07/05/2023

"TOP 10" (Especial): As 10 "PIORES" HQs de Alan Moore...

Todos nós temos nossos escritores favoritos... E Alan Moore É "O" favorito de muitos leitores, rs. Mas ninguém é perfeito, nem mesmo nossos ídolos da narrativa nos quadrinhos, e nesta ESTRÉIA da coluna de "TOP 10 - PIORES" (que futuramente trará o "PIOR" de outros grandes escritores também), vamos começar com a lista das "piores" HQs de Alan Moore (lembrando que trata-se uma lista PESSOAL minha: E que todos podem ficar à vontade pra concordar OU discordar da "Lista Negra" a seguir, é claro, kkk)!    

Meu "TOP 10 - PIORES" do Alan Moore inclui: "Maxwell - O Gato Mágico", "Um Pequeno Assassinato", "Monstro", "Bojeffries - A Saga", "Lost Girls", "A Liga Extraordinária - 2009", "O Universo Wildstorm", "Cinema Purgatório", "Violador", e "Spawn 8"!

Confira abaixo:

"Maxwell - O Gato Mágico" + "Um Pequeno Assassinato" + "Monstro" + "Bojeffries - A Saga": Começando com 4 dos lançamentos mais recentes de Alan Moore em encadernados nacionais (os 2 primeiros pela P&N, e depois: Mythos e Devir)... "Maxwell" é um gato falante vindo do espaço, em material publicado entre 1979 e 1986 (um dos trabalhos iniciais de Alan Moore). Eram tirinhas semanais publicadas em um jornal britânico com críticas sociais e políticas sobre questões da época. Lido hoje, é tudo muito chato e sem graça: Tornando quase impossível reconhecer o talento de Moore através deste material (que não vale nem como curiosidade pra fãs do escritor)! O "Pequeno Assassinato" também decepciona nesse sentido, por ser uma obra menor de Moore (produzida em 1991). Um publicitário é perseguido e atormentado por uma estranha criança. A gente mal começa a ler e já percebe o caminho ÓBVIO que a trama (e sua conclusão) irão tomar. Previsível e maçante, é outra edição dispensável! O "Monstro" (do selo "2000 AD") não é culpa apenas do Moore, pois ele divide o roteiro com John Wagner e Alan Grant. Mas é uma historinha pífia assim mesmo, que não se define nem como HQ de terror e suspense (tá mais pra um drama sobre a amizade entre um monstro e uma criança)! E "Bojeffries" é outra xaropada envolvendo uma família disfuncional de monstros (um tio vampiro, outro lobisomem, e até um bebê que gera energia pra iluminar uma cidade). O humor britânico pode ser considerado "ácido" e "inteligente" pra alguns, mas neste caso é apenas idiota e tão engraçado quanto um tratamento de canal!
 
"Lost Girls" + "A Liga Extraordinária - 2009" + "O Universo Wildstorm": Uma Graphic Novel erótica e pornográfica estrelada por 3 personagens femininas da literatura e das fábulas infantis... "Alice" (do "País das Maravilhas"), "Wendy" ("Peter Pan"), e "Dorothy" (do "Mágico de Oz") experimentando uma série de aventuras sexuais (e mal-desenhadas). Texto muito ruim, numa "obra" que nos remete aos catecismos de Zéfiro (ou seja: putaria estilo "pichação de banheiro público"). E ainda saiu em formato luxuoso por aqui (seja pela Devir em 3 Vol. ou na edição única da Mythos)! A "Liga Extraordinária" é uma das melhores séries autorais de Moore, PORÉM: Rendeu um capítulo pavoroso de tão ruim: "Século 2009" (capa acima). Pelo menos tem uma explicação aceitável pra isso, a ideia de Moore era que a trama fosse PROPOSITALMENTE ruim, já que se passa em 2009 e a Era Moderna da literatura é considerada a mais desprezível e odiosa pelo escritor (o que o teria feito retratar a referida época com uma história horrorosa, que ainda traz como vilão o "Harry Potter"). Bem, se o objetivo era fazer um gibi RUIM, o autor está de parabéns: Conseguiu, rs! O "Universo Wildstorm" foi uma passagem lamentável de Moore por esse refugo dos tempos sombrios e trevosos da Image. O encadernado tem poucos momentos "legais", diante de um monte de histórias medonhas com: "Wildcats", "Vodu", "Deathblow", e "Mr. Majestic" (o melhorzinho de toda essa lixarada, rs)!

"Cinema Purgatório" + "Violador" + "Spawn 8": Por FIM... O "FIM", propriamente dito: "Cinema Purgatório" foi a última HQ (ou uma das últimas) escritas por Moore antes de sua "suposta" aposentadoria do meio dos quadrinhos. Se for pra continuar apresentando algo assim, é melhor o bom e velho Moore curtir sua aposentadoria mesmo, pois esta coletânea de histórias curtas sobre filmes de terror trash e/ou doentios até tenta homenagear E criticar ao mesmo tempo a indústria do gênero (e seus bastidores), MAS passa ao leitor aquela sensação de que falta mais na obra do que aquilo que ela entrega. Não foi um "Canto do Cisne" digno pra uma despedida de Alan Moore ("se" é que esta foi mesmo uma despedida), ficando apenas no nível do "mediano" (o que é pouco pra encerrar uma carreira do porte do escritor)! Só pra terminar a minha "lista": 2 HQs da franquia "Spawn". A mini-série do "Violador" (publicada apenas pela Abril em 1997) até tem seus momentos divertidos e engraçados, mas o clima de "trasheira" é inegável em uma trama estrelada pelo palhaço gorducho inimigo do "Spawn" (perseguido por mafiosos e demônios). E Alan Moore também assina o nº 8 da revista mensal do "Spawn" (com uma capa que replica a icônica pose do "Aranha" em: "Tormento"). Um passeio de Billy Kincaid (serial-killer) pelo inferno até chegar ao demônio "Malebólgia". Um gibi bem meia-boca, que ninguém diria que foi sido escrito por um Alan Moore!
 
Até+

PS: E tem MAIS (5 "EXTRAS" de Alan Moore)... "Wildcats - Guerra de Gangues" (Pixel); A "Fera da Moda" (adaptado a partir de um roteiro de FILME feito por Moore); A "Voz do Fogo" (LIVRO-Sonífero); "Palavras, Magias, e Serpentes" (devaneios de Moore sobre bruxaria e misticismo - saiu aqui pela Darkside Books); e "Providence" (pretensiosa biografia de Lovecraft)!

34 comentários:

  1. "Bojeffries" é outra xaropada envolvendo uma família disfuncional de monstros (um tio vampiro, outro lobisomem, e até um bebê que gera energia pra iluminar uma cidade)."

    Sempre me perguntei que porcaria de nome é Bojjefries


    " O humor britânico pode ser considerado "ácido" e "inteligente" pra alguns, mas neste caso é apenas idiota e tão engraçado quanto um tratamento de canal!"

    😂😂😂 isso vale pra muita porcaria que a critica "especializada" ama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, L... blz?

      Pois é, já vi mto site e youtuber babando-ovo pra qq porcaria q seja considerada uma "crítica social descolada" ou q tenha o refinado "humor inglês"... como se isso significasse sempre uma tirada "inteligentíssima" ou "brilhante". Às vezes é apenas pura bobeira colegial mesmo, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. Principalmente o Pipoca e Nanquim, que lançaram duas das merdas citadas aqui, mas fazem o máximo para parecer que são as maiores obras do Alan Moore kkk

      Excluir
    3. Pois é, Marcos...

      Esse é o problema de uma editora depor sobre o próprio material q publica... a credibilidade da avaliação/opinião vai pro ralo, rs!

      Se eu tivesse criado uma editora (como cheguei a pensar em fazer há alguns anos atrás), eu jamais faria uma matéria ou postagem emitindo uma opinião sobre o material publicado, pois eu estaria sendo totalmente parcial na avaliação. Afinal, quem em sã consciência falaria MAL daquilo q tá vendendo, né? hehe!

      Abs!

      Excluir
  2. Em defesa do Harry Potter, o 1o livro é um ótimo livro de mistério e com a trama bem desenvolvida e construída. O 2o eu nem lembro se li e o 5o nao tive saco de ler, pois tenho a impressao que a autora começou a deixar os livros mais volumosos por pedantismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fãs do bruxinho de botequim geralmente tem mta resistência em admitir q a autora PLAGIOU os "Livros da Magia"... e mascarou com outras referências pra despistar, rs. Bem, deu certo e ela encheu o rabo de dinheiro com a ideia alheia, hehe!

      Abs!

      Excluir
  3. Alan Moore é um gênio porém não perfeito. Eu acho que quando ele começou a ter desgosto por HQ ele deveria ter começado a parar, mas ao invés disso continuou e meio que deu um ponta pé na barraca proposital. Ao menos é isso que eu sinto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marcelo... blz?

      Vc tem toda a razão, amigo... É visível o descontentamento de Moore em relação à indústria dos quadrinhos num todo e isso se reflete de forma evidente em sua obra!

      O melhor exemplo... É na "Liga Extraordinária 2" (Guerra dos Mundos), onde o próprio Moore se coloca como personagem numa cena onde mata e esquarteja um "LEITOR", kkk. O "leitor" assassinado pelo autor é retratado como um menininho soberbo e arrogante (vestido como aqueles mauricinhos da Era Vitoriana, com babador e tudo, rs)!

      Abs!

      Excluir
  4. Grande Leo, blz? Parabéns pela ousadia de falar a verdade sobre essa "vaca sagrada" dos gibis que é o Alan Moore.

    Suspeito que mesmo produzindo muitos materiais medianos e ruins ao longo da carreira e, principalmente, nos últimos anos, o "bruxinho" se mantém com a moral inabalável só por ser idolatrado pela lacrosfera. O Frank Miller, por exemplo, quando flertou com a direita foi massacrado pelos gibis ruins que estava lançando na época e ninguém "fingiu" que o material era bom, mas agora, que abraçou o lacre, voltou a ser elogiado, mesmo continuando a só fazer bombas.

    Dessa sua lista, concordo com quase tudo, só a mini do Violador que lembro de ter achado divertida na época, mas vou ficar só com a memória, porque nunca que vou reler essa tosqueira noventista para saber se mantenho ou não essa opinião.

    Uma sugestão de próximo autor consagrado para entrar nessa lista seria o John Byrne. Depois que saiu dos X-Men, fez muita coisa, mas também pisou bastante na bola, tipo Next Men (as primeiras edições, que a Mythos lançou, são boas, mas depois, a parte inédita no Brasil, é um lixo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Brigadão por ter curtido a postagem, amigo... Por incrível q pareça, ainda não recebi nenhuma ameaça ou xingamento pela matéria, hehe!

      Interessante a sua observação... E é bem assim q as coisas funcionam hj em dia: O autor ou artista q não "dançar conforme a música" é imediatamente CANCELADO e a própria "mídia especializada" se encarrega de NÃO divulgar as obras dos artistas q fazem parte da "Lista Negra" da militância em questão. Exemplos (pra não dizerem q eu tô "inventando" coisas ou "teorias conspiratórias", rs): Temos 2 editoras nacionais q são sucessivamente BOICOTADAS por sites e canais q (deveriam ser) informativos sobre HQs: Super Prumo (q publica o "Doutrinador") e a QS comics (q um famoso site afirmou categoricamente q se recusava a comentar qq lançamento da mesma)! Em tempo: Sou contra essa prática do "cancelamento", e aqui eu nunca me neguei a comentar nenhum lançamento de quadrinhos por conta de ideologia dos autores e/ou editores. Acredito q quem se propõe a INFORMAR deve ser sempre imparcial e trazer a notícia. Eu tbm não gosto de determinados autores, artistas, e donos de editoras nacionais: Mas é preciso saber separar alhos e bugalhos, rs!

      E já q vc falou em Frank Miller... Ele é o 3º na FILA pras próximas edições desta coluna, hehe. Atualmente eu tô trabalhando na 2º, q será sobre o Garth Ennis (meu autor favorito: mas q tbm fez as merdas dele e NÃO passarei o pano pro irlandês, mesmo sendo FÃ do trabalho dele em geral, rs). Em seguida, teremos o Miller, Morrison, e o 5º deve ser o Byrne (seguindo a sua sugestão: OBRIGADO)!

      Aliás, sobre o Byrne... realmente, desde o "Aranha Gênese" (um remake pra lá de desnecessário das primeiras HQs do aranha), q o Byrne tem vindo ladeira abaixo. Certamente q essa fase aracnídea encabeçaria um "TOP 10" de ruindades do Byrne (principalmente pelo fato dele ter estabelecido um parentesco entre Norman Osborn e o "Homem-Areia" APENAS pq os 2 tem o CABELO parecido, hahaha)!

      Abs!

      Excluir
  5. Oi Leo!
    Postagem polêmica mas necessária, afinal Alan Moore também erra, e quando erra é feio demais!
    Alan Moore foi um escritor de HQs revolucionário, e creio que devido aos seus aclamados trabalhos os leitores sempre esperam que toda e qualquer obra dele seja revolucionária, mas não é assim, o cara é humano e ninguém acerta tudo sempre!
    Quando comprei "Lost Girls" da Mythos eu estava numa vibe de ter tudo que fosse publicado pelo Alan Moore na coleção, até que a Panini republicou "o Universo DC por Alan Moore"!
    Quando esta publicação foi lançada pela Panini entre 2006 e 2010 em dois volumes, um da DC e outro da Wildstorm, eu estava sem grana e acabei tendo de deixar passar, e naquela época a Panini tinha distribuição setorizada e as publicações especiais chegavam seis meses depois dos principais eixos, e só uma de cada nas principais bancas da cidade!
    Quando a Panini lançou este encadernado com os dois juntos, menos "A Piada Mortal" que considero outro título ruim do escritor, eu disse "Agora vai!",e foi mesmo uma "grande decepção"!
    50% do encadernado presta, os outros 50% com o Universo Wildstorm é de doer a alma de tão ruim que é!
    Eu não acreditei que O Alan Moore fosse capaz de tanta mediocridade, sendo "Vodu" o fundo do poço!
    Daí em diante, resolvi me resguardar e ter somente o que considero relevante do escritor, ou seja bom mesmo!
    Este do "Gato Mágico' eu li recentemente em formato digital, e achei medíocre claro, mas de certa forma não critico ele por esse trabalho, porque era um cara casado com filha pequena para criar, e precisava fazer esta tira para ajudar no orçamento doméstico, pois se seus trabalhos revolucionários não dessem certo ele tinha um ganho garantido, e na certa seguiu parâmetros do jornal na época!
    É uma obra muito convencional, que lembra muito tiras de outros personagens como Garfield, e não achei nada engraçado como disseram que era para "vender a obra"!
    Não compraria a edição impressa, nem pelo preço que estava na editora semana passada R$17,00, pois é um material que eu não releria novamente nos próximos anos. Quando se está com 50 anos você já sabe que tem um certo tempo de vida limitado, então pra que perder tempo e dinheiro com algo tão medíocre, com tanta coisa boa saindo!
    Essa do "Violador" eu nunca li, mas sei que ela virou cult! Na época eu não comprei pela decepção com o Spawn que era bem aquém do que diziam na minha opinião, porém eu li esta edição do Spawn que era medíocre mesmo!
    Os demais da lista eu não comprei, e nunca li, mas pela sua matéria, vi que fiz o certo!
    "A Fera da Moda", foi vendida como uma obra fodástica perdida do escritor, mas não passa de um engodo!
    "Putz!" Harry Potter de vilão, é de cair o c* da *****!! Ainda bem que nunca li isso!
    Concordo com você que J.K Rowling plageou o Tim Hunter e ganhou muita grana com isso, vendendo pra crianças! Ela foi é esperta demais, e acho curioso o Neil Gaiman não processá-la por isso, logo ele que processou o McFarlane pela Ângela, e quase faliu o cara!
    "A Voz do Fogo" eu comecei a ler, mas é de difícil ter ânimo para continuar! Não sei se é pior ou igual a "Ulisses" de James Joyce, obra que ninguém consegue terminar de ler, mas já vi fãs radicais do Moore dizendo que não conseguiram terminar de ler a obra!
    Como tantos outros escritores, Alan Moore teve seu auge, mas o tempo passou, e sua época de ouro está no passado e lá vai permanecer pra sempre, afinal o tempo não volta, o duro é reconhecermos isso!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Pois é, o Moore tem (ou teve) uma genialidade indiscutível na arte de narrar uma boa HQ... Ele produziu verdadeiras obras-primas, tendo seu AUGE nos anos 80 com: "Watchmen", "V de Vingança", "Monstro do Pântano", "Miracleman", e a "Piada Mortal" (q divide opiniões até hj, mas ainda é uma das histórias mais lembradas e polêmicas do morcego). A década de 90 já foi "mais-ou-menos" pro Moore, com mtos acertos: mas mtas coisas bem ruins tbm (tipo a sua infeliz passagem pela Era Image). E os anos 2000 foi ladeira abaixo: Teve seus bons momentos, mas a maioria de seu trabalho teve pouca relevância - e engajamento do público - nesses últimos 20 anos: A ponto de não termos nada tão memorável q seja lembrado pelas próximas gerações (como foi o caso do material anos 80 citado acima)!

      De sua passagem pela DC... Eu tenho o encadernado em capa-cartão q traz a "Piada Mortal" e as demais HQs do Moore com os heróis DC ("Tropa dos Lanternas", "Vigilante", e as do "Superman": Minhas preferidas do Moore na DC, em especial a do "ADEUS" - q encerra a participação do Super Pré-Crise). Até comprei em separado o da "Wildstorm" depois (em capa-cartão tbm), mas achei RUIM demais (a "Vudu" é ridícula de tão mal-escrita e previsível: gibi ruim mesmo, nem parece do Moore): Mas me irritei tanto com esse material, q passei adiante o encadernado (nem vendi: mandei de "brinde" pra um cara q me comprou uma coleção da EBAL)!

      "Lost Girl" foi a mesma coisa... Comprei os 3 álbuns da Devir (numa Fest Comix - ainda carreguei esse peso na mochila de SP até aqui, kkk) e achei tudo horrível demais (a arte ainda consegue ser pior q o texto - q eu desconfio q tenha sido feito mais pela filha do Moore e ele assinou essa bosta: hehe, só um palpite) e passei adiante (esses eu vendi o pack no ML - não tive coragem de anunciar e recomendar aqui no blog, rs)!

      Já o "Violador" eu mantenho a mini da Abril, mas só pq eu gosto desse palhaço (q pra mim: roubou TODO o filme do "Spawn" nos anos 90, rs). Só q pra um "padrão" Alan Moore é abaixo da crítica mesmo: Tem violência, sanguêra, trashêira, MAS é o tipo do gibi q poderia ter sido escrito por qq mangolão sem talento da Image (se eu não soubesse q era do Moore, eu não acreditaria se me dissessem)!

      Sobre o "Bruxinho-plagiado"... Eu acho q esse caso cai na mesma situação do "MATRIX" (q tbm plagiou ideias dos "Invisíveis" do Morrison): Tanto a franquia do Potter qto a "Matrix" são da WARNER (q é dona da DC). Imagino q os autores q trabalham pra editora (Gaiman e Morrison) preferissem não processar os próprios patrões (ou no mínimo se "indispor" com o alto escalão da Warner). É complicado mesmo, uma vez eu tive trabalhos meus numa agência de publicidade ROUBADOS pela minha ex-mulher (q levou os créditos por ideias q eu tive numa campanha): Só q eu preferi NÃO processar a filha da p* na época, pq ela era sócia da agência onde eu trabalhava e o processo poderia "queimar meu filme" com outras agências. Deixei assim pra não ter mais prejuízos (e fiz bem: o tempo se encarregou de falir com ela e de nada adiantou ter sido desonesta e pilantra - a vida é implacável com pessoas assim)!

      Enfim... Vc tem razão em seu último parágrafo: Acho q todos nós temos nosso AUGE na vida, e pra quem trabalha na indústria do entretenimento, mais ainda: São raros os escritores de quadrinhos q conseguem se manter em alta com o passar dos anos. Com Alan Moore não foi diferente, e no fundo ele mesmo SABE disso: Tanto é, q há anos q ele vem chutando o balde e cagando pra opinião do público e dos demais profissionais do mercado (acho q ele gosta de ligar o "foda-se", rs)!

      Abs!

      Excluir
  6. Saudações comandante Leo e amigos!

    Interessante a matéria. Não tenho como discorrer a respeito das obras elencadas pois não li praticamente nada da lista trazida, sou inclinado a concordar com a compilação das publicações feita pelo comandante Leo pelo simples fato de constar nela material ligado ao personagem Spawn. Pra mim a maior enganação já surgida no meio dos quadrinhos, seu criador Tod McFarlane foi um sortudo dos diabos pois calhou de lançar sua criação num período em que o exagero gráfico em detrimento de um texto minimamente apurado era o que bastava pra agradar o público.

    Nesse contexto nem mesmo o genial autor britânico teria condições de apresentar algo digno de nota. Conforme você mesmo deixou claro: "O "Universo Wildstorm" foi uma passagem lamentável de Moore por esse refugo dos tempos sombrios e trevosos da Image."

    Ademais fica claro o subterfúgio das editoras, P&N, Mythos e Devir em se aproveitar da "grife" Alan Moore pra capitalizar em cima e fisgar o fã ardoroso do escritor e catar junto aquele curioso de ocasião. Pra minha sorte não caí nessa arapuca. Afinal de contas os lançamentos são intermináveis, com muitos objetos de desejo pra se jogar os parcos dinheros a disposição com títulos caça-níqueis de quem quer que seja.

    Valeu comandante! Mais um serviço de utilidade publica do nosso SubmundoHQ. Obrigado e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Tens toda razão, amigo... qto às suas observações sobre o "Spawn": O personagem foi um "acidente" do acaso, tendo funcionado pelos motivos q vc citou, aliados tbm ao fato do McFarlane já ter feito seu NOME na indústria depois de sua passagem pelo gibi do Aranha (o q lhe deu a necessária visibilidade pra emplacar o "Spawn")!

      Outra "sorte" q os criadores da Image tiveram na época... foi em relação à "saturação" q os leitores estavam das revistas de linha da Marvel e DC, q já começavam a repetir fórmulas E com o agravante de terem desenhos ruins em sua maioria (e feito às pressas). Aí, a Image surge oferecendo o VISUAL mais colorido e com efeitos especiais (explosões e texturas em photoshop) e cenas de ação estilo "massavéio" (q é o q público queria depois do "Aranha" do McFarlane e os "X-Men" do Jim Lee)!

      E por falar no "Spawn"... Parece q deu ruim o projeto da editora Futura com o "Cerebus" (e q traria junto o "Spawn 10" de brinde): Acho q não atingiu a meta esperada (ainda mais depois q veio à tona o fato de um dos donos da editora ser justo um dos mais polêmicos integrantes da HQM - pra mim, não faria diferença e eu teria apoiado o projeto - já q não ligo pra picuinhas pessoais de gente q nem conheço pessoalmente, rs: mas vi q em outras redes boicotaram o financiamento por conta disso)!

      Ainda sobre a Era Image... mtos leitores costumam execrar os anos 90 (ao lembrarem dessa fase), mas os anos 90 num geral até q foi mto bom e posso PROVAR, hehe: Fiz um esboço de uma matéria há alguns anos atrás defendendo q a década de 90 foi uma das melhores dos quadrinhos e q leva a fama de ser uma das piores. Em defesa desse período, ressalto a ascensão da linha VERTIGO (q atingiu seu ápice nos 90), o surgimento do selo Marvel Knights (uma resposta VISUAL à Image, só q com roteiros BEM melhores), as melhores HQs de Garth Ennis, as belíssimas obras de Alex Ross, e mto mais. Uma hora dessas vou tirar essa postagem da "geladeira" e atualizar ela: tenho certeza q vc e mtos leitores vão curtir!

      Valeu mesmo e um ótimo findi pra vc!

      Abs!

      Excluir
    2. E aí comandante Leo!

      Rapaz esse último parágrafo atiçou não só a minha curiosidade quanto a de toda galera que acompanha o blog, com certeza. Já estou contando as horas e dias pra ler essa matéria que você propôs. Realmente os anos 90 também tiveram suas obras primas, que são as que você citou, mas pelo peso do marketing que foi usado parece que o que marcou foram as tranqueiras tipo, "Heróis Renascem", "Saga do Clone", o "Superman Elétrico", as obras do "mestre" Liefeld "Cable", "Youngblood", "Glory" e por aí vai. Será muito legal ver o contraponto que será mostrado. Tô no aguardo, um abraço e até!

      Excluir
    3. Oi, LEPM... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido a ideia dessa postagem noventista, hehe... Ela fazia parte de uma série de postagens sobre temas diversos q eu iniciei com a intenção de incrementar o blog: Mas q abandonei por falta de tempo (desde q me meti a trabalhar em DOBRO pra sustentar mulher e filho, hehe). Sim, deve fazer uns 5 ANOS q escrevi o esboço dessa matéria - programada pra ter 3 partes: tamanha a quantidade de títulos EXCELENTES dos anos 90, e q incluiriam até HQs da Disney (Don Rosa), Kurt Busiek (Arquivos Secretos do Aranha), "Tex" (continuando sua "Fase OURO"), e mto material europeu (dos quais pouca coisa veio pro Brasil)!

      É bem conforme vc falou mesmo: O marketing negativo acabou tendo um peso MAIOR qdo puxamos pela memória... Mas o fato é q a década de 90 nos proporcionou verdadeiras pedras preciosas (e q não demos o devido valor na época, rs)!

      Bem, como fazem uns 5 anos q escrevi o 1º esboço dessa matéria... ainda pode demorar até eu tirar ela da geladeira com as atualizações necessárias (ainda mais q nesse meio-tempo mta coisa da lista acabou saindo por aí, rs). Mas fique tranquilo, q vou "reativar" essa ideia sim (da mesma forma q fiz com esta do "Alan Moore" - outra q eu tinha iniciado há uns 5 anos e agora acabei reescrevendo)!

      Abs!

      Excluir
  7. Muito boa essa lista de ruindades (com o perdão do trocadilho). É praticamente impossível que Alan Moore ou qualquer outro que trabalha para a indústria (e não faz uma obra apenas autoral) consiga acertar sempre. E, como a maior parte do que está aí é produção mais recente, parece que ele cansou, perdeu a mão ou simplesmente queria apenas pagar os boletos (quanto vende uma produção com o nome dele na capa?).
    Mas isso não diminui o tamanho do autor, pois se ele tivesse escrito um monte de porcaria e no meio disso um Watchmen já seria suficiente para ser glorificado (e ele fez bem mais do que escrever apenas uma obra-prima). Aliás, como é óbvio, ele vale pelas coisas boas que escreveu. Ruim é quem acha que porque escreveu algumas maravilhas, seja sempre maravilhoso. Sua postagem mostra isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alvaro... blz?

      Brigadão por ter curtido a postagem, amigo... Esta coluna vai ter continuações em breve, focando em outros grandes autores e suas PIORES histórias, hehe: Garth Ennis, Frank Miller, Morrison, e Byrne devem ser os próximos!

      Acho q o Moore encheu o saco mesmo... e qdo o cara faz as coisas de má-vontade, a tendência é fazer mal-feito (no caso do Moore: mto aquém de seus trabalhos anteriores, de qdo ele ainda tinha tesão em escrever gibis)!

      E, de fato... a quantidade de obras ruins q ele fez NÃO apaga (de forma alguma) sua importância e relevância pros quadrinhos, diante de seus melhores trabalhos. Esta postagem foi mais pra mostrar esse outro lado do Moore, já q a grande maioria das postagens q vejo (tanto aqui qto em sites gringos) é só enaltecendo as "melhores" HQs do Moore. E um "TOP 10 " de melhores seria pra lá de manjado, né? certamente seria: "Watchmen", "V de Vingança", "Monstro do pântano", "Liga Extraordinária", "Miracleman", etc!

      Abs!

      Excluir
  8. Saudações Leo!

    Um verdadeiro "post de terror"

    Falam que artistas fazem péssima arte para percorrer novos caminhos ou para pagar as contas. Pela sua lista vejo que o Barbudo tem muita curiosidade e muitas dívidas.

    Honestamente desses só compreia Liga embora não tenha objetivos lombadeiros . O trabalho da editora brasileira me incentivou a não deixar um buraco na coleção, mas é uma serie sofrível.

    O Barbudo tem saldo positivo em minha coleção, escolho muito bem o que compro .

    Tem gosto para tudo mas na lista não temos gosto é masoquismo literário.

    Aquele abraço e obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alexandre... blz?

      Terrorzão TRASH esta postagem, hein? Lembra aqueles filmes da Band nos anos 90, kkk...

      Os boletos não param mesmo, e até entendo o Moore em ter se rendido às ruindades rasteiras pra pagar as contas, rs... Mas não precisava ter exagerado na tosquice em alguns casos (creio eu)!

      De qq forma... o SALDO geral dele tbm é positivo pra mim, rs!

      Abs!

      Excluir
  9. Boa. 2009 é horrorosa mesmo (alias toda essa nova leva da Liga pra mim foi de ruim até aceitável, tanto que me desfiz e fiquei só com os vols. 1 e 2 que são obras primas). Acrescentaria à lista Neonomicon... Outra tentativa do autor de saciar sua paixão por Lovecraft, mas que só serve pra chocar com cenas de violência e genitálias mal desenhadas. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Aleph... blz?

      Vc tá afiado mesmo nessas seleções de ruindades, hein? Sabia q "Neonomicon" fazia (inicialmente) parte deste meu "TOP 10" piores do Moore? Pois é, ele só foi perdendo posições e até saindo do ranking, à medida em q fui lendo coisas ainda PIORES do Moore q eu baixei às pressas em scan só pra escrever este post, kkk!

      E da "Liga" vc tem razão tbm... As 2 primeiras sagas são as melhores, e eu só incluiria aí tbm o Vol. 3: "Dossiê Negro". A partir daí, foi ladeira abaixo, infelizmente!

      Abs!

      Excluir
  10. Fala, Léo!
    Em muitas áreas das artes e até do esporte, há um preço a se pagar após atingir um alto nível, pois com a" elevação do sarrafo" a maior vítima se torna o próprio autor (ou no esporte, o responsável pela façanha), já que tudo que for produzido terá como parâmetro de comparação a excelência do que foi feito antes!
    Então além das obras, fica como legado, sua importância em dado momento, de elevar o nível (e o esforço dos contemporâneos) das produções.

    Do Moore, tenho Watchmen, MP, LIGA 1898 , Piada Mortal e Super Homem. Gosto de todas.
    Mas nunca entrei no hype de pegar tudo do autor, afinal trata-se de um mercado com muitos altos e baixos.

    Em relação às editoras utilizarem estratégias para vender em cima do nome, estão certíssimas, como em todo o comércio, resta ao leitor/consumidor usar seu senso crítico e filtrar o que vai comprar.
    Mas se foram (re)publicadas, é porque há quem goste e isso é bom para o mercado em geral.

    Muito boa a postagem, tomara que venham mais nessa pegada!

    Imagino que mais à frente você vá comentar os lançamentos da Panini(julho/23), com as ótimas graphics do Fury!
    Concluo que o maior mérito da Disney plus atualmente, é impulsionar vendas de quadrinhos, através da "expectativa" do lançamento de séries(Invasão secreta, com destaque para o Fury(o "outro").

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Concordo em 100% com as suas observações no 1º parágrafo acima... E completo usando como exemplo até mesmo os personagens de gibis. Tipo o "Superman", q era tão poderoso no Pré-Crise, q ao ser reformulado pelo BYRNE teve seus poderes reduzidos: pra q os autores não tivessem tantas dificuldades em criar novos vilões e desafios pra um herói q tinha se tornado poderoso demais. Problema similar tbm aconteceu com o "HULK" (inclusive no cinema, onde tiveram q "nerfar" ele pra poderem lidar mais facilmente com um ser não mto poderoso. E com o "Surfista Prateado", outro q tinha atingido o ápice do poder nas histórias e os autores não sabiam mais como escrevê-lo. O mesmo princípio é aplicado aos escritores, e o Moore depois de ter feito um "Watchmen", sempre passou a ser cobrado pra entregar outra obra no mesmo nível!

      Eu tbm não entrei na vibe de comprar TUDO assinado pelo Moore... Mas procurei ter suas melhores obras na coleção. Mtas das citadas neste "TOP 10" eu passei longe, pois o principal critério pra uma HQ entrar na minha estante é ela ser BOA, rs!

      Obrigado por ter curtido esta postagem, amigo... E sim, já planejei as próximas 4 desta coluna (q terá periodicidade esporádica): Garth Ennis, Frank Miller, Morrison, e Byrne, hehe! Tbm farei uma postagem em breve sobre esses últimos lançamentos anunciados (foi bastante coisa, né)?

      Abs!

      Excluir
  11. Promethea, Providence, Tom Strong, Lost Girls. São das coisas mais chatas que li, na maioria das vezes com arte medíocre. Vendi tudo sem nenhuma dó. Da Liga, o barbudo poderia ter parado nos primeiros dois volumes, em que pese ter mantido certa coerência nos subsequentes (e tem a arte do Kevin O'Neil que é sempre legal). Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Pateta... blz?

      Realmente, dessas q vc citou... As melhorzinhas são: "Promethea" (mais pela arte do q pelas histórias em si) e "Tom Strong" (q é o contrário: Aqui eu gostei dos roteiros sci-fi, mas detestei a arte, rs)!

      Qto à "Liga Extraordinária"... De fato, podia ter encerrado tudo no Vol. 2 (Guerra dos Mundos) ou no máximo o Vol. 3 (Dossiê Negro), q mais parece uma edição de EXTRAS, hehe!

      Abs!

      Excluir
  12. Não li a última, mas as demais são ruins de doer. Eu incluiria nessa lista A Balada de Halo Jones, só o desenho salva..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Calvin... blz?

      Eu até q gostei da "Balada"... mas li apenas no formatéco da pandora (há uns 20 ANOS atrás): Peguei a edição capa-dura da Mythos (em formato magazine), mas não reli de novo o material, rs!

      Abs!

      Excluir
  13. Carlos Zefiro da de 1000 em LOST GIRLS... pelo menos o humor dele era afiado e cheio de situações muito divertidas. Eu tambem me decepcionei com o Lost Girls. A Balada de Halo Jones e absurdamente enfadonha, parece que não tem fim... Ficava com vergonha de dizer que tinha detestado este vol. 3 da Liga Extraordinaria ( 2009 ), mas pelo jeito não foi so eu que achei um monte de bosta fumegante... Sobre " Um Pequeno Assassinato " não aguentei ler ate o final... horrorosa mesmo. E Cinema Purgatorio foi uma das maiores decepções para mim em toda a revista... historias sem nenhum sentido .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, marcos... blz?

      Verdade, o Zéfiro era putanheiro despretensioso e as histórinhas lembravam os filmes brasileiros dos anos 70, hehe!

      A "Balada" faz tempo q eu li e pela Pandora... lembro q passou longe de ser das minhas HQs preferidas do Moore, mas mesmo assim peguei a edição da Mythos pq da arte eu lembro de ter gostado bastante! A "Liga 2009" é mto ruim mesmo, e o fato do próprio Moore afirmar q fez um gibi ruim de propósito (pra representar seu desprezo pela literatura contemporânea), ainda assim: é o leitor q acaba "punido" no fim das contas, rs!

      O "Cinema Purgatório" e a saga "Nemo" (spin-off da "Liga Extraordinária") entram numa mesma vibe do Moore, em q ele tenta emular no gibi um estilo "pop" inspirado nos filmes do Tarantino e Robert Rodriguez (tipo "Grind House"). Mas o resultado ficou aquém do q eu imagino q tenha sido a proposta!

      Abs!

      Excluir
  14. Dos materiais que aparecem aqui e que eu li, Wildcats e Lost Girls foram leituras muito boas, direi por que.

    Em Wildcats o Moore consegue trazer alguma coisa a montanhas de músculo e peitos desses personagens antes tão sem graça, e as aventuras compostas pelo barbudo, são bem divertidas, é bobo, exagerado, drmático e talz, eu gosto muito disso (sou noveleiro desde moleque, depois de começar a trabalhar troquei por tokusatsu rs).

    Já Lost Girls é o tipo de coisa ame ou odeie, eu gosto MUITO, a arte é estranha, com certeza, disso não nego, eu realmente não amo isso, mas é justamente pra remeter a livros ilustrados infantis (que são tão fofos que ficam feios e perturbadores), e as tramas se utilizam dos eventos dos livros originais como metáforas ao florescer sexual de mulheres, não acho que APENAS o Moore tenha concebido a trama disso aqui, sua esposa deve ter feito sua parte, como ocorre em TODOS os outros materiais do autor com desenhistas (Watchmen só teria 6 edições na cabeça dele, e a história do Manhattan nem existia, por exemplo), então se vc encarar como isso e tambem uma análise da época em que se passa a trama a coisa mais interessante.

    E um adendo à Lost Girls, considerando a época que ele começou a publicar é possível que tenha sido o estopim, pro bruxo fazer suas primeiras anotações a respeito da Liga Extraordinária, que o mesmo fio de conceito inicial.

    Mas se tem um gibi que hoje em dia que eu vejo problemas dele, seria Batman A piada mortal e Neonomicon, ele até mesmo reconhece isso, eu gosto de obras que se utilizam de violência como meio pra chegar a algo, mas nesses dois casos, a batgirl e as mulheres sodomizadas pelos monstros são brinquedos na mão do autor, mas Gibbons ainda assim consegue fazer sua parte tão bem, ilustração, enquadramento e narrativa, que sua obra é memorável, (façam um exercício mental, SE não fosse um desenho dele essa história seria TÃO lembrada como é hoje? Talvez sim, pelo nome do escritor, mas eu particularmente imaginaria que não seria tão curtida).

    Dos outros materiais, quando eu ler, pois tenho a maioria, venho aqui dar meu parecer, pois acho um exercício proveitoso ver pontos de vistas diferentes.

    Só espero não ter ofendido ninguem direta ou indiretamente, desculpem-me de antemão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, André... blz?

      Fique tranquilo, amigo... Opiniões divergentes são sempre mto bem-vindas por aqui, e respeito e entendo perfeitamente seu ponto de vista sobre todas as observações levantadas acima!

      De fato, existe uma linha mto tênue entre "Lost Girls" e "Liga Extraordinária"... Inclusive, sob mtos aspectos, tem horas q "Lost Girls" parece ser um EXTRA de alguma edição da "Liga" (tipo aquele capítulo em texto sobre "Orlando" q Moore incluiu como material adicional à um dos encadernados da Liga). Não tenho dúvida de q houve uma inspiração entre um material e outro, rs!

      Sobre "A Piada Mortal"... Eu tbm acho uma HQ superestimada de Moore (e não somos os únicos a achar isso tbm, já q a obra costuma ser mto controversa e divide a opinião dos fãs: Tanto os de Batman qto os de Moore). Eu tenho a "Piada" numa coletânea q saiu pela Panini (Grandes Clássicos DC) junto com várias outras HQs de Moore. Mas tá longe de ser uma das minhas favoritas do morcego (apesar de eu achar deslumbrante a arte do Gibbons e pra mim, a arte tem um peso maior q o roteiro nesse caso)!

      Já o "Neonomicon"... Eu considero uma obra apenas mediana do Moore: Tem seus excessos sim (e bastante pesados), mas ainda vejo essa HQ como sendo um daqueles filmes TRASH q passavam na Band nos anos 90 (com cenas toscas, mulheres nuas, violência gore, etc). Me admira até o Moore sendo FÃ da obra de Lovecraft ter feito um gibi assim inspirado nos contos do autor!

      Abs!

      Excluir
  15. Outra parada que queria deixar clara é que, quando mais novo eu costumava endeusar artistas, principalmente quando "percebi" que pessoas escreviam e desenhavam as minhas amadas obras, mas aí fui envelhecendo e então "percebi" que veja só pessoas escrevem e desenham minhas obras favoritas, a diferença aqui é que antes, eram pessoas inalcançaveis e que tinham dons divinos e "geniais" pra trabalhar.

    Eu já não penso mais assim, teve um tempo que comecei a odiar coisas que eu gostava e foi uma fase bem escrota de minha pessoa, até que nos anos recentes decidi olhar e pensar nas coisas que eu criticava, e no geral vi que estava seguindo apenas uma onda que na real não concordava.

    Gênios e talentos pra mim não existem, são só pessoas apaixonadas que têm algo a dizer (seja isso bom ou ruim), Alan Moore não é exceção, tambem Morrison, Miller, Ennis, Millar são outros casos, dá-se crédito demais ao "talentos" deles, aí vc vai ver, e eles fazem muita coisa ruim de doer as vezes, normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, André...

      Eu sempre tive minha CASTA suprema de artistas e escritores favoritos dos gibis... Mas nunca "endeusei" nenhum deles, pois sei q são indivíduos passíveis de erros e ações bastante questionáveis às vezes!

      Vou usar Alan Moore como exemplo (já q foi o foco desta postagem)... Sou fanzasso da maioria das HQs dele (mtas das quais considero verdadeiras obras-primas e q figuram entre meus quadrinhos favoritos de todos os tempos (Watchmen, Miracleman, TOP 10, V de Vingança, e Superman - O Adeus). Porém, as opiniões pessoais dele sobre política global, sociedade de consumo, e indústrias cultural: Eu acho mtas delas asquerosas e repugnantes, rs (ele defende políticas e ideais q eu considero nocivas e hipócritas e se volta contra os próprios amigos e ex-colaboradores por não saber respeitar a individualidade e opiniões alheias) e mesmo assim, consigo separar a OBRA da PESSOA q é o Alan Moore!

      Não consigo admirar ninguém na indústria das HQs como sendo uma "divindade" ou algo do tipo... E em breve estarei postando aqui uma sequência desta coluna, dedicada às PIORES HQs de Garth Ennis (meu escritor favorito, kkk)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...