17/09/2022

"Conan - O Bárbaro" (Especial): Só Lançamentos do Cimério de Bronze...

"Conan": O Bárbaro, O Pirata, O Aventureiro, O Rei... Seja lá qual for a alcunha que o Cimério esteja usando, o fato é que ele tomou de assalto o mercado nacional de HQs com uma enxurrada de lançamentos que cobrem diversas fases de sua extensa e sangrenta cronologia:   

"Conan - OMNIBUS 4" (A Era Marvel - O FINAL da Saga da "Rainha da Costa Negra"), "Conan - As Tiras de Jornal" (Vol. 1), "A Espada Selvagem de Conan" 73-75 (O FIM da Coleção), "Conan - Omnibus 5: Pirataria e Paixão" (Dark Horse), e "Conan - O Cimério 2" (da Glénat)!

Confira abaixo:

"Conan - OMNIBUS 4" (A Era Marvel - O FINAL da Saga da "Rainha da Costa Negra"): A fase de Roy Thomas & John Buscema chega ao seu ápice com o épico e trágico final da "Rainha da Costa Negra", em histórias publicadas originalmente em: "Conan - The Barbarian" 84-115; "Conan Annual" 4-5; e "What If"? 13 (todas de 1978-1980). Iniciada no Vol. 3 desta coleção de OMNIBUS, a gigantesca Saga de Bêlit (a rainha pirata) termina aqui: Mais precisamente no nº 100 da revista "Conan - O Bárbaro" (cuja CAPA dramática eu publiquei logo acima na versão recolorizada da Mythos: "Morte na Costa Negra"). O TIJOLO da Panini tem 848 pág (R$ 349,90) e traz, também, a famosa HQ: "O Que Aconteceria Se... Conan Viesse Para Nossos Dias"? (publicada em "Heróis da TV" 43)! No Brasil, a "Rainha da Costa Negra" saiu pela 1º vez em P&B pela Abril no mix da "Espada Selvagem" (embora as histórias originais fossem coloridas e em formato americano), estendendo-se do nº 41 ao 57 da revista (e mais tarde republicada pela Mythos: Também em P&B e magazine). Criada por Robert E. Howard, a saga da rainha era originalmente apenas 1 único CONTO (que faz parte da coleção de 3 LIVROS do "Conan" lançados pela P&N) esticado pela Marvel pra se espalhar por trocentas revistas (aproveitando o carisma de Bêlit pelo máximo de edições possíveis, já que a pirata foi uma das mulheres mais fortes e marcantes da vida de "Conan": equiparada apenas por "Valéria" e "Sonja", rs)!
 
"Conan - As Tiras de Jornal" (Vol. 1) + "Conan - Omnibus 5: Pirataria e Paixão" (Dark Horse) + "Conan - O Cimério 2" (da Glénat)... As "Tiras de Conan" foram uma surpresa inesperada nesse mar de lançamentos do Cimério: Produzidas a partir de 1978, as tiras de jornal são assinadas por Roy Thomas, John Buscema, Ernie Chan, Alfredo Alcala, Rudy Nebres, Pablo Marcos, entre outros (SÓ a NATA dos escribas e artistas de "Conan", rs). A coleção de tiras terá ao todo 2 Vol. (capa-dura, 208 pág, R$ 99,90) e o material já foi publicado de forma parcial no Brasil pela Mythos (no mix da revista mensal do "Conan" que a editora mantinha nos mesmos moldes da "Espada Selvagem" da Abril). Naturalmente, são histórias um pouco mais "light" diante do padrão das revistas de linha do Cimério, já que os jornais não podiam extrapolar nos excessos de violência e sangue. Mesmo assim, trata-se de uma edição histórica e obrigatória pra fãs de "Conan" (abaixo, postei uma tirinha em P&B direto dos jornais)! Agora 2 materiais contemporâneos: O 5º OMNIBUS da Mythos (fase Dark Horse) também retrata o romance de Conan com a "Rainha da Costa Negra" (capa-cartão, 436 pág, R$ 159,90), entre outras histórias readaptadas dos clássicos de Robert Howard! E a P&N lança o 2º Vol do "Cimério" na versão francesa da Editora Glénat (R$ 149,90). São 4 histórias: "A Cidadela Escarlate", "Sombras de Ferro ao Luar", "Pregos Vermelhos" (mais conhecido no Brasil por: "A Cidadela dos Condenados"), e "As Negras Noites de Zamboula"!
 
"A Espada Selvagem de Conan" 73-75 (O FIM da Coleção): A despedida de uma das coleções mais importantes e cobiçadas de "Conan" (que republicou todo o material da "Savage Sword" original)... No Vol. 73 ("Espadas de Sukhmet"), o bárbaro luta contra terríveis seres sobrenaturais, envolve-se com a perigosa Valeria (da Irmandade Vermelha) e tem sua adolescência revisitada em uma aventura repleta de intrigas e revelações ("Savage Sword" 225-227)! Já no Vol. 74 ("Ataque à Acheron"), Conan enfrenta o conquistador implacável conhecido como: "O Leão de Coríntio" e se une à "Sonja" para uma aventura no passado, onde a dupla enfrenta o mortal feiticeiro Xaltotun ("Savage Sword" 228-232)! E por FIM, no Vol. 75 ("A Filha de Raktavashi"): Encerramos a coleção com uma estrondosa e bela colaboração de Roy Thomas & John Buscema, numa saga de 80 pág (que dá título à edição). Buscando vingança pelo assassinato de um camarada, Conan persegue 2 aquilonianos até a cidade proibida no alto dos penhascos do Monte Raktavashi ("Savage Sword" 233-235)! Bonitas e impactantes capas: nessas 3 últimas edições da coleção!
 
Até+

55 comentários:

  1. OI Leo!
    Parabéns pela matéria! Ficou sensacional esta só com lançamentos do Cimério de Bronze!
    Bom, os omnibus eu ainda vou continuar comprando mas somente quando a situação permitir! Já virou chavão reclamar dos preços das publicações, mas sinceramente é pra muito poucos comprar tudo que sai de bom e relevante num mês!
    O maior exemplo disso é o mês de novembro onde a Panini resolveu "desovar" as publicações repleta de encadernados de luxo, omnibus, graphic novels, etc.
    Creio que hoje para manter o ritmo de colecionar HQs num mês varie de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00, ou seja, é pra muito poucos poder gastar um valor desses só com o hobbie!
    Este 4º omnibus tem o atrativo da saga "A Rainha da Costa Negra" e o "O que Aconteceria se...", que virou cult por ter sido publicado há mais de 40 anos atrás, por isso esta edição é tão especial!
    Já as tiras de Jornal(esse eu cofrei), foi uma surpresa muito boa este material ser republicado novamente!
    Estes artistas de antigamente trabalhavam hein? Jack Kirby, John Romita, John Buscema, trabalhavam em várias mensais e alguns ainda faziam tiras de jornais!
    Imagino que tempo livre estes artistas deveriam ter com a família, e que doenças não se manifestaram depois por esforço repetitivo e desgaste mental!
    A coleção da ESC ruma para seu fim! Uma coleção realmente 100% aproveitável, sendo na minha opinião a melhor de todas já lançadas!
    Ressalto que nunca li a do Príncipe Valente, estou apenas julgando conforme meu conhecimento de todas que vi e li, com exceção dessa!
    O sonho maior seria se lançassem por aqui agora a do Hugo Pratt, mas acho isso pouco provável de acontecer porque comercialmente falando ela não é para todos os públicos e poderia fracassar feio!
    Se Homem Aranha e Batman ficaram com suas coleções solo incompletas, imagina uma tão cult e pouco comercial como ado Hugo Pratt?
    É triste, mas é a nossa realidade!!
    Os omnibus da Mythos eu também estou fazendo e é um bom material, bem como o formato (menos o preço das edições), mas já está chegando perto do fim!
    Já os do Pipoca e Nanquim, eu pulei mesmo, e olha que eu gosto de HQs européias, mas sinceramente este Conan da Glenát não dá com esta arte caricata e infantilizada!
    Embora varie com alguma arte boa, a predominância é este tipo de arte inadequada para o personagem!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elcio... Tdo bem?

      Brigadão por ter curtido a postagem... Tbm gosto qdo um personagem SOZINHO rende material pra uma postagem individual só pra ele. E o "Conan" tem surpreendido nesse ponto, já q ele não tem nenhum FILME ou série de TV em andamento pra aproveitar o hype da mídia em cima disso. Ou seja: É um personagem lutando NA RAÇA pra se impor no mercado sem ajuda externa (só com os GIBIS mesmo)!

      Sobre os preços... eu nem critico mais, pois é chover no molhado: O mercado nacional JÁ assumiu essa forma de tiragens baixas e preços elitizados, formatos luxuosos e caros e público segmentado. É assim q foi definido esse nicho do colecionismo, e cabe ao leitor agora 2 alternativas diante disso: Tentar manter suas coleções com promoções e selecionando de forma mais radical aquilo q for comprar/cortar (é o meu caso) OU pular fora do barco e viver de scans e novos hobbys (o q eu já pensei em fazer tbm, rs)!

      O "Conan" se enquadra perfeitamente nessas características acima... É uma coleção em geral CARA pra se manter (seja num BUSÃO de mais de 300 conto, ou numa coleção de 75 Vol. custando mais de 60 cada um). Dito isso: Me vi obrigado a encerrar os OMNIBUS do "Conan" já no Vol. 2 (nem peguei o 3 e 4: apesar de querer mto ler a saga da rainha completa). Mas as "Tiras de Jornal" eu pretendo pegar assim q aparecer na loja daqui!

      Qto aos valores pra manter a coleção... 2 a 3 MIL é o q custa a escola do meu filho, rs. Ou seja: Eu nem cogito gastar tudo isso em GIBIS tendo o colégio pra bancar de forma ininterrupta daqui pra frente. Meu limite tem ficado em 500 pila no máximo em gibis (e isso qdo eu consigo vender uns FALCONS pra ajudar a bancar as HQs). Este mês, por exemplo, só gastei 150 pila (fora outros 100 q eu deixei pendurado na loja pra acertar até o fim do mês). E nada de compras virtuais este mês tbm!

      "Estes artistas de antigamente trabalhavam hein? Jack Kirby, John Romita, John Buscema, trabalhavam em várias mensais e alguns ainda faziam tiras de jornais!"

      Isso é impressionante mesmo... Só esses 3 q vc citou eram verdadeiras máquinas de desenhar e produziam vários gibis AO MESMO TEMPO e ainda cumprindo os prazos apertados todo mês nas editoras. O Buscema fazia basicamente ao mesmo tempo 2 revistas regulares do Conan ("ESC" e o "Bárbaro" mensal), mais as Tiras de jornal (DIÁRIAS) durante 4 ou 5 anos. E ainda: "Thor", "Vingadores", e outros títulos mais ou menos da mesma época. Imagina se os artistas pernas-de-pau de HOJE fariam isso? kkk!

      O "Príncipe Valente" é EXCELENTE... Uma verdadeira obra-prima das HQs (ou tiras de jornal). MAS, só li os primeiros 15 ANOS (não tô nem na metade da fase do Hal Foster - q ficou uns 35 anos desenhando o valente, rs)!

      Do Hugo Pratt eu não li quase nada (sou a "vergonha da profisson" - como diz o Jacquin, hahaha)... Mas tbm acho pouco provável q alguma editora invista nele (já tentaram várias vezes emplacar o "Corto Maltese" e nunca estourou nas vendas: A última editora q tentou, parou após algumas edições)!

      O "Conan da Glénat" eu acho horroroso de tão ruim... desenhos cartunescos e tacanhos: nem parece uma HQ padrão europeu (como deveria ser). Passo bem longe disso, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. "Sobre os preços... eu nem critico mais, pois é chover no molhado: O mercado nacional JÁ assumiu essa forma de tiragens baixas e preços elitizados, formatos luxuosos e caros e público segmentado. "

      Quanto ao Batman estou mais tranquilo, pelo que vi nesse último video que saiu do 2quadrinhos. Parece que a Panini finalmente tomou vergonha na cara e vai lançar algumas minisseries especiais do Batman em capa cartão como a do Flashpoint Beyond . Ao invés de só lançar em capa dura. Meu bolso agradece.

      Excluir
    3. "Já os do Pipoca e Nanquim, eu pulei mesmo, e olha que eu gosto de HQs européias, mas sinceramente este Conan da Glenát não dá com esta arte caricata e infantilizada!"

      O engraçado é que quando ouço falar em hq europeia. Sempre me vem á mente um refino na arte e.na colonização, totalmente oposto ao cartunesco e infantilizado

      Excluir
    4. Mesma coisa aqui, L...

      "HQ Europeia" sempre foi sinônimo de qualidade num passado remoto... Moebius, Bourgeon, Serpieri, Druillet, etc!

      Esse "Conan francês" é uma PIADA diante desse conceito de HQ europeia q eu citei acima. Literalmente: "A Vergonha da profissón" (hahaha, adorei esse meme)!

      https://www.youtube.com/watch?v=1YYpndia2k0

      Abs!

      Excluir
    5. Fala Leo, valeu por mais essa excelente matéria!! Concordo com vocês, Conan Glenat não dá porque é muito tosco. A insistência absurda em surfar na onda de um personagem ou tema popular faz as editoras investirem nessas bizarrices. Posso estar enganado, mas fã de Conan raiz não curte esse da Glenat. Ao invés de lançar isso poderiam investir no Corto Maltese Integral que já rola na europa e EUA. Quase peguei na Amazon italiana por 95 euros, mas desisti por causa do frete... só o preço do gibi é motivo de divórcio, embora realizaria o sonho de ter toda obra, mas o frete é absurdo demais. Enfim, fico no busão do Conan até o volume 4 e as edições históricas da Mythos que consegui com sacrifício. Mas ainda acho que se o lance é hype, a Mythos tá bobeando se ainda tem os direitos do Groo (hehehe). E falando sobre clássicos europeus e americanos, meu sonho é que aparecesse algo no Brasil como a Cosmo Editoriale (https://www.editorialecosmo.it), que traz grandes materiais clássicos a preços acessíveis com capa cartão. Valeu Leo e galera, abs

      Excluir
    6. E aí, Sardine... blz?

      Valeu mesmo por ter curtido a postagem, brother... As próximas aqui no blog serão bastante intensas tbm e recheadas de lançamentos e novidades (vou correr pra botar em dia todos os principais gibis do mercado antes do final do ano, pra q caibam os melhores lançamentos na "Retrospectiva" de dezembro, hehe)!

      O "Conan da Glénat" é uma aberração dos quadrinhos (na minha opinião pessoal)... Pois tem um nível gráfico/artístico mto abaixo do padrão EUROPEU (q sempre ostentou a fama de ter os melhores artistas das HQs) e mto abaixo TBM do padrão ao qual os fãs de "Conan" estavam acostumados (com John Buscema e cia). Ou seja: Eu realmente não sei a quem se dirige esse material da Glénat (ao leitor veterano? ao novo leitor? ao leitor q nunca ouviu falar em "conan"? eu realmente não sei e não entendi a razão de se lançar algo tão ruim e desnecessário - só se for pra "surfar" no nome do personagem mesmo, conforme vc falou)!

      "Ao invés de lançar isso poderiam investir no Corto Maltese Integral"

      Aí sim... eu acharia um lançamento mais interessante: Mesmo q o "corto" tenha bem menos público q o "conan", pelo menos o material sendo BOM já vale o investimento e os editores não pagam o MICO de ficarem enaltecendo uma tosqueira nas redes sociais como se fosse a 8º maravilha do mundo, kkk!

      Qto ao "Groo"... O errante já foi publicado por várias editoras no Brasil desde 1990: Abril, Pandora, Globo, Ópera Graphica, e a Mythos (cuja última edição do "Groo" saiu em 2018). Acho q a Mythos podia aproveitar o hype do "Conan" mesmo e lançar um OMNIBUS do "Groo" em capa-cartão, q tal? rs!

      Abs!

      Excluir
  2. Colecionar Conan e Batman tem sido bem pesado pro meu bolso.

    Esses omnibus do Conan, pretendo, se o bolso deixar, pegar os vols 4 e 5. Eu pulei o omnibus 3, alguém por favor sabe me informar se ele é essencial pra cronologia?

    Tiras do Conan, essa já está cofrada, só esperando chegar e estou na agonia, já que a comora foi feita no site da Panini antes da reformulação. Vou parar no vol 1, já que o Buscema não desenha o vol 2.

    Léo, mudando um pouco de assunto, você conferiu Monstros do Barry Windsor-Smith? Só tou esperando ficar com pelo menos uns 25% de desconto pra pegar. Vi em scans a arte e estou me segurando pra não comprar logo.

    E o ritmo do Conan tem ido de vento em polpa. Acho que agora só tá faltando a Panini republicar as revistas Conan Rei e Rei Conan pra fechar a era de ouro do Cimério na Marvel, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, L... blz?

      Sim, o 3º OMNIBUS é essencial pra cronologia... até pq, é onde começa a saga da "rainha da costa negra" (a 1º metade da saga tá no Vol. 3 - CASO vc esteja se referindo à fase da Marvel, é claro: Pois se for da Dark Horse, eu não conheço a ordem e a qualidade/conteúdo das edições)!

      As "Tiras do Conan" eu pretendo pegar os 2 Vol... mas mesmo o 1º ainda vai demorar um pouco, pois tenho mtas contas pra botar em dia antes disso, rs!

      "você conferiu Monstros do Barry Windsor-Smith?"

      Sim, eu tenho esse material em scans... Mas não gostei tanto a ponto de comprar a versão impressa. Sei q vai sair um encadernado, mas não me entusiasmei com o lançamento (embora eu seja um grande fã da arte do Smith em sua fase mais clássica)!

      Qto ao "Conan"... além da fase "REI", ainda faltam as GRAPHIC NOVELS dele: Foram várias q a Abril lançou na época e já renderiam um belo TIJOLO se fossem compiladas num encadernadão, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. "Qto ao "Conan"... além da fase "REI", ainda faltam as GRAPHIC NOVELS dele: Foram várias q a Abril lançou na época e já renderiam um belo TIJOLO se fossem compiladas num encadernadão, rs!"

      Bem lembrado. Mas pelo menos a do Conan das Ilhas sairá no omnibus 5 da Marvel, pelo que vi do encadernado gringo. Outras acabei pegando a versão da abril mesmo.

      Excluir
    3. "Conan das Ilhas sairá no omnibus 5 da Marvel, pelo que vi do encadernado gringo."

      Opa... Valeu mesmo, L:

      Não sabia q o "das Ilhas" ia sair no busão 5... Por enquanto, vou ter q me contentar com a GN da Abril mesmo (q tenho em perfeito estado, rs)!

      Abs!

      Excluir
  3. Ótima matéria!
    Realmente, fomos agraciados com tantos lançamentos do Conan, vivemos o "renascimento" de publicações e republicações bárbaras.
    Eu sou um grande entusiasta da fase Marvel então minha preferência em aquisições são dos materiais desse período. Os demais (Glénat e Dark Horse) entram direto na lista de cortes. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Valeu por ter curtido a matéria (o "Conãn" merece, rs)!

      E eu tbm sou mais entusiasta da fase clássica do Bárbaro (Dark Horse e Glénat não são a minha praia, hehe)... Só me arrependo mesmo de não ter conseguido comprar os Vol. 3 e 4 desses OMNIBUS da fase Marvel (até hj, só tenho a saga da "rainha" aos pedaços nas "ESC" da Abril)!

      Abs!

      Excluir
  4. "Eu pulei o omnibus 3, alguém por favor sabe me informar se ele é essencial pra cronologia?"

    L, esse volume é o início da "Saga da Rainha Negra", logo, é essencial sim. Inclusive, hoje está com 37% de desconto na Amazon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu desconfio q o L estivesse se referindo aos OMNIBUS da Dark Horse, já q ele mencionou um Vol. 5 (q ainda não foi anunciado pela panini na fase Marvel, rs)!

      Mas tbm não tenho certeza disso... e vejo q em outras redes/grupos tem tido mta confusão a respeito, pq tanto a Panini qto a Mythos chamam as coleções (Marvel e Dark Horse) de "OMNIBUS" e ambas abordam basicamente as mesmas histórias em verões diferentes (tipo a "Rainha da Costa Negra", q se estende entre os Vol. 3 e 4 da Panini e o 5 da Dark Horse na versão moderna)!

      Abs!

      Excluir
    2. "Eu desconfio q o L estivesse se referindo aos OMNIBUS da Dark Horse, já q ele mencionou um Vol. 5 (q ainda não foi anunciado pela panini na fase Marvel, rs)!"

      Opa, me referi aos omnibus da Marvel mesmo. A saga da rainha da costa negra peguei pela antiga ESC da Abril. Então, acho que vou pular 😅

      Excluir
    3. "L, esse volume é o início da "Saga da Rainha Negra", logo, é essencial sim. Inclusive, hoje está com 37% de desconto na Amazon."

      Tentador. Mas infelizmente o bolso e espaço não permite. Talvez ano que vem 😅.

      Excluir
    4. "Opa, me referi aos omnibus da Marvel mesmo."

      Ah, bom... Mesmo assim, fica a dica: Ou pega o Vol. 3 e 4 juntos... ou não pega nenhum, já q ambos se completam, rs!

      Abs!

      Excluir
  5. Olá Leo!
    Grato pela boa matéria.
    Conan é mesmo um fenômeno sem igual. Pretendo pegar as tiras e o Álbum da Pipoca, preciso organizar minha coleção urgente.
    Saindo um pouco do bárbaro, vi na live do UHQ que Hitman está lotada se erros. Joguei minha edição para o "Pé " da pilha de leitura agora estou receoso de adquirir os 2 últimos volumes,
    Pergunto a você se virá recal? ,você já leu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Alexandre... blz?

      Obrigado por ter curtido a postagem... Eu só tava esperando a Panini entregar o Vol. 4 do OMNIBUS (q atrasou demais e a editora se atrapalhou nos cadastros da pré-venda com a mudança de site) pra botar a matéria no ar, rs!

      Qto ao "HITMAN"... Putz, q lamentável recomeçarem essa porra de problemas de erros de revisão (tinham parado com isso). Comprei o Vol. 1 mas ainda não li (tá até lacrado na pilha). Pretendo fazer a coleção inteira, mas se estiver com mtos erros acho q seria necessário um recall sim (ninguém merece tantos erros numa edição cara e luxuosa, né)?

      Abs!

      Excluir
  6. Excelentes lançamentos do Cimério mais uma vez. Com exceção dessa da Glénat, que achei uma porcaria a arte. Os caras do P&N deveriam ter vergonha na cara por causa da expectativa criada em torno dessas edições. Arte ridícula no mínimo. As tiras me interessam bastante mas a um preço mais acessível. Os Omnibus seguem saindo sem parar e provavelmente devem seguir mais números. Os únicos que arrisco a pegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Diego... blz?

      Eu até entendo q o pessoal da P&N tente vender o peixe deles enaltecendo esse Conan francês... Mas por outro lado, perdem totalmente a credibilidade ao recomendarem algo tão ruim pro leitor como se fosse uma obra-prima dos quadrinhos, hehe. Fizessem de forma mais comedida a propaganda do produto então, mas sem encher demais a bola do material (pra não passarem tanta vergonha, kkk)!

      As "Tiras do Conan" eu vou certo tbm... mas vão ter q entrar na FILA, pois tô com outras atrasadas pra botar em dia antes!

      Abs!

      Excluir
  7. Fala aí comandante Leo!

    Que postagem prazerosa de se ler, é muito gratificante pra nós fãs e leitores das sagas e aventuras do cimério de bronze vermos tantos e tão variados lançamentos do bárbaro. Dessa leva eu gostaria de pegar quase tudo, por opção só abro mão dessa versão francesa que o PN está publicando. Tempos atrás movido pela curiosidade peguei scans desses álbums e a arte não me agradou nem um pouco, Conan é um personagem que por suas características físicas e corporais precisam de um desenho que deixe explícito sua figura intimidadora e impressionante. E não foi o que vi nessas histórias, foram usados estilos cartunescos e estilizados que no meu entender não combinam com o personagem.

    Dito isso, o restante se fosse possível seria cofre total. Estou fazendo a coleção dos "ônibus" da Mythos já peguei os quatro primeiros e tô na espreita do quinto. Os da Panini só vou até esse número 04 pra fechar a saga da Bêlit, tmbém está no aguardo e já tô de posse dos três anteriores.

    Essa compilação das tiras vou deixar de "stand by", se e quando as finanças permitirem dou um jeito de cofrar. E de novo vou lamentar aqui a não existência de um encalhe dessa coleção de capa dura da ESC, puta sacanagem da Panini-Salvat de não desovarem os exemplares não vendidos como foi informado aqui no Submundo por outros colegas frequentadores. Preferiram destruir tudo a disponibilizar a um preço mais acessível, coisa frustrante e revoltante.

    Então é isso Leo e amigos. Excelente postagem, obrigado e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, LEPM... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido a postagem, amigo... Eu tbm gosto qdo um personagem ganha material suficiente pra render um post mais bem encorpado aqui no blog, rs. E o "Conan" veio numa avalanche de lançamentos e por 3 editoras ainda por cima (Panini, Mythos, e P&N): Nada mal pra um personagem q ficou anos no ostracismo editorial!

      Vc tem toda razão qto ao "Conan francês"... Ele realmente tá num traço mto ruim tanto pro padrão "EUROPEU" (q deveria impor uma qualidade superior às HQs) e mesmo pro padrão médio do personagem em si, q geralmente já esteve mto melhor amparado artisticamente (Buscema, Smith, Alcala, e mesmo a fase Dark Horse: Mto melhor trabalhada q a Glénat)!

      Desta leva, só vou conseguir pegar as "Tiras" mesmo... Já q os OMNIBUS da panini não cabem no meu atual orçamento (nem com desconto eu consigo encarar: E fiquei só com os 2 primeiros)!

      As "ESC" eu penso da mesma forma q vc tbm: Sou radicalmente contra a destruição de "encalhes"... Pois além de achar um desperdício de papel, acredito q o encalhe ajude a formar novos leitores q não puderam fazer uma coleção pelo preço original. E me uso como exemplo disso: Já q comecei a ler "TEX" a partir de encalhes nas bancas e me tornei fã HARDCORE do ranger depois disso!

      Mas a ganância não tem limites... e vou te dizer q a panini prefere destruir os encalhes pra faturar MAIS relançando o material em novos formatos depois: Não duvido q logo venha um OMNIBUS da "ESC" (pra quem perdeu a coleção de 75 Vol). Sei q "negócios são negócios", mas tbm acho burrice a destruição de gibis (justamente pelo exemplo q citei acima na formação de novos leitores q podem começar com os encalhes mais baratos e depois alçarem voos mais altos)!

      Abs!

      Excluir
    2. Destruição de encalhe????? Que história é essa? Estou em choque ... Eu querendo completar minha coleção e a panini destruindo edições?

      Excluir
    3. E aí, Vinícius... blz?

      É triste, mas é verdade, amigo: A Panini DESTRÓI seus encalhes pra ter um maior controle do mercado (como se ela já não monopolizasse mais de 80% do mesmo, rs) e futuramente relançar o mesmo material em outros formatos (fechando aquela torneira dos gibis baratinhos em encalhes)!

      Abs!

      Excluir
    4. LEPM,
      Na Shopee tem vendedores de volumes da Coleção ESC da Panini por preços bem legais. Foi assim que fiz a coleção até o volume 62, os demais foi em promoções de 30% no site da Panini. Da pra completar fácil a fase Roy Thomas e Buscema que vai até o volume 24, se não estiver enganado. Depois da uma olhada lá.

      Excluir
  8. E aí Léo, tudo certo!?
    Desde moleque eu curto o Conan, provavelmente por causa do filme do "Arnoldo", 😁, apesar de lê o gibi dos amigos, não era de comprar em banca.
    Quando a Panini relançou as mensais estes anos atrás comecei a comprar, mas bagunçou com os títulos e como estava em cortes , ele foi a primeira que desisti.
    Aí a Mythos lançou o ominbus com desconto de 50% e promessa de box, claro que peguei, mas também desisti🤔. O roteiro achei muito legal, porém o letramento me desanimou. Estou aguardando aquelas megas promos da Mythos, quem sabe atualizo minha coleção.
    Outro assunto, tem novidades do Falcon, eu passei o Cabeça de Ponte, não quero comprar mais bonecos, só veículos, sabe se o helicóptero chega neste Natal?😁
    Valeu 👍.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Wesley... blz?

      Eu tbm, conheci o "Conan" em 82 através do FILME... Minha mãe me levou no cinema (eu tinha 10 anos) e se apavorou com o excesso de violência, hahaha (ela achou q fosse um filme normal de aventura tipo os q passavam na sessão da tarde e nem viu q era +18, rs)!

      Em seguida, no embalo do filme... o "Conan" passou a fazer parte dos gibis q eu comprava normalmente (HTV e SAM) e aí eu virei fã de vez!

      Qto ao "FALCON"... Sabe q eu ainda não consegui comprar o "Cabeça de Ponte"? (tá difícil sobrar 400 pila na conta - e como eu já estourei meus créditos, não consigo nem parcelar: vai ter q ser à vista). Mas ainda tem o "CONDOR" pra este ano e pelo menos mais 1 cartela. Nada ainda foi falado sobre "Helicóptero", mas a informação q rola nos bastidores é a de q a estrela conseguiu o molde das peças q faltavam pra completar o helicóptero (eles não iriam, buscar essas peças e fazer molde se não fosse pra investir, né? O q já é um ótimo indício, hehe)!

      Eu acabei conseguindo os 2 helicópteros originais (o amarelo de 78 e o preto de 80) em perfeito estado... mas tbm torço pra q a estrela relance, pq meu filho anda cobiçando meus helicópteros e preciso conseguir um 3º pra ele, kkk!

      Abs!

      Excluir
  9. Parabéns Léo, pela excelente matéria sobre o Cimério. O tempo passa e o personagem continua muito interessante, e com histórias para serem contadas e recontadas aos fãs de longa data, e às novas gerações de leitores. Um sucesso construído pela competência artística, literária e editorial, com algumas exceções vide versões caricatas de Conan ou projetos de cunho elitista. De todo modo, Conan tem seu lugar de honra na galeria dos maiores e melhores, de todos os tempos. Aos 57 anos, só tenho gratidão por poder acompanhar Conan seja na antiga ESC da Abril (caindo aos pedaços,rs), ou nos formatos luxo de hoje em dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido a postagem, amigo (tô te devendo aquela listagem das "Teias do Aranha", né? Desculpe, a última semana foi mto corrida pq estou de mudança, mas amanhã é feriado aqui no sul - Feriado Farroupilha - e vou aproveitar pra separar todos os meus formatinhos pra venda, rs)!

      E "Conan" é atemporal mesmo... As principais histórias do bárbaro foram escritas nos anos 30 (a quase 1 século atrás) e por incrível q pareça, ainda refletem perfeitamente as falhas da sociedade e da civilização moderna (as traições, a ganância, a luta pelo poder, e os desmandos dos governantes: TUDO está nas aventuras de Conan - escritas nos livros e adaptadas pros gibis). É impressionante o qto Conan é ATUAL!

      E tamo junto na casa dos 5.0, hehe... Este ano eu comemorei meu cinquentenário, e me sinto mto feliz por termos um mercado tão diversificado em termos de quadrinhos. A lamentar, apenas, o alto custo dos formatos mais luxuosos (dos quais acabo tendo de abrir mão), mas mesmo assim: é preferível escolher aquilo q vai comprar ou cortar da lista, do q não ter a opção de escolha, hehe!

      Abs!

      Excluir
  10. impressionante eles lançarem essas tirinhas.

    não vou comprar, mas fico feliz pelos fãs brasileiros que terão acesso a esse material curioso e obscuro

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Scant... blz?

      Vc falou bem: é um material bem obscuro mesmo... nunca vi essas tiras sendo publicadas nos jornais daqui, e só tomei conhecimento delas qdo a Mythos publicou algumas no mix da revista mensal do conan nos anos 2000 e pouco)!

      Abs!

      Excluir
  11. Fala Léo, achei que esses " O que aconteceria se... ", fosse ser publicado numa edição só com histórias desse gênero, finalmente consegui o volume 3, com um excelente desconto, esse volume 4, assim como as Tiras vou esperar a Black Friday, e particularmente eu gosto dessas histórias quando o Conan se encontra com outros personagens do universo Marvel, como o encontro com o Thor é sensacional, esse que saiu em HTV 43, é um dos melhores, que até rendeu uma continuação que é muito boa " Se o Conan ficasse preso no século XX " saiu em Capitão América 139, só o combate com o Capitão já vale a história, esses novos encontros, pra falar a verdade não li nenhum, não me empolguei como o das antigas, esse segundo volume do PN, a arte é bem melhor que a do primeiro, talvez eu acabe pegando também, com uma boa promoção é claro, as edições da Mythos, encerrei no segundo omninbus, enfim, esses lançamentos só confirmam aquilo que todos nós já sabíamos, Conan é sucesso garantido, po Crom! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Francisco... blz?

      Nos EUA chegou até a sair uma edição fininha só com crossovers do "Conan" tirados da série "O Q Aconteceria"... Acho q foram uma 5 histórias no total: Entre elas, aquela em q o "Conan" vira um gigolô nos dias atuais (continuação dessa de "HTV 43") 2 confrontos com o "Wolverine", e um com o "Thor"!

      Infelizmente, não tenho esse capitão 139 da abril... onde saiu a história do Conan Gigolô, mas tenho ela em scan e é mto boa (espero q um dia saia impressa por aqui)!

      Do "Conan" moderno/contemporâneo eu desconsidero TUDO... Já a partir das fase Dark Horse eu já não tenho mais nada de "Conan". Minha cronologia pessoal do personagem se encerra em "Conan das Ilhas" (da Abril). Ou seja: Só vale pra mim o q for da Marvel clássica, rs!

      Abs!

      Excluir
    2. "Só vale pra mim o q for da Marvel clássica"

      Minha cronologia do personagem também é referente à essa fase.
      Peguei o volume 1 do omnibus Dark Horse mais pela HQ "Nascido em campo de batalha". Que é a "origem" mais detalhada que saiu. Mas, ficarei apenas nesse volume. Minha leitura do Conan favorita é a fase Roy Thomas, e se for com arte do John Buscema melhor ainda.

      Excluir
    3. Oi, Roberto... blz?

      Esse arco do "Nascido em Campo de Batalha" é mto bom mesmo (tenho em scans)... E se não me engano foi baseado numa origem parcial escrita pelo Howard mesmo, não foi? (tipo: trechos de um poema dele ou algo assim). Não tenho certeza, mas lembro vagamente de ser algo baseado na RAÍZ de conan!

      No mais... minhas fases favoritas de conan (na ordem) são:

      1) ESC (Thomas/Buscema)!
      2) O Bárbaro (revista em cores - Thomas/Buscema)!
      3) A fase Barry Smith

      Abs!

      Excluir
  12. Essa "Conan - As Tiras de Jornal" me interessei bastante mesmo com o preço salgado, pois são somente dois volumes e achei viável. Ao lado de Tex, o personagem é sem sombra de dúvida aposta certa para as editoras lançarem as suas histórias venderem como água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo... blz?

      Eu tbm vou certo nessas "Tiras do Conan"... Li algumas em scans e gostei mto do ritmo e da proposta de se levar o Conan pra narrativa mais calma dos jornais/periódicos (sem o estilo acelerado e a correria dos gibis de linha). Fica uma leitura tão agradável, q lembra aqueles antigos seriados de aventura da TV (tipo: Tarzan e Jim das Selvas)!

      Abs!

      Excluir
  13. Fala, Léo!
    Boa demais esta postagem ,como sempre com suas abordagens certeiras, assim como na escolha das imagens/capas!

    Creio que quem curte gibi, curte muito as capas!
    Essa Overdose de Conan, após um limbo editorial é para agradar todo e qualquer tipo de leitor.
    É preciso segurar o impulso, senão a grana escorre!

    Muito saudosismo desta capa de HTV (ainda tenho a edição em bom estado).
    Considero o melhor material do bárbaro, o que saiu na ESC,que ainda tenho muitas edições da Abril, motivo pelo qual não encarei esta coleção da Panini (mas peguei uns 10 volumes).

    Mas acho muito válido que existam várias abordagens do personagem, em formatos e preços variados. E justiça seja feita ao editorial do P&N, por "arriscar" o lançamento dos contos originais do Howard, naquela excelente trilogia de livros.

    Acho que despertou muitos leitores antigos (apesar das edições da Mythos) gerando um efeito "cascata", desencadeando este volume de publicações, por editoras tão distintas (algo inédito por aqui, não?).

    O material mais foda lançado aqui, foram as edições históricas da Mythos, naqueles 03 volumes gigantes!
    Em que pese a associação imediata dos nomes
    Conan/Buscema,curto muito a fase inicial do BWS!
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Victor... blz?

      Brigadão mesmo por ter curtido esta postagem, amigo... A escolha das CAPAS e imagens pra cada matéria q eu posto aqui no blog é sempre uma das minhas partes favoritas, pois sou fanático por capas de gibis (tenho um HD externo lotado delas: nacionais e importadas, kkk)!

      E por falar em CAPAS... convenhamos, né? As da "Espada Selvagem" são espetaculares e ostentam a fama de ser uma das melhores seleções de capas entre todas as séries de HQs (pois são épicas e retratam com perfeição o clima/estilo das histórias em questão, sendo, também: Um show à parte)!

      Concordo tbm, plenamente com vc, qto aos LIVROS de "Conan" pela P&N... Cofrei os 3 e mais o do "Bran Mak Morn" (no mesmo estilo e q recomendo mto): Outra das criações de Howard e q seguiu à sombra de "Conan" e "Kull". São livros mto bonitos e bem acabados (com capas de acetato e ilustrações internas)!

      E sobre "TRILOGIAS"... me arrependo até hj de não ter pego aqueles 3 encadernados gigantes da Mythos (Libertador/Conquistador/Rei): Na época faltou verba, mas hj estão superfaturados no mercado paralelo (agora mesmo é q não rola mais, rs)!

      Abs!

      Excluir
  14. Recebi o volume 75 da Coleção ESC pela Panini, enviaram bem rápido essa edição prevista para outubro. Coleção completada desse material incrível.
    Leo, depois da uma olhada lá no seu zap. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Roberto... blz?

      Puxa, q rápido a Panini mandou esse Vol. 75, hein? Até achei q eu estivesse me precipitando ao já comentar essa edição por aqui, sendo q a previsão era pro mês q vem: Mas se já tão entregando a edição, é o FIM de uma das coleções mais cobiçadas entre os conanmaníacos brasileiros!

      E falando em "rapidez"... Te peço desculpas (e tbm à outros amigos e colegas aqui do blog e do grupo de classificados do zap) pelo meu atraso em mandar algumas encomendas. Até parei de vender e anunciar mais itens da minha coleção até botar em dia as entregas: Mas a verdade é q dei mto azar nas últimas 3 semanas com uma série de contratempos, sendo o pior de todos: Meu celular foi pro saco e tô usando um provisório (até conseguir comprar um NOVO - tô achando caríssimo os preços dos celulares, tá lôco) só q perdi mtas msg do zap (de negócios e vendas pendentes) e precisei de um especialista em T.I. pra me ajudar a recuperar, rs. Mas já tô voltando tbm de um feriadão prolongado (tive q ir pra outra cidade numa mudança provisória) e assim q chegar vou despachar o 2º e último lote de encomendas pendentes, pode ficar tranquilo (só voltarei a anunciar gibis depois de botar em dia as pendências)!

      Abs!

      Excluir
    2. "E falando em "rapidez"... Te peço desculpas (e tbm à outros amigos e colegas aqui do blog e do grupo de classificados do zap) pelo meu atraso em mandar algumas encomendas."

      Fica em paz, Leo! Da minha parte só queria confirmar o pagamento e ter uma previsão de envio pra ficar atento com a entrega, pois, indico a casa dos meus sogros para receber as coisas e preciso avisá-los quando tem algo pra chegar.

      Em relação ao volume 5 da coleção ESC a Panini enviou com um mês de antecedência, já que o lançamento estava previsto para a segunda quinzena de outubro. Realmente, é uma coleção pra deixar qualquer um feliz. Acredito que será bem difícil uma republicação na íntegra dessa coleção, mesmo em formato Omnibus.
      Reli pela milésima vez a "Torre do Elefante" nessa coleção, e como essa HQ e tantas outras ainda impressionam. No geral, os roteiros do Roy Thomas são hipnóticos. Ali não tem verborragia. Ele honrou e contribui bastante com a obra criada pelo Howard.
      Tenha um bom final de semana.

      Excluir
    3. Valeu mesmo, Roberto...

      Hj à tarde eu voltei de viagem e já fui direto na Kalunga comprar material pras embalagens (envelopes, caixas, e fita adesiva: q tinham esgotado aqui em casa). Já embalei as suas revistas e pretendo ir neste sábado mesmo despachar no correio (a agência da faculdade fica aberta até o meio-dia): Só vou confirmar contigo (no ZAP) o endereço (já q vc mencionou acima um endereço de terceiros pra entrega e não sei se é o mesmo ainda q vc tinha me passado há dias atrás). Fique tranquilo, q a embalagem vai bem reforçada e vou te mandar um brinde junto pra compensar o atraso, rs!

      Qto à "ESC"... Eu acredito q se não fosse a NOVA treta/confusão envolvendo os direitos de "Conan" na Marvel, "talvez" a ESC tivesse melhores chances num formato OMNIBUS futuramente. Mas agora com essa zona de não sabermos ao certo até qdo a Marvel continuará publicando "Conan", já começo a duvidar de um relançamento da "ESC" em formato mais luxuoso (mesmo em OMNIBUS, seria uma coleção extensa do mesmo jeito, rs)!

      Sobre "A Torre do Elefante"... Essa foi uma das histórias de Howard mais adaptadas pras HQs (acho q teve umas 4 ou 5 versões diferentes). Confesso q a minha favorita é a do Barry Smith (a arte dele casou mto bem com o tipo de trama e ele faz um conan magrinho e sem mto porte físico: o q combina com a trama, já q ela se passa numa época em q o bárbaro tinha apenas 17 anos e era bem inexperiente até como ladrão, kkk)!

      Um ótimo findi pra vc tbm, amigo!

      Abs!

      Excluir
    4. Leo, o endereço é o mesmo que te passei. Muito obrigado pelo brinde.

      Excluir
    5. Valeu mesmo, Roberto... Eu é q agradeço a negociação!

      O teu brinde vai em separado... Vou te mandar em seguida uma listinha de brindes pra vc escolher, blz?

      Abs!

      Excluir
  15. Caro Leo,
    Parabéns pela materia do Conan. Não tenho duvidas melhores HQ do Conan são da Marvel HISTORICA, digo isso, anos 70-80, anos 90 já não foi estas coisas. Com perdão dos fã dos autores que escreveram Cimério para Dark House, forçaram a barra, não adianta comparar com Roy Thomas, Sem colocar na conta os desenhistas da Marvel John Buscema, Barry Smith Gil Kane, Neal Adams e arte finalistas sensacionais como Alfredo Alcala. Falar desta nova coleção europeia já extrapola, que alias, tem desenhistas sensacionais para desenhar o barbaro, mas... não foi isto que aconteceu. Com todo respeito, mas desenhista mediano da Bonelli faria bem melhor. Mas uma vez, nos dias de hoje com toda tecnologia conseguem estragar tanta historia. Fico com meus encadernados do Conan Classico Marvel (1-4 da Mythos, sei que muitos não gosta da recolorização da DH, mas superior das historias atuais), numeros 2 e 3 (Onmibus Panini) e os 15 primeiros numeros da Espada Selvagem Conan (Panini). Agora falta lançar o restante do conteudo de Espada Selvagem de Conan que só republicaram as historia do barbaro, que eram publicadas com outros personagens, como Solomon Kane e Rei Kull.
    Um abraço
    Celso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Celso... blz?

      Concordo 100% com vc, amigo... Tbm acho a fase Marvel inicial (70-80) a melhor e definitiva do "Conan". Tanto, q já me dou por satisfeito com os Vol. 1-20 da "Espada Selvagem" (Panini) e os 2 primeiros OMNIBUS (Panini). E logo estarei cofrando as "Tiras de Jornal" pra fechar com chave de ouro)!

      Tbm acho covardia o pessoal (em outras redes) forçar uma comparação entre a fase Dark Horse com o material Marvel produzido por: John Buscema, Barry Smith Gil Kane, Neal Adams e Alfredo Alcala... Sem condições mesmo, kkk. Até entendo e respeito quem curta a fase Dark Horse, mas fazer comparações com essa galera de artistas citada acima: não dá!

      E realmente... Fico na expectativa agora de republicações das demais criações de Howard: "SONJA" (tão nos devendo toda a fase clássica de Thomas/Frank Thorne), "Salomão Kane" (q em breve vai ter um LIVRO pela P&N), "Kull" e "Bran Mak Morn" (estes 2 últimos: sem sinal de vida por enquanto)!

      Abs!

      Excluir
  16. Buenas povo!! Uma sincera dúvida q resolvi sanar à moda antiga: no diálogo com outros fãs e não apenas clicando no Google: Essa saga da RAINHA DA COSTA NEGRA é o mesmo material (agora colorido, é claro!) que foi publicado na velha ESC???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, marco antonio... blz?

      Sim, a "Rainha" q tá saindo nos OMNIBUS da Panini é a mesma q saiu em P&B na "ESC" da Abril... sendo q originalmente, a série NÃO era parte da "ESC", e nos EUA foi publicada na mensal colorida da Marvel (O Bárbaro)! A Abril é q inventou de jogar essa saga no mix da "ESC" e readaptar pro P&B!

      Abs!

      Excluir
  17. Tá complicado conseguir, por um preço razoável, aquela edição que a Panini tirou do site por ter uma frase traduzida de forma racista. Tinha esperança da Panini reeditar e disponibilizar de novo mas se estão até destruindo exemplares vou ter que me contentar com os scalpers mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vinícius... blz?

      Puxa, não sabia q a panini tinha tirado do ar aquela edição polêmica... A menos q a mesma tenha se esgotado justamente pela repercussão q gerou nas redes sociais na ocasião (o q tbm é possível, já q a edição ficou em evidência em vários canais e blogs)!

      Mas TBM pode ser q a panini tivesse ficado com algum receio de ser processada (ou algo do tipo)... Embora a tradução em questão tenha sido feita pela Abril na época (a Panini, até onde sei, apenas comprou a tradução pronta das edições já publicadas pela Abril - e a falta de revisão da editora deixou passar aquela expressão q hj daria problema: Imagino q se tivessem visto, teriam trocado por outro termo pra evitar dores de cabeça - como acabou acontecendo, aliás)!

      Abs!

      Excluir
  18. Valeu Leo!! Torcendo pra Figura trazer Corto Maltese Integral para o Brasil... os caras curtem bons quadrinhos europeus, já publicaram Pratt e têm competência editorial de primeira linha. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Sardine... Se fosse HOJE, eu diria q a Figura é a editora mais capacitada pra publicar o "Maltese" do Pratt!

      Ela já "figura" entre as minhas editoras favoritas (com o perdão do trocadilho, kkk)!

      Abs!

      Excluir

POR FAVOR, LEIA ANTES de POSTAR:

O "Submundo-HQ" é um blog que preza a amizade e a boa convivência entre os usuários... Assim, NÃO serão aceitos por aqui comentários que incluam:

1) Ofensas pessoais e falta de respeito em geral!
2) Manifestações e militâncias POLÍTICAS e ideológicas (de qq tipo)!
3) SPAM e links de divulgação de compra/venda de HQs!

Obrigado, e seja sempre bem-vindo ao "Submundo"...

Até+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...