28/12/2022

TOP 10: As "Melhores CAPAS" de HQ's em 2022...

Selecionar as "10 MELHORES" CAPAS de gibis nunca é uma tarefa fácil... Ainda mais num ano bastante produtivo pros quadrinhos como foi 2022 (que acaba em poucas horas, rs). Mesmo que a seleção aqui seja puramente baseada em gosto PESSOAL (cada leitor terá a sua própria lista individual), as opções foram muitas e a triagem final mistura imagens clássicas com algumas modernas (comprovando que mesmo nos tempos atuais ainda se produzem belas capas)!    

Assim, esta postagem oferece um passeio por algumas das capas mais bonitas que tivemos este ano... E que parte de critérios que consideram tudo que seja uma "CAPA" de gibi publicada no Brasil durante o ano de 2022. Falo isso, porque as imagens que formam as CAPAS da "Coleção Clássica Marvel", por exemplo, são (na verdade) quadros internos das histórias que foram transformados em CAPAS (e sendo assim, valem como CAPAS de qualquer forma)! 

Confira abaixo... e Um Feliz 2023 pra TODOS os Leitores do "Submundo":

E começamos este "TOP 10" com uma bela COMPILAÇÃO de personagens clássicos da "Era de Ouro" (CAPA que escolhi pra abrir esta postagem)... A Mythos lançou esta magnífica antologia mostrando os personagens que marcaram "A Era de Ouro" dos quadrinhos (anos 30 e 40) e entre as atrações do mix tivemos: "O Fantasma", "Mandrake", "O Reizinho", "Flash Gordon", "Agente Secreto X-9", "Jim das Selvas", "Recruta Zero", "Krazy Kat", "Príncipe Valente", "Os Sobrinhos do Capitão", "Popeye", "Pafúncio e Marocas", "Steve Canyon", e muitos outros. Uma verdadeira e aprazível viagem no tempo à um passado distante, onde os quadrinhos esbanjavam criatividade e talento (a CAPA foi escolhida por mim entre as melhores do ano, justamente porque foi um fator que motivou a comprar a edição - ao ver todos esses personagens icônicos reunidos nessa montagem)! E o MORCEGO vem em DOSE DUPLA nesta lista, com: "Batman - Acossado" (belíssima capa de Paul Gulacy - "Mestre do Kung Fu") e a republicação em formato deluxe de "Hiketéia", com a "Mulher-Maravilha" pisando na cara do "Bátima" na arte de G.J. Jones (uma imagem que remete à fetiche sexual e que viralizou no começo dos anos 2000 quando foi publicada pela 1º vez)!

Mais uma DOBRADINHA agora... Com a "Coleção Clássica Marvel" (CCM), que aparece neste pódio 2 vezes. A 1º, com o "4F" (Vol. 43 da coleção), que acabou de sair nas bancas e mostra um "Dr. Destino" parecendo o KING KONG no topo do Ed. Baxter e atacando a equipe (que pede ajuda ao "Demolidor", na saga: "E O Homem Cego os Guiará" - que chegou a ser adaptada pro desenho animado do "4F" dos anos 90). Essa CAPA é bem quentinha e não havia sido publicada aqui no blog até então (a edição recém saiu nas bancas e nem tirei da pasta ainda, rs)! Já o Vol. 25 da CCM (CAPA abaixo) apresenta um "THOR" majestoso e esbanjando toda sua glória no traço de Jack KIRBY - Esta capa eu incluí na lista justamente por exibir um Deus do Trovão RAÍZ (A versão imponente que eu conhecia em "Heróis da TV" e no desenho DESanimado dos anos 60 na telinha - bem o oposto desse bestalhão idiotizado e retardado que temos nos FILMES da Marvel hoje em dia)! Agora, uma "Espada Selvagem" com um "CONAN" furioso e ensandecido na capa (imagem irada - literalmente - de Joe Jusko)! E um "Tex Willer" (nº 40) com uma belíssima e mortal cena de tiroteio abaixo de chuva, rs!    
 
Alex Ross ("Marvels" e "Reino do Amanhã") é disparado um dos melhores (talvez "O" melhor) capista da atualidade... E não podia ficar de fora desta lista com este magnífico "ULTRAMAN". O gibi pode até ser ruim (tremenda decepção que foi pra mim, até passei adiante essa bomba), mas a CAPA do Ross beira a excelência e já mandei fazer um POSTER com essa imagem, hehe)! Recém anunciada pela P&N (e já em pré-venda): A "Casta dos Metabarões" será um dos grandes destaques aqui no "Submundo" nas próximas postagens de lançamentos. MAS, enquanto isso, a CAPA de "ESCÓRIA" (encadernado da Comix Zone) pode ser apreciada aqui, já que é do mesmo artista: Juan Giménez (perfeito pra retratar futuros sombrios, sujos, e distópicos)! POR FIM: "El Sueñero" (de Enrique Breccia), uma HQ argentina que é considerada seu melhor trabalho (pela editora Trem Fantasma). A CAPA desta edição é tão bonita, que foi um dos raros casos em que me senti motivado a comprar um gibi apenas pela capa (sem ter a menor ideia do que se tratava), assim, era natural que entrasse nesta lista. Esse tipo de arte lembra o estilo da minha saudosa tia (que era artista plástica e foi quem me apresentou as maravilhas do mundo das HQs quando em nem sabia ler ainda). Uma obra-prima lindíssima! Até o final do ano que vem, pessoal, com o "TOP 10" de 2023, rs!  

Até+

28 comentários:

  1. Hehehe,está capa do Espada Selvagem,o Conan tem que passar no antidoping...
    Até logo mais ano que vem!
    Muita saúde a todos os frequentadores do Submundo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Thiago...

      Esse "Conan" tá bem "LOUCÃO" mesmo... hahaha!

      E bem-vindo ao futuro de 2023, amigo... Vc é o 1 º camarada q eu respondo aqui no blog neste começo de ano, rs!

      Abs!

      Excluir
  2. "(A versão imponente que eu conhecia em "Heróis da TV" e no desenho DESanimado dos anos 60 na telinha - bem o oposto desse bestalhão idiotizado e retardado que temos nos FILMES da Marvel hoje em dia)!"

    O Thor é uma mistura de fodão com bobalhão. Mas até hoje os diretores não conseguiram dosar bem. Na fase do Simonson transformam ele.em sapo, a Lorelei o faz de trouxa com poçao do amor, ele ao deixar de se transformar em Don Blake, quando está na terra fica parecendo um caminhoneiro e na fase do Kirby cjegou a enganar o Loki com uma escultura de papel machê, isso inclusive virou episódio daqueles desenhos desanimados.
    Algo que se do que acho que seja o Thor, é o Jack Burton dos Aventureiros do Bairro Proibido, que inclusive o Taika declarou ter servido de influência, so que obviamente o Taika não tem o talento do Carpenter. No caso em Thor Ragnarok quem brilha mesmo é o Executor e a Hela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, L... blz?

      Eu detestei todos os FILMES do "Thor"... desde a escalação desse ator de merda (eu preferia mil vezes o Alexander Skarsgard - q fez o "Homem do Norte" - e q era o mais cotado pra ser o Thor no início) até a galhofada em q se tornou a franquia: E olha q eu me recusei a ver o 4º filme (só pelas cenas q vi no youtube já me broxaram completamente em ver essa aberração do cinema)!

      O Taika nem deveria ser citado na mesma frase q um Carpenter, né? hehe...

      No mais, a melhor versão do "Thor" nas HQs ainda é a do Lee/Kirby... q trouxe pros gibis toda a mitologia nórdica misturada com o gênero de super-heróis (foi uma combinação q funcionou mto bem). A fase do Buscema foi um pouco mais séria e dramática (apesar de ainda contar com roteiros do Lee no começo). E a fase Simonson eu gostei tbm, mas fica em 3º lugar na minha balança de gosto pessoal, rs!

      Abs!

      Excluir
  3. Lindas capas, fechou 2022 com chave de ouro desejo um bom é próspero 2023.
    Ultraman tem uma das melhores capas do senhor Ross. (Talvez a nostálgia ajude na opinião:) )
    Acossado é uma obra de arte.
    A Era de Ouro Mythos é linda porém o formato pequeno foi um crime merecia um formato Gold Edition. Folheei a de um amigo e desisti de comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alexandre... blz?

      Brigadão por ter curtido a postagem... E um Feliz 2023 pra vc tbm, amigo!

      Eu era mto fã do "Ultraman" qdo moleque... especialmente do 2º: O Hideki Goh (do "Regresso de Ultraman"). Essa capa do Ross é lindíssima mesmo e mandei fazer um POSTER dela (consegui a imagem em HD)!

      Qto ao "Era de Ouro" da Mythos... Eu achei uma das edições mais prazerosas de se ler entre as do ano passado: Como é bom revisitar todos esses personagens dourados, hein? No mesmo embalo, COFREI os 2 TIJOLOS do "Recruta Zero" q a Mythos lançou na sequência!

      Abs!

      Excluir
  4. Um adendo: fiquei com vontade de comprar essa capa do Quarteto.

    Batman acossado, hq magnífica e essa capa lembra muito o cartaz de um filme. A Warner poderia investir mais em filmes isolados e com orçamentk menor como fez com Coringa, essas séries mais bem sucedidas de Um Conto de Batman (Veneno, Acossado, Messias etc) seriam perfeitos pra serem adaptadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, L... Essa edição do "4F" tá entre as melhores HQs q li deles até então:

      A equipe perde os poderes e precisa disfarçar com equipamentos e tecnologia pra fingir pro público e pros seus inimigos q ainda se mantém poderosa... Mas o Destino percebe q o 4F tá fraco e sem poderes e aproveita pra atacar o grupo: Só não contava com o "demo" pra ajudar a equipe! O final é ÉPICO e o Destino tem suas mãos esmagadas pelo "Coisa" (o q até hj me leva a crer q as mãos do vilão sejam mecânicas ou cheias de próteses)!

      E concordo contigo qto os FILMES da DC... A Warner CAGOU de novo tentando buscar uma solução pro universo compartilhado de heróis (pra ficar q nem a Marvel), qdo poderia perfeitamente seguir o caminho inverso e manter várias franquias individuais e desligadas entre si, q nem fizeram com o "The Batman" e o "Coringa" (q não possuem relação entre si e nem com o resto da DC). É frescura ficarem bolados com esse papo de universo: Façam com q as porras dos filmes sejam BONS (q é isso q o público quer)!

      Abs!

      Excluir
  5. "na cara do "Bátima" na arte de G.J. Jones (uma imagem que remete à fetiche sexual e que viralizou no começo dos anos 2000 quando foi publicada pela 1º vez)!"

    O Homem-invisível é um burro atrás do Bátema nessa imagem de Hiketeia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me lembrei agora daquela piada do Homem-Invisível transando com a MM... e chega o FLASH pra dar uma rapidinha nela (e o invisível sente o cutuco por trás, kkk)!

      Abs!

      Excluir
  6. Fala, Leo. Blz? Feliz 2023 para você e sua família.

    Essa da Mulher Maravilha pisando na cara do Batman é uma das minhas capas favoritas de todos os tempos. E tem tudo a ver com o clima do gibi, um dos melhores da heroína.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      Um Feliz 2023 pra vc e sua família tbm, amigo... Q seja um ano pleno e próspero pra todos nós (na medida do possível, é claro: rs)!

      E essa capa da MM ficou espetacular mesmo, né? Seguidamente ela é confundida como sendo uma capa do Alex Ross (já vi gibitubers falando isso no ar, kkk): Mas é do J.G. Jones (artista q fez tbm a melhor saga da "Viúva Negra" dos anos 2000 pra cá e q saiu nesta edição da Panini):

      https://1.bp.blogspot.com/-cgenWeDhMqI/X61EPmdPtgI/AAAAAAAAi6s/qKhJV6tHjJok6GPj5-KE8uIrJPV4E8grgCLcBGAsYHQ/s2048/Vi%25C3%25BAva%2BNegra%2B2.jpg

      Abs!

      Excluir
  7. Belas capas, principalmente a da "Era de Ouro dos Quadrinhos" lançada pela Mythos. Que bom seria um segundo número em 2023.
    Feliz Ano Novo aos amigos do Submundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Tadeu... blz?

      Feliz 2023 pra vc tbm, amigo... E obrigado por ter curtido esta postagem!

      Tens toda razão... Um Vol. 2 da "Era de Ouro" seria mais q bem vindo, da mesma forma q a Mythos tbm lançou 2 edições do "Recruta Zero" nos mesmos moldes. Eu compraria certo, pois adoro esse período dourado das HQs!

      Abs!

      Excluir
  8. opa...gj jones, alex ross, joe jusko, kirby, paul gulacy....só imagino o que ficou pra tras na hora da seleçao...do ross ainda tem aquela do 4...achei bonita pra cacete...e essa do tex me lembra aqueles filmes do clint eastwood...faroeste de alto nivel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, ajota... blz?

      A seleção foi difícil mesmo, pois tivemos MTAS capas belíssimas este ano... Saca só algumas das q ficaram de fora:

      https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjamsxsX0NeEfidvNJbuWmq8Pj_4mCl6t38Psuawum-6MnEiUEbMLbhdWySzYWcA075P0UF9HgYsB_lfxnWzFgrgpVHVPT8IgGUihuGcyAtnPi65CY3o7qeeMC2U7ukWdRcbwslagW-0Wb4XKKxyhCGLHWz_L1ukAc-gK2amAABe4R6iAQYPU_OUglz=s693

      https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjKt97oUs8Fni2EkDMqkQGTyL0CGnVtTE_9ou73EAErNmXeI0gcYJ_66Vi0IFYUoDnldJC38OA6OPDaiNzaAJRTvUKfN-dH3hBJschMZ54T_1PQuHM0aWnfCk7gVBhdWiQXTutmmjLQMPHFSaJWOzxrsa5vRwVTCrWOM9WBOMAv6m6jGERO5qE1jGr6=s900

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeUfIxkIJAXAsSlmEaSscnu6bhKdRLvXRBzhONElWYNsgNPsFwUJ35kkEUEQhSodNoFD73YHCaJal1M0y2scE61vQkAIWTcZeT-xgc48wkbILz_AlywWVxm6r8pINGvM7M94r1BUm9MqgPL0G8Q3jxStym5xsgeMa7ezJKqwnOHTbzbJbyTsyeyFqn/s900/Hulk%2010.jpg

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrHnzdOTMSo5bfUr_CDyE4yD1XgmrvEt1sf5VwdXLrGoV83DN03spIYC2uKwOPLTidIS2CGaOx5U1qTtbinmmvc4aE-fcoZ1zxusJHUOHW34DAi7Ow4uYHAA4AWRuEJpBoFhcXshS5C6h8jicjPSM0Iq9rUuTcnJrM-D8dPnHnjfRxpTtHSrY2ZxDZ/s900/Marvel%201.jpg

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQl5m-RqaVWXTEpEFAAIqLjuJuaVt92sEFpRYpHdKNfCzw6T0RWaHK5DWvItOAkqy4m4o9r_dWen4YZcCz7NKeEHv2bqJqj26Zsar1H-uoLzYZAzrf1kL3CwlxdI0nmJuH4dql4p57cGw-BE-4dyVSoZa7MFCdvi9xYgixXELcibIuoM8Ad5nd8vSz/s900/Hitman%201.jpg

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMLKqMbCF_SjeKPR77E-qVD2KmytjEmbEc8toLNW3L2ep-NWnlHkAnLLyfqexGma47FnTcNTYWLe44J0NCx9v6wZ8AEVcW0aMAfERf76ovLZeZJwdvhFArwkw3N2KectdQiDsjQygv4H7RwqY4h1XrF_jiWjGgALbY9FRg6XEkp3uOwDGUgklSxbe1/s2079/Tex%20Cole%C3%A7%C3%A3o%20507.jpg

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2Tak7k9rlHNNX96J244nEVSJb1JIyrCKc45-nTrKW1B8EvGSNfo45Pjn33Foxl9EY9-ugRgyvVNNt6cLbOKEwWTP7xhcEuqjKfjb61TnRz5CHHmpUpdSWJexQiuHpWBdWS9Rdc4cgRdPaUEJ3o9_q87oWlcslRE1sagEMgpsu8Wk5dpqjDuWGrmne/s800/Rocketeer%202.jpg

      Difícil escolher, né?

      Abs!

      Excluir
  9. Feliz 2023. Os Sobrinhos do Capitão é citado no livro Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, do Jo Soares. Que aliás é um ótimo livro.Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Feliz 2023 pra vc tbm, Renato... Obrigado!

      Os "Sobrinhos" tbm foram inspiração pra mtas crianças terríveis dos quadrinhos q vieram depois... Adoro eles!

      Abs!

      Excluir
  10. Oi Leo!
    Feliz 2023!!
    Bom, confesso que se fosse apostar quais capas você ia escolher para as melhores do ano eu ia perder! Ia aposta rem algumas que você mencionou ao longo do ano!
    Nada contra as que você escolheu, mas é legal "brincar de adivinhações" da melhores e piores capas do ano!
    Essa do Conan é emblemática, e saiu na lendária ESC nº 100 da Abril, em 1993, não tinha como ficar de fora mesmo!
    Hiketeia do Alex Ross é tão emblemática que não tem como ficar de fora mesmo das melhores do ano!
    Esta do Ultraman é outra, é aquele típica capa que faz qualquer edição vender, mesmo que a história seja uma porcaria (como é o caso), parece um típico pôster de cinema dos anos 60-80!
    TEX, é obrigação de ter em qualquer lista, afinal é uma das poucas publicações atuais que mantém qualidade no roteiro e na arte, e suas capas são sempre marcantes!
    Esta da CCM do Quarteto eu imaginei que você pudesse colocar na lista pleo ângulo em que ela retrata todos os personagens (lago incomum na época), embora eu considerasse que você fosse colocar a do Aranha do Ditko totalmente psicodélica na história onde ele se alia ao Dr.Estranho contra o Mago Xandu!
    Esta 'El Sueñero" eu desconhecia totalmente, creio que não frequentar mais bancas e comic shops, tenha afetado muito minha percepeção de lançamentos das editoras, já que muitas capas que você postou entre as melhores e as piores eu desconhecia totalmente!
    É aquele velho caso de você só ir atrás daquilo que lhe interessa e passar totalmente alheio a outros materiais que saem!
    Essa capa do Escória me lembra a arte de Enki Bilal para a Graphic Novel "Exterminador nº 17", que saiu pela globo em 1992.
    Você gostou mesmo de "Acossado" hein? É a segunda capa da mini-série que você publica entre as melhores!
    Nada contra, a mini-série é muito boa, sendo a melhor até hoje do Batman em relação à lutas, graças à Paul Gulacy que usou sua época como artista das HQS do Mestre do Kung Fu e imprimiu ao Batman técnicas reais de luta e defesa pessoal! Esta do encadernado da Panini pertence à terceira edição da mini-série!
    Esta capa do "A Era de Ouro" da Mythos não tinha realmente como ficar de fora da lista principalmente por nos remeter aos velhos Almanaques e edições de décadas passadas, nos primódios de publicação de HQs no Brasil!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Um Feliz 2023 pra vc tbm, amigo... E obrigado pelas "VISÕES de 1993": A matéria ficou GIGANTE (literalmente) e será a postagem mais espetacular do ano aqui no "Submundo" (na minha opinião, foi a MELHOR de todas as "VISÕES" até o momento e os leitores do blog serão ricamente contemplados com essa fantástica viagem no tempo a partir de MARÇO aqui no "subs" - Vou esperar todo mundo voltar de férias pra botar no ar, rs)!

      E foram mtas capas mesmo q ficaram entre as finalistas... num dos comentários acima eu até postei mais algumas q "quase" entraram pra este TOP 10 (dá uma conferida nos LINKS pra ver se tem alguma das q vc imaginava, rs)!

      Te confesso q eu nem lembrava q essa capa da "ESC" tinha sido usada no nº 100 da Abril... Na minha cabeça, essa capa era de um "Conan Saga" da Abril (q tbm tinha capa cartonada q nem o nº 100: por isso a minha confusão, rs)!

      "Hiketéia" é uma OBRA-PRIMA na arte das CAPAS... a imagem é tão marcante, q QQ leitor q a veja uma única vez, jamais esquecerá a imagem (tenho certeza disso, pois ela é carregada de simbolismos e fetiches, hehe)!

      A do "ULTRAMAN" então... eu arrisco até a dizer q é a minha FAVORITA entre as 10 deste ano, pois é a única q eu mandei fazer um POSTER numa gráfica daqui (essa vai pra parede do meu escritório: pra combinar com aquela estátua maciça q eu tenho do "Ultraman" - e q apareceu no vídeo q eu fiz da minha coleção, rs)!

      O "TEX" quase entrou em DOSE DUPLA este ano... nos LINKS do comentário acima eu postei a outra do "TEX" q quase veio parar aqui: Foi a capa de um "Tex Coleção" q repete a mesma capa do "Almanaque TEX" nº 1 (Vendetta Navajo). Essa capa só saiu da lista qdo entrou o "4F" do KIRBY na semana passada - de última hora)!

      Qto à "CCM"... a capa da edição do "aranha" q vc menciona é lindíssima tbm e é outra q quase foi pro "TOP 10", mas a concorrência tava acirrada e essa do "4F" me chamou a atenção justamente pela estranheza da cena, com a cidade parecendo uma miniatura pra todos os personagens: Não é psicodélica q nem a do aranha, mas é bem LOUCONA assim mesmo, kkk!

      O "El Sueñero" foi um caso atípico... Eu nem sabia da existência dessa HQ tbm (da pouco conhecida editora "Trem Fantasma"), qdo de repente: Eu a vi na prateleira da LOJA daqui e foi um daqueles casos em q eu fiquei tão interessado na CAPA, q acabei comprando a edição sem saber NADA do q se tratava, hehe. Ainda bem q o gibi é mto bom e valeu a compra (mas é naquele estilo mais "alternativo" de HQ q foge do padrão comum). Eu gostei e recomendo, mas admito q comprei só pela CAPA e por toda a carga emocional q ela me trouxe (ao lembrar a arte da minha tia, q já se foi)!

      O "Acossado" eu adorei sim, hehe... E lembro de já ter postado outras capas dessa série aqui no blog antes (até umas 2 da Abril q eu tinha nos meus arquivos, rs)! Porra, achei uma baita HQ do morcegão e q daria um belo dum FILME (com um ator decente pro papel, é claro). A arte do Gulacy é frenética e remete direto aos melhores filmes de ação dos anos 70!

      Abs!

      Excluir
    2. Oi Leo!
      Fico feliz que você tenha gostado do "Visões de 1993", e espero que o pessoal aqui do Blog goste também!
      Vai ter algumas polêmicas em relação a alguns posicionamentos que eu fiz, mas eles tem fundamento dentro do contexto da época, mas estou curioso para saber como será a resposta de quem ler a matéria e dar sua opinião!
      Eu imaginei que ia ficar muito grande, e olha que eu dei uma freada em alguns comentários, e cortei cerca de 14 títulos para não ficar muito saturado, mas não eram nada demais só títulos mensais que eu havia pré-selecionado, mas não tinham tanta importância assim!
      O "Visões de 1994" está em desenvolvimento, e já de cara descobri uma malandragem da Abril em relação a uma saga muito famosa, uma malandragem que as editoras que a republicaram posteriormente não corrigiram, e o pior de tudo é que ela é importante para a saga!
      Ademais, a saga começou a ser publicada de forma equivocada por aqui!
      Vou elucidar tudo em detalhes!
      Ademais, tem uma contradição cronológica muito grande em relação a uma obra muito famosa, que na época de pouca informação deve ter deixado os leitores confusos (eu fiquei), e só com o advento da internet anos depois foi explicado o motivo de tal contradição!
      "O Visões de 1994" será o maior já feito até hoje, e o bom é que à medida que os anos avançam revisitando ano a ano desta época muitas verdades começam a vir à tona, onde podemos traçar um panorama geral tanto da época, como das publicações aqui e nos EUA, para um dia chegarmos à conclusão final sobre os Anos 90 nas HQs, se foram ruins de fato ou não!
      Aguarde!!
      Abraços!

      Excluir
    3. Valeu mesmo, Elcio...

      Adorei sim as "Visões de 93" e tenho certeza q a coluna vai bombar por aqui qdo for ao ar, rs!

      "Vai ter algumas polêmicas em relação a alguns posicionamentos que eu fiz, mas eles tem fundamento dentro do contexto da época"

      Acho q eu sei do q vc tá falando, rs... Mas aqui é tranquilo, o povo é mente aberta (em geral) pra aceitar opiniões polêmicas e/ou diferenciadas. Até pq, o respeito aqui no blog é fundamental e graças a deus é raríssimo eu ter q barrar algum comentário por desrespeito à mim ou à algum usuário (já teve uns haters frequentando o "submundo", mas já foram embora/sumiram e não fazem a menor falta, kkk)!

      Porra, o "Visões de 94" tbm promete, hein? A Abril fazia mtos desses "jeitinhos" pra regular algum material com a cronologia vigente OU pra justificar cortes/pulos de histórias!

      Fico ansioso tbm pelos "Visões de 95"... pois aí vai pegar bem o ano em q eu comecei a retomar minha coleção depois de 10 ANOS de afastamento, kkk!

      Abs!

      Excluir
  11. Saudações comandante Leo e amigos!

    Matéria sempre aguardada é essa das melhores capas do ano, e a seleção escalada faz realmente jus ao adjetivo de "melhores". Com a grande profusão de publicações a quantidade de melhores e piores é imensa, mas creio que deve ter sido uma tarefa prazerosa pro comandante.

    Dentre as expostas no post pra mim a melhor é essa do encadernado do "Ultraman". Apesar de segundo comentários o melhor da edição é mesmo a capa. Outra publicação de destaque é o nosso jovem ranger "Tex Willer", suas revistas tem sido uma constante de capas de qualidade. E como "Batman" é quase onipotente nas bancas e lojas torna-se difícil que uma edição morcegão fique fora da lista de piores e melhores, e Paul Gulacy é um mestre da arte de quadrinhos de super-heróis é um deleite tanto a capa quanto a arte interna da edição "Acossado".

    Pra finalizar vai um parabéns pra Panini pela escolha das capas da CCM que ao utilizar quadros internos das histórias, trazem a tona o sentimento de nostalgia e memória afetiva dos leitores. Já que o mote dessa coleção é justamente esse, agradar os saudosistas e apresentar aos novatos os primórdios do Universo Marvel.

    Valeu comandante Leo! obrigado pela matéria tão aguardada logo no ínício do ano. E estamos no aguardo das "piores" do ano.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido a postagem, amigo... E sim, sem dúvida, foram mtas madrugadas aprazíveis fuçando nos checklists do ano e catando capas (pra melhor ou pra pior, kkk)! Por incrível q pareça, essas postagens de final de ano são sempre as mais trabalhosas pra mim: "Retrospectiva" e "Melhores/Piores CAPAS", pois são as q exigem mais tempo pra serem produzidas (no já pouco tempo-livre q me resta ao longo do dia, rs)!

      Mas logo neste findi já teremos um belo começo de ano aqui no blog... Com notícias variadas (Giro na Rede); Uma postagem SÓ com lançamentos aracnídeos; e uma especial sobre a DC (no cinema e quadrinhos). 2023 mal começou e o ritmo já tá alucinante por aqui (tô trabalhando nessas 3 postagens ao mesmo tempo)!

      E, de fato, essa capa do "Ultraman" é uma lindeza e mandei pra gráfica pra virar POSTER (sou fã do matador de monstros, rs). A lamentar, apenas, q a qualidade do gibi no miolo seja tão precária (quem dera fosse toda do Ross - tipo um "Marvels" com a visão do povo sobre o ultra brigando com os kaijus)!

      As capas de "Tex Willer" são quase todas deslumbrantes e mtas vezes superam as do próprio "Tex Adulto", hehe... é o caso aqui: q arte fenomenal pra esse duelo abaixo de chuva, hein?

      Já a capa do "Acossado" é um show à parte... A capa é tão bonita e perfeita, q não fica devendo NADA aos melhores cartazes de filmes de ação dos anos 70 e 80. Gulacy é um dos maiores GIGANTES da ação nos quadrinhos e o "MKF" dele era insuperável (mesmo se comparado à outro grande mestre: Mike Zeck)!

      Sobre as capas da "CCM"... Te confesso q no início me causaram estranheza, mas logo me acostumei e já teci elogios aqui no blog à ideia gráfica dessas capas (uma ideia genial e inovadora). O resultado é impressionante: Quadros internos das histórias q tinham um puta potencial pra se tornarem belas capas (aposto q nem os artistas da época tinham imaginado essas imagens assim, rs)!

      Qto às "PIORES" do ano... elas tão logo abaixo desta postagem: São tão ruins q aposto q vc passou batido por elas, hahaha!

      Abs!

      Excluir
    2. "Qto às "PIORES" do ano... elas tão logo abaixo desta postagem: São tão ruins q aposto q vc passou batido por elas, hahaha!"

      Caramba comandante! Realmente passei batido nesse post. `Peço desculpas pelo vacilo. E realmente pras capas escolhidas "piores" é elogio.

      Valeu, um abraço!

      Excluir
    3. Oi, LEPM... Vc foi do FILÉ mignon pra carne de Acém numa tacada só, hein? kkk!

      Abs!

      Excluir
  12. Fala, Léo!
    Como já é tradição, sempre na expectativa do top 10 das melhores e piores capas.
    Que bom que vc resistiu ao lixo tóxica da postagem anterior (as piores) e pode concluir com tantas capas boas!

    A melhor, considero a do Ultraman, mesmo mantendo distância do gibi, que CAPA!
    Como o Alex Ross vem produzindo capas espetaculares!

    Muito boa a imagem da "Era de Ouro" abrindo a postagem.

    Sobre as piores, a capa do "Trio" do Byrne...dureza!
    Faço uma analogia com aquelas peladas beneficentes de final de ano com ex- jogadores, cria-se uma expectativa ao redor do nome, mas o resultado é decepcionante!
    Mas como o Byrne é foda, recomendo uma olhada no trabalho X- men Elsewhen, todo à lápis (me parece uma aceitação do caso de amor mal resolvido do Byrne com os mutantes/personagens da Marvel).
    abs
    Grande ano para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      As capas da postagem anterior tavam tão "ruins"... q acelerei pra postar logo as "melhores" duma vez, rs!

      A capa do "Ultraman" ficou tão bonita, q é a única das 10 acima q eu mandei transformar em POSTER (consegui uma imagem em HD e mandei pra gráfica). O Ross se achou nos últimos anos e se estabeleceu como sendo um dos maiores capistas de todos os tempos. Este ano já começa bem, justamente com mais uma capa do Ross pra "Marvels 2" (q logo estará chegando nas bancas de todo o país), saca só:

      https://d14d9vp3wdof84.cloudfront.net/image/589816272436/image_5ql04d6p4p5ol5rurmj8a4b53t/-S897-FJPG

      E o BYRNE virou um tiozão de PELADA da firma mesmo, hahaha... Esse "TRIO" tá um horror, mas até q em outras obras ele se andou se saindo bem (tipo uma sobre o "Fim do Mundo" q saiu pela Mythos - esqueci o título - e uma outra de sci-fi q teve campanha no Catarse no ano retrasado). Ou seja, é um tiozão de pelada q de vez em qdo marca um gol contra os estagiários da firma, kkk!

      Um Feliz 2023 pra vc tbm, amigo!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...