14/08/2011

CONAN - O BÁRBARO: Mercenário, Ladrão, Pirata, Rei e Libertador....

A Mythos anunciou o lançamento do encadernado: CONAN - O LIBERTADOR (com acabamento luxuoso).... saga gigantesca essa q narra a trajetória do bárbaro ao trono da Aquilônia: onde ele reúne um exército pra depor um rei tirano e acaba tomando o lugar dele.... deixando de ser um simples mercenário e tornando-se enfim um REI!!!

Conan é um personagem oriundo da literatura pulp dos anos 30.... Foi criado pelo escritor Robert Howard em 1932 e é o maior herói da literatura de fantasia (espada e feitiçaria), tendo influenciado todo o gênero e gerado milhares de imitações na literatura, cinema e quadrinhos!!!A partir dos anos 70... a Marvel adaptou pros quadrinhos as aventuras de Conan: tornando-o um sucesso instantâneo q perdura até hj!!!

Confira a matéria completa:


A narrativa da vida de Conan é contada fora de ordem..... logo em sua 1º história ("A Fênix na Espada") ele é mostrado como REI da Aquilônia, e enfrenta um grupo de conspiradores q planeja matá-lo, pois não aceitam serem governados por um bárbaro q tomou o poder à força. 

Mas matar um REI q já foi um experiente guerreiro não seria tarefa fácil, e todos os conspiradores acabam massacrados por Conan.

Nas histórias seguintes.... são mostradas outras fases da vida de Conan:q já foi: ladrão, saqueador, mercenário (assassino de aluguel), pirata, general, e REI.


Todas as aventuras de Conan seguem elementos básicos q nunca podem faltar em sua fórumula de sucesso:Mta ação, violência excessiva, feitiçaria, monstros abissais.... e belas mulheres semi-nuas, é claro!!!

Em cada história, Conan se depara com todos esses elementos reunidos.... mata inúmeros inimigos e criaturas horrendas sem a menor piedade e com requintes de crueldade.... e sempre acaba traçando todas as mulheres q lhe aparecem pela frente (sejam elas: princesas em perigo, rainhas, bruxas, escravas, guerreiras, e prostitutas)!!!

Pois tudo q lhe interessa são os prazeres da carne.... as emoções de uma batalha sangüinária.... e um bom vinho!!!


Conan vive em mundo fictício.... chamado de Era Hiboriana.... repleta de castelos e reinos esplendorosos, e onde o AÇO tinha acabado de ser descoberto pela humanidade!!!

A narrativa das histórias cobre um período de cerca de 50 anos da vida do personagem.... mostrando ele dos 20 até os 70 anos de idade!!!

A última história de Conan.... (chamada: "Conan das Ilhas").... mostra ele abdicando do trono, e partindo sem rumo num barco pra viver novas aventuras longe da burocracia de ter q comandar uma nação.


Aqui no Brasil, Conan teve uma longa trajetória de sucesso nas bancas:

Já foi publicado numa revista mensal de curta duração da editora Bloch.... mas foi na Abril q encontrou a consagração entre os leitores: estreando em "Heróis da TV", e se espalhando por diversos outros títulos:

"Superaventuras Marvel", "A Espada Selvagem de Conan", "Conan, o Bárbaro", "Conan Rei", e tantos outros gibis de periodicidade regular e mini-séries ou especiais!!!


Enfim,fica aí a minha sugestão pra quem quiser conhecer melhor as aventuras desse anti-herói das Hq's.... Particularmente acho q essa seja uma das melhores séries já produzidas nos quadrinhos, e pra quem quiser buscar algumas edições em sebos ou lojas especializadas, recomendo q procure a melhor fase dele q saiu em: "A Espada Selvagem de Conan" nº 1 a 57!!!


Até+

23 comentários:

  1. Me recordo que o primeiro gibi do Conan que meu pai comprou para mim foi uma edição a cores que tenho até hoje e olha que esse gibi tem mais de 25 anos

    ResponderExcluir
  2. já o meu 1º gibi do conan foi o "Heróis da TV" 36 mesmo.... q foi a estréia dele na editora Abril!!!

    a partir daí, virei fã do personagem... pois o estilo das histórias dele era bem + adulto q o resto dos heróis da marvel!!!

    valew!!

    ResponderExcluir
  3. Minha primeira incursão pela Era Hiboriana foi em SAM 1, mas com 3 anos gostava mais do Demolidor...hehe

    ResponderExcluir
  4. Por Crom Leo, "o aço cintilante zuniu sobre os ombros do guerreiro que estava exausto depois de um longa viagem, desde a Ciméria..." Conan é tudo. Arte em quadrinhos. A saga da Rainha da Costa Negra, a morte de Bêlit e a trajetória do cimério, em A Espada Selvagem, é a coisa mais linda que já vi em quadrinhos adultos. Sou fã de Conan, e nem sei porque não sou um colccionador fanático desse personagem. Foi muita burrice minha desfazer dos exemplares que tinha de AES. Sua postagem está ótima. Eu ainda tenho alguns poucos exemplares de Conan, inclusive esse que vc mostrou da morte de Bêlit. Abs. e parabéns pelo bom gosto. Paulo

    ResponderExcluir
  5. Valew, Paulo....

    tbm é uma das minhas séries favoritas de todos os tempos!!!

    li e reli esses gibis várias vezes....

    e é incrível como a MArvel fez render esse personagem.... pois o criador dele escreveu apenas cerca de 20 contos nos anos 30!!!

    agora tô na expectativa do novo filme... ainda não sei o q pensar dele (o trailer não ajuda, mas a esperança é a última q morre, rs)!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  6. Oi leo, a narrativa dos contos de Conan são tão legais, que outro dia estava lendo um conto desses, e tinha somente textos, sem imagens. E eu conseguia "visualizar" todas as cenas de batalhas e tal. É quase uma literatura em quadrinhos, não sei se é o termo certo, mas, quero dizer que é mesmo diferenciado. Gosto demais de Conan. No cinema também, não tenho do que reclamar do Schwarzenegger (tive que olhas no google como escrever o nome dele). Esses Conan coloridos em gibi pequeno nunca li, mas acho que está na hora de começar a ler. Abs. Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Ae, Paulo...

    eu cheguei a comprar 2 livros do Conan q saíram pela editora Conrad (com 5 contos cada), e realmente é impressionante a capacidade narrativa do Robert Howard: ele é tão detalhista nas cenas q as imagens se formam naturalmente na nossa mente!!!

    o Conan tinha cerca de 3 gibis mensais nos anos 70 e 80:

    um era o colorido q saía aqui em "Heróis da Tv" e "Superaventuras Marvel".... outro era a "Espada Selvagem" q originalmente tbm era em P&B (e com censura + alta q a série colorida).... e tbm tinha a revista "Conan Rei", a cores q era toda passada na época em q ele foi rei.

    esse encadernadão de luxo q vai sair agora (e cuja capa abre esta matéria)... saiu aqui na espada selvagem lá por volta do nº 37 a 40 e mais umas histórias avulsas q só saíram recentemente na mensal da mythos!!!

    tbm torço pra q republiquem essa fase a cores q saía nos formatinhos da marvel.... sei q lá fora saiu tudo isso encadernado!!!

    abs!!

    ResponderExcluir
  8. o leo, voce sabe onde se adquire a quadrinização do primeiro filme do barbaro ?????????? ela é tão rara que eu já percorri sebos anteriores ao imperio romano e nada... acho que virou lenda urbana, conheço pouquissimos que a tem. A do segundo filme eu tenho e já vi pra vender num sebo...dá pra voce escanear alguam coisa de conan o barbaro' se tiver aí ?

    ResponderExcluir
  9. leo, que coisa esquisita eu lembro que no filme o arnold surge pintado de alto a baixo numa cena de batalha, parece um indio..... e de calças, desde quando o conan original usava calças ? era só tanguinha atochada no re##
    que merda transformam nossos herois do gibi, o unco caso perfeito foi o superman mesmo.

    ResponderExcluir
  10. "o leo, voce sabe onde se adquire a quadrinização do primeiro filme do barbaro ??????"


    e aí... tdo bem??

    olha, eu já vi essa quadrinização do 1º pra vender num sebo daqui. Custava 50 reais (e pior q foi vendida - mesmo não estando tão bem conservada assim)!!!

    agora eu não sei mais onde poderia ter... só pra baixar, é claro - certamente deve ter em scan no DC++ (q é um programa de compartilhamento)!!!

    eu não tenho mais essa edição... vendi ela faz mtos anos, pq não era uma adaptação mto boa (ela é mto "light" e amenizaram todas as cenas violentas do filme)!!!

    tive um scanner faz um tempo tbm... mas ele estragou e nunca mais comprei outro. Porém, já escaniei uma matéria sobre Conan (com toda a cronologia de Robert Howard). Tá no marcador do "Conan" no canto direito do blog (vale a pena uma olhada - uma das melhores matérias q já li)!!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  11. "que merda transformam nossos herois do gibi, o unco caso perfeito foi o superman mesmo."


    Pois é, de todos os heróis adaptados pras telas até hj o q eu achei + fiel foi o Superman (com o Christopher Reeve). Tbm gostei de outros personagens recentes (Homem de Ferro), mas em matéria de fidelidade, o Superman ficou igualzinho ao gibi!!!

    qto ao Conan... mesmo pintado de índio e usando roupas diferentes do q usaria no gibi, ainda assim o Schwarzennegger foi o melhor Conan das telas (esse último do cinema ficou uma bosta, e o da versão da TV pior ainda: não foi à toa q o seriado de TV fracassou feio)!!!

    Ah, e esse novo superman q vai estrear ano q vem.... pra mim já começou mal com esse uniforme "emborrachado" parecendo solado de tênis!!!

    ResponderExcluir
  12. Ola Leo.

    Vendo a materia da Sonja, cheguei ate aqui, sou fanzaço do cimerio de bronze, e tive a coleção completa da abril, que foi ate o nº205 mais conan rei com 24 exemplares, uma mine cinan rei com 8 exemplares, conan o barbaro formatinho com 59 exemplares essa foi a unica que ainda não tinha completado, mas faltava pouco, teve tambem 13 ediçoes coloridas e outras minis.
    Vendi tudo em um sebo aqui em BH, foi a maior burrice que já fiz na vida, mas de vez em quando a gente comete loucuras é normal, se fosse hj não venderia nem a pau.
    arte e roteiro nesse nivel não se encontra hj.
    Hoje em dia não encontro quase nada do conan para comprar, e a Mythos não sabe o tesouro que ela tem na mão, se lançasse os encadernados antigos do cimerio seria cofre certo.

    ResponderExcluir
  13. "Hoje em dia não encontro quase nada do conan para comprar"


    E aí, Emerson..... blz?

    Pois é, ano passado eu vi na Livraria Cultura (na seção de importadas) a coleção de "Essentials" da "Espada Selvagem": cada encadernado tinha umas 500 pág. com as histórias da espada em ordem cronológica.... eram mais de 10 Vol. Aí é de se pensar pq a Mythos não se interessa em publicar isso aqui? Sei lá, essa editora às vezes parece q dá um passo pra frente e 3 pra trás (vai entender, né)?

    Eu tbm já fiz dessas.... de vender coisas importantes das quais me arrependi depois. Acho q isso faz parte da trajetória de qq colecionador mesmo: normal, rs!!

    Minha esperança é q um dia uma outra editora retome os direitos do Conan aqui no Brasil.... pois com a Mythos eu meio q já não conto mais pra relançarem o material q presta da cimério!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. Leo, quais as edições que cobre a saga da rainha da costa negra até sua morte?
    Li há bastante tempo essa saga e me deu uma saudade...hehe, abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, V@ndix, blz?

      Responder essa pergunta é fácil.... A saga da "rainha" saiu na "ESC" Nº 41-57 (da 1º aparição à morte). O difícil mesmo vai ser vc encontrar essas ed. à venda (e por preços "humanamente" viáveis, rs)!

      Abs!

      Excluir
    2. Eu tenho todas as ESC da 1 a 201 e troco por Conan,o Bárbaro de Nº 1 - 2-8-11-19-20-21-23-23-24-26-27-28-29-30. Caso queira é só entrar em contato comigo via e-mail. razevedo98@gmail.com
      Rivaldo

      Excluir
  15. Verdade...kkk....vou procurar uns scans dessas edições, valeu Leo! :-D

    ResponderExcluir
  16. Oi tudo bem? pô leo que nostalgia eu li quase todas essas edições de Conan pelo menos toda a espada selvagem de Conan essa eu li todinha a coleção completa hoje infelizmente eu não tenho mais as edições, mas pelo menos li tudo e essas outras Conan rei eu não li, mas tudo bem pelo menos matei um pouco a saudade vendo as capas das edições que já li gosto muito desse personagem Conan, o bárbaro! Por crom! ele é demais! Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Essa coleção foi espetacular mesmo, hein? Eu ainda tenho várias ed. mas não completa!

      A "Espada Selvagem" vai ser relançada na íntegra pela Salvat (no ano q vem) em ed. de luxo (capa-dura)!

      Abs!

      Excluir
  17. Oi amigo sabe ver essas capas dessa revista do Conan me faz lembrar também de uma saga que eu gostei que é a saga da rainha da costa negra sei que o Conan teve muitas boas histórias, mas essa saga foi ótima. Espetacular! Pena que teve um final triste, mas ela foi legal não foi? Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Sim, a "rainha" foi uma ótima saga (q durou entre a "Espada" nº 41 a 57)... Mas o final trágico era o único possível (e é igual ao conto original nos anos 30 do criador de conan)!

      Abs!

      Excluir
  18. Sempre gostei de Conan,por não ter poderes e resolver tudo no braço.Ja tive coleção mas perdi.Ainda leio e vejo algo sobre o cimério,sempre esperando mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, blz?

      No ano q vem, deve ter MAIS "Conan" por aí... qdo a Panini começar a publicar o material!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...