28/12/2022

"Revirando a Lixeira": As PIORES Capas de 2022...

"Revirando a Lixeira" é - literalmente - a PIOR coluna aqui do blog.... E nem teria como ser diferente, pois ela traz nada menos do que as 10 piores capas de gibis do ano!

Capas feias, com excesso de poluição visual, mal-desenhadas, feitas nas coxas, com erros grotescos de anatomia e proporção.... Estão selecionadas aqui: Direto da lixeira do "Submundo", rs!

Confira abaixo (e selecione as suas "favoritas" também):

E lá vamos nós (de novo) com o "melhor do pior" (ou o "pior do pior" - se preferirem)... Esta coluna já virou tradição aqui no blog na virada do ano e traz uma seleção PESSOAL das PIORES capas do ano que passou (é gosto pessoal mesmo, nada contra quem achar alguma dessas capas "maravilhosas", rs). Meus critérios de "seleção" são variados, apresentando aqui capas que eu considerei mal-desenhadas (com erros de anatomia e proporção), cenas e poses manjadas/clichês, poluição visual, chamadas cretinas, ou mesmo a simples tosqueira do conjunto todo, kkk! Começamos com uma verdadeira LENDA-VIVA das HQS: O "MESTRE" Rob Liefeld, que retorna em: "Deadpool - Sangue Ruim" (lançamento bem quentinho deste mês e já entrando direto nesta coluna, rs). Reparem na CAPA do MESTRE (capa-dura ainda por cima, hehe), ele sempre teve uma notória dificuldade em desenhar "PÉS" (e aqui não é diferente)!
 
Seguimos em frente... A "Saga da LJA 4" entrou na lista por representar (numa única imagem) tudo de PIOR que a DC tinha a oferecer nos anos 90: O "Superman-Elétrico", Os "Gatos-Selvagens", a poluição visual, o desenho tacanho, etc. Capa medonha e que nos traz lembranças não muito agradáveis! O "Batman - Evolução" é uma edição da malfadada coleção do morcego pela Planeta Deagostini, falo isso, porque a referida coleção é praticamente uma lenda urbana em muitos estados e cidades (nem vem mais aqui pro sul). Mas essa capinha ficou sem-vergonha de tão mal-desenhada, hein? (e cadê o pé direito do "Batman"? atravessou o cenário? puro garrancho)! O "TRIO" do BYRNE, entrou na lista de forma melancólica: Sou fã do trabalho dele, mas achei meio deprimente ver nessa capa um apanhado de PLÁGIOS de outros personagens dos gibis: Nem preciso citá-los pois já saltam aos olhos de forma bem evidente (triste ponto da carreira pra um artista que já nos trouxe tantas ótimas HQs)! "Batman - Especial: Caçador de Palhaços" (como diria aquela bela música do 14 BIS: "Eu, Caçador de Mim", kkk)!

A "Espada Selvagem de Conan"... É uma das coleções que mais capas bonitas teve ao longo de suas 75 edições (a coleção se encerrou este ano). PORÉM, no meio de tanta capa bonita, escapou essa coisinha feiosa que é a capa do Vol. 71: Um desenho horroroso já na reta final da série (que CROM tenha piedade)! Agora um mangá (pra deixar a coluna mais eclética): "Hokuto No Ken - Fist of The North Star", eu conheci através de um antigo jogo de nintendinho (de 1987), e a capa desse mangá (da JBC) é brega e cafona até o talo (igual ao game do NES que eu lembrava, rs)! O "Homem-Coisa" teve uma boa participação no especial do "Lobisomem da Noite" (Disney+) sendo fielmente adaptado em live-action. Mas não escapou de render uma das capas mais feias do ano! O "Shang-Chi" da Marvel atual é uma coisa HORROSOSA de tão ruim e ficou SOJADO pra caralho: Tanto nesse gibi (acima) quanto naquele FILME mais asqueroso ainda (e que em NADA remete à fase clássica e gloriosa do "Mestre do Kung Fu" nos quadrinhos)! Por FIM: Os "Vingadores - De Folga" (abaixo), até a "Gatota-Esquilo" aparece pra dar aquela força pra capa entrar no TOP 10 das piores, rs!
 
Até+

22 comentários:

  1. Essa última capa dos Vingadores, Jesus amado... Alguém compra um troço desse? E pensar que nos primordios da Marvel, o Don Heck era o que a editora oferecia de pior, a galera caía matando em cima dele, mas era anos-luz melhorvdo que isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, L... blz?

      Olha o q é esse "THOR" na capa dos "Vingadores"... E dizer q um dia já tivemos o Deus do Trovão desenhado pelo John Buscema, rs!

      O Don Heck era o pau-pra-toda-obra da época mesmo... quebrava um galhão pra Marvel ampliar a demanda de lançamentos nos anos 60!

      Abs!

      Excluir
  2. Oi Leo!
    Esta junto com as melhores capas são uma das matérias que mais aguardo no ano aqui no Blog!
    A lixarada continua muito forte, cada capa pior que a outra! Esta da "Marvel Action Vingadores", é pavorosa!
    O pior que nem a coleção da ESC passou incólume de ter uma capa horrorosa no meio de tantas magistrais! Um fruto podre no cesto!
    Essa da "Saga da Liga da Justiça" está na lista merecidamente, já que todos os heróis na capa são "quadradões" e mal finalizados!!
    Quanto ao Mestre Liefeld, eu acho até que ele melhorou muito perto da época do "Capeitão América"!
    Porém acho seu companheiro de Image, Erik Larsen tão ruim quanto ele! As Histórias do Aranha que ele desenhava nos Anos 90 são de uma mediocridade absurda aliada ainda aos textos medíocres de David Michelinie!
    Ano que vem a Panini vai lançar um omnibus desta fase!
    John Byrne teve seu auge nos Anos 70, o cara desenhava muito, mas muito mesmo! Quando ele foi pra DC já em meados da década de 80, sua arte já tinha decaído um pouco, e na Década de 90 atingiu clímax de ruindade com a série "Gênesis" do Aranha, e junto com a decadência de sua arte, sua habilidade como escritor foi junto!
    Estes títulos autorais dele é só pra fã hardcore mesmo!
    Torço para que a Panini publique os dois omnibus dele da Era Marvel, que pega as Décadas de 70 e 80! Material top mesmo!!
    Pelo que vi você viu "Lobisomen da Noite" hein?
    Gostei muito deste especial da Marvel, uma das melhores surpresas deste anos, mostrando que existe criatividade na Marvel Studios, além destes filmes e séries sojados e lacradores!
    Shang Chi é um personagem que tentam revitalizar e enfiar garganta abaixo nos novos e antigos leitores!
    Mas não vai, o personagem é estigmatizado pela Década de 70, não tem jeito, o auge dele está nestas histórias!
    Capa horrível deste "Batman Evolução"!
    Eu cancelei a assinatura desta coleção porque era aumento basicamente a cada mês e era uma facada violenta cada um!
    A editora não tinha estrutura para lançar uma coleção deste porte, pior ainda não a distribuindo nacionalmente, onde queria compensar os custos arrancando o couro dos assinantes!
    Esta coleção junto com a do Príncipe Valente JAMAIS chegaram por aqui, e viraram "lendas urbanas"!
    O fracasso destas coleções é mais culpa da editora em si do que dos assinantes, afinal possuem uma péssima logística, e querem repassar qualquer custo que tenham a mais de forma exagerada ao consumidor final que em tempos mais difíceis acaba abandonando por culpa do alto custo das edições!
    Creio que deveria haver um contrato de obrigatoriedade na licença de publicação para jamais a coleção ficar incompleta onde for publicada!
    De todas que saíram somente a do Star Wars (aos trancos e barrancos), TEX ,DC Eaglemoss, e do Conan chegaram ao fim!
    O que a Salvat fez desperdiçando três coleções Marvel é imperdoável,e agora lança outra com 60 edições!
    Enfim, é Brasil, e infelizmente as editoras passam longe dos olhos da lei e fazem o que bem entendem!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Lembra q essa capa de "Marvel Action" foi indicação sua lá no grupo do "submundo" no face? Eu nem sabia da existência desse gibi tosco até vc me avisar, hahaha!

      "O pior que nem a coleção da ESC passou incólume de ter uma capa horrorosa no meio de tantas magistrais!"

      Pois é... Dá até pra relevar essa capa da "ESC" pelo fato dela ter sido produzida já na reta final da revista em idos dos anos 90 (bem na fase de falência da Marvel e queda descomunal de qualidade em praticamente todos os títulos). sei q fica aquela "MANCHA" suja na coleção, hehe: Mas o colecionador precisa entender o contexto e perdoar, rs!

      A "LJA 4" tinha q entrar nessa lista por tudo de ruim q representa... é o PIOR dos anos 90 na DC resumido numa única capa: Esse "Super-Elétrico" foi uma aberração nível "Saga do CLONE" pro aranha e os "Gatos Selvagens" eu sempre detestei com todas as forças (puta troço horroroso, nem o Alan Moore salvou essa merda)!

      Já O "MESTRE" eu escolhi pra abertura desta coluna este ano... até em respeito pela AURA de tosquice em torno dele e por AINDA não ter aprendido a desenhar PÉS depois de 30 ANOS (uau), kkk!

      O BYRNE é um caso à parte... Foi a ÚNICA capa de gibi q eu incluí nesta coluna com dor no coração, justamente por ser fã do trabalho e conjunto da obra em sua contribuição IMENSA pros quadrinhos. MAS, esse "TRIO" é constrangedor logo na 1º olhada: com esse "Coisa" e "Punho de Lâmina" paraguayos. Pior q o BYRNE ainda tem coisas recentes bem melhores q isso (tipo um "Fim do Mundo" q saiu pela Mythos e um projeto sci-fi q andou pelo catarse ano passado - esqueci o nome mas comentei aqui no blog na época da campanha)!

      "Pelo que vi você viu "Lobisomen da Noite" hein?"

      Sim, com a Marvel eu tô em dia agora (acelerei os atrasados antes de cancelar minha assinatura da Disney+ q eu encerrei em protesto pelo excesso de lacração geral)... Falta só ver o "Lacrate Forever" (kkk) e os filmes q eu NÃO verei pq resolvi boicotar mesmo: "Thor 4" e "Ms. Marvel"!

      Gostei mto do "Lobisomem"... e em especial da participação do "Homem-Coisa". Foi uma grata surpresa esse especial e espero q um dia tenha continuidade (gostei do Diego Luna no papel de Jack Russel - o ator é ótimo)!

      O "Batman" da Deagostini foi um DESASTRE mesmo... sem distribuição em bancas e sem venda on-line pela editora (fazendo o leitor cair na mão de "scalpers" cobrando o dobro do preço de capa - q já era caro e reajustado todo mês): Tomar no cú mesmo, tão pedindo pra ninguém comprar!

      No mais... A volta da Salvat como se nada tivesse acontecido: foi uma das maiores caras-de-pau q eu já vi na minha vida de colecionador. Credibilidade ZERO (só quero ver se algum incauto vai cair nessa de novo e ficar com uma coleção de grande porte inacabada outra vez)!

      Abs!

      Excluir
  3. Fala Léo, sabia que tinha coisa "mais feio que bater em mãe por causa de mistura", mas o que mais me surpreendeu foi essa do Conan, justo ele que sempre teve as melhores capas, faz parte, e pode ser repetitivo, mas o cuidado com as capas é essencial, eu mesmo já comprei muitas hqs, só por causa da capa, antes tinham capas ruins, mas eram numa proporção menor, hoje é o contrário, essas artes de hoje muito " limpas " sem senso de anatomia, enfim é o que tem pra hoje e dispenso. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      A participação da "Espada Selvagem" nesta coluna de piores capas... era algo q eu já previa lá no início da coleção, pois eu lembrava q num determinado ponto, a "ESC" atravessou a fase tenebrosa da crise econômica da Marvel nos anos 90 e q algumas capas originais da "ESC" eram tão RUINS, q a Abril (na época) optou por trazer capas alternativas pra não assustar tanto o leitor, rs!

      No mais... Tbm dispenso a produção atual na grande maioria dos gibis, e já encerrei minhas cronologias pessoais tanto pra Marvel qto pra DC!

      Abs!

      Excluir
  4. Que bom que Hokuto no Ken está representando os mangás nessa "nobre" coluna rsrsrs. Mas sempre vou lembrar dps bons tempos em que Toriko era destaque 😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, L... blz?

      Q saudades do "TORIKO" (ou "FURIKO", como eu chamava, kkk)... Aquele mangá foi o carro-chefe desta coluna durante o tempo em q foi publicado (chegando ao AUGE de ter 2 CAPAS numa mesma postagem certa vez, hehe)!

      Abs!

      Excluir
  5. Nada melhor do que o pior, não é mesmo? Os anos passam, mas continuo me surpreendendo com a capacidade da indústria de expressar essas tosquices. "Ken" é a pior das piores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alvaro... blz?

      Eu tbm me surpreendo bastante com o volume de capas (e gibis) RUINS todo o ano... Pra vc ter uma ideia, a produção desta coluna é feita através dos 12 meses do ano: Eu vou selecionando todas as capas horrorosas de cada mês e qdo chega em dezembro eu tenho uma PASTA no meu PC recheada de capas ruins pra eu fazer a triagem e selecionar o meu "TOP 10", hehe!

      O q poucos sabem, na verdade, é q a lista BRUTA de capas é IMENSA... Só este ano eu tive umas 125 pra escolher 10 no final. É praticamente uma média de 10 capas medonhas por mês, kkk!

      Abs!

      Excluir
  6. antigo jogo de nintendinho (de 1987)
    Já estava me perguntando se era o mesmo do jogo, quando bati o olho na capa,a matéria respondeu a pergunta...
    Conheço muito pouco mangás, Akira e MAI a garota sensitiva nos anos 90 são os poucos que eu li...
    Feliz ano novo chefe,e continuo no aguardo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Thiago... blz?

      Saca só os cartuchos do nintendinho... Só pra sentir o DRAMA, hehe:

      https://i.ytimg.com/vi/Gu3z9K_wBl8/maxresdefault.jpg

      Um Feliz Ano-Novo pra vc tbm, amigo... E um 2023 melhor ainda (na medida do possível, rs)! Te mandei msg no ZAP (vamos nos falando)!

      Abs!

      Excluir
  7. Essa coluna é muito boa.

    Se me lembro bem até que esse ano o top 10 não tá tão ruim assim. Essa Conan mesmo até me agradou ... acho que ficamos mal acostumados com a qualidade das outras capas dessa coleção (por sinal meu número 11, a edição "cancelada", tá vindo - achei um cara vendendo na Internet praticamente pelo preço de capa). Já tava quase aceitando que minha lombada ia ficar incompleta (vou fazer até o 13 só pra completar o Conan - putz ... nessa coleção virei lombadeiro hehehe)

    Abração Leo, Feliz 2023 e obrigado por continuar com o blog. Sinto falta dessa "Internet raiz" em que as pessoas escreviam textos com mais de 140 caracteres .. tou ficando velho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Vinícius... blz?

      Brigadão por ter curtido mais uma edição desta coluna (q já virou tradição em matéria de tosquice aqui no blog, rs)!

      Qto ao Vol. 11 da "ESC"... não lembro ao certo, mas "acho" q vc está se referindo àquela edição q teve uma polêmica tradução oriunda da Abril, né? Me confundo um pouco, pq comprei até o Vol. 20 e tive q parar com a coleção, mas li todas essas 20 meio q numa tacada só (deixei acumular tudo e li às pressas pra poder encaixotar pra uma mudança q fiz recentemente, rs)!

      No mais... Um Feliz Ano-Novo pra vc tbm, amigo: Q 2023 seja pleno e próspero pra todos nós (apesar das adversidades q sabemos nos esperar em termos de economia e bem-estar)! E eu TBM sinto falta dos meus blogs favoritos do passado (mtos já encerrados ou inativos), pois antes de ser blogueiro eu sou leitor de outros blogs tbm, hehe!

      Abs!

      Excluir
  8. Feliz ano novo para você e seu pessoal Leo.
    1ue venha umh próspero 2023 , meu verme já me atacou com Janah Hex Tim Thumam . Desenhista que para mim é como O Cineasta Sergio de Leone especialista nos feios e malvados.

    Galeria dos horrores difícil escolher a pior.
    Sabe me dizer se John Byrne desenhou essa capa de TRIO com oito anos de idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alexandre... blz?

      Feliz 2023 pra vc tbm, amigo... E q possamos, no ano q está por vir, darmos conta dos futuros lançamentos (q prometem ser PESADOS), hehe:

      Além do "JONAH HEX" (COFRASSO espetacular q será)... Teremos logo de cara (já em janeiro) nada mais, nada menos, do q o "SPIRIT" (pela JBraga - a mesma editora nova q já nos brindou com: "Torpedo 1972" e "ZORRO"). Q belo começo de ano, hein? Eu, pelo menos, já começo em ÊXTASE (pelo menos em relação aos GIBIS, kkk)!

      Qto ao BYRNE... De repente ele andou catando uns esboços de desenhos dele dos tempos de criança mesmo, hehe!

      Abs!

      Excluir
  9. Grande Leo, blz?

    Essas capas são péssimas mesmo. Agora quero ver as "melhores", duvido muito que tenha alguma recente na lista, deve ser só de republicações mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Guilherme... blz?

      A coluna de "MELHORES CAPAS" vai ao ar agorinha mesmo, hehe... E trará 2 surpresas recentes sim, inclusive uma delas acabou de sair (nem tirei da pasta ainda) e já adorei a capa (q é a nova "CCM do 4F", com o "Destino" atacando a equipe parecendo o KING KONG em cima do Edifício Baxter, kkk!

      A 2º TBM é lançamento recente (do começo deste mês) mas não podia ficar de fora... q é a "MM" pisando na cara do "Bátima" na arte do G.J. Jones!

      Abs!

      Excluir
  10. Bom ano novo,shang chi acabou de ser anunciando na cheklist panini deste mês bom saber que não presta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz 2023 pra vc tbm, Optimus!

      E passe bem longe desse "Shang XIXI", rs!

      Abs!

      Excluir
  11. Qualquer semelhança entre o rosto do "Batman Evolução" e o Roger Ramjet é mera coincidência, rsrsrs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Adauto... blz?

      Puxa, q boa lembrança essa... Fazia mto tempo q eu não ouvia falar no "Ramjet", hehe. Pra quem não conhece, segue o LINK, rs:

      https://i.scdn.co/image/ab67616d0000b273684b14473edbd0fc3dc653ca

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...