25/11/2015

O "Colecionador Fantasma" Apresenta: "Superman" Vs. "Hitler" (E os "Duendes")....

O "Colecionador Fantasma" (colaborador do "Submundo") está de volta.... E depois do "Bruno Miller" (Bruce Wayne) - Defensor de "Riacho Doce" (Gotham City), e do "Detetive Bizarro": Agora é a vez do "Superman" (ou melhor: "Eduardo") enfrentar o próprio HITLER e uma turminha de "Duendes" (chatos e impertinentes pra caraca)!   

Escaneado diretamente das pág. de um exemplar muito antigo de sua coleção pessoal (O "Globo Juvenil" de 1945).... O "colecionador" nos apresenta uma raridade legítima dos tempos da 2º Guerra Mundial!

Confira abaixo:

O "Colecionador" tem compartilhado aqui no "Submundo" verdadeiras raridades do mercado nacional de quadrinhos.... Capas e páginas de gibis muito antigos (do arco da velha). São gibis incrivelmente bem conservados lá dos primórdios da década de 40: Um verdadeiro registro histórico daquele período, onde recém os super-heróis estavam sendo apresentados aos leitores brasileiros e ainda tinham seus nomes "aportuguesados". O "Batman" era o "Homem-Morcêgo", "Bruce Wayne = Bruno Miller", "Gotahm City = Riacho Doce", e o alter-ego do "Super-Homem" (Clark) era chamado de: "Eduardo" (ou "Edu")!

Esta história (acima), foi publicada em: "O Globo Juvenil Mensal" nº 55 (em maio de 1945).... A história original (de Jerry Siegel) é de "Superman" nº 22 (1943). Chama a atenção o trabalho bem rústico do letrista (que era o comum das revistas da época) e logo de cara já somos apresentados à um "Adolfo" (!) Hitler: O vilão nº 1 do mundo em tempos de 2º Guerra Mundial. "Perry White" (editor do "Planeta Diário") é chamado aqui de "Gonçalves" e "Lois Lane" de "Míriam" (todo mundo vira brasileiro, rs)!

Na trama, Hitler é acordado por um "Botelho" (são 2 tipos de duendes: "Gremlins" e "Squiffles" - traduzidos como: "Botelhos") e faz um pacto com ele. Enquanto isso, a vida de Eduardo vira um inferno: com "pegadinhas" e "traquinagens" rolando o tempo todo por conta de alguns duendes xaropes. Entre brincadeiras inofensivas (mas irritantes) e atentados fatais (derrubar aviões), o "Super" acaba pedindo ajuda dos "Gremlins" pra enfrentar os "Botelhos". No final, "Adolfo" acaba pagando o alto preço por negociar com os "Malditos Botelhos", rs!

Até+

PS: E a seguir aqui no "Submundo".... A "CHM do 4F" Vol. 3 (Quarteto Terrível); "Miniaturas Marvel" (Clube de Trocas); "Plantão HQ" em DOSE TRIPLA (recheado de novidades e lançamentos); "Dinastia Pato" e "ZÉ Carioca" (Matérias Exclusivas); NOVOS "Reviews"; E muito MAIS!!!

37 comentários:

  1. Alguém disse "Gonçalves"?
    :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí, Kleiton...

      Imortalizado num gibi do "super", rs! (será q tem algum "Adolfo" por aí tbm)?

      Abs!

      Excluir
  2. Oi, Leo..vc tem ideia de qual dia sai o "Plantão HQ"? Ansiedade rs

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem Gonçalves (Kleiton no Brasil).
    Antes havia George Taylor editor do Estrela Diária (Terra Paralela) que substituíram por Perry White editor do Planeta Diário (Terra Ativa). No Brasil tanto George quanto Perry foram chamados de Gonçalves. Nessa história o original já era Perry e o Planeta Diário. Confuso né? Nunca me liguei muito em cronologia ou numeração, simplesmente fui juntando as histórias que eu gostava, como nas coleções de Salvat, pego o que gosto.

    ResponderExcluir
  4. "Oi, Leo..vc tem ideia de qual dia sai o "Plantão HQ"? Ansiedade rs"


    E aí... blz?

    Bem, o dia exato eu ainda não sei, pois tô vendo se consigo antes a CAPA da "Marvel Terror Vol. 3 - Motoqueiro Fantasma", hehe.... Vale a pena esperar mais um pouco: essa ed. será um dos maiores destaques do mês ("se" não atrasar, rs)!

    Mas mesmo q eu não consiga essa capa, o "Plantão" não passa deste fim de semana.... Só tem 2 postagens antes disso: A "CHM do 4F" Vol. 3 (q vai ao ar hj à noite) e a da "Miniaturas" (pra agilizar logo o "Clube de Trocas" agora q tem mais 2 "packs" novos na área): Depois disso... é DOSE TRIPLA de "Plantão", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. "Antes havia George Taylor editor do Estrela Diária (Terra Paralela) que substituíram por Perry White editor do Planeta Diário (Terra Ativa). No Brasil tanto George quanto Perry foram chamados de Gonçalves."


    Nossa... q confusão, hein, colecionador?

    Te confesso q não entendi mta coisa disso, hehe... Esse negócio de cronologia e terras paralelas na DC conseguem dar um nó na minha cabeça. Vou chamar de "Gonçalves" e pronto, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Malditos botelhos! Vou passar a dar porrada em tudo que é Botelho que encontro na rua. ;-)

    Aliás, isso daria um filme. "Hitler e os Duendes". Tipo o filme da Xuxa, mas com um protagonista mais simpático...

    ResponderExcluir
  7. Nossa, bizarro essas traduções que eles faziam. Como será que eles chamavam Metropolis? São Paulo? Hilário!

    Fico na curiosidade de saber quando eles começaram a realmente chama-los pelos nomes verdadeiros.

    ResponderExcluir
  8. Leo um amigo meu me fez uma pergunta que eu vou deixar a responsabilidade da resposta para você:

    Se tivesse que escolher apenas um encadernado entre esses dois, qual você escolheria:

    "CONTOS DE NATAL" do Carl Barks ou "ZÉ CARIOCA" do Renato Canini?

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Gosto dos reviews. Embora acabe sempre por seguir meu gosto e opinião pessoal na hora de procurar material, é bom ter um parâmetro do que realmente presta.

    ResponderExcluir
  10. Sera que agora a eaglemoos vai sossegar um pouco, senão termos um final de ano com pouco dinheiro rsrs

    ResponderExcluir
  11. Tudo bem Leo
    É, é bem confuso, daí a Crise do Wolfman-Pérez, que aliás gostaria que trouxesse nos extras informações sobre tantos personagens obscuros que pintam por lá, e seria bom também na leitura de Homem-Animal do Morrison.

    ResponderExcluir
  12. "Malditos botelhos! Vou passar a dar porrada em tudo que é Botelho que encontro na rua. ;-) "


    Sensacionais esses diálogos do "Super", rs....

    Não sei como eram os originais, mas é engraçado ver o "super" praguejando assim (os malas tiraram ele do sério mesmo, hehe). Aliás, uma curiosidade acerca dessa história, é o fato de q "Mister Mxyzptlk" seria criado no ano seguinte à essa dos "Botelhos". A 1º aparição do "Myx" consta como sendo em "Superman 30" (de 1944). Esses "duendes" fizeram sucesso pelo visto!

    E seria divertido mesmo um filme com "Hitler e os Duendes": Até fizeram uma comédia recente (acho q na França) com o Hitler ressurgindo nos dias de hj (acho q ele tava congelado no filme - ou algo assim): é comédia escrachada e pareceu boa (vi um making of na net)! E a XÔXA só fez 2 filmes q prestem em toda a sua carreira: Aquele famosão q não pode ser citado (mas q todo mundo viu, rs) e o "Fuscão Preto" (onde ela transa com o carro - bizarro)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme do Hitler é alemão, baseado em um livro que penso que foi publicado por aí.

      Excluir
  13. "Como será que eles chamavam Metropolis? São Paulo? Hilário!"


    E aí, Marcelo.... blz?

    Os tradutores da época eram bem criativos pra esses nomes mesmo, rs.... Mas se "Gotham City" era "Riacho Doce".... Não duvido q "Metrópolis" fosse algo do tipo: "Chapadão do Bugre" - ou algo assim, hehe!

    Qto aos nomes verdadeiros.... "Bruno Miller" e "Eduardo" não duraram mto, e logo em seguida passaram a ser chamados por "Bruce" e "Clark". Mas a "Míriam Lane" não teve jeito: Foi chamada assim até a "CRISE" (só nos anos 80 após o reboot é q ela passou a ser a "Lois" - segundo a wikipédia)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu falei para o pessoal da Panini que ao republicarem Crise deveriam ter chamado o Superman da Terra-2 de Super-Homem e a Lois Lane da Terra-2 de Miriam Lane, mas não me levaram a sério...

      Excluir
  14. "CONTOS DE NATAL" do Carl Barks ou "ZÉ CARIOCA" do Renato Canini?"


    E aí, Marcio.... blz?

    Páreo difícil esse.... Mas particularmente o "Zé" do Canini é mais o meu tipo de gibi - e se eu estivesse afundando num barco com esses 2 encadernados e só pudesse salvar UM: seria o Canini mesmo, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Zé sem dúvida. O material do Barks vai ser republicado (nem que seja em inglês) até o Sol engolir a Terra, mas o Zé do Canini pode nunca mais dar as caras...

      Excluir
  15. "Gosto dos reviews. Embora acabe sempre por seguir meu gosto e opinião pessoal na hora de procurar material, é bom ter um parâmetro do que realmente presta."


    E aí, Diego.... blz?

    O objetivo dos "reviews" aqui no blog é exatamente esse: Eu sou um leitor comum, não me acho "dono da verdade" e mto menos um "entendido no assunto" (como vemos às vezes em outros sites/blogs e canais de youtube por aí). Não acredito e não considero a existência de "especialistas" em gibis, pois duvido q alguém já tenha lido TUDO de bom feito em matéria de quadrinhos pelo mundo afora!

    Apenas compartilho aqui minhas leituras e avaliações pessoais (recomendando minhas favoritas e alertando sobre as piores) de colecionador pra colecionador.... Minha opinião é apenas mais uma, e gosto pessoal cada leitor tem o seu: Fico feliz em compartilhar leituras e opiniões diversas com todos aqui no blog (aprendo mto tbm e as melhores dicas e sugestões de leitura q eu tiro acabam vindo de recomendações da galera aqui nos comentários)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Sera que agora a eaglemoos vai sossegar um pouco, senão termos um final de ano com pouco dinheiro rsrs"


    Sossegar? Acho difícil, Fábio.... rs:

    Afinal, lançaram 2 "especiais" (Apocalipse e Ka-Zar) e 2 "packs" (5 e 6) em um curto espaço de tempo.... E ainda vão estrear 3 NOVAS coleções na CCXP: "Batmóveis", "Walking Dead", e o "Hobbit"! Ou seja: Não tão com cara de q pretendem pisar no freio, hehe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "Crise do Wolfman-Pérez, que aliás gostaria que trouxesse nos extras informações sobre tantos personagens obscuros que pintam por lá"


    E aí, Colecionador.... blz?

    Eu ando meio nervoso (ansioso) com a proximidade da "CRISE" q VALE, hehe... Além de querer reler e arquivar na estante a 1º versão de luxo da saga no Brasil, tô louco pra ver os extras: Pois serão 100 pág de extras q eu torço mto pra sejam relevantes e interessantes mesmo! Imagino q a procura e demanda por essa ed. seja uma das mais altas do ano!

    E o "Homem-Animal" eu tbm tô louco pra ler.... Até pq, esse material será meio q totalmente inédito pra mim (tenho os scans, mas estava esperando essa republicação pra poder ler com calma). Aliás, essa ed. tá atrasadíssima e já era pra ter saído!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. Esses posts do Colecionador Fantasma são realmente um universo paralelo da linha principal dentro da linha principal! Muito bom tomar conhecimento disso.

    ResponderExcluir
  19. "Esse filme do Hitler é alemão, baseado em um livro que penso que foi publicado por aí."


    Ah, sim... Fui pesquisar agora e vi q realmente é baseado no livro: "Ele Está de Volta"!

    Não sei se esse filme passaria nos cinemas daqui.... Acho mais fácil ir direto pra DVD (mas assistirei de um jeito ou de outro)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filme alemão vaii quando muito passar em festivais de cinema por aí e olhe lá! Como você mora no c* do Judas, imagino que não tenha disso na sua área...

      Mesmo em DVD eu acho difícil rolar.

      Excluir
  20. "Eu falei para o pessoal da Panini que ao republicarem Crise deveriam ter chamado o Superman da Terra-2 de Super-Homem e a Lois Lane da Terra-2 de Miriam Lane, mas não me levaram a sério..."


    Putz.... Teria sido genial se tivessem te dado ouvidos nesse caso:

    Até pra estabelecer uma ligação com os antigos gibis do "super" no Brasil.... Pra "Crise" faria bastante sentido (e pros leitores veteranos dos tempos da Ebal tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho. E era uma forma de diferenciar as personagens mais facilmente.

      Excluir
  21. "Esses posts do Colecionador Fantasma são realmente um universo paralelo da linha principal dentro da linha principal!"


    Pois é, ASGM.... Algumas bizarrices das traduções nacionais da época ajudam a tornar as histórias ainda mais "paralelas" do q já seriam pelo conteúdo esquisitão q possuem, rs!

    E fique tranquilo, pois ainda tem material suficiente q o "colecionador" me mandou... Pra abastecer o blog durante mto tempo (mais umas 25 postagens pelo menos, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "Filme alemão vaii quando muito passar em festivais de cinema por aí e olhe lá!"


    De fato.... Esse filme aqui, acho q só via "torrent" mesmo, rs!

    É "circuito alternativo" demais da conta, até pros padrões das "salas especiais" (dedicadas à filmes de arte e raridades fora do mercado)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "O Zé sem dúvida. O material do Barks vai ser republicado (nem que seja em inglês) até o Sol engolir a Terra, mas o Zé do Canini pode nunca mais dar as caras..."


    Tem essa mesmo, Hunter....

    As probabilidades de rerererererepublicarem BARKS trocentas vezes (pelo resto da vida) são mto maiores do q vermos de novo uma ed. assim do Zé pelo Canini!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. Rapaz... Botelhos, Adolfo, Gonçalves... esse nonsense temporão era demais, rs. Obrigado, Colecionador e Leo, por resgatarem (mais) essa pérola.

    Detalhe que a conclusão surte um efeito meio perturbador à Calafrio/Kripta, onde algum demônio - ou, no caso, esse "Botelho" (sobrenome Pinto?) - revela algo que dá uma reviravolta na trama e literalmente fode com o protagonista no final...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q viagem mesmo, hein, doggma?

      Essas traduções da época deixavam os gibis ainda mais bizarros e estranhos do q já eram, rs.... Mas vc lembrou bem: Realmente, o final parece mesmo aquelas conclusões de HQs clássicas da Calafrio/Kripta (e afins)! Interessante isso (não tinha me ocorrido essa semelhança, mas vc tem razão)!

      E essas raridades e relíquias do "colecionador".... estão entre as minhas postagens favoritas de todo o blog (adoro essas curiosidades e esquisitices das antigas, rs)!

      Abs!

      Excluir
  25. Tudo bem doggma e Leo.
    Também achei o final interessante, aIiás é a melhor parte. Em 1945 Superman era sucesso consolidado lá fora, mas aqui ainda era um teste. E os nomes então? Acho que os tradutores eram atacados pelos Botelhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, colecionador....

      Eu gostei tbm de saber q essa história dos "botelhos" parece ter sido um protótipo pra criação do "Myx" (q surgiria no ano seguinte)!

      Abs!

      Excluir
  26. Olá

    Legal disponibilizar essas histórias, sempre que recebo email dos posts como esse fico aguardando a oportunidade de lê-las no PC em casa (já que no meu smart é pequena a tela e no trabalho não posso)

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Carlos...

      Eu tbm sou fanzaço desses gibis q o "colecionador" compartilha aqui no blog... Eu queria ter mais gibis antigos na minha coleção (o mais velho q tenho é o "Quarteto Fantástico" nº 1 da Ebal - de 1971), mas nem se comparam com essas preciosidades raríssimas dos anos 40!

      Abs!

      Excluir
  27. Amigo leo mais uma vez agradeço pelos links gostei das postagens do superman dei uma boa olhada e achei super legal,
    Mas só queria fazer queria uma pergunta não tem nada a ver com o superman. o nono filme star wars será o último ou não? só isso e obrigado abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alex... blz?

      O "Star Wars" 9 tá sendo anunciado como o último da série... mas na verdade, não tem como sabermos disso: pois podem querer esticar a franquia até não poder mais enquanto estiver rendendo $$$. Aliás, podem tbm continuar com séries paralelas e individuais pra cada personagem (tipo o filme do "Han Solo")!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...