11/05/2015

"Star Wars - A Guerra nas Estrelas" (PRÉVIA): A HQ Baseada no Roteiro Original do 1º Filme...

"Star Wars - A Guerra nas Estrelas".... No começo da década de 70, antes da estreia do 1º filme da série (em 1977): Havia um roteiro preliminar de "Star Wars" com ideias e conceitos básicos do que deveria ou poderia ter sido a saga espacial de George Lucas!!!

A Panini lança agora (em 2 edições especiais) a adaptação pra HQ desse roteiro original.... Com um "Luke Skywalker" bem mais valho (de barba branca) e um "Han Solo" alienígena (de pele verde)!!!

Confira abaixo esta PRÉVIA do 1º filme de "Star Wars" que nunca foi feito:

A "Guerra nas Estrelas" já está nas bancas.... Produzida em 2013 como uma mini-série em 8 edições (e mais um nº "ZERO" recheado de extras interessantes) pela Dark Horse, esta é a 1º adaptação pra quadrinhos do roteiro original de George Lucas escrito por volta de 1973-74 com as ideias e conceitos iniciais pra saga de "Star Wars" (sendo que o 1º filme só viria a estrear mesmo em 1977 - com várias alterações feitas no 1º esboço do roteiro)!!!

É possível identificarmos várias semelhanças e elementos que foram mantidos na série.... A base da coisa toda permanece aí: O império, os rebeldes, as lutas com sabres-de-luz, o vilão sombrio, os Jedis e os Sith, a briga no bar, as batalhas interplanetárias, etc... Mas os personagens mudam completamente de visual e o direcionamento da trama central é bem diferente da versão que conhecemos!!!

"Luke Skywalker", por exemplo.... É um general de mais idade (lembrando muito o cantor country "Kenny Rogers", rs) e que aqui tem exerce um papel semelhante ao de "Obi-Wan". O herói passa a ser o jovem "Annikin Starkiller". O Lorde "Vader" (vilão principal) usa uma máscara que lembra um javali. "Han Solo" é um grandalhão de pele verde (mas ainda um mercenário que ajuda os heróis). "C3-PO" é um robô-fêmea (inspirada no filme: "Metrópolis"). E por aí vai...

O roteiro original de George Lucas é adaptado pras HQs por Jonathan Rinzler, com arte de Mike Mayhew (e as belas capas de Nick Runge). O conjunto todo da obra acaba sendo visualmente muito bonito (conforme as imagens selecionadas pra esta prévia comprovam): Os desenhos em estilo bem realista nos permitem imaginar como teria sido mesmo um FILME baseado nesse roteiro!!!

Ironicamente, esta adaptação da 1º ideia inicial da saga.... Acabou se tornando uma das últimas HQs de "Star Wars" pela Dark Horse (já que a franquia passou recentemente pras mãos da Marvel). A Panini lança o material reunido em 2 encadernados (fininhos) de 116 pág, capa-cartão, papel LWC, e R$ 16,90 (cada)!!!

Sobre a HQ em si.... Eu diria que é uma "BOA" série e que vale sim a curiosidade pra vermos como teria sido o filme em sua versão original. Porém, é um gibi mais voltado pra quem realmente for fã dos filmes (e que poderá curtir e se divertir com as mudanças gerais). Também vale como uma AULA de cinema, já que é possível notarmos algumas razões das alterações feitas no roteiro (talvez pra baratear os custos de produção na época)!!!

Até+

PS: E em breve aqui no "Submundo".... A mega-postagem sobre a "Coleção Star Wars" (da Planeta Deagostini): Um "Guia de Leitura" de TODOS os 70 encadernados da série (essa tá em fase final de revisão e deverá ir ao ar nos próximos dias)!!!

36 comentários:

  1. Até que não ficou muito ruim o começo da história,supondo que seja o começo.Tem até um monte de personagem e o Luke parece ser pai.Mas,vamos ler.Mal posso esperar para ver o resto da matéria.
    Recebi ontem aquela revista que fala sobre os "monstros do pântanos",o "Swampmen: muck-monsters of the comics".E pensar que existiram realmente um montão de monstros bem antigos,até da Marvel e do Hulk (alguns eu lembrava).Impressionante como não sabemos nem a metade.Bem legal e interessante,com várias entrevistas com os autores.Até o criador do Howard criou um montro do pântano genérico.Depois eu vejo o nome e posto no comentário.
    Abraços.

    Fernando

    ResponderExcluir
  2. "Recebi ontem aquela revista que fala sobre os "monstros do pântanos"


    E aí, Fernando.... blz?

    Essa ed. deve ser mto interessante mesmo.... Esses "monstros" começaram a pipocar em vários gibis indo mto além da polêmica de quem veio 1º: "Monstro do Pântano" X "Homem-Coisa"? (nenhum deles, ambos são genéricos de outros bichos q vieram bem antes, rs)!

    Agora eu já finalizei este post de "Star Wars" (demorei um pouco mais desta vez pq faltou luz aqui em casa - que chinelagem, rs).... Mas eu curti pra caramba essa ed, só q sou suspeito pra falar (já q sou fanzaço hardcore da série)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Olá, LEO.
    Adoro SW. Mas não consigo gostar dessas HQs!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kleiton.... Te entendo, pois sei q essas HQs não irão agradar à todos!

      Elas valem mais pela curiosidade de vermos como era o roteiro original.... do q pela história em si!

      Abs!

      Excluir
  4. Oi, Leo, tudo bem?

    Essa edição já chegou nas bancas aqui do RJ. Mas vendo que também estava disponível no site da Fnac com descontos, resolvi comprar online. É uma edição baratinha, mas em tempos que há MUITOS gibis interessantes sendo lançados, qualquer real economizado pra mim já faz diferença (essa edição saiu por pouco mais de R$ 10,00). Aproveitei pra levar alguns outros encadernados e livros que me interessavam, com desconto e frete grátis. Aliás, o site da Fnac está com até 40% de desconto em muitas HQs. Agora só estou esperando chegar. Ansioso pra essa edição, deve ser muito interessante! Pena que a Panini resolveu dividir em dois finos encadernados, como tem feito com frequência.

    Terminei de ler o Cavaleiro da Lua do Bendis (agora que chegou o volume 2) e gostei bastante! Nunca tinha lido nada do personagem além das participações dele no universo Ultimate. Pretendo adquirir também a fase do Ellis, caso a Panini lance.

    Estive pensando nos últimos lançamentos e percebi como o filme do Ultron foi responsável pelo lançamento de várias edições recentemente. Tivemos os Vingadores pela Salvat vermelha, um volume da Coleção Histórica com o Ultron, esses dois encadernados do Cavaleiro da Lua que tem a cabeça do Ultron, Homem de Ferro: Síndrome de Frankenstein e aparentemente está programado pra sair um Deluxe dos Poderosos Vingadores com a Iniciativa Ultron. Isso só do que me lembro. Impressionante como um filme é capaz de incentivar que tais materiais sejam lançados por aqui. Será que teremos alguma coisa do Homem-Formiga?

    Aliás, vi o filme. No Imax e em 3D. Achei o filme muito bom, assim como o primeiro. Diferente do que o trailer dá a entender, não é sombrio e mais sério. É bem leve. Tá muito mais próximo do primeiro Vingadores do que do Capitão 2, com muitas piadas (às vezes excessivas) e muita ação. E pra mim tá ótimo. Não vou ver filmes de super-heróis pra ficar questionando minha existência depois, só por puro entretenimento. Mas não recomendo o 3D. Não sei se foi pelo Imax (decidi experimentar essa sala em um filme visualmente caprichado como esse), mas as cenas ficaram mais escuras e qualquer virada de rosto já borrava a imagem em 3D. Sugiro que você veja em 2D mesmo.

    Abraço!

    Ps.: Até o final de maio, a Comix está com umas promoções de combos interessantes. Por mais polêmica que seja a loja, tem coleções inteiras a venda por preços abaixo do preço de capa como Sweet Tooth, Inescrito, 100 Balas, Coleções Históricas e muito mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que depende do olho e da pessoa.Eu achei o 3D muito bom.Pelo menos no IMAX,na normal agora não sei,pois não ví.
      Fernando

      Excluir
  5. "Será que teremos alguma coisa do Homem-Formiga?"


    Oi, Vítor.... Tdo bem?

    Entre os lançamentos do "Ultron" vc esqueceu de mencionar o encadernadão da "Era de Ultron", rs.... E ainda tem um q tá atrasado mas q já foi confirmado: Com histórias alternativas do "Ultron" (da série: "O Q Aconteceria Se...") Mas realmente, a Panini tem aproveitado bem o hype em torno do personagem com toda essa overdose de gibis!!!

    Sobre o "Homem-Formiga".... Sei q ele vai ganhar uma ed. temática na próxima "CHM dos Vingadores" (q tá atrasadíssima). Mas fora isso, não tem mto mais o q publicarem de legal com o personagem (a não ser q a Panini resolva um dia incluir em alguma "CHM" o material mais clássico dos anos 60 q saiu em 2 "Bibliotecas" do formiga lá fora)!!!

    E legal q vc tem peneirado alguns ótimos descontos por aí, hein? Tbm concordo com vc, q cada real economizado: É um real a MAIS pra juntar e comprar alguma ed. q preste (diante de um MAR de boas opções nas bancas e livrarias). Espero q vc goste dessa ed. de "Star Wars" (10 pila foi de barbada mesmo, hehe)!

    E o filme dos "Vingadores 2".... Eu deverei assistir em 2-D mesmo. Porém, vai ser difícil eu encaixar uma folga esta semana como eu pretendia (e vou torcer pra ainda achar uma cópia legendada numa BOA sala - e num horário acessível - na semana q vem)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. "Entretanto, a decisão caça-níquel da Panini de dividir o encadernado me levou a vetar a compra."


    E aí, ZÉ Carlos.... blz?

    Eu entendo o seu ponto de vista nesse caso.... Tanto é, q tbm estou deixando de comprar o "Miracleman" por não aceitar o formato de revista com grampo (vou esperar a versão encadernada). Mas te confesso q não me incomodo tanto com essas "divisões" de encadernados: DESDE Q as ed. continuem sendo encadernadas (com lombada ao invés de grampo) e em formato ECONÔMICO (prefiro pagar 32 pila em 2 ed. separadas dessa saga de "Star Wars" do q uns 60 reais - ou mais - numa versão de capa-dura da mesma coisa)!

    Claro, q o IDEAL pra mim seria uma encadernado ÚNICO com capa-cartão (custando talvez uns 35-40 reais).... Mas "SE" estrategicamente isso não for possível pra editora (já q a decisão de "dividir" tem como objetivo reduzir o preço de capa pra vender mais - sendo q um gibi de 16 pila fica mais atrativo pra uma parcela do público), ainda prefiro a solução mais ECONÔMICA (sempre)!!!

    Vale lembrar tbm.... Q mesmo nos EUA, essa série teve uma versão de luxo (capa-dura) DIVIDIDA em 2 encadernadões - q vem juntos dentro de um box (um com a série principal e outro só com os extras). Sei disso, pq ainda tem esses tijolões expostos lá na Cultura, rs. Saiu tbm uma versão mais simples em TPB (sem extras) apenas com a mini principal, mas essa tinha apenas 184 pág e a versão q a Panini tá lançando é a mais completa com 244 pág. Desta vez, os extras são interessantes e servem como um ótimo complemento pra entendermos as mudanças dessa 1º versão do roteiro! Mas como disse: Entendo sua decisão de boicotar encadernados "divididos" (é um critério válido pra selecionarmos melhor aquilo q vamos comprar)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda estou dividido. Realmente tenho interesse em ler essa material. E eu realmente ODEIO essa divisão em dois mini-encadernados.

    O problema é que na dúvida, o verme sempre vence.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema desse Star Wars é que eu realmente gostaria de ler essa história (rs).

      Essa "paninisse" desanima um pouco a comprar certas edições, assim como uma capa dura em conta serve de incentivo para aquisição.

      Por exemplo, aquela coleção de vilões em capa dura. Comprei pelo acabamento e preço baixo. O nível já é bem irregular, se fosse em "volumes divididos", nem o meu verme iria querer (rs).

      Excluir
  8. Vim aqui falar isso Zé: top fora dessa paninisse! Rsrs

    Boa matéria Leo, e no aguardo da nega postageM !

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Leo, ó oraculo do Delfos das hqs. Tudo bom? Sei que o topico não é sobre isto, mas gostaria de lhe perguntar se vc tem alguma noticia concreta sobre o relançamento das Obras completas de Carl Barks. Queria muito estas, mas os preços que eles cobram nos volumes no mercado livre é abusivo para não dizer pornografico... Abraços. clayton

    ResponderExcluir
  10. Vendo isso, podemos encarar então como uma trama de uma realidade alternativa

    ResponderExcluir
  11. A Miniatura do Grodd, (nunca me lembro como se escreve o nome do gorila, kkk) chegou hoje e é de resina, veio perfeitinha mas achei muito leve...

    ResponderExcluir
  12. "Só que como leitor/consumidor, felizmente não sou obrigado a aceitar. "


    Isso é verdade.... Mtos leitores brasileiros ainda não se acostumaram com a ideia da LIVRE escolha de comprar ou não aquilo q lhes agrada ou desagrada!

    Nem sempre as editoras publicam os gibis q queremos no formato q preferíamos.... Mas tbm não somos obrigados a comprar o q elas nos oferecem (em último caso: sempre temos a opção dos scans e dos importados)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "O problema é que na dúvida, o verme sempre vence."


    E aí, SEMI..... blz?

    Nesse caso, eu nunca tive dúvidas em relação à essa edição.... Mesmo eu detestando tbm esses encadernados fininhos (q caberiam perfeitamente numa ed. única), ainda acho q a situação poderia ter sido PIOR de 3 formas diferentes:

    1) Poderia ter saído em mini-série (com grampo)!
    2) Poderia ter saído em formato luxo (custando mais de 60 contos)!
    3) Poderia nem ter sido publicado no Brasil (me forçando a gastar numa importação com o dólar em alta)!!!

    Assim, pra mim: esse foi "dos males, o menor".... Embora o IDEAL tivesse sido mesmo uma ed. única e em formato econômico (pra me deixar totalmente satisfeito)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "gostaria de lhe perguntar se vc tem alguma noticia concreta sobre o relançamento das Obras completas de Carl Barks."


    E aí, Clayton..... blz?

    Olha, esse caso é complicado, rs.... Mais "CONCRETO" do q a própria editora Abril ter espalhado a notícia da republicação do BARKS de forma IMPRESSA nas seções de cartas dos seus gibis no ano passado e retrasado e ainda ter a confirmação da coleção prometida em eventos públicos: Não tem como ser, hehe!

    Mas o fato é q a Abril prometeu algo q não conseguiu cumprir.... Seja como for, o q se fala atualmente em relação à isso: É q a tal coleção ainda vai sair SIM (principalmente após o sucesso estrondoso dos últimos encadernados de luxo dos PATOS) e q a nova versão da coleção do BARKS teria mais pág. (umas 500 por edição) pra ser concluída em menos Vol. Mas não me arriscarei novamente a divulgar isso aqui no blog (numa matéria de notícias) enquanto não ver pelo menos uma FOTO de uma ed. impressa recém chegada da gráfica e pronta pra ser distribuída nas bancas, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se depender da inteligência de logistica da abril é bem capaz de lancarem tudo junto q nem fizeram a poko tmpo....

      Daiel sam

      Excluir
    2. O duro dessa coleção para mim é que ela interessa muito, porém, tenho a antiga que saiu e por isso até gosto da ideia de estar demorando à sair, tem tanta outras coisas e odiaria ter que ser "obrigado" a comprar de novo. Fazer o que ?

      Excluir
    3. Meu pai sempre tentou empurrar uma coleção de Barsa como presente de aniversário.

      Como eu sou melhor do que ele, vou empurrar a coleção de Carl Barks para minha filha.

      Mas sem pressa. A baixinha ainda esta aprendendo a ler e ainda estou enfrentando o combo Salvat-Salvat-Star Wars. rs

      Excluir
  15. "Vendo isso, podemos encarar então como uma trama de uma realidade alternativa "


    É exatamente isso, Marcelo.....

    Essa série é um legítimo: "O Q Aconteceria Se... O 1º Roteiro de "Star Wars" Tivesse Sido Aproveitado"? rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "A Miniatura do Grodd, (nunca me lembro como se escreve o nome do gorila, kkk) "


    Oi, paulo.... Tdo bem?

    Tá certo, é "Grodd" mesmo (com 2 "Ds" q nem o meu nick: "Radd", hehe)!

    Mas realmente, todo mundo q falou ter recebido essa peça: Disse ser de resina! Acho q essa é só assim q será vendida por aqui (e o "Bane" tbm)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  17. "E se depender da inteligência de logistica da abril é bem capaz de lancarem tudo junto q nem fizeram a poko tmpo...."


    E aí, Daniel.... blz?

    Pior, né? Já pensou? Não duvido q esses malucos realmente lançassem a coleção toda num curto espaço de tempo, hehe....

    Mesmo q ela venha a ter umas 500 pág por edição, ainda assim daria uns 15 encadernados (pelos meus cálculos)! Q paulada seria tudo isso junto, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podiam lançar de uma vez e fazer um pacote especial. As 15 pela bagatela de 750 reais !

      Excluir
    2. As duas Saraivas em que eu passei estavam cheias da Saga do Tio Patinhas e 80 anos.

      Se a Abril lançar tudo ao mesmo tempo e mantiver as edições em catálogo, não vejo problema nenhum.

      Quer dizer... 15 a 20 encadernados seria um exagero desnecessário. Mas desovar logo uns 3 ou 4 acho que seria viável.

      Excluir
  18. "O duro dessa coleção para mim é que ela interessa muito, porém, tenho a antiga que saiu"


    Eu já perdi a coleção anterior do BARKS, gustavo....

    O q só aumenta minha expectativa pra NOVA versão de luxo, hehe! O q eu tenho do Barks tá espalhado por diversos formatinhos (mas não chega nem a 10% de tudo q ele produziu)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Podiam lançar de uma vez e fazer um pacote especial. As 15 pela bagatela de 750 reais ! "


    Nossa, aí eu me quebrava de vez, hahaha....

    Nesse caso, prefiro q saia em suaves prestações, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria o Caos. Mas uma edicão dessa deve ate ser lancada chegar aos 70 reais cada facil. E o fato da Abril ter vendido a saga fo tio patinhas e desovado as outras que estavam encalhadas (dragon lords...) rapidamente e mesmo assim jogar um balde falando que uma reimpressão já está inviável momentaneamente me preocupa quanto a possibilidade de embarque da Editora numa coleção nesse nível se for no formato capa dura.

      Excluir
    2. Pois é, gustavo.... A Abril parece ser meio "fresquinha" às vezes (demonstrando um certo MEDO de enfrentar o mercado com ed. mais luxuosas)!

      A declaração deles fazendo cú-doce pra reimprimir essas ed. capa-dura é prova dessa postura pouco competitiva. Não consigo entender como um sucesso evidente (com ed. esgotadas rapidamente e alta demanda entre os leitores) ainda deixa a editora receosa de fazer uma nova tiragem. Enfim, espero q com o "BARKS" (q tbm dever gerar um pandemônio nas bancas) a editora esteja melhor "preparada" pra não deixar a bagaça sumir sem reposição imediata!

      Abs!

      Excluir
  20. blz leo?

    não gosto de star wars, nem dos filmes,nem dos quadrinhos.
    pra avisar a galera vi a propaganda da planeta deagostini na televisão da serie em quadrinhos, moro em santa rita do sapucaí, minas gerais a propaganda passou na globo local (EPTV)

    abraço

    ResponderExcluir
  21. "O problema desse Star Wars é que eu realmente gostaria de ler essa história (rs)."


    Oi, SEMI.... Se vc realmente tá afim de ler essa história, acho q o melhor é encarar essas edições então:

    Se vc comprar o TP importado com a saga em ed. única, vai pagar o preço de um encadernado de luxo pra levar um de capa-cartão em inglês. E se vc importar o HC, além de gastar uma fortuna, TBM ficará com 2 Vol. (já q o HC vem dividido em 2 - sendo q a 2º ed. é só pros extras)!

    Não tem mto o q fazer nesse caso.... as opções são poucas (uma delas é não comprar nada mesmo, rs)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  22. "vou empurrar a coleção de Carl Barks para minha filha."


    Mais um "presente-Homer", SEMI? rs....

    Pelo menos com os gibis Disney a gente consegue se divertir junto com a criançada.... Minha afilhada tbm adora a Disney (se fosse a "Turma da Vômica", eu teria q "fingir" estar gostando, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. "Quer dizer... 15 a 20 encadernados seria um exagero desnecessário. Mas desovar logo uns 3 ou 4 acho que seria viável."


    Olha.... a Abril desovou esses 3 últimos capa-dura ao mesmo tempo:

    Falei sério qdo disse q não duvidava q a editora fizesse o mesmo com o Barks (jogando um bolo de encadernados juntos nas bancas, rs)! "Surpreso" eu com certeza NÃO ficaria!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "pra avisar a galera vi a propaganda da planeta deagostini na televisão da serie em quadrinhos"


    E aí, gustavo.... blz?

    Puxa, legal ver q pelo menos alguma editora de quadrinhos ainda investe em comerciais de TV, rs.... Vou tentar procurar esse vídeo no youtube (só por curiosidade)! valeu mesmo pelo aviso (eu, sendo fã doente, tenho q ver isso, hehe)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. Lembro de ter conseguido essas duas edições num saldão da Amazon à uns 3 anos, por menos de 10 reais por elas juntas, e olha, não sou realmente fã da franquia, mas curti pacas, creio que está na hora de reler, o Darth Vader como apresentado na trilogia clássica é a coisa que mais curto no geral, e claro o Han Solo, as naves e os efeitos especiais, e ler essa gibi me fez pensar em como teríamos futuramente sequencias mais interessantes, do que realmente dispomos, curto heróis velhos e achei muito massa essa versão ser mais "over" e abraçar muito mais a fantasia.

    Achei a um tempo os filmes "desmasterizados" ou seja, sem as trocentas reedições encabeçadas pelo george lucas, os filmes em sua versão mais crua como na época de lançamento, verei se as qualidades se mantêm, e espero gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q barbada, hein, André?

      Foi ótimo esse preço q vc conseguiu por essas 2 edições de "SW"... Q, diga-se de passagem, foi uma ideia sensacional terem adaptado o conceito original da franquia numa HQ (achei tão interessante essa proposta original, q gostaria de vê-la filmada pro cinema um dia - nem q fosse como "realidade alternativa", rs)!

      Sobre os FILMES antigos de "SW"... Eu tbm tenho as cópias SEM as infelizes remasterizações e lambanças q o Lucas fez (sabe-se lá pq)? Prefiro os filmes clássicos assim: IMEXÍVEIS e com o Han Solo atirando 1º no Greedo, kkk!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...