24/05/2023

"Que Delícia, Cara" (rs): Tampas de Margarina com Super-Heróis Marvel/DC...

Em 1980... As tampas de margarina começaram a trazer imagens estampadas de super-heróis Marvel e DC, desencadeando uma curiosa e inusitada NOVA modalidade de colecionismo!

Na época, eu entrei na onda (é claro, rs)... E dê-lhe pão com margarina todos os dias (no café da manhã e da tarde) e margarina no bolo de laranja e tudo o mais que pudesse fazer gastar logo o pote e comprar outra embalagem com outra estampa de super-herói, hehe!

Confira abaixo:

Tudo começou em 1980 (eu, então, estava com 8 anos de idade)... Quando a "Delícia" lançou no mercado uma série de ilustrações de super-heróis da DC nas tampas de suas margarinas. Foram cerca de 25 ilustrações diferentes (pelo que pude apurar pesquisando a respeito) só com a turma DC: "Batman", "Superman", "Mulher-Maravilha", "Aquaman", e "Robin" (faltou variedade na DC e as tampas se revezavam apenas entre esses personagens citados - Só de "Batman" e "Super" era tipo umas 7 tampas diferentes pra CADA um, rs). Creio que a falta de variedade nos personagens se devesse ao fato de a série de TV do "Batman & Robin" (1966) ainda estivesse forte na memória afetiva do telespectador, da mesma forma que a "Mulher-Maravilha" se tornava um fenômeno na TV desde meados dos anos 70, e o "Superman" bombando nos cinemas devido aos FILMES com Christopher Reeve (de 1978 e 1981). Mas isso não explica porquê o "Aquaman" ganhou 2 tampas (!) e não teve nenhuma pra "Flash", "Lanterna", e "Arqueiro"? Mistérios do colecionismo que talvez nunca sejam solucionados, rs!
 
O sucesso da campanha (de marketing e publicidade) desencadeou uma FEBRE colecionista entre os fãs... gerando uma série de elementos que se assemelhavam às coleções de figurinhas: Com a molecada trocando as tampas repetidas com outros colegas na escola e a confecção artesanal de "álbuns caseiros" (para colar as tampas e guardá-las). Porém, a concorrência não dormiu no ponto: E a maior rival da "Delícia" entrava com força na guerra. Assim, a "Doriana" lançava uma coleção similar, mas agora estrelada pelos super-heróis Marvel!

A briga ficou acirrada entre as 2 fabricantes de margarina... E o diferencial da Doriana era justamente a variedade de personagens nas tampas: "Cap. América", "Homem de Ferro", "Hulk", "Falcão", "Guardiões da Galáxia", "Surfista Prateado", "Namor", "Tocha Humana", "Coisa", "Cap. Marvel", e até a "Mulher-Aranha" aparecia em uma das tampas. Contudo, apesar da maior variedade de personagens, ironicamente a grande maioria deles ainda não era conhecida do público-médio, e somente os leitores de GIBIS (tipo: "Cap. América" e "Heróis da TV" - da Abril) é que sabiam quem eram aqueles heróis "diferentes", hehe (lembrando que no início dos anos 80, somente o "Hulk" fazia sucesso na telinha, entre os personagens Marvel: que sofriam tentando adaptar pra TV - de forma decente - heróis que nem o "Cap. América" e o "Homem-Aranha"). Naquela corrida louca por tampas de margarina no super-mercado, eu acabei conseguindo várias delas: Inicialmente, comecei com a DC (que veio 1º mesmo) e depois passei a priorizar as da Marvel (que faziam mais a minha cabeça). Saudades desse tipo de campanha RAÍZ, hehe! 

Até+

29 comentários:

  1. Também vivi esse período e tive o mesmo comportamento que você, embora seja um pouco mais velho (tenho 54) e, portanto, uns 12 anos naquela época. Tive consumo excessivo de margarina naquela época e acompanhava minha mãe para evitar que fosse comprada uma tampa repetida. Pelo que lembro, a minha preferência era pela Marvel (lia mais RGE e Abril do que Ebal). Pena que não guardei nenhuma delas. Também não guardei o álbum da Ping-pong, que me fez consumir muito chiclete mais ou menos no mesmo período e que mistura Marvel, DC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alvaro... blz?

      Pois é, amigo... Os caras sabiam fazer um marketing realmente "agressivo" naquela época, hein? hehe!

      Falo isso, pq não foram poucas as campanhas publicitárias nos anos 70 e 80 q chegavam ao ponto de mudar os hábitos do consumidor: Como nesses 2 casos q vc citou (o consumidor se entupir de margarina e chiclete por puro colecionismo, rs)! Mas eu entrava de cabeça nesses embalos, e lembro tbm q passei a consumir mais refrigerante q o normal TBM pra fazer uma coleção de COPOS da Pepsi com super-heróis DC (nesse teve um do "Lanterna" com estampa do Neal Adams q era o meu favorito da coleção)!

      O álbum Ping-Pong eu fazia tbm... E dê-lhe chiclete e troca de figurinhas repetidas no colégio, kkk! Eram bons tempos, né? rs!

      Abs!

      Excluir
  2. Oi Leo!
    Esta é do fundo do baú!
    Vivi esta época e tive algumas tampas, que eu acho que estão no meio dos meus brinquedos antigos na casa da minha mãe, e só olhando para ter certeza, mas me lembro que não me desfiz de nenhuma!
    Tive uma do Aquaman, estas duas do Batman, esta última do Superman voando, outra do Superman quebrando correntes, uma da Mulher Maravilha, e uma do Robin, mas infelizmente não tive nenhuma da Marvel!
    Naquele tempo nem tudo que saía em São Paulo e Rio de Janeiro chegava em outros estados, e não me lembro de ter visto uma da Marvel pra vender por aqui!
    O detalhe é que não era tão simples assim "comprar" a margarina por causa da tampa, já que naquela época tudo era muito caro, e estas tampas heróicas elevava bem o preço do produto, mas bem mesmo!
    Quem viveu esta época sabe que tudo era muito caro, com a inflação pela hora da morte, a única sorte nossa é que HQs eram muito baratas!
    De qualquer forma, tenho doces lembranças desta época, onde tínhamos pouco, mas este pouco era muito para nós!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Esta postagem era uma daquelas q eu mantinha na "GELADEIRA" (nome de uma pasta do meu PC com restos de matérias inacabadas q eu vou acumulando ao longo dos anos de blog, hehe). Era pra eu ter postado esta há uns 7 ou 8 anos atrás, kkk!

      Mas fica a dica pra vc, amigo: Caso vc encontre as tampas q guardou... Saiba q hj elas podem valer uma boa grana ($$$), já q vi recentemente algumas dessas tampas sendo vendidas à peso de ouro no mercado negro, rs!

      Qto às lembranças da época... como eu tinha 8 anos em 1980, não lembro mto bem o qto a crise econômica afetou o orçamento da minha família (eu morava com minha mãe, avô, avó, e tia - irmã da minha mãe: E foi justamente em 80 q meu avô morreu e era ele q sustentava a casa). Minha lembrança mais pesada da inflação viria somente em 1985, q foi qdo me vi obrigado a vender toda a minha coleção de gibis e passamos pelo menos os 7 anos seguintes com a corda no pescoço, rs! Contudo, pesquisando sobre a situação da época, vi q em 1980 a inflação no país era alta mesmo e talvez não impactasse tanto lá em casa pq meu avô era tenente aposentado e minha mãe ganhava pensão pelo fato do meu pai ter falecido qdo eu tinha 1 ano)!

      Apesar de todas as turbulências econômicas e familiares... Minhas melhores memórias são todas dos anos 70 e 80 (as 2 melhores décadas q já vivi)!

      Abs!

      Excluir
  3. Grande Leo, blz? Eu nem era nascido nessa época, então não sabia dessa promoção de margarinas... hehe

    Você ainda tem essas relíquias guardadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Agradeça então por ter se poupado de engordar comendo pão com margarina só pra colecionar as tampas, hehe!

      Mas não, infelizmente não tenho mais nenhuma guardada... só lembro de ter tido umas 20 no máximo (somando Marvel e DC)... Hj, essas tampas valem uma boa grana entre colecionadores (e acho q minha vó jogou tudo fora na época, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  4. E aí Léo!!
    Eu lembro desta época, tive algumas, maioria da Marvel porque meus pais tinham preferência pela Doriana.
    Vc tem razão quanto aos desconhecidos, por exemplo, os Guardiões(ães) da Galáxia eu tinha e nem sabia quem eram, 🤔😂.
    E o cheiro da margarina que eu não conseguia remover com o detergente 😂😂
    Infelizmente, também perdi as minhas tampas como a maioria da galera.
    Atualizando outros assuntos.
    Vc sabe algo se a coleção Carl Barks da Panini será descontinuada? Faz tempo que eles estão com desconto de quase 50% no site e não tem nenhuma previsão da nova edição.
    Ainda estou na procura da edição Natal em Patopolis e tá difícil de achar.
    E pra terminar, me atualiza sobre a linha Falcon, tem novidades no front?
    Valeu👍.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Wesley... blz?

      O esquema q eu mantinha na época pra colecionar as tampas era o seguinte: Consumia mesmo pão com margarina todos os dias (no café da manhã e café da tarde), e forçava o resto da minha família a fazer o mesmo (trocando a maionese pela margarina nos cafés - pra q os potes acabassem mais rápido, hehe). Minha vó fazia bolos de laranja e aipim toda semana (e lá vai mais margarina pros bolos). No colégio, a hora do recreio tinha uma reunião semanal entre a molecada só pra troca de tampas E figurinhas de álbuns (eu trocava figurinhas repetidas dos álbuns q eu fazia por tampas: Tipo, eu oferecia umas 10 figurinhas por 1 tampa). A gente se virava nos 30 e se divertia nesses lances, rs!

      Os "GuardiÃES" (kkk) eu só tinha visto 1 única vez nos gibis naquela ocasião (nem sei pq escolheram eles numa das tampas, já q a maioria não tinha a mínima ideia de quem eram)... Foi no gibi: Super-Heróis Marvel nº 5 da RGE (num crossover deles com o "Coisa")!

      Qto ao BARKS... Depois q a Panini cancelou o OMNIBUS da "Saga do Tio Patinhas" (do Don Rosa), devido aos problemas de CENSURA da própria Disney (q vetou a publicação), a Panini não voltou mais a anunciar nada de relevante da linha Disney. Mas antes do acontecido, havia sim a perspectiva de termos mais uma edição do Barks pra este ano (mas seria 1 só, já q a Panini tá apenas 1 ou 2 edições atrás da Fantagraphics)!

      Sobre o "Falcon"... Depois do último lançamento do "MARINHEIRO" (q eu perdi pq esgotou mto rápido - talvez por custar apenas R$ 200), o próximo parece q vai ser um "BOMBEIRO" (mas não divulgaram as fotos ainda). Eu sigo a todo vapor aproveitando esses hiatos da Estrela (com lançamentos mais espaçados) pra botar em dia minhas encomendas de customizações: Peguei recentemente o "MACACO" (do "Safári na África") numa réplica perfeita da Gajigaji, e comprei um "Jipe BEGE" de 1995 (q um camarada anunciou de barbada em perfeito estado de conservação), Além de uma réplica da roupa do "NINJA" (1995) q o Shima andou produzindo em tiragem limitada. Ou seja: Falcon continua um vício, hehe!

      Abs!

      Excluir
  5. Fazia sucesso também as latas de Nescau com desenhos do Asterix.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Gustavo... blz?

      Boa lembrança, amigo... Essas latas do "Asterix" eram mto bonitas mesmo e eu tive algumas tbm. Segue abaixo algumas FOTOS pra galera conferir:

      https://scontent.fpoa4-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/340085403_8990933867644587_4135213468936765038_n.jpg?_nc_cat=101&ccb=1-7&_nc_sid=730e14&_nc_eui2=AeGF8zFGKAan8B3SLwwEQvZAS4a4W5uuPJBLhrhbm648kNa3hTLJa9O_THQ3XpXcIqY5KiN9qaLkjMh5NwlyTIvy&_nc_ohc=fISML08sIq0AX_7HW0U&_nc_ht=scontent.fpoa4-1.fna&oh=00_AfDqom8Kon8Wa5s0nyVG22Pt_bj2gtRjf8XWL8Zp1r87pw&oe=6470DAB7

      https://scontent.fpoa4-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/340328254_213504771324353_8610035266692907780_n.jpg?_nc_cat=108&ccb=1-7&_nc_sid=730e14&_nc_eui2=AeF0IcOwbNAQfwUEkgrxHmYqa0HyWBaGz3VrQfJYFobPdZIH1smxIiRZ-ZFU3CDO2jfO2M27CKnlNyhajFwKI50U&_nc_ohc=LoGtoZAjcs8AX8xfA6V&_nc_ht=scontent.fpoa4-1.fna&oh=00_AfDmfCcqrFJodTEr3oo9I9RsR8-fo_Qp1vG3K3molB7XRg&oe=6470BEE1

      https://scontent.fpoa4-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/340187033_230691579543113_6099431223819009268_n.jpg?_nc_cat=108&ccb=1-7&_nc_sid=730e14&_nc_eui2=AeHWOl6ls8ptjPxTilfI5BZLj0RBtfk60GmPREG1-TrQaT9dWZliNndpMGyqNDcYRCWxz0CStBcv8cCaoBHwGp_k&_nc_ohc=4peTFs0D4-YAX_Cvnfv&_nc_ht=scontent.fpoa4-1.fna&oh=00_AfDz3wPSd5W-M8DD904S4ZYa80RQZKJI0NjlPmI10OWF3Q&oe=6471C436

      Abs!

      Excluir
  6. Eu me lembro vagamente disso. Os anos oitenta era outro tipo de coisa bem diferente que se vê hoje em dia. Até com relação aos direitos autorais, pois eu fico me perguntando se essas empresas realmente pediram licença para as editoras lançarem essas embalagens.
    Me lembro também que as empresas dos iogurtes lançavam bonecos de plásticos finos para serem pendurados nas paredes. Me lembro que incomodava a minha mãe para comprar.

    Bons tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Mto bem observado, amigo... Hj é sabido q nem sempre as empresas nacionais (em tempos idos) respeitavam ou detinham os direitos pra publicação e/ou uso de imagem de determinadas licenças: E as usavam assim mesmo, hehe!

      Não duvido q boa parte dos produtos colecionáveis q nos encantavam na infância e adolescência, fossem, na verdade: PIRATARIA pura e simples, rs. E as tranqueiras usando personagens famosos se espalhavam por tudo: Camisetas, brinquedos, copos, lancheiras, capas de caderno, estampas, posters, chaveiros, e os próprios GIBIS tbm (a exemplo do GIBI do boneco "FALCON", entre outros)! Como diria o Toretto (em "Velozes 5"): "Aqui é Brasil", kkk!

      Abs!

      Excluir
  7. Saudações comandante Leo!

    Que matéria "deliciosa" com o perdão do trocadilho, rsrsrs!! Cara que boas lembranças vieram a mente ao ler esse post. Particularmente posso dizer que tive mais contato com a linhas dos personagens da DC nas tampas de margarina. Acho que por conta, de como vc bem descreveu a animação dos Superamigos e os seriados do Batman que todos assistíamos a reprise e a Mulher Maravilha era um campeã de audiência, então o apelo junto a molecada era imenso.

    Dos heróis Marvel, praticamente não acompanhava nada era quase que só publicações do Homem-Aranha da RGE que eu lia emprestado do irmão mais velho de um grande amigo de infância. Acompanhei a Marvel habitualmente já em meados dos anos 80 quando a Abril adquiriu os direitos de publicação. Acho que infelizmente esse tipo de ação promocional nos dias atuais não tem mais espaço, devido ao perfil da infância de agora, muito ligada ao virtual e eletrônico, onde itens colecionáveis de forma física não causam muito atrativo.

    Parabéns pela matéria, muito boa pra quebrar a mesmice dos lançamentos e polêmicas editoriais. E já que foi dada a largada, poderia vir matérias sobre as coleções de figurinhas de heróis nas embalagens de chiclete, as garrafinhas de Coca-Cola, miniaturas de plástico dos personagens Disney, e muitas outras que tiveram é só puxar pela memória.

    Valeu, um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Brigadão por ter curtido esta postagem, amigo (talvez uma mais "deliciosas" do ano aqui no blog, rs)... Mas falando sério, apesar do título desta matéria fazer referência à um MEME famoso q circula há anos pela internet ("q delícia, cara" - kkk), na verdade o termo "delícia" eu apliquei aqui TBM como forma de me referir à esse período mais "ingênuo" e "pueril" da nossa vida: os anos 70 e 80, onde boa parte (se não a maioria) dos leitores do blog viveram suas infâncias e adolescências (da mesma forma q o início do colecionismo pra cada um de nós). Dito isso: a simples lembrança dessas tampas de margarina já nos remete imediatamente à um coquetel de memórias afetivas desse período!

      "Acho que infelizmente esse tipo de ação promocional nos dias atuais não tem mais espaço, devido ao perfil da infância de agora, muito ligada ao virtual e eletrônico, onde itens colecionáveis de forma física não causam muito atrativo"

      Concordo em 100% com a sua observação acima... e tenho vivenciado isso diariamente ao tentar despertar no meu filho a semente do colecionismo q ele um dia vai herdar (qdo eu morrer - e acabei de fazer 51, hehe - deixarei pra ele uma coleção imensa de livros, gibis, filmes, e bonecos). Mas a tarefa é difícil e mesmo aos 5 anos de idade (recém feitos em abril) o pequeno Victor Von Doom simplesmente NÃO quer saber de gibis impressos: O negócio dele é assistir "ULTRAMAN" no Youtube (ele assiste todos os dias clipes e episódios de todas as séries "ultra") e jogar no celular joguinhos de corrida e brigas. E SÓ: livros ele só lê aqueles q a escola indica (e q fazem parte do ano letivo) os q eu ofereço ele não quer nem saber. Na idade dele eu já adorava GIBIS e me fascinava com eles (bem diferente da geração atual)!

      Te agradeço tbm pelas sugestões de próximas pautas aqui pro "Submundo"... E já vou começar a fuçar nos meus arquivos pra ver o q encontro de raridades colecionáveis q possam render futuras matérias, rs. Enquanto isso, vou tomar a liberdade de te indicar 2 postagens clássicas aqui do blog (lá dos primórdios mesmo, hehe) de 2012 e 2013, e que tratavam justamente de "ÁLBUNS de FIGURINHAS" dos anos 80. Vale uma conferida pra atiçar ainda mais o saudosismo, kkk:

      http://submundo-hq.blogspot.com/2013/05/tunel-do-tempo-albuns-classicos-de.html

      http://submundo-hq.blogspot.com/2012/11/album-de-super-herois-marvel-anos-80.html

      Abs!

      Excluir
  8. Aí, Leo
    Blz?
    Também tive essas coleções, mas assim como a maioria não preservei as tampas. O Aquaman na época era um dos membros fixos dos Superamigos, ao lado dos medalhões Batman e Superman. O que explica ele ser um dos heróis contemplados na coleção, no lugar de Flash ou Lanterna, que ainda não eram tão populares no Brasa. No caso da Marvel, os heróis mais manjados (Capitão América, Homem de Ferro) estampavam as tampas das embalagens pequenas de Doriana, enquanto os lado B (Guardiões da Galáxia) apareciam nas tampas das embalagens de 500 g. Em 1979 (ou 80), a Pepsi lançou duas coleções da DC: uma do filme Superman e outra com vários heróis. As figuras eram estampadas naquele plástico que fica dentro da tampinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, flanun... blz?

      Bem, eu até tentei preservar essas tampas (q eu guardava num álbum improvisado e caseiro)... Mas qdo minha família mudou de apartamento lá por 1985, minha avó jogou tudo fora achando q fosse "entulho", hehe. Hj, valeriam uma boa grana no mercado paralelo (às vezes aparecem colecionadores vendendo caro essas tampas)!

      O "Aquaman" era icônico nessa época mesmo, e com uma fama mais construída pelo desenho dos "Superamigos" (já q nos gibis ele mal era publicado por aqui e não tinha nenhuma fase memorável a ser lembrada pelo público). Mas o desenho dos "Superamigos" era um dos mais populares da TV nos anos 70 e início dos 80, fazendo com q até aqueles personagens "bobinhos" tipo os "Super-Gêmeos", tbm caíssem nas graças do público (até hj tbm são lembrados SÓ por causa do desenho, rs)!

      E somente agora q vc falou... é q lembrei dessa coleção de tampinhas da Pepsi: Mto legal mesmo, vou até procurar pra ver se acho algumas imagens pra relembrar melhor (essa eu colecionava tbm)!

      Abs!

      Excluir
  9. Fala Léo!
    Eu recortava as tampas e colava em um mural. Colecionava tampinhas de refrigerante com os personagens Disney tb. Bons e velhos tempos que não voltam mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Q saudades desses tempos mesmo, hein? Hj é tudo tão frio e anti-social... Diferente de mim na infância, meu filho quase não tem amigos pra brincar na rua e nem pra visitar em casa: Só a turminha do colégio e acabou (depois da aula, cada um pra sua casa e fim). Colecionar essas tranqueiras de tampas e afins só tinha graça com os amigos participando e trocando as figuras repetidas, rs!

      Abs!

      Excluir
  10. Beleza Léo? Por essa não esperava...
    Estava relembrando uns dias atrás quando troquei um Batmóvel por uma tampa destas na escola,tomei uma bronca daquelas em casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Thiago... blz?

      Espero q não tenha sido o "Batmóvel" da Gulliver (q hj vale uma fortuna e eu já cheguei a ter na época, rs):

      http://4.bp.blogspot.com/_D4d9PTkUZlM/S7RwNW1ocGI/AAAAAAAAFTs/okHCojeYcAE/s1600/26_1_21.jpg

      Abs!

      Excluir
    2. O próprio,mas sem o Batman e Robin, só o carro...

      Excluir
  11. Lembrei disso disso por causa da sua postagem. Rs. Tinha 5 anos em 1980 e isto foi apagado da minha memória. Não tinha muitas tampas e nem lembrava mais que as duas editoras (DC e Marvel) foram agraciadas com as estampas dos personagens nas margarinas. kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, André... blz?

      Esta postagem tbm reativou antigas memórias minhas... qdo em comentários acima foram citadas outras coleções da época, tipo as latas de Nescau com o Asterix, as tampinhas de Pepsi da DC, etc. Era tanta coisa bacana q a gente tinha pra colecionar, né?

      Abs!

      Excluir
  12. Nossa Leo, que legal isso, nunca vi uma dessas em supermercado. Na época eu tinha 15 anos, saia de casa as 7 hs para o trabalho e voltava da escola depois das 23 hs. Gibis só comprava em sebos, e bancas de usados. Meu foco eram os gibis Disney, os gibis de herois eu lia emprestado de colegas. Se fosse hoje essa promoção ainda faria sucesso porque continuam legais. Parabéns pela postagem.Abs Paulo Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo... Tdo bem?

      Eram outros tempos mesmo, hein, amigo? Falo isso, pq eu tbm trabalhava desde cedo (acho q comecei mais ou menos aos 15) ajudando num armazém do bairro. O legal disso era q a gente ganhava nosso própria grana e podia comprar gibis e brinquedos sem precisar ficar dependendo só de mesada, hehe!

      Em termos de gibis... Eu te confesso q não tinha mto foco não, rs: Minha preferência até podiam ser os heróis Marvel (especialmente o "Aranha": meu favorito na época), mas eu tbm adorava a Disney e comprava rigorosamente o "Disney Especial" (q cheguei a ter completo do nº 1 ao 85 - misturando a série clássica e a reedição, q saiam alternadas, uma com a numeração mais adiantada q a outra) e o "Almanaque Disney", q junto com os gibis fininhos do Donald, Zé Carioca, e Pateta: Formavam meu TOP 5 de revistas Disney preferidas, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. "Em termos de gibis... Eu te confesso q não tinha mto foco não, rs: Minha preferência até podiam ser os heróis Marvel (especialmente o "Aranha": meu favorito na época), mas eu tbm adorava a Disney e comprava rigorosamente o "Disney Especial" (q cheguei a ter completo do nº 1 ao 85 - misturando a série clássica e a reedição, q saiam alternadas, uma com a numeração mais adiantada q a outra) e o "Almanaque Disney","

      Olá amigos Paulo e Leo!!

      Ao ler o parágrafo acima, ativei a memória do meu início na leitura de quadrinhos. O "Almanaque Disney" chegou a ter a importância que Superaventuras Marvel teve depois no campo dos super-heróis. Era delicioso acompanhar as aventuras do Tio Patinhas e sua turma e do maior detetive e agente secreto de Patópolis o corajoso camundongo Mickey. É uma pena a criançada de hoje não ter nenhum interesse nesse universo dos quadrinhos infantis.

      Valeu. Um abraço!

      Excluir
    3. "Ao ler o parágrafo acima, ativei a memória do meu início na leitura de quadrinhos. O "Almanaque Disney" chegou a ter a importância que Superaventuras Marvel teve depois no campo dos super-heróis"


      Valeu mesmo, LEPM...

      Eu sempre tive o maior carinho pelas HQs Disney, justamente por ter iniciado no mundo dos quadrinhos através dessa linha... A partir da Disney foi q eu comecei a criar gosto por colecionar GIBIS e logo já parti pra Marvel, DC, e TEX (q eu herdei uma coleção completa de um tio meu em 1980), além de outras HQs esporádicas e alternativas tbm!

      O "Almanaque Disney" em si era uma obra-prima editorial... Pois tinha um mix bastante eclético e atrativo: Com as HQs dos personagens tradicionais de Patópolis, adaptações de FILMES da Disney ("Abismo Negro", "A Ilha no Topo do Mundo", "20.000 Léguas Submarinas", etc), e mtas matérias sobre variedades (lembrando aquelas "enciclopédias" de curiosidades q nossos avós e pais tinham na estante). Vou te dizer q em qualidade editorial e seletiva: "Disney Especial" e "Almanaque Disney" seguem insuperáveis até hj na linha!

      Abs!

      Excluir
  13. Olá, Leo. Seu blog é espetacular. Sempre o visito e deu vontade comentar. Não presenciei essas tampas de margarinas. Mas sempre procuro essas propagandas e promoções dos anos 80. Gostei muito dessas estampas que você publicou. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roniere... blz?

      Brigadão mesmo por estar curtindo o blog, amigo... E seja sempre bem-vindo a participar mais vezes, rs!

      Fico feliz tbm q vc tenha apreciado esta postagem... Prometo q sempre q tiver um espaço aqui no blog (entre uma enxurrada e outra de lançamentos, hehe) vou trazer curiosidades e raridades de ítens colecionáveis (q nem essas tampas de margarina)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...