19/08/2011

Homem-Aranha (da RGE): A Morte de Gwen, Clones, e 6 Braços.....

Continuando a série de matérias sobre a trajetória do Aranha no Brasil.... chegamos agora à fase da RGE!!!

Em 1979.... após o cancelamento da revista do Aranha pela editora Bloch (leia a matéria da semana passada aqui no blog), a Rio Gráfica Editora (RGE) lançava agora uma nova coleção: reiniciando a numeração desde o nº 1, mas continuando a cronologia de onde a Bloch tinha parado!!!

Assim, a RGE publicou o q até hj talvez seja o melhor título q o Aranha já teve no Brasil.... a revista era perfeita: o personagem estava em sua melhor fase, já tinha uma legião de fãs, a editora fazia um trabalho competente (cores certas nos uniformes - ao contrário da Bloch q errava tudo), e a revista era só do Aranha (sem misturar outros personagens junto).... enfim: um gibi de sucesso!!!

No final dos anos 70.... o Aranha era a sensação do momento: seu gibi já era um dos + vendidos nas bancas... a quantidade de fã-clubes aumentava todo mês.... e o personagem tinha um desenho animado na TV de enorme sucesso nas manhãs da molecada!!!

Eu mesmo, q na época tinha 7 anos de idade.... era o fã nº 1 do Aranha: pedi pra minha mãe me matricular no colégio no turno da tarde SÓ PRA NÃO PERDER O DESENHO Q PASSAVA DE MANHÃ (já q eu matava aula pra poder assistir)!!!

O desenho animado (aquele q tinha a famosa musiquinha).... foi q me levou a colecionar gibis na época: e o meu 1º gibi oficial foi o Aranha nº 7 da RGE (esse aí acima q tem o "Morbius" na capa)!!!


Mesmo eu tendo começado pelo nº 7.... corri aos sebos na época e comprei as ed. anteriores, além de toda a coleção da Bloch tbm!!!

As histórias do Aranha nessa fase eram simples de entender.... não tinham as enrolações e compicações cronológicas q inventam hj em dia.... era mto fácil pra um novo leitor se enturmar logo de cara com os personagens e o universo em q viviam (pois as histórias tinham uma conclusão, mesmo q deixassem pontas soltas e ganchos pra novas aventuras: a trama central era concluída na mesma edição ou na ed. seguinte - já q as sagas não se estendiam mto q nem hj)!!!

Assim, era fácil entender a vida do Aranha e seus problemas pessoais, financeiros, e amorosos.... além da dificuldade q ele tinha em manter sua vida dupla sendo q em sua identidade civil de Peter Parker ele já tinha + problemas do q uma pessoa normal pode dar conta, rs!!!


Logo nas primeiras ed da RGE.... o Aranha já se metia numa de suas mais bizarras aventuras: onde ele acabou adquirindo 6 BRAÇOS (isso mesmo, ele estava se tornando literalmente uma aranha-humana)!!!

Ele precisou pedir ajuda ao Dr. Curt Connor.... q tbm era um de seus mais perigosos inimigos: o "Lagarto" (mas não era culpa do bom e honesto Dr. Connor, já q o Lagarto era uma mutação involuntária q ele sofria e qdo estava transformado em lagarto assumia uma personalidade maligna e assassina)!!! Pra piorar ainda mais a situação.... já q o Aranha teve q mentir pra todo mundo q estava viajando a trabalho (pra q ninguém o visse com 6 braços): entrava em cena tbm um novo e terrível vilão: "MORBIUS - O VAMPIRO-VIVO"!!!

Assim, além de ter q buscar uma cura pra sua mutação de 6 braços.... o Aranha ainda teve q enfrentar ao mesmo tempo o Lagarto e Morbius: q disputavam pra ver qual deles teria a honra de matar o Aranha!!!


Se a vida de herói ficava cada vez + difícil e complicada.... a vida amorosa de Peter tbm não lhe dava trégua: já q se dividia entre 2 mulheres: sua namorada oficial e certinha Gwen Stacy e a liberal e atiradinha Mary Jane!!!

Porém, o destino tratou de resolver esse impasse de forma cruel.... numa das cenas + chocantes da história dos quadrinhos: Gwen Stacy é ASSASSINADA pelo Duende Verde!!!

Essa história revoltou e indignou os leitores da época.... pois a Gwen era a namoradinha perfeita q todo mundo sonhava ter: linda, simpática, fiel, apaixonada: mas terminou brutalmnete assassinada ao ser jogada de uma ponte pelo Duende Verde (q tbm acabou morrendo na mesma história ao ser atravessado/empalado pelo seu próprio planador: em cenas q foram adaptadas pro cinema no 1º filme do Aranha de 2002 - só q no filme a mocinha sobrevive, rs)!!!


Deprimido e se sentindo culpado pela morte de Gwen.... o Aranha ainda acaba sendo difamado pelo jornal Clarim Diário (em artigos de J.J Jameson) q o acusava do assassinato da jovem Gwen (pois o Aranha teve q sumir com as evidências de q o Duende era o culpado pra proteger seu melhor amigo Harry - q era filho do Duende)!!!

Harry virou um viciado em drogas pesadas (LSD).... e já era difícil pra ele saber q seu pai (o empresário Norman Osborn) havia morrido: q dirá saber q o "respeitável" empresário tbm era o criminoso e assassino Duende Verde!!!

Assim, Peter em pouco tempo buscou amparo nos braços de Mary Jane.... com quem começou a namorar (e com quem iria se casar anos depois)!!!


Nessa fase tbm surgia nos gibis do Aranha um personagem q faria mto sucesso... q ganharia revista própria e q hj é um dos principais personagens Marvel: o "Justiceiro"!!!Surgido como um caçador de criminosos (um vigilante urbano q caça e mata bandidos).... o Justiceiro passou a perseguir o Aranha com a intenção de matá-lo pois achava q o Aranha era responsável por vários crimes. Com o tempo, os 2 acabaram virando aliados... mesmo q frequentemente o Aranha lute contra o Justiceiro por não concordar com seus métodos de combate ao crime (já q ao matar bandidos, o Justiceiro tbm acaba se tornado um perante a lei)!!!

Outros vilões q o Aranha enfrentou nessa fase anos 70 foram: "Magma"; "Miragem"; "Fogo Fátuo"; "Tarântula"; "Chacal" (q acabaria clonando o Aranha na famigerada "Saga do Clone"); "Urso"; "Gibão"; "Cangurú" e "Navalha" (um maluco com cabeça de javali, rs)....

Tem uns vilõezinhos tão mequetrefes aí no meio.... q mtos deles jamais foram vistos novamentes nos gibis: mas eram divertidos na época, qdo mesmo os vilões + toscos faziam a alegria dos leitores (tornando os gibis de heróis um desfile carnavalesco de tipos bizarros e coloridos)!!!

No final de 1982.... veio a triste notícia de q o gibi do Aranha seria cancelado. Pois os direitos de todos os personagens Marvel passariam pra Editora Abril (q já vinha publicando desde 1979 os gibis do "Cap. América" e "Heróis da TV")!!!

Assim.... depois de 49 edições, e dezenas de Almanaques (assunto pra outra matéria).... terminava a fase do Aranha pela RGE: até hj a melhor (na minha opinião) fase e editora q o Aranha teve no Brasil!!!

A seguir (semana q vem).... o Aranha da Editora Abril (mais uma matéria completa - AGUARDEM)!!!
 

ATÉ +

17 comentários:

  1. http://4.bp.blogspot.com/-9b9H6yuqBOw/Tk6_5wUOI6I/AAAAAAAAAbc/TifJQ9xMdAg/s320/HA+%2528RGE%2529+18.jpg
    E a Gwen que morreu?

    E me fale um pouco dessa história em que e revelado o segredo.
    http://4.bp.blogspot.com/-ATY0SzSiml0/Tk69Uw3WImI/AAAAAAAAAbM/ZsYZHXaXH98/s1600/HA+%2528RGE%2529+10.jpg

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo, obrigado pela matéria. Lembro dessa época, da morte de Gwen (mil vezes melhor que MJ). Tinha um colega (Ivanildo) colecionador de heróis, e ele tinha ydo do HA. Então ele me empresta os pacotes fechados, com a sequencia completa e eu devorava e devolvia rapidinho pra pegar ,ais. Li muitos gibis de heróis assim, inclusive esses. Sua postagem está perfeita. Parabéns pelos tesouros de sua coleção, os anos 70 são imbatíveis. Abs Paulo

    ResponderExcluir
  3. Oi Leo, desculpe os erros: queria dizer que lia tudo empretado de um amigo, que tinha coleções completas de heróis.

    ResponderExcluir
  4. Oi Leo, desculpe os erros: queria dizer que lia tudo empretado de um amigo, que tinha coleções completas de heróis.

    ResponderExcluir
  5. Ae, Pablo.... blz??

    sobre essa 1º capa ("uma dessas pessoas vai morrer") tem um erro aí:

    pois na verdade 2 (duas) dessas pessoas morrem nessa mesma edição, hehe:

    Gwen e Norman (o Duende).... na mesma revista o duende mata a gwen e morre lutando com o Aranha no final!!!

    ResponderExcluir
  6. Já sobre a 2º capa ("Revelado o Segredo"):

    o Aranha comete um erro e tira a máscara em frente a uma câmera de vigilância q filma seu rosto!!!

    o vídeo cai nas mãos de uma gangue... mas mesmo vendo o rosto do Aranha, eles não sabem quem é Peter Parker (pra eles é apenas um rosto entre milhões de habitantes da cidade)!!!

    no final da história, o Aranha engana os bandidos assim mesmo... fazendo eles acreditarem q o rosto q viram tbm era uma máscara colocada sobre outra (pra isso o aranha usou a mesma técnica de disfarces do "camaleão")!!!

    ele tbm falsifica o vídeo adicionado uma imagem posterior dele retirando a máscara por baixo da máscara e ainda mandando um "alô" pra câmera... como se tivesse feito uma "pegadinha" proposital, rs!!!

    essa foi por mto pouco... mas ele se safou de forma inteligente e bastante engenhosa!!!

    ResponderExcluir
  7. "Parabéns pelos tesouros de sua coleção, os anos 70 são imbatíveis. Abs Paulo"


    Ae, Paulo.... blz??

    eu é q agradeço pela sua participação aqui no blog e por ter lido a matéria (pois as vezes eu sei q perco a noção e escrevo além da conta, e só paro qdo percebo q a matéria tá ficando mto extensa, rs)!!!

    mas é bom ver q essas matérias sobre gibis clássicos e antigões... tem agradado várias gerações de leitores atuais!!!

    e feito a gente (q somos das antigas) relembrar com carinho de tempos q não voltam mais:

    não é pessimismo meu, pois sei q tem saído mta coisa boa atualmente em bancas (e q eu tbm leio e adoro).... mas nos anos 70 e 80 a gente tinha outra visão do mundo (e dos gibis) e a emoção q sentíamos lendo esses gibis é diferente de como sentimos hj em dia!!!

    eram outros tempos.... mais ingênuos, menos violentos, e onde a gente embarcava mais emocionalmente no universo dos gibis!!!

    gosto de relembrar dessa época.... foi a melhor dos meus quase 40 anos!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Ótima matéria Leo. Como o Aranha sempre foi meu personagem preferido(e minha porta de entrada para o universo Marvel) posso falar com conhecimento de causa que você tem toda razão ao afirmar que essa foi a melhor fase do herói.Infelizmente não lia na época dessas revistas ,comecei a ler no início dos anos 90 mas posso dizer que graças às republicações( e idas aos sebos) li essa fase completa(da Teia do Aranha).
    O Aranha já teve várias outras fases legais depois disso mas até se formos levar em consideração a ordem de importância, essa foi definitivamente a melhor fase do herói.

    ps. eu gostei da(duas) Saga do clone XD

    ResponderExcluir
  9. Ae, Macgaren... blz??

    eu tbm tenho A Teia do Aranha do nº 1 até o 72 (depois disso eu parei pq a revista mudou e passou a trazer material inédito q não me agradava, rs)!!!

    toda essa fase da RGE.... saiu na Teia entre os nº 15 a 42 (pra quem quiser se aventurar nos sebos e catar essas ed. q valem mto a pena)!!!

    qto à "Saga do Clone".... eu só gostei dessa versão anos 70 mesmo q saiu na RGE: a dos anos 90 eu achei desnecessariamente extensa (parece q não acabava nunca, rs) e ainda ficou sem final (nunca mais falaram no tal clone "Kaine" q roubou a filha do Aranha - acho q a Marvel "esqueceu" de dar continuidade a esse plot, hahahaha)!!!

    eu tbm tenho a saga do clone clássica na coleção "Grandes Desafios do Aranha" (onde a panini encadernou ela completinha)!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  10. Poxa Leo, com matérias assim vc quer q eu comece a gastar dinheiro é??? N é que fiquei com vontade de ler homem aranha, rsrs

    ResponderExcluir
  11. Sergio,

    se tu achar em algum sebo a "Teia do Aranha" (da Abril) na numeração entre o nº 1 a 74.... não pense 2 vezes antes de comprar, rs!!!

    lendo esse material, é fácil entender pq o aranha se tornou um dos personagens + populares do mundo todo:

    essa fase aí (relatada na matéria) é justamente o AUGE do sucesso do personagem!!!

    vale mto a pena mesmo...

    abs!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Leo.
    O sergiokid tem razão, vc fica assanhando a gente pra ler o Homem-Aranha...rsrs.

    A verdade é que o Homem-Aranha é um personagem fantástico, humano e intrigante. Também andei comprando e lendo uns "aranhas" depois que comecei a acompanhar as suas postagens. Mas isso é ótimo, pois afinal, adoramos os gibis e eles são para nós uma fonte inesgotável de prazer.

    Percebi também, que tem muita coisa boa, desprezada e jogada nos fundões dos sebos... e passei a ficar de olho nelas... Abs. Paulo

    ResponderExcluir
  13. É isso aí, Paulo....

    o aranha é mesmo o + humano dos super-heróis... o + realista em matéria de falhas humanas, problemas pessoais, e dúvidas morais q temos!!!

    uma série q eu te recomendo e q é fácil achar.... é a coleção "Grandes Desafios do Aranha" (q saiu pela panini em 2007):

    são 6 encadenrados bem baratinhos e em formato americano com várias sagas clássicas completas (incluindo todas essas principais do Duende e a morte da gwen)!!!

    se tu achar algumas dessas em sebos... pode ir com fé q o material é de 1º!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Leo, é por isso que eu gosto tanto do Homem-Aranha, pela sua incrível força de superação. A cada aventura ele dá o máximo de si para enfrentar e vencer os vilões, e sofre por isso. É fácil ser super herói se for imbatível e praticamente imortal, mas, tirar o máximo de si, com ajuda de parcos poderes, é algo de se admirar. Não que os poderes dele não sejam fenomenais, não é isso, mas, ele faz muito, com o pouco que tem. Obrigado pela dica, vou ficar de olho nesses encadernados. Abs. Paulo.

    ResponderExcluir
  15. Paulo,

    eu tbm não curto mto heróis poderosos demais (superman e hulk, por exemplo):

    são personagens tão poderosos q não tem vilão q se equipare a eles.... isso torna as histórias menos impactantes do q poderiam ser (segundo meu ponto de vista, é claro)!!!

    dizem as más-línguas q esse foi um dos maiores problemas com o "surfista prateado" tbm:

    o personagem é tão poderoso (quase um semi-deus) q ao longo dos anos os escritores nem sabiam mais como escrever histórias pra ele.... e a revista acabou cancelada!!!

    as pessoas tendem a se indentificarem mais com os heróis + próximos delas.... com problemas + dentro da nossa realidade (q nem o aranha q batalha pra conseguir pagar o aluguel e dar conta dos estudos)!!!

    abs!!!

    ResponderExcluir
  16. Nossa! Mó viagem nostálgica passar os olhos pelas imagens das capas destas publicações do Aranha pela RGE! Foram com elas que eu adentrei definitivamente no universo Marvel. Antes, eu já havia lido edições do Aranha pela Blcoh, mas sem continuidade e sem me atentar para a tal da cronologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm.... comecei minha vida de colecionador (e marvetinho) através do "aranha" da RGE:

      Minha 1º ed. foi o nº 7 (Morbius - O Vampiro).... numa saga onde o aranha tava com 6 braços (na época eu era criança e não entendia direito o q tava acontecendo, rs). Mas foi uma fase memorável mesmo, hein? Dava gosto colecionar e acompanhar esses gibis do aranha!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...