEM do herói - ainda com seu escudo triangular (somente a partir do nº 2 da revista o escudo passaria a ser o tradicional arredondado). "Bucky" era mais um sidekick como qualquer outro desse período (todo herói da Era de Ouro tinha que ter o seu "Robin" de estimação, rs) mas acabou também estrelando uma outra revista: "Young Allies" (igualmente de 1941) em parceria com outro herói-mirim: O "Centelha" (sidekick do "Tocha Humana" original). Em resposta ao "capitão", o jovem "Bucky" também aparece aqui socando o "Caveira Vermelha" E "Hitler" na capa de "Young Allies" Nº 1, rs!

De volta à Era de Prata (anos 60)... Jack Kirby teve no "4F" o gibi que desenhou por mais tempo em sua vida (foram 102 ed. mensais + 6 ed. Anuais). Ironicamente, as editoras brasileiras que publicavam o "4F" (EBAL, Bloch, e Abril) PULARAM praticamente todas essas 6 ed. "Anuais" assinadas por Stan Lee & Jack Kirby, com exceção apenas do nº 3 (capa acima) que trazia o "Casamento de Reed & Sue" (publicado apenas pela Abril em "Origens dos Super-Heróis Marvel" e mais recentemente pela Panini e Salvat) e histórias curtas do nº 4 e 5 (uma delas era a 1º história-solo do "Surfista Prateado" contra o "Quasímodo"). A 1º aparição do "Homem-Psíquico", por exemplo, permanece INÉDITA no Brasil até hoje!

E por falar nas séries que Kirby mais desenhou ao longo de sua vida... Depois do "4F" vem a revista do "Poderoso THOR", que Kirby começou ao lado de Stan Lee (na HQ de ORIGEM do Deus do Trovão) e retomou depois de uma rápida passagem de Joe Sinnott e Don Heck pela arte. O material produzido por Kirby no gibi do "Thor" rendeu uma infinidade de personagens secundários e vilões marcantes: "Encantor", "Executor", "Gárgula Cinzento", "Homem-Absorvente", "Destruidor", "EGO - O Planeta-Vivo", e vários quebras inesquecíveis com: "Hulk", "Magneto", e até "Galactus". Não bastasse tudo isso, Kirby também desenhava as HQs curtas da revista do "Thor": "Contos de Asgard" (compiladas pela Salvat numa ed. de capa-preta)!

Os "Eternos"... Foram criados por Kirby em 1976, durante seu retorno à Marvel depois de uma passagem pela DC. Na época, Kirby estava fascinado por ufologia e conceitos estéticos e teóricos baseados no livro: "Eram os Deuses Astronautas"? (uma obra documental que tenta provar a existência de alienígenas no passado da humanidade). A inspiração de Kirby se refletia nitidamente nos "Eternos": Uma raça de super-seres criada geneticamente pelos "Celestiais" a partir da evolução humana (tem um pouco de "2001 - Uma Odisséia no Espaço" também). A série foi publicada de forma incompleta pela Abril (em SAM) - Acima, as capas dos 2 TPs gringos com a saga completa!

Por fim... A 1º aparição de "Fin Fang Foom": Um dragão gigante que usa calção-roxo (!) aconteceu em "Strange Tales" nº 89 (capa acima). O ano era 1961, e enquanto o Universo Marvel começava a ser desenvolvido com a revista do "4F", as demais publicações da editoras ainda focavam no gênero de "monstros" colossais que ameaçavam a raça humana e era derrotados e/ou mortos no final. O tal dragão, no entanto, acabou fazendo sucesso e sendo incorporado ao resto do Universo Marvel, tornando-se futuramente um dos maiores inimigos do "Homem de Ferro" (entre outros desafetos)!

Até+

PS: E com esta matéria, chegamos à METADE da série de 10 postagens do CENTENÁRIO de Jack KIRBY... As próximas 5 que faltam eu prometo publicar no decorrer do ano (junto com várias outras séries que acabei atrasando também, rs: "Editoras Nacionais", "Protótipos", "Miniaturas", etc)!

27 comentários:

  1. Bem que Os Eternos poderiam sair aqui, mas a Panini é muito devagar. Ano que vem tem o Etrigan, mas eu preferia o Kamandi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde você viu sobre o etrigan?

      Excluir
    2. Em uma entrevista do Levi depois da CCXP, vai ser mais um " teste" para trazer mais coisas, como o 4º mundo

      Excluir
  2. Leo,

    Tudo bem? Espero que sim.

    Em relação as publicações que a SALVAT pretendem relançar me pareçe ser o "THOR" do John Romita Jr. da mesma época do Vingadores de George Pérez.

    Pena que a panini não publique "OS ETERNOS" e nem a fase do "THOR" E "QUARTETO FANTÁSTICO" do Jack Kirby.

    Um forte abraço e parabéns papai!!!!

    Alexander.

    ResponderExcluir
  3. Fala, Léo!
    Que capista foda o Kirby!
    Conseguia colocar um efeito similar aos livros "Pop-up",com maestria!
    O leitor precisa desviar para não ser atingido.

    Estas capas dos Eternos são demais, assim como as do Thor e muitas do 4F.
    Quanto material pedindo para sair num estilo CHM. Quem sabe um dia...

    Que bom, ainda restam 5 postagens com o Kirby.
    Manda mais Léo!

    abs

    ResponderExcluir
  4. Oi Leo, curtindo muito a continuação da homenagem a esse grande Marco dos Quadrinhos que foi o Rei Kirby.

    Tenho lido HQs online em sites gringos com material clássico das eras de ouro e prata com esse grande artista e só consigo ficar cada vez mais admirado com a capacidade criativa desse Deus da 9a Arte.

    Os quadrinhos de monstro e ficção científica dos anos 50/60 são simplesmente incríveis!!!

    Complementando seu post, outra obra que serviu de inspiração para os Eternos [entre outras criações desa fase "von danikiana" do Kirby] foi "O Fim da Infância" de Artur C. Clarke [que já tinha nos brindado com 2001...]. Kirby bebia nas melhores fontes, eheh.

    Grande abraço [ansioso pela continuação dessas matérias...],

    Teo, o Colecionador de Indaiatuba.

    ResponderExcluir
  5. E aí, Léo, beleza? Capas como essas, acredito eu, só voltarão às revistas novamente quando novas eras de ouro e prata surgirem no mundo dos quadrinhos.

    De tão bacanas que são, dá vontade de ficar olhando e olhando para elas. Agora tem duas dessas que, a meu ver, se destacam no conjunto. São essas:"Eternos" e "O Poderoso Thor".

    Aquela principalmente pelo tom de mistério que transmite, o espaço sideral ao fundo é simplesmente lindo; e esta pela sensação de que o "Thor" vai "saltar" da página liderando seus amigos no combate em glorioso impeto guerreiro.

    Em suma, olhar para essas ilustrações é uma viagem aos gloriosos dias em que Jack Kirby expunha seus talentos primorosos aos admiradores de revistas em quadrinhos. E tenho dito.

    Até a próxima, Léo.

    Michel

    ResponderExcluir
  6. "Bem que Os Eternos poderiam sair aqui, mas a Panini é muito devagar."


    E aí, BOND... blz?

    Realmente, os "Eternos" teriam sido uma forma bastante honrada da Panini comemorar o centenário Kirby, pois é uma série excelente escrita e desenhada por ele (e q caberia perfeitamente em 2 encadernados com 9 histórias cada)!

    Do "Etrigan"... eu sei q vai ter uma série do "renascimento" com ele, e tomara q isso sirva de incentivo tbm pra Panini lançar uma "lendas" da fase Kirby (q tá INÉDITA no Brasil): Seria mais q bem-vinda!

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. "Em relação as publicações que a SALVAT pretendem relançar me pareçe ser o "THOR" do John Romita Jr. da mesma época do Vingadores de George Pérez."


    Oi, Alexander... Tdo bem?

    Obrigado pelas felicitações, hehe: Agora terei um herdeiro pra minha coleção, rs!

    E te agradeço tbm pela informação sobre o "THOR" da Salvat... Essa fase do romitinha foi boa, mas infelizmente: Terei q deixar passar, pois de todas as fases do "Thor" q me interessam, essa não chega a ser propriamente "essencial" (pro meu gosto pessoal). Recomendo, mas já estou satisfeito com as versões q tenho nas revistas de linha da Abril e Panini!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for a fase Jurgens/Romitinha do Thor, sabe o que teremos?

      Se você respondeu "repetecos" está certa a resposta. Os 7 primeiros números dessa fase sairam na Salvat Black Label.

      Outra coisa: Romitinha foi até a edição 25. Insuficiente para uma coleção padrão Vingadores.

      Excluir
    2. Bem lembrado, SEMI...

      Tinha até esquecido q saiu o 1º arco do romitinha na Salvat preta, hehe... Se bem q tbm saiu o 1º arco do Simonson na Salvat, né? Ou seja: qq fase q a Salvat escolha agora VAI SER repetéco de alguma coisa, rs!

      Abs!

      Excluir
  8. "Que capista foda o Kirby!"


    E aí, Victor... blz?

    Concordo plenamente... e vou te contar: me dá uma vontade de mandar fazer CAMISETAS e POSTERS com algumas dessas capas, hehe (especialmente as 2 capas do "THOR" q eu postei acima: Fodásticas demais da conta)!

    Outra coisa q eu acho legal... É q entre as capas do Kirby, era mto difícil achar uma q não fosse uma cena de AÇÃO (com os personagens tentando SAIR do desenho na direção do leitor, rs)!

    Vendo esses materiais do Kirby aí... a gente percebe o qto a linha "CHM" da Panini é mal-aproveitada: Deviam trazer MAIS material realmente clássico e relevante desses primórdios da Marvel!

    E pode acreditar q as próximas 5 postagens q preparei do Kirby serão um espetáculo visual ainda mais impressionante... pois peneirei cada raridade obscura do REI q vc nem imagina, hehe (espero q vc curta esses próximas q virão pela frente)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. "Complementando seu post, outra obra que serviu de inspiração para os Eternos [entre outras criações desa fase "von danikiana" do Kirby] foi "O Fim da Infância" de Artur C. Clarke [que já tinha nos brindado com 2001...]. Kirby bebia nas melhores fontes, eheh."


    Oi, Teo... Tdo bem?

    Brigadão mesmo por estar acompanhando e curtindo essa série de postagens q preparei sobre o Kirby... chegamos na METADE da jornada agora, hehe: e daqui pra frente irei investir no lado mais raro e obscuro do REI (com imagens e capas belíssimas pouco conhecidas pela maioria dos leitores - vc não perde por esperar, rs)!

    E quero te agradecer tbm pela informação sobre essa obra q inspirou os "Eternos"... Não conhecia esse livro, pois do Clarke eu só tenho mesmo o "2001" (q recém comprei na última Black Friday). Porém, vou procurar pra ver se encontro por aí (se serviu de fonte inspiradora pro Kirby, então eu vou gostar tbm - cheguei a comprar os "Deuses Astronautas" justamente por me interessar pelo tema e saber o qto serviu pra alimentar a imaginação do REI e outros artistas)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho os Deuses Astronautas sensacionais. Um apanhado de teorias estapafúrdias em um primeiro momento mas sem possibilidade de contestação concreta.

      Tipo muitas religiões que vemos por aí. rs

      Excluir
    2. Como base para escrever ficção é magnífico!

      Excluir
    3. Homens de pouca fé...

      Amanhã é o último dia previsto pra INVASÃO ALIENÍGENA (prometida pra dezembro deste ano) na Terra, rs!

      Abs!

      Excluir
  10. "De tão bacanas que são, dá vontade de ficar olhando e olhando para elas. Agora tem duas dessas que, a meu ver, se destacam no conjunto. São essas:"Eternos" e "O Poderoso Thor"


    E aí, Michel... blz?

    De fato, pra voltarmos a ter capas assim nos quadrinhos da Marvel e DC... Só mesmo se surgir uma "Nova Era" (ou algo do tipo) q traga consigo uma mudança radical de pensamento e estética pras HQs (talvez só o meu filho ou meus netos num futuro distante vivenciem isso, hehe)!

    E vc tem bom gosto... Essas capas q vc citou entre as melhores tbm estão entre as minhas favoritas (sendo q eu colocaria junto a 2º do "THOR" tbm, com esse "Galactus" quase em 3-D querendo sair da tela, rs). Aliás, vale ressaltar q a capa do "THOR" em q ele está liderando seus amigos pra uma "batalha final" é justamente uma das capas do último arco de histórias do Kirby pra série do Deus do Trovão (e capa do Vol. 9 da "Biblioteca do Thor" nos EUA): Esse material acho q saiu retalhado aqui pela Abril em "HTV"!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, Léo. Enviei uma mensagem para seu e-mail. Por favor, dê uma conferida.

    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michel... Tdo bem?

      Já li e respondi: Desculpe a demora, tive problemas técnicos com internet e acabei atrasando até a "retrospectiva" do ano aqui no blog, hehe!

      Abs!

      Excluir
  12. Achei um absurdo o tratamento dado pela Panini ao centenário do Jack Kirby! É inaceitável um artista desse quilate não ter seus trabalhos relembrados esse ano. Principalmente Eternos, que parece ser fantástico. Enfim, excelente matéria. Léo, alguma novidade sobre as edições deluxe do Capitão América esgotadas? Soldado Invernal e O Homem que Comprou a América estão fora de catálogo a tempos. Um abraço a todos do Blog!

    Diego Souza Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Diego... blz?

      Tbm achei um descaso por parte da Panini ter deixado passar o centenário Kirby praticamente em branco (com exceção de "Superpowers")... A Salvat, pelo menos, ainda conseguiu encerrar este ano com: "Cap. América & Falcão - A Bomba da Loucura" (capa-preta)!

      Obrigado por ter curtido a matéria... e espero q em 2018 vc tbm aprecie as próximas 5 partes q ainda faltam, rs!

      Qto à sua dúvida... Infelizmente aind anão ouvi falar nada sobre reposição de estoque de ed. esgotadas do "Cap. América". Se bem q ainda tem chance disso acontecer, já q MAIS novidades pra 2018 serão anunciadas no mês q vem (fique ligado)!

      Abs!

      Excluir
    2. "Tbm achei um descaso por parte da Panini ter deixado passar o centenário Kirby praticamente em branco..."

      E apesar do que disse o X-9, me parece que vai ficar por isso mesmo, Leo.

      Achei no mínimo estranho, a falta de menção sobre qualquer outra publicação kirbyana nos futuros lançamentos para 2018... mas enfim, a esperança é a última que morre.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    3. E aí, VAM... blz?

      O "X-9" tá de férias e só vou poder confirmar com ele algumas informações na volta, rs... MAS, porém, contudo: O BOND falou no 1º comentário acima, q o Levi prometeu o "Etrigan" do Kirby como "mais um teste" antes de arriscarem o "4º Mundo" (q é uma série mais extensa)!

      Vamos ver, tô torcendo pra isso... Já q seria injusto a Panini lançar a série NOVA do "Sr. Milagre" (q tá recebendo altos elogios da crítica) sem antes ter lançado a clássica do Kirby (até pro leitor conhecer melhor os personagens e se integrar mais ao "Kirbyverso")!

      Em tempo, o "Etrigan" do Kirby teve 16 ed... caberia perfeitamente em 2 Vol. com 8 histórias cada!

      Abs!

      Excluir
  13. Se for esta fase do Thor que vai sair eu aprovo ... não tão sensacional quanto a fase do Simonson e a anos luz da fase do John Buscema/ Jack Kirby, eu gostei bastante dela ... os combates com o Perrikus e os demais deuses negros são ótimos ... quando Odin fashion valer a sua justa ira... sai de baixo . Tambem queria que fosse a fase do Simonson ou do Kirby em capa dura, mas a fase do Jurgens/ JRJR é muito legal também ... A propósito, saiu a miniatura do Coração Negro na Eaglemoss.
    Luiz Henrique Trompczynski
    Terra Rica/PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Luiz Henrique... blz?

      O "Thor" teve mtas fases boas q ainda mereciam ser republicadas... Depois de Kirby, Buscema, e Simonson (3 fases bastante extensas), teve uma outra pouco conhecida por aqui: Do Ron Frenz (q parece ser boa tbm)!

      Até a fase do Deodato (q saiu em "Marvel 98" da Abril) eu gostei... Apesar do visual noventista, era interessante ver o Thor aliado (e amante) da "Encantor" (minha vilão favorita da Marvel)!

      Ah, e obrigado pelo aviso sobre a miniatura do "Coração Negro"... Graças ao seu aviso, já mandei vir essa peça junto com a "Soprano" (q eu ainda não tinha pego - e assim, aproveitei o mesmo frete)! Agora pro ano q vem pretendo retomar minhas postagens com FOTOS das miniaturas (vou botar em dia aqui no blog todas q andei comprando este ano)!

      Abs!

      Excluir
  14. Série está genial! Kirby merece sempre ser lembrado.

    Nunca tinha visto essa capa da Galactus com o Thor. A dinâmica é incrível, parece que ele vai ser esmagado pela mão do gigante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Essa capa do "Thor X Galactus" saiu aqui na revista mensal da BLOCH... e com cores BIZARRAS, hahaha! Saca só no LINK abaixo:

      http://2.bp.blogspot.com/-jq8WsYxnOs8/U-OZaPJyC3I/AAAAAAAARRI/jCbHmtGOsco/s1600/0001+-+C%C3%B3pia.jpg

      "Galactus" amarelo com vermelho é FÓDA... Isso foi antes da Abril começar a publicar "Thor" em HTV!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...