24/03/2015

Dissecando "Do Inferno": Debate Sobre a Obra-Prima de Alan Moore em SP....

AVISO aos leitores do "Submundo".... Principalmente aos que moram em SP (ou que estiverem perto da capital e puderem conferir): No próximo DIA 26 (Março) vai rolar um debate sobre a obra de Alan Moore: "Do Inferno" (Reunindo 3 psiquiatras na Livraria Martins Fontes)!!!

Promovido pela Editora Veneta, o evento contará com a participação do tradutor da obra: Jotapê Martins, e dos psiquiatras: Duval Mazzei e Francisco Assumpção Jr, que farão uma análise do livro do ponto de vista da psicanálise. Em "Do Inferno", lançado pela Veneta, Alan Moore volta seu olhar incisivo para o mundo sórdido e enigmático dos assassinatos de Whitechapel no ano de 1888 e discute a identidade e as motivações de "Jack - O Estripador", o famoso assassino da Inglaterra vitoriana!!!

PALESTRAS: “A trama de referências e os múltiplos sentidos de ‘Do Inferno’” (Jotapê) - As técnicas e as opções narrativas de Alan Moore, o impacto das suas obras nas Historias em Quadrinhos e a biografia científica de William Gull. As Reflexões da psicanálise sobre o mal (Durval Mazzei). E “Ecos do Inferno” (Francisco Assumpção Jr): Nuances psicopatológicas da graphic novel e suas perspectivas históricas, sociais e políticas. Dia 26 de março, às 19h Livraria Martins Fontes: Av. Paulista, 509!!!

Até+

45 comentários:

  1. Deveriam ter convidado alguns bruxos...

    De qualquer forma, para uma melhor compreensão da obra, indico sempre a leitura do romance A Voz do Fogo.

    Abaixo, minha contribuição para quem se interessar pelo assunto:

    Link 1: http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/2014/11/do-inferno-alan-moore-e-eddie-campbell.html

    Link 2: http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/2014/06/a-voz-do-fogo-romance-de-alan-moore.html

    Abraços, LEO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li A Voz do Fogo, é um livro muito bom! Recomendo tb Kleiton!

      Excluir
    2. Pena que muito leitores de HQs andam meio que "rejeitando" livros. Não sei o que ocorrendo. Mas às vezes parece que as pessoas só querem ler algo se tiver "figurinhas"...

      Excluir
  2. "Deveriam ter convidado alguns bruxos..."


    Hehehe, pior q seria interessante mesmo (já q é pra "dissecar" a obra de um bruxo tbm, rs)....

    E ainda estou devendo à mim mesmo a leitura da "Voz do Fogo" (Nunca encontrei esse livro ao vivo nas lojas físicas). No mais, tbm já li os LINKS q vc listou acima e recomendo a leitura sobre as referidas obras do Moore)!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tinha saído uma nova fornada do livro,só se acabou as novas impressões.Eu comprei pela estante virtual,pois estava esgotada,da Conrad,mas lembrava que tinha saído por outra editora,com nova tradução.Depois que a gente passa pela primeira parte do livro,o resto fica mais fácil.Pois convenhamos,ler como se estivessemos lendo um homem das cavernas,tem vezes que voce precisa ficar quebrando a cabeça do que ele quer dizer,e tem vezes que voce não aguenta mais rsrs.Mas o livro é muito bom de qualquer jeito.Uma aula de história e tambem de Northhampton,que é a cidade dele.Confesso que tenho birra com ele na parte de quadrinhos e das obras dele.Mas quem não é chato destes gênios dos quadrinhos.Acho que todos.Mas me divirto com as alfinetadas as vezes.
      Abçs.

      Fernando

      Excluir
  3. Nossa quem dera se esse debate fosse por aqui em Porto Alegre. Quem comprou esse volumão como eu não se arrepende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Marcelo....

      Essas coisas realmente legais sobre quadrinhos não rolam aqui em POA com mta frequência.... A última vez q assisti um debate assim (com análise mais aprofundada sobre alguma HQ) foi num seminário de comunicação da PUC (há meia-década atrás)!

      Eu iria certo nesse "Dissecando" aí.... se fosse aqui nos pampas!

      Abs!

      Excluir
    2. Trabalho na Av. Paulista e não estava sabendo disso, vou ver se apareço lá pra ver. Obrigado pela divulgação.

      Excluir
    3. Valeu, Roberto....

      Aproveite a oportunidade, pois não é sempre q temos a oportunidade de presenciar um debate de alto nível (como parece ser esse) sobre quadrinhos. Se vc for, depois diz aí o q achou, blz?

      Abs!

      Excluir
    4. O problema desses eventos, mais do que a frequência com que eles acontecem, é a divulgação precária.

      Excluir
  4. Péssima notícia,bomba em partes,mas boa pois forçam a lançar encadernados,que para mim é bem melhor.
    http://ovicio.com.br/hqm-anuncia-cancelamento-das-mensais-da-valiant/

    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernando.... eu tbm recebi esse aviso (agora de manhã) de um contato na HQM:

      Não é uma notícia tão ruim assim, já q a editora se propôs a trocar as mensais dos leitores pelos encadernados q virão. Eu vou ter q publicar isso aqui no blog tbm, pois é um comunicado oficial sobre uma linha q sempre foi bem recomendada aqui no "Submundo" (me sinto na obrigação de alertar os leitores do blog de como procederem nas trocas)!

      Abs!

      Excluir
  5. Saudações, Léo!
    Aproveitando o embalo, fiz o que você tinha sugerido em postagem anterior a respeito da troca do exemplar corrigido de "Do Inferno", entrando em contato com a editora Veneta. Dois dias depois eles me responderam, mas disseram que eu deveria apontar o problema com a edição para que eles pudessem providenciar a troca. Confesso a você que eu ainda não li o "tijolão" da Veneta, só a primeira edição que já havia saído por aqui. Você sabe exatamente onde estão os tais erros da edição da Veneta? Confesso novamente que a leitura de "Do Inferno" não está nos meus planos neste momento, devido ao acúmulo de material inédito que tenho que ler. Se você puder me ajudar, apontando os erros, eu agradeço muito.
    Abraço!
    Odair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Odair.... blz?

      Eu tbm não li a ed. da Veneta... Pois eu já tinha lido o scan em inglês pra poder fazer aquela matéria no ano passado sobre "Do Inferno" (antes q a ed. nacional fosse lançada)!

      Tão cedo não terei tempo de reler esse material tbm (joguei no fim da PILHA de leitura, já q priorizo sempre o material inédito q eu ainda não tenha lido em algum momento).... Além do mais, eu atualizei faz 2 dias aquela postagem ("Drops - Parte 1") avisando os leitores q as trocas de "Do Inferno" estão suspensas por enquanto (nem adiantaria listar os erros se a trocas não forem rolar tão cedo)!

      Abs!

      Excluir
    2. Escaneei alguns do início pra tentar apurar de qual edição se trata (no livro não consta).

      Prólogo, pág. 3, quadro 6, não há espaço entre as palavras “tinha” e “inventado”:

      https://lh5.googleusercontent.com/-0JANwlrKxRs/VQtZXbwAZsI/AAAAAAAAJd0/S2xSKails9g/w400-h506-no/DI%2B1.jpg

      Capítulo 1, pág. 2, quadro 2, está escrito “nós temos mesmo ir”:

      https://lh6.googleusercontent.com/-4Hsff8r5ZrA/VQtZXfMArRI/AAAAAAAAJdw/Zna_3mEur7Q/w400-h536-no/DI%2B2.jpg

      Provavelmente a demanda por trocas foi grande, considerando que vendeu muito. Eu mesmo tentei, em contato com o Vitor Estevam. Mas segundo ele, "pequenos erros de revisão, como esses que você mencionou, não comprometem a compreensão da obra, por isso, não seria o caso de troca".

      Então tá, né.

      Excluir
    3. Em tempo, pra quem ainda não comprou e tem o cartão da Saraiva, "Do Inferno" tá na promoção por R$ 71,61...

      Excluir
  6. Olá Léo.

    Você tem vontade de escrever uma biografia sobre Garth Ennis?.

    ABS.

    ResponderExcluir
  7. Um maçom deveria estar presente para enriquecer a palestra, já que a obra cita amplamente essa sociedade secreta. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Assim como o amigo Odair, eu também coloquei meu encadernado na "vala comum" das minhas HQ's não lidas. Tomara Odin que a minha tenha vindo perfeita!

    ResponderExcluir
  9. Poxa Leo,

    fiquei com água na boca! Seria realmente um privilégio participar de um evento fantástico como esse, mas o Maranhão é looonge... rsrs

    Sabe, sou um grande fã do Jotapê Martins. Na Abril, ele traduziu HQs que marcaram minha infância e adolescência, como Quarteto Fantástico de John Byrne, só p/ citar um. Até hoje, fico irritado quando compro encadernados da Panini (de material que saiu anteriormente pela Abril) cuja tradução não chega aos pés desse grande mestre. Ele foi responsável inclusive por batizar em português personagens importantes, como a Vampira dos X-Men por exemplo.

    Parabéns por ajudar a divulgar esse tipo de evento Leo. Sempre que puder dá um toque na gente, porque, se tiver tempo hábil, quem sabe dê p/ se programar, viajar e dar uma conferida.

    Abs Zé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então a culpa é dele??? (rs)

      Mas o caso da Vampira nem é problemático. O Demolidor é que me incomoda. (rs)

      Excluir
    2. Demolidor foi escolha da ebal, e continuou na época da bloch e da rge... nesse caso, a abril só seguiu a tradição.

      Excluir
    3. Ou seja, há diversos cúmplices do crime, que acabou prescrevendo.

      Excluir
  10. "Escaneei alguns do início pra tentar apurar de qual edição se trata (no livro não consta)."


    E aí, doggma.... blz?

    Muito obrigado mesmo pelas pág escaneadas.... Sem dúvida, elas vão ajudar os leitores a diferenciarem as versões revisadas (ou não)! Quem tiver na dúvida então, basta comparar com as pág q vc linkou acima. Valeu mesmo!

    No mais.... A demanda por trocas pode ter sido alta mesmo, pois a notícia q eu tinha postado aqui no blog acabou tendo mais repercussão do q o esperado (e foi compartilhada em vários grupos do face)! Se a tiragem dessa edição revisada for baixa, então já era mesmo o lance das trocas, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. "Em tempo, pra quem ainda não comprou e tem o cartão da Saraiva, "Do Inferno" tá na promoção por R$ 71,61..."


    Ótima dica essa, doggma....

    Aliás, na Fnac (loja física) "Do Inferno" tbm tá nessa faixa de preço (faz uns 2 dias q vi na Fnac aqui de POA)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. "Você tem vontade de escrever uma biografia sobre Garth Ennis?."


    Não... Escrever (ou LER) sobre a vida dos outros é um saco:

    Se fosse um livro sobre a OBRA dele, tudo bem... Mas sobre a vida pessoal dele, não!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. "Um maçom deveria estar presente para enriquecer a palestra, já que a obra cita amplamente essa sociedade secreta."


    Bem pensado, Márcio....

    Com certeza, a opinião de um maçom seria mto interessante nesse caso.... Pois não sei como esse grupo viu ou reagiu ao q foi mostrado e abordado na HQ. Só iria enriquecer ainda mais o debate!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. "Assim como o amigo Odair, eu também coloquei meu encadernado na "vala comum" das minhas HQ's não lidas."


    Mesma coisa aqui, Márcio....

    Devido ao blog (pra manter as atualizações mais rápidas e abrangentes) acabo lendo mtos scans (avaliando e comentando gibis antes de serem lançados no mercado).... E com isso, cada novo gibi q compro, acabo jogando no FIM da PILHA pra reler futuramente com mais calma)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. "Parabéns por ajudar a divulgar esse tipo de evento Leo. Sempre que puder dá um toque na gente, porque, se tiver tempo hábil, quem sabe dê p/ se programar, viajar e dar uma conferida."


    Brigadão mesmo por ter apreciado esta postagem de "Utilidade Pública".....

    Infelizmente, pra mim: O sul tbm fica relativamente longe de SP, mas eu adoraria poder participar desse evento se tivesse a chance! Eu divulguei aqui no blog o mais rápido q pude (fiquei sabendo ontem mesmo e imediatamente postei aqui as informações q me repassaram)!

    Aliás, ontem e hj foram dias em q 2 notícias "furaram a fila" de outras já programadas aqui no blog.... Este evento (devido à urgência da data) e o cancelamento das mensais da Valiant (por ter sido uma notícia bombástica e repentina)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. Alguém que for, grave e poste no YouTube
    para a galera assistir.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia, Ramon....

      Bem q os próprios organizadores do evento poderiam gravar e disponibilizar o vídeo pra gente ver depois, né?

      Abs!

      Excluir
  17. Conversei com um amigo que faz parte de um grupo de tradutores e ele disse que TODOS falam muito mal da Veneta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, no meu caso.... A única edição q tenho da Veneta é "Do Inferno" mesmo. Não li o resto das publicações dela pra poder formar uma opinião a respeito (aliás, nem essa q eu tenho eu cheguei a ler ainda: tá na pilha ainda pra ser conferida)!

      Abs!

      Excluir
  18. "Mas quem não é chato destes gênios dos quadrinhos.Acho que todos.Mas me divirto com as alfinetadas as vezes."


    Oi, Fernando.... Valeu pelas dicas sobre a 'Voz do Fogo" (assim q eu tiver oportunidade $$$ vou procurar)!

    E o Alan Moore envelheceu mal nesse sentido de rabugice.... Acabou tornando-se mais uma figura folclórica da internet hj em dia. Me lembra mto um (já falecido) amigo meu (e tbm desafeto às vezes): O José Roberto pereira (vulgo: "BK"). Ex-editor e sub-celebridade da internet, o "BK" implicava com todo mundo na indústria de HQs (e ficou mais famoso por essas tretas virtuais do q pelas contribuições q prestou em vida)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "Pena que muito leitores de HQs andam meio que "rejeitando" livros. Não sei o que ocorrendo. Mas às vezes parece que as pessoas só querem ler algo se tiver "figurinhas"


    Pior q é bem por aí mesmo, Kleiton....

    Se não tiver "figurinhas", poucas pessoas se arriscam a ler algo q seja só com "letrinhas", rs.... E ainda compram livros com capas bonitas e efeitos cintilantes ou holográficos (como alguns best-sellers recentes) apenas pra enfeitas as estantes!

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. Séries como Harry Potter, Crepúsculo, Jogos Vorazes e outras que não me recordo descobriram um filão. O da literatura juvenil!

    A despeito da qualidade dessas obras, considero todas muito importantes pois criaram uma nova geração que tem o HÁBITO de ler.

    E nós sabemos o que acontece com um bom livro... As vezes o tamanho assusta, mas uma vez iniciado não tem como parar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem nessas, SEMI....

      Tudo é apenas uma questão de HÁBITO na leitura mesmo.... Por isso a importância de incentivar esse hábito nas crianças desde cedo!

      Abs!

      Excluir
  21. "Demolidor foi escolha da ebal, e continuou na época da bloch e da rge... nesse caso, a abril só seguiu a tradição."


    Eu acho perfeita a tradução do "Demolidor".....

    Todas as demais opções possíveis iriam soar horrível aos ouvidos: "Demônio Audacioso", "Atrevido", etc.... Acho q a Ebal fez a escolha certa, ainda mais q o nome combina com uma alcunha de lutador de boxe (e - se não me engano - o herói escolheu seu nome em homenagem ao pai, q era boxeador)!

    Em compensação, a Ebal cagou no nome do "Homem-Púrpura".... q virou o "Pé-na-Cova", rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para manter o contexto, o sentido e até o duplo "D" no uniforme, "Destemido" seria mais adequado.

      Eu já tinha me resignado com o "Demolidor", mas a fase Mark Waid reacendeu meu incômodo. (rs)

      Excluir
  22. A Editora GEA lançou três edições de alguns personagens da Marvel, sendo, além do Namor e do Quarteto, um personagem chamado Defensor Destemido... Foi a única vez que ele foi nomeado de outro jeito...

    Cesar Leal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Cesar....

      Bah, essa vc desencavou do arco da velha, hein? Eu sempre esqueço da existência dessa editora, hehe.... Mas já tive 1 das ed. do "Defensor Destemido" (q vendi há anos atrás)!

      Abs!

      Excluir
  23. "Eu já tinha me resignado com o "Demolidor", mas a fase Mark Waid reacendeu meu incômodo. (rs)"


    Oi, SEMI.... Eu comprei todos os 6 encadernados da fase Waid, mas só li os 2 primeiros por enquanto, rs!

    Achei mto boa (a princípio)... Mas só poderei formar uma opinião mais concreta depois de avançar mais nas leituras!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. Eu até gostei de todos,menos a fase que aparece o Homem Aranha.E gostei da participação de alguns restolhos na trama.Ficaram divertidos e tirou um pouco da comicidade deles.

    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Fernando.... Eu tô louco pra ler essa fase, mas decidi adiantar algumas HQs ainda mais atrasadas pra ler (pois já tenho coisa de quase 10 anos atrás q ainda não li, rs)!

      Mas estou confiante nessa fase do Waid.... Comprei as 6 edições sem conhecer o material pq achei as 2 primeiras mto boas (inclusive essa com o "Aranha" e tenho respeito pelo NOME do Waid - pois nunca li nada dele q não fosse no mínimo BOM)!

      Abs!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...