12/08/2014

"KIRBY Genesis" (Parte 2): A Odisséia Cósmica....

"Kirby Genesis".... É o projeto de Kurt Busiek & Alex Ross ("Marvels") com arte do brasileiro Jack Herbert, que traz novamente à vida as criações de Jack Kirby durante uma fase de sua carreira em que estava afastado das grandes editoras (Marvel e DC)!!!

Nesta 2º parte da matéria (a 1º foi uma PRÉVIA desta edição) veremos as capas originais de Alex Ross, e maiores detalhes e curiosidades sobre este encadernado de luxo da Mythos (em capa-dura) que gerou diversas dúvidas entre os leitores!!!

Confira abaixo:

"Kirby Genesis".... É uma saga cósmica idealizada por 2 fãs "hardcore" do "REI" Kirby: Kurt Busiek & Alex Ross. Alguns leitores até podem confundir "homenagem" com "oportunismo" nesse caso, já que o nome de uma lenda dos quadrinhos (Kirby) está sendo utilizada aqui pra promover uma HQ apenas baseada em sua obra e reutilizando personagens obscuros criados por Jack Kirby!!!

Eu seria o 1º a apontar uma jogada oportunista de marketing neste projeto "SE" os responsáveis pela ideia não fossem: Busiek & Ross (fãs radicais de Kirby). Sendo eles os envolvidos no projeto, a proposta de uma homenagem torna-se algo mais plausível, pois uma rápida análise dos trabalhos de Busiek & Ross (ao longo de suas carreiras) entrega que eles já vivem (há anos) num estado de adoração pela obra de Kirby. Isso é visível em: "Marvels", "Astro City", "Reino do Amanhã", e em várias outras HQs escritas por Busiek ou desenhadas por Ross (onde as referências à Kirby saltam aos olhos)!!!

Assim, "Kirby Genesis" reúne inúmeros personagens criados por Jack Kirby durante uma fase em que esteve afastado das grandes editoras. Após ter passado pela Marvel e DC (anos 60 e 70), Kirby produziu pra Pacific Comics (em 1981 e 1983) as séries: "Cap. Vitória" e "Silver Star" (Estrela Prateada) - personagens que aparecem em "Kirby Genesis" por terem seus direitos de criação revertidos ao artista na época!!!

A edição da Mythos está caprichada.... Trazendo a mini-série completa (nº 0-8) em formato luxuoso, capa-dura, 272 pág, e R$ 79,90 (apesar do preço salgado, esta edição pode ser adquirida com bons descontos em lojas virtuais). O encadernado também vem recheado de extras, incluindo: capas originais, capas alternativas, esboços (alguns do próprio Kirby), e mais!

A série é pra um público muito específico: Fãs de Kirby que gostariam de conhecer melhor alguns de seus personagens criados fora do eixo Marvel/DC e apreciadores de sagas cósmicas em geral. É importante ressaltar que a série apresentará diversos heróis e vilões desconhecidos que acabam sendo pouco desenvolvidos ao longo da trama, cujo foco acaba sendo em personagens humanos que interpretam o papel de "espectadores" (exatamente como foi feito em "Marvels")!!!

O leitor que não se enquadrar nesse perfil, talvez não acabe curtindo tanto esta HQ (que é bastante interessante dentro de sua proposta). Acima, incluí 2 capas originais de "Cap. Vitória" e "Silver Star" (revistas de Kirby dos anos 80), personagens que acabaram tendo continuidade (ganhando novas séries próprias) após o término de "Kirby Genesis". Confira a 1º parte desta matéria (com a PRÉVIA desta edição) neste "LINK"!!!

Até+ 

50 comentários:

  1. Vi esse volume no total. Apesar de ser boa, acho que deixarei mais pra frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Marcelo..... eu vi q essa ed. saiu tanto em bancas normais qto em livrarias e na loja (Tutatis). Uma coisa não se pode negar: a distribuição da Mythos tem sido bem abrangente (pelo menos aqui no sul)!

      Abs!

      Excluir
  2. Se tivesse dinheiro sobrando comprava, mas tenho outros encadernados em prioridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm não tenho dinheiro sobrando.... mas no meu caso, incluí essa edição entre as minhas prioridades!

      Abs!

      Excluir
  3. Leo sobre esse lançamento:
    http://www.marvel616.com/2014/08/panini-relanca-o-comeco-dos-novos.html

    A fase é boa, vale apena, ou é melhor esperar outro lançamento da equipe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É boa sim.... não é nenhuma maravilha e nem é algo essencial, mas diverte (e vou acabar comprando tbm)!

      Abs!

      Excluir
  4. Boa noite Leo!

    Grande matéria! Novamente parabéns!! Você é muito fera!!

    Muitos destes personagens e histórias que foram citados nesta matéria eu não conhecia. Muito bom mesmo! O Kirby foi muito foda! Não é á toa que ficou conhecido como "REI".

    Mudando um pouco de assunto rsrs ou melhor de estilo, já faz tempo que estou vendo vários gibis da Luluzinha, Bolinha e cia..... e tenho algumas dúvidas relacionadas á estes quadrinhos, confesso que estou muito atrasado pois estes gibis estão sendo publicados desde de 2012 pela Pixel, este estilo de gibis geralmente eu não coleciono, mais me lembro bem dos desenhos animados que passavam desta turma toda, e eu assistia, enfim..... gostaria de saber se estas histórias que estão sendo publicadas nestas revistas mensais são histórias clássicas (anos 50,60,70...) ou se são atuais (anos 2000 pra cá).

    Gostaria muito de esclarecer esta dúvida se possível.

    Valeu mais uma vez e desculpe o incômodo rsrs

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, dundee..... blz?

      Pra te falar a verdade, eu acompanho todos os títulos da Pixel... MENOS essa linha da "Lulu" e "Bola", rs. Mas pelo q eu vi nas bancas, trata-se de material clássico sim (o traço é igual aos gibis deles q eu lia na infância - nos anos 70). Assim, acredito q trate-se de material por volta da década de 50 e 60!

      E eu é q te peço desculpas por não poder ajudar mais.... mas é q pra responder essa dúvida tem q ser alguém entendido no assunto mesmo (o q não é o meu caso), já q os gibis mensais da Pixel não informam a data das histórias!

      Abs!

      Excluir
    2. Bom dia Leo!!

      Valeu mesmo, me ajudou muito sim, pois se for mesmo material clássico estou pensando em começar esta coleção, pois o preço é super barato e eu ainda não tenho nada deste estilo em minha coleção.

      Valeu mais uma vez!!!

      Excluir
    3. Tudo bem Leo e Dundee
      A grande maioria das histórias mensais da Lulu e do Bolinha na Pixel foram publicadas anteriormente pela extinta editora O Cruzeiro, daí...

      Alex Leão

      Excluir
  5. Putz Leo,

    Você tem um dom, Cara, sério (rsrs). As editoras deviam te contratar porque sabe como convencer um colecionador sobre a imprescindibilidade do material! (essa palavra existe? rsrs)

    Esse perfil que você descreveu é exatamente o meu e agora estou disposto a encarar o preço salgado desse encadernado.

    Abração,

    Zé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Zé Carlos..... blz?

      Valeu mesmo, mas as editoras só contratam aqueles q apontam apenas as coisas positivas dos gibis q elas vendem, rs. Não é bem o meu caso, já q eu sempre mostro o lado negativo tbm, hehe!

      Aliás, eu tbm vou comprar essa ed. do "Kirby".... e torço pra q publiquem aqui tbm as séries interligadas com ela: "Cap. Vitória", "Silver Star", e "Dragonsbane" (todas mini-séries fechadas q foram spin-off de "Kirby Genesis"). Sei q nem todos os leitores vão curtir essa série.... mas te confesso q essa foi na medida pra mim, rs! (e acredito q vc tbm irá curtir)!!!

      Abs!

      Excluir
  6. Nem sou fã do K, mas fiquei beeem interessado, principalmente por causa da arte. Falando em arte, com todo respeito à criatividade do finado, mas os desenhos dele eram muito. ruins.... credo) rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriano.... Nossa, eu nunca vi ninguém considerar a arte do Kirby "ruim", rs. Respeito a sua opinião, mas pra mim foi uma surpresa (já q não conheço nenhum artista superior à ele nos quadrinhos - embora eu admita q a capa de "Cap. Vitória" q eu postei acima não seja lá um de seus melhores momentos)!

      Abs!

      Excluir
    2. Adriano Neves13/08/2014 22:07

      então, eu até entendo que tem artistas q é realmente questão de gosto (tipo uns abominam o Chris Bachalo, outros não, etc).
      Mas pra mim, realmente Kirby como desenhista NÃO DÁ.
      Meu, o q são esses braços e pernas que parecem pedaços de borracha?? Todo mundo, homens ou mulheres, com cara quadrada de Lego?? Os olhos e bocas????
      Entendo q tem artistas q estilizam, como o ótimo Bruce Timm (das animações da DC) mas SE isso do K for estilização, mesmo assim, acho horrivel. rs

      Excluir
    3. Oi Leo e Adriano,

      vi a discussão de voces (discussao no bom sentido, claro) e me lembrei que quando era criança não curtia a arte do Kirby. Achava tudo muito grosseiro comparado com traços refinados como do John Byrne, mas então cresci, amadureci e posso dizer que hoje estou fascinado pela arte do Rei.

      É preciso entender que ele tem várias fases e que foi evoluindo pra melhor com o tempo. O Leo pode explicar isso melhor do que eu.

      Particularmente, adoro o que ele fez em Eternos, Kamandi e principalmente OMAC, pra mim a obra prima do grande K.

      Mas no fim é como o Adriano disse, é uma questão de gosto mesmo.

      Abs!

      Excluir
  7. Oi Leo!

    Como eu já disse num post anterior eu tive de deixar para frente este Kirby Genesis, devido a compra das miniaturas especiais. Embora eu tenha comprado O Último Fantasma, este foi com desconto, e o preço dele estava bem abaixo de Kirby Genesis.
    Leo você viu isto aqui? http://hq-press.blogspot.com.br/2014/08/star-wars-ganha-enciclopedia-no-brasil.html?spref=fb
    A Planeta DeAgostini está de brincadeira, só pode! Ela lança uma coleção de encadernados de HQs de Star Wars e não dá continuidade, e agora lança esta.
    Quem comprar corre o risco de ficar só nas primeiras edições, assim como a outra coleção que dizem não ter previsão de continuar ou ser lançada em outros Estados segundo a editora.
    Será que a Panini boicotou a outra coleção?? Mas a DeAgostini deve ter algum contrato que a autorizaria lançar esta coleção por aqui. Só o tempo dirá a verdade!!
    O Pessoal lá no forum miolos estão comentando que foi anunciado pela Panini no AnimaFriends o encadernado do Demolidor do Bendis. Procede esta informação??
    Sei que você já tinha cantado a pedra antes, e confio em você , mas acho por enquanto que é só especulação já que nem o encadernado do Miller saiu ainda e será com certeza no mínimo três, e assim que terminar este a Panini poderá dar continuidade para a fase do Bendis que deverá ser em no mínimo seis (assim como nos EUA) edições já que ele ficou mais tempo que o Miller à frente do herói.
    Pra mim estes do Bendis se começarem de fato a serem publicados será a partir do segundo semestre de 2015 ou início de 2016.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. "foi anunciado pela Panini no AnimaFriends o encadernado do Demolidor do Bendis. Procede esta informação??"


    Oi, Elcio..... tdo bem?

    Sim, lembra q eu já te falei uma vez (acho q foi no ano passado) q a fase Bendis tava nos planos pra uma série de encadernados? Pois é, eu não sabia q tinham anunciado isso nesse evento.... mas é algo q já vinha sendo cogitado faz um tempo. O q eu sei a respeito disso é o q me falaram na época: q iriam encadernar a fase Bendis aproveitando q todo o material já está traduzido (por ter saído nas mensais - o q facilita e barateia o trabalho da editora). Valeu mesmo pelo aviso, pois se isso já anda sendo comentado oficialmente, então não tardará até informações mais concretas aparecerem por aí (estarei bem mais antenado agora, rs)!

    Sobre essa "Enciclopédia Star Wars".... me mandaram umas fotos disso pelo face, e na hora achei q fosse algo de gibis, hehe: Em seguida, vi q era sobre a parte técnica dos filmes e tal (essa eu passo - por mais fã dos filmes q eu seja). Mas não se preocupe, pois a coleção de HQs da Deagostini deve rolar uma hora dessas sim (eu estou confiante q essa coleção chegue às bancas): Acho q a Panini não teria influência nesse caso (da mesma forma q tbm não foi um empecilho pra Salvat). Mas essas fases de testes são demoradas mesmo, e pra vc ter uma ideia: a coleção dos "Batmóveis" acabou de ser oficializada (sério: já está sendo prometida em revistas impressas com propagandas da Eaglemoss)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me preocupa um pouco a "saúde" do lançamento da coleção de comics com eles lançando essa enciclopédia de Star Wars, eles vão competir com eles mesmos já que o perfil de compradores é parecido e mesmo os muito fãs devem pensar duas vezes em começar duas coleções quinzenais com alto preço. Eu, mesmo sendo fanático pela série, e colecionando a maior parte dos livros do chamado "universo expandido" não tenho interesse em uma enciclopédia que pouco irei ler e ficará apenas enfeitando estante... Mas se as HQs deixarem de ser publicadas em vista dessa nova coleção ficarei muito decepcionado...

      Cesar Leal

      Excluir
  9. DUNDEE HOFFMAN,não sou especialista em LULUZINHA e BOLINHA mas esse material da PIXEl são da década de 40 e diga-se de passagem q é uma leitura muito divertida,Em uma época em q crianças podiam empunhar (armas de brinquedo) e matar (de mentirinha,numa inocente brincadeira de bandido e mocinho q seria impossível nos dias de hoje) é tudo muito bom e as edições da PIXEL são caprichadas e ao menos nessa,Léo,tem as datas de publicação q variam entre 1947 e 1949 se for do seu gosto pode comprar sem medo,DUNDEE, pois vale muito a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo pela ajuda, AnAteus.....

      As ed. encadernadas da Pixel (Lulu, Bola, Fantasma, Mandrake, Zero) trazem as datas das histórias e tiras mesmo.... mas as revistas mensais em formatinho ficam devendo essas informações. E vc tem razão: Bons tempos mesmo, hein? Com mais diversão e menos frescuras "politicamente corretas".... é fóda mesmo, mas toda essa frescurada de hj em dia não serve pra nada: No nosso tempo as crianças não promoviam massacres nas salas de aula com armas de fogo (coisa q já virou "rotina" hoje). E olha q era tudo liberado: armas de brinquedo, espoletas, forte apache, brincadeiras de índios X cowboys, etc. Tínhamos mais liberdade pra brincar e não nos tornamos psicóticos armados!

      Abs!

      Excluir
    2. Boa tarde AnAteus!!

      Valeu mesmo pela informação, eu estava meio perdido aqui rsrs, então estas revistas mensais da Pixel republicam as histórias dos anos 40 e 50 ??então vou comprar, me lembro do desenho animado e achava muito legal, como gosto muito de material clássico vou passar a comprar, pois não tenho nenhum gibi deste tipo de personagem.

      Ah!! Concordo com vocês ....bons tempos estes!!

      Valeu!!!

      Excluir
  10. Blz Leo,
    Vou deixar passar esse material, até curto o trabalho do Kurt Busiek e do Kirby nem se fala mas não me interessei muito pelo conteúdo, mas reconheço a importância desse título pra quem é colecionador.
    Aqui em Floripa já saiu a CHM X-men 04, não sei como anda a distribuição em outros locais. Só não levei porque gastei uma grana comprando dois encadernados do Conan, Cimério e Os Companheiros Livres, que eu ainda não tinha na coleção. Não tem jeito Tex e Conan são os meus preferidos então eu acabo sempre priorizando eles rsrs.
    Abs!
    Fabiano Vidal

    ResponderExcluir
  11. Hehehehehe agora q fui reler a pergunta do DUNDEE q percebi q era as mensais q ele se referia e novamente vc está certo (não é a toa q vc é tão confiável como fonte de informação correta,acho massa isso).
    Já foliei (essa palavra existe?) algumas mensais e pela arte parecem proceder da mesma época;ao menos não é aquela babaquice de 90 (se não me engano) esse material antigo é a unica coisa q consigo ler ultimamente.Tenho a edição 3 da LULUZINHA fui procurar as outras e descobri q só na mão dos mercenários do MERCADO LIVRE e q infelizmente já valem um pote de ouro cada uma,tomara q a do POPEYE chegue naquele site q vende coisas da PIXEL q vc me indicou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia AnAteus!!

      Sem problema, valeu mesmo pela ajuda!!

      Abs!!

      Excluir
  12. Beleza Léo ?
    Comprei este Kirby Genesis e me decepcionei, me arrependi de ter gasto tempo e dinheiro nesta edição oportunista. É melhor ler os originais, CV e SS e com 80,00 dá pra comprar alguns. Sobre Kirby não há o que falar. Ross é muito bom , inclusive os pontos altos da obra são sempre os seus desenhos. Só que a história é fraquinha e infantil, bem longe da grandeza mitológica de Kirby.
    E o pior de tudo são os desenhos do Herbert que além de serem ruins, destoam da arte pintada de Ross, e são ambos misturados na mesma página, sendo que o valor do encadernado está só na arte de Ross que é em pouca quantidade e em quase todas vezes nem página inteira, só quadros. Acho um encadernado de importância mínima, não tendo nada a ver com Marvels, Reino do Amanhã e muito menos com Kirby. Acho que os conhecedores e fãs de Kirby vão detestar ou no máximo achar fraquinho. Uma ótima releitura com o espírito de Kirby é a de Walter Simonson, Orion the gates of apokolips, com arte melhor do que a fase dele no Thor e com a grandiosidade do Rei.Que bom tê-lo de volta ao submundo, estou lendo MP do Moore, que não conhecia, e o velhinho é ranzinza mas é genial. E a arte do Totlebeen também é ótima.
    Um abração Léo e se cuide

    ResponderExcluir
  13. A Panini podia publicar o Kamandi

    ResponderExcluir
  14. blz leo?

    é bom ter vc de volta no blog!
    gosto muito do kirby mas esta HQ não vai rolar.
    mesmo tendo chegado na minha cidade (santa rita do sapucai - MG) ela é muito car (R$ 80) e tb acho que não vou gostar tanto assim, gosto mesmo dos desenhos do rei.
    nada a ver: tem alguma informação relevante pra me dar da HQ do franklin richards: filho de um genio.
    tenho uma filha de 7 anos que adora calvin, tem alguma coisa parecida?

    abraço, obrigado e mais melhoras

    ResponderExcluir
  15. "Aqui em Floripa já saiu a CHM X-men 04, não sei como anda a distribuição em outros locais."


    Oi, Fabiano..... tdo bem?

    Brigadão mesmo pela dica, eu não sabia q já tinha saído essa "CHM dos XM 4"... Amanhã vou ver se encontro nas bancas daqui, e por falar nisso: Tbm tenho q preparar uma postagem especial falando dessa edição (q é excelente)!!!

    e bem q vc faz.... temos q priorizar os nossos personagens favoritos mesmo: Tbm preciso fazer a "seleção" do q irá pra estante todo mês, e acabo tendo q sacrificar alguns gibis pra poder comprar outros!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. "Hehehehehe agora q fui reler a pergunta do DUNDEE q percebi q era as mensais q ele se referia"


    Tranquilo, AnAteus.... na verdade, vc ajudou bem mais do q eu nesse caso, pois eu nem me lembrei de mencionar os encadernados de material clássico (se vc não tivesse falado, rs)!

    É q desses da Pixel eu só tenho comprado: "Fantasma", "Mandrake", e "Recruta Zero" (e vou comprar o encadernado do "Popeye" agora). Certamente, a Livraria Cultura deve botar à venda essas novas edições. Mas é difícil mesmo contar com o ML nessas horas.... na minha opinião, o ML não tem mais serventia nenhuma: é só preço abusivo e pilantra tentando levar vantagem em cima dos outros (sempre q eu descubro alguma dica melhor eu compartilho aqui)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Leo!!

      Gostaria de agradecer muito a você e ao AnAteus que me ajudaram muito em minha dúvida, também gostaria de agradecer ao Paulo do Colecionando Quadrinhos que também me ajudou nas informações.

      Valeu á todos vocês!!!

      Abs!!

      Excluir
  17. "Comprei este Kirby Genesis e me decepcionei, me arrependi de ter gasto tempo e dinheiro nesta edição oportunista."


    Oi, Flávio..... tdo bem?

    Q pena q vc não curtiu essa edição.... não sei se vc comprou antes ou depois de ter lido estas 2 postagens q eu fiz, mas tentei esclarecer ao máximo aqui no blog do q se realmente tratava essa edição. Até postei uma prévia antes pros leitores terem uma boa ideia do q esperar.... e na minha avaliação geral, considerei essa HQ algo direcionado à um público mto específico (apenas pra fãs radicais de carteirinha do Kirby - e q tenham curiosidade em mergulhar no universo criado por ele na tal fase obscura de sua carreira). Eu até q gostei, mas como disse acima: não é nenhuma maravilha (e nem de longe se compara à obra original do REI). É praticamente um "fanzine" feito de fãs pra fãs, rs (acho q essa é a melhor definição pra série)!

    Mas te agradeço pela dica do Walter Simonson: "Orion the gates of apokolips".... essa eu nunca li (mas já anotei pra baixar ou importar)! Ah, e valeu tbm pelas boas-vindas (após minhas rápidas" férias", hehe).... e q bom q vc tá curtindo ao menos o MP do Moore (o Vol. 2 estará no checklist de setembro - fique ligado)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. "A Panini podia publicar o Kamandi"


    Pois é.... essa HQ (da fase anos 70 do Kirby) combinaria tbm com o embalo do filme: "Planeta dos Macacos" (já q é bem ao estilo dos filmes clássicos da série). Mas perderam uma bela oportunidade de relançar esse material no Brasil!

    Abs!

    ResponderExcluir
  19. "tem alguma informação relevante pra me dar da HQ do franklin richards: filho de um genio. tenho uma filha de 7 anos que adora calvin, tem alguma coisa parecida?"


    Oi, gustavo..... blz?

    Essa do "Franklin" eu não cheguei a ler.... mas um camarada meu trouxe uma pilha de gibis aqui em casa pra eu folhar durante a última semana (em q estive recluso sem poder sair de casa), e entre esses gibis estava esse do "Franklin". Dei uma olhada no material e eu ia te falar exatamente isso: q à 1º vista me pareceu um plágio descarado do "Calvin", rs:

    É no mesmo estilo sim: o desenho tenta emular o "Calvin", e no lugar do "Haroldo" botaram aquele robozinho ("Herbie"). Mesmo assim, as piadinhas podem ser mais engraçadas pros leitores q tem maior conhecimento ou familiaridade com os gibis de super-heróis.... Não sei se a sua filha iria curtir esse material pelas participações e referências à personagens da Marvel. Se vc quiser arriscar assim mesmo, pelo menos o preço é barato (pra um formato luxuoso em capa-dura). Se bem q talvez o melhor fosse investir logo no "Calvin" original (caso ela ainda não tenha os encadernados da Conrad - sei q a série já foi concluída e saiu completa pela Conrad)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado leo, como sempre muito atencioso.
      do calvin so falta a ultima das quatro de maior formato.
      calvin é D+.

      valeu

      Excluir
  20. "É preciso entender que ele tem várias fases e que foi evoluindo pra melhor com o tempo."


    Oi, Zé Carlos.... tdo bem?

    É isso aí mesmo: O Kirby é o artista q REDEFINIU a forma de se desenhar HQs, o q o torna um gênio entre os artistas do gênero. Antes dele, a arte nos gibis era estática (com pouco movimento e ação). Ele criou uma espécie de "efeito 3-D" onde os personagens parece q "tentam sair do quadrinho" em direção ao leitor (sem falar no maior dinamismo nas cenas de ação). Pra se entender o Kirby é preciso analisar sua obra dentro de um contexto histórico. Não é nem questão de gosto pessoal (a meu ver) mas de compreensão da importância do q ele representa e fez pro gênero das HQs num todo. Sem o Kirby, não teríamos o q veio depois e o q existe hj nos quadrinhos!

    Ele tbm atravessou 60 ANOS desenhando gibis (isso é pra poucos, rs).... começou sua carreira nos anos 40 e só parou qdo morreu em 1994. Em 6 décadas ele teve vários estilos e traços diferentes!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo,

      eu não teria dito melhor. Bem colocado!

      Pra quem quiser saber mais sobre a história de Jack Kirby e dos Quadrinhos de Super-Heróis de modo geral, eu recomendo a leitura do livro "SuperDeuses" do Grant Morrison.

      Estou terminando de ler agora e é uma leitura excepcional!!! É tão bom que estou "comendo" o livro, terminando de ler em uma semana apesar das mais de 300 paginas.

      Excluir
  21. "do calvin so falta a ultima das quatro de maior formato."


    Oi, gustavo..... blz?

    Eu marquei bobeira nesse lance do "Calvin".... na época q saíram os 10 encadernados da Conrad, eu tava sem grana pra fazer a coleção inteira. E fiquei esperando a L&PM lançar em formato pocket (mais barato): só q isso nunca aconteceu e acabei ficando sem nada no fim das contas, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. blz leo?

      com frequencia rola uma boa promoção do calvin no submarino, da uma conferida depois.

      abraço

      Excluir
  22. "A grande maioria das histórias mensais da Lulu e do Bolinha na Pixel foram publicadas anteriormente pela extinta editora O Cruzeiro, daí..."


    Valeu mesmo, Alex.....

    Puxa, esse material é literalmente do "arco da velha" então, rs!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Leo e Alex!!!

      Valeu pela dica!!! São antigas mesmo rsrs

      Abs!!

      Excluir
  23. "Pra quem quiser saber mais sobre a história de Jack Kirby e dos Quadrinhos de Super-Heróis de modo geral, eu recomendo a leitura do livro "SuperDeuses" do Grant Morrison."


    Excelente dica, Zé Carlos.....

    Não li esse livro, mas me lembro do alvoroço q causou qdo foi lançado.... Pra quem puder adquirir e quiser procurar, fica aí a sugestão então!

    Infelizmente, existem poucos livros teóricos realmente bons sobre quadrinhos no Brasil.... Eu até escrevi um, mas ainda não publiquei (acho q vou reescrever boa parte dele antes de procurar uma editora pra publicar)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  24. "Me preocupa um pouco a "saúde" do lançamento da coleção de comics com eles lançando essa enciclopédia de Star Wars"


    Oi, Cesar.... tdo bem?

    Vai ficar meio "puxado" mesmo pros fãs de SW q pretenderem fazer as 2 coleções (a enciclopédia a as HQs) e mtos terão q escolher entre uma e outra (eu, ficarei só com a de HQs). Mas a complicação maior ainda (pro bolso do leitor) será o fato da Panini lançar simultaneamente outras revistas e encadernados de SW (sendo q algumas ainda serão repetidas na Deagostini)!!!

    Porém.... a chegada dos próximos filmes da série, certamente aumentará a demanda em cima dos produtos relacionados: e periga até tudo isso esgotar nas bancas, hehe! SW é uma franquia milionária q até hj ainda vende milhares de produtos (mesmo já passados 10 anos desde o final da trilogia anterior)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. Não gostei deste encadernado ('Kirby: Genesis"! A premissa da história é até interessante, mas o seu desenvovimento é muito precário! Inúmeros personagens, vários núcleos, mas nada é aprofundado e tudo é muito raso. Não se sabe se os autores queriam dar centralidade aos personagens humanos ou aos espaciais. Kirby tinha um jeito próprio de escrever e narrar - com maestria e inventividade - histórias cheias de clichés - vide a fantástica série "Novos Deuses", publicada aqui há mais de 10 anos atrás pela extinta Opera Graphica. O estilo de Kirby é algo que é muito difícil de emular sem cair no pastiche.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo q o desenvolvimento é precário mesmo nesse sentido.... Pois é o estilo do Busiek (iniciado em "Marvels") centralizar a trama com foco em personagens humanos (q apenas "assistem" - como espectadores - os super-seres em ação), sendo q os personagens humanos não são tão interessantes qto os super-seres (esse é "calcanhar de Aquiles" desse estilo narrativo adotado pelo Busiek)!!!

      Em "Astro City" tbm é assim.... os heróis são meio q coadjuvantes numa cidade onde cada história traz a visão de um habitante "normal" (sem-poderes). "Kirby Genesis" peca pelo excesso de personagens e pela falta de informações sobre cada um deles (por isso eu avisei no texto da matéria q é uma HQ mais voltada pra fãs radicais do Kirby (q queiram ver essas figuras obscuras em ação - sendo q particularmente falando, eu acharia mais interessante se tivessem publicado antes as séries originais do Kirby tbm (eu diria q gostei mais de "Kirby Genesis" por já ter lido os scans originais de: "Cap. Vitória" e "Silver Star" - isso me trouxe maior familiaridade com esses heróis)!!!

      Abs!

      Excluir
  26. Pois é, Leo... se não fosse um preço tão $algado, eu ficaria com esse encadernado. Mesmo controverso, acho uma boa opção...se me sobrasse a grana.

    Nós colecionadores, vivemos sempre em dilema: Priorizar itens. Hoje cai em tentação e comprei uma HQ meio que por impulso. Nem estou na metade dela e me arrependi amargamente, rsrs.

    Abraço e valeu mesmo por esse review!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcio.... blz?

      Eu acho q a Mythos tá exagerando nesses encadernados da Dynamite.... nem todos mereceriam capa-dura (o q acaba inflacionando "desnecessariamente" o valor de capa). Esse "Kirby", por exemplo, caberia bem numa capa-cartonada (custando metade do preço), até pq, o material tá sendo distribuído em bancas normais (e não apenas nas livrarias)!!!

      Mas enfim.... eu acabei aplicando nele um bônus q ganhei (e acabei levando essa por 60 pila)!

      Abs!

      Excluir
  27. R$ 63,90 com 5% de desconto no cartão na Saraiva, para quem se interessar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica.... Uma boa oferta mesmo: já amenizou bastante o preço de capa!

      Abs!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...